5 de julho de 1982

SÃO PAULO (mas sempre tem uma segunda vez) – Na linha “o que foi que aconteceu de importante no dia 5 de julho”, aconteceu aquilo que ficou conhecido como a Tragédia do Sarriá. A derrota da seleção de 82 para a Itália num estádio que nem existe mais, virou condomínio de luxo em Barcelona.

Mas o que aconteceu mesmo foi a brilhante e inesquecível capa do “Jornal da Tarde” no dia seguinte. Foto de Reginaldo Manente, tirada no estádio, estourada na capa sobre a inscrição: Barcelona, 5 de julho de 1982.

A foto é essa aí embaixo. Procurei a capa e não achei, se alguém encontrar por favor me mande, que reproduzo aqui. Tem mais impacto do que a foto sozinha.

O garoto foi encontrado outro dia, vi no “Fantástico”. Mora em Florianópolis. Só ficou sabendo que foi a melhor capa do jornalismo brasileiro muitos anos depois.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Radical Livre
Radical Livre
13 anos atrás

dá para ver a capa via Google Books

Raphael Bacelar
14 anos atrás

Ouvi o Antero falar sobre essa foto na reprise desse jogo, como tenho 20 anos fiquei curioso pra ver. Pena que não tem a manchete toda do jornal.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Chorei mais do que ele em 82…
Em 2006 não fomos à Copa!

Ingo
Ingo
17 anos atrás

eu tinha onze anos nesta copa e até me parecia com este garoto . chorei como ele, pra mim foi a copa mais marcante.
rezei durante o jogo e chorei, bem diferente deste ano onde rezei para o joo acabar logo e o vexame terminar.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Essa capa do JT resumiu o sentimento do país na época.
Foi brilhante, inesquecível.

rhvice
rhvice
17 anos atrás

POEMA DO HEXA HUMILHANTE Viva o Cafu capitão perene Melhor lateral do Jardim Irene. Viva Roberto Carlos veloz como o vento Que arruma as meias durante o cruzamento. Viva o Kaká, menino bonito Na hora do jogo, amarela no grito. Viva Ronaldinho Gaúcho Tão útil como pinto murcho. Viva o ativo Parreira Que não substitui, não treina e só diz besteira. Viva o Zagallo Mas arrumem um asilo prá interná-lo. Lamento por Dida, Juan, Lucio, Zé Roberto e Robinho Que até brilharam nesse timinho Mas o resto eu quero que se dane Porque quem joga mesmo é o Zidane. Vamos esperar o Parreira descer do avião E dizer que pra treinar a seleção É preciso trabalho, cérebro e dedicação É também preciso ter coração como o grande Felipão. Chega de Zagallo, chega de Parreira Não precisamos destes Aventureiros. E “Fora babaquice , F.D.P e P. que o %!$&#” Tem treze letras. E passa a Régua !

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Pelo menos de 82 nos restou o orgulho em relação a nossa seleção.
Sobre a desse ano já me cansei de falar, eles não merecem que se fale mais neles.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Lembro da materia do Fantastico, e digo de novo ,pra mim futebol se resume em ver copa do mundo e final de brasileiro quando tem o corinthians ,mas não acompanho nada e nem sei a escalação .Mas em 82 foi realmente duro ,talvez pela pouca idade que tinha na epoca, mas sempre me divirto em copas mesmo este ano , aquela bagunça em familia,vale a pena ,ganhando ou perdendo a emoçao acaba ali ,…no apito do juiz.

Márcio Pimenta
Márcio Pimenta
17 anos atrás

Acabo de ver no Grande Prêmio que a Microsoft será a forncedora das ECU’s para a F1 a partir de 2008. Engraçado vai ser ver as equipes justificando por seus carros não chegarem aos finais das corridas: “Este sistema executou uma operação ilegal” !!!

http://marciopimenta.blogspot.com/

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Chorar por futebol faz parte e vale a pena… desde q/ seja por tristeza e não por raiva. Portanto, tá difícil chorar por futebol ultimamente.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Eu somente chorei por futebol uma vez, quando tomei uma bolada nos países baixos… e nada mais…

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Sei nao hein.. .pra mim a melhor capa foi a do extinto NP (noticias populares), 1 dia depois daquela final com a França em 98: a capa toda preta, escrito em listrado verde e amarelo “É o Penta que partiu”.