MENU

Thursday, 27 de April de 2006 - 21:25Autódromos

Com Emerson, na pista

SÃO PAULO (andei uma hora e meia e não travou nada) – Marcelo Migueis me manda um vídeo bem legal, que será de grande valia para os mais jovens que não têm idéia do que era o circuito antigo de Interlagos.

É de 70-e-fumaça, uma volta de Maverick pelos quase 8 km do traçado original. Dura quase cinco minutos. Além da beleza da pista, a beleza da pilotagem do Rato merece a visita.

Um pouco da história de Interlagos você pode ver aqui, também. Abaixo, uma singela ilustração do tipo “eu era assim, fiquei assim”.

90 comentários

  1. Léo Engelmann says:

    Pessoal, concordo com o Cacá quando ele diz que o vídeo foi gravado em 1973 por uma coincidência que não é tanta coincidência assim: a placa do Maverick tem os números 1973.

    Creio ter sido uma %[email protected]$&@#jogada de marketing, pois o Maverick foi lançado em Maio de 1973 ( http://www.geocities.com/MotorCity/Boulevard/2624/index2.html ) e o Fittipaldi estava em alta.

  2. mascavo says:

    achei o cúmulo, colocarem a trilha sonora do ABBa no vídeo do Maverick, aquilo não tem nada a ver, com certeza é alguma brincadeira.
    Afinal já assisti a fita original e a trilha sonora é do pianista e compositor Marcos Vale, e é uma tremenda trilha onora.
    O Marcos vale inclusive compos uma musica para Emerson, e que está também nesta fita.

  3. Eduardo S SP says:

    A trilha original é sim da dupla Paulo Sérgio e Marcos Valle, mas nesse pequeno trecho a trilha e a narração foram suprimidas pela tal musica que não agradou a muitos

  4. 1gt says:

    se recuperar o velho interlagos é quase impossível…pelas dimensões da obra e adequações necessárias…pq não reconstruir o roginal em outro lugar….nada que terraplanagem não resolva…o que não falta nesse país é espaço…

  5. Silvio Tanaka says:

    Pessoal o video só não é espetacular pois retiraram o audio original onde o “rato” comenta o passeio e o “maveca” canta que é uma beleza.

  6. Thiago says:

    Sem comentários sobre a trilha sonora. Se é ruim ou boa, to pouco me ferrando. Mas que é melhor escutar os comentários do Emerson, no original, ah é. Aquele jogo de cena, com o ponteiro do cronometro também foi uma boa sacada. Agora, aqueles são pneus radiais ou diagonais?
    Bom, tanto faz. Aula de pilotagem. Imaginem se tivessemos cameras on board naquele tempo…
    Quanto à questão do circuito antigo: Fazer essa sequencia : 1, 2 , retão, flat, de carro-asa, deve ter sido PHODA!

    By the way: O Rato chegando em Interlagos, de Enstrom 280 foi SIMPLESMENTE UM LUXO!

  7. zé dirceu says:

    Vi no filme “O Fabuloso Fittipaldi”,ótimo filme por sinal,para quem não assistiu ,recomendo a assistir,para quem for de Goiânia fica o aviso,tem ele na locadora Cara Vídeo da rua 10,perto da Catedral

  8. Falcão says:

    Vieira, vc deve ter razão. è mais lógico ele pilotar uma Guzzi que uma Harley em Monza… Vi que muita gente está metendo o pau na trilha sonora. Sinceramente, nem acho tão ruim assim. E, se não me engano, a trilha do filme é da dupla Paulo Sérgio-Marcos Valle. O tema principal do Filme, com um pianinho maneiro, chegou a ser usado na falecida TV Tupi nas chamadas do clássico desenho Speed Racer!!!!

  9. Ibsem Braga says:

    Gomes,
    Na proposta do Chico Rosa faria 2 intervenções: uma variante (tipo a ascari-Monza) na curva 1 , e anteciparia o “S” na reta que antecede o Laranja, para que tivesse maior velocidade de aproximação, e a mesma emoção do traçado antigo.
    Perguntinha: Que influência teve o crescimento da CART, no veto do Bernie nessa proposta do C.Rosa???

  10. Armando Vieira says:

    Esse vídeo faz parte do filme Fabuloso Fittipaldi. Nele, aparece inclusive o Emerson chegando de helicóptero em INterlagos, e depois e senta dentro do maveco e desce a botina. O homem anda muito, até hoje. Na minha opinião, o melhor dos brazucas que já sentou em um F1.

    Já citaram aí embaixo, mas no mesmo filme de fato ele dá uma volta de moto em Monza, mas não é uma Harley, e sim uma Moto Guzzi.

    Detalhe: andando daquele jeito, segurando aquela bagaça todinho original, até os pneus. Tá bom, ou querem mais?

    Abraços

  11. Lawrence says:

    Q se dane a F-1!!!!
    Interlagos devia ser reformado para o traçado antigo para os brazucas!!!
    Eu me amarro em F-1… Mas não precisava assassinar o circuito assim pra isso….
    Uma simples curva no estilo “hairpin” no meio da curva 2 ligando pra Curva do Sargento já encurtava a pista e a colocava nos padrões internacionais de segurança…
    Se o pensamento for segurança mantendo o traçado original, uma gincane no meio da reta entre as curvas 2 e 3 já “quebrava um galho”…
    Mas dá pra manter a reta intacta pra galera da arrancada!
    É isso aé galera… Vamos ver se alguém lá em “cima” olha pelo circuito e faz o q tem q fazer né!
    Pelo menos em Sampa, pq aqui no Rio… Melhor nem falar né!
    T+

  12. Mitsui says:

    Esse Maverick era o 6 cilindros ?

  13. Airton - JF says:

    Sobre o finalzinho do vídeo: Assisti a pensei “Esta %[email protected]$&@#vai tombar!” rs rs rs
    Entorta Maverick!

  14. Doan says:

    Caramba, o cara pilota muito mesmo. Será que hj ele consegue mandar bem assim??

  15. Kirk says:

    Esse tracado antigo era bom demais Sucrilhos, nao ficava chato nao, muito pelo contrario, pode acreditar. Eu era apensa um moleque mas adorava ver as corridas de Opala Stockcar la. Ate hoje lembro das imagens – a que marcou mais foi uma em que o Reinaldo Campelo saiu capotando nao sei quantas vezes logo depois de sair da juncao e acabou com o carro. Isso sim era pista, mas com todas essas normas de seguranca de hoje realmente nao ia ser viavel. Ia ser legal ver parte do tracado original restaurado pra proporcionar umas variacoes pelo menos, mas infelizmente nossos sabios governantes (acho que bebi demais hoje) nao querem melhorar nada, so querem saber de ganhar uma grana destruindo autodromo.

  16. Renato says:

    Manoel,
    O traçado antigo existe em alguns pontos. A parte de “cima” (do laranjinha até o final da reta dos boxes praticamente são os mesmos). O trecho da curva do sol até o laranja desapareceu, assim como um trecho da ferradura e da curva 1 e 2. O resto para voltar as origens só precisa dum “tapa”.

    Eu andei e assisti bastantes corridas tanto no circuito antigo como no novo, e embora saudoso, o circuito antigo seria totalmente inviável hoje em dia. Até gosto das mudanças feitas. Vale lembrar que sempre temos corridas interessantes por aqui com ultrapassagens etc, diferentemente do que ocorre na maioria dos circuitos do circo (Barcelona, Imola, Monaco, Hungariring).

    Quanto a acabar com o S do final da reta dos boxes, eu discordo totalmente. Acredito que se modificar por uma curva de alta as ultrapassagens vão sumir daquele ponto. Gosto daquela freada.

    As únicas mudanças que eu faria em Interlagos, são modificar toda a área de boxes e de arquibancadas. Refazer tudo!

    Abraços

  17. Maveco says:

    e depois ainda perguntam pq o Brasil num tem piloto de talento..olhem só em quem o Piquet e o Senna se espelharam….Gênio , o Senna. E , claro, o som original eh melhor. Mas quer saber, gostei da trilha.

    enquanto isso, fica essa geração nova se espelhando….em quem mesmo?

  18. Kleber says:

    Incrível… este traçado de Interlagos é muito bacana… pena que acabou, não se enquadrava mais nos circuitos da F-1, (no máximo 5000 e qualquer coisa metros)…

    Aproveitando o gancho… ontem estava assistindo ao programa do Otávio Mesquita… ele fez uma reportagem sobre uma fórmula PORSCHE… Posso estar enganado, mas me parece, um tanto quanto “meia-boca” esta fórmula… o Otávio Mesquita (que é braço) chegou em terceiro nas duas etapas…

    FG, você sabe algo mais dessa fórmula aí???

    Detalhe… mostraram lá um porsche de 19 e bolinha… verde… se não me engano, o modelo é SC… você conhece??? Tem algum desses na coleção????

    Grande abraço….

  19. Rikho says:

    Acho que o traçado atual nem é tao ruim assim, ainda é dos melhores que existem atualmente. A única alteraçao que faria seria acabar com a Descida do Sol e com o S do Senna e pôr no lugar uma curva de alta, como falaram. Em tempo: só pra satisfazer o amigo aí embaixo, creio que o ideal seria o Emmo ter usado o capacete, sim, mas eram outros tempos, as pessoas nao tinham esse tipo de preocupaçao.

    Abçs

  20. Daniel Nishikawa says:

    Na imagem comparativa dos dois traçados falta a alteração da Curva da Junção, que foi antecipada, acabando com a reta que existia após o Mergulho.

  21. Manoel Pinho Filho says:

    Flávio,

    esse antigo traçado… ainda existe, ou sumiu com as “arquibancadas”, etc…? há alguma chance de ser recuperado/utilizado?

    grande abraço.

  22. Máximo says:

    O traçado era bonito, e o vídeo é muito legal mesmo.
    concordo que uma trilha mais “pesada” ia dar um outro ar, mas ABBA deu um toque de saudosimos, principalmente pela música escolhida… talvez a idéia de quem editou tenha sido dar um tom saudosista ao vídeo…

    com as normas de segurança atuais o traçado antigo ficaria quase impossível de ser usado, e a prova dos EUA provavelmente saia pela mesma razão… muito tempo com acelerador no fundo, muita velocidade e umas estampadas “felomenais” (como as 2 do Ralph)…

    O problema dos travódromos atuais são os freios dos F1… nego freia dentro da curva e não tem como atrasar mais a freada (pq aí teria que frear DEPOIS da curva… rsrsrs)

    o problema da F1 não é pneu, nem aerodinâmica e muito menos motor… é freio…

  23. Silvânia Silvia says:

    O GP Brasil tinha 40 voltas, e da arquibancada (atual setor A) só se perdia a curva 2 e o Sol (atrás dos boxes, abaixo), o final do Laranja e o Bico de Pato. Ou seja, uns 75% da pista, ou 6 Km, eram visíveis.
    Agora, com as atuais normas de segurança da F1, realmente como disseram não ia dar. Devido à topografia, se escapasse na curva era barranco ou precipício mesmo.
    Bom feriadão, meninos.

  24. ricardo bifulco says:

    Oi amigos!!!!

    Eu tive o prazer e a boa sorte de ainda assistir algumas mil milhas no tracado antigo. PQP. Isto é que era pista.

    O Bird Clemente em uma de suas colunas na revista 4Rodas Classicos, descoreve bem o que fizeram na pista: Tiraram os pontos mais interessantes e criticos onde separava-se os “meninos” dos “homens”. houve há varios anos um projeto do ex prefeito Maluf para recuperar o antigo tracado para que fosse utilizado em provas longas, mas nao foi adiante. Agora, depois que demoliram o trecho do “Sargento”, ficou mais dificil ainda. Eu comparo a chance de Interlagos voltar a forma original, como a chance dos Beatles voltarem: Quando ainda achavamos que os Beatles algum dia voltariam, mataram o John. Passaram-se anos e morreu o George… Interlagos: Demoliram o Sargento. Só falta agora transformar o antigo retao em “sambodromo” PQP.

    Ricardo bifulco

  25. Luciano says:

    Flávio:

    Andou uma hora e meia com o pé embaixo ou uma hor a e meia pensando no morte da bezerra, aliás na morte da portuguesa ou no passarinho, ops, MUG verde ?

  26. Jonny'O says:

    P/ Daniel.
    Impossivel ! Tem que passar pela reta dos boxes ,, tem cronometragem entrada e saida dos boxes etc.Seria mais viavel vir pelo s do senna fazer o traçado atual e antes de entrar no pinheirinho , entrar na ferradura na contra mão e voltar para a ligação do anel externo para subir a reta.

  27. JOSE MAURICIO says:

    O traçado antigo parece muito com o de Jacarepagua, no Rio.

    Abraços

  28. César Fedato says:

    Quanto ao vídeo, é simplesmente fantástico, tenho o Fabuloso Fittipaldi completo, gravado do mesmo Canal Brasil.
    A única razão que justifica o ABBA, é o título da música The Winner Takes it All, mas, de longe, o som original é muito melhor, pela narração trecho a trecho, além do som do Maveko, roncando, retomando e cantando pneus.
    Há condições de retomar o traçado antigo, ou tem alguma parte tomada por arquibancadas ou coisa que o valha ??

  29. Falcão says:

    Se não me engano, no ‘Fabuloso Fittipaldi’ também tem o Emerson, numa Harley, fazendo o traçado de Monza. Seria legal rever essa passagem.
    Vem cá, Gomes, é verdade que, nos treinos em Interlagos, o Copersucar ‘voava’ quando corria no sentido contrário — ou é pura lenda??

  30. Daniel says:

    Se eles recuperassem o oval, poderia ter uma opcao de pista, também, além da atual, com o S, em que os carros fizessem a 3 e a 4, e na ferradura, fizessem em sentido contrario, unindo ao tracado atual… assim teriamos 3 opcoes de tracado… travado com o s do sena, de média… com as curvas de alta, mas com o misto.. e o oval

  31. Jonny'O says:

    Vai Flavio ! Pega o pessoal da Classic e dá uma volta de exibição no velho circuito …………….

  32. Fernando says:

    Tudo isso é besteira.. pista boa mesmo é a do Rio de Janeiro.. Interlagos fede.

  33. Flavio Chinini says:

    Sem dúvida, o Emerson é uma das pessoas que mais conhecia o antigo Interlagos. Quanto à sua manera de guiar, simplesmente indiscutível.

    Não era preciso luneta para acompanhar uma corrida em Interlagos, nem esperar três minutos para o carro passar à sua frente.

  34. Flavio Chinini says:

    Sucrilhos, pelo visto, você nunca assitiu a uma prova no antigo Interlagos…

  35. Flavio Chinini says:

    Não gosto nem de ver esse vídeo… Serei sincero: quando reformaram o autódromo para a Fórmula 1 voltar à São Paulo, eu até apreciei a idéia… Mas hoje, se vê o estupro seguido de morte que foi feito em Interlagos.

    A questão nem seria tanto saudosismo, mas sim, a manutenção de um dos templos do automobilismo, com toda sua história envolvida.

  36. Askjao says:

    E claro que tinha que ser de maverick… um dos melhores carros já produzidos aqui no Brasil!!!

  37. Sucrilhos says:

    Convenhamos, se esse traçado fosse usado hoje, daria sono. Hoje não seria considerado pista, mas sim uma rodovia. Comprido demais. Talvez fosse divertido para os pilotos, mas o público provavelmente se perderia na segunda volta, teria que ir ao autódromo de luneta e ainda teria que esperar 3 minutos pro carro passar na sua frente. Seria chato. Não que o circuito atual seja uma maravilha, mas é comercialmente mais realista. Mas que uma curva de alta faz falta, isso faz.

  38. Eduardo / Santos says:

    Olha o video é bem legal mesmo… MAs o cara que colocou na net po que falta de bom senso tirou o audio original do documentário onde o Emerson fica narrando a volta inclusive diz que a curva do laranja tem esse nome “pq só laranja tira o pé nessa curva”. Mas poxa além de tirar um som original para colocar esse musiquinha… ficou com um ar meio Brega! rs

  39. Marcio says:

    O cara comeu o figado do maveco..rsrs manja mesmo! Quanto a pista sem comentário, tesão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *