De bandeja, ficou fácil

SÃO PAULO (mas ainda tem chão) – Como se esperava, o presente da FIA a Alonso foi bem aproveitado pelo espanhol. E ele finalmente venceu em Mônaco (até agora há pouco, não havia chegado sequer ao pódio).

Pitacos monegascos:

1) O pódio dos azarados, pela ordem, fica para Kimi, Webber e Trulli.

2) Coulthard de capa de Super-Homem recebendo a taça foi o máximo. Mas ele não usou o macacão imitando a roupa de trabalho de Clark Kent, como Klien. Quero ver o release da Red Bull hoje.

3) Schumacher fez um corridão. Mais umas duas voltas, e passaria Barrichello. Se fosse preciso, por cima dele, como sugeriu o brasileiro.

4) Rubens largaria em sétimo. Ganhou duas posições pelas punições a Schumacher e Fisichella. Largou em quinto. Lá ficou o tempo todo, até Kimi e Webber quebrarem. Foi a terceiro, voltou ao quinto por conta de um drive-through, e acabou em quarto porque Trulli quebrou. Resultado bom, mas muito menos brilhante do que as vozes do Brasil querem levar a patuléia a imaginar. Aliás, fiquei impressionado hoje. Ouvir transmissão da TV depois de 18 anos sem assistir a nenhuma tem sido muito elucidativo para mim.

5) Massa fez o que pôde. As posições de chegada dele e de Schumacher mostram bem as diferenças entre os dois.

6) Esticaram o hino espanhol, e aceleraram o ritmo. E no pódio, Briatore estava com cara de choro. Ele era bem amigo de Edouard Michelin.

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adauto
Adauto
17 anos atrás

Dick Schumacher

E ele fez de novo. Como é mesmo aquele ditado? \\”Pau que nasce torto não endireita mais\\”? Será que é assim? Sei lá, mas eu acho ótimo cada vez que o Xuxu tem surtos de caráter. E os terá sempre, não tem jeito. A diferença é que desta vez os fiscais tiveram que puní-lo, já que a trapaça foi grotesca de tão mal feita.

Aliás, sabe o que me impressiona mais? É que ele trapaceia mal, na frente de milhões de pessoas. Dessa vez simplesmente encostou o carro no meio da rua em Mônaco – logo após marcar seu tempo na classificação – impedindo os outros de marcarem os seus! E a cara de pau dele dizendo depois que tinha errado? Não é possível… será que ele pensa que todo mundo é otário? Uma vez eu disse que Xuxu era um ator de quinta categoria. Recebi e-mails histéricos por causa disso e agora tenho que rever aquela afirmação, pois talvez eu o tenha superestimado !!

Em matéria de esportividade Xuxu é a baba do quiabo. Tudo que ele é bom como piloto se esvai na vigarice. Nunca vi nada igual. Pensei que Mike Tyson fosse o pior que eu já tinha visto, mas não, Tyson pelo menos assume que é canalha mesmo.

Schumacher além de tudo é burro. Isso sim é uma surpresa para mim. Mas por que burro? Porque ele não precisa disso, pois guia o suficiente para vencer sem canalhices. Não venceria tanto, óbvio, talvez tivesse uma meia dúzia de vitórias e um par de títulos a menos, porém seria muito mais reconhecido do que é. Ficaria para a história como o mais perfeito campeão e não como o campeão mais mau caráter da história.

Mais burro que o Schumacher só seus defensores. O Xuxu pelo menos faz suas vigarices a troco de ganhar alguma coisa, uma corrida, um campeonato e muitos milhões de verdinhas. Mas, e seus defensores da imprensa? Ganham o que? Notoriedade por alto grau de estupidez? Mantém seus empregos? Não consigo entender…

Alguns gostam de dizer que o Xuxu é malandro, e para sustentarem isso o comparam com Nelson Piquet. Ora, essa turma deve ter faltado na escola no dia em que a “Tia” ensinou a enorme diferença entre malandragem e trapaça. Piquet era malandro, fazia das suas, ninguém descobria e quase sempre ainda saía com fama de brincalhão. Quando era pego dava um sorriso maroto, fazia uma piada e todo mundo ria. Nunca foi chamado de sujo ou trapaceiro.

Schumacher parece aqueles políticos tão comuns no Brasil que não querem largar o osso. Por mais que sejam pegos em flagrante continuam com aquela cara de pau dizendo absurdos para nós, pobres eleitores. É, esses políticos tem um monte de simpatizantes, assim como Schumacher.

Nada como viver num país livre.

Grande abraço
Adauto Silva

Thaís
Thaís
17 anos atrás

Gostaria de parabenizar o “blig do gomes” por cada um destes posts. Especialmente sobre aqueles que tratam da F1.
É bom ler algo inteligente e diferente da encheção de saco da narração brasileira!

RSAntos
RSAntos
17 anos atrás

Num tem jeito, o Button tomando pau do Barrica, deixa ser legal para se tornar normal. FG sempre vai procurar defeitos nas coisas que o Barrica faz, Patético para um jornalista que conduz um programa na ESPN interessante.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O comentário abaixo dá o que pensar mesmo ….

“Do contrôle de tração e retirada da grade do tanque da Benetton, pasando pelo acidente com Hill, tentativa de abalroamento de Villeneuve, cláusulas anti-ultrapassagem, defletor irrregular da Ferrari, Áustria 2002, asa flexível, tentativa de simular um erro pra garantir a pole no sábado, etc etc etc. Nunca se viu nada assim.”

Elindson Mendes
Elindson Mendes
17 anos atrás

Nas 2 corridas que antecederam Mônaco, o Massa largou melhor que o Schummi, mas recolheu pra ele passar (reveja e me dê razão). Domingo, mesmo lá atrás, me parece que aconteceu o mesmo.
Ele tem que se conscientizar que não faz parte da Ferrari pra 2007 e tem de mostrar serviço urgente para outras equipes.
É ou não é?

Wagner Sacco
Wagner Sacco
17 anos atrás

Parabe’ns pelas opinioes objetivas e racionais em relacao ao episodio Scumacher-Monaco.Infelizmente o que se vê por ai’ e’uma verdadeira “shit storm”

Rodinei Campos da Si
Rodinei Campos da Si
17 anos atrás

Ontem, na cobertura do GP de Mônaco (feita pela Globo), pude notar que a Red Bull estava levando o patrocínio da Warner nos carros do David Coulthard e do Christian Klien, para divulgar o lançamento mundial do filme “Superman – o Retorno”.
E na festa do pódium, quando o Coulthard chegou em terceiro (atrás do Juan Pablo Montoya e do Fernando Alonso), resolveu aparecer com a capa do Homem de Aço para fazer jus ao filme da Warner!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O depiomento claro e correto de um dos comissários que puniu o alemão desnudou toda e qualquer dúvida que se podia ter sobre a coduta do alemão. O melhor momento foi quando ele concluiu – baseado no depoimento do próprio alemão – que o hepta-campeão “perdeu o controle do carro enquanto estava a apenas 16 km/h! O que é algo completamente injustificável”. As contradições do alemão apenas mostram o quanto perdido ele estava. Reconheço muitas qualidades no alemão, mas a permanência da defesa dele nesse episódio somente se justifica por uma atitude de torcedor, pois os fatos conspiram contra ele.
Como bem notou o colega blogueiro Oswaldo (e que muita falta faz, pelo conhecimento e lucidez), a atitude dele bem pode ser comparada – pela motivação e procedimento – à mordida que o Tyson deu na orelha do Holyfield. Algumas pessoas não sabe reagir à pressão. Bem vindo ao mundo da competição, Michael Schumacher !
————————————————-
De acordo com Joaquin Verdegay, que é vice-presidente da Federação Espanhola de Automobilismo e era um dos três comissários no cargo no último final de semana, a decisão de punir o heptacampeão foi “dolorosa”. Verdegay afirmou também que todas as evidências indicaram que Schumacher foi culpado.
“Foi uma decisão dolorosa, pois nós não poderíamos errar e colocar a reputação de um piloto em risco. Nós não sabemos se a manobra inteira foi deliberada, mas naquele ponto ele certamente não tinha feito algo parecido durante o final de semana: ele freou 50% mais intensamente do que nas outras voltas. E, então, ele contra-esterçou de forma desnecessária e patética, e aquilo continuou por cinco metros, até não haver mais chances de fazer a curva normalmente. Ele perdeu o controle do carro enquanto estava a apenas 16 km/h! O que é algo completamente injustificável”, disse ao Gazzetta dello Sport.

———————————————-

ricardo
ricardo
17 anos atrás

e ainda por cima , o comissário era espanhol!! agora tudo tá explicado!!! vergonha!! tinham que colocar um comissário isento !! isso que fizeram é o mesmo que colocar o galvão bueno prá dizer um se um gol contra o obrasil foi impedido ou nãoi!! VERGONHAAAAAAAAA! DONA FIA!!!

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Pronto, Flavio Gomes tá feliz da vida, porque o Rubinho é um M3RD4!!! Apertou o botão errado pela 2a vez no ano!!!!
VIVA!!!
Pode malhar o Rubens pro bando de pela-saco do FG fazer coro.

1) O carro da Honda é ruim, basta ver aonde chegou o Button.

2) Cadê o Massa? Um bando de entendidos aqui comemorou o resultado na Malasia achando q o Massa tava cheio de moral pra cima do alemão, qdo ele andou devagarzinho e o alemão é q se enrolou no tráfego e acabou atrás dele.

AGORA EM MÔNACO FOI UMA VERGONHA!!!

Pior que Austria 2002, mas como eles estavam lá atrás ninguém comentou!!!

O Massa abriu e falou “passa, chefe!” E ESSA EH A FERRARI!!!!

Sem contar q o pessoal da Super-Aguri e da MF1 tamb’em demonstrou grande respeito.

Quem passou gente nesse GP foi o Fisichella. Que nao chega aos pes do Alonso.

Eduardo
Eduardo
17 anos atrás

Putz meu! Flavio, não tinha visto o incidente e vi através do link no seu blog. Cara, me desculpa não concordar com você: este monstro da fórmula 1 corrige o carro DIVERSAS vezes em entradas, no meio e nas saídas de curva com precisão cirúrgica. Simplesmente impossível acreditar num “erro” deste. Até ai, se foi erro mesmo, se foi ordem da Dick´s Team ou decisão dele, que ai sim duvido, merecia ter perdido os seus tempos, porque nenhum louco continua enchendo o motor com bandeirinhas acenando na frente (capaz que o Mansell talvez fizesse…). Aproveito para parabenisa-lo pelo excelente blog automobilístico que pilota: bem informado, antenado, excelentes links, saudosismo sem pieguice, nota 10. De vez em quando escorrega e bate, mas quem não faz isso? O próprio Senna bateu sozinho em Montecarlo, certo? Esta é distancia que você está dos outros blogs. Acelera Gomes! (não vá se zangar com o bordão globífero…)

hamilton(ctba)
hamilton(ctba)
17 anos atrás

cada vez mais perto,esta, o rubinho da sua primeira vitória pela honda

p. s. de castro
p. s. de castro
17 anos atrás

O RUINZINHO PEDECHINELLO deveria sentir VERGONHA pelo quarto lugar. Segurou todo mundo. É UM TREMENDO BRAÇO DURO 111111

Giulio
Giulio
17 anos atrás

Legal ,mesmo,foi ouvir Galvão Bueno chamar Placido Domingo de Placido Iglesias…

Jose Carlos Pinto Al
Jose Carlos Pinto Al
17 anos atrás

Caro Flávio
Lendo a matéria fiquei aliviado. Pensei que estivesse ficando louco pois eu assistia uma coisa e ouvia daquela turma da Globo outra coisa.
Até o Burti entrou no esquema. Dizer que o RB estava fazendo uma corrida fantástica quando o máximo que ele fez foi segurar uma turma toda que como disse o Galvão, até uma Super Aguri seguraria qualquer um em Monaco.
Obrigado por me tirar da dúvida se estava louco ou não.

Rodigo V. Boas
Rodigo V. Boas
17 anos atrás

O Rubinho deveria enfiar a viola no saco e ir correr de IRL, F-Mundial ou abrir uma equipe de Stock! Numa época que o volante de um F1 tem mais botão que o meu teclado, se enganar com botão numa corrida é no mínimo amadorismo…
Enfim,e o capacete dele dá um azar danado! O Kanaan estava com tudo para ganhar a corrida… mas…

Marcelo Cruz Ferreir
Marcelo Cruz Ferreir
17 anos atrás

Quem sabe não é por causa dessas opiniões, no mínimo sempre tendenciosas, que alguns jornalistas não cobrem mais a Fórmula 1.

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Troquei o nome de alguém… desculpem, mas confundi os nomes de alguns dos velhos participantes do blig. Muita gente está analisando o incidente do treino como um fato isolado, mas eu o vejo dentro do contexto da carreira de Schumacher. Faz parte de um padrão de comportamento que não mudou ao longo dos anos. A fabulosa supremacia da Ferrari nos primeiros anos deste século escondeu um pouco a verdade, já que as vitórias vinham com facilidade. Mas, como dizem, é nos momentos difíceis que conhecemos o caráter das pessoas. A mamata acabou quando Rory Byrne se afastou da Ferrari. A supremacia se foi, vieram as dificuldades. E aí as coisas ficaram claras. Não vê quem não quer. Falar nas estrepolias de Prost e Senna é tentar tapar o sol com a peneira porque aquilo não foi o padrão da carreira deles, foram fatos acontecidos no auge da maior rivalidade da F1. Do contrôle de tração e retirada da grade do tanque da Benetton, pasando pelo acidente com Hill, tentativa de abalroamento de Villeneuve, cláusulas anti-ultrapassagem, defletor irrregular da Ferrari, Áustria 2002, asa flexível, tentativa de simular um erro pra garantir a pole no sábado, etc etc etc. Se fizermos uma lista, teremos uma enorme coleção de fatos e atitudes que ocorreram ao longo de toda a carreira que desvirtuam Schumacher. Nunca se viu nada assim. Mais que o apelido, a identificação do queixudo com o Dick Vigarista é inevitável. Só falta o bigodinho fino. Já o Muttley… seria o Ross Brawn que o acompanhou ao longo de toda a carreira?

Deodato Filho
Deodato Filho
17 anos atrás

Só uma discórdia aos seus comentários: com carros parecidos ninguem passa ninguem em Monaco.

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Quem melhor do que Briattore, que criou o monstro, pra falar sobre ele?

Liberatori
Liberatori
17 anos atrás

Pessoal, como li em algum post abaixo, não podemos esquecer que tal atitude, se assim pensada, tb pode ter vindo da direção da equipe (Ross ou Todt).
E outra, o Briatore, que esbravejou pelos quatro cantos que conhece o alemão e sua dignidade é o mesmo que nos tempos de benetton (94-95) bolou todas as trapaças como ausência de filtro no bocal do tanque para enche-lo mais rápido e a tal madeira no assoalho irregular, o que permitia o carro a andar mais colado no chão.
Meu medo é que o Briatore assuma o lugar do Bernie, sujeito mais nefasto não existe. Falou tudo isso e depois vai abraçar o alemão na próxima oportunidade que tiver…
A F1 é compreensível apenas para quem está lá dentro e conhece seus meandros, que nem política. Tudo o que falamos aqui são saliva e unhas desperdiçadas.

Abs a todos

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Asssim como Luiz Fernando, passei a postar muito menos comentários depois das alterações do Blig. Mas essa pa.lha.ça.da do alemão deu na idéia. Creio que fui um dos primeiros a enviar um comentário malhando o sujeito logo após o final do treino. Fechou a história iniciada com a conquista de 1994, feita à base de trapaças e deslealdade. Ok, o cara tinha 25 anos, topou, queria ser campeão pela primeira vez. Mas ao olharmos a carreira dele, notamos que o que ele possui é um desvio de conduta, uma problema psicológico qualquer. Não entendo de psicologia pra explicar melhor minha impressão. Ralf disse que o irmão tem uns parafusos soltos, lembram de um final de GP de Mônaco em que o Michael jogou o carro pra cima do carro do Ralf? Ou a deslealdade com Barrichelo naquela última volta de Mônaco, no ano passado? O ato de jogar o carro sobre o de Rubinho na saída do pit de Indianápolis, aceitar aquela vitória na Áustria em 2002 mostra bem que o cara não é muito chegado na ética. E é assim que eu vejo Schufraude. O que se passa com ele ultrapassa os limites da competitividade, da vontade de vencer. É algum problema psicológico, de conduta mesmo. Aos quase quarenta anos de idade o sujeito ainda está agindo do mesmo jeito. Santo, nenhum campeão o foi. Piquet e Senna se pegaram a tapas com adversários, Prost e Senna decidiram campeonatos na porrada. Mas foram episódios pontuais. Mas Miguel Sapateiro passou da conta. O que aconteceu em Mônaco foi a encenação de um dos episódios da Corrida Maluca: Dick Vigarista estava na frente, venceria a corrida. Mas mesmo assim parou pra trapacear e se deu mal. A atitude do alemão é tão indefensável quanto aquela do Mike Tyson que arrancou um pedaço da orelha do Hollyfield porque não sabe perder. É claro que a FIA não puniria o cara se houvesse a mínima chance de justificar que foi um verdadeiro erro. E é isso que deve ter aocntecido, após horas e horas de análises de dados e tomada de depoimentos, não devem ter encontrado um único detalhe que sustentasse a teoria do erro. Estavam em julgamento o recordista da F1, a Ferrari. Nada que pudesse ser usado em defesa do Schufraude deve ter sido encontrado. O multicampeão encerra seu ciclo na F1 deixando uma enorme mancha sobre sua biografia esportiva. Técnicamente ele é ótimo, mas é muito difícil coloca-lo no mesmo patamar de outras grandes personalidades do esporte. Não só do automobilismo, mas dos esportes de uma maneira geral.

Do Contra
Do Contra
17 anos atrás

A vaia é um fenômeno raríssimo na F1.
Poucos pilotos tiveram a “honra” de ser vaiados durante a carreira.
Pois o Schumacher teve a proeza de ser vaiado por duas vezes!!! Na marmelada da Austria e 2003 e neste sábado. Isso sem contar que, no título de 94, se ele não tivesse abadonado a prova e tivesse subido ao pódio, seria vaiado também.
Sintomático, não???

ricardo
ricardo
17 anos atrás

parece que as viuvas resolveram se agarrar n oespanholzinho de m….!! e o alonso e o briatore são tão safados que ainda comemoraram!! tb , depois de tudo , se não ganhasse !! a fia deu de presente !! se por acaso o kimi ganhasse , iriam descobrir uma irregularidade e desclassificar o pé de gelo!!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

outra viuva safada é um tal de lito cavalcanti nos sportv!! nos treinos de 6º feira , ela só falta babar o ovo do espanhol!! depois do flavinho , o melhor comentarista de f1 é o carsughi!!! apartir de agora não precisa definir o grid !! é só perguntar pro santo do briatore como ele quer que seja formado o grid!!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

gente , e o que foi o sr. galvão bueno chamando o tenor de placido iglesias!! meu deus !! como pode um boçal desses ocupar o posto de titular na maior emissora de esportes do país!! é placido domingo , mala sem alça e viuva !!! ainda bem que tenho espn e sportv em casa!! me livrei desse traste na copa !! e na f1 nas próximas etapas tb nos livramos desse traste !! agora é dose aguentar o mala do filho , um pilotinho de m.. , como comentarista da rádio bandeirantes!! volta flavinho!! pelo amor de deus!!!

do contra
do contra
17 anos atrás

E o Briatori criticou o “jeto Ferrari” de fazer as coisas.
Hoje, o “jeito Ferrari” deve-se bastante a M. Schumacher e R. Brawn, que foram campeões sob o comando de Briatori com aquela Benetton cheia de tramóias.
Seria engraçado ver Schumacher respondendo a Briatori: “A gente aprende rápido aqui!!!”

BRUNNO
BRUNNO
17 anos atrás

As viuvas capitaneadas pela viuva-mor o GB arrumaram um novo record para Senna que Schumacher não quebrou: o de vitórias em Monaco. O GB chegou a dizer que o alemão ate comemorou a pole porque teria esta chance de igualar e talvez não corra mais no ano que vem. Pegunto eu, existe record de vitórias em pistas ? Se Senna tem a de Monaco não estaria faltando as outras 17 (etapas) do mundial ? Como fica aquelas pistas onde não se disputam mais como Zolder na Bélgica ? Acho que Prost tem o record de vitórias no GP Brasil correto ?

ricardo
ricardo
17 anos atrás

esquenta não flavinho!! é que a viuvada está em polvorosa!!!elas não se conformam!! quem questiona seus comentários , é que não gosta de f1 !! são os mesmos que gostavam de tenis por causa do guga , de ginastica pela daiane , de volei pela seleção masculina !! só gosta de qdo tá ganhando!! qto a sua imparcialidafe , acho que vc tem o seu espaço , e tem todo o direito de dar a sua opinião !! quem assiste a copa do mundo pela poderosa com o sr galvão bueno , pode reclamar de ufanismo e parcialidade ? ah , qdo é a favor do brasil pode , !! eu nã osou assim , eu admiro o esporte , e os esportistas independente de suas nacionalidade !!! e o schummy é o maior da história , quer as viuvas queiram ou não !! um abraço flavinho!!! sou seu fã!!! to te assistindo agora no bate bola da espn brasil!!

Abfabi
Abfabi
17 anos atrás

Olá a todos,

Apesar de não comentar neste blig desde que se repaginou, hoje me deu uma daquelas vontades loucas de contribuir com os meus dois centavos sobre o tal rocambole monegasco.

Primeiro o epi do Schumacher na classificação: É verdade, ele teve sim atitudes questionáveis no passado e por mais santo que venha a se tornar, pontos de interrogação sempre serão uma constante, com razão de ser ou não. Foram escolhas feitas por ele das quais ele tem tido que conviver com e pelo andar da carruagem tem feito isso muito bem. Só fico pensando se ao invés de ter sido o Schumacher, tivesse sido o Kimi e aquela cara linda de anjo dele…(aliás, vê-lo naquele iate, sem camisa, made my day. pena que ele tem que correr de capecete… damn it!)… talvez o caso não tivesse tomado a proporção que tomou…engraçado é que no passado o gato finlandês teve sim uma atitude considerada anti-desportiva(ele entrou nos boxes bem lentamente segurando todos que vinham atrás dele, só não lembro a corrida em questão), que apesar do protesto da Renault só foi punido com um puxãozinho de orelha e bem delicado pra não machucar o fofo. Comentários maldosos? Quase nenhum. E não foi o Montoya que andou acusando o Kimi de jogar o carro pra cima dele este ano? Algumas vezes…? Só aí, eu já somei duas atitudes questionáveis do Raikkonen contra digamos umas 4 do Michael? Em termos de percentagem(carreiraxpilantragem), essas 4 atitudes vigaristas rendem o quê? 2%? E na do Kimi? Talvez 4%? Então estatisticamente o Kimi é mais picareta do que o Michael, ou não é? E olha que eu estou usando o Kimi pra ilustrar, meu segundo piloto favorito no grid, e eu adoro esse menino… mas, quem não adora?

A verdade é que ninguém é campeão tantas vezes como o Michael foi, impunemente, mesmo porque ninguém perdoa um sucesso tão estrondoso assim e na primeira brecha, pau nele. Human Nature, diria. Pois, convenhemos, o cara não pode nem piscar que é acusado de matar mosquito, né?

Pura guerra psicológica. Aliás, esse mundinho da F1 é uma comédia… num fim de semana os chefes de equipes trocam insultos, um piloto chama o outro de bastardo frente às cameras, verdadeiras catfights de palavras acontecem, drama total – é o nível de testosterona chegando ao seu pico. Dois gps depois e o nivel de testosterona no normal, todos voltam às boas, como se nunca tivessem deixado de ser melhores amigos ou quase isso… Depois dizem que nós mulheres é que somos histéricas… tá bom. Realmente não dá pra levar toda essa misancene a sério, ou dá?

Quanto ao tal erro de percurso ou proposital… bom, vcs podem acusar o MS de mau-carater, vigarista, sem escrupulos e o diabo a quatro, mas burro ele não é e nunca foi. E na minha modesta opinião, se ele arquitetou o tal erro e parkeou o carro com segundas intenções, ele fez a coisa mais burra e estúpida da vida dele, não só por fazê-la, mas porque fez da maneira mais tosca já vista. Já que ele é o tal mestre das vigarices, como muitos clamam, era de se esperar um showzinho bem melhor do que este. Afinal beijar o muro de forma delicada teria sido muito mais enfático e damage-free(nos dois sentidos). Mas, nem é isso o que me deixa intrigada e sim o fato dele ter feito muito por muito pouco. Se ele estivesse lutando pelo título, numa última tentativa desesperada de vencê-lo, ou de se manter no jogo, até dava pra entender (eu disse entender, não aceitar, tá?), mas lutando por uma pole que não vale ponto algum e que apesar de ser importante para ganhar a corrida provavelmente só tiraria dois pontos de diferença entre o Alonso e ele? E ainda com um campeonato quase inteiro pela frente? Não faz o menor sentido. Nesse caso dá até pra acusá-lo de ter tido uma pane cerebral, de ter cometido um erro de julgamento, mas de tentar trapacear pra ficar com a pole? É verdade, foi um erro pra lá de bizarro, mas na F1 bizarrices acontecem a torto e a direito… ou não acontecem? Preciso citar exemplos? Aliás, erros medonhos tanto o Michael quanto qualquer outro grande piloto já cometeram, como também já usaram métodos e mesmo atitudes questionáveis para chegar lá. Isso não é e nem nunca será privilégio do alemão. Aliás, amores, eu fico sempre impressionada como vcs adoram malhar o Schumacher e esquecem de olhar o próprio rabo. É, todos nós temos rabo sim. Ora, quem nunca trapaceou na vida por exemplo? Por algum acaso, vc nunca colou na escola ou nunca traiu a sua namorada/mulher com outra ou outro? Em que isso difere da dita atitude do Michael? É trapaça do mesmo jeito. Aliás, nós brasileiros e o nosso famoso jeitinho brasileiro somos mestres nisso já que levar vantagem em cima dos outros do jeito que for, licito ou não, é o nosso mantra. Se o Michael é um trapaceiro sem carater, isso faz de nós o que? Scumachers ao quadrado? Nãhhh. Schumachers ao cubo isso sim. E se por suas atitudes ele deveria ser banido do esporte, então nós deveríamos ser banidos da onde? da face da terra? Não que uma coisa releve a outra, não. Mas, julgar, condenar e crucificar só mostra o carater de quem os faz. Principalmente se forem baseadas em nossos “achismos”. É, porque no caso do Schumacher só ele sabe se foi um ato falho ou um ato malicioso e mais ninguém. Eu posso até achar que ele quis dar uma de esperto nessa história, mas daí a afirmar categoricamente que foi isso que aconteceu seria pura leviandade da minha parte. E leviana eu procuro não ser. Ele, por mais que o passado o condene, merecia no mínimo o benefício da dúvida.

Quanto a punição: eu adorei. Pelo menos não poderão dizer que ele se beneficiou de uma vigarice pra vencer nada, já que a pena dada foi a prescrita para o tal crime. E com a corrida que fez, fez muita gente repensar as táticas psicológicas usadas até então para tentar enfraquecê-lo…

E quanto a corrida… também adorei. É engraçado, aliás, engraçadíssimo. Mônaco foi uma corrida pra lá de movimentada, com boas ultrapassagens e disputas… quem diria. Um bom exemplo pra calar o bico de quem a critica.

Com essa história toda do Schumacher, o Massa se beneficiou e muito: ninguém deu a mínima pro seu erro bem no começo do treino e nem tão pouco pra sua corrida bem apagada. Sorte a dele. Aliás, estrela boa esse menino tem…

Quanto à corrida do Barrichello… foi uma boa corrida sim, mas gente… será que não dá pra ver que a Honda não está melhorando e sim piorando. E eu não digo isso porque o Button está indo mal, não. É, porque desde o começo do campeonato a Honda tem até um bom carro pra se colocar bem no grid, mas em ritmo de corrida ela vem piorando a olhos vistos. Nas primeiras corridas do ano, dava pra acompanhar o ritmo dos tops mas agora, tá até dificil acompanhar os medianos… Se não fosse Monaco, naquele ritmo, o Barrichello nem pontuado teria. Aí eu pergunto a vcs: o seu Galvão Bueno que tão prontamente creditou o tal progresso da Honda, que só ele e alguns cegos viram ao desenvolvimento que o Barrichello e só o Barrichello vem fazendo no carro e na equipe, vai fazer o quê quando a ficha cair e ficar claro nas próximas corridas que a Honda tá com a ré engatada? Fingir que não disse nada e torcer pra quê não lembremos da menção? Ou vai culpar os computadores também?

E Galvão, o tenor é Placido Domingo não Iglesias. O Julio é que é Iglesias. Se liga, tá?

Un bacio!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Por isso que digo que os jornalistas também têm direito de torcer, como qualquer outro aficcionado por F1.
O texto acima faz perceber, de forma inequívoca, o aborrecimento que a punição ao Schumacher causou no bom jornalista FLAVIO GOMES.
A ácida crítica inicial ao Alonso, o comentário de que Schumacher ultrapassaria o Rubinho (“se fosse preciso, por cima”), e por fim as exageradas críticas (ao menos por esta corrida) ao Rubinho e ao Massa, como quem quer depreciar os brasileiros após a punição ao alemão … tudo isso deixa óbvio o que até defendo: deixem os jornalistas torcerem em paz …. eles gostam de F1 tanto quanto nós …
Vamos por parte: ninguém pode contestar que Schumacher é um grande piloto, porque ele é. Mas a manobra no treino foi escandalosamente anti-ética. Só não vê quem não quer ver. Reconheçamos o óbvio: ele foi punido corretamente.

MJ
MJ
17 anos atrás

Po Flávio, te adimiro pra caramba… Adoro seus textos, o blog é muito legal, mas o comentário sobre a corrida foi bem infeliz. Se o Rubens ganhou posicoes com as quebras, Shumi idem… E quem falou que o shumi passaria em duas voltas, como vc mesmo disse ontem, nao somos pilotos de F1, nunca dirigimos aqueles carros, nao sabemos o que se passa, só piloto. Poderia ter comentado sobre as ultrapassagens (animais) do Fisichella o Kimi pra cima do Webber e depois na pressao no alonso. A willians do weber acompanhando os líderes… Uma das corridas que mais ví ultrapassagens no ano, e em monaco, onde dizem que é impossível ultrapassar… Ainda bem que nao se esqueceu do Coulthard. Essa foi demais, eles mereceram. E ainda mais correndo com o Super Homem… Muuuuito Legal essa RedBull…

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Gente o melhor de hoje não foi a corrida em Monaco, nem as 500, nem o Galvão achando que computador lê, nada disto: o melhor foi esta quantidade divertida de comentários. Muito obrigado a todos..e Flávio continue com o blog, dando espaço a esta paixão. É melhor falar qualquer coisa sobre o automobilismo brasileiro e lembrar a história do dito cujo, do que não se falar nada como no tempo da censura oficial e agora com a censura global. Falem bem, falem besteiras, discutam, mas emitam suas opiniões sobre o automobilismo brasileiro. Lembrem-se sómente que o verdadeiro é corrido no Brasil. Lá fora são só as bundas dos brasileiros abastados que tem patrocinadores igualmente abastados que sentam em carros feitos por mecanicos e engenheiros gringos que ainda confundem Brasil e Argentina. Valorizem a moçada que pratica o Automobilismo Brasileiro (assim mesmo com letra maiúscula!). Muito obrigado a todos por exercitarem sua liberade de expressão!!!! Quem já não a teve vai me entender.

marcelo
marcelo
17 anos atrás

Caro Flavio Gomes,
Você é um dos melhores cronistas esportivos do Brasil, graças a um nível cultural mais elevado que a média. No entanto, sua admiração pelo Schumacher é tamanha que o impede de ver o óbvio. O tal alemão é um vigarista mesmo, infelizmente, sem nenhuma prejuízo para o seu talento como piloto.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

ricardo, pede o Flavio Gomes em casamento e vão de DKW pra Alemanha. Baixa algunsvídeos do alemão vigarista vestido de palhaço, que eu acho que é como vc se veste, e vão curtir a lua demel. Nãopreciso ficar feito um otário assistindo vídeo e comentando com gente burra feito vc. O SENNA ÉO MELHOR PILOTO DE F1 QUE JÁ EXISTIU. Ninguém pode dúvidar disso pelo menos nos últimos 25 anos babaca.

pois é
pois é
17 anos atrás

as viuvetes de plantão não se conformam

imagine, se, daqui a algum tempo, alonso superar as marcas do “escolhido´´ (pela Globo, claro) vão falar mal dele tambem

eita povinho falso e recalcado, esse povo

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

O Luciano Arrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrgh do Vale conseguiu ser mais tronxo, chato e asqueroso que o Galvão hoje.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Não concordo em ficar comparando as gerações de pilotos,não é justo com ninguem.
Se for assim então como qualificar o Clarck que colocou no chinelo uma geração de campeões, o cara só não ganhou tudo em sua época porque os carros quebravam muito.
Mesmo assim acho que cada época tem sua historia contada separadamente, além do mais ,sempre vai ter aquela coisa do “na hora serta e no lugar serto”.
É uma combinação de variaveis!

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Plácido Iglésias foi um piloto brasileiro que correu na F3 inglesa em 79. Tava perdido no confuso HD do Galvão

JR
JR
17 anos atrás

O DICK SE 96%!$&

paulo
paulo
17 anos atrás

quanto mais eu leio esse blog mais eu me convenço de que o schumacher não é o único pilantra que circula por essas páginas. A adoração do dono deste blog por pessoas de moral questionável é evidente, como ele já deixou claro em outros comentários.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Não concordo com alguns comentarios:
Tambe’m acho o Galvão insuportável, mas gosto das referências que ele sempre faz ao Senna, pois quem viaja sempre a europa sabe que por influência dos ingleses , nunca se comenta o grande numero de vitorias dele lá.

Quanto a comparação a Massa e Schumacher acho um pouco injusta pois deu para perceber que os pilotos davam mole nas ultrapassagens do alemão, diferentemente em relação aos outros.
Falo isso por que assisti a corrida ao vivo.

adriano
adriano
17 anos atrás

comentário do Flávio Gomes: faccioso!!

adriano
adriano
17 anos atrás

comentário do Flávio Gomes: tendencioso!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Paulo,

Um ultimo comentário: O Scumacher teve C…ão para fazer o que NÓS queríamos que o SENNA tivesse feito e não o fez porque só queria ganhar. A Ferrari dava o mundo à ele para tira-la de 17 anos sem títulos e ele não topou e nós sempre quisemos ver um Campeão nosso lá. O Michael topou, saiu da Benneton sendo Bi Campeão e em 96 foi para a Itália. Lá montou/exigiu tudo e todos os que queria contratados e depois de 3 anos plantando, sua horta deu a colheita. Aí a turba de invejosos desanca o cara que teve coragem. Isso é o que nós queríamos que o Ayrton tivesse feito e não o Barrichello, que não tem cacife nem estirpe para uma equipe assim.

Caique
Caique
17 anos atrás

Paulo,

Me esqueci de outra coisaque voce comentou: A concorrencia que enfrentaram os pilotos. Pois é, nenhum deles encarou o que o Emerson encarou, na sua primeira vitória, na sua quarta corrida de F1, depois de ter marcado pontos (4º) na segunda, com um carro construído em 1966 (o ano era 1970), um gride de 26 pilotos dos quais tinham quatro ex campeôes (Hill, Hulme, Stewart e Brabham) e mais de 5 pilotos já ganhadores de GP ou os que ainda ganhariam ( Cevert, Ickx, Siffert, Beltoise, Ghetin, Peterson, Pedro Rodrigues, Peter Revson, Mario Andretti). Mané, isso era grid e isso era ter gabarito.

ney prates
ney prates
17 anos atrás

É preciso e fundamental a um jornalista, mostrar um mínimo de imparcialidade, ao comentar algum evento. Nada de críticas à vigarice costumeira do piloto alemão, e nada de elogios à condução perfeita do piloto brasileiro, com uma draga entupida de gasolina. Queria ver o alemão tentar passar: se não tentou, é porque sabia que não ia arranjar nada, a não ser um guard.rail pelas fuças.

Hugo Ibanhes
Hugo Ibanhes
17 anos atrás

porque em mais duas voltas o dick vigarista passaria o barrica? vc tem bola de cristal?
o dick andou duas voltas atrás dele e não passou, passaria em mais duas porque?

vai dar nota 10 pro dick e 5 pro barrica né?
coloca o dick na honda pra ver se ele acompanha o ritmo dos outros, cara…
vc tá decepcionando…

Caique
Caique
17 anos atrás

Paulo,

• Não participo deste papo de velório sobre quem foi ou é o melhor de todos os tempos. O máximo que me permito é me identificar com este ou aquele atleta, político, etc,etc. Na minha opinião o Senna foi BEM abaixo do Emerson ( o melhor piloto brasileiro que vi pilotar) no que diz respeito a acertar carros e usar a massa cinzenta da cabeça. Ele tinha muita vontade de sempre ter o melhor carro (lembre-se que ele queria, tal qual uma criança o “carro de outro Planeta do Prost”. Antes que você tenha uma síncope, apenas procure um site que tenha todas as corridas de todos os pilotos (assine o FORIX) e compare BRASILEIROS, de preferencia o Senna e o Emerson, enquanto este esteve na Lotus e na McLarem(71/75), com o Senna da Lotus e da Mclarem 85/88), pode esquecer o ano de 84 na Toleman e antes de vir com este comentário bastante ridículo sobre o fato de que a Lotus do Senna não era competitiva, o que é mentira, pois tinha o motor mais potente da categoria (ler revistas da época), gostaria que você SOUBESSE OU SE LEMBRASSE QUE A McLarem nunca tinha sido Campeã até o Emerson chegar e em 1973 tinha ganho apenas 2 corridas com o Peter Revson. Leia os numeros de tudo e veja se dá para comparar e olha que estou falando de brasileiros.

• Com relação ao Rubinho, gostaria de lhe lembrar que se ele acertasse tão bem um F1, o Button estaria atrás dele, como assim esteve o Irvine. Na Stewart, quem ganhou a unica corrida pela equipe foi o Herbert em Nurburgring, 99. O Rubinho deveria é ficar quieto, porque um bobo calado ninguém sabe que é bobo.

• Com relação ao Michael, sem o Rubinho e se não tivesse fraturado a Perna em 99, já seria Octa.

• É óbvio que fez muita mutreta na carreira, exatamente como fez o Senna, o Piquet, etc,etc. NO MESMO NÍVEL de MUTRETA, aliás quem mais apanhou (de verdade) neste mundinho, lamentavelmente foi o Ayrton, e a sua atitude mais arrogante e lamentável aconteceu em 1985 quando exigiu que a Lotus desfizesse a assinatura do Contrato com o Dereck Warwick que iria substituir o Elio de Angelis. Talvez, sendo o Senna você ache normal, mas se isso fosse história de um de seus opositores, como o foram o Prost e o Michael, aí são mutreteiros.

• NO mundo da F1 tem dois campeonatos o dos carros e o de Egos, que são tão grandes que não cabem no Cockpit . POr isso acho todos ótimos pilotos e deploráveis como esportistas, TODOS e o Rubinho é lamentável desde que o Senna Faleceu e ele se achou com talento para substitu~-lo.

João
João
17 anos atrás

O FG!!! vc está muito afetado hj!!!! Vc é jornalista %!$&#!!! não pode ser parcial , vê se disfarça pelo menos