Secou a fonte

SÃO PAULO (qual a fórmula?) – Tenho recebido muitos e-mails, especialmente na ESPN, de gente perguntando por que não aparece mais nenhum piloto brasileiro promissor para a F-1.

Tenho algumas teses. E tendo a acreditar que, vejam o paradoxo, é o fortalecimento de uma categoria, a Stock, que está acabando com a fonte de bons moleques.

Há muita grana na Stock. E a molecada já percebeu que é bem mais fácil faturar algum correndo aqui do que tentar a vida lá fora. A Stock monopolizou a receita do automobilismo brasileiro. São 42 carros na principal, mais 40 na Light. Tem dinheiro para todo mundo.

Não há mais nenhuma categoria de monopostos forte no Brasil, essa é a verdade. A F-Renault mingua e a F-3 Sul-americana é fraquíssima. Essas duas não talham ninguém.

Vejam os últimos que chegaram à F-1 ou aos EUA (talvez esqueça um ou outro), e que de alguma forma fizeram algo: Barrichello, Pizzonia, Massa, Burti, Rosset, Fittipaldi, Zonta, Bernoldi, Tarso, Da Matta, Gil, Tony, Helinho.

A maioria correu de F-Ford ou de F-Chevrolet. E numa época em que essas categorias não eram exatamente caça-níqueis para garotada endinheirada. O kart era mais barato. As coisas eram mais simples e o talento se impunha à grana.

Massa foi o último, saiu da F-Chevrolet para a Europa, lá se instalou, e foi parar na Ferrari por uma incrível sequência de coincidências aliada ao seu talento pessoal. Hoje a petizada, mesmo no kart, coloca a Stock como meta, até pela falta de opções em fórmulas que funcionem como estágio pré-Europa. Dez ou 15 anos atrás, os grids de monopostos eram mais cheios e baratos. O rito de passagem entre o kart e a Europa era bem aproveitado no Brasil, com Ford e Chevrolet. Por alguma razão, a Renault não está exercendo esse papel.

Por isso, quando me perguntam quem vem por aí, digo que não vem ninguém. No caminho estão Bruno Senna, Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet. Dois, os que têm sobrenomes famosos, só estão na fila por isso mesmo, a descendência. Lucas, de quem eu esperava bastante, começou muito mal a GP2. Por aqui, correndo no eixo Interlagos-Curitiba-Tarumã-Londrina (Goiânia acabou, Jacarepaguá idem, Brasília está meia-boca, Cascavel e Guaporé, também), não há um moleque de quem se possa dizer “é bom ficar de olho”.

Lá fora a coisa não é muito diferente. João Paulo Oliveira, Fábio Carbone, Augusto Farfus, entre outros, tomaram rumos diversos. Nenhum que indique um estouro iminente.

A seca vai continuar por um bom tempo. É tema para a CBA debater. Afinal, deve ser para isso que serve uma confederação.

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Renato
Renato
17 anos atrás

Stanley,
Realmente concordo com você, a Truck é um caso a parte. Mas será que nenhuma outra categoria poderia criar este mundo a parte?

Ricardo BH
Ricardo BH
17 anos atrás

Bom gente, acho que na Argentina tem um campeonato de carros de rua alterados, e se naum me engano as montadoras estão por traz. Fiat, Gm, VW e acho que a Ford tbm, pq elas naum fazem isso aqui no Brasil, afina fora o Fangio eles num tem historia no automobilismo!!!

Stanley
Stanley
17 anos atrás

Renato, mas concorde comigo que a Truck é um caso a parte, na verdade um mundo a parte. Ela tem seu público próprio, seus patrocinadores, suas montadores, é tudo diferente.

Fernando Garcia de S
Fernando Garcia de S
17 anos atrás

Mais ou menos…hoje a equipe faz mais diferença nas categorias menores que antigamente, logo, quem não tem dinheiro para uma vaga nas melhores…
Portanto , o Lucas na Durango(Opa!) não vai fazer nada mesmo e vc não mencionou o melhor piloto Brasileiro da atualidade , Sérgio Jimenez , n vezes campeão de kart e que está na Espanha.
abraço.

Leonardo de Souza
Leonardo de Souza
17 anos atrás

Só para vcs terem uma idéia uma temporada na F-Renault sai em média por R$350.000(preço cobrado pelas equipes) sem contar o preço de peças de reposição após um acidente.

J.M. Siracusa
J.M. Siracusa
17 anos atrás

É isso, Máximo. Boa sacada.
Algo um pouco parecido acontecia nos anos 70, existiam F-Vê (VW 1300) e Super-Vê (VW 1600). Tá certo, eram apenas com motor VW, mas o esquema era bem legal.
Ah, eram 2 fabricantes de chassis, sendo o Polar o preferido.

Renato
Renato
17 anos atrás

Stanley,
Em relação a Stock, vale lembrar que a Truck não tem a rede globo por trás e tá cheia de patrocínio, fora que coloca um absurdo de gente em cada etapa realizada.

Abraço

Carlos Eduardo Barre
Carlos Eduardo Barre
17 anos atrás

Não sou tão pessimista assim!! So pq começamos mal essa temporada de F1 com os Brasileiros já estamos querendo subistitutos para eles acho que é cedo ainda, principalmente em relação a Massa, ele tem muito a apresentar!! E em relação a garotada que vem das categorias inferiores, tem muita gente boa sim!!!! Enfim Vamos ter Fé pessoal , Eu por exemplo acredito no meu Bahia!!! Tem esperança que ele volte pra Primerona

Máximo
Máximo
17 anos atrás

é utópico, mas aí vai…

F-1000 e F-2000
com calendários sincronizados
a F-1000 faz a preliminar de 15 voltas e a F-2000 a corrida de fundo com 25 voltas. as duas sem pit-stops
10 etapas por ano ou 12, com as provas SEMPRE em datas diferentes da F1.

1 fabricante único para pneus, freios, amortecedores e chassis. aerodinâmica padronizada também…

o q mudaria seria motor+câmbio, que seriam os dos carros fabricados no Brasil (originais dos carros 1.0 e 2.0)

Os fabricantes exclusivos (pneus, etc) venderiam tudo subsidiado pra ter retorno em marketing já que o produto deles está 100% ligado a automóveis.

o chassi, motor e câmbio seriam comprados financiados (com um aval da CBA) pela Caixa Federal.

agora o maior problema – visibilidade…

transmite as corridas pela Intenet e vende anúncios (jabá) igual qualquer outra modalidade de transmissão…

daria visibilidade pros garotos, pros fabricantes de automóveis e pararíamos de ficar implorando para as fábricas se comprometerem com o automobilismo…

exemplo… vou montar uma equipe pra correr na F-1000:

cenário 1: vou numa concessionária compro o motor e o câmbio do Corsa 1.0 e montamos na barata… se a GM der um desconto bom (ou até o motor de graça) meto um adesivo no carro e chamo a equipe de Maximo-GM-Nescafé (imaginando que a Nestlé resolveu patrocinar o “piloto”)…

cenário 2: a concessionário nem a GM me ajudam, e o garoto vai correr com paitrocínio… pago o carnê pra CEF pra comprar motor+cambio e chamo a equipe de Maximo-Mercúrio (que é o nome da padaria perto de casa) e conveço o Tangerina a fornecer uns sanduíches pra galera no final de semana de corridas…

é utópico, mas acho que faz sentido…

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Faltou o Pedro Paulo Diniz

Ricardo BH
Ricardo BH
17 anos atrás

Por várias vezes defendí o Rubinho aqui nesse Blog, mas já estou cansado de não ver resultados!!! Agora me apego no Bruno Senna, tomara que não me desaponte, pq o Nelsinho não boto Fé, acho que vai ser mais um Pizzonia, que se vcs se lembram chegou a F1 fazendo barulho e conhecido como Jungle Boy! Bom, tamara que o Bruno seja um campeão, pois estou cansado de bons pilotos e de ver o Alonso ganhar, pois ao contrário do que o global GB, eu acho que ele naum é tão bom assim.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

O Marcelo, só citei quem era o tal do Calmon, porem sem traçar qualquer paralelo, e falhei na parte do texto, porque faltou escrever uma parte enorme falando da relação deles com o Nacional, e aí saiu de uma coisa pra outra, ficando o texto sem sentido e truncado, e pelo que sei, nunca eles tiveram relação com o Calmon, isto quem falou foi o Robson num post lá em baixo

mas, anyway, está retificado

Hugo Ibanhes
Hugo Ibanhes
17 anos atrás

Flavio, eu num gosto do Piquetzão mas o Piquetzinho num é um bom piloto? Ele tem conseguido bons resultados, não tem? pelo menos essa é a impressão q a imprensa tem passado pra gente.
Ou ele só consegue isso porque tem grana?
Qual é a desse moleque?

Stanley
Stanley
17 anos atrás

Quem pensa que a Stock é forte se engana, aquilo é ilusão. O dia que a Globo deixar de transmitir as provas ao vivo em canal aberto, vão todos os patrocinadores embora e aquilo vai voltar ao que era antes. E os pilotos que hojem começam carreira pensando na Stock Car são somente os duros, que não tem dinheiro para ir para fora do país, pois sabem que a categoria é um caminho sem volta mas tem a idéia errada que basta fazer duas provas boas para começar a receber dinheiro. Se gasta muito na Stock hoje em dia, mas são poucos os pilotos com salários e mais raros os que recebem um bom pagamento.
Sobre as três promessas, só estão lá pelo nome e dinheiro sim. Não questiono o valor deles, mas o que seria do Nelsinho sem o sobrenome Piquet, mais um talentoso kartista de Brasília batendo cabeça ai pelas pistas do Brasil. Bruno seria um piloto que começou a correr tarde e provavelmente estaria correndo de Stock Jr. e o Lucas di Grassi sem a grana do pai, que pagou para ele estar no programa da Renault, seria mais um brasileiro tentando um lugar na vitrine.
Não esqueçam a parcela de culpa da mídia pela fonte ter secado, já que apoiar nomes que dão retorno como Piquet e Senna é fácil assim como pegar outros pilotos que estão na boca da Fórmula 1. Mas alguém procura saber de novos talentos da F-Renault? Por isso que a fonte está secando.

Elisandra Amancio
Elisandra Amancio
17 anos atrás

Não conhecia este blig… primeiramente fiquei maravilhada com tanta notícia de F-1, uma paixão paulista. Atualmente moro em MG, por aqui a F-1 nunca foi popular como em Sampa. Sabe, fico a sonhar com os tempos de Ayrton Senna que é um grande ídolo. Espero um dia ver algum brasileiro ainda na F-1, não tão brilhante quanto Ayrton, mas pelo menos com talento e humildade.
Parabéns pelo blig!

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Ao Eduardo S Sp, não me lembro de relações da família Senna com o Calmon de Sá/Econômico e sim com o Nacional, da família Magalhâes Pinto. Todos abastados e que não perderam quase nada com a liquidação/venda de seus bancos mas, isto é outro assunto.

Fernando de Lucena
Fernando de Lucena
17 anos atrás

Xiii Flavio, voce agora virou nacionalista e anda com medo de virar Galvao Bueno? Hahahaha, so o que me faltava.
A questao não é so por aqui, embora eu ainda ache que por aqui ta russo mesmo, mas no geral, do Brasil ao Raio que o parta nao tem nenhum garoto que eeeencha os olhos… As vezes acho que a formula 1 morreu, acabou. Nunca mais algo como Mansell-Prost-Pique-Senna, Villeneuve, Stewart, Petterson…

Fernando de Lucena
Fernando de Lucena
17 anos atrás

Xiii Flavio, voce agora virou nacionalista e anda com medo de virar Galvao Bueno? Hahahaha, so o que me faltava.
A questao não é so por aqui, embora eu ainda ache que por aqui ta russo mesmo, mas no geral, do Brasil ao Raio que o parta nao tem nenhum garoto que eeeencha os olhos… As vezes acho que a formula 1 morreu, acabou. Nunca mais algo como Mansell-Prost-Pique-Senna, Villeneuve, Stewart, Petterson…

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Alguem tem notícia do Rafael Mattos? O garoto tá dominando tudo que faz, ganha tudo que aparece pela frente, e com um pé nas costas. Escolheu os EUA e tem tudo pra comandar as categorias de lá. Quanto à F1, não sei se ele chega lá. Talento pra isso, ele parece mostrar que tem. Mas se o circo seduz o menino, nao sei dizer.

Toty
Toty
17 anos atrás

Americano gosta é de Hot-Dog!
Os esportes deles, Nascar, Indy, Baisebol, Futebol(?) americano são iguais ônibus, param a cada minuto. E dá lhes Hot-Dog…
Kart, mesmo de brincadeira, é caríssimo. Para competir em condições de vitória, deve ser mais caro que F-Ford (ou semelhantes) em qualquer lugar do planeta.
Como nem todo mundo é filho do Nelson…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Os americanos jamais se interessaram por F1, a “nascarizaçao” a que se referem nao é causa, é consequência, pois é disso que o público lá gosta e americano gosta é de dinheiro, como já disseram aqui cada vez mais tem gente pagando pra correr na F1. Viram o que a Danica disse, né? Nao tem o menor interesse em mudar. Pra que? Correr em MF1, em Minardi, digo, Toro Rosso? Ou na fabulosa Super-Aguri? Mais do que nunca, F1 hoje é política, grana (patrocínio) e conjunçao de interesses. Aposto que se por exemplo a Petrobras tivesse aumentado a grana pra Williams, o Pizzonia tava lá até hoje, talvez até como titular.

Sobre isso de kart ser pra riquinho, só se for no Brasil. Por aqui, desde os molequinhos até adultos correm. Mais que nada, pra se divertir. Acho que se entrar numa paranóia de ter que descobrir um novo Senna, Piquet o Emerson, fica difícil. Tampouco acho que seja funçao da CBA. Vê se a CBF têm escolinhas de futebol Brasil afora pra descobrir talentos? Tampouco a CBV investe em algum programa pra descobrir um novo Tande, Giovanni, etc. Se a confereçao nao atrapalha já tá de bom tamanho.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
17 anos atrás

A seca vai durar o mesmo tempo da seca de títulos do futebol em copa do mundo!!! Precisa passar uma geração inteira após a morte do Senna. A próxima geração não terá muitas lembranças do Senna e passará a tentar seguir o próprio caminho; talvez até a cobrança e as comparações da mídia diminuam. Aí vai começar a seca dos alemães, que não terão um novo Schummy!!!!

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Acrescentando ……… o pessoal tem falado aí de comparação do Nico com o Nelsinho , lembro então que na primeira temporada de F-3 inglesa que disputaram juntos o Nico levou um banho do Nelsinho

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

FG , entendo perfeitamente que suas opiniões são os posts. Acho que o problema é que vc não entende , que a única coisa que em questionei foi o fato de onde o senhor se apóia para dizer tal afirmação. Minha pergunta foi simples ……

Seu esforço em se mostrar anti-nacionalista com medo de cair na mesmice e virar um GB da vida é irritante ………… me diga então? se Nelson A. Piquet não vai dar em nada , quem dará então? Lewis hamilton ? Premat ? La Pierre? Baseado em que ? grato

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

É mais uma constatação de que, a “tradição” automobilística brasileira depende muito mais de esforços isolados do que própriamente um verdadeiro gosto generalizado pela modalidade.

André Martins
André Martins
17 anos atrás

Concordo quanto à tese de que o crescimento da Stock prejudicou a molecada. Vide EUA (guardadas as devidas proporções). De lá não aparece nenhum bom piloto para a Fórmula 1 (o Speed é o primeiro desde o Michael Andretti, que já tinah nome quando chegou lá, e o Cheever). Pela tradição e força da Nascar, os caras querem correr nela, e isso pq lá tem categorias de fórmula bem mais fortes do q aqui. Os autódromos por aqui estão ficando uma lástima. Só se dá atenção a Interlagos. Tarumã, Guaporé, Cascavel, Goiânia etc ficam esquecidos (Curitiba ainda tem alguam coisa, mas é só). A grana que se tem q pagar hoje para correr tb prejudica. Quanto se gasta hoje para correr de F Renault se comparado ao q se gasatava com F Ford nos anos 90? Não sei, mas, se é verdade o q Jackie Stewart falou uma vez, q o segredo dos pilotos brasileiros era a água q eles bebiam por aqui, a fonte agora secou…

walter
walter
17 anos atrás

O critério para chegar lá é grana é política. Com isso, os “pagantes” (pilotos ruins que tinham vaga de segundo piloto, pelo patrocínio que aportavam), que eram no máximo 20% do ‘grid’ agora são 95% do grid.
Ninguém tem uma bela carreira, vitórias nas categorias inferiores, para chegar à F1.
Tem é manager e grana.
O resultado do dinheiro, ironicamente, é diminuir o valor e o interesse do público pela F1.

Neto
Neto
17 anos atrás

Tem o Atila Abreu aqui de sorocaba, que saiu do Brasil como promessa!

Celso Rabello
Celso Rabello
17 anos atrás

Acho que você está sendo no minimo injusto de falar que o Nelsinho está lá “só” pelo sobrenome, afinal a carreira dele está bem amparada em outros títulos. Talvez tenhamos que rever o conceito de piloto promessa pois os carros hoje tem muito mais tecnologia e somente as equipes tenham condição de avaliar o potencial e as respostas de um piloto novato durante um treino.
O desenvolvimento de um piloto é algo mais complexo do que já foi, quando bastava ser rápido…
Será que o Rosberg é tão melhor que o Nelsinho só porque ele ganhou a GP2? Ou só porque ele foi melhor num treino quando ambos correram juntos? Vamos lembrar que o Schumacher não era um grande campeão nas categorias de base antes da F1 e, do Alonso, quando estava na Minardi, nunca se ouviu que seria campeão…
Abraço

Paulo Monteiro
Paulo Monteiro
17 anos atrás

ÉeeeH FG, o tempo vai mostrar que você estava errado quando ao Nelsinho. E nem vai demorar tanto assim……Pode escrever isso…..

Dinossauro
Dinossauro
17 anos atrás

O programa No Limite apresentou uma matéria com garotos no kart que talvez explique muita coisa. Se aqueles filhinhos de papai metidos a besta são o futuro do nosso automobilismo, estamos ferrados. Kart é brinquedo para os riquinhos, nada mais. Não há tesão tampouco vocação para corridas. Nossos campeões eram obstinados, metiam a mão na graxa. Não eram pobres, é verdade, mas tinham gasolina nas veias. Quem viu aqueles babaquinhas falando no Limite certamente perdeu as esperanças.

Azabadu
Azabadu
17 anos atrás

Até que em fim eu e o FG temos opiniões comuns.
Há tempos venho postando mensagens criticando o monopólio da me.r.da da StockCars, que além de um baú de notórios pilotos(?) bem relacionados mas fracassados, mais parece uma lavanderia de dinheiro fácil de laboratórios (coronéis da ANVISA, incrível!!!) e por tanto fornecedores do Estado (huummm, já vi este filme, o pior que a grana é nossa!!!!, sua!!!, de quem está à mingua em alguma fila do SUS). Arghhhh!!!!! Jamais comprarei Medley, Eurofarma & Cia. Se é remédio genérico ao menos temos honestas opções, já no automobilismo… Stock-tock-tock-tock-tock…

Toty
Toty
17 anos atrás

Até que em fim eu e o FG temos opiniões comuns.
Há tempos venho postando mensagens criticando o monopólio da me.r.da da StockCars, que além de um baú de notórios pilotos(?) bem relacionados mas fracassados, mais parece uma lavanderia de dinheiro fácil de laboratórios (coronéis da ANVISA, incrível!!!) e por tanto fornecedores do Estado (huummm, já vi este filme, o pior que a grana é nossa!!!!, sua!!!, de quem está à mingua em alguma fila do SUS). Arghhhh!!!!! Jamais comprarei Medley, Eurofarma & Cia. Se é remédio genérico ao menos temos honestas opções, já no automobilismo… Stock-tock-tock-tock-tock…

Azabadu
Azabadu
17 anos atrás

FG,
Você recebeu muitos e-mails no Limite (ESPNBrasil)?
Aquilo não é um programa de TV e sim um “e-mailTV”. Tem jeito mais eficiente e útil de cativar (e adular) a provavelmente parca audiência.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Só lembrando e completando o que falou o Robson, Calmon de Sá é aquele famoso banqueiro dono do Banco Economico, que patrocinou voces sabem quem, e que nos anos 90 recebeu vultoso aporte de verba publica para saneamento de dividas, os responsaveis por tal feito atendem por J. Serra, P. Parente e P. Malan, que não obstante foram recentemente condenados a ressarcir o erário na ´´simples“ quantia de 200m. de reais. A quem interessar, o processo corre no STF.

Mas voltando ao assunto, a Stock em si não é ruim, o prblema é que algo nos models do STW ou da DTM implicaria em gastos maiores de parte a parte

Mas é inegavel que vem roubando talentos, vide a Bia, que conforme nota recente, vai treinar na Stock

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Só lembrando e completando o que falou o Robson, Calmon de Sá é aq

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Outro dia eu vi uma matéria sobre os custos de um campeonato de Kart e me espantei. Pra ficar caro precisa baratear muito.
Desse jeito não há mesmo como formarmos um celeiro de novos talentos para o automibilismo internacional. Até mesmo as categorias monoposto minguaram aqui. E pensar que os campeonatos da Formula Ford, da Formula Chevrolet e F3 Sulamericana eram um tremendo sucesso.
Uma pena.

Robson
Robson
17 anos atrás

Li alguns comentários e prestei atençao principalmente quando li a frase: “o dinnheiro corre solto”. Já dizia Machado de Assis que o dinheirio faz ouvir os surdos e ensurdecer os que ouvem bem. Então só para tirar a dúvida, seria interessante saber para onde vai e de onde vem tanto dinheiro assim. Em terra de dólar na cueca, mensalão, listas disto, listas daquilo num país miserável, quando há muita bonança é recomendável que se investigue muito bem.
Quanto a família Senna (engraçado, quando se falou em dinheiro, me lembrei, nunca se investigou a relação Senna-Calmon de Sá), ela novamente ocupa o espaço midiático feito pelo seu tio – tanto por esforço prórprio, quanto ajuda de uma certa emissora de tevê-mais uma vez nos vemos naquela velha procura de quem irá substituir o Pelé. Gostaria de que esse mal não se repetisse, se fosse manager tanto de nelson ângelo ou de bruno a primeira coisa seria proibí-los de usar seus sobrenomes famosos. O talento não está no sobrenome, sim na capacidade individual de cada um.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Continuo por aqui. E não preciso responder nada, minhas opiniões são os posts.

Difícil de entender…

dy
dy
17 anos atrás

é pra ficar idignado com isso mesmo, como que o Brasil, um país tao grande, rico na historia do automobilismo, se encontra numa situacao dessa.. e outra, tudo bem q stock seja competitiva etc.. mas o objetivo nao é revelar talentos, e pelo q ta se passando, grande parte da garotada ja ta se contentando por aqui mesmo, sem ambicao pra chegar la fora, F1 por exemplo. tem que q investir aqui, como disse o FG, numa competicao de monopostos, ou a seca vai continuar.. pq talento encher os olhos nao sei se tem nao.. o que a na verdade é muito ‘nome’, e tomara q eles facam metade do que fizeram seus pais.. tios.. enfim, pq ta ruim a coisa!!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Com relação a categoria argentina, a que e interessante é a TC 2000, que nada tem de carretera, são carros médios, tipo Mondeo, Bora, Vectra Civic e afins, com motor 2.0 de 300 cavalos, e o interessante é que são carros e não esses carros de autorama, com bolha e chassi, resumindo, a categoria lembra o STW, Supertursimo e o WTCC

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Interessante é que o FG só aparece aqui para sua réplica quando é elogiado , depois de várias opinões contrárias , ele sumiu ? Deve estar assistindo aos melhores momentos da carreira do “ex-piloto em atividade” Jacques Villeneuve . Interessante é ver muita gente aqui descendo a lenha na stock!!! e pior ainda , já vi gente dizendo que bom mesmo são aquelas carreteras argentinas , aí é demais

João Luiz Kula
João Luiz Kula
17 anos atrás

Lamento muito essa “nascarização” do automobilismo no Brasil. Ela só vem somar (ou multiplicar) diversos fatores que fazem enfraquecer o nível do automobilismo por aqui. Categorias que impões limitações de treino aos pilotos, categorias monomarcas, fornecedores únicos de componentes são apenas mais alguns dos fatores a somar aos já citados pelos colegas leitores (e o autor do blog) que devem tornar pouco provável o surgimento de outro grande nome brasileiro no automoblismo mundial. De fato, acho que a fonte está secando. Ainda tinha uma esperança de que a Vicar conseguisse reerguer a F-3. Mas parece que está difícil. Acho que o jeito vai ser fazer como os “hermanos” e passar a viver de lembranças…

Claudio Souza
Claudio Souza
17 anos atrás

concordo com o Flávio, o problema vem na base. Como no futebol, o automobilismo precisa enriquecer suas categorias Fórmula. Desde Fittipaldi, tinhamos sempre um piloto que surgia após o outro. Fittipaldi saiu entrou Piquet, Piquet saiu entrou Senna, Senna saiu prematuramente e o seu substituto ( no caso Barrichello ou até mesmo Diniz ou Rosset ) não foram preparados a altura de exercer um papel de piloto de ponta, podemos até dizer que Rubens era esse homem, más infelizmente não exerceu bem esse papel. Aconteceu que ele não vingou e não veio ninguém mais com potencial, assim como na França, o Brasil também passara por terríveis vacas magras na F1. O que acontecia no Brasil está acontecendo hoje com a Finlândia !!!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

A Ana falou (com propriedade) do filho do Xande Negrão, bem lembrado por sinal, porque é um pilotinho, só tá la porque o “véio” dele é dono da Medley e ganha rios e mais rios vendendo remedio, para depois aplicar nele (logico, é filho)
Mas ainda na observação da Ana, ela tem razão quando disse que ele deveria dar chance ao João Paulo, por exemplo, que ta lá em terras japas correndo de GT (o que certamente não agrega muito a ele) sendo que testou pela Wiliams com um carro limitado eletronicamente, e pneus velhos, e ainda assim, ficou a menos de 3s do Nico, então, cade ele? Porque não dão outro teste a ele na Waliams, porque ?

Jose Geraldo Franco
Jose Geraldo Franco
17 anos atrás

Voc~e ta sendo injusto!!! nao viu as ultrapassagens do Nelsinho na GP2??
O tempo vai dizer onde ele vai chegar
Abraços

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Concordo com a maior parte dos pontos que o FG mencionou, principalmente quanto a falta de categorias de base nacionais que possam destacar novos talentos.
Quanto ao Piquet Jr e ao Bruno so estarem la por causa do sobrenome eu discordo – sobrenome abre portas, traz patrocinio, mas nao da vitorias e titulos a ninguem, e ambos ja ganharam provas em campeonatos reconhecidos. Se eles trabalharem direito e nao se acharem superiores as oportunidades que aparecerem vao ter a chance deles. Como todo torcedor brasileiro espero que seja em breve.

Planeta
Planeta
17 anos atrás

Pena que só quem tem grana pode fazer parte desse esporte maravilhoso!!!!

FerAva
FerAva
17 anos atrás

So adicionando ao meu post anterior, para nao ser mal entendido: na minha opiniao, a safra de jovens pilotos esta fraca aqui nos EUA, e fraca de numero, nao de qualidade. E, apesar da Stock ser um dos fatores causadores, ela continua sendo otima, uma categoria que de uma maneira ou de outra (em qualquer lugar do mundo) tem grids cheios, patrocinadores, audiencia, tv, e ainda grandes nomes/idolos/personagens e gera empregos diretos e indiretos, e dura mais que poucas temporadas, tem que ser aplaudida de pe. Muitos pilotos foram para ela pois nao iam ganhar $$ relativamente mais em outras, e todos sabem que eh extremamamente competitiva. O que precisamos agora eh dar mais uma forca aos monopostos, mas nao desdenhar que estamos formando pilotos de turismo/prototipos, e esse mercado de corridas nao para de crescer no mundo – dtm, lemans, grandam, V8 Supercars, ate NASCAR…
http://www.copabrasil.blogspot.com

Ana
Ana
17 anos atrás

Quem eu não entendo é o Xandinho Negrão. Ele deve ser muito ruim. Tem um tremendo patrocínio, corre numa das melhores equipes da GP2, se não a melhor, e não faz NADA. É ruim de mais. Quem dera outros pilotos, notadamente o João Paulo e o Carrapotoso, tivessem tido as mesmas oportunidades ($) que esse Xandinho tem.
Bejim