MP NA ESTRADA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 27 de abril de 2015 - 16:32Encontros

MP NA ESTRADA

SÃO PAULO (lindos de morrer) – Sábado foi dia de passeio do Clube MP Lafer Brasil. Saíram de São Paulo e foram a Serra Negra. No total, 80 carros, sendo sete do Rio. Adoro esses carrinhos. O Jean Tosetto conta como foi. Para ilustrar, foto incrível: o primeiro protótipo, 1972, e o último emplacado, 1989 — este, raríssimo, na minha modesta avaliação, embora esteja longe da beleza dos modelos que deram origem à série.

Parabéns a todos.

bmpap1501

6 comentários

  1. Jean Tosetto disse:

    Agradeço a você, Flavio Gomes, pelo espaço que concede para os clubes e aficionados dos mais variados carros antigos, divulgando seus eventos.

    Essa foto foi uma feliz coincidência, pois os carros estacionaram aleatoriamente no posto do km 28 da Bandeirantes, para a largada do passeio do MP Lafer. Muita gente passou batida pelos carros, indo cumprimentar amigos que se veem uma vez por ano, mas tive a felicidade de fazer a observação.

    O protótipo da direita se chamava MGT, era originalmente negro com capota em xadrez. Os pneus não tinham faixas brancas e a grade frontal não tinha os faróis auxiliares e suporte para insignias. Quem restaurou o carro o deixou belamente deste jeito.

    E agora cabe fazer uma defesa do MP Lafer da esquerda (cujos faróis auxiliares amarelos não são originais do modelo), da versão TI – Turismo Internacional. Esta versão do MP foi um modo da Lafer reduzir custos de produção, eliminando peças cromadas, e também para dar mais liberdade para seus designers experimentarem inovações, tentando trazer o carro para a cara dos anos 80.

    Esteticamente cada um tem seu gosto, mas conceitualmente o MP Lafer TI é muito interessante. Reparem nos spoilers sobre o para-choque frontal, que evita a passagem de ar sob os para-lamas, melhorando a aerodinâmica do modelo. O interior do conversível é muito bonito, com estofamento em couro branco e painel de madeira laqueada também branca. Neste link, lá dos primórdios do site do MP, há mais detalhes sobre o carro: http://wwv.com.br/mplafer/g_benevides.htm

    Cabe lembrar que o fim da produção do MP Lafer lembra o que aconteceu com os Beatles – eles gravaram “Let It Be” antes de “Abbey Road” mas lançaram o álbum experimental por último. Pois bem, este MP TI da foto foi o último construído na fábrica, tendo sido licenciado em 1989, embora alguns pouquíssimos carros da versão clássica, estocados, fossem comercializados até 1990.

  2. Jason Vôngoli disse:

    Note que, no protótipo, as portas tinham abertura “suicida”, como nos MG TD de verdade.
    Já o último era uma aberração. Só lembro de ter visto em fotos.

  3. PRNDSL disse:

    Em um episódio recente do “SOS carros” recuperaram um MG TA (acho que era 1936) .

  4. Farid Salim Junior disse:

    Apesar do motor traseiro e do fraco desempenho, eram muito bem construídos e tinham ótimo acabamento! Prefiro lembrar dos MG TF do Avallone, que tinham motores dianteiros e tração traseira – como os originais.
    Contudo, deixaram sua marca na história. E, o último modelo – o branco – só pecou por não oferecer a grade cromada nem como opcional. E, era caro pacas, na época!

  5. Helton Fernandes disse:

    O 89 queria ser uma Lotus 7…

  6. Fernando disse:

    O último pode ser raríssimo, mas é feio pra caramba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>