Curiosa a maneira como o Mario Andretti empunhava o volante com a mão esquerda nas curvas à direita, acho que era Anderstorp/78 com a Lotus 79 dominadora absoluta daquela temporada.
WAGNER
8 anos atrás
PARA MIM, AS MELHORES SINFONIAS SÃO DOS MOTORES DOS ANOS 50 E 80, SÃO SIMPLESMENTE MARAVILHOSAS
Victor
8 anos atrás
Uai, em 2015 o som foi editado, deu pra escutar o barulho do motor ao invés dos pneus…
A Tyrrell ou Ligier aos 2:16 dando aquela saidinha de traseira é de gelar a alma. Incrível.
Celio Ferreira
8 anos atrás
Pelas imagens tudo evoluiu na F1 , imagens , carros velocidades, etc…
só o ronco que diminuiu .
Tales Guimarões
8 anos atrás
Nada se compara à pilotagem que os carros dos anos 50 exigia.
Thiago Sabino
8 anos atrás
Olha…todas as imagens muito sensacionais, bacanas, etc e tal…
Mas o Patrick Depailler em Mosport’76 naquela piscina, é para mim, uma das maiores demonstrações de habilidade de um piloto…..
Um controle absoluto da máquina e do meio. Punta-tacos sem moderação, bem como destracionadas plenamente controladas…. E a pista completamente espelhada.
O urro do Cosworth, e o controle do sobreesterço e do pedal da direita….
Esse vídeo é um tratado de alta pilotagem.
Flavio poderia lançar uma coluna ” Risco de ser repeteco”…..
Modena
Zanvoort
Nurburgring
Mônaco
Brants Hatch
Monza (2X)
Montreal
Brands Hatch
Anderstop
Kyalami
Imola
Nurburgring
Monaco
Detroit
Jerez
Montreal
Monza (3x)
Barcelona
Albert Park
Monaco
Albert Park
Monza
Sepang
Abraço
guilherme
8 anos atrás
Esses dias eu estava pensando no seguinte: a gente sempre diz que os carros de antigamente eram coisa de louco pra pilotar, que dá pra ver o perrengue dos pilotos dentro dos carros, que hoje é tudo suave e eles parecem que estão andando em um tapete voador. Naturalmente, os carros são mesmo mais dóceis hoje em relação aos da década de 80, mas quanto dessa percepção de que hoje são pôneis domesticados em vez de mustangues ariscos não se deve ao vídeo on-board, esse sim melhorado por ordens de magnitude?
Quando se vê a imagem balançando pra todo lado da Lotus do Piquet em Detroit em 1980 (https://youtu.be/nGt-79-vdho) e uma volta do Hulkenberg em HD estabilizado em Sochi (https://youtu.be/fgzTOFLR3i8), realmente a diferença é gritante. Quanto disso impacta a percepção do comportamento dos carros além do real apenas com base na qualidade do vídeo?
A mais interessante pra mim é a posicionada no nariz do carro, baixa, mais proxima do solo, em que a imagem treme toda, e dá toda noção de quanto trepida e é dificil a pilotagem. Depois elevaram ela pro sant´antonio e perdeu muito da graça. Daí colocaram ao lado do capacete, fixa no carro, quando voltou a gerar uma imagem espetacular, com a visual do piloto se contorcendo e trepidando todo pra dominar a maquina. Daí voltaram pro santantonho…
Lembro que quando comecei a acompanhar F1, era uma ou duas cameras onboard no total. E quando a transmissão cortava pra elas, eram loucar pra dar interferencia e ficavam corriqueiramente chuviscadas. Hoje qualquer mortal tem os equipamentos de captação, gravação, edição e transmissão todos de uma rede de TV de decadas passadas sobre sua mesa…
Vídeo bem bacana!
Alexandre Arruda
8 anos atrás
Rapaz, ninguém esterça nesses F1 novos não? Compara as imagens de 1950-1990 com as mais novas: antigamente as mãos dos pilotos não paravam quietas. Agora os pilotos fazem umas curvas com uma tranquilidade… parece até fácil, hahaha
Caro Alexandre , nos “antigamente ” a direção não era assistida (eletro ou hidraulicamente ) ,então havia a necessidade de de uma desmultiplicação maior na caixa de direção ,se não o piloto não conseguiria virar o volante . Por isso é costumes entre os “véios ,como eu ” dizerem ; no meu tempo piloto tinham que ter braço , além das outras qualidades inerentes a função ,claro !
Fabio
8 anos atrás
Hoje é dia do fusca não se esqueça.
cleverson
8 anos atrás
Uma das coisas que eu mais sinto falta hoje na F1. Você poder dar uma volta completa numa perseguição por uma ultrapassagem. Só no simulador agora.
Lembrando que até meados dos 80’s as câmeras eram usadas apenas em treinos para ações promocionais. Em transmissões de corridas a partir de 1985.
luigi
8 anos atrás
Alem de vermos a evolução das câmeras ,também podemos rever grandes pilotos e lindos traçados com suas curvas de alta ,infelizmente após a Tilkhção de boa parte dos autódromos ,os traçados em sua maioria só tem curvas de baixa (baixíssima) velocidade ; Ou seja os antigos traçados tinham em sua maioria muitas curvas de alta ,e os atuais luxuosos Tilkhdromos na maior parte do traçado só curvas idiotas. E tenho a impressão que quem pilota ou o que gosta de automobilismo prefere mais , ver carros em aceleração lado a lado em curvas de alta do que em frenagens estupidamente fortes para curvas de baixa e que não permitem carros lado a lado e se por acaso algum mago piloto o conseguir é devidamente punido pelo bando de pilotos frustados ,conhecidos nos autódromos como “Comissários Especiais”,que gostam de subtitular a causa como “conduta sob investigação” . e depois queixam-se da perda de audiência televisiva .
Alguém deveria avisar ao Sr. Bernie ,que nem os “Véios” ,como eu ,não estão querendo mais assistir a estes Gp de F1 com suas ultrapassagens em box ou na falcatrua do D S R e ainda mais nestes traçados horríveis feitos pelo Tilktrancarua , e que embora o Sr. Bernie pense que seja eterno , tanto ele como os velhos amantes do automobilismo passarão e se a categoria não ganhar as novas gerações , estará acabada para mídia.
* Obs ; Como era lindo ver um piloto controlando o carro na eminência de uma perda de controle ou controlando a derrapagem em uma curva [ quem teve a felicidade de ver um Graham Hill ou mesmo um grande entre tantos outros igualmente bons pilotos brasileiros chamado Bird Clemente(que resto do mundo não teve a felicidade de vê-lo em ação) sabe do que estou falando.] Eu ainda tive a felicidade de ver carros de corrida ,antes de Jim Hall colocar uma asa sobre eles ,a aderência era só mecânica e na sensibilidade do piloto . Foram bons tempos , não posso me queixar ,mesmo a Porsche nos infligindo muitas derrotas em nossa categoria
Beto Santos
8 anos atrás
Pelos capacetes dá pra saber que são os pilotos. Eu consegui lembrar de vários (nem todos). Alguém se arrisca a acertar todos?
No site da GOPRO tem imagens da guerra da Síria, com tangues com câmeras nos canhões dos tanques em capacetes dos soldados !!! Batalhas de ruas mesmo !!!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Como assim, não tem a P34???
Como assim???
https://www.youtube.com/watch?v=AoyWgxhhTco
Curiosa a maneira como o Mario Andretti empunhava o volante com a mão esquerda nas curvas à direita, acho que era Anderstorp/78 com a Lotus 79 dominadora absoluta daquela temporada.
PARA MIM, AS MELHORES SINFONIAS SÃO DOS MOTORES DOS ANOS 50 E 80, SÃO SIMPLESMENTE MARAVILHOSAS
Uai, em 2015 o som foi editado, deu pra escutar o barulho do motor ao invés dos pneus…
Vídeo interessante, mas deveria ser mostrado de fora do carro tb, como foi a evolução do equipamento. Um exemplo: http://2.bp.blogspot.com/-tPqW9-UORL4/TrakyhoFfVI/AAAAAAAACC8/9cAOJqwXGZI/s1600/c%25C3%25A2mera+on+board+prim%25C3%25B3rdios.jpg
A Tyrrell ou Ligier aos 2:16 dando aquela saidinha de traseira é de gelar a alma. Incrível.
Pelas imagens tudo evoluiu na F1 , imagens , carros velocidades, etc…
só o ronco que diminuiu .
Nada se compara à pilotagem que os carros dos anos 50 exigia.
Olha…todas as imagens muito sensacionais, bacanas, etc e tal…
Mas o Patrick Depailler em Mosport’76 naquela piscina, é para mim, uma das maiores demonstrações de habilidade de um piloto…..
Um controle absoluto da máquina e do meio. Punta-tacos sem moderação, bem como destracionadas plenamente controladas…. E a pista completamente espelhada.
O urro do Cosworth, e o controle do sobreesterço e do pedal da direita….
Esse vídeo é um tratado de alta pilotagem.
Flavio poderia lançar uma coluna ” Risco de ser repeteco”…..
Abraços.
Montreal, na Ilha de Notre Dame, não Mosport.
na ordem:
Modena
Zanvoort
Nurburgring
Mônaco
Brants Hatch
Monza (2X)
Montreal
Brands Hatch
Anderstop
Kyalami
Imola
Nurburgring
Monaco
Detroit
Jerez
Montreal
Monza (3x)
Barcelona
Albert Park
Monaco
Albert Park
Monza
Sepang
Abraço
Esses dias eu estava pensando no seguinte: a gente sempre diz que os carros de antigamente eram coisa de louco pra pilotar, que dá pra ver o perrengue dos pilotos dentro dos carros, que hoje é tudo suave e eles parecem que estão andando em um tapete voador. Naturalmente, os carros são mesmo mais dóceis hoje em relação aos da década de 80, mas quanto dessa percepção de que hoje são pôneis domesticados em vez de mustangues ariscos não se deve ao vídeo on-board, esse sim melhorado por ordens de magnitude?
Quando se vê a imagem balançando pra todo lado da Lotus do Piquet em Detroit em 1980 (https://youtu.be/nGt-79-vdho) e uma volta do Hulkenberg em HD estabilizado em Sochi (https://youtu.be/fgzTOFLR3i8), realmente a diferença é gritante. Quanto disso impacta a percepção do comportamento dos carros além do real apenas com base na qualidade do vídeo?
A mais interessante pra mim é a posicionada no nariz do carro, baixa, mais proxima do solo, em que a imagem treme toda, e dá toda noção de quanto trepida e é dificil a pilotagem. Depois elevaram ela pro sant´antonio e perdeu muito da graça. Daí colocaram ao lado do capacete, fixa no carro, quando voltou a gerar uma imagem espetacular, com a visual do piloto se contorcendo e trepidando todo pra dominar a maquina. Daí voltaram pro santantonho…
Lembro que quando comecei a acompanhar F1, era uma ou duas cameras onboard no total. E quando a transmissão cortava pra elas, eram loucar pra dar interferencia e ficavam corriqueiramente chuviscadas. Hoje qualquer mortal tem os equipamentos de captação, gravação, edição e transmissão todos de uma rede de TV de decadas passadas sobre sua mesa…
Vídeo bem bacana!
Rapaz, ninguém esterça nesses F1 novos não? Compara as imagens de 1950-1990 com as mais novas: antigamente as mãos dos pilotos não paravam quietas. Agora os pilotos fazem umas curvas com uma tranquilidade… parece até fácil, hahaha
Caro Alexandre , nos “antigamente ” a direção não era assistida (eletro ou hidraulicamente ) ,então havia a necessidade de de uma desmultiplicação maior na caixa de direção ,se não o piloto não conseguiria virar o volante . Por isso é costumes entre os “véios ,como eu ” dizerem ; no meu tempo piloto tinham que ter braço , além das outras qualidades inerentes a função ,claro !
Hoje é dia do fusca não se esqueça.
Uma das coisas que eu mais sinto falta hoje na F1. Você poder dar uma volta completa numa perseguição por uma ultrapassagem. Só no simulador agora.
Lembrando que até meados dos 80’s as câmeras eram usadas apenas em treinos para ações promocionais. Em transmissões de corridas a partir de 1985.
Alem de vermos a evolução das câmeras ,também podemos rever grandes pilotos e lindos traçados com suas curvas de alta ,infelizmente após a Tilkhção de boa parte dos autódromos ,os traçados em sua maioria só tem curvas de baixa (baixíssima) velocidade ; Ou seja os antigos traçados tinham em sua maioria muitas curvas de alta ,e os atuais luxuosos Tilkhdromos na maior parte do traçado só curvas idiotas. E tenho a impressão que quem pilota ou o que gosta de automobilismo prefere mais , ver carros em aceleração lado a lado em curvas de alta do que em frenagens estupidamente fortes para curvas de baixa e que não permitem carros lado a lado e se por acaso algum mago piloto o conseguir é devidamente punido pelo bando de pilotos frustados ,conhecidos nos autódromos como “Comissários Especiais”,que gostam de subtitular a causa como “conduta sob investigação” . e depois queixam-se da perda de audiência televisiva .
Alguém deveria avisar ao Sr. Bernie ,que nem os “Véios” ,como eu ,não estão querendo mais assistir a estes Gp de F1 com suas ultrapassagens em box ou na falcatrua do D S R e ainda mais nestes traçados horríveis feitos pelo Tilktrancarua , e que embora o Sr. Bernie pense que seja eterno , tanto ele como os velhos amantes do automobilismo passarão e se a categoria não ganhar as novas gerações , estará acabada para mídia.
* Obs ; Como era lindo ver um piloto controlando o carro na eminência de uma perda de controle ou controlando a derrapagem em uma curva [ quem teve a felicidade de ver um Graham Hill ou mesmo um grande entre tantos outros igualmente bons pilotos brasileiros chamado Bird Clemente(que resto do mundo não teve a felicidade de vê-lo em ação) sabe do que estou falando.] Eu ainda tive a felicidade de ver carros de corrida ,antes de Jim Hall colocar uma asa sobre eles ,a aderência era só mecânica e na sensibilidade do piloto . Foram bons tempos , não posso me queixar ,mesmo a Porsche nos infligindo muitas derrotas em nossa categoria
Pelos capacetes dá pra saber que são os pilotos. Eu consegui lembrar de vários (nem todos). Alguém se arrisca a acertar todos?
Desculpem, escrevi errado….”dá pra saber QUEM são os pilotos…”
E esses capacetes GPA como são lindos.
Impressionante as imagens de 1950, pois em um tempo em que tudo “engatinhava”, as imagens são espetaculares.
Concordo.
No site da GOPRO tem imagens da guerra da Síria, com tangues com câmeras nos canhões dos tanques em capacetes dos soldados !!! Batalhas de ruas mesmo !!!