MENU

quinta-feira, 27 de junho de 2013 - 18:14Indústria automobilística

SERIA ASSIM

ASÃO PAULO (parabéns sempre) - Felipe Mazzeo, da Universidade Positivo, e Rodrigo Scarpetta, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), foram os vencedores do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, cujo resultado foi divulgado ontem à noite em São Bernardo do Campo. A dupla leva um prêmio de R$ 100 mil e a esperança de que, um dia, seu projeto saia do papel. É a ideia dos novos donos da Karmann-Ghia, embora seja preciso dizer que a possibilidade de um novo carro entrar em produção, sem parceria com alguma montadora (e no caso não faria sentido ser outra, que não a VW), é bem remota.

Mas, neste momento, isso não importa. Legal foi colocar a molecada para rabiscar projetos, e isso foi feito. Com uma ótima premiação, diga-se. Renan Carlos Oliveira, aluno da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), ficou com o segundo lugar e o prêmio de R$ 60 mil. Em terceiro, Marinangelo Nunes Alfredo, da gaúcha Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), que levou R$ 30 mil. Mais detalhes podem ser encontrados na página do concurso no Facebook. Abaixo, as quatro primeiras imagens são do projeto vencedor. O branquinho é o segundo colocado. O azul, o terceiro.

38 comentários

  1. Levi Davet disse:

    Bacanas, todos.

  2. marinangelo nunes alfredo disse:

    Obrigado a todos que gostaram do meu projeto. Este é o maior prêmio para um designer.
    Se quiserem mais imagens do modelo visitem aí:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=598280060206494&set=a.598280186873148.1073741825.100000735150905&type=1&theater

    Abs
    Marinangelo

  3. Suzi disse:

    o terceiro é perfeito! parabéns Marinângelo Nunes Alfredo!
    o único que continuou com a essência do original.
    uma proposta que não instigou ser agressivo, mas feliz, o que, na minha opinião, é o que todos estamos sempre em busca… “enjoy the ride”!!!

  4. celso disse:

    Lindos, todos!

    Gostei bastante do terceiro, mas acho que a “qualidade gráfica” (na verdade, o realismo) do primeiro contou bastante, no final.
    Eu trabalho com ilustrações e sei como é difícil competir com essas maquetes eletrônicas hiper realistas. Para a maioria, é mais fácil de entender.
    Mas o projeto vencedor também está excelente, espero que o sonho se torne realidade.

    Abraço!

    Celso

  5. J disse:

    Como a maioria acima, também achei melhor o terceiro, mas todos são bons.

    Mas eu gostaria mesmo era de ter um clássico… de preferência vermelho, claro. Algum dia ainda rola.

  6. Ubaldir Jr. disse:

    Que belo trabalho! Parabéns aos autores. E o mais importante é que, em minha opinião, venceu o melhor. Show de bola.

  7. JT disse:

    O desenho vencedor lembra mais um Wyllis Interlagos. O terceiro colocado ficou melhor.
    De qualquer modo, o projeto foi apresentado. Para acontecer alguma coisa, é preciso ter um projeto. Nenhuma empresa se interessa apenas por uma ideia vaga.

  8. Scarps disse:

    O azul tem personalidade própria. Do meu ponto de vista traseira e frente ficaram encurtadas demais. Uma esticadinha e ficava com o perfil mais ligado ao design original. Os outros são mais genéricos. O branco de frente ficou Porsche e a traseira ficou Audi. O melhor dele é a coluna C , perfeita.

  9. Adalberto disse:

    Lindo o modelo desenhado, se vê claramente que ainda existem ótimas mentes nessas universidades por aí

  10. Danilo Candido disse:

    O terceiro é disparado o mais bonito, e também o mais fiel ao conceito original do KG. Os demais, principalmente este que ilustra o post tem um “quê” de Peugeot RCZ.

    http://cogumelolouco.com/wp-content/uploads/2013/02/2013-Peugeot-RCZ-R-42.jpg

  11. Valente disse:

    Detesto essas “releituras”. O carro original nasceu, viveu e terminou, e deve ser lembrado assim. Reeditar e colocar um carro assim no mercado não traz o mesmo charme de ter ou dirigir um original. Isso que fizeram com o fusca (minúsculo mesmo), Mini Cooper e com o Fiat 500 são bons exemplos.
    Mesmo assim parabéns para a rapaziada que fez os trabalhos, e espero que eles usem esse conhecimento e habilidade para criar coisas novas.

    • Robertom disse:

      Valente, estes projetos “remake” são geralmente muito lucrativos, e por este motivo continuarão a aparecer.
      Gosto dos “muscle cars ” Mustang, Camaro e Challenger, e se morasse lá teria um deles na garagem com certeza.

  12. Rodrigo Oliveira disse:

    Como ficar “TT demais” não é demérito algum, compraria fácil um desses.

  13. Antonio disse:

    O azul é o melhor, mais parecido com o original. O primeiro, apesar de bonito lembra muito um Audi (nada contra).

  14. Ricardo de Pinho disse:

    O terceiro foi disparado o mais legal. Show! Os outros estão mais para Audi TT.

  15. Lucas disse:

    Acho que os dois primeiros ficaram muito “TT”, gostei mais do terceiro.

  16. Renoir Bayer disse:

    Muito legal……. o modelo vencedor é o mais bacana….. claro na minha opnião

  17. Edu de PoA disse:

    Todos muito bonitos mas…. ainda prefiro o original.

    E, Flávio, o nome da universidade é Unisinos, com ‘S’ no final.

    Abs.

  18. Anderson disse:

    Pessoal de design sempre viaja muito. Nunca pensam no que realmente vai pra rua, tem uam visão puramente artística, pouco prática.

  19. Reinaldo Bascchera disse:

    Não vi o demais que participaram do concurso, mas se fossem só esses três, eu ficaria com o terceiro, disparado, como o mais bonito. O primeiro para mim seria o último.

  20. gostei mais do terceiro tb, mistura de clássico com moderno. as rodas dos outros parecem ser de carros tunados, extremo mal gosto.

  21. estão lindões, se esses carros fossem produzidos, ao menos vontade de ter um eu teria, não sei se teria grana. Mas a primeira depois de comprar seria trocar essas rodas, pqp que troço horrível. Mas os carros… Parabéns aos criadores.

  22. charles disse:

    Parece o Audi TT

  23. Hilario Alencar disse:

    Eu ficava com a ordem inversa, o terceiro lugar em primeiro, quase empatado com o segundo, por pequeníssima margem de vantagem, e o vencedor em terceiro, é dos 3 o que menos lembra/remete a original. Os outros tem modernidade/contemporaneidade mas remetem diretamente à original, Você logo vê, tratar-se da belha (bela velha)

  24. Carlos Santista disse:

    todos lindos … o azul só não ganhou, ao meu ver, por ser ” retrô ” demais.

  25. Engenheiro disse:

    Designers são criativos e tem ótimas idéias, mas às vezes “viajam” demais…

  26. Paulo César_PCB disse:

    Eu inverteria o resultado. O 2º e o 3º, na minha opinião, mantiveram a essência do carrinho. Personalidade é o que marca o estilo e o conceito do carro.

    Evolui, mas não perde a “cara”.

  27. gostei muito…bem legais todos, mas o vencedor mereceu mesmo…

  28. perna quebrada disse:

    Pelo jeito todo mundo gostou mais do azul. Eu também.

  29. Fabio Fiux disse:

    Muito legal o concurso. Mas eu inverteria o resultado dos 3 primeiros.

  30. Fernando disse:

    Legal mesmo, mas deixo minha One Question : Porque esses carros conceito e desenhos de carros ultra modernos tem que ter rodas tão feias ?

  31. Tales Nogueira disse:

    Muito legal!

    Também gostei mais do terceiro. A frente/bico do vencedor está estranha, chapada. Parece um pouco um personagem falante de “Cars”.

  32. Cristiano Mendonça disse:

    Gostei mais do terceiro. corrigiria apenas o excessivo balanço dianteiro. Uma mecânica possivel: Subaru.

  33. Jaime Boueri disse:

    Eu gostei mais do terceiro colocado. O azulzinho… Só teria colocado nele as lnternas traseiras do primeiro, que lembram mais o original.

    Não consigo gostar do design dos carros de hoje em dia não. Reviver uma lenda é diferente de acabar com toda a identidade do carro. Se for para ser feito isso, que se escolha o terceiro (que pelo menos lembra o original), ou que se mude o nome do carro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>