SOIRÉE (3)

soiree3SÃO PAULO (ok, já deu) – Taça pro Vettel já. Mas vamos parar de diminuir os feitos do rapazinho. A quem fica dizendo que “só ganha porque tem o melhor carro”, mantra dos maus perdedores, repito o que sempre escrevi e falei nos tempos de domínio de Schumacher, vítima das mesmas acusações da pachecada insuportável: Senna, por acaso, foi campeão alguma vez sem ter o melhor carro? Ao contrário, chegou a perder título com o melhor carro, em 1989.

Portanto, antes de mais nada, todos os aplausos possíveis a este quase perfeito piloto alemão que aos 26 anos chegará, daqui a algumas corridas, ao quarto título mundial seguido. Ah, mas também, com a Red Bull… Meninos e meninas, na F-1 equipe boa e piloto bom se atraem. Um não existe sem a outra, uma não existe sem o outro.

Tião ganhou em Cingapura mais uma vez. Foi sua sétima vitória na temporada e 33ª na carreira. Agora é o quarto maior vencedor da história isolado. Deixou Alonso para trás e só perde para Schumacher, Prost e Senna. Abriu 60 pontos para Fernandinho na classificação: 247 a 187. Faltam seis etapas para o fim do campeonato. Façam as contas que quiserem. Acabou. Aliás, faz tempo. As outras equipes já estão com a cabeça em 2014. Nenhum carro vai melhorar nas últimas provas da temporada. Esse quadro aí é o que teremos até a derradeira corrida, em Interlagos: Vettel voando, os outros escoltando.

A corrida de hoje foi bem ruim até as últimas seis voltas. Verdade que teve uma linda largada de Alonso, saindo de sétimo para terceiro. Por fora, levando todo mundo na balada até a primeira curva. Ali ele definiu sua prova. Quando, na terceira volta, Sebastian abriu mais de 5s para Rosberguinho, o segundo, fui fazer café da manhã, o que incluiu dois mistos quentes, iogurte e suco de laranja de caixinha.

Os pit stops começaram na volta 11. Raikkonen foi o primeiro a parar. Na 18ª, Vettel fechou a janela de troca de pneus na turma da ponta. Foi o único que não mexeu em sua posição na volta dos boxes. Alonso, quando retornou à pista, quase comprometeu sua prova ao ficar um tempão atrás de Di Resta, perdendo contato com os ponteiros. O escocês foi o último a parar.

Mas na volta 25, Ricciardo bateu e o safety-car foi chamado. O piloto do Mercedão, que cochilava, certamente, maldisse os muros de Cingapura e a freada errada do tororrôssico. Foi para a frente do pelotão e por lá ficou durante seis voltas.

Nesse período, quase todo mundo foi para os boxes. Do pessoal da frente, Alonso, Grosjean e Massa. Estavam em quinto, sexto e oitavo. Button, Raikkonen, Pérez, Hülkenberg, Vergne, Gutiérrez e Sutil também fizeram suas segundas paradas. Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton optaram por ficar na pista e quando a prova foi retomada, eram os quatro primeiros.

E aí a corrida ganhou um formato. Os que aproveitaram o safety-car para fazer a segunda parada ganhariam muitas posições dos que fariam o pit stop mais para a frente. Mas teriam pneus bem arregaçados no final. Era uma questão de administrar a borracha. Na volta 35, quatro depois da relargada, Vettel já tinha enfiado 10s em Rosberg, o segundo. Esse, estava bem claro, não teria problema algum em parar de novo, sem se preocupar com ninguém. Na volta 41, a diferença era de 22s, um assombro. Então Webber parou, abrindo a pequena janela dos que precisavam de novos pneus para a parte final do GP. E voltou na frente de Nico. Na 45, Tiãozinho fez sua última parada. Saiu dos boxes, olhou no espelho e não viu ninguém. Alonso surgiria 6s depois, em segundo. Button e Raikkonen brigavam pelo terceiro lugar um pouco mais atrás. A exemplo de Fernandinho, ambos com pneus no osso — os da McLaren piores que os da Lotus.

Na 55, Raikkonen assumiu o terceiro lugar com um passão lindo sobre Button, daqueles que valem o ingresso. Do quinto, Pérez, ao nono, Hamilton, uma fila interessante se formou. Logo todos chegaram em Button. E em Pérez, também. Webber, Rosberg, Hamilton e Massa atropelaram os dois da McLaren. Webber, na última volta, quebrou. É desoladora, mesmo, a vida do pobre canguru. Ainda arrumou uma carona com Alonso para voltar aos boxes depois da bandeirada. É possível que a FIA multe os dois, aquela frescurite de sempre.

Final: Vettel, Alonso (a 32s627) e Raikkonen (a 43s920) no pódio. Um espetáculo a corrida de Kimi, que foi para o grid com fortes dores nas costas, depois de comer tatu de novo. Terminou no pódio depois de largar em 13°. Comer tatu é bom e dá troféu. E linda a performance de Alonso, que fez 36 voltas com um mesmo jogo de pneus controlando todo mundo que vinha atrás. Fechando os pontos, Rosberguinho, Amilton, Massacrado, Bonitton, Chapolim, Hulk e Futil.

Tirando as últimas seis voltas, o resto da prova foi bem aborrecida. É a tendência até o fim do ano, apesar do esforço de Alonso e do brilhantismo de Raikkonen. Os demais, parece que já estão de férias, inclusive a dupla da Mercedes, maior decepção pós-férias deste ano. No fim das contas, o pódio de hoje teve lá em cima os três melhores pilotos da atualidade. Hamilton, que poderia se juntar a eles, anda apagado demais. Talvez precise de uma namorada nova.

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Fernando
Fernando
10 anos atrás

O Vettel é muito bom, e sempre aconteceram fases de dominação na F1, mas o problema é que ele não tem um ótimo piloto como companheiro de equipe. Em períodos de dominação, só para citar dois exemplos, o Piquet teve o Mansell (e vice-versa), e o Senna teve o Prost (e vice-versa). Sei que o Vettel não tem culpa (??) de ter o mediano Weber como companheiro de equipe, mas eu também não tenho. Daí a relativização de sua performance. Ele é bom, sem dúvida. Mas o quanto ele é bom ? Não sei.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Senna chegou na Lotus e a equipe voltou a vencer depois de muinto tempo,Schumacher chegou na Benetton que venceu dois campeonatos,o Alonso fez o mesmo na Renault,Vettel pos a capenga Toro na liderança de uma corrida e no ano seguinte com um carro melhor deu uma vitoria historica para a equipe,na Red Bull que era uma equipe pequena com ambição grande foi só vitoria,sera que tem alguem que acha que é coincidência?

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
10 anos atrás

A maios culpa deste domínio das Redbull e’ sem dúvida as McLaren que terminou sobe dominiu no anos passado e neste ano sem a mudança do regulamento resolveu mudar tudo e construir um carro monstro que a cada corrida, so anda pra trás. Ai ficou facil para os Toourinos que viram o caminho aberto. Lembro que no inicio do ano o proprio projetista da Refbull apostava em uma beiga direta com a McLaren, mas os inglese so fizeram bobagem, ja começando pelo ano passado quando liberou Hamilton de mão beijada para a Mercedes e manteve o burocrata do Button e contratou o louco do Perez….. e ano que vem aposto que as McLaren vai ficar neste marasmo novamente. Pa a ser ter uma idéia a Honda nem quer ficar com a dupla da McLaren ja para o ano que vem.

ms
ms
10 anos atrás

façam suas apostas, quem será o próximo campeão…..ANO QUE VEM!´!! como deve ser triste a vida de um gênio solitário na F1 ! sinto peninha do Vettel, já imaginaram o porre que deve ser disputar um campeonato de F1 e perceber que não existe no grid adversário a sua altura que possa vencê-lo ou oferecer qualquer outro tipo de ameaça? Deve ser puro tédio! ( tédio também pra nós, que gostamos de ver disputas de campeonatos ) vc arrisca sua vida num esporte a troco de nada! Isso mesmo a troco de nada! pq o único sentido que faz um piloto correr é a adrenalina de vencer seus adversários mas o que fazer quando não se tem um adversário a altura para vencer? Dizem que ser gênio é dádiva Divina, mas ser um gênio solitário na F1 deve ser coisa do demônio….já tá dando inclusive pra perceber o sorriso muxoxo que Vettel abre quando sobe e está no pódio….

Ricardo rosset
Ricardo rosset
Reply to  ms
10 anos atrás

Eu acho que não , o Shumi nunca ficou triste !!! ele se diverte em contar quantas corridas faltam para bater cada recorde que existe isso sim

ms
ms
Reply to  Ricardo rosset
10 anos atrás

vc deve concordar comigo que ele ia se divertir muito mais se tivesse que suar a camisa pra bater seus adversários, mas…cadê os adversários?…..

Leo RJ
Leo RJ
10 anos atrás

Flávio – também acho que o Tião vence com méritos. Só não concordo que para reforçar o seu ponto você diga que o Senna perdeu o título de 89, como se esse ano ele só corresse sozinho. A diferença de qualidade entre Vettel e Webber é gigantesca. Entre Prost e Senna, nem tanto. Acho que se ele tivesse um companheiro a altura, como Senna teve, o resultado seria mais apertado. Sem deméritos ao garoto que pilota muito.

Ricardo rosset
Ricardo rosset
Reply to  Leo RJ
10 anos atrás

o seu ponto de vista em interessante Leo , talves em 2010 se o webber tivesse a qualidade do Prost levasse aquele caneco , mas em 2013 , o vetell tá pilotando o fino
com larga bem , não erra , constante , apesar do Alonso do Kimi e Hamilton estarem correndo mais do que os carros deles permitem , o Alemão é o melhor do grid na temporada atual !!!! vamos deixar de bla bla bla pois piloto campeão corre nos melhores carros , o senna o piquet e Emerson podem até ter sido campeões sem ter o melhor carro em algum momento , mas jamais enfrentaram adversarios pilotando uma redbull infinitamente superior aos os outros carros !!!!!!! olhem para 92 e 93 !!!!

gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
10 anos atrás

gilberto-antes o pessoal dizia o vettel está andando muito com esse carro,graças ao difusor de ar projetado pelo engenheiro adrian newey,aí o que fizeram vetaram o difusor,e tiveram que bolar outra aerodinamica,nessa mudança veio a melhorar mais,para a red bull,com o inteligente projetista adrian newey,agora o principio é a asa empurra o ar para baixo,e o ar de baixo reaje e empurra para cima,ter um motor confiante que empurre,para a frente,e só voar.é isso que o ótimo piloto está fazendo,só pilotar.agora o pessoal de outras equipes tem de correr atrás.

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
Reply to  gilberto v. de sousa
10 anos atrás

Meu caro amigo isso so reforça o quanto está sendo incompetentes as montadoras como Ferrari, Mercedes e também a McLaren que talvez não tem mago igual ao Adrian mas tem outros recursos para desenvolver carros de corrida porque simplesmente só fazem carros de corrida. Pra falar a verdade os energéticos estão de parabéns o negocio deles e’ so marketing para vender suas bebidas e estão dando um show nas montadoras que so projetam e constroem carros de corridas….. Enfim incompetência montada a CAVALO.

Jr.
Jr.
Reply to  Emanuel Mafra
10 anos atrás

Como faço pra “curtir” seu comentário? Parabéns, seu ponto de vista é perfeito!

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Pessoal.
Já passou da hora de muitos de nós Brasileiros pararmos de achar, que todo mundo vence na sacanagem, na sorte e sem nenhum trabalho.
Assim como a RBR, Vettel também trabalhou muito para ser campeão e ninguém é tri à toa e só com sorte sem fazer nada.
É preciso muito trabalho e competência para ser campeão mundial.
Brasileiro está acostumado com o tal “jeitinho brasileiro” de se dar bem sem trabalhar, sem se esforçar. Por isso é que estamos com esta defasagem em relação ao resto do mundo.
Por isso é que não temos praticamente nenhuma empresa Brasileira multinacional e pior, a grande maioria dos produtos que compramos ou é importado ou feito por multinacionais de outros países.
Quantos empresários nacionais, seja de que setor for, usa boa parte dos lucros para investir em tecnologia ??
Quantos investem em educação e saúde para seus funcionários ou para a comunidade ?? Quantos investem em esportes ??
Por isso temos tão poucos campeões mundiais em algum esporte e praticamente nenhuma equipe no esporte automotivo internacional aliás, nem industria de carros nacionais temos.
Autódromos ou complexos esportivos novos no Brasil, nem pensar.
E não é culpa do governo não.
Chega de acharmos que o governo é culpado por tudo no país e tem a obrigação de suprir todas nossas necessidades.
A grande culpa é do empresário Brasileiro acomodado, que só pensa em seus lucros, que o país se dane e nada mais.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Só não dá pra mandar entregar o caneco em casa, porquê afinal, o regulamento manda premiar o alemãozinho somente na corrida em que a pontuação lhe assegura o feito. Para 2014, não diremos que o penta estará à caminho porquê com a mudança do regulamento todos começarão do zero. Mesmo assim, a Red Bull começa do zero, só que com Adrian Newey projetando o carro, o que já garante a vantagem.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
10 anos atrás

Fora a linda ultrapassagem do Raikkonem aconteceu alguma outra coisa na corrida?

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
Reply to  Gustavo Oliveira
10 anos atrás

Sem duvida sem contar os anos de 2010 que a briga parecia entre Weber e Alonso e deu Vettel e no ano passado parecia uma questão de tempo pro Alonso levar e o Alemão deu um show no final da temporada e acabou vencendo…. isto pra mim e’ invenja dos tifusi…… chupa ferraduras…..

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
Reply to  Gustavo Oliveira
10 anos atrás

A ultrapassagem aconteceu simplesmente sobre o piloto mais burocrata da F1….. da raiva ver o Button pilotar não faz nada nem com carro ruim e carro bom não faz nada…… A Honda ja que outro piloto porque conhecem o Button e sabem que e’ duro o jeito dele….

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Em 1992 a Willians fez um carro de outro planeta e pediu para o Mansell apenas acelerar que eles se preocupariam com o resto e no fim do ano varios recordes foram quebrados,em 2009 o joven Vettel chega sozinho para testar o novo carro da Red Bull (o Webber machucou a pata e não fez a pre temporada) e detonou todos os tempos até então.Na verdade o sucesso é a combinação perfeita de um projetista genial,uma equipe muinto acertada que não comete os erros dos primeiros anos e um piloto que faz tudo funcionar com a maxima eficiencia,o carro foi concebido para andar na frente sem a turbulencia dos outros carro e o Vettel trata de por o carro na frente desde a largada,quando é necesario outro tipo de estrategia ele faz e se tivesse na Ferrari vinha de traz passando todo mundo como o Alonso faz.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
10 anos atrás

As viúvas estão raivosas. Vettel vai ser o quarto a colocar Senna no bolso em número de títulos. Assim aparecerão outros mitos que deixarão o enjoado, mimado e temperamental Senna pra trás. Não há mal nisso. Senna deixou nomes como Fittipaldi, Clark e Hill e ninguém no Reino Unido reclamou. Bairrismo é coisa de gente burra. Ponto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Francisco Libânio
10 anos atrás

Vai cair de quarto para quinto lugar, na marca campeonatos.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Francisco Libânio
10 anos atrás

Ninguém jamais derrubará Senna do posto mais alto da categoria! E isto não foram os bairristas brasileiros que citaram…..hehe!

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Vettel é um dos maiores pilotos da história da F1, já foi feito, não há como mudar isso, não existem argumentos para os fatos.
Comparações com outros mitos do automobilismo sempre existiram, cada um tem sua opinião a respeito e isso deve ser respeitado, mas o fato é que o alemãozinho precoce e voador é o cara, e merecidamente faz jus às comparações com outros grandes nomes do automobilismo mundial.
Nem sempre o resultado final condiz com que determinado piloto poderia alcançar caso estivesse no melhor carro, e vice-versa, é algo bastante óbvio no automobilismo, agora não reconhecer o talento de um cara que a passos largos chegará ao tetra campeonato consecutivo de F1, ai já é demais, chega a ser cômico.
Talvez Vettel não tenha o carisma que se espera de um multicampeão, mas nada que diminua seus feitos, como já falei em outros posts, não sou fã do Vettel, porém o cara definitivamente é um dos melhores que já vi, e já dava para perceber claramente que ele era diferenciado ainda quando piloto de testes da BMW.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Piloto nenhum é campeão com carro ruim. Isso é fato. Concordo.
Vettel é um piloto muito melhor que o Webber. Não tenham dúvida. Ele tem feito a diferença há quatro anos não dando chance a este. Além disso, assim como o Newey é o mágico da aerodinâmica e lhe dá um carro fantástico, ele é capaz de tirar do carro tudo que pode dar, tornando as corridas imensamente fáceis – para ele – e chatas para nós que assistimos. Se a Red Bull dependesse de Webber, estaria mal…
A Ferrari não dá um carro em condições de disputa com a Red Bull a seus pilotos – dos quais Alonso é muuito melhor que Massa -, mas sem carro competitivo não pode fazer muita coisa.
Não é permitido testar, o que dificulta enormemente mudanças de desempenho dos carros daqui para diante.
Ou seja: o campeonato acabou. Desde a corrida anterior já tinha dito. Acabou. Agora é só cumprir tabela – fazer cafezinho – e esperar 2014.

Marcelo R.
Marcelo R.
10 anos atrás

Gomes, com todo o respeito, vc esta errado.

Primeiro porque Ayrton nao perdeu o título de 89, ele foi literalmente roubado por Jean Marie Balestre que era presidente da FIA e toda aquela polemica com Prost. Tá, vc pode dizer, a taça ficou com o Francês, mas a Mclaren nao era naquela época uma equipe com filosofia de primeiro e segundo piloto como Ferrari e RBR.

Agora, tirando o tédio da corrida, fiquei pensando no quero GB disse. Afinal, ele sempre desceu o malho nas equipes pequenas dizendo que elas faziam parte de outra categoria, que nao tem cabimento um carro da Marussia ou da Carteham andar dois segundos atras das outras equipes. Mas ontem , tiveram voltas que o Vettel meteu quase três segundos numa Mercedes. Entendo que exista a torcida das pessoas pelos pilotos de sua predileção, mas e ingenuidade achar que Alonso, Kimi, Hamilton vão conseguir tirar uma diferença dessas no braço. Esse carro e de outra categoria, já nao e mais de F1. O grande mérito de Vettel e que ele nao comete falhas, embora reconheço que, dada a superioridade da RBR, ele nao se exponha a determinados riscos que os demais tem.

A tese de que piloto nao e campeão com carro vencedor pode até ser regra num passado recente. Mas, Piquet ganhou em 81 em cima de Prost e Arnoux que tinham as Renault com motores turbo. Prost em 86, em cima de Piquet e Mansell que tinham William’s com motores Honda. Em 91 Senna levou em cima da William’s, graças ao eu talento e ao motor foguete que a Honda fez pro restante da temporada.

O problema e que a superioridade da Red Bull e tão grande que nao se sabe a real parcela de cada um nisso, mas ninguém pode ser considerado culpado por ter uma engenharia competente.

MIng, O Impiedoso
MIng, O Impiedoso
Reply to  Marcelo R.
10 anos atrás

Marcelo R., o Senna pode até ter sido roubado no Japão, mas não foi por isso que não foi campeão. Ele precisava vencer no Japão para continuar tendo chances matemáticas de título na Austrália. Mas lá na Austrália caiu a maior chuva, ele encheu a traseira do Martin Brundle, ficou sem uma roda e aí se foram as chances, mesmo se tivesse ganho no Japão. Portanto o Flávio está correto em afirmar que ele perdeu um campeonato guiando o melhor carro.

Sandro Marques
Sandro Marques
Reply to  MIng, O Impiedoso
10 anos atrás

Só um adendo MIng, O Impiedoso. Como você disse Senna pode até ter sido roubado e perdido o campeonato guiando o melhor carro. Mas é sempre bom não esquecer que ele tinha outro fora de série pilotando ao lado dele e em igualdade de condições, o que não é o caso do Vettel já que o Webber, por melhor que seja, está longe de ser um Alain Prost.
A propósito, não tenho nada contra o jovem alemão. Pelo que dá pra ver ele caminha a passos firmes para se tornar mais uma lenda da Fórmula 1.

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
Reply to  Marcelo R.
10 anos atrás

Meu caro amigo concordo em termos no que o Flávio quis dizer….. antes das brigas estourar entre Senna e Prost….. Senna no ano de 89 não fez umas de seus melhores anos e’ so dar uma olhada e ver como foi a disputa durante o ano inteiro. No GP da Inglaterra Senna liderava a corrida e rodou sozinho entregando a corrida para Prost e no Gp de Jerez as McLaren teve uma disputá enorme com as Ferraris de Berger e Mansell e por fim….. Senna bateu com o Leão que praticamente estava fora da corrida, correndo sob bandeira preta…. e o Prost que ficou distante de todas as encrencas acabou terminando em segundo…. pra mim que acompanhei bem foi ali que Senna começou a correr no desespero e acabou perdendo o campeonato……

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Vettel é gênio. Alonso é geniosa. (E chiliquenta e “rabiosa”).

Matteoni
Matteoni
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Exato!!!

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

alguém já deve ter postado, mas além de Schumacher , Prost e Senna, o quarto maior vencedor é o Mansell ainda, ou ele já foi superado?

Matteoni
Matteoni
Reply to  Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

Que tal ler o post?

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

eu li o post, mas na minha lembrança, Mansell tinha 35 vitórias, mas depois eu vi no Wikipedia, que tinha 31, achei que o FG tinha esquecido do Mansell.
como não tinha certeza, perguntei se ele foi superado, ao invés de ser arrogante.
Então, Matteoni, que tal lamber meu saco?

Matteoni
Matteoni
Reply to  Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

Não, obrigado.

Galba Cunha
Galba Cunha
Reply to  Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

Gostei!

Marcelo R.
Marcelo R.
Reply to  Galba Cunha
10 anos atrás

Marcelo wins, podia dormir sem essa…

graziela
graziela
10 anos atrás

Flavio, a audiência da F1 não sobe com o Rubinho, qual a ideia deles de colocar lá um cara nada a ver com a tv pra falar?

Pior que poouca gente reclamaa. Li aqui e neste blog aqui algo http://teleguiado.wordpress.com/2013/09/23/a-celebridade-rubens-barrichello/

o resto parece achar normal!

Rafael Monteiro Thielmann
Rafael Monteiro Thielmann
10 anos atrás

FG,

Não sei como te contatar diretamente, porém acho que vale a pena você comentar o fim do porta-aviões minas gerais…. Segue um link..

http://www.desenvolvimentistas.com.br/blog/carlosferreira/2011/10/12/fim-nael-minas-gerais-navio-aerodromo-ligeiro/

Ou ao menos as condições sub-humanas que vivem os indianos que desmontam os grandes navios…

Abs,

Rafael

Christian Gomes
Christian Gomes
10 anos atrás

Antes eu achava que Vettel era insuperável por causa do carro do outro mundo feito por Adrian Newey, mas agora vejo que não é assim. Basta olhar para o passado da equipe austríaca antes e depois de Vettel, que entrou em 2009. Fiz um “quadro” básico dos modelos, motores usados e classificação da equipe no campeonato para exemplificar:

2005 – RB1 – Cosworth – 34 pontos (7º lugar);
2006 – RB2 – Ferrari – 16 pontos (7º lugar);
2007 – RB3 – Renault – 24 pontos (5º lugar);
2008 – RB4 – Renault – 29 pontos (7º lugar);
2009 – RB5 – Renault – 153,5 pontos (2º lugar);
2010 – RB6 – Renault – 498 pontos (1º lugar);
2011 – RB7 – Renault – 650 pontos (1º lugar);
2012 – RB8 – Renault – 460 pontos (1º lugar);

Importante lembrar que Adrian Newey colaborou parcialmente no projeto dos modelos entre 2005 e 2006, desenvolvendo completamente os carros da equipe austríaca a partir de 2007. Isto é, não é só o gênio de Adrian Newey, é notório o salto de qualidade da RBR depois que Vettel entrou.

Tiãozinho, em seu primeiro ano de RBR, só não foi campeão porque Max Mosley permitiu à Brawn GP utilizar o ilegal difusor duplo, e mesmo assim, terminou a 11 pontos atrás de Button. Temos que reconhecer: Vettel é sim, o melhor da atualidade.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Contra os números não há argumentos.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Em 2006 o túnel de vento da rbr recebeu o ultimo upgrade antes da chegada definitiva de Newey, antes o túnel da arrows comprado da british defence nao era dos mais modernos.
Até 2008 as equipes podiam intercambiar projetos entre coirmãs, toro e rbr e Honda e super aguri, podendo atuar em duas frentes, Newey pôde preparar o terreno para o novo regulamento que viria em 2009. O novo túnel permitiu ao Newey fazer os bons carros da toro e tanto Liuzzi e Speed, 2007, e Vettel e Bourdais, 2008, tiveram bons resultados com a equipe satélite. A partir de 2009 proibiu-se o intercambio de projetos, a super aguri faliu e a toro nunca mais foi a mesma.
Dessa forma, foi somente em 2009 que Newey pode fazer um projeto a partir de uma folha em branco, o RB5, e se não fosse o difusor duplo da Brawn, já teria sido campeã em 2009. Esse carro foi a base vencedora que deu três títulos ao Vettel.

dc
dc
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Em 2009 ele perdeu uns pontos bestas, coisa de juvenil mesmo – tipo a batida com o Kubica na Austrália quando ele tinha o 2º lugar na mão e uma batida em Mônaco quando vinha em 4º, com chances de subir. Essas besteiras do Vettel + aquela Brawn roubada = título apertado pro Button.

Everson Bento
Everson Bento
10 anos atrás

Negativo Flávio!!!!!!! Senna pode ter perdido em 89 no tapetão, mas na pista, na pilotagem, ele venceu!! e que vitória!! só que f1 todos sabem, é política pura política.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
10 anos atrás

Além de tudo o que já foi dito, outro ponto a favor da equipe. Pi stop de 2,8 segundos. No bom e direto português: sifudê !!!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Fowler T Braga Filho
10 anos atrás

É verdade! O carro é bom, o piloto é bom e a equipe de pits é boa. Aí fica “difíci”!

Galba Cunha
Galba Cunha
10 anos atrás

O Vettel ja tá com uma mão no caneco!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

A voz do povo é a voz de Deus.Vaiaram o Vettel em Cingapura. Considerando que ele não se envolve em polêmica, é um mau sinal.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Eduardo_SC
10 anos atrás

São os Tifosis da Ferrari mundo a fora.

Como diria o velho e sábio ditado:

A inveja é uma merda!

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Vettel é bom pra caralho e o carro é bom pra caralho. Esse já era.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
10 anos atrás

O que falta ao Vettel é a adversidade. Todos os grandes campeões do passado viraram mitos porque, além das vitórias e títulos, enfrentaram, cada um a seu modo, grandes dramas e os superaram (ou não). Alguns sobreviveram a graves acidentes (Fangio, Lauda, Piquet, Schumacher), outros não (Ascari, Clark, Rindt, Senna), outros tanto enfrentaram grandes rivalidades, dentro ou fora da própria equipe (Stewart, Prost, Mansell) . Houve até quem largasse tudo para construir o próprio carro (Brabham, Fittipaldi).

Agora me digam: qual a dificuldade que o Vettel já passou na carreira? Tudo pra ele veio certinho, ele seguiu à risca toda a receita de um grande campeão. Começou jovem, destacou-se numa equipe pequena, foi para a equipe certa na hora certa, deu o tradicional “chega pra lá” no rival da própria equipe…e tudo deu tão certo que ficou parecendo muito fácil. Isso é que irrita os analistas.

Essa situação só vai mudar se o Vettel sofrer um acidente ou penar na mão de um rival tão bom ou melhor do que ele. Mas até nisso ele tem sorte. A possibilidade de um acidente grave ou fatal é, felizmente, cada vez mais remota na F-1. Quanto aos rivais, Alonso e Raikkonen caminham para o fim da carreira e tendem a anular suas últimas forças na Ferrari. Só vejo o Hamilton com potencial e maturidade para rivalizar, mas o inglês ainda está se adaptando na Mercedes. Vamos ver se a partir de 2014…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Luis Eduardo
10 anos atrás

Então os campeonatos de 2010 (onde ele nunca foi líder até a última corrida) e o de 2012 (decidido também na ultima corrida, sendo que o Alonso entrou na 2ª metade da temporada com mais de 30 pontos de vantagem) foram fáceis?

Duas viradas espetaculares. E dramáticas. Qual drama teve o Alonso nos seus dois títulos? Teve um ano que até abrir mão de uma corrida nos EUA ele abriu por causa dos pneus. Deu 10 pontos de graça pro Schumacher.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Se não foram fáceis, foi culpa do próprio Vettel. Alonso com esta máquina seria campeão em meia temporada desde 2010!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Exato!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

O amor é lindo…

Oi?
Oi?
Reply to  Luis Eduardo
10 anos atrás

O que falta pra ele é um adversário à altura.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Verdade!

Gabriel
Gabriel
Reply to  Luis Eduardo
10 anos atrás

É…até parece que para ganhar o título com tudo o que aconteceu em Interlagos ano passado foi muito fácil para o Vettel ?
Acho que vc não viu a corrida, ou se esqueceu, pois aconteceu de tudo com ele e mesmo assim foi campeão.
E parem com esta história que tudo é muito fácil para ele.
Não é e nunca foi para nenhum campeão.
Todos eles tiveram que trabalhar e muito para isso, alguns nos bastidores com algumas sacanagens, mas sem trabalho ninguém é o melhor.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

A FIA DEVIA PUNIR O ALONSO TAMBEM VEJAM O LINK ABAIXO:
http://www.autoracing.com.br/imbecilidade-explicita-em-video-por-adauto-silva/

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Só tenho uma coisa a comentar do conteúdo desse post:

Suco de laranja de caixinha tem gosto de xarope. Sugiro que compre laranjas e um espremedor. Vale a pena o trabalho extra.

Da corrida e do campeonato? Acabou.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Vettel o melhor piloto no melhor carro feito por adrian o melhor projetista tudo isto
igual a QUATRO titulos seguidos . Ferrari não tem e comando , e nem estrategistas, pois
ferrou os dois pilotos nas paradas. Agora é aguardar o ano que vem!!!!!

Pavarotti
Pavarotti
10 anos atrás

Em 1990, o McLaren MP4/5B era inferior a Ferrari 641.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

É FG como vc mesmo disse em um post recente, deve ser foda para um cara com o Alonso, saber que é o melhor da turma mas não ter carro suficientemente bom para disputar títulos. O fato é que o vice de 2010 foi mais por azar dos concorrentes e brigas dentro da RBR do que competência e carro bom da Ferrari. Em 2012 a Mclaren tinha o melhor e menos confiável carro do grid assim com as quebras da RBR. O que Alonso fez foi se aproveitar as falhas, novamente não foi competência e nem carro bom da Ferrari. Este ano…está se repetindo a história. Vettel fazendo um campeonato a parte e Alonso sendo o melhor do resto. Vice não vale para nada, mas fica para a história o fato de que nestes anos o melhor carro e um dos melhores pilotos está vencendo tudo e o melhor piloto sem o melhor carro está lá sempre em segundo.

Oi?
Oi?
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Se Alonso fosse melhor do que Vettel ñ estaria amargando vices e derrotas desde 2007.

Flavio Monteiro
Flavio Monteiro
10 anos atrás

A corrida poderia ter acabado após a primeira curva. Largada magistral de Choronso e Vettel dando tchau para o resto do grid.

mauricio
mauricio
10 anos atrás

Pilotos que venceram sem ter o melhor carro:
Piquet – 1983
Prost – 1986
Senna – 1990 (sim, aquela Ferrari do John Barnard era melhor que a Mclaren naquele ano)
Senna – 1991
Raikkonen – 2007

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  mauricio
10 anos atrás

Deixe-me respirar tbm o ar da sensatez…..até que enfim…….estou aliviado!

Diego Augusto Queiroz
Diego Augusto Queiroz
10 anos atrás

ESse comentário do Flávio trouxe de volta as viúvas, que estavam sumidas. Bom revê-las, meninas.

Czar
Czar
10 anos atrás

Eu estava aqui torcendo para uma boa saída para o Massa. Lotus, que hoje tem um bom carro, ou McLaren que tem o potencial para ganhar campeonato.

Mas já estou mudando de ideia. Para o bem do Brasil, ele deveria é ficar a pé mesmo.

Massa é sempre muito bonzinho. Com um esforço mínimo qualquer um pode ultrapassá-lo. É hora do pit? Ah, então ele vai perder uma posição. Ou mais. Poderia ao menos se manter ali, sem perder nenhuma. Mas não. Ganhar uma posição então? Náááááá…

Saiu em sexto e dois dos que largaram na sua frente e estavam na sua frente na corrida quebraram. E conseguiu chegar em sétimo.

Não dá.

Jonas
Jonas
10 anos atrás

Problema é que acho que ninguém consegue ver o Vettel disputando um campeonato numa situação invertida com Alonso ou Kimi.

Até pq ele já mostrou que quando a situação não lhe entregou o melhor carro, ele teve performances discretas na disputa direta com os outros dois.

Cacete, até mesmo o desolado canguru não deu vida fácil pra ele nos momentos que não foi um canguru tão desolado assim.

Duvido muito que ele na ferrari, e o Alonso na red bull, conseguiria ser a pedrinha no sapato que o Alonso tem sido, não só nesse, como nos campeonatos anteriores com a sofrível ferrari. Beliscar vitórias? Sim, claro. Mas seguir na disputa do título tirando leite de pedra por vários anos? Acho muito dificil.

Czar
Czar
10 anos atrás

Como é triste o mundo das viúvas.

Não se pode fazer sequer um comentário simples apenas para ilustrar uma situação da atual temporada que já aparece um monte de gente chorando.

Gosto muito de falar sobre F1 (e outras categorias) com qualquer pessoa que acompanha o automobilismo mundial. Mas não dá pra falar com viúva. São sensíveis demais. O choro constante e os ataques histéricos contínuos tiram todo o prazer da conversa.

Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Flávio, dois atos falhos seus no começo da resenha. Senna foi campeão com DOIS carros inferiores que seu concorrente direto. Em 90, lutou contra Prost e uma Ferrari igualmente rápida, mas muito mais moderna. Em 91,contra n aa Williams de outro mundo. Neste ano, ele só ganhou pela vantagem que abriu no começo do ano.

Senna tinha bons carros, mas nem sempre os melhores. E sabia como ninguém extrair o melhor de cada um!

Stevan
Stevan
10 anos atrás

Vettel somente com a vigésima maior velocidade final, e ainda assim 2 segundos mais rapido por volta. Estaria ele apenas controlando o ritimo, tendo mais pra mostrar se fosse preciso??

Rafael Bubolz
Rafael Bubolz
10 anos atrás

“Senna, por acaso, foi campeão alguma vez sem ter o melhor carro? Ao contrário, chegou a perder título com o melhor carro, em 1989.”

Em 1991 Senna não tinha o melhor carro e você sabe disso! Só venceu porque era o Mansell.

Mario
Mario
10 anos atrás

FG viu o twitter da Lotus https://twitter.com/Lotus_F1Team/status/381851821959954432/photo/1 com uma bandeira brasileira de uma torcedora do Felipe? Um indicio ou inicio de uma parceria quem sabe?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mario
10 anos atrás

Uma “traída” bastante iludida…

thiago
thiago
10 anos atrás

flávio, em 91 a mclarem era o melhor carro? de jeito nenhum… aquele ano o senna ganhou no braço!!!!!

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Vettel é muito bom, esta com o conjunto perfeito, melhor carro e um ótimo piloto, sem duvidas. Ja o Alonsito, nao tem, nem de longe, um carro a altura de disputar o título e mesmo assim ele vai, no braço, na habilidade. Nenhum dos dois pode contar com os companheiros de equipe, que são, bem fraquinhos. agora comparar o Vettel em numeros de vitorias com os pilotos mais antigos como, Senna, Prost, é covardia, atualmente tem muito mais corridas. Cada coisa com o seu tempo e sua realidade.

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Interessante o Viceonso agora se contentar com o 2º lugar como se fosse o 1º!!!

“Um pódio fantástico que tem gosto de vitória para nós”, comemorou Alonso.

É como diz o velho e sábio ditado:

O hábito faz o Monge!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

E o maior Viceonso de todos os tempos já contaminou até a Ferrari!!!

“A única coisa que podemos fazer é tentar e procurar permanecer sempre em segundo”, disse Domenicali.

É como diz o velho e sábio ditado:

Dize-me com quem andas e te direi quem és!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
10 anos atrás

ai ai ai ai ai…

esse primeiro parágrafo… nem li o resto, já vim direto pro comentários… hehehe

Fabio Azevedo
Fabio Azevedo
10 anos atrás

Flavio não entendo esta coisa de sempre têm que lembrar do Senna para ter algum debate. Vc sabe melhor do que a gente como ótimo comentarista que é que o em 1991 o Mansell.teve o melhor carro em 1991. Em 1989 Senna teve o melhor carro ao lado do Prost ou seja “perdeu” para outro piloto do mesmo nível dele e com mesmo carro. A respeito do Vetel já é um dos melhores pilotos da história como Schumacher, Senna, Prost dentre outros cada um na sua época.

Ademir
Ademir
10 anos atrás

Em 1990 e 1991 Senna não tinha o melhor carro. E em 1990 o carro dele tinha câmbio manual, contra o câmbio automático da Ferrari!

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Ok ok…
Grande Vettel.
Mas acho que no lugar dele Alonso faria igual.
Hamilton faria igual.
Até Kimi faria igual.
No mais isso não significa nada.
F1 não é atletismo, nem tênis, nem nenhum outro esporte individual.
Bom piloto tem que ter bom carro e boa equipe.
Isso não é demérito do Alemãozinho e sim uma qualidade.

David Santos
David Santos
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Boa Banana Joe! Direto, sucinto e definitivo! Palmas pra Vc com louvor!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Massa disse que não vai ajudar Alonso.
Não precisou. Ficou para trás, logo na primeira volta.

igor
igor
10 anos atrás

na boa, flavio.

vettel só ganha pq tem o melhor carro e pq seu companheiro de equipe é fraquissimo

senna perdeu 89 pro prost pq tinha o mesmo carro, e era tão bom piloto quanto.

queria ver se o vettel faria o mesmo que o alonso faz (com o quarto carro de grid, larga sempre em sétimo/oitavo e chega toda corrida em segundo). Esse cara é um monstro!

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  igor
10 anos atrás

É um ‘monstro’ que não tem competência para largar mais à frente do grid.

Ricardo Cérbero
Ricardo Cérbero
10 anos atrás

Sobre o que foi dito no 1º e 2º parágrafo, o que chama a atenção é a contradição, se for analisado na outra via, ou seja, se fosse um brasileiro, ou se fosse o próprio Senna. Seria necessário todo o efetivo policial disponível para controlar o entusiasmo na chegada do “super-brasileiro” ao país, servidores não aguentariam a demanda de acessos valorizando as conquistas do sujeito, matérias do tipo “vergonha alheia” na TV, e seriam várias enquetes e petições junto a FIA exigindo que o idioma oficial do automobilismo da Via Láctea fosse o português.

E a maior contradição de todas: criticam o canal oficial pelo seu método de trabalho, mas agindo como “pachecos” e com esta necessidade às vezes bizarra de comparação, acabam propagando – e consagrando – tal método.