HARD RACE CAFÉ (4)

Verstappen: sete poles seguidas, seis no ano, 38 na carreira

SÃO PAULO (aproveita, rapaz…) – Max Verstappen dominou o sábado em Miami. Depois de vencer a Sprint pela manhã, pelo horário local, foi almoçar e, de tarde, cravou a pole para a sexta etapa do Mundial de F-1. O GP de Miami será disputado amanhã com largada |às 17h (de Brasília). Foi sua sexta pole no ano – está invicto. Com mais uma, iguala a sequência de sete poles nas sete primeiras provas de uma temporada, marca obtida só uma vez na história – por Alain Prost, em 1993.

Isso, reforço, considerando apenas 2024. Porque o holandês da Red Bull já tem sete poles consecutivas, contando a de Abu Dhabi no ano passado, última prova do campeonato. O recorde de poles seguidas é de Ayrton Senna, com oito entre os GPs da Espanha de 1988 e dos EUA de 1989. Sequências de sete, além de Verstappen agora, também registraram Senna (Espanha/1990 a Mônaco/1991), Prost (África do Sul a Canadá/1993), Michael Schumacher (Itália/2000 a Brasil/2001) e Lewis Hamilton (Mônaco a Itália/2015).

A definição do grid em Miami aconteceu ainda sob sol e calor de 29°C, clima típico da cidade da Flórida. Com 1min28s023, Verstappen mostrou em sua primeira saída dos boxes, no Q1, que estava sobrando carro. Tanto que Pérez, logo depois, virou uma volta em 1min27s772, assumindo a ponta.

Leclerc e Sainz: Ferrari bem na classificação

Com pneus novos, no final do primeiro segmento da classificação, Max baixou para 1min27s689 e terminou em primeiro. Bottas, Sargeant, Ricciardo, Magnussen e Zhou foram os eliminados. Ricardão, que fora tão bem na Sprint, voltou ao seu estado normal dos últimos anos: um piloto irregular, que não consegue uma sequência de resultados minimamente aceitáveis.

Curiosidade do Q1: de Verstappen, o líder, a Magnussen, o penúltimo, a diferença foi de apenas 0s930. Podem reclamar de muita coisa na F-1 de hoje, menos de falta de desempenho. Mesmo os piores carros não são ruins. Procurem tabelas de tempos dos anos 90 e do início deste século. Não era assim.

A primeira bateria de voltas do Q2 empurrou Verstappen e Pérez para trás. Leclerc (1min27s533), Piastri, Norris e Sainz ocupavam as primeiras posições no início, mas Max e Checo tinham feito seus tempos com pneus usados. O holandês estava em quinto e o mexicano, em oitavo. Na segunda leva de voltas, Max foi para segundo e Pérez subiu para quinto. Leclerc se manteve em primeiro. A decepção do Q2 foi a Aston Martin. Seus dois pilotos foram eliminados. Stroll abriu a lista em 11º. Depois vieram Gasly, Ocon, Albon e Alonso.

Russell: desempenho discreto, sétimo no grid

Tsunoda e Hülkenberg (a Audi, pelo jeito, não estava tão errada assim…) foram os “forasteiros” entre os que subiram ao Q3 – as duplas de Ferrari, Red Bull, Mercedes e McLaren. Max mandou o sapato em sua primeira volta e fez 1min27s241 na primeira volta. Leclerc, Sainz, Piastri e Pérez fecharam o primeiro turno nas cinco primeiras colocações. Norris, que saiu de pneus médios – estranhamente –, era o sexto.

Tem sido assim em todas as classificações, e faz tempo: duas voltinhas rápidas para cada um e ponto final. E todos saem na mesma hora. Não foi diferente em Miami. A pouco mais de três minutos do encerramento do Q3, os dez pilotos foram para a pista para tentar melhorar alguma coisa em seus tempos e posições. Hamilton e Russell também colocaram pneus médios.

Grid em Miami: domínio de Verstappen

Mas a segunda bateria foi anticlimática. Ninguém melhorou significativamente seus tempos, e Verstappen confirmou a pole sem precisar fazer nada. É a 38ª de sua carreira. Terá a seu lado na primeira fila Leclerc, 0s141 atrás. Sainz, Pérez, Norris, Piastri, Russell, Hamilton, Hülkenberg e Tsunoda fecharam o grupo dos dez primeiros.

Como escrevi algumas horas atrás, o jeito de a Red Bull conviver com suas crises internas é bem peculiar.

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Plinio
Plinio
12 dias atrás

O tal de Verstappen é bom demais e com um companheiro como Perez fica muito fácil pra ele. Se tivesse um companheiro pra dar um aperto, mesmo que não o superasse, seria bem legal.

Barreto
Barreto
12 dias atrás

Nesta prova a oscilação no desempenho dos pilotos da ex-Minardi é incrível.

Edissom
Edissom
13 dias atrás

Aqui no Brasil tem Hard Rock Café em Curitiba e em Ribeirão Preto

Sandro
Sandro
Reply to  Edissom
13 dias atrás

Completando a lista:
Gramado – RS;
Fortaleza – CE.

Paulo Leite
Paulo Leite
13 dias atrás

Gerenciar crise tendo um piloto como Max, até eu me saio bem.

Roberto Paludo
Roberto Paludo
13 dias atrás

Todos amam Max Verstappen mas “TODO MUNDO ODEIA O CRIS.”, Amanhã terá uma boa e interessante disputada corrida do segundo lugar em diante…se nada de estranho acontecer. O Adriano Neway me parece meio muito badalado talvez o auge dele tenha passado mas ficam a xperiencia e a fama. Vamos VER.
Big Makx é obviamente e realmente o favorito , MEU PALPITE É vencedor/1° Lugar o Holandes Voador, segundo o simpático Txeko mexicano e a terceira posição vou de PIA o menino tá crescendo enquanto Norris só enroLANDO. Alonso tá começando a sentir o peso dos anos

Ric
Ric
Reply to  Roberto Paludo
13 dias atrás

Boa!!

O crítico
O crítico
Reply to  Ric
12 dias atrás

Putz, você se contenta com pouco hein?

O crítico
O crítico
Reply to  Roberto Paludo
11 dias atrás

E aí, já reviu seus (pre)conceitos? Acabou se enrolando todo, hein?