Será que vira?

SÃO PAULO (tá precisando) – A gente fica muito longe, aqui no Sul Maravilha. E tem gente no Nordeste fazendo coisas bem interessantes, como me alertou o blogueiro Fabio Greco. No último dia 5, lançaram em Fortaleza a CTM2000. Pela descrição, uma categoria muito interessante, multimarcas com chassi tubular, motores AP 2.0. O multimarcas fica por conta da possibilidade de uso de carenagens diferentes de vários sedãs, como na Stock.

É tudo para 2007, oito etapas, cinco em Fortaleza e três em Caruaru. Pode ser o início de um pólo de automobilismo no Nordeste, mais do que necessário. Aparentemente o custo é baixo, porque motor AP se encontra em qualquer canto. Se forem bem construídos (pelas fotos do site, parece que são), os carros podem se tornar uma ótima alternativa para o pessoal que não tem como vir correr de SP para baixo.

Vou acompanhar de perto. Achei o carro bem bonitinho. Para dizer a verdade, lindão.

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Graziela Rocha
Graziela Rocha
14 anos atrás

Boa tarde!

Os CTM2000 são derivados de um Volvo, S70 talvez, ou se eles simplesmente usam algumas partes do mesmo, como as luzes traseiras?

obrigada,
Graziela

Graziela Rocha
Graziela Rocha
14 anos atrás

Boa tarde!

Os CTM2000 são derivados de um Volvo, S70 talvez, ou se eles simplesmente usam algumas partes do mesmo, como as luzes traseiras?

obrigada,
Graziela

Allan Moreira
Allan Moreira
17 anos atrás

gomes,qualquer pergunta sua estarei a toda disposição. E a respeito do seu post.Achei muito interressante oque vc escreveu. obrigado.

Allan Moreira
Allan Moreira
17 anos atrás

primeiramente gostaria de falar que o lançamento da ctm2000 foi um sucesso,acompanhei deste de o começo ja que sou filho do empresario Alcides Moreira que foi quem teve essa ideia juntamente com o projetista pedro virgínio aqui em Fortaleza.essa categoria foi criada para promover o o automobilismo no nordeste ja que esta é desconhecida por todo Brasil. A ctm2000 visa um marketing de relacionamentos onde pode levar nome de grandes empresas a se promoverem ainda mais.como ja se havia dito é um chassi tubular,com motor A.P 2000.tudo pra baratiar o custo do carro
os motores vão ser em estilo de comodato,ou seja,sua revisão será feita pela ap motors que irá ceder aos pilotos os motores a cada corrida por meio de um sorteio.Cara,o reconhecimento é muito importante pois ajuda a promover ainda mais as regiões que passam desapercebidas do Brasil.Ainda que seja uma categoria multimarcas com o motor ap 2000
onde ira gerear uma grande competitividade em cada prova.

Projeto de: Alcides Moreira e Pedro virginio.

Allan Moreira.

LAP 1
LAP 1
17 anos atrás

Pronto, o Gomes já vai querer colocar o motor do DKW dele nessa ‘Bollha’ da foto e falar “Detesto AP”

Toty
Toty
17 anos atrás

Impressionante… a turma reconhece carros e se espanta com belas pernas.
Menos gás e mais gatas moçada!

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
17 anos atrás

Estava pensando num modelo exatamente igual a esse pra Stock Jr….. ham ham…

LAGO
LAGO
17 anos atrás

P.u.t.a carrinho show, cara!!!!

Elvis
Elvis
17 anos atrás

Alguém pode me passar o e-mail do Fla´vio Gomes? Tenho umas fotos para enviar para ele e o e-mail que eu tenho ele nunca me respondeu.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Grande joaquim,

já deu o perfil completo, matou a pau !

nesse projeto vejo influêcias da natimorta super-megane com alguma inflência do DTM, seria interessante uma variedade de bolhas assim com de conjuntos mecanicos,sei que é pelos custos mas essa onda meio “padronizante” no automobilismo não me agrada muito não, creio que outros conjuntos motrizes poderiam ser utilizados sem um aumento grande no custo final.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro Flávio, o projeto do CTM 2000 em questão é do engenheiro e piloto cearense Pedro Virginio, também criador do Espron, aquele protótipo que o Piquet encampou a idéia e ajudou a implantar em SP e no DF, alguns anos atrás. Nunca é demais lembrar que o Nordeste teve desde 1968, com a inauguração do Autódromo Virgilio Távora em Fortaleza, um automobilismo ativo, a saber: temporada internacional de F-Ford BUA em 1970, provas de Div-3 tanto campeonato brasileiro como regional; Div-1 (classes A e C); Div-4 e esporte-protótipo (Espron) e a criação da Fórmula Nordeste no final dos 70, com um chassi de F-vê segunda versão e motor 1600 de SuperVê e pneus radiais (andava muito mas não parava no chão). Seu último campeão creio que foi Elcio Pellegrini com um chassi Govesa. Sem contar com o autódromo improvisado do Joana Bezerra, em Recife, onde foram disputadas provas de Fiat 147. Abs.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

O que os dirigentes do automobilismo nacional tem contra fazer um campeonato multi-marcas ???? Na Stock Car é só o chevy V8, depois tem umas 200 categorias mono-marca e agora, no nordeste surge mais uma somente com motores AP 2000

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Parece q a meta dessa categoria eh manter o baixo custo.. e o marketing ja foi impactado..

na verdade, percebe-se uma graduacao da linha orcamentárias.. da esquerda pra direita..

http://www.ctm2000.com.br/imagens/galeria_evento/025.jpg

http://www.ctm2000.com.br/imagens/galeria_evento/027.jpg

ps: a loirinha da esquerda eh show..

Vinícius Nunes
Vinícius Nunes
17 anos atrás

Achei bem legal!
Se quiserem me contratar para ser fotografo da categoria estarei lá com o maior prazer.
Abraços

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ai veloz, o AP ainda é fabricado, equipa carros da família gol e santana.
Podiam então permitir a entrada de motores similares ainda fabricados, como o 2.0 da GM, o família 2, que também equipa carros atuais.
Pra mim a Stock devia usar motores assim com turbinas. E os motores deviam ter preparação de fábrica, mas com níveis de potência padronizados. Seria interessante.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Isso vai durar um tempo e terminar melancolicamente.
Tudo por causa dessa burrice brasileira chamada monomarca.
Por que só motores AP ?
E os do Monza ?
E os Fiat ?
VW a ar, Renault, Peugeot, Corcel, Chevette, poderiam também ser usados aumentando a cilindrada e lastreando os carros caso ficassem muito mais potentes, ou não.
Até Opala e Maverick 4 cil. poderiam entrar nessa, diminuindo a cilindrada e aumentando a criatividade mecânica.
É tão dificil querer e fazer algo melhor do que a tediosa e atrazada monomarca ?
Acorda bugrada, os argentinos sabem fazer isso muito bem, e vou torcer por êles na Copa do Mundo, só por causa disso.

Rafael "Zakspeed" Co
Rafael "Zakspeed" Co
17 anos atrás

Será que ninguém percebeu a semelhança desse carro com o projeto “Super Mégane” ?

Toty
Toty
17 anos atrás

MAIS ou MENOS NO CONTEXTO:
Todo mundo, com absoluta razão, meteu o pau naqueles, esteticamente, Monstros Jr. Assustador!!! Tive até pesadelos. Os dirigentes, participantes e bajuladores da Stock Tupiniquim foram unânimes: é horrível! Já que o consenso é geral, porque não disponibilizar as informações técnicas mínimas necessárias para que nossos talentosos designers corrigissem essa aberração? Algo como o croqui do chassis, a posição do conjunto mecânico, tanque de combustível, posição do piloto, entre-eixos, dimensões, exigências do regulamento e os cambaus… Aposto no talento desta turma, é só lhes dar o mínimo de condições.

UAU
UAU
17 anos atrás

Moacir,
volta pro mobral, “enterece” foi dose de leão, fora os outros que não vou nem falar táquipariu.

Toty
Toty
17 anos atrás

FORA DO CONTEXTO, MAS…
Ô vontade de falar (espero que breve):
Sobre a primeira seção de treinos de hoje (13, sarava) na Barça (resultados publicados no grandepremio.com.br):
1-Os primeiros de sempre: Renault, McLaren e Honda;
2-Boa essa: a RedBull a seguir, inclusive com o na forca Klien;
3-A Ferrari será que encontra?;
4-A Toyota parece que nunca;
5-Foça Willians, apesar das cagad… o último garagista romântico;
6-Barrichello x Button, Schumacher x Massa é assunto para GPs;
7-Treinos extra-oficiais não sinalizam muito, mas… é nosso alimento.

Moacir Thiago
Moacir Thiago
17 anos atrás

Ae Gomes seu blig é muito bom e informativo. Mais nao vim falar do Blig mas t da um toq. pesquisando no mercado livre achei a venda um Puma DKW ANO 1967, Pra restaurar. da uma olhada la TALVES TE ENTERECE E VC COME A COMPETIR COM U PUMA NA SUPERCLASSIC

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Deve ser pq no Brasil se corre pensando em ser campeão mundial, enquanto na Argentina se corre pra se divertir. Hehehe, brincadeiras à parte, realmente esse tipo de atividade faz falta no Brasil.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pedro, com um pouco de boa vontade, dá pra se divertir correndo sem gastar uma fortuna. Claro, nao existe categoria que seja uma pechincha, qualquer Fiatzinho custa uma grana. Mas existe grana e GRANA. E com “grana” dá prazer muita coisa interessante. É como o Veloz mencionou outro dia, o Turismo Carretera na Argentina usa uns carros velhos do tempo do onça, tem até Fiat 600, buggies, etc. Quase todo mundo tem patrocínio, se divertem e tem uma tremenda divulgaçao na mídia. E os pilotos nem têm tanta importância, o negócio é ser Ford ou Chevrolet (que eu saiba, nao existe essa classe de torcida no Brasil). Aí, pergunto: pq na Argentina funciona e no Brasil, nao? Onde que tá o problema?

Abçs.

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Rafael Prete, essa maquina do lado esquerdo é minha prima JANAÍNA, menina da melhor qualidade e que está sempre assim vaporosa..acho que é pelo calor do nordeste..

anselmo
anselmo
17 anos atrás

grande iniciativa
os nordestinos gostam de automobilismo e será sucesso com certeza

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Bem legal o carro, tomara que de certo e bem poderia ser a eradedir Stock Jr., ao invés daquela aparição do cruzamnto de cruz credo com a mula sem cabeça.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Rikho:
Acho que você tem razão, a iniciativa é boa. E como ressaltado pelo FG, usam motor nacional e barato, coisa que a Stock não faz.

Rafael Prete
Rafael Prete
17 anos atrás

Show…
ta na hora mesmo !
Legal o carro, interessante tambem…
a maquina ao lado esquerdo.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Flávio, coloca ai aquele link que te mandei, do Alfa 164 V10 de ProCar, aquela categoria que o Bernie criou e afundou

Léo Engelmann
17 anos atrás

FG, o carro é bonito na primeira impressão. Chama a atenção.

Montado sobre um chassis de Pólo. Mas você poderia ter colocado a última foto do ábum do site. Duas moças na frente do carro…

Marcus Zamponi
Marcus Zamponi
17 anos atrás

Lindão? Bota lindão nisso…

Valter Franco
Valter Franco
17 anos atrás

E por falar em $$$$$

Flávio, você ouvir falar sobre a situação da MidlandF1??? parece que os US$ do russo já acabram e só corre até Mônaco??

Gavião Buono
Gavião Buono
17 anos atrás

É ELA!!!!! LINDA!!!
EU SABIA!!!! EU SABIA!!!!!!!

Maurice
Maurice
17 anos atrás

E ainda tem gente fabricando aquela cara porcaria da Stock Jr. (aquele caro que parece a sobra de um acidente, carro de circo, etc.).
Esta carroceria fabricada no nordeste, até que daria um belo carro de rua também para aqueles que não poderiam comprar um daqueles importados. Bem no conceito de quando foi lançado o Puma, Bianco, etc.

Quando eu for ao Noedeste, farei contato com eles.

Parabéns, o carro é muito bonito

Junior Tesser
Junior Tesser
17 anos atrás

Falaram da perna na foto, pela sandália deve ser a loirinha dessa foto http://www.ctm2000.com.br/imagens/galeria_evento/031.jpg

Legal a categoria, o Carro tb ficou bonito.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pô, neguinho reclama de tudo mesmo, hein? Pode ser que chassi tubular seja o fim da picada, motor padronizado, idem, é lindo e de repente nao corre nada… Mas e daí? Ao menos, é alguma coisa! Tem gente se movimentando pra fazer algo interessante, nao fica só se lamentando da vida. Se nao fizessem nada, acho que diriam: ê, esse povo do Nordeste é mesmo preguiçoso, viu? O brasileiro tem mesmo vocaçao pra reclamar… Sorte pra esses caras. Agora, fiquei curioso com esse carango, parece um New Beetle.

Abçs

kalango
kalango
17 anos atrás

Carro bonito nem sempre é rapido, temos de esperar a formula kalango andar p poder falar algo

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

A coluna Retrovisor está genial.

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
17 anos atrás

Show de bola!!!! Merecia uma corrida exibição aqui no quase autódromo do Rio…

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Tái… parabéns pela iniciativa. Eu gostaria de sentar numa bagaça dessas.

Abraços

cassio souza
cassio souza
17 anos atrás

Pô o carro é lindão .
Parabéns a iniciativa de tocar esta categoria .
Flávio acho que a mídia deve dar total apoio a esta iniciativa .
E digo mais quem sabe as outras capitais Nordestinas não se estusiasmam e tentam promover uma das etapas ( mesmo que seja em circuito de rua ) .
Bom mesmo seria se alguma TV transmitisse estas corridas ao vivo .
Aí o negócio ia decolar mesmo .

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não entendo a nescessidade de mais uma categoria de chassis tubular e motor padronizado.
Que ajude o Nordeste, então!

PEGO NO PÉ DO FG
PEGO NO PÉ DO FG
17 anos atrás

O avião ao lado do carro merecia mais destaque , que pernas ( e olha que só deu para ver uma )

gilson
gilson
17 anos atrás

Observem bem esta foto, dizem que tem um carro escondido perto desta perna. Eu estou procurando faz cinco minutos e não encontrei o carro.

gp2
gp2
17 anos atrás

LINDONA É ESSA PERNA ESQUERDA DO “AVIÃO” QUE APARECE NA FRENTE DO CARRO!!

Fabio Greco
Fabio Greco
17 anos atrás

Bom galera, ao q foi me dito, a proposta desta categoria é te um carro competitivo, bem feito, aerodinamico, e etc, etc…
por um custo mais acessivel do que o q temos por aí.
O Valor do Carro foi me passado a 50mil, tendo uma promoçao de lançamento, caindo p/ 45.000 e este valor podendo ser financiado por financeira própria, creio q o custo de corrida não deve ser muito alto…?
Bom, esse poderia ser muito bem um STOCK JUNIOR….
Alias vi o achado pai e mçae do bichinho…. gente vcs c lembram dakelas Scanias ao q me lembro 73/75 +- ( os jacarézão laranja ) a frente eh igual sem por nem tirar….rs

Toty
Toty
17 anos atrás

É o que este chato vem falando… A Stock, legal e coisa & tal, concentra muita, mas muita mesma a verba de um automobilismo carente em favor de pilotos notoriamente… esqueça, sem agressões.
Que belo exemplo dos irmãos nordestinos. Acredito, por idealismo e paixão no projeto que provavelmente terá um custo total inferior ao de uma única equipe/farmácia/genéricos da Stock V8.
Ou será que iremos viver eternamente por conta de um sempre ameaçado GP de F1 e o desfile/lavanderia de laboratórios, cada vez mais alienado pelas regras monótonas e ridículas dos papa hot-dogs. Argh!!! Oval neles!!!

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Interessante as curvas, linhas torneadas, ótimo acabamento e cor tropical. Mas eu só queria que a foto mostrasse ela por inteiro!

PRPERALTA
PRPERALTA
17 anos atrás

Concordo com Adrian.
Porque não fazer um “multimarcas” prá valer?
Que fábrica vai querer investir para correr com a “casca” e usando motor alheio?
Mas de qualquer forma é melhor do que a “Juniorsauro”.
Mostra prá eleS entenderem que é possível fazer melhor que “aquilo” !!!
Paulo

Rafael Ramos
Rafael Ramos
17 anos atrás

E eu, que achava que tava por dentro das noticias por estas bandas, me surpreendi.
Só digo uma coisa: espero estar nestas 5 corridas aqui em Fortaleza.
:) Aparece por aqui numa delas, Flávio. Aproveita e conhece os fãs do bravo DKW #96 e do Piloto Mug! heheeh