MENU

domingo, 23 de abril de 2006 - 12:23F-1, Imprensa

Babaquices globais

SÃO PAULO (já deu no saco) – Além da babaquice de obrigar locutores, comentaristas e repórteres a dizerem STR, RBR e MF1 no lugar de Toro Rosso, Red Bull e Midland (ai jisus, o que a Midland vende no Brasil?), a Globo estende suas pataquadas a outras glebas.

Hoje pela manhã vi rapidamente matéria no “Auto Esporte”, programete global que antecede o “Esporte Espetacular”. Me chamou a atenção porque apareceram um Renault Rabo Quente e um Gordini de corrida. Ambos seriam, como se diz, “testados” pelo Bruno Senna.

A brincadeira deve ter sido em Guaporé, pelo que percebi. Ou seja: convidam o rapaz para andar de Rabo Quente e Gordini. O rapaz vai a Guaporé, na casa do chapéu. Deve ter passado várias horas ali, à disposição global. E não é que apagam, por meio de computador, os patrocínios inscritos no macacão de Bruno?

Até onde vai tamanha babaquice? Nas entrevistas de jogadores e técnicos, cortam os bonés e os painéis publicitários. Aí as empresas deixam de apoiar o esporte e a Globo ataca as empresas que não apóiam o esporte.

Uma coisa é evitar fazer propaganda de graça. OK, cada um tem a política que quiser. Outra bem diferente, porém, é distorcer a realidade. A Toro Rosso não é STR (ou TRS, como disse, coitado, o Galvão). É Toro Rosso. A Red Bull é Red Bull, não RBR. A empresa que é dona da Ferrari é a Fiat. Se o locutor quer mencionar os cargos de Luca di Montezemolo e entre eles citar o de presidente da montadora que é dona da Ferrari, tem de dizer que é a Fiat.

E apagar inscrições no macacão de um piloto que teve a boa vontade de ir a Guaporé andar de Gordini é sacanagem demais. Aliás, esse negócio de retocar imagens, no caso fotos, já que falamos de outra época, Stálin fazia direitinho.

Babaca, a Globo.

94 comentários

  1. leonardo disse:

    Esqueceram de comentar sobre a Puma ( não me recordo se dkv ou gordini) desta época.

  2. alessandro pitagoras disse:

    Corretíssima essa análise.
    Por essas e outras o autmobilismo fica sem patrocínio, e quem sabe as consequencias que teria para o futebol no futuro???

  3. Vitão disse:

    FG, comentário perfeito. só acrescentar que a RG (eles não falam Red Bull, eu não falo o nome deles) tem GRANDES interesses no Pan 2.007, e por isto omite toda a safadeza do CEsar Mia . O que é um pistiha de corridas comparado com 500 milhoes em patrocionio? Danem-se os contratos, as leis, o público.
    Eu adotei um boicote quase total à RG; só assisto a F-1 porque é ao vivo. A RG não quebrou porque o BNDES colocou muita grana lá pra salvar a SKY. RG, a Varig amanhã (sonhar não custa nada)

  4. MaCost disse:

    Tudo bem, não é sobre corridas, mas o que esperar de uma emissora que divulga a transmissão de um show (Stones) ao vivo e o transmite editado? Ou seja, o que esperar de uma empresa que engana seus “clientes”? Eu viví uma época que o governo militar fez isso inúmeras vezes… tudo era editado antes da notícia chegar às pessoas. Como se pode ver, ética não é o forte desta emissora…

    Assim, os comentário absurdos deste narrador patético são apenas os frutos de uma árvore que está podre há muito tempo.

  5. Portuga disse:

    Gomes,
    Parabéns, vc foi muito feliz nessa abordagem….uma imbecilidade sem tamanho…
    valeu

  6. André Grigorevski - disse:

    O pior é que isso acaba prejudicando a própria qualidade da emissora. No programa Auto Esporte mesmo, já deixaram de fazer matérias sobre modelos antigos porque seus nome ainda eram ligados a um produto atual e, portanto, seria necessário um “patrocínio” da montadora.

    Triste… Por isso que Globo eu só vejo quando não tem outro jeito (F-1, por exemplo…).

  7. Gregório disse:

    A Globo é o cancêr desse País

  8. DMSR disse:

    Mais babaca é quem aceita pagar esse mico: Galvão, Reginaldo e demais animadores de torcida.

  9. Edson Gomes disse:

    Flávio,
    Milhares de parabéns ao abordar a babaca Rede Globo e o babaca mor de plantão que narra as corridas, também não vou dizer o nome, só a sigla, GB….cara, é impressionante a estupidez da Globo, essa vou dizer o nome sem sigla, sou formado em marketing e tudo nesse mundo gira em torno do marketing….como que uma emissora monoplista, querendo ou não, tem a coragem ou petulância de inventar esse monte de siglas para omitir os nomes corretos, claro não é RBS é Red Bull e assim por diante…agora aquela de omitir o nome FIAT para dizer a montadora que detém o controle acionário da Ferrari…é muito pra minha cabeça…porque então eles não dizem qua a Mclaren corre com motor MB (Mercedez Bens), a equipe Toyota é equipe T, a equipe HOnda é equipe H, a equpe B…Sauber, aí não dá para por sigla pois BMW já é sigla, Alonso corre na equipe R (de Renault) etc…essa de apagar macacão é o maior desrespeito que já vi, mas,…enquanto essa RGT tiver esse monopólio estaremos sujeitos a essas estaparfúdia decisão.

  10. Fitti disse:

    Flavio,

    Realmente é muita babaquice o que a globo faz, é só o Bruno perder uma que vão acabar com ele.

    Noticia boa sobre as obras ridiculas no Autodromo de Jacarepagua. A CBA está apertando o nó. O prefeitinho está encurralado, não tem saida, mesmo com ajuda da tal globo.

    Abraço,

    Fitti, carro #63, Campeonato Carioca de Turismo, equipe speedrj.com.br, cheio de esperança.

  11. veber10 disse:

    E PRA QUE VOCES FICAM TODOS LIGADOS NA GLOBO, FAÇA COMO EU ASSISTA SÓ O QUE NÃO DÁ PRA PERDER.
    =
    HOJE EXISTE CONCORRENCIA, EU ACOMPANHEI A REPORTAGEM NO DOMINGO ESPETACULAR DA REDE RECORD COM O BRUNO SENNA, FOI DE 10 A ZERO NA REPORTAGEM DA GLOBO.
    =
    A REDE RECORD DEMOSTROU TODO O RESPEITO PELA FAMILIA SENNA E INCLUSIVE MOSTROU SENNAS DE AYRTON e FRASES DELE DANDO INCENTIVO A TODOS NÓS
    =
    VER NA GLOBO SÓ O QUE NÃO TEM JEITO MESMO, ASSIM ELES DÃO UM JEITO E MUDAM ESSA ARROGÂNCIA
    =
    E BOBO FOI DO BRUNO SENNA ACEITAR TESTAR 02 PORCARIAS VELHAS DAQUELAS, EU NÃO ACEITARIA, TINHA QUE SER DE BMW PRA CIMA
    =
    ME EMOCIONEI VÁRIAS VEZES COM A REPORTAGEM DA RECORD, A VIVIANE FALANDO COM LAGRIMAS NO OLHOS, O SENNA FALANDO E O BRUNO, FOI EMOCIONANTE, TEMOS QUE TER RESPEITOS POR ESSA FAMILIA QUE É UM GRANDE EXEMPLO PRA TODOS NÓS.
    =
    VALEU

  12. Marquito disse:

    Se é para botar o Gb pra fora blz !!!

    è só criar o abaixo assinado que eu assino 10 vezes !!!

    O cara é um mala, desinformado, metido a mãe diná e metido tb a amiguinho dos pilotos !!!!!

    p.orra não tem quem aguente !!!!

  13. Rasec disse:

    Gente, eu nao me surpreendo com isso. Depois que eu li uma reportagem com Professores DE UNiversidades que foram conhecer os bastidores do Jornal Nacional e o William Bonner falou que o telespectador do jornal é chamado de Homer Simpsons, por ser ignorante, de pouca inteligencia, o que mais podemos esperar da RG ??
    Apenas Torço para que a RG exploda e possamos assistir formula 1 em um canal decente.
    E pra quem disse que a FOM talves tenha algo a ver com as siglas, saiba que na pagina oficial da FIA esta escrito os nomes certinho sem siglas..

  14. DIego/Jundicity disse:

    FOGO NA RG!!!! É A MAIS CAPITALISTA DE TODAS!!! DÁ NOJO DE QUASE TUDO QUE PASSA NELA!
    AHH QUE CABRERAGEM…. RG, O PALHAÇO GB, PQ AGORA EM VEZ DE PASSAR EMOÇÃO, ELE ANDA MESMO AÉ FAZER A GALERA RIR COM AS TRAPALHADAS DELE! MAS É TUDO LIXO!!!!

  15. Claudi Cante disse:

    Queria ver falarem na Globo da “crise na ex-maior empresa brasileira de aviação” e não deixer o nome da Varig…

  16. Jef disse:

    CAMPANHA:

    DIGA NÃO AO GALVÃO!!!!

    CHEGA do GB…. ele é muito mala…. o negócio e usar apenas a imagem da GROBO e o audio de uma rádio de sua preferncia…. simples….

  17. Fernando Gitirana disse:

    É extremamente ridículo!

  18. 1gt disse:

    Tv no Brasil é movida a jabá…ou vcs acham que reportagens mostrando qualquer coisa como dois renault…pilotados pelo sobrinho do falecido, não rolou um jabazão ali…de manhã não mostraram nem a dobra da costura…mas no fantástico só faltou focar nos patrocínios do cara…e coincidentemente no mesmo domingo…óóó…globo tem que explodir mesmo…e junto com a tv a cabo daqui que é horrível..e faz parte do grupo globo…pode ter trocentos nomes fantasia que é tudo deles mesmo…
    Revistas..sem citar nomes…tb precisam dum jabá pra publicar “novidades” e “salvações” em suas páginas…

  19. DELERMA disse:

    sem contar a mentira que aparece no inicio da resportagem:
    “Bruno Senna, 5 vitorias na F3 Inglesa”
    Na F3 Inglesa, ele só ganhou duas, as outras 3 foram preliminares do GP da Australia, numa F3 australiana que eu nem sei se existe.
    Pra puxar o saco dum Senna, vale tudo…

  20. Mauro Andres disse:

    Flavio,

    A única explicação para a estupidez das siglas deve vir da propria FIA.

    MF1, STR e RBR são utilizados nos caracteres das transmissões das corridas.

    Se estivesse escrito RED BULL duvido que eles abreviassem, afinal RENAULT, TOYOTA e HONDA estão lá e eles não podem chamar de R, T e H.

    Babaca, a FIA. E a Globo também.

  21. Kleber disse:

    Putz… eu vi a reportagem… e sinceramente… sabe quando a gente sente vergonha de assistir à um programa… foi assim que me senti…
    Quando a lei obriga a encobrir o rosto de um menor de idade… blz… mas esconder os patrocínios… só faz o telespectador prestar mais atenção para tentar descobrir qual é… depois da morte do Roberto Marinho, a Globo está cada dia pior… cada dia com uma babaquice nova… logo, vão transmitir os jogos de futebol, escondendo os patrocinadores dos times…
    Só uma palavra resume isso…

    RIDÍCULO!!!!

  22. Merchan disse:

    Concordo, foi uma sacanagem com o Bruno Senna borrar o nome dos seus patrocinadores.E concordo também que não falar Toro Rosso é babaquice, afinal Toro Rosso não é marca de nada. Mas batizar equipes e times com o nome de patrocinadores é comercializar demais o esporte. Fala se Ferrari, Renault, Toyota etc. porque são os fabricantes dos carros. Até aí tudo bem. Mas chamar equipes e times pelo nome de patrocinadores acho que tira do esporte o restinho de graça que ainda tem. As empresas já tem espaço nas camisas dos times, nos macacões dos pilotos e na carenagem dos carros. É o suficiente. Não acho que vão afugentar patrocinadores com essa atitude. É claro que a intenção das empresas de comunicação com essa atitude de fazer sopa de letrinhas com o nome de patrocinadores não tem essa intenção de proteger o esporte. Eles não querem é fazer propaganda de graça. Mas desestimula esse negócio.
    Em tempo: Benetton, se alguém lembrar de citar como exemplo contrário, antes de ser marca, é sobrenome do dono da extinta equipe.

  23. Filipe W disse:

    esqueci de falar que essa babaquice da globoi não vem se limitando só aos esportes, até no jornalismo, isso acontece o tempo todo, ficam dando “meias” notícias só para não mencionar determindos nomes e lugares para não fazer propaganda de graça, o Jornal Nacional daqui a pouco vira o Jornal Superficial (se já não o é) vão dar chamadas de notícias mais oiu menos assim “aconteceu alguma coisa, numa empresa, de um lugar”

    é brincadeira eles tinham que ser lembrados, que eles possuem uma concessão para transmitir tv e prestar um serviço, e que se não cumprirem com isso podem ter sua concessão cassada, mas pena que ninguem tem peito para isso.

  24. juliano calliari disse:

    O pior eh q o Regi falou em Opel e GM que n investe patavina na F1. Então pq podem mencionar algumas empreas e outras n??? O pior eh qdo o GB chama a aguri de SUZUKI e qm banca a equipe eh a HONDA. Q burro!!!

  25. Filipe W disse:

    Reforço e aqui todos os cometários, sobre babaquice da globo de apagar os digitalmente os patrocínios e a sopa de letrinhas que eles falam nas transmissões, acho que até além da mesquinharia, creio que eles realmente acham que todos os espectadores são idiotas bovinos, com cerebro de peixinho dourado, pq é só eles não falaram o nome do patrocinador principal da equipe que está lá estampado em, todo o carro, que os tapados dos espectadores não vão saber que RBR é na verdade Reb Bull Racing , é querer distorcer a verdade de uma maneira tão idiota, que dá raiva, e mais uma coisa a Globo não ganha dinheiro com as transmissões ? o patrocinador não torra milhões investindo na categoria, por causa justamente da publicidade ?
    então a globo, esperta que só ela acha que é, como bem disse o Flávio diminui o interesse dos patrocinadores no esporte.

  26. sergio guedes disse:

    isto vem acontecendo recentemente no ano passado,ate em partida se voley,o locutor falava em Rib~erão ,guadalahara,etc,nunca dizendo o patrocinador, mesmo fazendo parte do nome da associação

  27. cassio souza disse:

    Quando vi ontem na TV que o Rede Globo havia apagado os patrocinadores do Bruno Senna durante a entrevista para o programa Auto Esporte , pensei :
    “Que P.u.t.a. Sacanagem com o moleque !!!!”
    Mas de nada vai adiantar nossa reclamação e indignação .
    Eles não mudam .
    Na minha opnião esse negocio de STR , RBR , MF1 , presidente da companhia que detem as ações da Ferrari , e coisas assim são uma falta de respeito conosco ( publico) .
    Eles acham que somos tão ignorantes assim ???

  28. João Valim disse:

    “Aí as empresas deixam de apoiar o esporte e a Globo ataca as empresas que não apóiam o esporte.” – É exatamente esse o ponto. EXATAMENTE. As empresas não gastam dinheiro à toa… elas patrocinam um esportista esperando algo em troca… o chamado “retorno”. E a Globo, mesquinha e idiota, deixa de citar os nomes daqueles que garantem ou contribuem – ainda que indiretamente – com a audiência deles.

    Isso sem falar que a Red Bull, aparentemente, patrocina aquele Babaca n.º 2 chamado Cacá Bueno…. porque será que ele é vaiado quando corre em SP???

  29. Edgar SC disse:

    Que nojo…
    Não ganham nada com isso, só desafetos e descredibilidade, mais fazer o que se eles estão falidos e são obrigados a se sujeitar a fazer o que o patrocinador quiser… Ele paga a falida/decadente obedece…

  30. Erlon Radl disse:

    Fotos da Gravação desta Matéria do Autoesporte estão no Site da Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do RS, http://www.automobilismogaucho.com.br

    A gravacao se me recordo bem, foi em janeiro, em Guaporé, os carros são da coleção do Trevisan.

  31. Fernando Enns disse:

    tb axo uma sacanagem essa história de apagar os patrocinadores……

  32. Kenola disse:

    Ahh sim.. e nos logos, aplique um EXPLOSION, BLUR..

  33. Marcelo Borges disse:

    Esse nosso mundo está muito estranho, pior a cada dia que passa.
    O bom senso foi posto de lado há muito tempo em favor da ganância, que é uma aliada ferrenha da burrice.
    E pra mim foi exatamente isso o que ocorreu: uma burrice.
    Pederam uma ótima oportunidade de atrair, como bem disse o FG, patrocinadores para o esporte.
    Fiquei enojado.

  34. Kenola disse:

    Sugestão ao Flavio: nos fins de semana de GP, qdo vc for publicar akela tabela com os horarios e canais, troque “SporTV” por “STV” e “Globo” por “GLB”. Bandeirantes permanece Bandeirantes.

  35. Marco Antonio disse:

    Também, tendo o Babaca Mór, Gavião Bueno lá, não poderiam ter um comportamento diferente !
    Vamos montar um blog para comentar ao vivo e na hora as babaquices que o Gavião vomita durante as suas ” transmissões ” de F1 ?

  36. Gilberto Hingel disse:

    Bitxo, fiquei falando o mesmo para minha esposa, durante e após a corrida… (aliás, repito isto para ela toda corrida, coitada).
    Mas não ficou só nisto. Entrevistaram o Tom Cruise no fantástico (???) e borraram o nome do filme também…

  37. jovino disse:

    Realmente, não dá para entender. No programa Auto Esporte eles apagaram os nomes dos patrocinadores do Bruno Senna, mas no programa Fantástico, apareceu normalmente os patrocinadores do Bruno. Agora fico imaginando quais os critérios que eles usam para num programa liberar a propaganda e no outro não.
    Não dá para entender esta rede globo.

    Jovino

  38. pauloaidar disse:

    Tb percebi essa manobra rídicula de apagar os patrocinadores do Bruno,atitude totalmente idiota que só perde mesmo pra babaquice mor de trocar os nomes das equipes e deixar de mencionar os fabricantes. Então que arrumassem um patrocinador para a reportagem e pagassem o piloto que se desbancou até Guaporé (os carros não são do Museu da ULBRA ?)Próximo passo: pneus B contra pneus M e quem sabe no futuro pneus Pi (não 3,1416 aquele outro da Itália..pode falar ?). Ainda bem que fiquei cozinhando ao mesmo tempo, desde a corrida até o final da reportagem…a família agradeceu não ter me distraído tanto com essas baboseiras…

  39. Rafael Ramos disse:

    Neste pais, é muito dificil se conseguir patrocinio para o esporte. Ainda mais um esporte tao caro quanto o automobilismo. Eu já percebi que os patrocinadores sempre sao citados nas reportagens do Grande Premio. Não acredito que seja “jabá”. Acho apenas que é uma justa menção àqueles que fazem o esporte permanecer vivo e que apoiam futuros atletas…

  40. Rafael Ramos disse:

    Estava ontem mesmo comentando essa atitude da Globo com amigos.
    Antes de ser babaca, isto é anti ético. Cadê a ética jornalistica, aí? A partir do momento que voce chama a equipe pelo nome errado, a verdade vai por água abaixo e até perde a credibilidade.
    ASsim fica complicado.

  41. Beto Traballi disse:

    É só a RBR, STR, MF1 e o KCTA4…. comprar um cota de patrocinio na GCP (Globo Comunicação e Participações S.A.) que esta tudo certo, que mistura boa heim, Stalin, Calvino, Adam Smith ……… Jesuisssss

    Bruno, mãe, irmã… só faltou fazer uma entrevista virtual com o Tio, se o Bruno vingar, não se espantem que um dia o Galvão vai dizer: Agora com vocês uma corrida virtual do Bruno com Tio! Mais um enlatado saindo do forno.

    Flávio não comente isso que o Regi pois se ele falar isso com o Galvão já viu heim!

  42. Alexandre Carvalho disse:

    or que nao, a partir de já, se referir a Globo só como RGB??????

  43. Alexandre Carvalho disse:

    Pois é, FG, disse tudo. Ainda mais ontem a final do volei entre Minas e Florianópolis. Po, é Minas Telemig Celular, porque a empresa gasta seus tostoes pros cara darem porrada na bola!!! Do Flot\\rianopolis eu nao sei quem investe, pois a grobo nao diz!!!

  44. nelson disse:

    Flávio , unico comentário a fazer é que eu compartilho da mesma opiniao sua , a respeito dessa babaquice da globo , principalmente o ” close ” ridiculo na cara do sujeito , para nao aparecer nem o boné , nem o colarinho quando tem algum patrocinio … clap..clap…clap …palmas pra vc , e tomara que esse comentario tome uma maior repercursão em outros meios de comunicação.!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *