PECADO

SÃO PAULO (assassinos) – Dá para imaginar algo mais triste? A SAAB convocou seus funcionários para terminarem a montagem dos últimos 100 carros em Trollhättan, uma cidade mágica onde pequenos gnomos fizeram, ao longo dos séculos, alguns dos automóveis mais lindos do mundo.

Eu tenho esse adesivinho no meu. Dá vontade de chorar. Parabéns, GM, pela monumental cagada, por comprar e destruir uma fábrica e, depois de vendê-la arruinada, impedir que os chineses a socorressem. Valeu, continuem espalhando pelo planeta seus Celtas, Corsas, Cobaltos e Cruz-Credos, sigam assassinando marcas históricas como a SAAB, morrendo de inveja de quem sabe fazer carro de verdade.

A propósito, vocês que aprenderam agora o verbo “trollar” pelo Twitter, saibam que Trolls são os gnomos. Só eles trollam.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
smoker
smoker
12 anos atrás

Bem… sempre é uma pena vermos grandes marcas que fizeram grandes carros se acabando, mas… faz tempo que a Saab deixou de construir carros originais, esses ultimos já estavam com essas caras pasteurizadas que tudo se parece com tranqueiras chino e coréias, uma tristeza!
…o consumidor prefere pagar um troquinho a menos e levar caricaturas pra casa.

guinter
guinter
12 anos atrás

Eu ainda tinha esperança que isso só acontecia em filme.
É uma besta esse cara que lhe escreve.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

A GM para mim é uma das piores marcas da atualidade. Está descarada a necessidade de se reerguer vendendo carros dizendo que são novidade ou oferecem algo, sendo que na verdade são plataformas velhas, com a maior economia possível de tudo, como isolamento termo-acústico, de material, motores arcaicos, etc. Poderia muito bem ter aprendido algo com a Saab, que sempre foi uma marca a frente de seu tempo e sempre se dedicou a fazer um veículo diferente de tudo que existe (até ser comprada pela GM claro, onde teve que dividir motores e plataformas com as porcarias de seus veículos). Como dono de um 900 Turbo, pude perceber o capricho com que este carro foi fabricado, as soluções técnicas interessantíssimas, a qualidade em praticamente tudo, desde o projeto de suspensão, motor, transmissão, aerodinamica e até acabamento e materiais. Melhor que qualquer GM que pude comparar…

Felipe
Felipe
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Poxa Flavião, acabei de comprá-lo. Era o que pertencia ao museu da Ulbra, creio que dei sorte pelo preço que paguei e o estado que ele se encontra. Agora só estou comprando o que estava faltando nele (emblemas, polainas, spoiler, etc) e dando uma geral. Logo estará presente em alguns eventos de antigos. Abraços

Luiz Gomes
Luiz Gomes
12 anos atrás

Apesar de achar que a discussão não faz muito sentido, é um pouco ingenuo colocar a culpa só na GM e elogiar a Saab. A Saab estava ja muito mal e sem perspectivas, assim como por exemplo a Seat que foi absorvida pela VW. Tambem nao da para forçar a GM a vender por condições impostas. Se fosse uma proposta boa, logico que venderiam. Falando estritamente de carros, a GM tem tanto coisas boas como ruins, assim como qualquer fabricante.

Thiago Pellegrini
Thiago Pellegrini
12 anos atrás

Gomes me desculpe divergir. Porém acredito que a SAAB é a maior culpada por isso. A GM comprou e decidiu fechar. Certo ou errado ela só fez isso pois acredito que a SAAB não conseguia se manter. Por mais que eu não goste dos carros que faz e da forma de negócio que representa, a GM é a menos culpada. Por que não se coloca a culpa nos Suecos? Sei do seu carinho com marcas como a SAAB, a LADA entre outras, porém tem que se levar em conta o que os suecos fizeram para deixar chegar a esse ponto. Abraços e bom retorno de suas férias

Ewerton
12 anos atrás

Uma pena mesmo. Mas, acho que um dia ela volta…deixa a poeira baixar que volta sim. Celtas corsas, cruze…é de doer. E a S10, astra, captiva beberrão, ???? monstrengo.

Kleber Barroso
Kleber Barroso
12 anos atrás

Se fechou as portas é pq fez alguma coisa errada no caminho.
Seja produto, estratégia, investimento errado, etc.
Temos que ter consciência que nem tudo que é lindo aos olhos de entusiastas é ao restante do público. Somos minoria.
Quando a GM abraçou a causa, a empresa já tava mal das pernas…

Ewerton
Reply to  Kleber Barroso
12 anos atrás

Nem sempre meu caro, coisas ruins acontecem na vida de qualquer um. Azar.

RMTA
RMTA
12 anos atrás
EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

A GM é uma das empresas mais FDP’s do planeta. Sempre foi, e continua sendo.

Romuald0 - São Carlos
Romuald0 - São Carlos
12 anos atrás

Enquanto isso andaremos de Chevrolixo

Araçatubano
Araçatubano
12 anos atrás

A Saab foi a primeira marca a fazer publicidade explicitamente voltada para o público GLBT e por isso é historicamente ligada aos gays e lésbicas. Com o fim da marca, todas as gays chora.

Thaddeu
Thaddeu
12 anos atrás

Flávio, amo seu blog/site, mas tem um patrocínio(?) da JAC Motors. Não é um sacrilégio? hahahahahaha
Abraços, continue sendo este cara jóia, que acompanho a coluna desde os anos 90 e poucos.

Carlos Giacomello
12 anos atrás

Imagina o valor destes carros daqui a alguns anos.

Fábio
Fábio
12 anos atrás

É realmente essas multinacionais americanas só fazem cagadas, quando não acaba com a vida das pessoas, acabam com o prazer de se poder ver belos produtos nas ruas.
Parbéns GM, graças à deus nunca tive um, agora então jamais terei, achava os Saabs carros de estilo próprio.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Uma pena. Será que um dia conseguirei ter um 900 turbo?

Parabéns à GM, mas ao contrário.

Abraço!

Renato
Renato
Reply to  Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Tem um a venda no ML por 20.000

Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Baita vacilo da GM mesmo. Eram os carros mais seguros e bem produzidos do mundo, apesar de seu desenho nao chamar atençao (maldita mania do povinho de ver carro por beleza…).

Lembro de qdo usei um conceito da SAAB no meu projeto de formatura (da qual so tive acesso por estar pertencendo a GM): Plataforma Open Door – ausencia da Coluna B. Dava um espaço e tanto!

Vai fazer falta :/

Renato
Renato
12 anos atrás

Hmm a GM não é aquela fábrica que chamou o papai-Estado quando a água bateu na bunda?

Hmm. Entendi agora.

Ford? Não pediu mesada. Se segurou, fez alguns carros legais, empurrou umas mediocridades pros trouxas tupiniquins, faturou uma grana pra atravesar a “marolinha” e tá em pé, firme e forte.

Chrysler? A italianada foi lá, disse que pagaria em dois anos e em dois anos pagou.

Mas a GM? Pediu ajuda pro papai, o papai passou a mão na cabecinha, eles mataram duas de suas melhores marcas (Pontiac e Saturn), viraram uma filial americana da Daewoo enchendo as ruas de merda. Não entenderam como funciona o negócio DE NOVO! E vão quebrar de novo. Aí os liberais capitalistas americanos vão voltar a pedir ajuda pro papai Estado. Prepotência do c4r4lho…

A GM tem o toque de Midas às avessas: o que toca, vira merda. A Lotus na mão da GM se manteve estática, maquiando o Esprit até encher o saco, lançando aquele Elan medíocre, pesado demais para seu motor e ainda com tração dianteira. Até que foi vendida pros orientais.

Céus, e tem gente que admira essa bosta…

claude bes
claude bes
12 anos atrás

Não compro assassinos de Vemag…,tomara que um dia eles tambem pagem….

enko
enko
Reply to  claude bes
12 anos atrás

voce ganhou muito, dinheiro envenenando motor de chevette para o campeonato de marcas caro claude, você esqueceu?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
12 anos atrás

Tirando o Corsa (todos os modelos, exceto este Classic novo), a GM está ruim de carro mesmo.

São todos feios e com os piores acabamentos em suas categorias… e pior… custa caro.

E Brasileiro compra pensando que é Opala ou Monza.

Renato
Renato
Reply to  Flavio Bragatto
12 anos atrás

Esse é o mal do brasileiro. Pra gente GM ainda é Opala e Monza, Ford ainda tem mecânica difícil e quebra fácil. Fiat ainda é carro descartável e Volkswagen ainda é Fusca.

Por isso também a Citroen, Renault, Honda, Toyota e as demais que chegaram no fim dos anos 90 têm status de “segmento premium”. O brasileiro ainda as enxerga como importados, superiores às carroças brasileiras.

Só aqui um C4, um Civic, um Corolla, são carros de rico.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
12 anos atrás

Nossa. Brincanagem, viu. Sem falar que esse “Cobalto” é uma das coisas mais feias que já vi (e olha que não foram poucas).

victor freire
victor freire
12 anos atrás

eu espero que os indianos da tata (já donos da jaguar e da land rover) ou os turcos comprem o espólio. eles gostam de carros e vão saber honrar a marca. melhor que os chineses, que cagaram a rover.

Kleber "ChapZ"
Kleber "ChapZ"
12 anos atrás

“Valeu, continuem espalhando pelo planeta seus Celtas, Corsas, Cobaltos e Cruz-Credos”
Cruz-Credos foi pro Agile, né? Pois eu to pra ver algum carro mais Cruz-Credo que aquele.

conde
conde
Reply to  Kleber "ChapZ"
12 anos atrás

Acho que o Cruz-Credos foi para o Cruze . Um c Corola de gravatinha da GM . Um Corsão ou ou Agilão ou um Celtão…sei lá é tudo a mesma coisa . A GM parou no tempo . Nem as concessionárias inspiram confiança , repararam ?