Deu vontade de ter um…

SÃO PAULO (diria a Hebe: é uma gracinha) – OK, poucos carros hoje, então fechemos o dia com uma singela e sincera homenagem ao nosso caçulinha que já está fazendo 30 anos. Foi em 1976 que a Fiat lançou o 147, e o ítalo-romeno Filipe W achou quatro ótimos comerciais de época no YouTube, todos curtinhos e deliciosos.

No primeiro, o ótimo slogan: finalmente, um carrão pequeno.

No segundo, o bichinho parece uma bola de ping-pong num campo de provas do Exército. Notem as curiosidades, estamos em 1976. Exército.

No terceiro, o 147 sobe as escadarias da Igreja da Penha. Exército e Igreja.

Por fim, ele atravessa a ponte Rio-Niterói com menos de um litro de gasolina, obra do Brasil Grande, e vamos colaborar para economizar. Exército, Igreja e política.

Não são só coincidências, a Fiat teve muita moleza para se instalar no Brasil. Era preciso paparicar quem de direito. Nada disso, no entanto, tira o encanto do carrinho. Que foi valente nas pistas, como mostra a foto abaixo, que desenterrei de meus arquivos tendo sido enviada por uma certa Miss Lips.

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Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Zelão, fala pra este seu amigo não se desesperar pois se ele foi maluco pra compra um Marea com certeza ele vai achar outro pra comprar o dele.

Caca
Caca
17 anos atrás

Automóvel NUNCA FOI e NUNCA SERÁ um bom negócio, principalmente zero km.

Eu compro o que eu gosto, se quisesse ganhar $ investiria em outra coisa.

Portanto, meu Marea de $25k e meu Alfa de $18k me atendem bem pra burro (teto solar, couro, MOTOR, etc) e custam menos do que um jugue cheio de plástico com motorzinho de 70HP.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Ao Cacá

Penso igual a você quando compro um carro. Não me preocupo se ele vai valer mais ou menos do que paguei quando for vender, o que interessa e a paixão. A maioria dos carros de luxo perdem muito valor em relação aos populares e a dificuldade de revenda é maior também mas isso são detalhes.

O seu caso é um exemplo, você pagou 25 mil, gastou 10 mil e hoje 1 ano depois ele vale os mesmos 25 mil e talvez você demore muito a encontrar alguém que compre mas o que vale e a paixão e o prazer de ter o carro dos sonhos. Hoje você teria que vender seu carro por uns 38 mil para ficar apenas no empate, o que é quase impossível por um Marea 99. O que pega é a inveja de algumas pessoas que não tem dinheiro nem para um fusca com vidro empurrado com a mão e um caranguejo na alavanca de câmbio e fica criticando quem pode comprar um carro melhor e completo.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

TENHO UM AMIGO TENTANDO VENDER UM MAREA A UNS 3 MESES, SÓ ACHA PROPOSTA DE TROCA POR CARROS TÃO MICOS QUANTO ELE, MAS UM DIA ELE CONSEGUE.

Aurélio
Aurélio
17 anos atrás

Caca, se você comprou um Marea para ficar com ele pra sempre ai tudo bem, foi um bom negócio. Se bem que quem compra um Marea costuma ficar com ele pra sempre mesmo pois não consegue achar ninguém que compre depois.

Não só o Marea tem este problema, a maioria destes carros modernos tem esta caracteristica depois de uns 5 anos pois a manutenção fica muito cara em relação ao valor do carro e quem compra não consegue deixar em dia. As peças tem o preço baseadas no modelo novo que custa 3 vezes ou mais o valor do usado. O mecânico cobra o mesmo preço para um serviço em um carro com 1 ano ou com 5 anos. Veja por exemplo os Tempra que ainda estão rodando por ai, difívil ver um inteiro. Omega então só se o dono for apaixonado e tiver muita grana.

Caca
Caca
17 anos atrás

Para mim, pouco importam as vendas.

O problema do carro zero é o preço. Meu Marea Turbo é 99 completíssimo, e vale $25 mil. Paguei, há dois anos, os mesmos 25 mil (único dono à época) e gastei $10 mil para deixar o carro imaculado, pq quero güardá-lo para sempre. O Marea 2006 é idêntico, salvo a traseira e duas bobagenzinhas e custa $90 mil para sair igual ao meu.

O Stilo Abarth custa $90 mil tb: anda bem menos, tem interior de plástico tipo carrinho da Maisto e direção igual a do Monza 82, couro não vem de fábrica nem no pomo do câmbio.

Eu não troco meu Marea por nada, mesmo que as vendas sejam -5 por mês.

O que ferra a FIAT é o Zé Arruela, o cara que compra o carro achando que é VW e que vai andar com urinolina e que o Zé da Esquina vai colocar peças de Fusca e Passat e o bixo vai continuar igual. Aí o Banzé começa a falar mal do carro e pronto: os incautos compram a idéia e lá se vão as vendas.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Para o Joaquim:
Obrigado !
Mas menos, cara, menos !
Ou daqui a pouco vai ter fila de Solstice aqui na porta !!!!
Hahahahahhh….

Para o Pablo:
Fale para o Átila entrar em contato comigo !

Para o Marcos André:
Sua idéia é muito boa !
Mas o nosso xará Troncon já está no andar de cima !

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

Caca

Sabe quantos Mareas são vendidos por mês ? Uma merreca. Sabe qual é o pior carro usado para se vender ? O Marea também. É o maior mico.

Caca
Caca
17 anos atrás

FIAT = Feito na Itália com Alta Tecnologia.

São os melhores carros do mundo, só tive FIAT e hj tenho um Marea Turbo e uma Alfa 155. Quero ver carro nacional como o Marea, não existe.

O problema do FIAT/Alfa não é o carro, é o mecânico. Se tiver que saiba o que está fazendo, são sensacionais!

VWs são um lixo, meu pai só tem VW/Audi e eu não quero nem de graça.

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Carrinho esperto, pena que não é (ainda) tratado como merece por colecionadores. Felizmente existe, mesmo que em minoria, os que já apreciam e conservam seus exemplares.

As minhas experiências ao volante de um Fiat 147 nem valem muito, pois era em um carro com já seus quase 20 anos e não tão bem cuidado quanto deveria. Mesmo assim, fora o câmbio duro, era ágil, bom de curva e relativamente rápido (motor 1300). O espaço interno era enorme pra um carro daquele tamanho.

Sobre as piadas com Fiat ou mesmo uma “guerra” com a VW, acho besteira. Mesmo com gostos diferentes, nenhuma marca deve ser classificada como “lixo”. Cada carro atende a um determinado público e, seja a marca que for, sempre traz uma legião de admiradores.

Rones
Rones
17 anos atrás

Renato, obrigado pelo Niva, mas a Juju tb tá um brinco!!! Ainda vou fazer o Flog da Juju pra galera!

Dot
Dot
17 anos atrás

Fabricação Italiana Atrapalhando o Transito

Este carro era uma bomba e quase enterra a Fiat aqui no Brasil. A salvação foi a chegada do Uno que é um fenômeno de vendas ate hoje. O Palio é muito estranho, parece que misturaram a frente de um carro com a traseira de outro.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Eu me lembro bem de um comentário da época, que o carrinho “perdoava” os erros na curva… Foi um dos carros mais estáveis que dirigi (logicamente, de sua faixa). Tive um 1980, comprado zero. Adaptei – haviam os kits prontos no mercado – faróis bi-iodo e freios hidro-vácuo. Depois, aprendi a consertar os botões do painel e as alavancas de faróis/seta/limpadores, com seus incorrigíveis defeitos de mal contato. NUNCA MAIS TIVE NENHUM PROBLEMA COM O CARRO! Pena que não fosse mais confortável…

Roberto Aranha Fróes
Roberto Aranha Fróes
17 anos atrás

E não é o Bob Sharp ali atrás, no PST ?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Concordo, o Átilla Sipos foi o melhor piloto de carros de turismo de baixa cilindrada de sua época. Tremendo acertador!!! Agora o maior piloto, o melhor acertador de carros, preparador inigualável de Div-1, Div-3, Div-4, Lolas T-70, F-Vê, Super-Vê, F-Ford e otras cositas más, o sempre imitado mas jamais igualado, o insuperável: MARCOS SACOMAN !!!!!!
Fiz a minha parte, Marcão, agora a bola tá contigo. Te vira, malandro!! Abs.

Felipe
Felipe
17 anos atrás

FG, bota mais fotos dos 147 de corrida. Bota uma foto desse tal amarelo aí que falaram. Tive dois, adoro VW mas era bem melhor que ter Fusca. Tinha mais espaço de bagagem e andava bem mais. Os que eu tive um deles eu comprei já velhinho só para ir a faculdade. Morava em Niterói e a faculdade era na Barra, todo dia ida e volta. Fazia 10 klm/litro desrregulado.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

P/ Luccas

Nem precisa ser Matuza! Eu já fiz isso inúmeras vezes no BOC, o 147 de um colega de faculdade…

Renato Chedid
Renato Chedid
17 anos atrás

Miss Lips? Miss “Fat” Lips? Seria ela quem estou pensando?

Renato Chedid
Renato Chedid
17 anos atrás

Rones, bonito mesmo é seu Niva verde…não tem prá ninguém…

Abs

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Complementando, apesar de reconhecer que o cambio nao eh dos melhores, dava tranquilamente pra subir e descer todas as marchas no tempo, tenho certeza que vai aparecer algum outro matuza concordando comigo. Mais um detalhe, nao gosto muito de fiat mas a fiorino eh imbativel ate hoje

rasec
rasec
17 anos atrás

enfim um post sobre o inesquecivel 147.
Foi o primeiro carro que dirigi, o segundo foi um FIAT oggi, alias na minha casa só entrou FIAT:
meu pai teve 5 fiats 147
1 panomara
2 oggis
1 spazio
4 premios
1 uno
2 tempras
2 fiorinos
2 palios weekends
eu ja tive um fiat oggi que pintei de cinza steel, mas meu querido irmao capotou em uma curva da estrada de Serra Negra-SP e ele nao sobreviveu ( o carro, meu irmao eu ainda nao matei)
Uma vez meu pai atolou um 147 numa estrada de terra e dormimos meus pais e eu e meu irmao 7 e 4 anos na epoca no fiolinha a noite toda, ate que na manha seguinte uma turma de boias-frias tiraram o carro no muque, boas lembranças estas…

Rones
Rones
17 anos atrás

Este carro é show. Temos um na família. Um 147 85 1300 alcool. Não é só de Niva que vou…este carro conhecido na cidade com Juju é um dos melhores que tivemos….e ainda temos! Primeira retífica aos 180.000km e mesmo assim só a parte baixo…se puder mando fotos.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Marcelo, olha como esse mundo é esquisito… VW eu não quero nem de graça… Ano passado eu inutilizei toda a suspensão dianteira de uma Saveiro em menos de 150 kms, em uma condição que minha Strada está cansada de passar. Pra mim, VW é lixo, e os Fiatos os carros mais robustos do país. Nunca tivemos em mais de 20 anos nenhum problema notável com os valentes, pelo contrário… Vários acontecimentos em que foram exaltados os atributos deles. Lógico, não vou falar bem dos primeiros câmbios, mas como já foi comentado, a troca das buchas do trmbulador o deixava bem próximo do utilizável. Espero que estejamos todos amanhã em Interlagos para discutirmos melhor nossas preferências, o que é muito saudável.
Abraços a todos…

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Caro Marcelo (meu xará), não esquenta não, eu consegui entortar o garfo da caixa de marcha uma vez, pra espanto do mecânico que nunca tinha visto isso acontecer antes, pois segundo ele, o material da peça era feito pra quebrar e não para entortar devido ao tipo de liga metálica utilizada na fabricação.

Mas uma coisa ninguém pode negar, a relação peso-potência era muito boa e o bichinho fazia curva como ninguém.

Abraço a todos.

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Desculpe o erro de português, onde se lê suspenção, leia-se suspensão.

Abraço a todos (esqueci de colocar no post anterior).

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Tb meu primeiro carro foi um Fiat 147. Depois, mais de 20 carros. E sem a menor dúvida, foi o pior carro que tive. Uma perfeita droga. O câmbio simplesmente já sai de fábrica com problemas. FG vamos voltar aos VWs, ou seja, vamos falar de automóveis …. FIAT é um veículo motorizado … só mais nada …

Marcello
Marcello
17 anos atrás

Eu tive um, que quebrou a suspenção que havia sido trocada uma semana antes dentro da própria concessionária Fiat, ao quebrar levou a minha direção. Ficar de passageiro em um carrinho desse a 110km/h ndefinitivamente não é uma experiência das mais agradáveis, mas é muito emocionante.

MARCOS ANDRÉ
MARCOS ANDRÉ
17 anos atrás

FALANDO EM ÁTILA SIPPOS……..

FG, POR FAVOR VAMOS FAZER UMA SEÇÃO DO TIPO:
” POR ONDE ANDA???”
TEM UMA GALERA SUMIDA, MARCOS TRONCON, MARCOS GRACIA, ARMANDO BALBI, TONI ROCHA E ETC..

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Em casa tivemos 735. 5 Fiats 147 de vários anos e modelos. Meu pai comprou o primeiro em 82, e de lá pra cá praticamente só entrou Fiat em casa. Quase todas as “escorregadas” foram punidas com grave arrependimento… Ao todo, em casa já tivemos 5 147s, 8 Unos, 4 Fiorinos, 2 Pick-up City e agora 1 Strada, e nenhum deles foi vendido com menos de 150.000kms. Sem contar que a manutenção é muito, mas muito barata.

Pra quem perguntou do Átila Sippos: hoje ele é advogado, exerce em São Paulo mas mora em Atibaia. Sou muito amigo de seu filho, e segundo consta, ele tá com coceira de montar um Super Classic. Nem preciso falar qual carro…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

O farol era esse mesmo que disseram aí: Bi-Iodo com o cavalinho no meio.

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Ta certo que fusca até cosutreira conserta com um par de agulhas, mas prefiro 10 Fiats que quebrem do que um VW que ande, só para acabar com a arrogancia da empresa: nós fazemos o melhor carro, cabe ao comprador compra-lo; ou seja, se você não tem VW você é idiota.

Airton
Airton
17 anos atrás

Igreja da Penha, na época em que se podia ir até lá…
Que saudade…

William Mochel
William Mochel
17 anos atrás

coloca uma foto da Miss Lips… hehehehe
Ela é linda… =P
ela ta na comunidade do blig do gomes

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11547412

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

O piloto no segundo comercial parece o Antonio Fagundes…hehehhe. Legal o carrinho, mas dessa década, temos representantes bem melhores!

Campes
Campes
17 anos atrás

Meu pai teve um 80 com a tal frente “Europa” e uma Panorama 82 que rodou como “carro de guerra” da família de 85 até 2004 com mais de 160.000 kms rodados….
Agora especial mesmo é o do meu tio. Um 147, ano 1978, azul calcinha, que ele tirou zero quilometro e possui até hoje, detalhe, o dele está equipado com os farois amarelos, posto que ele viajava muito para o Paraná e diz que esse farol ajuda bastante.
E ai de quem disser para ele que o carro é Feito no Inferno para Andar na Terra – FIAT.
Abraço!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Se era ruim ou não eu não sei, mas que era bonito isso era!
O motor era bom, não tem como negar. O Fiasa era tão bom que foi usado até recentemente, no modelo do Palio 1996, e a versão 1.5 foi fabricada até 2002 ou 2003, para taxistas…
Consumia muito óleo, mas o AP também consome e tem um monte de fãs. Mas era muito resistente e forte.
A suspensão não incomodava…
Quer dizer, o pepino era mesmo o trambulador, que era muito mal calibrado, e fabricado com péssimo material.

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Tive um 1977, placas JQ 2287 com farol Bi-Iodo amarelinho com um cavalinho no centro. Na epoca que os rachas de rua eram “politicamente corretos” , fazia muita curva, quem eh do
Tatuape vai lembrar, racha na praca silvio romero, 4 curvas quadradas, na marginal tiete, curva do Ovo, 4 curvas e + 4 retas do circuito Omelete, e os 147 fazendo curva empurrando os Maverick v8

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

o primeiro Fiat 147 produzido no brasil fica pertindo da minha casa, numa concessionária chamada Milocar. dizem q a fiat italiana queria levar esse carro de qualquer jeito pro museu deles, mas a milocar não vende, nao empresta e não dá. vou ver se tiro uma foto e mando pro gomes.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Carrinho bom viu.
Sobre os comerciais, adorei a trilha do da ponte, a musica tem molejo e foi super bem produzida, estilo aventura.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Carrinho muito bom, aprendi a dirigir num 147 da empresa do meu pai, apelidado carinhosamente de “merreca” , tinha um câmbiozinho muito “vago” , mas de resto era muito bom, um capeta em curvas, descer o alto da boa vista, mesmo com, aqueles pneuzinhos “canela de velha” (acho que era 145) era um delícia.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Marinheiro de primeira viagem. Flavio, coloca ai os horários de amanhã da Super Classic.
Valeu

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O carrinho até parece de autorama… Mas tem o seu encanto, como diria um velho amigo meu… Mas não podemos também esquecer o corcel…ainda volto a ter um… abraço!

Adonis Di Nizo
Adonis Di Nizo
17 anos atrás

Buon giorno a tutti. Flavio, sejamos justos nos tempos atuais de governos “neo-liberais” tivemos muito mais montadoras que tiveram benefícios e não estão mais por aqui e outras que recebem gordos empréstimos do BNDES e mesmo assim demitirá 6.000 funcionários. Com relação a FIAT foi impressionante como venceu a díficil barreira da propanga negativa do “boca a boca” (pra mim a mais cruel), para tornar-se livre de vendas. Lembro que meu pai e meu tio que inclusive é mecânico das antigas detestava os carrinhos. Mas no entanto continua a fazer bons carros com problemas crônicos vide Marea o Top da montadora. Mesmo assim contínuo sendo admirador destas “machina”

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

O nome do arquivo da foto é Fiatana. Será que o carro da Centralcar não poderia der da Ana Lúcia Walker que lá por 80 acabou andando num dos carros da Milano? Tinha o 25 do Pater, o 64 do Átila e o 72 que era dela. No início do blog mandei algumas fotos das antigas pro FG.

jovino
jovino
17 anos atrás

O carrinho é muito valente e assisti muitas provas deles aqui em Brasília, inclusive destes aí da foto.
Na TLF (turismo força livre) com preparação livre onde competiam Opalas Stock, Gol, Passats, Fuscas, etc. tinha um fiat deste pilotado pelo Ruyter Pacheco da Eldorado Veículos, todo amarelo, que andava uma barbaridade e dava couro nos opalas, inclusive venceu uma das etapas e andava mais que o super fusca do meu amigo Ricardinho Nhen Nhen Nhen. Velhos e bons tempos.

Jovino

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Ia ser legal tbém corrida de Marea!

Jonny'O
17 anos atrás

Mil perdões , fiz confusão no comentario do Marcelo , fica sem efeito o comentario abaixo .

Jonny'O
17 anos atrás

Sou um Ferrarista ,e logo , só tive Fiat ,portanto se o Gomes voltar a esculhambar os carrinhos aqui no blog,vou por um prego em pé debaixo do pneus do Deka96 na saida dos boxes.

fernando fernandes
fernando fernandes
17 anos atrás

Como mando uma msg com foto pro FG??? Caraca!!!!!

JR Lemos
JR Lemos
17 anos atrás

O PST em segundo na foto eh o Nelson Silva pai, ou poderia ser tambem o Bob Sharp, os representantes cariocas na categoria na época.
O mineiro da frente nao da pra identifiacar, nesta epoca havia de Minas o Toninho da Matta, e um italiano da Fiat Giusepe Marineli, talvez o Clemente Faria e o Junqueira tenham participado da categoria, mas não lembro.
Os paulista eram muitos na categoria, tinha o Pater, o Atila, ateh o Vinicius Losacco e se nao me engano o Paulão andaram de 147.