MENU

quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 18:37F-1

RODADA DUPLA?

SÃO PAULO (calma, tudo em seu tempo) – O terceiro treino livre, sábado de manhã, vira classificação. O horário da classificação, à tarde, uma corrida curta. Essa é uma das ideias que podem ser aprovadas para a F-1 em 2016.

Muda completamente a cara do fim de semana. Os tradicionalistas irão torcer o nariz. Muitos acharão bacana.

Confesso que ainda não sei bem o que pensar. A definição da pole, que sempre teve uma certa solenidade, perde peso. E imaginar duas corridas por fim de semana é algo que aponta para uma certa banalização de um GP.

Mas é algo para se pensar, sem dúvida.

E teve mais, medidas já aprovadas para 2017 – como redução da eletrônica, pneus mais largos, mais motores para fabricantes estreantes, punições menos estapafúrdicas… Estão se mexendo.

28 comentários

  1. Rodrigo Timbó disse:

    Confesso que não sou muito a favor dessa de corrida classificatória, até porquê é totalmente contraditória, ouvi boatos de corridas de 1 hora no sábado, mas falam de redução de custos e os motores mal acabam os GPs da temporada completa.

    Gostava bastante quando havia classificatório na sexta e no sábado, acho um atrativo tanto pra audiência televisiva, quanto no autódromo. Cria um ar de definição; opa, esse cara fez o melhor tempo, será que mantem a pole para amanhã. Eu penso dessa forma.

  2. Paulo Pinto disse:

    Duas corridas em um mesmo GP? Tô fora!

  3. Thiago disse:

    A corrida curta com o grid do domingo não parece boa idéia, mas fazê-lo com os terceiros-pilotos (os atuais de teste) com direito à participação no domingo como está sendo aventado soa interessante. Já que não se testa mais eles teriam uma chance de ouro, e certamente iriam com a faca nos dentes ; traria certamente uma pimenta pra parada.

    Classificação de volta única é legal, faca no dente também.

    Já as alterações nos carros eram inevitáveis, mais aderência mecânica e menos aerodinâmica complexa. Vi que têm preparado algo pra aumentar o downforce dos carros pelo assoalho. E ainda bem que afastaram de vez a idéia do reabastecimento, isso mata ultrapassagens na pista.

    Quanto aos pneus, que a galera pare de mimimi e sente um fim de semana pra assistir a corridas das últimas 3 décadas pra ver que gerenciá-los sempre foi importante. Idem pro combustível, pane seca não era incomum.

  4. Thiago disse:

    A corrida curta com o grid do domingo não parece boa idéia, mas fazê-lo com os terceiros-pilotos (os atuais de teste) com direito à participação no domingo como está sendo aventado soa interessante. Já que não se testa mais eles teriam uma chance de ouro, e certamente iriam com a faca nos dentes ; traria certamente uma pimenta pra parada.

    Classificação de volta única é legal, faca no dente também.

    Já as alterações nos carros eram inevitáveis, mais aderência mecânica e menos aerodinâmica complexa. Vi que têm preparado algo pra aumentar o downforce dos carros pelo assoalho. E ainda bem que afastaram de vez a idéia do reabastecimento, isto mata ultrapassagens na pista.

    Quanto aos pneus, que a galera pare de mimimi e sente um fim de semana pra assistir a corridas das últimas 3 décadas pra ver que gerenciá-los sempre foi importante. Idem pro combustível, pane seca não era incomum.

  5. Fernando Bento disse:

    Poderiam transformar os treinos de sábado em uma competição de Sprint valendo pontos.

    O formato de transmissão seria semelhante ao do WRC.

    Na prática seria voltar ao formato de treino de alguns anos atrás, quando cada piloto tinha direito apenas uma volta com pista livre.

    A diferença é que, para não ter aquela palhaçada de as equipes quererem sair apenas perto do treino, os pilotos entrariam na em pista por ordem de sorteio, ou por ordem invertida em relação resultado da última corrida.

  6. Gabriel Medina, O outro disse:

    Corrida curta no sábado… Legal saber que a maquina de ideias imbecis da F1 continua a pleno vapor.

  7. Pedro disse:

    Rodada dupla? Dois gps num fim de semana? Interessante. Mais ainda se o grid para a corrida de domingo for baseado nas melhores voltas dos pilotos na corrida do sábado. Um elemento a mais para acompanhar no sábado. um ou mais pilotos que estão mal na corrida de sábado colocam um pisante extramacio nas últimas três voltas, obrigando quem tá lá na frente com sobra a pisar fundo, oiu até mesmo fazer uma parada.

    Talvez funcione, talvez não. estão tentando, ao menos mudar o que aí está.

  8. Erton disse:

    Asas modificadas!!!! Finalmente!!! Depois de 2010 os carros ficaram com a aparência de brinquedos

  9. Carlos Cleber disse:

    O que falta, a fórmula 1, é disputa entre equipes, a ilusão que todos podem ganhar.

  10. André disse:

    Achei interessante, mas concordo que mudará tudo e dará mesmo uma outra cara para o evento.

    Porém, eu acharia mais interessante, ter uma corrida especial com rodada dupla para fechar a temporada no continente e claro, tendo uma pontuação diferenciada, pois manteria a idéia sempre fresca, variando o formato de vez em quando.

  11. luiz oliveira disse:

    Na verdade acho que o que realmente faria diferença seria uma radical diminuição do downforce aerodinamico, possibilitando os carros contornarem as curvas mais próximos e exigindo mais perícia dos pilotos.
    Também sou defensor da volta das caixas de brita. Errou, atolou. Na próxima não erre, oras.

  12. paulo z disse:

    Eu curti! qto mais tempo de carro na pista melhor. Ah sou a favor do lastro tbm. Imagina as Mercedes com lastro…..Se vira nos 30 Hamilton.

  13. RENE FERNANDES disse:

    É, confesso que tenho que refletir….Mas tenho minha contribuição para esta zona. como: mais pontos para a mais bela flanelinha ( ou flanelete ) Corrida de kart com as namoradas dos pilotos ( esposa, não ), O macacão mais bonito, qual equipe fatia mais rápido um provolone, com as aletas aerodinâmicas ( Fílípis-Valita ) e por aí, vai, Mas não esqueçam de soltar o freio -de-mão ( freiodemão, frei-o-de-mão )

  14. Samuel Barrocas disse:

    O grid de largada ficaria definido pela corrida classificatória. Mas fica a pergunta no ar: como fica definido o grid de largada para a classificação?

  15. Luiz disse:

    Achei bem interessante a ideia da classificação, mas acho que deveria ser uma corrida curta tipo meia hora sem paradas, acho que seria mais dinâmico até mesmo para a TV e não daria a impressão de 2 gps, não banalizaria os gps

  16. Lucas Martin disse:

    Preferiria carros asa com design limpo e pneus eficientes. A tecnologia de suspensões que temos hoje tornaria os carros muito mais seguros do que foram no passado, quando proibiram o efeito solo. Agora, esse papo de menos eletrônica é coisa de quem vai morrer sem utilizar whatsapp, por favor, olha o mundo em que vivemos! Tem que ter eletrônica sim, adoro o kers e o outro ers que não lembro a sigla, Veja o que foram os Porsche em LM, coisa mais linda de se ver, contra carros maravilhosos como Audi e Toyota, sobraram!! Mas ali os interesses são outros, mais puros. Corrida de carro pra desenvolver e vender carro, não entradas pro circo.

  17. Hugo Borges disse:

    Penso o mesmo, o GP pode ser banalizado, além do mais, assistir a F1 domingo de manhã é como ir à igreja, virou religião para muitos.

    Entretanto, várias categorias estão usando esse artifício. A DTM mesmo começou a fazer isso e é uma categoria importante.

    Fico no muro também.

  18. Jonatas disse:

    Eu já estou torcendo o nariz. Se é para avacalhar a classificação, que façam mediante torneio de joquempô,

  19. Speeder76 disse:

    Não estou a ver 40 acorridas por ano, com pilotos a conseguirem 600 ou 700 pontos para serem campeões. Seria mais uma medida para a banalização da Formula 1 e passava a ideia de que estavam a fazer isso só para atrair os espectadores. Vão no sentido errado. Há muito tempo que se fala que o sentido é de baixar o preço dos ingressos, apostar nas redes sociais e distribuir melhor os dinheiro, cortando nos custos. Mas enfim…

  20. Celio Ferreira disse:

    Uma corrida no sabado de uma hora , seria ótimo para as equipes , pois
    com essa falta de treinos extras , cairia como uma luva , e de sabado
    para domingo acaba a folga dos mecânicos , arrumando os carros para
    o domingo ( êles não vão gostar ) ( Igual a Nascar )

  21. Rafael Chinini disse:

    acho ruim a idéia!
    sou a favor de uma corrida curta na sexta talvez, SOMENTE com pilotos reservas e apenas 1 carro

  22. disse:

    Em 95 ou 96, os cornos atrasaram em abrir os portões de Interlagos, nessas rolava o warm-up e nós na fila putos só ouvindo o som. Sem carro reserva, limitação de cuecas que os pilotos podem usar de 6ª a domingo, duvido que façam algo tipo a GP2.

  23. Rafael Bilibio disse:

    Gomes, é valida a tentativa, mas não é a solução. Eu prefiro a corrida só domingo mesmo. A questão não é a qtde de corridas. É a competitividade. Ninguem ultrapassa ninguem, nem com DRS!!!

  24. José Angelo disse:

    Eu gostava da época (nem tão distante assim) que os pilotos tinham as 12 voltas pra classificar do jeito e momento que quisessem. “Ah, mas só entravam na metade final do treino!”. Ok, que o treino tenha apenas 30 minutos, pois!

    Prefiro um treino, “treino”, do que um treino “corrida fajuta”.

    Das outras medidas eu gostei. Que voltem com pneus e aerofólios mais largos e menos apêndices (eles não tinham sido banidos??) Limitem o número de aletas permitidas na asa dianteira (aqueles absurdos que chegam a 8 elementos não podem ser permitidos) e teremos mais grip mecânico e menos aerodinâmico. Não é assim que se facilita ultrapassagem?

  25. Danilo Silva disse:

    Rodada dupla é para categoria de acesso. Mas se quiserem mesmo mudar alguma coisa poderiam copiar a F-Truck. Bandeira amarela quadriculada com 25% da prova e a antiga pontuação 9-6-4-3-2-1 aos 6 primeiros. No final da prova a pontuação atual aos 10 primeiros como de costume. Talvez faça o início da prova ser um pega-pra-capar louco com chances para equipes menores conseguirem alguns milagres, enquanto as grandes se poupam para a parte seguinte da prova que vale mais pontos.

  26. Mauro Santana disse:

    F1 com rodada dupla??

    Fiasco.

  27. Estão se mexendo, o que é ótimo.

    Rodada dupla? Sou do que torcem o nariz. Na F 1, não. Já não gosto dessa pontuação generosa, e rodada dupla seria também desnecessária. E cara.

    Que se opte pelo mais simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>