FOI NO 802

Por EVERALDO MARQUES*

Foi no 802 que eu assinei uma nota pela primeira vez.

Foi no 802 que eu xingava por ter que digitar as tabelas de tempos dos treinos livres da Nascar, com 43 pilotos, porque a nota tinha que ser completa. “Por quê?” “Porque ninguém faz isso, só nós. Escreva”.

Foi no 802 que um erro de digitação durante essas tabelas intermináveis, a troca de um B por um F, ajudou a desmascarar o cara que roubava as nossas notas e publicava com horário alterado pra bater no peito e dizer que ‘dava na frente do Grande Prêmio’.

Foi no 802 que atendi o telefonema de um assessor de imprensa que queria me forçar a mudar uma nota porque o que estava escrito num comunicado da FIA ‘não era bem assim’. Lamento, a nota não mudou. Estávamos certos.

Foi no 802 que eu conheci o Tales Torraga, a mais brilhante memória sobre Fórmula 1 de que se tem notícia, nesta e em outras galáxias.

Foi no 802 que o Tales me apresentou a combinação pizza de atum da Piacello + Red Bull. Cabia no bolso e sustentava durante as madrugadas viradas em coberturas de corridas do outro lado do mundo.

Foi no 802 que eu vivi dias mais, também, gastronomicamente falando, graças ao grande Edgard Mello Filho e suas ‘visitinhas de dez minutinhos’ que duravam a tarde inteira. Nestes dias, tinha x-salada d’A Chapa, com uma maionese que quase saía pelo nariz, tantas eram as risadas.

Foi no 802 que, na era da conexão discada, o ICQ era a ferramenta mais espetacular de comunicação inventada até então.

Foi no 802 que a gente entupiu o computador de músicas baixadas no Napster, que ficavam rodando aleatoriamente o período todo, sob protestos do Gomes. No fim, ele até gostou de algumas músicas ali.

Foi no 802 que surgiram os apelidos e músicas mais impublicáveis da história. As risadas eram tão altas que um dia as vizinhas vieram ver o que estava acontecendo. Saudades, Hildy.

Foi no 802 que eu vivi parte do dia em que mais trabalhei na vida. Primeira vitória do Barrichello na F-1, julho de 2000. Produz a transmissão da rádio. Desce pro 802 e ajuda a fazer a repercussão da corrida, ainda emocionado com a volta inesperada do Nílson César às transmissões – história pra outro dia. Volta pra rádio e faz o plantão da jornada. E produz a pós-jornada. E volta pro 802 pra continuar enchendo o site de nota. E volta de novo pra rádio pra fazer a edição que ia abrir o Jornal da Manhã do dia seguinte. Das 8h de domingo às 5h de segunda-feira, sem parar.

Foi no 802 que eu testemunhei o nascimento do melhor texto que li sobre o 11 de setembro de 2001 entre os escritos feitos ali, no calor dos acontecimentos. Planeta das Baratas.

Foi no 802 que eu matei as primeiras baratas.

Foi no 802 que eu vivi pela primeira vez a esperança de ter uma chance como narrador, que já me havia sido negada algumas vezes 16 andares acima. Não deu certo, mas não importa, só ajudou a alimentar o sonho que eu continuei perseguindo até conseguir.

Foi no 802 que eu aprendi a trabalhar com imprensa escrita, amadureci como jornalista e ajudei a dar vida, há 16 anos, ao maior site sobre automobilismo em língua portuguesa do mundo.

Foi no 802 que eu cresci como pessoa.

Foi no 802 que, aos 21 anos, eu virei um chefe de família.

Foi no 802 que eu tive o emprego que completou a minha renda e me permitiu fazer com que minha mãe pudesse parar de trabalhar e passasse a viver, cuidar melhor de si, depois de ter cuidado tão bem de mim, agora sem fantasmas, sem ameaças, sem medos.

Foi no 802 que a minha vida mudou definitivamente.

Valeu, 802. Foi muito legal.

evewup* Convidei o pessoal que já trabalhou no Grande Prêmio para escrever algumas linhas sobre nossa salinha na Paulista que foi desativada sexta-feira, depois de 20 anos. O texto acima é de Everaldo Marques, hoje narrador dos canais ESPN. Não sei como reagir a tanto carinho. Talvez apenas dizendo obrigado.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Ferreira
João Ferreira
7 anos atrás

Já pensou se o Everaldo Marques pudesse narrar Automobilismo na ESPN???

Luiz Henrique
Luiz Henrique
7 anos atrás

Grande Ever! Brilhante desde os tempos de Costa Manso! Um prazer (e uma grande sorte, rs) ter tido como colega!

ÂNGELO
ÂNGELO
7 anos atrás

Sou um grande fã do Everaldo, principalmente pelas transmissões da NFL. Hoje, é o melhor narrador da TV, junto com o impagável Rômulo Arantes, o Sílvio Luis do Séc XXI.

Leonardo Alves da Silva Cançado
Leonardo Alves da Silva Cançado
7 anos atrás

Legal demais ver que duas pessoas que narram/comentam esportes que eu acompanho, crescer profissionalmente neste projeto . Não sabia que Everaldo começou no GP. Acompanho Flávio faz anos. Acho genial dar oportunidade pra quem está saindo ou dentro da faculdade. A oxigenação que nos mantém vivos. Parabens

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
7 anos atrás

Não escrevo aqui faz tempo, Gomes, mas tenho que deixar claro que você (s), desde a época do Lance!, eram minha fonte de leitura sobre o automobilismo. Esse texto do Everaldo só apimenta mais essa paixão semeada durante tantos anos. Só posso agradecer.

Guimartins
Guimartins
7 anos atrás

Quando eu vejo e ouço FG, Everaldo, Victor Martins, Barcinski, JB, eu vejo que estou do lado das pessoas certas na vida.

Boris maciel
Boris maciel
7 anos atrás

Foi no 802 que vi a maior coleção de credenciais do flavio,e uma mini coleção de miniaturas de f-1,e tbem conversei e matei curiosidades,agora só falta passar pra nós o novo endereço.

Denis
Denis
7 anos atrás

Pultz, como sou fã desses caras…. Flávio Gomes e Everaldo Marques!!! Parabéns e obrigado.

Andres
Andres
7 anos atrás

FG, leva o Evê para a FOX, por favor!!!!!!!!!!

Guimartins
Guimartins
Reply to  Andres
7 anos atrás

Deixa o Evê quieto na ESPN, por favor! Na FOX não tem NFL!

Rafael Contó
Rafael Contó
Reply to  Andres
7 anos atrás

Nunca!! NFL e NBA só na ESPN ;)

Henrique
7 anos atrás

Vixe , hj que descobri que o Everaldo do Grande Premio é o mesmo da ESPN.. Cara , vc é o melhor narrador de NBA, de NFL que existe , continue assim…abrs

Marques Goron R. da Silva
Marques Goron R. da Silva
7 anos atrás

Foi no 802 que eu arrumei 802 motivos para escrever sobre o 802…

Paulo
Paulo
7 anos atrás

Grande cara… eu me divirto com as transmissoes dele.. ate esqueci da origem do elemento.. realmente so podia ter sido “formado” no GP.

Acarloz
Acarloz
7 anos atrás

São lembranças assim que nos fazem acreditar que a vida valeu a pena.

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
7 anos atrás

Por ter descoberto e dado chance a caras com Everaldo Marques, que é brilhante , meus parabéns Flavinho Gomes !!

Felipe Pinto Ferreira
Felipe Pinto Ferreira
7 anos atrás

Everaldo Marques é o melhor narrador da atualidade na minha opinião.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

No 802 surgiu o maior narrador brasileiro da atualidade. Simples assim.

Marcus Simões
Marcus Simões
7 anos atrás

Esse Everaldo Marques é espetacular. Se é o melhor narrador ou não, eu não sei. Mas, um dos mais bem informados, isso com certeza!
Já li/vi umas entrevistas com ele bem interessantes. O cara é diferenciado, como vários da ESPN. Não é um simples narrador que apenas narra, ou tenta ser engraçadinho ou fica dando palpites sobre coisas que ele “acha que é assim”.
Everaldo Marques estuda os times que vão jogar, suas cidades, torcidas, peculiaridades, estatísticas, como se pronuncia os nomes dos jogadores, etc. Está anos luz a frente do monte de chatos que temos por ai maltratando os microfones e nossos ouvidos!

Fabio jose Patricio Mota
Fabio jose Patricio Mota
Reply to  Marcus Simões
7 anos atrás

Faço suas as minha palavras. Gosto muito do trabalho do Everaldo Maques assim como os demais da ESPN, justamente não só por narrar o jogo, e sim estudar as equipes, saber o que elas tem de bom, o que tem a melhorar e por ai vai.

Marcus Simões
Marcus Simões
Reply to  Fabio jose Patricio Mota
7 anos atrás

Valeu, Fábio!

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
7 anos atrás

Só remoto agora?

Mário
Mário
7 anos atrás

Belíssimo texto, emocionante!

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Desculpe perguntar, linda esta historia, mas foi por causa da atual crise a decisao de fechar a 802?

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Esta legal estes textos sobre recordacoes. Aquela do jogo de botoes foi otima. Eu tinha tb o time da espanha onde uma peca mais baixa era meu goleador. Tinha a portuguesa e o ipiranga,. Goleiros eram uma caixinha de fosforo. Bons tempos.

Mas ate agora nao entendi o motivo da mudanca. Tem um texto sobre?

ba
ba
7 anos atrás

Foi no 802 que o Everaldo respondeu ao meu email: “parabéns pela sua coluna Eau Rouge! Mas você saberia dizer por que a curva se chama ‘água vermelha’?” “Não faço ideia…”

Ricardo
Ricardo
Reply to  ba
7 anos atrás

Se me engano, perto dessa curva passa um rio que tem as águas avermelhadas por óxido de ferro.

Edison
Edison
7 anos atrás

Antes que você venha me encher o saco dizendo “o que isso tem a ver com o post?!”, foi o Everaldo quem deu a deixa, citando os dois personagens do Nitro de hoje:
o impagável Edgard de Mello Filho e o meu conterrâneo de Sorocaba Nilson César.
Que programa ótimo o deste 02/03 de maio! Que bom que pude assistir. Obrigado!