Um de nossos gênios

SÃO PAULO (fechado para o feriado, volto segunda) – Angeli é o maior cronista de costumes do Brasil. Com suas tiras de poucas palavras e expressão infinita, tem contado nossa história diariamente há sei lá quantos anos, mais de 20, com certeza. Como os Mutantes, é um mutante, que escancara sua perplexidade diante do mundo desenhando.

Uma tirinha dessas (a de hoje na “Folha”, que reproduzo abaixo) vale mais do que qualquer ensaio sobre a velocidade do mundo de hoje, a necessidade que um quarentão ou cinquentão tem de se manter atualizado sobre tudo o tempo todo (o segundo quadrinho é, por si só, um tratado), e a total inutilidade da maioria das coisas que muita gente acha que é essencial.

Essencial é, por exemplo, fazer o que farei daqui a pouco: pegar meu Karmann-Ghia e descer a serra pela estrada de Santos.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rikho
Rikho
17 anos atrás

E eu que nem sabia que era politicamente incorreto… de qualquer maneira, obrigado pelo comentário bem humorado. Quem dera fosse sempre assim.

Abçs

Toty
Toty
17 anos atrás

Esse Má-Carto, Macacao, sei lá…
Que figurinha mais idiota!!!

Toty
Toty
17 anos atrás

Ao Máximo.
Obrigado pela tolerância.
Mas critica o que discorda, isso não ofende (vindo de gente educada) mas nos ajuda a evoluir.
Um abraço.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Como disse, não estou no lado de ninguém, mas concordo que um pouco de pimenta no feijão trás acalentos em noites frias (hoje uma!).

Máximo
Máximo
17 anos atrás

Pedro e Marcato

na maioria das vezes não concordo com o que escreve o trio-de-ferro
Rikho, Askajo e Toty, mas sou obrigado a concordar que o estilo politicamente incorreto do trio já faz parte do ambiente do blog…

relaxa…
os caras são umas figuras… (no bom sentido)

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Até que nao, Silvânia. O problema é que a maior parte está mais pra fofoca, tipo essa especulaçao toda em cima do Alemao e do Kimi. Ao final, nao faz muito sentido a gente discutir isso, pois nao há uma só informaçao sólida a respeito. Logo, o jeito é a gente escrever abobrinhas…

Abçs

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

Tá faltando assunto………

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pôxa, pseudo-intelectual de 5a categoria foi forte, magoou! Snif. Acho que depois dessa jamais poderei me recuperar de novo…

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Pedro Jungbluth,

Vc é um comentarista admirável. Gosto de suas idéias e seus posts. Mas é lamentável que ainda existam pessoas que externem opiniões como as do Sr. Rikho. Pelo menos dão motivo para boas risadas…

Continue, Pedro, não caia no npivel desse pseudo-intelectual de 5ª categoria.

Abs

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não estou no lado de ninguém. Me incluam fora dessa!
(sempre quis dizer isso)

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Rikho, menos… Menos…

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Ah, é Marcato… e eu que pensava ser MacChato… aliás, pelo tom furioso de seu último post, imagino que vc vestiu a carapuça dos idiotas, a quem eu tinha me referido. Muito bem, vc comprovou o que eu disse! Beijundas procê, viu?

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Rikho, Toty e demais da laia…

Querem encher o saco? Então encham… Mas façam como o Pedro Jungbluth, que pelo menos diz coisas aproveitáveis e com sentido.

Lamento que este blog, tendo sido criado por uma pessoa do mais alto nível como o FG tenha de ser frequentado por “gentinha” como vcs dois. Gostaria que vcs tivessem a DECÊNCIA de sumir do mapa, junto com seus comentários medíocres e insossos. E quem sabe o nível desses debates melhoraria consideravelmente.

vcs não sabem por que peguei no pé dos dois? Vou explicar: desde que li o nome das duas mariposas (Rikho e Toty) pela primeira vez, fui obrigado a acompanhar um sem número de besteiras, uma estupidez sem tamanho, uma verborragia fútil e sem conteúdo nenhum, que estampa as páginas deste blog (em especial o Rikho, essa anta-mor do clube dos Nerds)

Olha aqui, se vcs quiserem atulhar a Internet de abobrinhas, criem seus próprios sites, suas próprias páginas. De hoje em diante, me recuso terminantemente a ler o monte de cretinices que as duas escrevem…

E encerro apenas citando o célebre Nelson Rodrigues: “Vão se fo….”

Antônio C. Marcato (MARCATO, Ok, Toty, sua besta?)
RJ – Brasil

antonio purri
antonio purri
17 anos atrás

FG , por favor coloque algum post interessante urgentemente em seu blog ( ou blig , já nem sei mais qual é o certo…) . Quando falta assunto objetivo o que nego escreve de besteira é de doer …

Jorge Taquaritinga
Jorge Taquaritinga
17 anos atrás

Se não fizer questão de ver a chegada e o S do Senna, o setor G não é mau, na altura da freada no fim da reta oposta dá para ver a pista quase toda.
Duro é pagar 320 paus sem conforto algum.
E pensar que na Malásia o ingresso foi 16 dólares…

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Agora é impossível não lembrar do pessoal, no antigo blog, enaltecendo as conquistas do Piquetzinho na F-3 inglesa… Espero que não sejam dois pesos e duas medidas para Senna e Piquet.

marcos
marcos
17 anos atrás

Qual o melhor setor (custo/benefício)p/ assistir o GP Brasil??

julio ribeiro
julio ribeiro
17 anos atrás

e por fim: negar q a tecnologia nos traz cada vez mais conforto e praticidade como nunca vimos no passado, é incompetÊncia para se adaptar aos novos tempos, alguém aí prefere o VHS ao DVD?

julio ribeiro
julio ribeiro
17 anos atrás

O que não faz a má interpretação do q é escrito, por muitas vezes conduzimos nossa interpretação para o lado do conflito e montamos uma versão dakilo q foi escrito própria para fazermos uma réplica contundente.
Vou resumir o q eu quis dizer em tópicos, assim tento não dar margem para este tipo de má interpretação:
fracassados são akeles q odeiam TUDO o q é moderno;
o passado deve ser uma base e não uma âncora que nos impeça de evoluir;

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Talvez porque domingo seja feriado…

Tosetti
Tosetti
17 anos atrás

Mudando de assunto , alguém sabe explicar o motivo das duas rodadas da F-3 Inglesa serem disputadas numa segunda-feira???

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Final – segunda bateria:

1) Takuya Izawa (JAP/Toda)
2) Fabio Carbone (BRA/Threebond)
3) Adrian Sutil (ALE/Tom’s)
4) Fabio Carbone (BRA/Threebond)
5) Roberto Streit (BRA/Inging)
6) Kazuya Oshima (JAP/Tom’s)

UAU! Será que são irmãos gêmeos?

Jonas Sampaio
Jonas Sampaio
17 anos atrás

Por que caraca nego escreve livro aqui ???
Blog é opinião galera JOGO RÁPIDO
se o assunto for bom, vá lá…

planeta
planeta
17 anos atrás
Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

–À época, Michael afirmou que a equipe não tinha pressa para encontrar um substituto para o engengeiro.–
Engengeiro??? Uau!

Bruno
Bruno
17 anos atrás

O FG já foi no Linha de Chegada!!!

jOAO
jOAO
17 anos atrás

Gomes

Porque Vc nunca foi convidado para participar do LINHA DE CHEGADA do Reginaldo Leme? Vc não gosta dele e vice-versa?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Com 33 mil você compra uma Kombi. Já uma Sprinter precisa pelo menos o triplo.
Então enquanto não aparecer algo mais mdoerno na mesma faixa de preço, a Kombi vai ser a única opção.
Concordo que ela não seja muito estável, mas nenhuma van o é, então é injusto julgarmos a Kombi se na verdade é um problema da categoria.
Mas para uso urbano ela é otima, fácil de manobrar (tenta uma Sprinter) e razoavelmente pequena para a carga que leva.
Mas realmente, isso só se aplica ao nosso mercado, e ao sul-americano, pois nos demais lugares do planeta existem outras opções mais adequadas ao mercado.

Máximo
Máximo
17 anos atrás

O mais legal é ver o quanto nego gosta de brigar… falar do post original do Gomes q é bom nada
kkkkkkkkk

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pedro e Toty, na boa, todo fórum ou blog tem seus palhaços, me divirto com eles. Geralmente, ignoro, mas às vezes quero me divertir um pouco com eles. Nao sei exatamente porque nos escolheu pra… Cristo (desculpem o trocadilho besta), mas tem problema nao, é bom pra exercitar o deboche e a ironia. Pedrao, quanto à Kombi pra mim é um monstro, já teve seu momento, quantas vezes nao fui jogar bola dentro de uma (aliás, isso é proibido, se nao tem bancos, que eu saiba). O fato é que nunca achei ela muito estável. Aliás, tampouco a Towner, hein? Essa até me dava mais medo. Só que a Kombi pelo que ela é hoje, com o preço que tem, acabou. Mais vale comprar uma Sprinter ou coisa parecida. Uma pergunta: onde mais, além do Brasil, continuam fabricando e vendendo Kombis (isso nao é uma pergunta retórica, quero mesmo saber)?

Abçs

Tosetti
Tosetti
17 anos atrás

acessem : velocidade.blog.terra.com.br , e concorram a…………………… concorram a ……………………… , bom na verdade a nada não , mas tem um texto lá falando sobre o Kimi que vai dar polêmica , um abraço

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Flávio, a tira do Angeli é absolutamente antológica e dá margem a outras interpretações sobre a perplexidade do cidadão nestes tempos de globalização acelerada. Marcas vão e vem, impondo regras, produtos e serviços para os quais o cidadão não pediu e não está habituado. Desrespeitam os mais simples e sagrados hábitos do consumidor, agridem a cultura do país, com seus nomes estranhos e comportamentos de difícil assimilação. Reduzem o cidadão a um simples número de protocolo ou senha, obriga-o a relacionar-se com uma impessoal atendente de call-center. Não existe mais identificação ou empatia. A palavra de ordem é “atitude”; desconhecem e atropelam qualquer tentativa de individualização. Massificam as suas mensagens alienígenas através de verbas astronômicas de publicidade e políticas de relações públicas, reduzindo todos à tábula rasa, através de um marketing alienante e comunicação pasteurizada nivelando-os por baixo. Acham-se no direito de estabelecer normas e padrões de consumo e comportamento, tudo em nome de uma pretensa “modernidade” e “falso novo” até que um marqueteiro de plantão ou guru de fancaria estabeleça as novas regras do jogo. Quanto às mulheres…quem decifra esse insondável mistério que é a alma feminina???

Zeca Neto
Zeca Neto
17 anos atrás

Planeta…boa lembrança…chocante o video do fiasco da ferrari em 2002…. chocante ver o MS empurrando o RB para a posição 1 do pódio…..

http://video.google.com/videoplay?docid=-4185800963005657456&q=f1&pl=true

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Tem muitos ignorantes que comentam neste blog. Viva a democracia…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

macarto não éo antigo parceiro de composição do lenão??

Olha, falando sério, duvido que o Rikho esteja charando pelos cantos… hehe.

Toty
Toty
17 anos atrás

Ao Rikho.
Deu prá entender o tal de má-carto???
Mas até que neuróticos são divertidos.
Reli os posts, falo muita besteira que pode incomodar, mas não li nada seu que justifique este comentário do idiota.
Nada mais simples que ignorar os ignorantes.
Toca prá frente, um abraço.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ai que está Rikho, sobre a Kombi. Ela é ótima, é estável como qualquer Besta, por exemplo, tem rigidez torcional e é super útil para muitas coisas.
Onde está o monstro, pergunto eu??

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Nada contra motor a ar. Eles tem seu contexto, em carros antigos. Um Karman preparado daquele jeito me fascinou. O sujeito manteve tudo com o máximo de originalidade, manteve motor a ar, os tambores, tudo, só melhorou. Um motor a ar com turbo fica tão eficiente quanto um motor aspirado moderno, de alta cilindrada. Pode-se dizer que dirigir ele é como andar num moderno 2.0 16v.

E o motor 4.1 do opala tem uma eficiência de queima parecida com do boxer4. Sua única vantagem é a alta cilindrada, e ser parecido em construção com motores modernos. Mas isso não significa, nem de longe, que ele seja moderno.

Pra mim moderno é moderno, como motores VVTi, por exemplo.

Planeta
Planeta
17 anos atrás

Galera, to sem fazer nada nesse feriadão e achei um vídeo que mostra a maior derrota da FERRARI na F1, narração de Cleber Machado: http://video.google.com/videoplay?docid=-4185800963005657456&q=f1&pl=true

Tosetti
Tosetti
17 anos atrás

Bom a conversa entre o novo e antigo está animada .
Convido a todos a darem uma visitada , ok
http://velocidade.blog.terra.com.br.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

E nao é que na Semana Santa ressuscitaram os idiotas?! Incrível! Sobre este assunto de tecnologia, o que passa é que as empresas conseguiram enfiar na cabeça de muita gente que temos que respirar novidades 24 horas por dia. Outro dia, no sítio do Dvorak (colunista de informática) tinha uma foto muito representativa disso: um bebê com um Blackberry (algo como um Palm cheio de breguetes) nas maos! E nao é que fizeram pose, fazia parte de uma reportagem. Enfim, acho ruim, mesmo trabalhando na área, endeusar tanto a tecnologia e a “mudernidade”, mas tampouco acho bom sentir nostalgia excessiva pelo passado, até porque, um dia, esse mesmo passado já representou a modernidade da época. Ah, concordo, o Leo di Caprio tinha mais era que morrer no começo, assim podia passar logo pro mais importante. Encurtaria em umas duas horas o filme :-P
Ah, Pedro, eu tb sempre fui a favor da mudança na Kombi por aqui, aliás acho até que esse monstro já podia ter saído de linha ;-)

Abçs

Fitti
Fitti
17 anos atrás

Atenção pessoal, o prefeitinho do Rio, está querendo ir contra a juiza, acha que é poderoso, mas não é, estamos ligados, ele não vai para nosso Campeonato, se parar, vai se arrepender,

Fitti, carro #63, Equipe SPEEDRJ.COM.BR, Campeonato Carioca de Turismo, ja ja com Autodromo.

PEGO NO PÉ DO FG
PEGO NO PÉ DO FG
17 anos atrás

Eu li essa sua frase :” Pô, certa vez vi um Karman 1.8 turbo (motor a ar) mas todo original, apesar de preparado. Coisa linda, tinha até o adesivo da concessionária, acho que era Aranha. ” , pensei que houvesse alguma simpatia de sua parte pelos motores a ar .
Quanto ao Karmann , me desculpem mas o citado , além do DKW , não me seduzem nem um pouco , pelo simples fato de terem uma parte mecânica muito ultrapassada. Vc pega um motor de um CHEVROLET 52 e nem por isso é um motor que vc pode chegar´;” É um %!$&#………, ” pois tem as mesmas bases , vejam bem eu disse ” bases ” de motores de carros mais recentes . Agora carro com refrigeração a ar , não dá . Não sou contra carros antigos : admiro o Santa Matilde , Dodge , Belair , etc

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Por sinal, parabéns pelo Santa.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Eu tenho como prática endeusar motores a ar? quando isso?
Acho que foi o único aqui a defender o uso do novo motor na kombi…

E você se ofendeu com minha expressão “pobre ingênuo”?
Foi mal então. Critiquei o cara por chamar todos que criticam carros modernos de “fracassados” e “imcompetentes”.
Mas não se preocupe em gastar suas digitais não, tem muita gente aqui que tem comentários interessantes a acrescentar.

Marcato
Marcato
17 anos atrás

MEU DEUS!!! Rikho e Toty, juntos, NINGUÉM (nem a Suzana Richtofen) merece…

Rikho e Toty, façam um favor a todos nós, que estamos aqui interessados em nos divertir um pouco e trocar experiências construtivas: vão catar coquinho na Praia Grande, e deixem a gente em paz…

Aos que criticaram o Karmann do FG: Vcs não sabem o que é automóvel. Flávio, boa viagem e esqueça tudo o que vc viu e leu nesses posts mal freqüentados e aproveite cada segundo da sua epopéia do Karmann.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

As tirinhas do Angeli são legais mesmo. Eu até acho que já tinha lido esta aí, na época que assínavamos um jornal que publicava tirinhas (o quadro que ele diz “fusca” é muito familiar).
Também gosto do Níquel Nausea do Fernando Gonsales. Além de ser muito engraçado, é impressionante o conhecimento que ele tem de biologia. Este também pode ser chamado de gênio.
Quanto ao Titanic (que está sendo comentado), vou comentar o filme. Acho que O Leonardo di Caprio devia ter morrido no comecinho, logo depois de pintar o retrato.

PEGO NO PÉ DO FG
PEGO NO PÉ DO FG
17 anos atrás

quanto ao palio , realmente não gosto , mas prefiro bem mais meu Santa Matilde 6CC , do que o Karmann-Ghia

PEGO NO PÉ DO FG
PEGO NO PÉ DO FG
17 anos atrás

Esse ” Pedro Jungbluth” reclamou que foi ofendido pelo amigo em um comentário anterior ,mas esqueceu que fez o mesmo comigo em meu comentário . De qualquer forma não vale a pena gastar saliva( ou melhor minhas digitais) para tentar dialogar com um cara tem como prática endeusar motores a ar

Toty
Toty
17 anos atrás

Ao João.
Reginaldo, Lito e Flavio…
É monopólio de talento.
Mas seria o máximo (imagina o FG sem o mala (e leitor de e-mails) do Antônio?).
Flavio, você é do ramo, competente e bem sucedido (profissionalmente, grana é a justiça que não vinga) reconhecido e etc. Audácia cara!!!