Flavio Gomes quinta-feira, 8 de maio de 2014 18:26 31 comentários
Hoje faz 32 anos que morreu Gilles Villeneuve, num treino em Zolder. O Lucas Carioli mandou esta foto rara, dos jornalistas na sala de imprensa do autódromo belga acompanhando as imagens pela TV.
Que pecado esse cara ter partido sem um título mundial.
Que pecado.
Paulo Pinto
9 anos atrás
A lambança no GP do Japão/1977, já mostrava como seria a curta carreira do canadense na Fórmula-1.
carlos lima
9 anos atrás
Foto excepcional. A tensão e a expectativa estão nos rostos olhando para cima, para a TV. Grande homenagem à memória de Gilles Villeneuve. Bravo!
Eduardo_SC
9 anos atrás
Tinha 5 anos quando ele morreu. Difícil dar uma opinião precisa, só quem viveu a época para compará-lo aos demais dentro daquela conjectura, mas no GP do Canadá de 81 ele mostrou com quantos paus se faz uma canoa.
Mario Gasparotto
9 anos atrás
Gilles foi talvez o piloto mais espetacular da História da Fórmula 1. E espetáculo no sentido de animar uma corrida que daria sono ao mais fanático fã de Fórmula 1. Ele ignorava os limites de seu carro e os seus próprios limites na maioria das vezes, por isso o grande número de abandonos e acidentes. Mas com Gilles no grid, a corrida nunca seria totalmente monótona.
Gabriel
9 anos atrás
Essa foto foi tirada por Phillipe Graton e foi disponibilizada, no dia 7 de maio, pelo Ventisetterosso, página do FB dedicada à memória e aos feitos de Gilles.
Klaus
9 anos atrás
Pra mim, que acompanhei a carreira dele, e, de todos que vi, o mais espetacular piloto de todos os tempos!
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás
Tinha 12 anos incompletos…
Meu piloto predileto… O treino não passava de sábado…Eu fiquei sabendo na chamada do Jornal Nacional… Confesso que foi a primeira dor por um desconhecido (pessoalmente) que senti em minha vida. E é estranho um cara que a gente nem conhece pessoalmente, parecer que faz parte de nossa vida e vai fazer falta.
Esse cara me fez falta. O mais arrojado de todos os tempos. Como gostava de vê-lo guiar.
E que obra-prima em movimento ele e Arnoux protagonizaram em Dijon 79… Nunca, nunca na história de formula um houve algo mais sensacional que aquilo (na minha modesta opinião é claro).
Maio é um mês triste para quem gosta de automobilismo.
Fazem falta…
Antonio Seabra
9 anos atrás
A maior habilidade natural que já empunhou um volante, o piloto mais corajoso de todos sos tempos, o cara mais leal dentro e fora das pistas.
Todo dia em que morre um piloto é um dia triste, mas o 8 de maio, pra mim, é o dia mais triste do ano, em relação a F1: o dia em que o mundo das corridas perdeu o melhor piloto de todos os tempos. Em seguida vem o 7/04/68 (Clark) e o 18/03/77 (Moco).
Em 2011 3 2013 eu esetive ao lado da Ferrari 126C1 do Gilles, e pude ver como aquele carro era simples, quase espartano, comparado com os atuais. Nivel de segurança muito próximo de zero. Basta lembrar que o Gilles morreu por fratura da columa por tração, a bem dizer, enforcado, O banco e parte do cito de segurança se romperam e o corpo foi atirado a distancia. Apesar da viloencia do choque o corpo dele não sofreu danos extensos, a morte se deu por fratura (estiramento) da coluna, uma vez que a cabeça (capacete) ficou retido pelo lado do cinto que não se destacou do monocoque. Meses depois , no acidente em que o Pironi “detonou” as pernas, a foto de capa da Autosprint mostra detalhe similar: parte do lado do cinto se desprendeu do monocoque.
O Piquet acusou a Ferrari pela morte do Gilles, na sua coluna mensal na Autosprint, e foi execrado por Maranello. Meses depois, com essa foto de capa (acho que do Angelo Orsi), a Autosprint sem querer acabou dando razão ao brasileiro.
Gilles era um grande, o maior de todos, sempre. Não é atoa que era o piloto preferido de muitos pilotos e dos grandes cronistas, verdadeiramente conhecedores do assunto, entre eles Dennis Jenkinson e Nigel Roebuck.
Puxa, vc disse tudo o que era para ser dito. Eu aprendi a gostar desse esporte maluco por causa do Gilles. Ainda lembro com se fosse hoje, quando o vi aqui no Rio de Janeiro fazendo os tradicionais testes de início de temporada. Para mim foi um choque ver. quando perambulava pelo boxes, sim era possível isso naquela época, final dos anos 70 e início dos 80, ver que os carros eram muito frágeis, com materiais comuns com alumínio e tubos de aço, com um tanque cheio de gasolina e um turbocompressor gigantesco incandescente bem próximo dali. Percebi que era preciso muito coragem e maluquice e paixão para correr naquilo. Sua morte para mim foi horrível, um dos piores dias de minha vida adolescente.
Paulo Pinto
9 anos atrás
Nelson Piquet, com sua ironia costumeira, dizia que Gilles batia mais que bengala de cego.
Ulisses
9 anos atrás
Lenda!
Sinto que, pilotos dessa estirpe, não teriam lugar nessa F1 fresquinha de hoje.
Interessante que mesmo com número exato de anos da morte do Senna, Schumacher lutando contra a morte, e Villeneuve continua sendo lembrado, talvez por nunca ter jogado o carro para cima de ninguém e por ter tentado bater seus adversários na pista, não fora dela. Arnoux por sinal nunca questiona aquela disputa em Dijon. Em uma das frases ele diz que o primeiro dos dois que tirasse o pé sairia capotando de tão junto que os carros estavam, rs.. Isso mostra o quanto foi leal aquela disputa,.. diferente do Schumacher que fez uma vez de Benetton(acho que 94 podem ter considerado coisa de corrida ou que ele não viu, só pode..) e na outra de Ferrari pra dizer que ele foi sujo mesmo,.. 90 não deveria ter terminado daquele jeito. Tivesse ganho na pista Senna seria ainda mais idolatrado do que hoje,..
Defecar porcarias pelo teclado é uma péssima forma de homenagear o piloto em pauta, só pra constar.
Fernando Monteiro
9 anos atrás
Aquela época ainda trazia um certo romantismo, pois os carros eram muito rápidos e perigosos, era coisa de gente maluca sentar a bota naquelas coisas e Gilles sentava a bota mesmo. Para termos uma noção de como as coisas eram, hoje em dia os jornalistas chegam para os pilotos e perguntam – “na sua opinião fulano, qual é o melhor carro do grid?” – mas naquela época, disso eu me lembro bem, a pergunta era – ” para você fulano, qual o carro mais perigoso do grid?” – em uma dessas perguntas feitas para Piquet no final de 1980, se não me engano, ele simplesmente disse – ” Ferrari e Renault são verdadeiras cadeiras elétricas, são carros muitos perigosos. Outros tempos…
Bosley De La Noy
9 anos atrás
Putz! É você lá no meio da foto???
Júnior
9 anos atrás
É impressão minha ou esta pessoa em primeiro plano, bem a esquerda, é o Capitão Spock de Star Trek? :D
Um senhor piloto de corrida , em uma F1 sem os mimimis da atual !
Rafael Assis
9 anos atrás
Nasci nesse mesmo dia, as 11h05 da manhã, talvez explique o pq sempre gostei de F1
Alex
9 anos atrás
Deixou um vazio imenso na F-1. Era o tipo de piloto que vivia cada corrida com a intensidade máxima, como se fosse a última prova de sua vida. Era o oposto de Lauda, Prost ou Piquet. Apesar de campeã em 1979, a Ferrari já iniciava seu declínio, por isso, suas 6 vitórias em apenas 5 anos de F-1 são muito respeitáveis, ainda mais, levando em conta o extremo equilíbrio de forças que havia naquela época. Mesmo com seu estilo ultra-arrojado, às vezes, temerário, se tivesse em mãos um bicho-papão tipo a McLaren-Porsche de 84/85, Gilles poderia ter sido campeão fácil, fácil.
Marcelo
9 anos atrás
Lembro como se fosse hoje, meu pai me acordou dizendo que um piloto da Ferrari tinha sofrido um gravíssimo acidente(ele sabia que assistia todas as corridas desde o GP Brasil 1981). Fiquei esperando horas na frente da tv pra ver as imagens do acidente, mas meu pai já tinha avisado:
“piloto saiu voando para fora do carro a mais de 200 por hora, ninguém escapa vivo”.
Lembro do programa ‘Sinal Verde’ a noite, Reginaldo Leme disparou:
“8 Maio de 1982, terminou em Zolder uma das carreiras mais impressionantes da Formula 1, Gilles Villeneuve”
Curioso é que nunca tinha visto um piloto da Ferrari ser campeão, passei a torcer para a equipe depois do vice de Alboreto em 85. Nem a dupla Prost-Nichols levou a Ferrari ao título, mas tudo foi compensado com Schumacher, Brawn e Byrne. Pra mim foi o maior feito na Formula Um, levar um time em baixa(que era motivo de piadas por anos) aos títulos e domínio!
Alonso sempre destacou que quem fazia a diferença na RBR era Newey e não Vettel, então Schumacher foi mesmo o “cara”, pra ser hepta sempre teve que superar Williams e Mclarens de Newey.
Esse ano o espanhol mudou o discurso, a culpa dessa vez é do motor alemão, e pensar que Alonso se ofereceu a RBR na Hungria 2013.
Resta saber quem vai ser campeão na Mercedes, com o título na mão ele ainda pode esnobar:
“Alonso Who? Ferrari Who? Vettel Who? Newey Who?”
Tom
9 anos atrás
Muito bom Gilles Vileneuve, principalmente na chuva,mas o Pirroni era arrojado e tecnico também,o melhor piloto francês que ví na F1.
virginia
9 anos atrás
certamente o melhor de todos e eterno em nossa memória….valeu bravo gilles!!!!!
Conde
9 anos atrás
Era esétacular mesmo .
Dú
9 anos atrás
Baita foto.
Quando Jornalistas entendiam de automobilismo.
Quando Jornalistas eram conhecidos dos Pilotos, e não que os conheciam.
Quando Jornalistas não reclamavam do buffet da sala.
Quando Jornalistas eram Jornalistas.
Paulo Pinto
9 anos atrás
Gilles era o tipo de piloto que não ia morrer de velho.
Ricardo Abreu Lima
9 anos atrás
Me lembro bem, estava trabalhando e ouvindo o treino no radinho.
Já agora, o senhor ao centro da foto, mais ao fundo, é o Jean Graton, o criador da HQ do Michel Vaillant.
Christian S.
9 anos atrás
Em minha opinião não tem para ninguém o melhor de todos os tempos. Em segundo podem por quem quiserem até vários como Senna, Schummi, Piquet, Prost, Clark, Fangio, Lauda, Ascari…. mas como o Gilles não teve ninguém
Maurício MV.
9 anos atrás
32 anos sem o mais espetacular piloto de todos os tempos.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Que pecado esse cara ter partido sem um título mundial.
Que pecado.
A lambança no GP do Japão/1977, já mostrava como seria a curta carreira do canadense na Fórmula-1.
Foto excepcional. A tensão e a expectativa estão nos rostos olhando para cima, para a TV. Grande homenagem à memória de Gilles Villeneuve. Bravo!
Tinha 5 anos quando ele morreu. Difícil dar uma opinião precisa, só quem viveu a época para compará-lo aos demais dentro daquela conjectura, mas no GP do Canadá de 81 ele mostrou com quantos paus se faz uma canoa.
Gilles foi talvez o piloto mais espetacular da História da Fórmula 1. E espetáculo no sentido de animar uma corrida que daria sono ao mais fanático fã de Fórmula 1. Ele ignorava os limites de seu carro e os seus próprios limites na maioria das vezes, por isso o grande número de abandonos e acidentes. Mas com Gilles no grid, a corrida nunca seria totalmente monótona.
Essa foto foi tirada por Phillipe Graton e foi disponibilizada, no dia 7 de maio, pelo Ventisetterosso, página do FB dedicada à memória e aos feitos de Gilles.
Pra mim, que acompanhei a carreira dele, e, de todos que vi, o mais espetacular piloto de todos os tempos!
Tinha 12 anos incompletos…
Meu piloto predileto… O treino não passava de sábado…Eu fiquei sabendo na chamada do Jornal Nacional… Confesso que foi a primeira dor por um desconhecido (pessoalmente) que senti em minha vida. E é estranho um cara que a gente nem conhece pessoalmente, parecer que faz parte de nossa vida e vai fazer falta.
Esse cara me fez falta. O mais arrojado de todos os tempos. Como gostava de vê-lo guiar.
E que obra-prima em movimento ele e Arnoux protagonizaram em Dijon 79… Nunca, nunca na história de formula um houve algo mais sensacional que aquilo (na minha modesta opinião é claro).
Maio é um mês triste para quem gosta de automobilismo.
Fazem falta…
A maior habilidade natural que já empunhou um volante, o piloto mais corajoso de todos sos tempos, o cara mais leal dentro e fora das pistas.
Todo dia em que morre um piloto é um dia triste, mas o 8 de maio, pra mim, é o dia mais triste do ano, em relação a F1: o dia em que o mundo das corridas perdeu o melhor piloto de todos os tempos. Em seguida vem o 7/04/68 (Clark) e o 18/03/77 (Moco).
Em 2011 3 2013 eu esetive ao lado da Ferrari 126C1 do Gilles, e pude ver como aquele carro era simples, quase espartano, comparado com os atuais. Nivel de segurança muito próximo de zero. Basta lembrar que o Gilles morreu por fratura da columa por tração, a bem dizer, enforcado, O banco e parte do cito de segurança se romperam e o corpo foi atirado a distancia. Apesar da viloencia do choque o corpo dele não sofreu danos extensos, a morte se deu por fratura (estiramento) da coluna, uma vez que a cabeça (capacete) ficou retido pelo lado do cinto que não se destacou do monocoque. Meses depois , no acidente em que o Pironi “detonou” as pernas, a foto de capa da Autosprint mostra detalhe similar: parte do lado do cinto se desprendeu do monocoque.
O Piquet acusou a Ferrari pela morte do Gilles, na sua coluna mensal na Autosprint, e foi execrado por Maranello. Meses depois, com essa foto de capa (acho que do Angelo Orsi), a Autosprint sem querer acabou dando razão ao brasileiro.
Gilles era um grande, o maior de todos, sempre. Não é atoa que era o piloto preferido de muitos pilotos e dos grandes cronistas, verdadeiramente conhecedores do assunto, entre eles Dennis Jenkinson e Nigel Roebuck.
Antonio
Puxa, vc disse tudo o que era para ser dito. Eu aprendi a gostar desse esporte maluco por causa do Gilles. Ainda lembro com se fosse hoje, quando o vi aqui no Rio de Janeiro fazendo os tradicionais testes de início de temporada. Para mim foi um choque ver. quando perambulava pelo boxes, sim era possível isso naquela época, final dos anos 70 e início dos 80, ver que os carros eram muito frágeis, com materiais comuns com alumínio e tubos de aço, com um tanque cheio de gasolina e um turbocompressor gigantesco incandescente bem próximo dali. Percebi que era preciso muito coragem e maluquice e paixão para correr naquilo. Sua morte para mim foi horrível, um dos piores dias de minha vida adolescente.
Nelson Piquet, com sua ironia costumeira, dizia que Gilles batia mais que bengala de cego.
Lenda!
Sinto que, pilotos dessa estirpe, não teriam lugar nessa F1 fresquinha de hoje.
Interessante que mesmo com número exato de anos da morte do Senna, Schumacher lutando contra a morte, e Villeneuve continua sendo lembrado, talvez por nunca ter jogado o carro para cima de ninguém e por ter tentado bater seus adversários na pista, não fora dela. Arnoux por sinal nunca questiona aquela disputa em Dijon. Em uma das frases ele diz que o primeiro dos dois que tirasse o pé sairia capotando de tão junto que os carros estavam, rs.. Isso mostra o quanto foi leal aquela disputa,.. diferente do Schumacher que fez uma vez de Benetton(acho que 94 podem ter considerado coisa de corrida ou que ele não viu, só pode..) e na outra de Ferrari pra dizer que ele foi sujo mesmo,.. 90 não deveria ter terminado daquele jeito. Tivesse ganho na pista Senna seria ainda mais idolatrado do que hoje,..
Defecar porcarias pelo teclado é uma péssima forma de homenagear o piloto em pauta, só pra constar.
Aquela época ainda trazia um certo romantismo, pois os carros eram muito rápidos e perigosos, era coisa de gente maluca sentar a bota naquelas coisas e Gilles sentava a bota mesmo. Para termos uma noção de como as coisas eram, hoje em dia os jornalistas chegam para os pilotos e perguntam – “na sua opinião fulano, qual é o melhor carro do grid?” – mas naquela época, disso eu me lembro bem, a pergunta era – ” para você fulano, qual o carro mais perigoso do grid?” – em uma dessas perguntas feitas para Piquet no final de 1980, se não me engano, ele simplesmente disse – ” Ferrari e Renault são verdadeiras cadeiras elétricas, são carros muitos perigosos. Outros tempos…
Putz! É você lá no meio da foto???
É impressão minha ou esta pessoa em primeiro plano, bem a esquerda, é o Capitão Spock de Star Trek? :D
É ele mesmo \O/
Um senhor piloto de corrida , em uma F1 sem os mimimis da atual !
Nasci nesse mesmo dia, as 11h05 da manhã, talvez explique o pq sempre gostei de F1
Deixou um vazio imenso na F-1. Era o tipo de piloto que vivia cada corrida com a intensidade máxima, como se fosse a última prova de sua vida. Era o oposto de Lauda, Prost ou Piquet. Apesar de campeã em 1979, a Ferrari já iniciava seu declínio, por isso, suas 6 vitórias em apenas 5 anos de F-1 são muito respeitáveis, ainda mais, levando em conta o extremo equilíbrio de forças que havia naquela época. Mesmo com seu estilo ultra-arrojado, às vezes, temerário, se tivesse em mãos um bicho-papão tipo a McLaren-Porsche de 84/85, Gilles poderia ter sido campeão fácil, fácil.
Lembro como se fosse hoje, meu pai me acordou dizendo que um piloto da Ferrari tinha sofrido um gravíssimo acidente(ele sabia que assistia todas as corridas desde o GP Brasil 1981). Fiquei esperando horas na frente da tv pra ver as imagens do acidente, mas meu pai já tinha avisado:
“piloto saiu voando para fora do carro a mais de 200 por hora, ninguém escapa vivo”.
Lembro do programa ‘Sinal Verde’ a noite, Reginaldo Leme disparou:
“8 Maio de 1982, terminou em Zolder uma das carreiras mais impressionantes da Formula 1, Gilles Villeneuve”
Pra matar a saudade…
Sinal Verde GP USA – Long Beach 1983(8:16 min)
http://www.youtube.com/watch?v=lCV4EevJM54
Curioso é que nunca tinha visto um piloto da Ferrari ser campeão, passei a torcer para a equipe depois do vice de Alboreto em 85. Nem a dupla Prost-Nichols levou a Ferrari ao título, mas tudo foi compensado com Schumacher, Brawn e Byrne. Pra mim foi o maior feito na Formula Um, levar um time em baixa(que era motivo de piadas por anos) aos títulos e domínio!
Alonso sempre destacou que quem fazia a diferença na RBR era Newey e não Vettel, então Schumacher foi mesmo o “cara”, pra ser hepta sempre teve que superar Williams e Mclarens de Newey.
Esse ano o espanhol mudou o discurso, a culpa dessa vez é do motor alemão, e pensar que Alonso se ofereceu a RBR na Hungria 2013.
Resta saber quem vai ser campeão na Mercedes, com o título na mão ele ainda pode esnobar:
“Alonso Who? Ferrari Who? Vettel Who? Newey Who?”
Muito bom Gilles Vileneuve, principalmente na chuva,mas o Pirroni era arrojado e tecnico também,o melhor piloto francês que ví na F1.
certamente o melhor de todos e eterno em nossa memória….valeu bravo gilles!!!!!
Era esétacular mesmo .
Baita foto.
Quando Jornalistas entendiam de automobilismo.
Quando Jornalistas eram conhecidos dos Pilotos, e não que os conheciam.
Quando Jornalistas não reclamavam do buffet da sala.
Quando Jornalistas eram Jornalistas.
Gilles era o tipo de piloto que não ia morrer de velho.
Me lembro bem, estava trabalhando e ouvindo o treino no radinho.
Já agora, o senhor ao centro da foto, mais ao fundo, é o Jean Graton, o criador da HQ do Michel Vaillant.
Em minha opinião não tem para ninguém o melhor de todos os tempos. Em segundo podem por quem quiserem até vários como Senna, Schummi, Piquet, Prost, Clark, Fangio, Lauda, Ascari…. mas como o Gilles não teve ninguém
32 anos sem o mais espetacular piloto de todos os tempos.