SAUBER C36 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 - 16:23F-1

SAUBER C36

SÃO PAULO (dá pra desligar o maçarico?) - A Sauber botou na praça o C36 hoje pela manhã. “C” de Christine, a mulher de Peter Sauber, sigla que designa os carros do construtor suíço desde sempre. A Williams, sexta-feira, divulgou imagens do FW40, e daqui a pouco falamos dele. No fim de semana dei-me folga neste blog depois de uma festa de 50 anos do irmão, uma transmissão de Fórmula E na TV e três blocos. Haja saúde.

Chamam a atenção nos novos carros as dimensões maiores, os pneuzões, a asa traseira mais baixa, a volta da barbatana atrás da tomada de ar e a pobreza de patrocinadores. O espaço mais nobre da Sauber está preenchido com uma alusão aos seus 25 anos de F-1. A equipe está sob controle de um grupo financeiro e arrumou uns trocos com o nono lugar de Nasr no Brasil ano passado. Mas me parece muito pouco para ser um negócio sustentável.

Com motor Ferrari 2016 e a dupla dinâmica Marcus Ericsson/Pascal Wehrlein, o que se pode esperar da Sauber neste ano é… nada. Como a Manor fechou as portas, deve ficar em último, mesmo. É, hoje, a nanica da vez. Wehrlein, que bateu feio na Corrida dos Campeões na Flórida, está fora da primeira bateria de testes.

C362017

Mesmo assim, conversei com importante figura na fábrica, que pediu para não ser identificado. Fiz perguntas pontuais, por WhatsApp. Vou reproduzir na íntegra, já traduzido.

Flavio Gomes (FG) – Olá, tudo bem?
Fonte da Sauber (FdaS) – Tudo bem, e tu?

FG – Vou bem. E esse carro aí?
FdaS – Gostou?

FG – Notei que não tem patrocinadores.
FdaS – É, aquele menino brasileiro levou o banco e a petroleira.

FG – Mas e o Ericsson?
FdaS – Trouxe uma grana. Deu para trocar a máquina de café expresso.

FG – Só isso?
FdaS – Eram várias, trocamos todas e deu para comprar várias cápsulas.

FG – Que bom. Para que vocês colocaram aquela barbatana?
FdaS – Para melhorar os fluxos de ar.

FG – E a asa mais baixa atrás, como vai funcionar?
FdaS – Pelas nossas simulações, vai melhorar bem os fluxos de ar.

FG – Azul e dourado foi uma escolha de quem?
FdaS – Da mulher do dono. Ela queria algo parecido com embalagem de chocolate.

FG – Quem é o dono?
FdaS – Isso não posso dizer.

FG – O Wehrlein é simpático?
FdaS – Sim, mas a gente não entende nada que ele fala.

FG – Mas ele fala alemão, na Suíça também se fala alemão. Se for assim, o Ericsson…
FdaS – Também não entendemos nada do que ele fala.

FG – Para terminar, como esperam fazer alguma coisa de útil usando um motor do ano passado?
FdaS – Vamos melhorar, pode apostar. Não temos provas, mas temos convicção.

52 comentários

  1. CLEBER disse:

    Wehrlein na corrida dos campeões?? O cara tinha que bater mesmo!

  2. Gustavo disse:

    Boa noite!
    Grande capacidade de criação abstrata. Sem dúvida, última resposta é a melhor, algo que está acontecendo na vida real dos brasileiros.

  3. Moita disse:

    Foi no Bloco Soviético?

  4. Paulo Figueiredo disse:

    Sensacional a parte da “convicção” hahaha FG sempre mitando!!!

  5. Douglas disse:

    Achei bacana o carro se vai chegar em algum lugar já é outra coisa, agora a entrevista foi impagável, ” deu para trocar a máquina de café expresso “, ” e não entendemos o que o Werhlein e o Ericsson falam ” foi a melhor,kkkkk parabéns

  6. Ewerton Calebe disse:

    Ia lendo a bagaça da entrevista, achando o máximo, até que, bem…

    Só ignorar a ultima e ta tudo certo.

    E que carro lindo. Vai combinar com a bandeira.

  7. Sérgio Troncoso disse:

    Assim como vc, eu não tenho provas, mas tenho convicção que a Sauber (já foi vencedora em Le Mans), vai continuar no fundo do pelotão… Uma pena!
    Um abraço.

  8. Lucas Soares disse:

    De longe será o carro mais feio. De verdade acho uma pena a Manor ter fechado as portas justo agora com as mudanças que virão junto com a Liberty; Primeiro porque existe uma chance de as equipes valerem mais agora, afinal grandes são as chances do esporte crescer novamente em países que ele tem tradição, logo arriscar um ou dois anos com a Manor poderia ser uma boa jogada. Segundo porque a Manor daria um pau na Sauber com certeza, o corpo técnico da Manor já era melhor e mais estruturado que o da Sauber , tinha um motor melhor com certeza creio que teria uma aerodinâmica melhor tbm, de fato a Sauber só levava vantagem em relação a Manor pela sua história e pelo seu túnel de vento, de resto já e uma equipe que não lembra nem de longe seu passado de uma equipe media do Grid.

  9. Glauber disse:

    O carro ficou bonito no visual, é fato. Mas infelizmente a Sauber se apequenou em todos os aspectos.
    A Fórmula-1 não precisa de equipes como a Sauber (atual). Ainda mais equipe de investidores que ninguém sabe quem é nem de onde veio. Ou seja: lavanderia de dólares! Sem contar a patifaria que fizeram com o Van de Garde (começo da temporada de 2015) e agora com o Nasr.
    A F-1 precisa de equipes como a velha Sauber dos bons tempos do tio Peter.
    Se esta Sauber atual fechar as portas ao final do ano, não fará falta na F-1.

    • moisesimoes disse:

      - Bem lembrado, Glauber. sobre as patifarias dignas de uma equipe que caminha para um fim inevitável. Faço questão de dizer que dispensaram na cara de pau o KobaMito. Poderiam até mesmo tirar o nome “Sauber” já que simpatizo muito com o Peter.
      E é tanta convicção dos justiceiros, que não há mais reportagem investigativa, nem informações sobre, a agora, direita. Os grampos cessaram. Agora é a ordem e o progresso. Acabaram os furos e as ilustrações. Os gráficos e os powerpoints. As capas negras das “revistas” de photoshop agora são verde e amarela.
      A maioria não veiculou quem ganharia a eleição para presidente hoje.
      Existe a verdade da convicção deles e o “segundo a oposição”.
      Futebol e carnaval pro povão, tá bão. Vai melhorar.

  10. Rafjs disse:

    Parece a Ligier de 1996

  11. Marcus Lima disse:

    ” não temos provas mas temos conficção”. KKKKKKK. Esperando ansioso quando o Gola Profunda vai revelar o que lhe pediu o cappo Chegambem!

  12. Catanho disse:

    Hauahauhauahuaha, muito boa a entrevista WhatsApp!!!!!!!!!

    Estarei ansioso pela entrevista do Alonso, sobre a sua nova maquina, ainda mais se ela não andar muito. KKKKKKK

    Abraços!

  13. Raul disse:

    Seria parente do “Gola” essa fonte?

  14. Andersson catani disse:

    Mas isso aí é uma Ligier!!! Aquela do panis. Sem tirar nem pôr.

  15. Fábio 77 disse:

    A melhor parte da entrevista, sem dúvidas: “Não temos provas, mas temos convicção”.
    Hahhahahhahah

  16. Ricardo disse:

    FG, tem uma zoeira na web ja, comparando o C36 com um chocolate Bis… ai vc mostra a entrevista e o cara conta que a mulher do dono queria uma pintura que parecesse um chocolate! KKKKkkkkkk… a vida imita a arte e a zoeira corneta tudo!
    Em tempo, os motores 2016 da Ferrari não serão desenvolvidos pelos italianos de Maranello, mas a Sauber pode introduzir melhorias se quiser, a exemplo do que a Red Bull fez com a Ilmor em cima dos motores Renault? Abs, contando os dias pro começo da pre-temporada…

  17. Flavio Bragatto disse:

    A pintura é linda. Eu já achava a do ano passado, a mais bonita do grid (cores diferentes e destacantes).
    Mas estes espaços em branco… chega a doer no peito!
    Escrever um nome neste espaço, em uma equipe tão sem importância, deve custar uma surra de pau mole! PQP!
    Assim como o futebol profissional, a F1 vai acabar quando ninguém mais quiser pôr dinheiro em time que não ganha nada.

  18. Rafael Cejulio disse:

    Tudo bonito antes de ir pra pista com toda aquela empolgação, depois a decepção de andar a temporada inteira no final do pelotão.
    Aí fica a pergunta, vale a pena estar na F1 pra isso?

  19. GArlet disse:

    Com essa cor ficou parecendo carteira de cigarros. Feio.

  20. moisesimoes disse:

    - Sem alma. A barbatana preta não tem nada a ver com a pintura.
    E se tirassem o dourado e fosse branco seria muito mais bonito. Parecido até mesmo com a Tyrrel 1990 de Alesi.
    Quanto ao visual desses carros, qualquer coisa é melhor do aqueles trecos de 2012.

  21. Rafael disse:

    Linda a pintura! Me lembrou a Ligier Gitanes e a BAR com patrocínio da 555.

  22. Alessandro Silva disse:

    Maldito bico-mamilo! Coisa mais asquerosa! A pintura ficou ótima! Até a barbatana disfarçada de preto fosco ficou bem… Mas como eu sempre digo, quando está ficando bom sempre aparece alguém para lembrar que o projeto precisa de uma cagadinha! Deve estar no Manual de Boas Práticas: Nunca deixe seu projeto 100%. Cague em algum lugar! Acontece muito na indústria automotiva!
    Voltando ao carro, A Sauber já fez carros bons mas sem dinheiro fica bem difícil. Pode até surpreender – sabe como é, vai que eles acertaram a mão no projeto e tals…

  23. Paulo disse:

    Pobreza a parte, o carro está muito bonito.

  24. lucas disse:

    lISINHO sem patrocínios…vamos ver quanto tempo a Sauber aguenta sem empresas ajudando nesse desenvolvimento via patrocínio…Vamos ver se o Pascal que é tão fraquinho vai fazer algo na pista ou o Ericsson …
    Perderam um grande piloto como NARS. vão amargar! podem anotar.

    • Allan Guimaraes disse:

      Então… Algo me diz que o Nasr não estava bem com a equipe – e nem era por ter entrado (ou fomentado) as falácias (ou não, vai saber) de estar ‘”sendo prejudicado” no ano passado. A impressão que dá é exatamente a mesma que hoje, por força da Force India (ops, trocadalho!), sabemos que o porquê do Ocon ter sido preferido ao Pascal… Agora te digo que a dispensa do Nasr não foi por acaso, ainda mais quando o sueco não trouxe muita coisa para os cofres…

  25. Cbar disse:

    Ainda bem que não tem equipe no grid de hoje que começa com P…

  26. jairo faria disse:

    olha,.. muito legal essa ideia da mini entrevista pelo whatsapp,. pode até já ter sido usada em outras ocasiões, prá levantar o assunto,… mais a grande sacada fui publicar,…

  27. jairo faria disse:

    Sem patriotada, … não seria o caso de ficar então com o Nars?

  28. JR disse:

    Carro que ganha corrida é carro bonito, o resto é feio.

  29. Jose Brabham disse:

    “Vamos melhorar, pode apostar. Não temos provas, mas temos convicção.” HAHAHAHAHAHA

  30. Helton Fernandes disse:

    Fim do grid vai ficar feio demais…
    Diante do fiasco esperado, o Longbow Finance tira o time de campo, no máximo, até o fim do ano…

  31. R. CASAGRANDE disse:

    Pode até andar em último (quem diria, a Sauber…), mas que o carro é bonito, com certeza é

  32. Fern Kesnault disse:

    Vou ser o chato….é cafe espresso que se escreve… rsrsrsr… sorry, pardon.

  33. Julio Lima disse:

    E eu acho que vai ser a próxima a fechar. Correr com um motor de 2016 num ano em que o desenvolvimento estará liberado é pedir pra tomar 6 ou 7 segundos por volta dos caras da frente.

  34. Glauco Tavares disse:

    A pintura da Sauber ficou espetacular! O carro é muito lindo, pode até não andar nada mas que é lindão isso é hem! Aliás, com esta pintura os caras poderiam buscar uma parceria com a Subaru e rebatizar o motor Ferrari. A Red Bull já é um “Aston Martin” com motor Renault rebatizado de Tag Heuer, por que não uma Sauber Subaru com motor Ferrari? Só falta combinar com os japoneses…. Rsrs

  35. Wsantolin disse:

    Ficou feio pacas. Parecendo embalagem de camisinha barata.

  36. Renato de Mello Machado disse:

    Maldita barbatana! E legal, mas se não for bem feita é melhor nem fazer quê nem essa aí. Descanso meus olhos dessas barbaridades, olhando os carros da categoria que você corre. Principalmente o Meianov.

  37. Luciano disse:

    Ok, será a nanica da vez… Mas se beleza contasse pontos eu duvido que seria a ultima do pelotão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>