MENU

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006 - 14:24De papel

Jóias de papel

SÃO PAULO (cada um que faça o seu) – Este blog tem me proporcionado imensas alegrias e descobertas. Fernando Ferreira, de Ribeirão Preto, me mandou o link para o site do artista, não há outra definição, artista Cláudio Moreira, que faz miniaturas de papel de veículos. Por enquanto, carros e ônibus. O trabalho é esplendoroso. Vejam a foto do ônibus da Cometa, abaixo. Fiz um contato, tomara que ele responda.

Vejam a perfeição dos detalhes, das cores, de tudo. E de papel! Ah, tem gente que transborda talento, e esse Cláudio é um desses.

A propósito da Cometa, outro ícone da minha infância/juventude, escrevi uma coluna Warm Up em 2001. Quem tiver paciência, leia.

34 comentários

  1. ALEXANDRE disse:

    Flávio, parabéns pela postagem da foto, mto real. Eu como muiots outros sentimos falta dos Dinos, Flechas e porque não dos CMA-COMETA(Estrelões), quem andou nakeles carros, nunca mais vai eskecer a facinante amor pela estrada, pois como falaram, esses onibus, ficam entre 11 a 13 toneladas, incluindo o coração deles que eram scanias. Enfim, nada mais a declarar e somente agradecer pelo espaço.
    Sucessos amigo. e nunca deixe esse incone do transporte rodoviario morrer, se kizer pode contar sempre cmg.
    Abraços…

  2. Wilian José Tomaz disse:

    Tem cada coisa que acontece conosco! Fui devolvido à velha infância, onde eu era mestre em fazer miniaturas de papel. Abandonei o velho hábito…mas, vendo o COMETÃO do camarada, resolvi rebuscar o tempo em que “eu era feliz, e, não sabia…Aqui vou eu de volta 1970! Me aguarde…Acho que vou começar com o Brabhan BT-44b do Moco…Quem pode me dar uma mãozinha na empreitada?…Forte abraço…beijos no coração de todos…Sayonara!…

  3. michael de alexandri disse:

    eh verdad como todos apagam o passado com mta facilidade, eu nunka andei de cometa e no maximo jah vi 1(tenhu 20 anos)……mas gostaria de andar antes q acabe…….parabens flavio pela coluna do warmup falando sobre os cometas……..e fika a saudad das equipes q vi e acabaram, como tyrrell, jordan, sauber, e principalmente da arrows de q eu era fa e estou vendo ela renascer na super aguri, naum vou conseguir enxergar super aguri, e sim ARROWS em 2006

  4. mario paixao disse:

    concordo inteiramente com voce a respeito dos onibus da cometa. a minha impressão sempre foi que eles eram os onibus esporte. há alguns dias, viajando de bh para o rio, de cometa, é logico, me deparei com a nova pintura. alem disto era mercedes bens. conversando com alguns motoristas da cometa durante a parada, é unanime a preferencia deles, tanto pela pintura antiga, quanto pelos onibus da scania, com carroceria ciferal. a cometa deveria ser tmbada pelo patrimonio histórico. aquele abraço

  5. Regis disse:

    Realmente como consta em um comentário, a Cometa foi vendida para a empresa 1001 do RJ. Mas história que em contaram é que não é só uma questão de investimento para a troca da frota, mas sim também o fato de que 1001 tem um prazo para deixar usar a marca “Cometa” e que por isso ela está gradativamente mudando sumindo com a imagem “Cometa”.
    Não sei se isto é verdade, mas seria interessante perguntar à própria 1001.

  6. Cabral disse:

    Esse é o Morubixaba… Como os DKW ele é 2 tempos. É diesel, 2 tempos com 3 cilindros e seis pistões. Uma descrição com mais curiosidade que 99% dos lançamentos de carros dos últimos 10 anos.

    Um desses foi usado naquelapropaganda da Gol… Uma das mais bem feitas da história da propaganda brasileira. “Longe de casa, a mais de uma semana… Milhas e milhas distante, do meu amor….” Pra que ir de outro jeito, se você pode voar?

    Os cometas com pintura moderna são chamados de Halley. Perdeu o couro vermelho, e tem estofado azul. Mas ainda são mais confortáveis, mais rápidos e práticos que os onibus modernos da Marcopolo. A única vantagem do maropolo é o ar-condicionado… Tem gente que se contenta com tão pouco.

  7. Marcello disse:

    Gomes, dê uma olhada no seguinte fotolog: http://fotolog.terra.com.br/cometa:1
    vc vai gostar de ver as fotos dos cometas que estão lá.

    Abs.

  8. Rodrigo Soares disse:

    Viajar de cometa era o bizú da infancial!! heheh!! Que alias não tinha nada de cometa! hehe!!

  9. Alessandro Candido disse:

    Eu ainda to fazendo a minha B.A.R. de papel…
    Ta dando um trabalho danado…. e nem tem esse monte de detalhes…
    Me parece que esse carnaval vai ser só chuva…. tai um motivo pra terminar minha BAR.. assim q terminar mando as fotos…
    Parabéns pro cara do busão…

  10. Saulo Labaki Agostin disse:

    Flávio

    Este ônibus da miniatura é o GM PD-4104 importado pela Cometa dos Estados Unidos na década de 50. Foi chamdo por ela de “Morubixaba” e rodadram até o início dos anos 70.
    Faziam a linha Rio – São Paulo.
    Alguns detalhes interessantes: tinha motor diesel 2 tempos de 6 cilindros com um ronco inconfundível (parecido com aqueles caminhões dos bombeiros), ar condicionado acionado por um motor a gasolina independente localizado na lateral do ônibus (veja a grade lateral da miniatura) e suspensão a ar ( estamos falando dos anos 50).
    Este ônibus, o 502, existe até hoje na coleção paticular da família Mascioli (acho que é este o nome) que foi quem fundou a Cometa. Que eu saiba, infelizmente esta coleção não é aberta ao público.
    Nesta época a grande concorrnte da Cometa era a Expresso Brasileiro que também importou ônibus dos EUA (o fabricante era a Flxble e não me lembro o modelo e foi chamado pela Expresso de “Diplomata” e tinha uma corcova no teto).
    Quem se interessar, existe um site excelente sobre ônibus, trens, troleibus e afins chamado http://www.toffobus.com.br.
    Vale a pena dar uma olhdada.

    Abçs

    Saulo

  11. cassio souza disse:

    Tem um detalhe que havia me esquecido :
    Quando eu era criança , eu tinha um ônibus Cometa de brinquedo todo de ferro, do tamanho de um veletrol (+ ou – ) , não lembro direito, só lembro que o brinquedo era tão forte que aguentava o peso de uma criança em cima com tranquilidade .
    Sei que , eu e meu irmão mais velho brincavamos de sentar em cima do Dinossaurus e “guiar” o mesmo … meu quintal ficava pequeno …. Na entrada era a rodooviaria de Ribeirão Preto , e nos fundos era a rodoviaria do Tietê
    Eu tinha uns 4 anos e meu irmão uns 9 anos , mas o brinquedo aguentou a brincadeira por vários anos.
    Depois acho que quebrou e minha mãe jogou fora .
    Procuro este tipo de brinquedo há anos para comprar mas nunca mais achei um igual ….

    Hoje so tem as carcaças de lata , ou de madeira ….

    Ate +

  12. Wagner disse:

    Um detalhe interessante sobre o cometão.Meu filho(16 anos) queria andar no cometão , talvez movido pelas minhas histórias. Expliquei que não era mais o modelo tradicional(dinossauro). No retorno de Santos para Campinas , não é que o moleque deu sorte. Colocaram ônibus extra devido ao grande movimento e lá estava o “dinossauro” na plataforma (tanque cheio pronto pra largada). Detalhe triste : pintura nova(terrível) e os bancos de tecido.Pelo menos subiu a serra assoviando.Gostou tanto que nem se importou com o tietê prestes a transbordar!

  13. cassio souza disse:

    Sou da tera do Cometa .
    Foi por aqui que tudo começou ….
    Lembro ainda com a linha municipal da cidade era unica e exclusivamente da Cometa …. Depois eles começaram a fazer Ribeirão Preto – São Paulo
    Que viagem !!!!
    Fui trabalhar por 7 anos em SP ( capital ) , mas levei minha familia para morar em São Roque .
    Ia quase todo dia e voltava de Cometa .
    Ficava na beira da Castelo Branco esperando o “BICHÃO” … tinha vez que quase não dava tempo de dar sinal pro motorista …
    a Castelo Branco ficava pequna para ele ….

    É Flavio … deu até saudade !!!!

    Pena que a Cometa foi vendido para uma grupo do Rio de Janeiro que ao inves de ivenstir na fabrica própria que a Cometa tinha, preferiru trocar a frota …

    Observação : A empresa que comprou o Cometa é a 1001 que faz RIo – São Paulo .
    Quando ela renova a frota que faz o trajeto Rio- São Paulo , os ônibus que estavam nesta linha são cedidos automaticamente para as duas empresas controladas pela 1001 : Cometa e Rápido Ribeirão Preto .
    é uma pena , pois com o tempo , devido a esta “renovação “os ultimos Dinossaurus que ainda circulam , deixaram de circular .( principalemnte na linha São Paulo – Campinas e São Paulo- Sorocaba )

    Fui …

  14. Wagner disse:

    Aproveito o gancho das miniaturas para comentar a coluna warm up de 2001 sobre o “cometão”. Quem não se emocionava com o cometão nos passando na Anhanguera na subida(andava!).

  15. Thiago disse:

    Flavio:

    1-Primoroso o trabalho! Faço maquetes de aeronaves nas minhas horas vagas e tenho uma boa idéia do talento desse rapaz. Talento é para todos, e dom, para poucos!

    2- Lance dos cometas: Tal e qual anúncio de companhia aérea hoje em dia. Nem mostra mais os avioes….onde já se viu companhia aérea que anuncia sem mostrar avião ( o principal elemento de sua existência). Se ainda fazem isso, que dirá dos cometas, seus motoristas e seus famosos óculos!

    Cometão Forever!

  16. Adrian Newey disse:

    Legais as miniaturas do cara, hein. Será que ele vende?

  17. Tedaldo Buratti Jr. disse:

    Flávio, eu também adoro esses ônibus. Vou te contar um detalhe que pouca gente sabe:
    A última vez que fui à Sorocaba(à trabalho), vim conversando com o motorista, saber por que vai sair de linha(é importado esse modelo) e por que é tão rápido? Segundo ele o motor é igual aos outros SCANIA. Só tem um detalhe: o chassi e a lataria é toda em alumínio. O peso é a metade dos ônibus normais. Se colocar em comparação com os dois andares de hoje, a diferença ainda é maior, um terço do peso dos demais. Abraços.

  18. Ailton Junior disse:

    Gomes, sou leitor assíduo do blog desde sua criação, mas este assunto dos “Cometôes” foi o primeiro que dispertou em mim a vontade de escrever, pois como você também sinto saudade dos velhos Dinossouros, vim muito de SP até Rio Preto neles em minha adolecência, hoje morador do interior, faço o caminho contrário, as vezes, e sinto que a Anheguera, Bandeirante e Washington Luiz, não sâo mais as mesmas sem este ícone que ajudou a construir a história destas rodovias, mas acho que não só somos nós saudosistas que sentimos saudade dos velho Cometas, estas e outra estradas devem estar sentindo muita falta deles também.

  19. diogo disse:

    e aí FG perda de identidade,que o diga o VW GOL,antes era cl,gl,(i ou mi)gts,tsi,gti,e claro o GTI 2000 16v(maiúsculo mesmo), e agora é o que, gol g4 que de novo só tem a frente,e a traseira(urgh) o acabamento que não era dos melhores ,piorou ainda mais,de resto ele é a mesma coisa que o meu CLI 1.8 95
    desculpe se saí do assunto,é que relendo a sua WARM UP, percebi que nessa terra não se valoriza o passado,(alguns chtos moderninhos irão dizer que quem vive de passado é museu,mas para estes não ligo,pois sou saudosista mesmo),veja o que a vw fez com o gol e a kombi e tire suas conclusões

  20. Thiago Azevedo disse:

    Estes ônibus da Cometa são lindos.
    Me lembra uma propaganda, acho que é da route 66 (cigarros?).
    Se o Flávio não dissesse, eu nunca diria que este ônibus é de papel. Parabéns ao artista, trabalho fantástico.

  21. Samuel Pavan disse:

    O segredo dos Dinossauros / Flecha Azul é a chaparia toda em duralumínio, que deixa eles com 13t contra umas 18t de outro veículo do mesmo porte. O motor não é melhor que a média – o Scania k-113 dos últimos Flechas tinha 360 cavalos, o mesmo de um Mercedes O400. Mas o peso fazia diferença: nas palavras de um motorista aqui de Jundiaí numa entrevista para um jornal local, é “como dirigir um Golzinho”. Pena que, no fim da década de 90, a Cometa decidiu parar de investir na fábrica própria, pois levaria mais de 20 anos para renovar a frota toda. Mas graças à faculdade e o trabalho, em tenho uns 100 mil km em Flechas Azuis.

  22. Planeta disse:

    Algumas semanas atrás estava no tietê aguardando um pessoal do Rio de Janeiro e fiquei observando o desembarque, ainda tem muitos “dinossauros” andando, ouvi falar que fabricam exclusivamente para a cometa, não sei se é verdade, alguns de corroceira antiga tem uma pintura nova e outros clássicos. Ouvi dizer que quando lançaram as novas carroçerias, que por sinal é muito feia, a cometa foi muito criticada, mas em fim, também quando pequeno viajava muito de Campinas à São Vicente no velho cometa, quando ia de carro com meus pais morria de medo quando via aqueles faróis altos se aproximando do vidro traseiro da caravan do meu pai, na hora que ele saia da frente os bichos passavam rasgando, sumindo na frente e eu esperando outro olhando pra trás, isso a viajem toda. que saudades.

  23. Marcelo - RBR disse:

    Caro Gomes,
    espero, sinceramente, que com esses comentários fora de tópico e totalmente fora do assunto, vc não fique pu.to da vida de uma vez e acabe com o SEU (coisa que alguns frequentadores não entenderam ainda) blog. Não faça isso conosco.
    Marcelo.

  24. rasec disse:

    eu andei muito de cometa quando ia na casa de minha namorada (hoje esposa) de sampa para araraquara, eu me lembro tambem que quando criança meus amigos queriam ser motoristas da cometa, até achavamos que era o auge um motorista ser da cometa, achavamos que só os melhores podiam dirigi-los. Bons tempos aqueles…

  25. Máximo disse:

    ô Gomes, eu li o texto sobre o Cometão… nota 10.
    pior q é verdade, estão acabando com os “ícones” do nosso país.
    cadê o filme anual dos Trapalhões (ou um substituto) que sempre formava filas kilométricas de crianças pra assistir????

  26. Luciano Cadaval Bass disse:

    Ô Flávio, os Cometas continuam a ter nome sim… O Intermediário é o Halley e o modernoso é Hale-Bopp (algo assim)… Quer que tire umas fotos da rodoviária de Sorocaba?

  27. Luciano Cadaval Bass disse:

    Morram de inveja!

    Moro em Sorocaba e venho todos os dias pra SP de fretado. Quando o perco (1 vez por semana) vou à Barra funda e pego o cometão de guerra. Muitas vezes são ônibus mais novos ou uns intermediários horríveis mas quando do usorte pego os velhos dinossauro III, que levam 15 minutos a menos que os novos no trajeto de +- 100km… O banco vermelho de pseudo-couro grudento estão lá ainda!

    ps: nunca pensaei que ia me vangloriar um dia de andar de cometão!

  28. Fabio Bandini disse:

    FG, por quase 5 anos viajei de SP-Curitiba de ônibus.
    O Cometão com esse estilo ‘vintage’ é mais bonito mas longe de ser mais confortável que os Itapemirins.
    Sem falar que os caras faziam a viagem em 5 horas, enquanto o ‘cheetos’ fazia em 7h !
    As poucas vezes que fui de Cometa nem dormia direito aterrorizado com a velocidade do bicho na estrada da morte.
    Abs

  29. Alexandre Reis disse:

    Gomes, o Claudio com certeza é um grande artista, mas neste post eu gostaria de falar um pouco dos Cometas. Durante a minha infancia no Rio foram incontaveis viagens a Poços de Caldas/MG e a São Paulo nos Flechas de Prata e mesmo hoje cinco anos após a sua coluna, tenho o mesmo sentimento que vc. Cade o Cometão que adoravamos.
    Grande abraço

  30. Arquimedes disse:

    Fantástico. Realmente um artista. Só faltou uma miniatura de Puma

  31. Alexandre Carvalho disse:

    Cansei de ir pra Sorocaba de Cometa!! No site tem uma imagem de lado, muito dez, se no site naõ dissesse que era de papel, eu não acreditaria. O cara esbanja talento.

  32. Fernando S. Ferreira disse:

    Realmente são obras de arte, fico feliz por ter gostado.
    coloca a foto da DKW depois hein…
    abraço, valeu

  33. Gomes disse:

    Me desculpe o mau-jeito, João, mas o que tem a ver esse seu comentário com o ônibus de papel? Seria legal não “contrabandear” discussões aqui. Se eu não coloquei nada sobre a cabeça do Senna no blog até hoje, é porque acho que no meu blog não devo discutir a cabeça do Senna. Se você quer falar da cabeça do Senna, crie um blog. Que chatice, isso.

  34. João Oliveira disse:

    Existe alguma explicação para que o ayrton Senna, após o acidente, tenha exido por duas vezes a cabeça??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>