MENU

sexta-feira, 6 de outubro de 2017 - 11:24Automobilismo internacional, Dica do dia

DICA DO DIA

RIO (só silêncio) – O Kiko Costa mandou o vídeo dessa Commodore (parece uma Caravan) da Holden que já leva a nova geração de motores que a V8 Supercars australiana vai adotar em 2019. Que não serão V8, e por isso o nome do campeonato já mudou para apenas Supercars. Essa nova geração prevê motores V6 biturbo, menos barulhentos e impressionantes. Ao menos não tem nada híbrido aí, pelo menos por enquanto.

Os caras estão quebrando a cabeça para manter a relevância da categoria, atrair fábricas, salvar o que for possível nestes tempos em que automóvel parece ter virado a desgraça do mundo.

Isso tudo à parte, adoro ver peruas correndo.

26 comentários

  1. TARCISIO FRASCINO FONSECA disse:

    Quando falam em peruas lembro-me de uma categoria italiana de corridas de longa distância onde os motores eram diesel.
    A Volkswagen participava com a versão perua do Volkswagen Bora.

  2. victor freire disse:

    1) mount panorama, que circuito do caramba!
    2) o barulho do motor não é ruim. não é um v8, claro, mas essa válvula de alívio da turbina me lembra muito os carros do grupo b de rally.

  3. Levi disse:

    Sandman é o nomes das históricas peruas Holden baseadas nos sedãs, cultuadas pelos surfistas. :D

    O ronco ficou bom, não é um V8 obviamente. O V8 é uma perda mais pela cultura do que pelo som… O V8 é tão relevante pra Austrália quanto pros EUA.

  4. EduardoRS disse:

    Pelo texto do post, achei que o ronco tinha ficado uma merda. Mas tá um som legal até. Os F1 dos anos 80 eram turbo e roncavam legal. A Indy também usa turbo e tem um som bacana. O som dos V12 era maravilhoso, claro, mas olhando pelo ponto de vista lógico, não faz nenhum sentido um fabricante fazer motor V12 hoje em dia.

    É mais ou menos como dizer “Ahhh bons tempos em que a iluminação noturna da nossa casa era por lampiões a querosene, era mais romântico, o povo se reunia na sala e tal… porque ninguém mais faz lampiões?”

    Motor turbo é infinitamente mais eficiente do que motor aspirado. A única possibilidade que eu vejo é uma preparadora “genérica” fazer motores aspirados para competição, tipo o que a Avon faz nos pneus de carros históricos, mas aí o baixo volume de produção implicaria em preços altos para os clientes. Provavelmente seria um negócio inviável.

  5. Celso disse:

    Que barulhinho borocoxô.
    Pelo menos a troca não é com borboleta.

  6. Paulo disse:

    Queria ver uma corrida de F1 aí. Puta pista!

  7. Sydnei disse:

    Vão ter que instalar megafone na saída do escape, pois o ronco é de motorzinho mesmo. Só de ser turbo já corta a sinfonia, pois a potência chega em giros mais baixos. Não demora a Indy e a Stock car brasileira tb adotarão os V-6. Muito chato esse politicamente correto no automobilismo..

    • andre lima disse:

      Acho que aqui na Stock não vai acontecer (felizmente!), já que o custo de uma mudança do atual V8 pra um motor desses seria totalmente fora da realidade da categoria.

    • Rodrigo disse:

      Indy já é V6 turbo.

    • Levi disse:

      Politicamente correto? Os turbo são melhores…

      Embora automobilismo seja espetáculo, não é um campeonato de som… mas de velocidade.

      A própria Ferrari fez um V8 turbo não por causa da poluição (que foi a desculpa, digo, justificativa oficial), mas pq a McLaren entrou na parada com um V8 turbo no 12C que DESTRUÍA o V8 aspirado da 458. Aí não tinha o que fazer, era turbo ou nada.

  8. Marcelo Chichanoski disse:

    Também acho um barato essas peruas…

    Monte Panorama, que pista!

    Uma de minhas favoritas no GT6…

  9. Fern Kesnault disse:

    Por falar em peruas, a LEVORG da SUBARU foi a campeã por pilotos com ASHLEY SUTTON a vencer 3 provas das 30 da temporada 2017 da British Touring Car Championship (sempre 3 provas por etapa).

  10. askjao disse:

    Mais incrível que o carro, é o realizamos dos jogos de carros nos videogames que reproduzem essa pista com uma perfeição incrível.

  11. zeca ferreira disse:

    Li, nao sei onde, que a GM iria encerrar a suas operacoes na Australia..
    Ou estou enganado?

  12. Marcos disse:

    Um dos meus circuitos prediletos no RealRacing 3… =)

  13. Rafael Travassos disse:

    Considero Mt Panorama uma das pistas mais legais do mundo, senão a mais legal.

  14. Cláudio Cardoso disse:

    Mesmo sendo um V6, ainda mantém um ronquinho legal.

  15. Paulo disse:

    Mount Panorama…o lugar lindo! é de arrepiar…………….

  16. Czar disse:

    Quando alguém fala em peruas correndo é impossível não lembrar das lendárias Volvo 850 SW T-5 R.

    No ótimo campeonato BTCC no meio dos anos 90 lembrava um enterro: a peruona andando na frente parecendo um rabecão, e os outros enfileirados atrás, modelos moderninhos, arredondadinhos, todos se esgoelando sem conseguir acompanhar o tijolão.

  17. D disse:

    A cada notícia dessas morre um pouco meu amor pelo automobilismo. O mundo vai ser muito chato sem os V8, V10 e v12. Que merda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>