MENU

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 - 19:42Autódromos, F-1

SEM NÜRBURGRING

SÃO PAULO (ninguém resolve?) – O GP da Alemanha deste ano, que pelo sistema de rodízio adotado em 2008 deveria acontecer em Nürburging, será de novo em Hockenheim. Pelo jeito, Bernie não se entendeu com os novos donos do histórico autódromo de Eifel.

Tudo porque, um belo dia (eu já tinha parado de viajar para as corridas, então foi depois de 2005), alguém resolveu transformar Nürburgring numa espécie de Disneylândia cheia de “atrações”. O custo da obra foi monumental, as despesas de manutenção são altíssimas, e o retorno nunca veio. É tudo muito bonito e bacana, mas o planejamento foi furado. A região só tem gente quando tem corrida (ou show de rock). As cidades próximas são pequenas, os grandes centros estão distantes, e ninguém vai a Nürburgring para andar de kart indoor, ou para fazer uma convenção, ou para comer um cheeseburger.

Exageraram na dose. Enquanto era apenas uma pista de corridas, funcionava bem e dava para pagar os custos com os eventos motorizados. Agora, ninguém sabe o que fazer com o complexo todo.

nurnovobrega

17 comentários

  1. Rud disse:

    Mantenha o circuito, E joga no chão o que não é necessário para o automobilismo. No lugar plantem árvores!

  2. José Eduardo disse:

    Só pensei em Interlagos e as obras e reformas do nosso templo sagrado do automobilismo ….imagina se o governo Haddad faz alguma um tanto fora da realidade de SP. Ou apenas ousa no visual e nas possibilidades da pista. De um lado a CBA cai de pau reclamando de tudo e do outro a Globo, a Veja, a Folha e companhia caem matando e comem o fígado do cara. E fora que vai ser o discurso de a o PT esta falindo o Brasil é isso e aquilo…mas em Nurburg, da poderosa Alemanha foi só um deslize que se repara em alguns anos..
    .Para quem gosta do discurso de que as coisas só ocorrem no Brasil, que a esquerda está acabando com o país, é bom refletir o observar os erros lá fora também ocorrem, que independente que quem manda ….temos nosso valor é nossa capacidade…..

  3. ulysses disse:

    Mas tem uns videos bem legais no youtube da galera andando nessa pista com diversos carros, motos e tudo quanto é coisa junto.

  4. Davi Ribeiro disse:

    Deram um Cadlac para um pobre homem dono de umas terrinhas no interior. Ele não tem como manter…
    Teria que reformular tudo. Ver o que tem como gerar lucro e tirar o que está só de enfeite e exigindo um alto custo de manutenção.
    Track Days, também acredito que seria uma boa. Fazer uma parceria com a administração do Nordschleife seria o ideal.

  5. Vinicius LMS disse:

    Uma curiosidade, olha quem foi o arquiteto dessa Disneylândia:

    Design team:
    Architektur: Tilke GmbH & Co. KG

    Sim, o Tilke mais uma vez com seu dedo podre, sei que ele não é o responsável, mas acho que ele é pé-frio.

  6. Paulo Barros disse:

    Só sei que se deixarem o Norsdchleife ficar no mesmo estado em que está o antigo traçado de Hockenheim eu juro que procuro um tratamento com hipnose ou alguma outra forma de lavagem cerebral para esquecer tudo o que eu gosto de automobilismo.

  7. Alessandro Silva disse:

    Merda é ter de assistir à corrida desse ano no Tilkódromo deformado de Hockenheim. A Formula 1 vai bem…

  8. Hermann disse:

    Eu tinha um sonho,,,,,, andar em Nordschleife, dirigindo um Tyrrell-Ford 006

  9. Brabham-5 disse:

    Mesmo assim, ainda deve ser (como sempre foi) uma pista melhor que Hockenheim.

  10. Jonny'O disse:

    Espero que não aconteça algo semelhante com Interlagos.

    O grande problema dessas obras gigantes é a manutenção…….quanto maior ,é claro, precisa de mais gente pra cuidar ….. novas instalações luxuosas são mais caras pra manutenção , necessita de matérias apropriados pra limpeza …etc.

    Se é tudo cimento….basta um balde de água com cloro …..e por ai vai.

    Depois quem paga a conta são os pilotos ,equipes ,publico……..enquanto a patota que fez a modernização ….encheu o C. de dinheiro.

    E o automobilismo ……..puro e simples, fica em segundo plano.

  11. Ferdinandes disse:

    Nordschleife, acho, tem um dono; e Nurburgring da F1 atual outro. Nao?
    Bem, se liberasse Nurburgring pra track-day como Nordschleife, duvido que a conta nao fecharia…

  12. Arnilha disse:

    Eu fui até lá para andar em Nordschleife e foi umas das melhores experiências da minha vida.

    Na época eu não sabia dessa reforma no autódromo e de toda a disneylândia que foi construída na parte do circuito novo. Peguei o caminho pelo GPS, saindo de Colônia e entrei pelo lado antigo do circuito. Fui embora pelo mesmo lugar e não vi nada da parte nova.

    Não sei se isso foi bom ou ruim. Pois a minha lembrança de Nurburgring será sempre de um circuito clássico, cravado em meio a natureza alemã, cheio de garagistas ao redor e com uma alma espetacular.

    • luiz alberto disse:

      Acertou na mosca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Esta é a unica, grande e verdadeira diversão que se pode ter em Nürburgring, pois ele é único ,uma pista feita nos tempos em que piloto tinha que antes de tudo ,ter muita coragem,ousadia e domínio da maquina,pista feita para quem gosta mais de pilotar do que se exibir!( como nos ovais),pista que para se andar em altas velocidades (altas mesmo) tem de ser PILOTO e saber virar o volante para os dois lados e em varias angulações. Ainda bem que os alemães responsáveis pelo belo circuito (O Nord ) não o transformaram num Tiltika luxuoso e de traçado horroroso.

    • Fred disse:

      Tive uma experiência semelhante. Corri lá em maio passado. Foi tudo meio apertado, no mesmo dia eu tinha que cruzar e parar no sul da Bélgica e dormir em Luxemburgo, então não vi nada do lado novo. Cheguei direto na RSR Nurburg, esperei umas 4 horas pra ir pra pista (acidentes…), peguei um RS265, corri e voltei pra oficina deles. Depois parei numa das cidadezinhas (Adenau?) num trailer/bar/loja cheio de entusiastas locais e segui viagem. Não vi o letreiro bonitão, não vi hotéis, não vi nada… Só o trailer “clássico” perto do acesso à pista mesmo, onde comi um sanduba – banheiros sujos de restos de pilotagem como vemos num kartódromo desses mais fuleiros. pichações, nada era gourmetizado.

  13. Paulo F. disse:

    Põe na chom como diria Dona Armênia. Fica inventando dá nisso. Tem que manter aquela linda pista de mais de 20 km (Nordschleife) que abrigava as corridas de F1 , quando F1 era uma coisa para quem tinha bolas. Sem mimimi, papo reto. Races are dangerous! Qualquer outra coisa é enganação pura. Dito!

  14. Rafael Chinini disse:

    uma pena quando o sonho é maior que a realidade, sendo que foi super bem intencionado.

  15. Allez Alonso! disse:

    Austin também anda mal das pernas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>