CURITIBA, SIXTIES
SÃO PAULO (em cores!) – Corridas de estrada em Curitiba, na BR 116, em 1965 e 1966. E, a partir dos 7min do vídeo, a inauguração do autódromo da cidade em 1968, esta com imagens coloridas. Coloridas! Sensacional o vídeo, enviado pelo Bruno do Carmo pelo Twitter. Raríssimo, isso. Tem até a amarela #18 do Camillo. E, no início, um inacreditável Brasinca Uirapuru rasgando o asfalto.
Coisas que, sem a internet, jamais veríamos.
Flávio esta assisti AO VIVO junto com meus irmãos Airton e Antonio, quando tinha ainda 5 anos. Tenho inclusive cópia cedida pelo neto do autor do vídeo.
Na “parte baixa” da pista onde era o Trevo do Tarumã, estávamos nós próxima à então existente “guarita do guarda” rodoviário, na hoje Av.Victor Firreira do Amaral. Prestando atenção em algumas passagens neste ponto, tenho a noção de me ver junto ao público na “canguta” do irmão Airton.
A outra curva 180º, na “parte alta” é o local onde temos hoje o viaduto sob a BR-116(atual Linha Verde) em direção ao nosso litoral(BR-277).
E para matar-a-pau, um dos pilotos de um destes DKV esteve recentemente em minha casa, cujo sobrenome é Bettega.
Foi bom ter visto o vídeo, e principalmente ter estado lá.
[]´s Marcão – CURITIBA-PR
Para vc que curte Flavio Gomes.Nos primeiros minutos,tem varios trechos de corridas na BR 116.Eu estou com DKW Vemag em todas elas.Engatado com Berlinetas,sumindo dos 1093.Meu carro é o numero 9 e na ultima Prova tinha 100%conjunto da Vemag com direito a Seu Jorge Lettry no Box etc.Fui Segundo na Geral,embora tivesse liderado até a volta final quando fomos superados pelo PV de Lamare,de Berlineta,em virtude de um fogo amigo por aqui.Eram as 6 Horas de Curitiba !!!!
Flávio, bom dia. Perdão, mas não posso deixar de me manifestar, sendo que esta informação está totalmente equivocada:
O Autódromo de Curitiba, tinha inauguração prevista para 1966 mas por problemas do andamento, foi inaugurado em 1967 com uma CORRIDA DE MOTOCICLETAS, na qual, o vencedor foi meu pai, Danilo Julio Afornali, pilotando uma BMW 500cc totalmente alterada para 650cc e com preparação livre. A corrida desenvolveu-se no anel externo, que era de saibro e não de asfalto. O asfalto veio posteriormente, mas somente para o anel externo. No início dos anos 70, completou-se com o miolo e com o asfalto deste. Vale lembrar também, que o sentido do circuito original, era anti-horário e depois, passou a ser horário. Qualquer dúvida estou a disposição, inclusive tenho o troféu do meu pai para comprovar o feito. Muito grato pelo espaço, Marcelo…
Reza a lenda que meu pai acelerava uma Berlineta Interlagos amarela pelas ruas de Curitiba por esse tempo. Não consegui discerni se ele aparece correndo neste vídeo, mas há uma boa chance risco…
Aqui mais imagens da inauguração do autódromo de Curitiba. Turma de Campinas – SP que foi correr na inauguração: piloto Toni Cardia
http://youtu.be/tLtt8N-QGcs
Fotos coloridas muito bacanas!!
Muito legal, naquela época eram corridas com carros de verdade, só pra constar, meu tio saiu aqui de Lages S.C e levou uma SIMCA pra Curitiba nesta prova da Br116 e nos treinos e tomadas de tempo abriu um monte do segundo colocado na categoria dele chegou a andar na frente de alguns das categorias mais tops e por isso o pessoal não deixou ele correr. Hoje em dia ele conta e dá muita risada sobre o boicote mas na época ficou muito puto, coisas de corrida !!!
Sensacional!!! Quantos sobreviventes!!!! Todos à beira da pista!!!!
Sensacional!!! Quantos sobreviventes!!! Era uma loucura. Todos junto à pista sem qualquer proteção!!!
Na época o autódromo em Pinhais (cidade que ainda não existia) era em sentido anti-horário. Como se vê nas imagens (6:51) o circuito tinha 4300 metros de extensão total e uma bela curva em relevê.
Em nome da segurança nos anos 90 a curva foi trocada por um “S de baixa” desenhado por Raul Boesel, o que encurtou a pista para 3695 metros e quebrou a bela harmonia do circuito desenhado por Lolô Cornelsen.
Lolô Cornelsen também desenhou o autódromo do Estoril, não foi? Li certa vez que ele teria inventado a caixa de brita também, mas isso deve ser difícil de provar.
Mais Tunel do Tempo:
http://www.youtube.com/watch?v=Ik4UTT1pyCk&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=J-lVE7DsIKM
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=J-lVE7DsIKM
Quem do Paraná lembra do antigo autódromo de Laranjeiras do Sul, um dos primeiros da região sul???
Eu lembro e corri muito por lá de Renault 1093,Corcel BINO e VW 1600.Ganhei muita corrida por lá.Nada superava a Costelada que o Seu Angelo Cunha proporcionava a todos os participantes apos a entrega dos Premios !!!!!
Meu pai contava que participou da corrida de inauguração da Rodovia do Café, de Curitiba a Londrina. Meu pai, Antônio de Campos, foi 2. piloto, junto com Rubens, em uma Sinca. Você Participou ? Lembra como foi ?
No começo do vídeo, dá para ver que é em frente ao DER, antes de onde é hoje o viaduto do Tarumã.
Também achei que era ali. Vidiaço!
Salve Flávio, salve pessoal. Me realizei vendo a carretera Simca Tufão do Ciro Cayres!!!! É raríssimo qualquer foto dela. diga-se de passagem, ele venceu a prova e o Jaime Silva chegou em segundo com outra Simca Carretera mas a do Cirão era mais brava, com os alojamentos dos faróis lembrando os Malzonis, com chassi encurtado e cambio de 5 marchas sem a marcha ré. Linda, linda linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :)
Essa carretera do Ciro Caires era muito linda mesma e o Simca Tempestade também era muito legal..
Caramba, os carros são sensacionais, em especial o Uirapuru. mas o que me chocou foi ver como as pessoas nao tinham nenhuma noção de segurança. mesmo qdo foi pro autódromo, as pessoas seguiam na beira da pista….
O Uirapuru tinha o nº 88 e era pilotado por Valter Haan Jr., de Piracicaba -SP..
Flavio,
olha que tesão! fotos antigas de Curitiba em diversas épocas, com carros maravilhosos. Vale a pena conferir.
http://www.curitibaantiga.com
Sensacional esse site. Valeu pela dica.
Sabia que iria gostar Flavio! Aquele “S” longo no minuto 01:42 do vídeo, é nesse trecho aqui: http://tinyurl.com/c4z9rq7 . Abração!
É quase uma Eau Rouge hein … rsrs
No início, Walter Hahn Jr com o Uirapuru e seu tradicional no. 88. A Equipe Transparaná presente, com destaque para a Berlineta #101 de Ettore Beppe. A carretera que aparece com pintura em “V” no capô parece ser a carretera Ford equipada com motor Flathead 8BA de Paulo Buso, conservada até hoje por sua filha Miriam.
http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=128:a-ultima-carretera-do-brasil-a-saga-da-familia-buso&catid=59:nobres-do-grid-documento&Itemid=99
Na parte final, já no autódromo, meu eterno ídolo Camillo Christofaro – saudades do ronco do Corvettão rasgando a noite em Interlagos – na emblemática Carretera no. 18, e a carretera Ford F-600 no. 74 “new look” de Angelo Cunha, do Paraná.
Etorre Beppe,com a Berlineta Interlagos da Equipe Transparaná,de Londrina,venceu a prova de inauguração da Rodovia do Café ,em 1965,batendo todos os favoritos,Camilo Cristhófaro,Jaime Silva,Ciro Caires,com as Simca Abarth,,Altair Barranco e Angelo Cunha,Piero Gancia,Emílio Zambello,foi uma vitória sensacional de Beppe,se aproveitando dos problemas mecãnicos de Camilo,que teria vencido fácilmente se não tivesse tantos problemas…
Sensacional, uma maravilha da nossa história…
Até as bundas evoluiram, vejam aos 7 min.
eu tambem estava lá…..na beira da pista,com êsse bando de malucos,sem noção do perigo.
Muito legal as imagens. Alguém poderia falar desse carro que aparece aos 07:20s? Parece uma mistura de Gordini com um Fusca…
O carro é um Renault 4 CV , apelidado aqui no Brasil de Renault Rabo Quente, pois com motor e radiador na traseira, esquentava muito. Emerson Fittipaldi correu com uma carretera feita com esse carro, com motor 1.093 preparado. Esse carro foi projetado por Dr. Ferdinand Porsche durante os 4 anos em que esteve preso na França, após a Segunda Guerra Mundial. O carro foi o antecessor e base mecânica para os Dauphine e Gordini
O carro é um renault 4cv com vidro traseiro e rodas de gordini. Para choque de fusca. Conheci um (pode até ser o mesmo) que tinha a caixa de cambio original e motor de fusca. Pertencia a Haroldo Polati que na época corria com um fusca vermelho…
Um barato!
O Uirapuru ou Brasinca #88 era do Walter Hahn.
Identifiquei ainda o Henrique Iwers no DKW #9.
Estava lá também o Simca Tempestade, carreteras, e um monte de feras – carros e pilotos.
Muito bom ver um filme desses!
concordo com Roberto Mota.
Flavio…….
Espetacular.
Eu estava lá,era moleque,mas me lembro.Como esquecer do Uirapuru e da carreteira do Camilo?Ganhei o fim de semana.
Antônio
Dá-lhe Renato e seus Blue Caps!
DE LASCAR !!!!!!!
MUITO BOM MESMO!!!
Vou arquivar com carinho…
No meu tempo,brincávamos de carrinho de rolimã,de futebol…
Hoje,os babacas ensinam as crianças a brincar de UFC:
http://www.youtube.com/watch?v=Yq7J5UWpau4
Triste,muito triste esse nosso mundo.