MENU

sexta-feira, 6 de setembro de 2013 - 12:04F-1

AL PARCO (1)

sopraelevata1SÃO PAULO (in vino…) – Parco di Monza debaixo de um sol de cozinhar funghi no asfalto. Foi assim o primeiro dia de treinos livres do GP da Itália. Na pista mais rápida e simples do calendário, a tendência é ver duplinhas nas folhas de tempos. Foi assim com cinco das sete equipes hoje: Red Bull, Lotus, Mercedes, McLaren e Caterham. Mas uma coisa destoou. Vettel enfiou 0s623 em Webber, na primeira colocação. Mais de meio segundo em Monza é muito.

A cada treino o desânimo na concorrência aumenta. Alonso ficou 0s877 atrás do Tiãozinho. Como faz falta uma McLaren forte… Lotus e Mercedes têm alguns espasmos, mas falta consistência. A Ferrari não sai do lugar. Como brigar com a Red Bull assim? Alguma esperança na Mercedes, ainda?

Eu não tenho mais. Melhor relaxar e gozar, aproveitar as últimas provas dessa era dos V8 e coroar Vettel de uma vez. Vai ser muito, muito difícil tirar a taça do pequeno tedesco.

De qualquer forma, pode ser que os mercêdicos cravem mais uma pole amanhã, para dar uma animada na corrida. Às vezes Monza reserva umas surpresinhas. A maior delas, nos tempos modernos, foi justamente a primeira vitória da de Vettel na F-1, exatos cinco anos atrás.

De Toro Rosso.

Aliás, na época escrevi que aquela vitória já fazia de Vettel um piloto melhor que Senna em começo de carreira. Foi uma chuva de ofensas, maledicências e pragas rogadas a este que vos bloga.

Parece óbvio que Vettel vai se tornar melhor que Senna em todos os parâmetros usados para comparar pilotos ao longo do tempo: vitórias, poles, títulos. Depois de um Schumacher, um Vettel. A Alemanha não tem do que reclamar. Virá mais alguém?

O Brasil teve três gênios em fila indiana, Emerson, Piquet e Senna. Também não tem do que reclamar. O problema é que à pergunta que se faz sobre os alemães, se mais alguém virá, no caso dos brasileiros a resposta é mais fácil de dar.

143 comentários

  1. João Paulo Toledo Piza disse:

    Flavinho já era seu fã a muito tempo ,nas coberturas de F1 etc…,agora sou mais ainda ,abraço
    Respondi isso a quem o condenou injustamente como fez a ESPN:
    Não acho que incitou a violência,você não deve conhecer o Flavio Gomes como comentarista ou como Jornalista ,sempre foi de brincar incitando sim o lado mais saudável do futebol as brincadeiras de gozação entre amigos ,exagerou sim ,um pouco ,mas mandar embora ,quando hoje em dia tem um monte de cara medíocre politicamente correto,babacas,robôs que não tem opinião formada sobre nada ,ou pior as vezes até tem mas o veículo de imprensa que trabalham não deixam opinar! Portanto a ESPN se rebaixou aos níveis das outras emissoras que ai estão!!

  2. FG me desculpe mas discordo de vc quando fala que vettel é melhor que Senna , vc pode e muito comparar com base em estudos, em números e estatitisca de pista mas jamais dizer que ele é melhor que Senna. E primeiro lugar porque a tecnologia é muito , mas muito avançada segundo porque ele é como Schumacher fabricado pelos laboratórios de vídeo game e coloca simulador pra criançada se divertir.segundo lugar porque a f1 não existe equilíbrio a equipe que dispõem de grana e um ótimo engenheiro exemplo Re bull, que criou uma super maquina pra vettel no mínimo quem deveria ter os méritos o cara é Adrian News não seba. Pra mim Alonso é mais piloto que vettel vide as dificuldades de ter um carro rápido pra largar e competir com Rbr, mercedes e lótus. Pior disso tudo é não ver que o mundo inteiro se dobra a falar de Senna e os alemães com certeza tem um pouco de inveja de saber que ele venceu com um carro inferior coisa que os dois citados jamais venceram com os carros que disputaram das grandes equipes.So um fez esse milagre neste século Chamasse Alonso o resto amigo continua sendo resto prova ai RBR tem um carro de 1 segundo por volta melhor que as concorrentes.e vejo Hamilton que poderá no futuro ser melhor que Alonso pois terá expereriencia pois em termos de velocidade ele já é pra mim é top falta apenas constância na corrida.nehum desse citados jamais chegaram a ter a comparação de piloto/ser humano / atleta que o forma como um super que jamais terá qualquer comparação assim como fangio e outros.

  3. Matteoni disse:

    E porque o Barrichello não foi?

  4. Madeira disse:

    Comparar pilotos de épocas diferentes não dá !!
    Para mim :
    década de 50 Fangio
    década de 60 Jim Clark
    década de 70 Stuart
    década de 80 Prost
    década de 90 Senna
    década de 00 Shummacher
    década de 10 Vettel
    Cada década teve o seu piloto ou pilotos.

    Porque essa tendência de sempre achar melhor o último!

  5. luiz carlos barbosa disse:

    Ferrari obrigando Massa ajudar Alonso pela briga da pole, que coisa mais ridicula e nem assim deu para o espanhol, que ainda deu “pit” pois segundo ele Massa andou muito rapido ele não pode pegar o vacuo, grande piloto esse cara.

  6. Zacca (não me censure) disse:

    Vcs me desculpem, eu não sou viúva, mas acho que os números nos colocam em armadilhas para se comparar dificuldades e talento.
    Talvez o Senna (e outros pilotos da geração dele) seja ainda melhor que Vettel e Schumacher e cia, mais atuais.
    E mesmo com estes 4 (pelo menos) grandes pilotos da geração pós-2000.

    Tb não é facil pilotar os carros de hoje em dia (com mil controles eletronicos, aparatos eletronicos de “dedo”, marchas eletronicas, sem tanta obrigação ou necessidade de conhecer acertar um carro, toda estrutura dada, parecem videogames…), mas comparados ao de algumas décadas atrás… é pra se pensar.

    Comparem a “facilidade” (ok, tb é extenuante, mas menos…) de dirigir os carros de hoje com a dificuldade dos carros de décadas atrás, principalmente física e de concentração e o risco (que tb gera mais pressão ao piloto).

    Pois quando a parte física está mais extenuada ou existe maior pressão envolvida, a concentração e razão ficam mais comprometidas, daí a maior dificuldade de se pilotar nas outras épocas.

    Então teria que se colocar os pilotos em uma mesma época, pra dar o veredito.
    Se fosse possível, talvez os resultados seriam outros…
    Por isso, continuo ainda achando que os pilotos das décadas passadas tem uma vantagem nessa comparação.

  7. Eduardo costa disse:

    O maior de todos os tempos foi o Ralph Firman.

  8. Robertom disse:

    Tiãozinho acelera muito, erra pouquíssimo, é inteligente, sabe aproveitar o carro que tem (que é o melhor) e ainda interage com perfeição com o pessoal técnico da equipe.
    Ganharia algumas corridas mesmo com um carro meia-boca, como ganhou com a Toro Rosso.
    Comparar pilotos de época diferentes é uma forma de criar polêmica e agitar, mas no fundo é uma chateação inútil e uma enorme perda de tempo.

  9. Matteoni disse:

    E já que hoje é o dia do sexo…

    Chupa Allonzo!

  10. Ricardo Silva disse:

    Tem gente que acha que para comparar pilotos de diferentes épocas é só comparar os números, é cada uma….

    Por exemplo, se o Schumacher tivesse morrido aos 34 anos ele teria batido o recorde de poles do Senna? Estou especulando??? Então vou apresentar um número: 0 (zero), este foi o número de poles que o Schumacher marcou enquanto o Senna era vivo.

    Porque é tão dificil de entender que morrendo aos 34 anos o Senna não deu números finais a sua carreira, a carreira dele foi interrompida por sua morte.

    Quer ver outros números interessantes?

    Desde que o Fangio conquistou 5 títulos, passaram-se mais de 30 anos para que um piloto conseguisse conquistar 4 títulos. Após o Fangio, passaram-se mais de 40 anos até que o Schumacher conseguisse quatro títulos seguidos.

    Bem alguma coisa mudou, porque 10 anos após o Schumacher conquistar quatro títulos seguidos, outro Alemão vai conquistar 4 títulos seguidos em 2013.

    Vai Flavio Gomes continua comparando números de pilotos de diferentes épocas. Isto é muito inteligente. Agora, tem uns burros por aí que dizem que não há como comparar pilotos de diferentes épocas.

    Estão certos os que vibram com os pilotos alemães, afinal o Schumacher é mais de duas vezes melhor que o Senna, conquistou mais que o dobro de títulos. Este ano o Vettel vai se tornar duas vezes melhor que o Emerson ao conseguir o dobro de títulos do nosso pioneiro.

    É a tal da supremacia Alemã, muito famosa já a décadas atrás….kkkkkkk

    Já ouviu falar de pontos fora da curva? Pontos fora da curva não servem como parâmetros para uma análise numérica. Pois são associados a condições particulares e geram erros em avaliações.

  11. Fausto disse:

    Flávio, o que esperar da Nação que criou o DKW !

  12. lelli disse:

    acho que cada epoca tem seus grandes fangio ,emerson,senna ,shumi e agora vettel e assim cada um no seu tempo mas todos geniais

  13. Ao Bruno Mantovanelli disse:

    “O único número que realmente representa a velocidade de um piloto é o de poles dividido pela quantidade de GPs disputados. E nesse número Senna ainda é o melhor”

    Então vc já se fodeu Montovanelli, Senna não é o melhor, esta atrás de Fangio, Clark e Ascari.

    1) Jim Clark, 45.83
    2) Juan Manuel Fangio, 56.86
    3) Alberto Ascari, 43.75
    4) Ayrton Senna, 40.37
    http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/pole/nombre.aspx

    Essas viúvas são uma piada, antes o que valia era o número absoluto de poles(65) de Senna, agora o que vale é a porcentagem. Então o tiro saiu mesmo pela culatra, Senna esta em quarto lugar.

    Bom lembrar, Senna só fez várias poles na Lotus graças ao espetacular motor de classificação com 100cv a mais(único do grid que tinha essa mordomia), esse motor era tão forte durava apenas 15 minutos, sem ele, Senna só marcou uma pole em 87, isso com o forte motor Honda.

    Outro detalhe, Senna em 88/89/90 pegou um carro “pronto” pra ser campeão, sem um único rival pra classificação foi fácil fazer as 36 poles. Esse fantástico carro foi desenvolvido pelo trio: Prost, Murray e Nichols. Senna não teve participação nenhuma no projeto do carro Mclaren! Lembrando que, o motor Honda chegou desenvolvido por Piquet nos tempos de Williams. Portanto, Senna pegou tudo mastigado nos tempos de “ouro” na Mclaren, só sentou e pilotou:

    Foi campeão em 88 graças ao regulamento de descartes, na pista que é o que vale, Ayrton não foi melhor que o francês, basta ver os resultados na temporada. O título de Senna em 88 dependendo de regulamento a favor foi bem artificial, mesmo caso de Surtees em 64.

    Em 89, Senna novamente largou por 13 vezes na pole, mas nem isso o levou ao título, isso vai totalmente contra o que vc escreveu, não basta ser veloz, o piloto tem que ser preciso e cerebral. Em 89 Senna fez muita besteira na temporada, isso ninguém lembra. Prost deu uma aula de regularidade em cima do “herói” nacional.

    Em 90, Senna foi bicampeão jogando o carro em cima do rival, e quando o carro Mclaren perdeu rendimento, Senna fez o maior mimimi ameaçando até sair da Formula 1. Depois de três anos tomando surra na Lotus, Senna só queria disputar com o melhor carro, dessa vez, o alvo era o carro criado por Newey. E ainda tem pacheco que metem o pau no Vettel…puta que pariu!

    Em 07/08 Coulthard e Webber tiveram Newey como projetista, nem assim o time ia pra frente. Newey é fantástico, mas Toro-Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão fora de série ao volante. Todas as poles de Vettel foi conquistada na raça sem depender de motor especial de classificação. Vettel também ajudou no desenvolvimento dos carros até os títulos, já Senna pegou tudo pronto na Mclaren, assim é fácil bater recordes e chegar aos títulos.

    Mas o melhor mesmo é saber que Vettel conquistou três títulos de forma limpa sem trapaça, o alemão nunca precisou jogar carro em cima do rival pra ser campeão como ocorreu com Prost, Senna e Schumacher.

    Dessa vez, quero ver qual vai ser a desculpa pra diminuir os feitos do outro alemão. Dizem que Schumacher pegou pilotos fracos, mas ele foi lá e bateu os carros projetados por Newey. Alonso que é considerado um gênio ao volante, vive choramingando que é Newey quem faz a diferença. Oras, então faça como Schumacher, derrote Newey ajudando a formar um super time. E não tem desculpa, Alonso foi bicampeão superando a dupla: Raikkonen – Newey em 05, depois bateu o trio: Schumacher – Brawn – Byrne em 06.

    Ninguém lembra que aquelas fantásticas Mclarens dos anos 80 foi projetada por: Barnard, Murray e Nichols. Antes de Newey aparecer na F-1, esses três projetistas davam as cartas na Formula 1(não esquecendo de Frank Dernie e P.Head). Só que Piquet e Prost ajudavam a organizar os times e desenvolver os carros, isso Senna nunca fez na vida. Não foi campeão pela Lotus, não ajudou a “erguer” a Mclaren quando ela estava em baixa, e quando pegou o carro da Williams disse que o mesmo era uma porcaria. Mas o novato Damon Hill fez pódios, venceu corridas e disputou o título em 94, em nenhum momento Hill meteu o pau no carro. A Williams de 94 estava longe de ser uma merda como Senna disse na pré-temporada, basta ver as poles nas três primeiras corridas.

    Senna foi um dos grandes pilotos da F-1, mas não foi o melhor, até Alonso chegou aos títulos sem pegar carro-pronto-emprestado. E se o espanhol levar a Ferrari ao tricampeonato, deixa Senna bem longe em termos técnicos: “aquele de saber levar um time em baixa aos títulos”. Não é a toa que Lewis foi para a Mercedes, não basta ser campeão várias vezes, tem que fazer história em algum time. Isso Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel fizeram em um time. Senna nunca chegou perto, desenvolver carros era seu ponto fraco, ao volante muitas vezes pecava na afobação. Prost em 89 cutucou: “Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Senna é forte em classificação, mas em corridas nunca me impressionou, erra muito”.

    Vettel esta deixando o espanhol espumando, Alonso fica na expectativa que o alemão jogue corridas fora(com Prost dava certo), mas isso esta longe de acontecer. Vettel já esta até no direito de errar…

    Com um carro considerado “do outro mundo” quantas vitórias, pódios e pontos importantes Senna jogou no lixo entre 88 e 89? Vamos começar pelas largadas ruins, foram muitas…

  14. LUZ PRATA disse:

    Galera …please…RESPEITEM…O … ETERNO …N 1 …ET… SENNA ..ele nao deve ser comparado com nenhum… pilotinho normal…ele foi …o MELHOR PILOTO DE VERDADE… que ja … ACELEROU…no planeta TERRA…e SEMPRE… SERA !!! assim seja… valeu.

  15. Marcelo disse:

    Por que ainda se fala de Gilles Villeneuve, se ele é irrelevante nestes parâmetros de Schumacher e Vettel, vale o mesmo do Gilles ao Ayrton, por que se fala mais deles do que de Michael, mesmo entre os pilotos.

  16. Marcelo disse:

    Gomes, por que ainda se fala de Gilles Villeneuve, se ele é irrelevante nestes parâmetros de Schumacher e Vettel, vale o mesmo do Gilles ao Ayrton, por que se fala mais deles do que de Michael, mesmo entre os pilotos.

  17. Telson disse:

    Ok, nada de Vettel, Shumacher ou Senna…,. o melhor de todos mesmo foi o Luciano Burti.
    E não me venham com mais besteiras.

  18. PedroL disse:

    Mesmo Vettel rumando para a conquista do seu 4º titulo consecutivo, ainda é difícil acreditar nesse domínio sem precedentes da RBR, a bem da verdade, é que fico furioso com isso, pois pilotos como Hamilton, Alonso, Kimi e o próprio Rosberg, que possuem grande potencial, não podem fazer absolutamente nada diante desse carro de Adrian Newey.
    Vettel é um grande piloto, porém é indiscutível que a RBR é muito superior a todas as outras equipes, sofreu algumas oscilações nesses últimos 4 anos é verdade, mas sempre se sobressaiu, ao contrário dos carros da Ferrari e McLaren, que pecam ano após ano na regularidade de seus bólidos, e quando parece que enfim vão deslanchar, vem a RBR e joga um balde de água fria em todos, com um carro rápido e competitivo em todas as pistas.
    Com relação a comparação entre Senna e Vettel, como disse um amigo ai: Vettel pode ganhar 50 títulos e ainda assim Senna será o melhor.

  19. LUZ PRATA disse:

    boa tarde Gomes e galera.

    as Flechas de Prata estao escondendo o jogo…de novo…

    Lewis esta cada vzs + Rapido…experiente…somente no Q3…na Hora do Vamu VE ???? ele mostra-ra o Verdadeiro POWER da Linda MB W04… na Maravilhosa Monza…aposto minhas fichas em Lewis fazendo outra Emocionante Pole…valeu.

  20. Luis disse:

    Tomara que não tenha mais nenhum brasileiro na Fórmula 1. Já temos problemas demais para cuidar neste país, não precisamos de esperança de vitórias para tirar nossa atenção do que realmente importa.

  21. João Evangelista disse:

    Flavio vc ta certissimo.
    Assim como em 1999 vc escreveu no Lance q o Shumacher era melhor q o Senna e em 2008 o Vettel tbm era melhor q o Senna.
    E olha q eu sou fã do Senna, mais o cara é melhor, fazer oq.Só aplaudir

  22. do Pandeiro disse:

    Tu não aprende, hem, FG? Paga caro pra provocar os caras… Kkkkk

  23. Rafael disse:

    dê um carro que é 1 s mais rápido que os outros para o berger sem companheiro de equipe por 5 anos e veja ele ser o melhor de todos os tempos

    • Lucas S.A. disse:

      Impressionante que toda vez que aparece um cara melhor que a média, alguém vem dizer que é o carro, e não o piloto. Vamos lá então, jovem: quem é o super piloto que ganhou sem carro, diz aí?!

      • Eduardo disse:

        Nelson Piquet com Brabham em 1981 e 1983

      • Lucas S.A. disse:

        Nelson Piquet em 1981?! Você tá de sacanagem, né? Um campeonato onde cinco construtores ganharam corrida, cada um deles entre duas e quatro, quem tinha mais carro que quem? Em 1983 até o Alboreto ganhou corrida, de tão parelhos que os carros eram. Se fosse pra citar um campeonato em que claramente o franco favorito não ganhou, eu diria 1986, em que o Prost bateu as duas Williams enquanto elas se batiam. Ou 1991, quando o Senna venceu tudo na primeira metade e depois deu uma bela duma administrada na segunda (o Button em 2009 fez a mesma coisa). E antes disso, pode procurar, só dava o favorito, todo ano. Vai dizer que o Jim Clark só ganhou porque tava de Lotus? O Jackie Stewart não foi tricampeão, só a Tyrrell? Fangio, então não vou nem falar…

      • Nelson Fernandes disse:

        Até que enfim alguém que assiste e entende de F1.

      • Paulo Vargas disse:

        Não é só a questão do carro, mas tbm da concorrência. Schumacher tinha um baita time por trás, um baita acertador que era o Rubens e um carro 1seg mais rápido entre 2000 e 2005 Dae é facil. Esse blá,blá,blá do Flavio não engana ninguém que manja um pouquinho de F1. Números são feitos para serem superados concerteza, mas pilotos não. Nem Vettel, nem Schumacher conseguirão ou conseguiram se equivaler a Senna como Piloto. E isto, para despeito do próprio FG e uma galera que acompanhou Schumi e acompanha Vettel é um karma pois, ninguém pode discutir o que constantemente é reforçados em revistas especializadas por pilotos e gente especializada…. somente os números é claro! Senna teve um carro de ponta quando conquistou seus títulos? sim….mas nunca sem luta e concorrencia!!! o que o torna incomparável quando olhamos para um passado de Schumacher e Ferrari ou então agora vettel com esse foguete que é a RBR desde 2010.

      • Lucas S.A. disse:

        Então vamos colocar assim? Viciado em velocidade, sem vida social (Ayrton Senna era tudo isso; Piquet ainda tomava uma cervejinha) e ainda por cima correndo de McLaren MP4/4, o carro mais dominante por temporada da história da F1, qualquer um seria campeão da F1 em 1988. Pronto!

      • Nelson disse:

        Que remédio que você usa? é daqueles que acham que realmente o HUBBEENNSS

      • Marcelo disse:

        Não não. A Ferrari era muito ruim até 2000. Schumacher desenvolveu um carro de 96 até 99 que era capaz de chegar no maximo em 5, 6 e ganhou 5 campeonatos com ele!!!

    • Alvir Luiz de Lima disse:

      Se for levar em conta o seu pensamento, então não precisa chamar o Berger, já aposentando. Em vez de colocar do Vettel, coloca o Chandhock, ou o De La Rosa, ou o Karthikeyan ou outro do mesmo nivel, que o cara também vai ser um super-campeão. E tudo isso por um custo bem mais barato. É isso mesmo ou entendi errado??

  24. Ricaçoaço1 disse:

    SIC! Pode ter 50 títulos. Senna sempre será melhor!

  25. Matteoni disse:

    Depois desse post, principalmente do meio para o fim, eu fico pensando como fica a cara (de pau!) de quem acha que V8tt8l não tem nada de mais, e que Alonso é mais do que puro marketing.

    Deve fazer como Avestruz e enfiar a cara (de pau!) num buraco.

    Chupa, Allonzo!

    • Paulo Vargas disse:

      Vc realmente aceita tudo que lhe é mostrado? ou melhor, escrito! Ninguém na pista fez ou fará algo semelhante ao que Ayrton mostrou.

      • Billy disse:

        Nuvolari, Varzi, Fangio, Brabham, Clark, Hill (pai), Stewart, Piquet, Lauda, Prost, Schumacher, Vettel, todos fizeram, meu caro. Alguns até melhor!

      • José Guilhermo disse:

        Vettel hoje não é melhor do que Alonso mas pode até vir a ser já que ainda é novo e na minha opinião ainda não vimos ao contrário do Alonso o melhor que ele pode fazer, quanto a essas comparações com Senna, eu fico imaginando se o projeto Senna Willians tivesse dado certo, quando Senna foi contratado para a temporada de 1994 todo mundo dizia que a F1 iria perder a graça que o Senna venceria todas as provas, na verdade deu tudo errado, mas se tivesse dado certo será que hoje os Sennistas lamentariam os títulos que ele conquistaria tendo disparado o melhor carro? Senna foi um piloto excepcional mas eu não preciso diminuir as conquistas do Schumacher e agora do Vettel para exaltar o brasileiro, é bom lembrar quem em 94,2000 e 2003 , Schumacher venceu sem ter o melhor carro foram campeonatos apertados e que Vettel só Venceu em 2010 e 2012 na última corrida, foram campeonatos muito disputados tb, e seu desempenho em relação a Webber com exceção de 2010 foi abissal, vivemos hoje a era germânica na Formula 1, e inversamente, acho que em breve não teremos mais brasileiros na Formula 1 estamos no fundo do poço.

      • Paulo Vargas disse:

        No fundo do poço está quem dá razão à vc. 94 a Benneton era o melhor carro e ainda por cima estava fora de regulamento…….e mesmo assim ciclano teve que jogar seu carro em cima do Hill pois senão perderia o título. Entre 2000 e 2004 é piada, nem vou comentar.

      • Roberto Fróes disse:

        Esqueceu do Rosemeyer!

      • Matteoni disse:

        Quem falou em Aírton, caro Vargas?

      • Nelson disse:

        Concordo: nunca um tri campeão bateu tanto como ele !!!

      • Glaucio disse:

        É tão difícil assim aceitar q um brasileiro não é melhor em alguma coisa? Ninguém está dizendo que o Senna é um bosta não, pelo contrário, o cara foi um dos melhores da história… mas só que existiram (existem inclusive correndo hoje) alguns melhores que ele.

  26. Bruno Mantovanelli disse:

    Pela lógica dos números, Damon Hill e Alan Jones, por exemplo, foram melhores que Gilles Villeneuve.
    Isso é um absurdo.
    Prefiro avaliar um piloto pelo que ele faz na pista, não pelos números que ele conquista.
    O único número que realmente representa a velocidade de um piloto é o de poles dividido pela quantidade de GPs disputados. E nesse número Senna ainda é o melhor.

    Senna – 0,40 Poles por GP disputado
    Vettel – 0,35 Poles por GP disputado
    Schumacher – 0,22 Poles por GP disputado
    Prost – 0,16 Poles por GP disputado
    Alonso – 0,10 Poles por GP disputado

    Portanto, o Vettel vai ter que melhorar sua média se quiser ser o piloto mais rápido de todos os tempos. Esse posto ainda pertence ao Senna.

    • Carlos Ribeiro disse:

      Você teve que se esforçar para achar um número que ainda favorece o Senna. Se pesquisar mais, ainda vai achar um ou outro. Mas você se esquece que a maioria dessas poles foram conquistadas quando havia somente um carro no grid… a McLaren. Assim é fácil.

      • paulo disse:

        falou merda.
        a maioria das poles do senna ocorreu na lotus (competia com outras feras em equipes maiores) e na mclaren (nos anos que correu com prost (88 e 89).

        vai procurar dados antes de adubar.

      • Paulo Vargas disse:

        Lembrei de Monaco 6x em 10anos…..sem esforço kkkk.
        Ah e poderia ser 8x não fosse a batida de 88 e a mão leve em 84.

      • Cara! Não é por nada não, mais o Senna morreu fazem 20 anos e só agora estão conseguindo alcançar os recordes dele, e aí sempre chega um aqui e fala que ele não foi o melhor!
        Vamos entender uma coisa, acelerar daquele jeito, correr na chuva daquele jeito, ter obrigações de fazer pole em todas as corridas daquele jeito, só o Senna fazia.
        E tenho certeza que sem aquele título roubado em Suzuka em 89 e se ele não tivesse morrido, pode ter certeza que ele e o Schumacher estariam empatados 5 a 5 nos títulos, então não acho que seja parâmetro pra ninguém seguir números obtidos por outros pilotos 10, 15 ou 20 anos depois ;)

      • Pablo disse:

        Título roubado em Suzuka? kkkkkkk
        Mesmo se tivesse ganhado a corrida de Suzuka teria perdido o campeonato, meu caro, haja visto que ainda assim continuaria atrás do Prost na classificação restando uma corrida para o fim da temporada. Detalhe: pesquise o resultado da última corrida, na Austrália, e veja quem teria sido campeão naquele ano.
        Cada um, viu…

      • Pablo disse:

        Se… Se… Se…
        Se o Paolo Rossi não existisse…
        Se Maradona não tivesse dado o passe pro Canigia em 90…
        Se Zidane não tivesse marcado dois naquela final…
        Se Schumacher não tivesse quebrado a perna em 99…
        Se Prost tivesse morrido antes de nascer…
        Se se o pai do Schumacher tivesse gozado fora e, assim, o alemão não existisse…
        Se Schumacher não tivesse dado dois “paus” homéricos (mesmo largando atrás) nas duas primeiras corridas…
        Se tivessem deixado que Senna fosse o único inscrito nonos campeonatos de 84 a 93 ele teria sido 9 vezes campeão mundial, dirão as viuvinhas… kkkkkkkkkkkkk

    • Alexei disse:

      Não sou sennista, longe de mim.
      Mas é sempre bom lembrar que, nos anos em que Ayrton dominou a concorrência, cada temporada tinha 15/16 corridas, e agora tem 20.
      Carros quebravam mais, pilotos erravam mais porque não havia tanta tecnologia embarcada, hegemonias duravam menos e muitas vezes carreiras também.

    • PHILIPE SPEED disse:

      Amigo…

      Pole não é título. Para com isso rapaz…

      Se Senna fosse 10 vezes campeão do mundo vcs falariam que era o melhor, deprimente é ver que os fanáticos procuram qualquer coisa na estatistica para se sobressaírem e aí acham a média por corrida!!! Sem comentários!!!

      Se fosse quem fosse mais rápido ao banheiro e se este fosse Senna voces tambem colocariam esta estatística… ajuda nóis manno!!!!! rsrsrsrs

      O problema é um só: Schumacher e Vettel não são brasileiros, se fossem a conversa aqui era outra!!!

      Fazer o que né!!!

    • Alvir Luiz de Lima disse:

      E o Fangio?? Porque ficou fora da sua lista?? Só pro Senna ficar em primeiro?? Sim porque a média do astro argentino foi de 0,55 (29 poles em 51 corridas). Em segundo vem Jim Clark com 0,45 (33 poles em 72 corridas). Chega, ou quer mais???

    • Rogério Leonardo disse:

      Pela sua lógica, Senna nunca foi o piloto mais rápido da história, você está redondamente enganado.

      O posto pertence a Jim Clark: 33 poles em 73 corridas = média de 0,452 pole por corrida.

      E agora, qual o seu argumento para desmerecer Vettel.

      • Paulo Vargas disse:

        Varios!………pilotinho de galpão programado para sentar a bunda num carro que não tem concorrência a 4anos. Não faz mais que obrigação.

  27. Seinfeld disse:

    Sobre seu texto, principalmente sobre Vettel, só tenho que comentar o seguinte: É tudo verdade.

    Enquanto a “escola alemã” de pilotos de F1 está no seu auge(de qualidade e quantidade), a brasileira está no pico da decadência.

    Mas quem aprecia mesmo automobilismo, não fica curtindo viuvez desesperada. Aprecia todo grande piloto que surge e que entra para a história, independente do país de origem…sem pachequice.

    Estou torcendo para o vettle quebrar todos os recordes possíveis…que Hamilton não fique atrás…e que surja sempre algum novo piloto fenomenal para escrever a história da F1.

    Infelizmente não temos certeza e nem sabemos quando será que deveremos ter um brasileiro com tamanha capacidade e talento pra tanto nos próximos anos.

    Esperança que tínhamos de sobra do período de quase 30 anos com Fittipaldi, Piquet e Senna.

  28. eraldo.a disse:

    Como comparar os números de pilotos de eras diferentes? Só pra se ter uma idéia, na década de 50/60 o campeonato tinha em média 10 corridas. Hoje já são vinte. Fora a pontuação, que mudou muito.

    • Paulo disse:

      Que se compare então a quantidade de títulos..

      O Vettel com 26 anos vai chegar ao 4º..

      Ainda tem tranquilamente uns 8, 10 anos de F1.. ou até mais..

      • Alexei disse:

        Se ele ganhar 10, 12 títulos, a categoria vai para o brejo porque muito da grana que ela movimenta vem de gente que não quer ter certeza sobre quem vai ganhar antes da largada. Senão, não tem graça…
        Depois que a competição ficou sendo para ver quem faz carros mais rápidos em curvas e cheios de turbulência atrás de si, a F1 ficou bem mais chata.

      • Paulo Vargas disse:

        Por isso que ninguém supera Senna em nenhum aspecto senão nrs…… numeros tendenciosos, comprados pelo poder de um consórcio alemão que domina o circo até hoje. Daí a “grande” escola alemã que alguns pensam existir. Balela pura, os cara são fabricados e nunca disputaram nada com ninguém…..veja o calor que Webber deu no alemãozinho, mas por contrato tem de baixar a bola…..Schumacher então que tomava tempo de Brundle na Benneton e de Rubinho na Ferrari???

      • Carlos Ribeiro disse:

        Acho que vc bateu a cabeça. Ou será apenas visão estreita?

      • Alvir Luiz de Lima disse:

        Schumacher tomava tempo do Brundle e do Rubinho??? Amigo, vc deve ter cheirado cocaina estragada…..

      • Paulo Vargas disse:

        ….pelo menos pesquise a carreira de seu preferido……. brincadeira viu!

  29. carlos lima disse:

    Flavio, ótimo texto, linda foto, leitores agradecidos. Bravo!

  30. paulo disse:

    Ainda vou considerar o Senna melhor usando como parâmetros os adversários dele, não só os de ponta como Mansell e Prost, mas o restante do Grid que era melhor do que hoje no geral e também a atenuante de que ninguém pode saber até onde Senna chegaria. Mas nem era isso o que eu queria falar. O FG citou os 3 gênios que enfileiramos na F1. Mas e depois? E agora? Estamos as portas de ficar sem um piloto na F1 depois de 40 anos e me espanta que a própria Globo não se mexa para ajudar a ressucitar o automobilismo fórmula no Brasil. Par o bem e para o mal ela manda no Futebol. Poderia fazer algo parecido com a CBA, organizar um campeonato, transmitir as corridas, tentar fazer uma geração brotar e tirar qualidade da quantidade.

  31. Healica disse:

    Com certeza o Vettel já é melhor que o Schumacher Ceni

    • Seinfeld disse:

      Rapaz, viúva e membro do ‘bando de loucos’…sua mãe e seu pai deve ter muito orgulho de você.

      Quanto mais odeiam esses 2, observando principalmente quem “odeia”, mais admiro Schumacher e Rogério Ceni.

      Tem de ser muito bom pra incomodar tanto.

      Sem mais.

  32. Di. Gomes disse:

    O Hulk é o próximo multicampeão alemão. Só falta darem um carro para ele, porque a qualidade está lá.

  33. Acarloz disse:

    Nenhum brasileiro tão cedo, vários alemães com possibilidades com muitas possibilidades.

  34. gustavo maia disse:

    duas:
    - tá certo que vettel não parece ser o cara mais carismático do mundo, mas ainda estranho as vaias que dedicam ao alemão no pódio.
    - custava muito retomar o circuito antigo da itália. mesmo na fotinha pequena dá para ter ideia do efeito. tá certo, morria um ou dois por corridas, mas não dava para tentar de novo?

  35. Ivandro disse:

    Será que a Red Bull manterá a hegemonia a partir do ano que vem? Será que o pequeno notável seria capaz de conduzir um carro inferior aos outros a vitórias e podiums, da mesma forma que Hamilton e Alonso fazem? Pois ainda não estou convencido que Vettel é tudo que se fala a respeito. Curioso pra saber essas respostas

  36. Leonardo disse:

    O Vettel assim como o Schumacher foi beneficiado por estar na equipe certa na hora certa, justamente no momento da dinastia dominante. Quando junta-se um piloto diferenciado e um carro vencedor e que se molda perfeitamente a ele, dá-se uma sucessão de títulos. Foi o mesmo com com Schumacher na Ferrari. A diferença é que este chegou na época de vacas magras e montou a equipe, o segundo veio para somar dar o toque final, com a estrutura já montada.

    • Rodrigo disse:

      Vettel foi melhor que as 2 RedBulls quando andava na STR. Seu companheiro, ficou abaixo da tabela das RedBulls. Quando mudou para a RBR, o carro não era tão bom, e foi preciso evoluir para ser campeão no segundo ano. Curioso é: Vettel chegou na STR, o carro ficou ótimo. Saiu da STR, o carro ficou ruim. Chegou na RBR o carro ficou ótimo. Podem ser coincidências…

      • Matteoni disse:

        Imagina se ele chega na Ferrari…

      • Allez Alonso! disse:

        Pode até ser, mas não esqueça que:
        1) A str não era uma carroça, tinha sido desenhada pelo Newey e motor Ferrari, o regulamento permitia o intercâmbio de projetos, vide str-rbr; super aguri-honda;
        2) A partir de 2009, proibiu-se o intercâmbio de projetos, a str nunca mais venceu e a super aguri fechou;
        3) Não por acaso, as melhores equipes em 2009 (novo regulamento) foram as que tiveram outra equipe pra gerar dados, Brawn, ex honda, e RBR que tinha a Str como satélite.
        4) O carro de 2009 era ótimo, só não tinha sido projetado para o difusor duplo, depois da metade do ano foi sim o melhor carro do grid. Vettel não foi bem com o STR 02, mas o STR 03/2008 foi o melhor carro da str, ambos os pilotos andaram bem.

    • Seinfeld disse:

      JÁ VIU ALGUM CAMPEÃO DE F1 NA “EQUIPE ERRADA”??????????????

      • Leonardo disse:

        Já tiveram anos que o campeão não pilotava um carro claramente superior ao rival, como por exemplo o Senna em 1990 e 91, e o Schumacher em 2000, foi a isso que me referi.

    • Lucas S.A. disse:

      Sabe por que ele tá na equipe certa? Porque ele é o Vettel, e não o Massa, brother…

    • Alvir Luiz de Lima disse:

      voce so esqueceu que, quando Schumacher foi para a Ferrari, a equipe andava numa fase das piores. De 91 a 94, foram apenas duas vitórias.Schumacher, em sua primeira temporada, venceu tres corridas, apesar do carro meia boca que chegou a estourar o motor em volta de apresentação. Se ele conseguiu seu titulos com um carro superior aos outros, o mérito também foi seu, em montar uma equipe de pessoas que colocou a Ferrari nos eixos. Não é a toa que, depois dele, somente em 2007 a Ferrari ganhou o campeonato e hoje, apesar de contar com um dos melhores pilotos da atualidade, não consegue nem chegar perto das RBRs.

  37. Rafael Chinini disse:

    já falou da comparação Vettel Senna, acho que o problema é ser extremista demais!
    uma coisa é comparar números, outra é comparar atitudes, parâmetros como carro, pistas época!

    Vettel ganhando com aquela Toro Rosso foi um feito tão histórico quanto. porém, sendo campeão pela 4º vez esse ano, não vou acha lo melhor que Senna. a não ser em números!

    Schumacher ganhou alguns títulos sem concorrência. e isso faz Vettel ser melhor que Schumacher? afinal, temos Alonso, Kimi, Hamilton, Button…vários campeões ao lado, desafio bem mais que Schumacher teve em alguns anos.

    números entram para história e significam muito por um lado. mas da pra separar as coisas

    • Seinfeld disse:

      Mas o Schumacher não começou na época de Senna e correu contra Kimi, Button e Alonso quando ainda estava na Ferrari??

      E na época de Senna, carro bom só a McLaren ou a Ferrari…Williams só foi se acertar de novo em 92/93…

      E esses caros estavam sempre nas mãos de Senna e Prost…Mansell que tinha talento, dificilmente possuía um carro confiável regular pra entrar nesta briga…e o restante do Grid depois da saída de Piquet, também não era lá grande coisa.

      Eram 2 pilotos disputando campeonato com outros 20 retardatários…que chegavam do terceiro colocado em diante mais de 4 ou 5 minutos depois na linha de chegada…Senna e Prost muito bons pilotos…mas a diferença entre equipes e carros na época era abismais com os restantes…muito maior que hoje em dia…

      Não tem mais essa de colocar volta no terceiro, quarto, quinto colocados…

  38. Allez Alonso! disse:

    Vai ser mais um passeio da RBR. As Lotus andaram bem e o DDRS parece estar funcionando. As Mercedes que decepcionaram um pouco, mas é sexta feira e eles escondem o jogo. A Ferrari parece ter um carro fronteiriço, não é de ponta mas não é de pelotão. Fui ver os tempos e como regulamento mudou pouco achei que os tempos não teriam melhorado tanto, mas melhoraram sim! Vejam amigos (alguns bem chatos, como o leaõzinho) do blog:

    Hungary 2012:
    Pole: 1:20.953 Lewis
    Melhor Sauber: 1:21.895 (Perez- 14. lugar – Tempo do Q2)
    Melhor Williams: 1:21.939 (Pastor – 8. lugar)
    Alonso: 1:21.844 (6. lugar)
    Vettel: 1:21.416 (3. Lugar)

    Hungary 2013:
    Pole: 1:19.388
    Melhor Sauber: 1:20.580 (Nico – 12. lugar)
    Melhor Williams: 1:21.133 (Pastor – 15. lugar)
    Alonso: 1:19.791 (5. lugar)
    Vettel: 1:19.426 (2. lugar)

    Monza 2012 P2:
    Melhor tempo: 1:25.290 Lewis
    Melhor Sauber: 1:26.068 Perez – 9. lugar
    Melhor Williams: 1:26.404 Pastor – 14. lugar
    Alonso: 1:25.348
    Vettel: 1:26.394

    Monza 2013 P2:
    Melhor tempo: 1:24.453 Vettel
    Melhor Sauber: 1:25.888 Esteban
    Melhor Williams: 1:26.138 Pastor
    Alonso: 1:25.330 5. lugar

    Detalhe sobre a Toro, naquele ano tinham o mesmo chassi da RBR e com um melhor motor que a equipe principal. Sim, o STR 03 era idêntico ao RB4, segundo carro assinado por Adrian Newey na RBR. Acontece que não tinham os updates da equipe principal e numa pista molhada conseguiram fazer pole e quarto tempo na chuva de Monza. Mandou muito o fura bolo, rsrs!

  39. Roberto Fróes disse:

    Indo para Monza: Essa foto aparentemente é de 1954, época das fantásticas Mercedes W196.
    A cena retrata a junção do circuito baixo com uma das curvas bancadas.
    Imagino que os pilotos deveriam alternar, uma volta por cima e outra por baixo. Seria isso?

  40. Speed Racer da Mooca disse:

    Vettel vai levando mais esse. A emoção fica apenas pelas apostas de “em qual” corrida ele abraça o caneco. Adrian Newey projetou mais um “Carro de Outro Planeta”. Pro ano que vem, tomara que a tese de que “em 2014, com novo regulamento técnico e motor V6 turbo, as equipes tenham chaces iguais por conta de seus projetos iniciarem do zero” seja uma realidade. Tenho certa desconfiança de que ainda assim a Red Bull saia na frente, tamanho é o talento e a percepção do Newey. Pra Ferrari mais um ano perdido, apesar das entrevistas sempre em tom de otimismo e esperança. Insisto, mandem esse Domenicali se foder, gastem dinheiro buscando gente competente pra formar uma boa equipe técnica para o Rory Byrne. Eu iria além, assediaria sem nenhuma ética ao Ross Brown pra tentar colocá-lo à frente na direção da equipe. Ele entende muito de projetos e tecnologia, manda bem em estratégia de corridas e já tem experiência em gestão de equipe. Creio ser isso que a Ferrari necessite, gente competente pra projetar o carro e pra liderar o time.

  41. Me desculpem a pergunta, não peguei os tempos de Monza daquela foto mas, por favor, me expliquem:

    Se você tivesse bolas, encarava a Parabólica, se não tivesse fazia aquele caminho de menininha ali a esquerda da foto?

    • Jorge Miguel disse:

      Na verdade, a largada era feita onde ocorre atualmente, mas os pilotos passavam primeiramente pelo oval, depois novamente pela reta de largada e percorriam o trecho misto que é utilizado hoje. Assim, eles passavam duas vezes pela reta de largada/chegada, que era dividida ao meio por cones (!!!). Loucura típica da era romântica do automobilismo…

  42. Roberto Fróes disse:

    É bem fácil responder sua pergunta. É claro que não! Pelo menos atualmente…
    Temos vários problemas por resolver, sendo o pior deles a falta de autódromos, e a deturpação dos que existem.
    Corrida não é uma brincadeira barata.
    Se for realmente levada a sério, e deixar de ser brincadeira, é necessário ir atrás de money, e esse, por ordem, está em São Paulo (Interlagos dilacerado), Rio de Janeiro (Jacarepaguá explodido), e no sul, nossa única esperança.
    Do resto do país pode-se esperar uma ou outra exceção.
    Depois vem o problema dos cordeirinhos de presépio.
    A TV Bobo nos impinge suas idéias e conceitos, fabrica e pasteuriza seus “exemplos”, e somos obrigados a aturar o Bundão Bueno a nos empurrar aquele monte de asneiras, a tentar nos influenciar a gostar do piloto, não do esporte. Uma visão deturpada.
    Mas eu não tenho saco de ficar escrevendo como o Flavio, então paro por aqui.

  43. Lucas Martin disse:

    Que bela imagem!!

  44. Ulisses disse:

    Vettel é também melhor que Schumacher! Números também comprovarão.
    Mas, já disseram aqui (não me lembro quem), que Vettel tem uma tocada excepcionalmente técnica e … sem graça. É rápido “barbaridade”, mas falta o espetáculo de um Alonso, Piquet, Senna, Schumacher, Hamilton (porque não?), até Mansel e tantos outros campeões. É velocidade pura, rendimento total, técnica perfeita …. talvez o show esteja nos “tempos” de volta e na estratégia. MAs para mim continua sem graça.
    Ou, pode ser que com uma RBR, até eu saiba andar rápido! Gostaria muito de ve-lo em uma Mercedes ou McLarem!
    Quanto ao Brasil na F1 ….. melhor mudar de assunto.
    Será que chove hoje?

    • Gabriel disse:

      Falta espetáculo ???
      E Interlagos em 2012 ?
      Se o que fez Vettel não foi espetáculo, não sei o que é.
      Vettel é o melhor piloto da atualidade.
      E sem carro ninguém é campeão.
      Se Vettel estivesse na Ferrari e Alonso na RBR, seria campeão do mesmo jeito.
      E quem dá mesmo show quando pode é Hamilton, pena as Mercedes não ajudarem muito.

  45. Minoru disse:

    Eu nunca tinha visto uma imagem mostrando o início da reta de Monza, com os carros saindo da parabólica ao mesmo tempo do oval… deveria ser o inferno para quem cronometrava saber qual volta e quem estava indo para qual lado!

  46. Moy disse:

    O brasil é a pátria de chuteiras … :|

  47. Paulo Fonseca disse:

    Prezado F&G -
    Você fez uma boa análise tiãozinho será melhor d Senna, muito mais Sebastião , é mais ético , mais limpo que Shummi.

  48. issaí disse:

    peraí, tem aquele cara do camaro amarelo, parece que é famosão… quando ele estreia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>