MORTE EM PERNAMBUCO

SÃO PAULO – Um rapaz de 32 anos morreu ontem depois de se chocar com um poste numa corrida de kart de rua em Carpina (PE). Vi as imagens do acidente, que estão disponíveis em vídeos aqui e aqui. O segundo vídeo mostra bem como foi o acidente. O kart decolou numa barreira de pneus e o piloto bateu a cabeça.

Não vou fazer nenhum grande julgamento. De fato, acidentes acontecem e essas provas, em geral, são bastante precárias. Sendo assim, o risco de uma grande merda é sempre maior. Não sei se a corrida tinha chancela oficial, de alguma federação ou clube de automobilismo. O Grande Prêmio tentou ouvir todo mundo, mas vocês sabem como é… Ninguém, nessa hora, aparece para assumir o que for. Portanto, de quem é a culpa, não faço a menor ideia — o organizador fala que estava tudo autorizado neste vídeo aqui.

Mas sei que se o automobilismo brasileiro, kartismo incluído, fosse levado a sério, corridas de kart não aconteceriam nas ruas. Ou, se tivessem de acontecer, seriam fiscalizadas, bem organizadas, seguindo padrões mínimos de segurança. Um poste do lado da pista após uma chicane é um convite a acidentes.

O ideal, claro, é que corridas sejam disputadas em autódromos. No caso do kart, em kartódromos. Que estão desaparecendo sob a total indiferença de quem deveria fomentar o esporte, cuidar dele.

ATUALIZANDO

A CBA divulgou o seguinte comunicado agora há pouco (na íntegra e sem correções):

Nota oficial – Federação Pernambucana de Automobilismo

3 de junho de 2013 – A Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA) e o Kartódromo do Tamboril vêm, por meio desta, esclarecer que a corrida de kart de rua, realizada em Carpina, Zona da Mata Norte, no último domingo (02/06), da qual participava o Sr. Fernando Lopes, 32 anos, que veio a óbito após grave acidente, era um evento clandestino, sem o reconhecimento da FPA, entidade máxima do automobilismo no Estado.

A Federação Pernambucana de Automobilismo tem hoje apenas dois campeonatos de Kart reconhecidos e homologados, ambos disputados sob a supervisão desta FAU com a segurança e padrões de competição dentro das exigências que o esporte necessita.

A realização de Provas de Automobilismo em vias publicas, conforme previsto no Código de Transito Brasileiro, só pode ser realizada com a devida autorização da entidade desportiva estadual, e essa autorização é inexistente.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio jose da silva
rogerio jose da silva
10 anos atrás

Pois é se Flavio, a alguns anos atras nao me lembro bem, eu te enviei um e-mail(correio eletronico), comentando da morte de um companheiro de trabalho, ACIDENTE DE KART EM JARINU.Onde pedi para que vossa senhoria tentasse falar com alguem da federaçao, uma vez que vossa pessoa tem contatos la, para que houvesse uma investigaçao e até que fossem proibidas essas corridas, mas infelzmente nao tive retorno de vossa senhoria.

ps segue link do acidente para curiosos morbidos
http://www.youtube.com/watch?v=l0AizmrC450

Maria
Maria
10 anos atrás

E o cara de bermuda atrapalhando os paramédicos??


Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Alguém ainda acredita neste país?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

É… sempre tem o momento em que ninguém sabia de nada.

Ou seja, em uma cidade ‘gigantesca’ como essa, todo mundo passa por um bando de gente organizando uma corrida, fechando ruas, colocando barreiras de pneus, etc, e ninguém desconfia de nada? Nem prefeitura?

Não sei você, mas eu estou cansado de ser enganado.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Abril de 2011
Piloto morre em prova de rua de kart na cidade de Jarinu, interior de São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=l0AizmrC450

Rapaz de 25 anos se arrebentou em uma árvore! Detalhe na ambulância que apresentou defeito no momento do resgate. Depois de várias tentativas empurrando o veículo, o motor funcionou!

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Racing is dangerous! Isso é fato! Mas é fato também, que existem condições mínimas de segurança para se correr, seja de F1, de Stock, kart ou carrinho de rolimã.
Esse tipo de corrida só existe porque existem idiotas que colocam o pescoço em risco. Não existe o mínimo de segurança! A altura dos pneus não segura nada! É só enfeite! Só serve para catapultar o kart – como aconteceu – em caso de erro do piloto.
E olha que às vezes não é nem erro! Pode ser uma peça que quebre, um acidente simples naquelas condições pode – como ocorreu – levar a consequências graves.
Lastimável a postura de quem quer que seja que autorizou – se é que há alguma autorização de algum responsável -; de quem participou, colocando a cabeça a prêmio e a risco de guilhotina; e de quem promove tais eventos sem o mínimo de estrutura.
Automobilismo é perigoso, é arriscado e deve ser praticado em condições de segurança que preservem a vida de quem pratica. Nada justifica esse tipo de corrida.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Estranho é que quando tem corrida de rua e nada acontece, ninguém vê poste, meio fio, curva sem área de escape, buraco, rua estreita, etc…. Quando tudo dá certo só aparece imagens de karts de lado, tirando fina dos pneus, 10.000 pessoas de publico, adrenalina, emoção, Oh… oh… etc…

Corrida de rua É PERIGOSO e pronto!

Não existe entidade milagrosa que resolva isso…. eu já corri de kart em circuito de rua foi tão perigoso quanto essa, tanto que na noite anterior não consegui dormir pensando justamente nos postes em volta da pista. E pergunta se eu desisti de correr? Nada, a gente é burro o suficiente pra saber a m… que estamos nos enfiando.

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Credo, o piloto não teve morte instantânea, pois ainda tentou levantar-se após o choque:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yyzp1EwvLDY#at=15

Marcus Rocha
10 anos atrás

Fazer corrida em rua é lasca, gostaria de saber o nome do infame que organizou essa bosta!

Fabrizio Petecof
Fabrizio Petecof
10 anos atrás

Incompetencia pura do organizador na minha opinião, que deixou claro que não conhece nada do esporte. Fica claro que a CBA (com todos os inúmeros defeitos!) nesse caso não sabia, pois posso testemunhar que em diversos eventos da entidade em que participamos há 4 anos, há profissionais competentes no que diz respeito às condições da pista, áreas de escape, pneus, pisos e procedimentos de corrida, bandeiras, pista molhada, etc. Melhorou muito de uns 4 anos pra cá. Claro que sempre haverá riscos, mas temos visto equipes médicas cadas vez melhores, diretores de prova cada vez mais preparados e pistas cada vez melhores, como Beto Carrero, Aldeia da Serra, Raceland, etc, de padrão europeu.

Agora Rua é pedir pra dar merda mesmo, não tem o que explicar. Mais um ignorante e despreparado que aparece para “queimar” o filme desse esporte no Brasil.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

Muito triste, mas poderia ter sido evitado com um cuidado e atenção na construção da pista. O público muito próximo e sem nenhuma divisão também estava em risco e poderia ter transformado o acidente em algo muito pior.

Francisco M
Francisco M
10 anos atrás

Concordo com todo o descaso e absurdos que CBA e outros fazem levando ao caos do nosso Automobilismo. Porém, devemos saber aonde direcionar nossos esforços e atenção para a coisa melhorar, e se um evento deste aconteceu sem autorização dos devidos orgãos não é culpa da CBA, e se qualquer um aqui quiser correr em um evento não homologado deve saber dos riscos… (Daqui a pouco nossa raiva pela CBA vai levar a gente dizer que eles são responsáveis por rachas de rua…)

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Organização de prova em Pernambuco cita Deus para justificar acidente.

http://esporte.ig.com.br/automobilismo/2013-06-03/piloto-morre-em-acidente-de-kart-no-interior-de-pe-organizacao-culpa-destino.html

“Sei que fizemos o máximo para a realização deste grande evento, mais Deus marcou um encontro com nosso piloto. Só nos resta lembrar que Ele é soberano e faz como quer. O que aconteceu no dia de ontem já estava nas Escrituras Sagradas. E critiquem quem quiser. Não cai uma folha sem a permissão de Deus”

Entendi, se já estava nas Escrituras Sagradas, então vai morrer mais pilotos?

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Melhor se ficasse calado, ridículo.

mandrake
mandrake
10 anos atrás

o cara que morreu foi vitima?????? negativo é tao culpado quanto pois aceitar a correr naquela pista tem que ser muito oreiúúúdo

João Batista Jr
João Batista Jr
10 anos atrás

O segundo acidente é chocante, porque mostra o impacto com mais detalhe, mas o primeiro vídeo é incriminador.

Não há bandeirinhas na pista (só um locutor gritando “Para aí, há pessoas na pista), o público invade com a (boa) intenção de ajudar, mas poderia ter causado outro acidente. E gostaria de saber, até, se havia uma ambulância de prontidão.

Com todo o respeito a quem correu e ao rapaz que faleceu, essa corrida em Carpina (cidade a uns 100 Km aqui da minha) foi um racha de kart no meio da rua.

daniel
daniel
10 anos atrás

nem para lamentar a morte do cara…

Flavio
Flavio
10 anos atrás

O piloto vendo o amadorismo e a estrutura precária da pista jamais deveria ter aceitado correr lá. Se assim o tivesse feito, estaria vivo junto a sua família. Isso não diminui a irresponsabilidade desse tal organizador Diego que provavelmente queria dinheiro fácil.

Ubiracy
Ubiracy
10 anos atrás

No meu tempo de criança, quando descobriam alguma arte que a gente fazia mas não
conseguia saber quem era o ‘responsável’, alguém dizia: “Filho feio não tem pai”.

Igualzinho ao que está acontecendo neste momento…

Joca
Joca
10 anos atrás

Porque uma entidade [ligada a CBA] organiza uma competição de automóvel, por causa da sua experiencia em organização e segurança,embora muitas vezes não esteja de acordo, certo?
Mas alguém autorizou esta competição, seja os órgãos municipais assim como os policiais.
Assim não vejo culpa nas entidades pelo evento, talvez tenha ocorrido uma omissão.
Pelo meu ponto de vista se trata de uma culpa concorrente, prefeitura, órgãos policiais, ministério publico, organizadores e pilotos [piloto= competidor devidamente licanciado] por aceitarem competir se assim podemos dizer nestas condições.
Somando tudo isso não é difrerente do caos que se instala em nosso pais.
Bem, vamos nos concentrar na copa é o que importa no momento. [segundo o governo e a Globo].

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Pão e Circo para o povo!

Na Europa o futebol é entretenimento entre classes, no Brasil é o analgésico do povo. E viva o Brasil, do samba, da cachaça e do futebol!

Canta Brasil…

Paz, carnaval, futebol,
não mata, não engorda e não faz mal.

Carnaval, futebol, se joga para cima e vira sol.

Vai, vai, vai, fica aqui meu avião.
Vem, vem, vem, que o Brasil não tem vulcão.
Vai, vai, vai, suba aqui na minha moto.
Vem, vem, vem, aqui não tem terremoto.

Grupo Birimbada! Paz, Carnaval, Futebol…
http://www.youtube.com/watch?v=RzSkwKMaj3A

hendrix
hendrix
10 anos atrás

o negócio é tirar da reta.

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Que lugar é esse pra se fazer uma corrida??? E as pessoas transitando??? E aquelas “barreiras” de pneus??? Absurdo, tudo errado!

Esse caso a gente ficou sabendo porque acabou em tragédia, porque deve haver muiiitooos outros por aí que a gente não tem nem ideia!

LucioSp
LucioSp
10 anos atrás

O segundo vídeo eh impressionante…pqp!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
10 anos atrás

Ou seja: Pizza!!

Dú
10 anos atrás

Erros de todos lados, e o “organizador” dando uma de Bernie, falando que o rapaz estava bem, sendo que faleceu na ambulância.
http://www.avozdavitoria.com/noticias/piloto-de-kart-morre-durante-corrida-na-cidade-de-carpina/

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

Quando é para tirar o dela da reta, a CBA aparece…

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
10 anos atrás

Tem um detalhe muito importante que não foi comentado por ninguém aqui, mas vale apena destacar e anexar ao assunto “descaso das federações”.

Hoje em dia é relativamente comum eventos do tipo “clandestino”, onde um grupo de pilotos apoiados por um grupo de apoiadores fazem um evento fechado, entenda-se, desligado de federações.
Qual o motivo disto?

As federações hoje, são movidas a dinheiro, ou seja, para eu correr UMA única corrida no ano, eu preciso sair com R$ 500,00 referente a carteirinha, isso aqui no RS, não sei nos demais estados.
Alguns KARTÓDROMOS efetuaram este tipo evento durante um tempo aqui no interior do estado, porém, assim que a FGA ficou sabendo, MULTOU a organização/administração do kartódromo em R$ 5.000,00 por evento, por se tratar de corrida “pirata”, ou seja, mesmo que eu tenha uma pista particular, eu não posso organizar um evento sem pagar o “DIZIMO” a federação, que no caso, ainda cobra a inscrição além de uma taxa.

Portanto, não condenem os organizadores pela corrida “pirata”, mas sim, pela estrutura precária das condições de segurança.

Fabio Prodocimo
Fabio Prodocimo
Reply to  Carlos Eduardo
10 anos atrás

Grande verdade.

Eventos oficiais de kart, turismo e outros, chancelados pelas federações estaduais/CBA, servem principalmente para encher ainda mais os bolsos dos cartolas pilantras e seus comparsas. O caso da stock em BSB foi só a cereja do bolo. Segurança??? Organização???

Quem participa a duras penas de provas de kart e automóveis nos últimos 15 anos sabe bem do que estou falando. O desmonte já começou há bastante tempo.

Por isso que as tentativas de criação das “ligas”, por exemplo, sempre foram no sentido de tentar se livrar dos tentáculos venenosos da CBA e das federações.

Por isso também não concordo em crucificar toda e qualquer iniciativa não oficial de se organizar provas. Principalmente se forem observados requisitos mínimos de segurança.

Passou bastante da hora de mandar fechar a CBA e prender os pilantras lá instalados. Não fizeram isto com o Ricardo Teixeira e agora ele nos manda bananas lá de Miami.

Osvaldo Neto
Osvaldo Neto
Reply to  Carlos Eduardo
10 anos atrás

Totalmente estúpido e sem noção o seu comentário. Ainda mais vindo de uma pessoa do RS, pois um dos motivos (Eu disse “um dos”) da tragédia de Santa Maria foi porque a Boate Kiss estava com o alvará dos bombeiros vencido (Um documento, assinado pelo capitão Alex da Rocha Camillo, que reforça que a boate não teve, por um ano, o alvará de incêndio).
Pela sua linha de raciocínio, a culpa pelo fato de não existir o alvará é porque a taxa cobrada tem uma valor altíssimo e abusivo.
Pense 10 vezes antes de escrever besteiras.

. nos documentos d ocorreu porque, além de outros fatores

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Reply to  Osvaldo Neto
10 anos atrás

????????????

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Reply to  Osvaldo Neto
10 anos atrás

Amigo Osvaldo,

Com todo respeito, mas nem nós, moradores do RS, aguentamos mais o assunto boate Kiss.
Mas respondendo ao teu comentário, que não tem nada com o assunto, eu te pergunto: O fato da boate ter alvará ou não, impediria um incêndio provocado por um cantor com um sinalizador na mão?

Não mude o foco do assunto.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Osvaldo Neto
10 anos atrás

Oswaldo, o que o Carlos Eduardo quis dizer foi que as corridas “clandestinas” ocorrem porque as federações não conseguem mostrar competência. Já participei de provas em MG organizadas por um clube de pilotos, devidamente criada e com estatuto, Porém estas provas eram realizadas em kartódromos, e com a mesma segurança apresentada nas provas da federação (das quais também já participei e participo novamente hoje). Portanto o problema está na competência técnica de quem organiza e não no vínculo com a federação.

Robertom
Robertom
Reply to  Osvaldo Neto
10 anos atrás

Sabe o que mudaria se a prova possuísse autorização da Federação Pernambucana ?
Nada além da necessidade da organização de recolher taxas e dos pilotos serem federados. (pagar taxa e + taxas).

Nando Sato
Nando Sato
Reply to  Carlos Eduardo
10 anos atrás

Se o rapaz morreu foi por falta de segurança sim! E a responsabilidade de prover o circuito de elementos que deem segurança aos pilotos, equipes e ao publico é do organizador sim! Portanto, neste caso especifico o único culpado é o organizador sim! A exemplo do incêndio da boate em Santa Maria os grandes culpados foram os donos da casa, que não providenciaram um mínimo de segurança a quem lá estava durante a tragédia que só foi tragédia por conta disso! Acontece que no Brasil tudo o que acontece vira empurra empurra. Se deixarem os reais culpados apodrecerem na cadeia esta bagunça acaba rapidinho!

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
10 anos atrás

Meus sentimentos à família. Pela velocidade que ele vinha, e os outros comprtidores também, da pra dizer que eles não tinham a sinalização adequada de que havia um kart parado e um “fiscal” na pista. Isto pra dizer o mínimo. Só de olhar, da pra dizer que o local não era adequado, pois havia um poste alí e tinha gente na calçada que escapou por pouco, não havia proteção adequada, enfim, achar um responsável onde só existe irresponsáveis é complicado.

Moy
Moy
10 anos atrás

Acho que a pancada foi toda no pescoço, naquele poste cheio de cantos vivos.
Só depois perceberam que era necessário uma proteção de pneus ali … tsc tsc tsc

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Só pela “aparência” da pista: distribuição de pneus ‘de segurança’ ao longo da pista, da estreiteza da RUA, da quantidade de gente ao redor, do traçado da chicane improvisada…e da proximidade dos postes de iluminação pública…

Tá na cara que é mais um daqueles ‘festivais’ piratas que se vê por aí. Rachas, arrancadas e outras modalidades com carros ‘mexidos’ sem nenhuma segurança aos participantes e espectadores…O piloto do kart deu de frente com a ‘barreira de pneus’, decolou e deu de encontro com um poste…como poderia ter acertado um espectador.

Nos “grandes centros” com alguma fiscalização, já se cometem absurdos, imagine em certas localidades desse país…

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, meus pesames a familia do rapaz que estava fazendo o que gostava de fazer, desculpe as palavras, mas como voce colocou nos comentarios anteriores estamos “nella
mierda”Abraços.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
10 anos atrás

Infelizmente, NADA no Brasil é levado a sério. Só o que não é sério. O Brasil precisa trocar de povo e recomeçar do zero. É difícil para mim chegar a esta conclusão, principalmente depois de acreditar tanto que era possível uma reversão deste quadro. O descaso dos brasileiros com tudo, sejam eles líderes ou liderados, é incorrigível.

Os políticos e autoridades não são uns ladrões vagabundos sem motivo. Eles não são de uma galáxia distante, seres diferentes de nós, entes estranhos na terra. Eles são uma amostra do que é o todo do Brasil. Se lá há 90% de bandidos, preguiçosos e ladrões é porque aqui embaixo também é esta a composição. Independentemente de partido político, de ideologia, de religião, de time de futebol, de entidade: pode ser a CNBB, pode ser a CBA ou qualquer outra destas siglas podres que infestam nosso país.

Ninguém está nem aí para porra nenhuma. Assim, morre-se na corrida de kart, na Fonte Nova que some sob os pés do torcedor, na grade do Olímpico que despenca, na boate que incendeia, nos aviões que batem de frente, nos estupros da van do RJ…

Massao
Massao
Reply to  Fábio Aguilera
10 anos atrás

Concordo.A minoria que ainda resiste ou se adapta, ou dá no pé.Sempre falo para minhas filhas estudarem bastante para cair fora daqui.Não tem mais jeito.

Marcelo ao Fábio Aguilera
Marcelo ao Fábio Aguilera
Reply to  Fábio Aguilera
10 anos atrás

“O Brasil precisa trocar de povo e recomeçar do zero.”

Só vejo uma alternativa, solução final!!!

Entrega tudo para a organizada Alemanha do Schumacher(PQP, esse alemão só me deu alegria), que a coisa começa a andar pra frente! Só não sei onde o povo alemão vai colocar o “zé-povinho”. Bom, saber eu sei né…

A verdade é uma só, o Brasil merece levar uma surra nas nádegas! E tem que sair com a bunda toda roxa!

E assim ficamos com a Educação burra, Saúde doente e Segurança com muito medo! Brasil, toma vergonha nessa cara safada!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcelo ao Fábio Aguilera
10 anos atrás

Fábio, comentário certeiro.

Flavio
Flavio
Reply to  Fábio Aguilera
10 anos atrás

Por isso que ano que vem estou mudando para a Alemanha para, se tudo der certo, não voltar nunca mais. Até minhas férias pretendo fazer raramente aqui…

Luc Monteiro
10 anos atrás

Estamos tratando de um “campeonato”, conforme anuncia o cartaz publicado pelo Vitonez no blog dele, que já estava em sua quarta etapa, que tem uma penca de patrocinadores, que acontecia ontem meia hora de carro de Recife. A CBA acaba de divulgar nota informando que a competição era clandestina.

Quarta etapa. Cartaz divulgando. Dezenas de empresas apoiando com cotas pressupostamente pequenas. De fato, não havia como alguém saber para fiscalizar, impedir, barrar.

É fácil pôr a culpa em Deus.

Paulo Z
Paulo Z
10 anos atrás

Putz….coitado do piloto. Deu dó!

wesley
wesley
10 anos atrás

pelo que percebi, o cara esqueceu que o eixo traseiro é mais largo. Ele não estava espalhando na curva, parece que a linha escolhida foi proposital.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
10 anos atrás

Fato lamentável. O mesmo poderia ter acontecido na pindaíba do autódromo de Brasilia com a Escroque Car, em Monza na F1, nas 500 ilhas em Indianópolis. Qualquer esporte apresenta riscos á vida. O que revolta, é saber que órgãos como a CBA não fazem absolutamente nada para evitar fatos como esse. E vem aí a Copa das Confederações, a Copa do Mundo, as Olimpíadas, dinheiro, corrupção e descaso correndo solto, e o povo, como sempre, que se dane.

Rogério
Rogério
10 anos atrás

Kart nunca deveria ser autorizado a correr em ruas. A beirada da calçada é da mesma altura do pneu do Kart e isso quer dizer que se ali bater vai machucar e óbvio que se colocar pneus o Kart vai decolar e colocar uma chicane antes de um poste só pode dar em porcaria como deu.
Sem área de escape e com o público em cima da calçada vendo tudo a menos de 1 metro da rua, ou seja se não fosse o poste o Kart caíria em cima das pessoas. Morreu o piloto, infelizmente, mas, se não fosse o poste poderia ter mais mortes ou um número razoável de pessoas machucadas.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
10 anos atrás

Pois é, Gomes.
O kartódromo de Limeira tende a ser mais um a acabar.
O prefeito (ladrão, cassado ano passado) construiu um zoológico novo, no horto florestal.
Muito perto do kartódromo e da pista de motocross.
Outro dia saiu uma notícia no jornal, que o zoológico não poderá ser inaugurado naquele local, pois os barulhos dos motores incomodará os bichos.
Penso que nessa quem vai dançar são o kartódromo e o motocross, pois lavaram muito dinheiro naquele zoológico, para não usar.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Patrick Vaz
10 anos atrás

O de Uberaba – MG já foi para o espaço, o de Uberlândia – MG vai pelo mesmo caminho.

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Meus pêsames a família… que terá que conviver com a perda e com essas imagens.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Corridas são perigosas… pode ser num F-1 ou até mesmo num kart indoor. Claro que quanto mais o despreparo ou a segurança do circuito maiores são os riscos dos pilotos se machucarem gravemente (ou até mesmo morrer).

Que a Familia encontre forças para superar essa tragédia.

Imperador

Marlus Conte
Marlus Conte
10 anos atrás

Automobilismo é esporte de alto risco. Deveria ser regra universal: assinou uma inscrição de qualquer tipo de prova está assumido o risco de morte.

Aqui no Raceland em Curitiba, kartodromo “padrão”, um colega bateu em uma barreira de pneus e teve traumatismo craniano sério. Escapou por pouco depois de bastante tempo em estado grave. E era kart de locação com motor estacionário.

No caso do acidente em questão bastava uma pilha de pneu mais alta para proteção do poste e não teria acontecido nada. A decolagem naquele ponto foi tremendamente infeliz.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Marlus Conte
10 anos atrás

Um pouco exagerada essa consideração “risco de morte”. Morrer num esporte é sempre improvável, mas sim, você está certo que é um esporte “de risco”.

Mas a maioria dos esportes tem risco.

automobilismo, alpinismo, motociclismo, rally, asa-delta, skate, esqui, ginástica olímpica, motocross, mergulho, saltos-ornamentais, boxe e lutas em geral, entre váários outros….são todos de risco.

Se não me engano, o esporte de maior risco é o ciclismo. Olhando bem, veremos que o automobilismo é até de baixo risco.

Aliás…andar no trânsito do Rio de Janeiro, de carro, moto ou bicicleta, é mais arriscado do que andar de kart dada a quantidade de mortes diárias..:P

Hector Brenta
Hector Brenta
10 anos atrás

O cara morreu da porrada ou pela falta de treinamento dos resgatistas, pq tive a impressao de que o cara queria se levantar! Enfim, isso nao era uma corrida de kart, e os “pilotos” que participavam eram suicidas, nunca correria numa pista assim! Que Deus o tenha!

Paulo
Paulo
10 anos atrás

E o rapaz assistindo, quase vai junto.

askjao
askjao
10 anos atrás

FG, certa vez pensei em junto com outros amigos organizar uma corrida dessas em uma cidade do interior do estado para fomentar o esporte, pois havia uma promessa de um kartodromo que acabou não sendo construido. A idéia era justamente divulgar o kart como atração, mas ai surgiu o grande problema que seria segurança. E acabamos por desistir. Enfim, força a família do rapaz.