MENU

segunda-feira, 24 de abril de 2006 - 16:50F-1

Números & números

SÃO PAULO (essa é para alcançar o blog do Juca em comentários) – Não tenho prazer especial algum em discutir se Senna era melhor que Schumacher, porque é tema que, normalmente, desperta alguns chiliques dos defensores de um e de outro.

Mas, instigado por um internauta que me pediu para não me basear apenas em números absolutos, posto que Ayrton correu menos que Michael, fiz umas contas que reproduzo aqui.

Da minha parte, prefiro discutir DKW x Gordini, ou Aero Willys x Simca, ou ainda Escort XR3 x Gol GT. Acho mais divertido. Em todo caso, fica a matemática de AS e MS à vossa disposição para embates intermináveis.

Com boas maneiras, por favor. Afinal, vocês estarão falando de duas pessoas que conhecem apenas pela TV. Não vale a pena se pegar por causa de pilotos de automóveis.

SCHUMACHER VERSUS SENNA
GPs Schumacher: 234
GPs Senna: 161

Vitórias
MS: 85 (36,3% das provas que disputou)
AS: 41 (25,4%)

Poles
MS: 66 (28,2%)
AS: 65 (40,3%)

Pontos
MS: 1.269 (média de 5,4 por corrida)
AS: 614 (média de 3,8 por corrida; acrescentando mais 41 pontos ao total de AS, porque na maior parte delas vitória valia 9, AS teria média de 4,0)

Pódios
MS: 144 (61,5%)
AS: 80 (49,6%)

Melhores voltas
MS: 69 (29,4%)
AS: 19 (11,8%)

Voltas na liderança
MS: 4.824 (37% do total que percorreu, 13.024 voltas)
AS: 2.987 (36,3% do total que percorreu, 8.219 voltas)

Títulos (contando apenas temporadas completas)
MS: 7 (50% das 14 que disputou inteiras, de 92 a 2005)
AS: 3 (30% das 10 que disputou inteiras, de 84 a 93)

Pronto, engalfinhem-se, mas com educação.

378 comentários

  1. sergio disse:

    Você está parecendo o Milton Neves flavinho…

  2. Carlos Barini disse:

    A questão que eu acho que se deve comparar é que o Senna dirigiu em uma época onde quem fazia a diferença era o piloto.
    – O câmbio era mecânico.
    – Não existia ABS
    – Não existia ‘programa para largada’
    – Não existia ‘modificação na mistura de combustível’
    – Não existiam softwares que controlam o carro completo
    – Quem tomava as decisões eram os pilotos e não os chefes de equipe.

    Vamos ser justos (e até mesmo curiosos), considerem as 161 provas do Senna e comparem somente com as 161 primeiras provas do Shumacher.
    Não discuto que ele não seja bom. Mas justamente por não serem contemporâneos é que sempre existirá a dúvida no ar.
    Quem foi melhor? Impossível de dizer!
    Quem foi mais dedicado? Fácil! O Senna! Ele até morreu por sua dedicação!
    Ele foi o último ídolo absoluto dos Brasileiros.
    Que Deus o abeçoe.

    Carlos Barini.

  3. ZELÃO - PI disse:

    Puxa Sérgio, você é um gênio. Todo mundo pensou que Piquet que estava atrás do Senna no início da reta e no final da curva chegou na frente tinha ultrapassado o Airton por fora. Apenas você conseguiu ver que ele não fez isso … É impressionante a besteira que você escreveu e olha que pela primeira parte da sua mensagem você ate que ia bem.

  4. Ronaldo disse:

    Este portuga deve ser “paneleiro”.

  5. Zizinho disse:

    Ate em Portugal tem viuvas … Senna teve o melhor carro em pelo menos 2 títulos e no 3º o carro não era ruim pelo menos na primeira parte do campeonato. Senna já estava caminhando para a decadência e em 94 já estava perdendo para o Schumacher. Compare Senna com Prost e você já fica com vergonha. Mas vamos lá como disse uma viuva que Senna ainda tem um record que o alemão não bateu, o de maior número de vitórias em Monaco.

  6. Filipe Quirino disse:

    Há um factor que é necessario ter em conta. eu sou um Portugues Fan do Ayrton. Pela crueldade dos numeros o Alemão, é melhor. Mas temos de ter atençao que a qualidade dos pilotos de antes Mansell, Piquet, Prost (…) eram bem melhores do que os rivais de Shumacher. Mais… os carros do Ayrton, nao eram os melhores do grid em quase nenhuma ocasiao. O Shumacher durante as 14 epocas, os 7 titulos que ganhou fez com o melhor carro. etc etc.

    Para mim o Senna foi o piloto mais espectacular de sempre.

    O melhor, nao sei quem foi… mas nas 3 corridas Williams vs Benneton, o Senna fez 3 poles o Shumacher so ganhou o campeonato de 94 pq o Senna faleceu…

    é tudo, viva o Senna!!

  7. Sergio disse:

    fotos da corrida:
    http://www.ayrtonsenna.de/Rennen_190.htm
    O texto está em alemao, mas o Google pode traduzir.

  8. Sergio disse:

    Mais detalhes sobre essa corrida do Senna.
    Foi em 12/05/1984 na Alemanha no Nurburgring. Foi uma corrida de reinauguracao do autodromo e se chamava Mercedes-Benz-Cup. Alguns dos participantes : Moss, Lauda, Reutemann, Scheckter, Hunt, Surtees und Prost. O carro: Mercedes-Benz 190E 2.3 (igual para todos). Vencedor: Ayrton Senna.
    Aguardo os comentários.

  9. Sergio disse:

    Agora, as viuvas do Senna sao muito devagar. Ninguem lembrou até agora de uma corrida que a mercedes promoveu (acho que para lancar um novo modelo). Correram todos com carros iguais! Tinham vários ex-campeoes; o Senna ainda nao tinha chegado na F!.; e ele ganhou a corrida. Nao lembro os detalhes, mas as viuvas do Senna podem fazer uma pesquisa.

  10. Eduardo - SP disse:

    Ai pessoal, para quem gosta de dizer que Senna e Schumacher nunca correram juntos veja neste link uma corrida acho que de 93 com Senna sendo ultrapassado por Prost e depois por Schumacher:
    http://www.youtube.com/watch?v=ai6MgbbUslA&search=Schumacher

    Quanto a esta corrida só com a 6ª marcha já foi ai abaixo uma explicação muito boa. No final da corrida o piloto não ia parar e sim tentar ir ate o final. Voces acham que se fosse Prost, Lauda ou Piquetr eles teriam parado ? Claro qie não, a diferença é que Senna usou o episodio para se auto-promover como de costume …

  11. Régis disse:

    pra mim o senna foi melhor, pegue os adversários dele e compare aos do michael, até o companheiro de equipe (que deixava o schumacher ganhar).

  12. do contra disse:

    cara! essa ultrapassagem quanto mais eu vejo mais eu me apaixono por ela!!!

  13. EC disse:

    Bom dia a todos!

    Acho bem legal este tipo de discussão apesar que nunca chegaremos a uma conclusão ÚNICA. Mas como vejo F1 desde 1980, posso dar a minha modesta opinião.Senna e Schumacher são um dos melhores “corredores” de todos os tempos, só que acho impossivel verificar que é melhor, até pq nunca correram juntos num mesmo carro e na mesma época. Mas acredito que Senna teve concorrentes mas duros que Schumacher. Alain Prost, Piquet, Lauda e até Nigel Mansell eram concorrentes mais fortes que Damon Hill, Barrichello, Hakkinnen e por ai a fora. Ou seja, o nivel de pilotos na época do Senna era maior do que na época atual. Na verdade, o duelo que vimos neste último final de semana entre Alonso e Schumacher, era o que teria ocorrido entre Senna e Schumacher “SE” não tivesse aquela amldita Tamburello no caminho….Enfim sempre ficaremos na dúvida, mas é um tema bem legal para discutirmos!

    Obrigado pelo espaço a abraço a todos!
    EC

  14. SENNA disse:

    Belo link encontrado, já vou guarda-lo em meus arquivos.

    Uma belissima ultrapassagem do de Piquet.

    tenho também uma ultrapassagem na mesma curva do Senna ultrapassando Prost.

    Momentos inciriveis e inesquecíveis da f1.

    http://www.senna.f-1.ru/media/video/avi.gif

  15. do contra disse:

    Esses caras que ficam horas babando por causa do Senna em vez de cuidarem da sua vida, não pensam que, se por acaso parassem Senna na rua e pedissem um autógrafo ou coisa do tipo, não seriam sequer atendidos?

  16. Eduardo - SP disse:

    Viuva do Senna for ever, acho que tantos anos de luto estão lhe fazendo mal e você esta trocando as bolas. Quem citou Goebles não fui eu e sim outra pessoa, eu apenas confirmei que você estava equivocado com o tal do leninismo … Só achei que é um exagero você ficar citando estas últimas 12 voltas que já diminuiram para 8, que já viraram 5 e que diminuiram novamente para 3 e só ficaram 2 … Daqui a pouco vai ser só a última curva.
    Vc escreveu isso logo após ter colocado o meu post com os relatos referentes aos tempos acontecimentos das 12 ultimas voltas de Interlagos 1991. Você não devia comparar o Cecotto com motoristas de taxi, o cara era bom: http://www.motosclassicas70.com.br/cecotto.htm . Tem ate uns comentários de viuvas o comparando com Senna …

    Não se irrite em ser chamado de viuva de Senna, afinal você faz questão disso – é uma forma ate carinhosa. Pelo seu apelido aqui no blig dá para ter uma ideia. Schumacher não quer ninguém aqui como esposa, pelo que sei ele é casado e tem a vida privada reservada e ninguém tem nada com isso. Se você ficar provocando vai ter gente aqui (eu não faço isso) lembrando detalhes do passado de alguns pilotos que apesar de não acreditar foram muito comentados na época.

    Não vi nada esquisito em várias pessoas não acreditarem nesta corrida sem câmbio. Se fosse o Schumacher no lugar do Senna tenho certeza que muita gente também iria duvidar.

    Você não me faz raiva ficar colocando estes links, isto é problema seu. Eu não vou nem comentar pois eles não provam nada. Para mim ele apenas diminuiu o ritmo de corrida porque a vitoria estava na sua mão e ele não precisava correr riscos. A lenda do câmbio foi mais uma jogada de autopromoção assim como o namoro com a Xuxa que ninguém acredita.

  17. Beto Traballi disse:

    Caro Senna For Ever,

    De vinho eu não entendo nada, portanto, acredito que não precise de uma “bouteille” de La Tâche 1990, um bom vinho tinto é aquele que “cabe” no seu bolso, qualquer vinho acima dos 7€ esta valendo ainda mais com uma boa massa.

    Abraço.

  18. Ronaldo disse:

    Pegando uma carona no seu post Jr: “Outro exemplo, o Senna e o PIQUET foram contemporâneos, disputaram títulos e tudo mais… nos números o AIRTON leva vantagem… mas quem acompanhou os dois na pista, sabe – ou deveria saber – que o NELSON foi superior…. questão essa, que é quase unânime entre as pessoas que acompanhavam o dia-a-dia da F-1 naquela época… mas há quem diga o contrário… por qual razão? resposta: os números, nada além disso…

    Conclusão, para os numerólogos, estatísticos, matemáticos. VIUVAS etc… o SENNA sempre será o melhor ….

    Ainda bem que eu não sou desse ramo, portanto, na minha singela opinião o PIQUET foi melhor….

  19. Luiz Fernando disse:

    Continuo achando estranho … por que os fãs do Schumacher se incomodam tanto com as performances de Senna ? Schumacher é um grande piloto, e merece elogios sim. Mas muita gente acha Senna melhor. Qual é o problema disso ? Tudo é uma questão de entender o que cada um considera relevante para entender um piloto como o melhor … regularidade, talento natural, ultrapassagens, defesa de posição, poles, estratégias, … cada um tem lá sua idéia …. e quando se faz essa pergunta para as pessoas, cada uma delas puxa instantaneamente na memória, faz sua rápida avaliação, e profere sua opinião. Simples, não ?
    Até agora as pesquisas entre aficcionados e profissionais da área automobilística indicam Senna levando vantagem …. qual o problema disso ?
    A maioria dos consultados deve estar achando que os números do alemão ainda não suplantaram as performances do Senna … e o mundo vai acabar por causa disso ? Espero que não.

  20. SENNA FOR EVER disse:

    Pegando o gancho das ultrapassagens incríveis , lembrando também dos acidentes incríveis, na minha opiniçao o video anexado abaixo é incrível

    O pitolo quase atropela o fical que estava na torre de observação de Suzuka

    http://the-dakus-site.chez.tiscali.fr/videos/crash_suzuka.jpg

  21. Alexandre Breveglier disse:

    Caro Jr.:

    O Alonso disputar uma corrida ombro a ombro (por assim dizer) com o Schumacher, ou mesmo um campeonato não é a mesma coisa dizer que eles são pilotos do mesmo nível. F1 não é decidida só em uma corrida, e a história não será contada por apenas um campeonato. O que vale são anos de trabalho e de serviço mostrado. Senna não seria mito se só tivesse disputado o campeonato de 88 lado a lado com Prost.

    Pra isso servem os números. Os dados acumulados ao longo da carreira.

    Um time pequeno pode vencer um time grande uma, duas vezes. Até a Austrália já venceu a seleção Brasileira de futebol. Mas não é isso que define quem é a melhor seleção ou o melhor time. São suas conquistas, NÚMEROS acumulados em seus anos de história.

    Ao Senna For Ever:

    Muito bom você ter respondido. Mas falta RESPONDER meus questionamentos. Você acha que só de fazer uma “carioca” em sexta marcha permitiu que ele andasse quase no mesmo ritmo de uma Williams que era tida como imbatível? Mesmo com o Riccardo Patrese pilotando?

  22. SENNA FOR EVER disse:

    Caro Sérgio,

    Realmente estas duas imagens referentes a primeira sem sucesso e a segunda com sucesso, do Piquet passando o Senna são antológicas, e trazem saudades.

    Naquela época o carro não perdia o Down Force quando entrava no vácuo do carro da frente, e isso geralmente levava aos dois pilotos a usarem tudo o que sabiam na disputa da entrada da curva.

    Existiriam outras, como aquela que o Mansell também passa o Senna , se não me engano no Canadá, onde ambos emparelham rodas com rodas.. muito próximos.. e o Nigel que estavas tentando a um certo tempo passá-lo por estar po dentro efetua a ultrapassagem.

    Mas infelizmente com a turbilencia que proporciona a aerodinamica dos carros de hoje, culpa de Mas Mosley ,tudo virou um sonolenta fila indiana.

    Passar mesmo só no Barein, afinal naquela reta de tão longa dá até para pousar Boengs he he he

    por falar em Barein me lembro daquela espetacular e tentativa “frustada” tentativa do Weber uma certa vêz, quando perdeu totalmente o carro, coisa que o Piquet com toda a sua categoria não errou e ultrapassou bonito naquele instante.

    Coisas de campeão

  23. Sergio disse:

    A melhor mensagem até agora foi do Alexandre Breveglier. Cara, Parabéns! Eu até tentei uma análise no comeco, mas a sua sobre a selecao brasileira foi demais! Muito bom. E eu que achava que eramos os melhores no futebol. Agora estou decidido: É Uruguai! Mesmo porque copa no Brasil nem pensar. Nao se consegue organizar nem Panamericano. Depois do fiasco que vai ser esse pan, copa no Brasil só em 50 anos.

    Mas um comentário: o Ronaldinho Gaucho só joga aquilo tudo porque tem chuteiras da Nike! Se tivesse que jogar de Kichute, nao era nada!

  24. Sergio disse:

    Sobre a história da 6 marcha:

    pra mim, acho todos os caras da F1 ou outras categorias Feras! Eu brinco as vezes de Kart indoor e da pra ver como é f… E olha que é só um Kart de 2CV!

    Mas tem os bons pilotos e algums sao melhores que outros, digamos os campeoes em geral, pra nao ter que citar ninguem.

    Agora imaginem. Inicio de corrida, quebra o cambio e eu fico só com a 6. O que eu faco? Obvio: paro na porta do hotel e vou dormir.
    Mas agora faltam 12 voltas, estou 40s na frente e o cambio comeca a embaralhar. Até minha vó vai tentar terminar a corrida e ver o que dá! Simples. Ai o 2, afoito, roda, o 3 até vai tentar, mas como o companheiro dele foi afoito e rodou o cara resolve ser conservador demais e forca menos que devia. Pronto, o cara que tava em 1 ganha. Nao consegui até agora entender o que tem de super especial nessa corrida!

    Sobre a ultrapassagem por fora do Piquet (tentando ajudar as coitadas das viuvas o Sena). Nao foi bem uma ultrapassagem por fora. Na reta ele estava por fora, forcou e consegui fazer a tomada da curva, como estava muito rápido, derrapou bastante, mas consegui controlar o carro. Acho que qualquer campeao de F1 também teria controlado o carro. O problema é que os cara andam no limite, e o limite é na verdade desconhecido. Ai o cara fica naquela: tentar ou nao tentar, ei a questao. O piquet tentou, vui exatamente onde era o limite e deu sorte. O limite poderia nao ser aquele e ele iria visitar a brita. Se fosse conservador, ficava atras.

  25. Sergio disse:

    teve gente que pediu, mas o Gomes já tinha um link para esse video da ultrapassagem do Piquet. Eu peguei de la.

    http://video.google.com/videoplay?docid=5217651788340294554&pr=goog-sl

    Espero que funcione, se nao funcionar procurem um post do Gomes de 08/02/2006.

  26. SENNA FOR EVER disse:

    Pela declaração e falta de respeito “tradicional” do colega LEBLON, os vídeos já estão surtindo efeito….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *