LEMBRANDO 97 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 26 de outubro de 2017 - 11:37F-1

LEMBRANDO 97

suzuka97aRIO (eram bons tempos) – Hoje está fazendo 20 anos da conquista de Jacques Villeneuve em Jerez. A disputa do título de 1997 foi a mais legal que acompanhei como repórter, por todo o drama ao longo do ano envolvendo um piloto que já era quase um veterano, e sem dúvida a maior estrela da companhia — Schumacher –, e um garoto que carregava um sobrenome histórico e se comportava como um outsider naquele mundo hermético ao qual foi convocado, depois de brilhar no automobilismo americano.

A Evelyn Guimarães ouviu Villeneuve em Austin, e ele lembrou daquele GP da Europa com carinho e riqueza de detalhes. Também tenho minhas lembranças, claro, mas quase nada de registros fotográficos. Naqueles tempos não andávamos com celulares no bolso para fotografar e filmar a vida.

Mas alguns amigos faziam isso por nós… Essa imagem aí do lado é da corrida anterior, em Suzuka. Foi o ápice da tensão naquele campeonato, quando Villeneuve foi desclassificado da prova. Tudo começara no sábado. Jacques desrespeitou bandeiras amarelas no treino livre e, como era reincidente, a FIA o suspendeu por uma corrida.

A Williams apelou da decisão e Jacques correu sob liminar, depois de fazer a pole. Terminaria em quinto, com vitória de Schumacher. A equipe, então, retirou a ação e ele foi desclassificado, perdendo os pontos.

Só de olhar, não saberia dizer se essa foto foi tirada depois da corrida, quando Villeneuve soube da desclassificação, ou no sábado, quando foi suspenso. Mas graças ao charme das datas impressas pelas câmeras dá para ver direitinho: 12 de outubro de 1997, portanto no dia do GP.

Só sei que ouvir os pilotos não era lá muito fácil naquela época, como minha posição privilegiada, pendurado na grade, mostra com bastante eloquência. Não tinha essa história de coletiva com hora marcada, salinha com cadeiras e microfone para cada um fazer sua pergunta. Mas tudo era muito mais divertido e autêntico.

Naquela noite, depois da tempoestade, a gente foi ao karaokê do hotel de Suzuka encher a cara de saquê e Jacques estava lá de boa, cantando e bebendo. Tenho algumas fotos, também, só não sei onde estão. Uma hora encontro.

20 comentários

  1. Sandro disse:

    Quando um piloto que não nasceu no continente europeu conquistará um título mundial na F-1? O canadense Jacques Villeneuve (do continente americano) faturou o campeonato em 1997 e… se passaram 20 anos!!!

  2. Jacques Villeneuve depois desse Título da F-1 de 1997 sua carreira acabou não conseguindo nem mesmo algo parecido como uma vitória.

  3. Amadeu Calisto disse:

    você tá parecendo um filhote de Walter mercado nessa foto.

  4. Marino disse:

    Vamos combinar que voce não é nenhum “galã”, certo? até aí, empatou pois eu também não sou…Estou tão careca que quando vou no banco (não vou mais) o segurança manda eu tirar o capacete!!! Mas que tú tá feinho nessa foto, ah, isso tá FG!!!! Queria aproveitar e fazer uma pergunta, a qual se voce não desejar responder sem problemas. Mas, pode nos contar por que voltou a morar no Rio? Abraços e bom fim de semana.

  5. Bola da Vez disse:

    Muito lindo o seu cabelo, gostei!

  6. Saima disse:

    FG, e os 30 anos do tri do Piquet? Você disse que começou a cobrir a F1 in loco em 1988, mas não tem alguma história bacana pra contar pra gente? Abraço.

  7. Ivo Rettor disse:

    Vilenueve só ganhou porque tinha uma willians imbativel, pois sem essa superioriedade não fez mais nada

  8. Edison Guerra disse:

    Hoje a página oficial da F-1 publicou no Youtube, entrevista com o Jacques descrevendo a prova. Não lembrava que foi neste dia que aconteceu algo não mais repetido: Villeneuve, Schumacher e Frentzen marcando o mesmo tempo na classificação.
    https://www.youtube.com/watch?v=nt-3KT6ktHU.

  9. murilo medeiros disse:

    Incrível, Em 97 eu tinha 12 anos e acompanhava afinco a F1. Época boa com um bom revezamento de campeões. Quando o Alemão começou a ganhar tudo nos anos 2000 a F1 ficou chatíssima. Só voltou a ter graça com a Renault azul/amarela do Alonso.

  10. sync. Redder disse:

    Era você pendurado? Achei que fosse o Bruce Willys “o Chacal”, e engraçado, 20 anos depois o Jacques Villeneuve se inspirou no seu cabelo daquele dia para compor o visual atual!

  11. Alex Tréxi disse:

    Vice em 96. Campeão em 97. Depois nunca mais ganhou uma corrida. Apenas alguns pódios. Escarrado da Fórmula 1.

  12. Neto Vieira disse:

    Sensacional, Flavio.

    FIA sempre polêmica.

    Agora, o que estava divertido porém nada autêntico é esse cabelo loiro à lá Jacques Villeneuve hein, rsrs.

  13. Albert disse:

    Sempre leio o texto e depois vejo a foto. Demorei um pouco pra entender que o cabelo da pessoa pendurada era o seu, não do Villeneuve.

  14. bruno disse:

    Dava pra você se passar por ele.. os cabelos eram iguais.. hehehe boa tarde.

  15. zempa disse:

    Olha o cabelo.

    Hoje seria MC Flavinho.

  16. Gustavo disse:

    FG, você pintou o cabelo na época pra homenagear o Villeneuve ?

  17. Qwerty disse:

    Estava a “cara do Heikki Kovalainen de costas”!

  18. Valmir Lopes disse:

    Caramba, olhe a foto, vi um galego pendurado mas não reconheci você, só quando li o texto fui prestar mais atenção no galego que logo passou a ser Flavio Gomes. Legal a foto.
    Bom dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>