Aos meus mecas

SÃO PAULO (Counting the cars on the New Jersey Turnpike/They’ve all come to look for America/All come to look for America/All come to look for America) – Vendo a corrida de Mônaco domingo e a vibração dos mecânicos da Renault quando Fisichella passou Coulthard (aliás, lindíssima ultrapassagem, a mais bonita da corrida), tive a mesma sensação que o Galvão Bueno. Galvão conhece a vida de “meca”, afinal convive com eles por conta da profissão dos filhos Cacá e Popó.

E é exatamente o que ele disse: meca (sem aspas daqui em diante, odeio aspas) gosta de ver seu piloto barbarizar, esteja ele na posição que estiver. Se ganhar a corrida, ótimo. Mas se fizer apenas o que Fisico fez, está ótimo também.

Mecas gostam de corridas, e gostam dos carros que fazem para seus pilotos. E ai do piloto que não tratar bem do carro. Por tratar bem, não entenda voltar aos boxes com o bicho limpinho e alinhado. Não. Tratar bem é esgoelar o carro, é subir em zebra e fritar pneu, passar na grama, ralar o pára-lama, fazer qualquer coisa para andar mais rápido. Mais rápido do que pode, e mais rápido do que alguém mais na pista.

O prêmio de um meca é saber que seu carro aguenta, mesmo se for esgoelado por um piloto destemperado, saber que ele é veloz, é bravo e destemido. Fui eu que fiz, é o que pensa o meca, orgulhoso até a última mancha de graxa e óleo no macacão, when it comes back home.

O carro primeiro, o piloto depois. E um meca (lê-se méca) sabe quando um piloto é digno de seu aplauso e de sua admiração. É aquele que ataca, que não desiste nunca, que chega nos boxes com a asa quebrada, mas pedindo para voltar, é aquele que vê o carro pegando fogo no pitlane, mas não sai do cockpit, porque sabe que os mecas vão apagar, e ele vai lá e ganha a corrida, é Gilles, é Senna, é Schumacher. Por pilotos assim, um meca vira a noite, não come e não dorme, se entrega a um trabalho insano e invisível.

Invisível o cacete. Porque piloto que é piloto vê muito bem o que seu meca faz. E sabe retribuir o esforço e a dedicação. E piloto não precisa da aprovação de ninguém. Nem de chefe de equipe, nem de jornalista, nem de patrocinador, nem de outros pilotos, nem de dirigentes, nem de políticos, nem de engenheiro, nem de projetista, nem do pai, nem da mãe. Piloto precisa da aprovação do mecânico. Piloto corre procurando o mecânico na mureta. Piloto corre procurando o olho do mecânico na mureta, porque o olho do mecânico é que lhe diz se ele está fazendo o que tem de fazer, o que o mecânico espera que ele faça com seu carro.

Seu carro do mecânico, não do piloto.

Sábado passado vi que meus mecânicos ficaram felizes. Rafael e Magrão, os que me acompanham há quatro anos, que me olhavam com desconfiança no começo, com certa pena no meio, a época das quebras, com esperança depois, com muita alegria hoje.

Porque, afinal, estou tratando bem do carro deles. Vi isso nos seus olhos na mureta, na freada para o S do Senna.

PS: e vi também dois anos atrás…

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emerson rodrigues de
emerson rodrigues de
17 anos atrás

gosto de automobilismo desde garoto(vai longe) e, ao ler tudo o que aparece, tenho lido muita besteira. não é o caso do texto sobre os mecas. pelo contrario, me emocionou o texto sensivel e o olhar diferenciado do “Gomes”. parabens.

marcelo feijó
marcelo feijó
17 anos atrás

Caro Flavio Gomes,
Parabéns pelo artigo sobre os mecas. Aliás, seu blog é realmente excelente. Só discordo quando você defende o alemão (mas ninquém é perfeito).
Descobri com este artigo que tenho espírito de meca, adoro os pilotos malucos, tanto que nunca me esqueci de um piloto maluco, o qual sempre cito como o maior que eu já vi, simplesmente porque barbarizou em uma corrida em que todo mundo parou. Foi na década de 70, início dos anos 80, acho (tô ficando veio). O nome dele? Do maior de todos? Vitorio Branbilla. Esse era maluco!

Guerrando
Guerrando
17 anos atrás

Caro Flavio,
Depois de ler seu texto e os comentários dos internautas gostaria de fazer uma sugestão:
Faz uma homenagem aos Mecas do Brasil, convidando o Miguel Crispim, o melhor mecânico que eu já conheci especialista em DKW , para ir no dia 10/06 em Interlalos. Aproveita o oba-oba que o Roberto Brandão está coordenando com a galera toda. Faz uma reportagem, com fotos, vídeo, etc… e depois coloca aqui e no Grande Premio. Leva ele no Limite. Aposto que ele tem muitas histórias pra contar.
P.S. Sei que os seus mecânicos estão se esforçando bastante para deixar o 96 em ponto de bala, mas aproveita e pede pra ele dar umas dicas da preparação da DKW nº 10 do Marinho. Se for o caso contrata ele. Podemos fazer uma vaquinha p/ ajudar, OK!!!
Ainda quero estar vivo para ver você ganhar uma corrida.
Um forte abraço.

Mota
Mota
17 anos atrás

Excelente o tratamento dados aos mecas.
É exatamente isto o que acontece.
É assim que funciona.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Só o meu.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Gomes esses outros DKWs do vídeo ainda correm hoje???

Pablo
Pablo
17 anos atrás

É a primeira vez que eu vejo um piloto tratar os mecas publicamente com os elogios que lhe são devidos. É exatamente esse o pensamento de quem se mata pra deixar as baratas em ponto de bala… Palavras de um meca dedicado por paixão

FiKa
FiKa
17 anos atrás

Flavião, me engano muito ou na frente do seu D… tem o símbolo da audi? Veio de fábrica ou colaram lá??? Parabéns por “colocar” sorriso no rosto da sua turma!!! Isso não tem preço…

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Os mecas é que, no frigir dos ovos, aprovam ou não um piloto em uma equipe. Mais importante do que os resultados!!!
A homenagem é mais do que merecida, assim como o destaque dado ao piloto que tira 110% do carro. Só que tem que trazer o prêmio pra casa rsrsrs Pilotar feito o demo e se esborrachar no muro na última volta é algo que pode ser perdoado uma ou duas vezes, mas depois de um tempo os caras vão lá e fritam o maluco.

Em tempo: acho que deviam convidar uns mecas pra dar nota aos pilotos no ranking GP: o Fisichella recebeu 6,1 e o Coulthard que fez a 19a melhor volta da prova recebeu 8,5…

Sam
Sam
17 anos atrás

Flávio, parabéns pelo texto dos Meca e pelo vídeo do Jack e do Juan.

Ganhei o dia!

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Me parece que todos os trabalhos são assim! É muito bom fazer algo para pessoas que vão aproveitar ao máximo.

Isso era uma das coisas que eu mais admirava no Senna, era a relação dele com os japonezinhos da Honda, vc via a devoção que eles tinham pelo cara. E o esforço dele em testar e testar e testar os acertos dos carros.

O Shumacher deve ter esse relacionamento com seus mecânicos tb, eu suponho, mas hj não se mostra mais isso. Mas ninguém consegue ser campeão tantas vezes sem ter um relacionamento muito bom com a equipe.

Parabéns pelo texto e parabéns aos mecas que fazem os carros correrem ao invéz de andarem.

Italo Gustavo Martel
Italo Gustavo Martel
17 anos atrás

nossa adilson com vc entende d F1 to pasmoooo
affffff

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Morreu Johnny Servoz-Gavin, grande ex-piloto de F1.

Jones
Jones
17 anos atrás

Flávio belo texto, obrigado.

“. Tratar bem é esgoelar o carro, é subir em zebra e fritar pneu, passar na grama, ralar o pára-lama, fazer qualquer coisa para andar mais rápido. Mais rápido do que pode, e mais rápido do que alguém mais na pista.”

Logo nesse trecho eu lembrei de Gilles e do que Schumacher fez na Austrália neste ano, quando muitos disseram que era barbeiragem, para mim ele só estava mostrando o quão bom piloto ele é, arriscando tudo, subindo na zebra, aparando a grama das saídas de escape, foi lindo.

Parabéns.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Flavio!!

voce gosta mesmo do Simon e Garfunkel heim??
(Eu tambem!!!!!!!!)
By the way, terminei a carretera 18 do Camilo(de autorama).

Logo mando as fotos ok?
Abraços,
Ricardo Bifulco

Deodato Filho
Deodato Filho
17 anos atrás

FLÁVIO QUE COMENTÁRIO INFELIZ VOCÊ FEZ ONTEM À RESPEITO DO NOVO AUTODROMO EM SÃO PAULO. O HOMEM JÁ TIROU MUITO DA NATUREZA, ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE COMPATIBILIZAR CRESCIMENTO COM RESPEITO AO MEIO AMBIENTE. AINDA BEM QUE SEU PARCEIRO DE MESA DEU UMA LIMPADA DE BARRA. PARA COMPLETAR COMENTO: O TRAÇADO É BEM FRAQUINHO.

Eric Martini
Eric Martini
17 anos atrás

Lindo texto. Parabéns.

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

É verdade, apesar de não ser piloto, tem um amigo meu que é méca de outro amigo que pe piloto, e esse lance da vibração narrada pelo Galvão no domingo, e confirmada aqui por vc Flávio, acontece mesmo. Pude ver várias vezes (quando tínhamos autódromo aqui no Rio), essa vibração e alegria bem de perto.
Grande abraço.

FernandoSM
FernandoSM
17 anos atrás

Poxa, Flavio, vc postou um texto maneiro pra sua coluna… acho q o blog tá te roubando umas boas ideias, hehehe

Se bem q, como vc tem mais leitores q blogueiros-leitores, vc bem q podia dar um cntr+c cntrl+v e botar na coluna, pq a emoção q vc passou foi a exata de um meca mesmo, ou pelo menos do q eu vejo deles…

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz
17 anos atrás

Parabéns Flávio, belo texto, digno da coluna warmup.

Abraços,

Marcelo Cruz Ferreira

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Bonito texto e uma bela homenagem aos mecas, mas cá entre nós Flávio, precisava ter escrito tudo isso só pra falar da melhora do seu deka?
Também não perco a piada.
Abraços

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Belo texto,Flávio.Vc destilou emoção nele.Um piloto tem que se dedicar ao máximo e permanecer na pista mesmo quando a barata não está 100 %,retribuindo assim o esforço despendido pelos mecas.Observe na TV,quando um piloto abandona e camera foca os mecanicos, o ar de muxoxo que todos demonstram.Não foi o caso do meca da Ferrari,quando o Schummy,parou na curva e o careca abriu um largo sorriso.
Abraços…

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

O DKW não deve andar nada mesmo hein??? Deu até pra ver os olhos dos mecas…na entrada do S…..hehe. Brincadeira.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O FG… não concordo 100% com o seu texto não… o que meca gosta é de piloto rápido, que tira tudo do carro… piloto rápido é bem diferente de piloto que corre… correr, qualquer um pode…mas ser rápido, ai é outra história!

NORONHA
NORONHA
17 anos atrás

O Gomes não entendo nada de inglês, da para começar os textos em português, ou isso tem alguma utilidade?

ai Jesus ...
ai Jesus ...
17 anos atrás

testo??????? !!!!!!! Putz ….

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Demais o testo!!!!!!!!!!!!!

Ana Flavia
Ana Flavia
17 anos atrás

1. Como você pode despejar tanta beleza assim num post só?
2. Cadê os novos textos do Diários de Viagem?
3. Deixa eu correr que ando atrasada com a mono…(Não é possível que semana que vem eu não envie um email pra você)

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Realmente, esses dois mecânicos do Flavio dão um duro danado, na ultima corrida de 2005( seu eu não me engano) o #96 estava falhando que nem louco, mesmo assim o FG foi alinhar para a largada, conseguiu dar uma volta mas parou depois umas 4 vezes pra tentar arrumar uma mola do carburador ou o cabo do acelerador, não deu pra definir, eu estava bem acima do box 21 e vi tudo de camarote, olha, que sufoco, os caras trabalharam muito, achei até que Flavio fosse desisir mas foi até o fim, mesmo ( se me recordo direito)com o DKW peidan…. que nem velho :-). Abraço Amigos

Civic
Civic
17 anos atrás

Texto bacana…. mas é óbvio que vc consegue ver seus mecas no S do Senna, vai tão devagar com a chalana que dá tempo até pra dar um tchauzinho…..

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

Bem, depois desse texto, eu nem consigo comentar nada.

Parabens FG pelo texto!
Parabens aos mecas por tudo!

jovino
jovino
17 anos atrás

É muito bacana uma ultrapassagem daquela do Fisichella, mas se o cara erra e dá uma porrada, o mundo cai em cima dele, principalmente hoje na formula 1 moderna. Parece que a competitividade está diminuindo, pois o piloto não tem muito o direito de errar ou de tentar acertar, se isto significar correr riscos, pois se der bobeira ele se suja e é substituído. Lógico, que há exceções, mas para quem está começando, é difícil fazer corridas do jeito que agradaria aos mecas.

Jovino

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
17 anos atrás

Dá-lhe Rafa e Magrão!!!
Realmente esses dois são nota 10!!
Mas não podemos nos esquecer do Fábio, que nessas últimas corridas vem dando a maior força lá no box 21.
Abraços,
Giordano

pauloaidar
pauloaidar
17 anos atrás

Belíssima e justa homenagem feita para os mecas FG.Parabéns, retratou com sensibilidade os sentimentos que balizam essa relação, que muitas vezes é de amor e muitas vezes derivam para o ódio, afinal dizem que são sentimentos irmãos. Não importa se cuidam de uma Deca ou de um Porsche…o sentimento e a dedicação são os mesmos. Viva os mecas !!!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Essa observação a respeito dos mecânicos é bem verdadeira mesmo, e mais um motivo para se lastimar a diminuição extraordinária do número de ultrapassagens na F1. Lembro dos macânicos da Williams no tempo do Mansell, e dos mecânicos da McLaren no tempo do Senna, só para citar dois pilotos que eram deuses para os mecas …
Quanto ao Schumacher, nem dá mais para discutirmos … o mundo inteiro condenou o alemão. Só para ter uma idéia, jornais ALEMÃES chamaram o Schumacher de TRAPACEIRO (e outras coisas mais) !! Repito: JORNAIS ALEMÃES !!

Aldo Ramos
Aldo Ramos
17 anos atrás

Flavio,

Bom, eu nao tinha xingado a mae de ninguem, he, he.

So tinha escrito que achava que o Schumacher era culpado (nao acho que ele errou de proposito, mas se aproveitou do erro) e que o Senna tinha feito algo parecido em 85, mas enfim, deve ter sido apagado por engano. Muito grande para escrever tudo de novo. Vida que segue… Abraco

Nenê
Nenê
17 anos atrás

Brincadeirinha… não vai brigar comigo nem apagar o post, hein?

hehehe

Nenê
Nenê
17 anos atrás

Pois é, Flávio…

Deu pra perceber isso lá em Interlagos no sábado… inclusive, se não fossem eles, a deca n pegaria nem engataria… hehehe…

Perco o “amigo”, mas n perco a piada…

Kerouac
Kerouac
17 anos atrás

On the road, Sal!!