É tudo verdade

SÃO PAULO (vê se me entende pelo menos uma vez criatura) – Há meses recebi de um internauta a indicação de um longo documentário sobre a TV Globo que nunca tinha tido a chance de ver. E por meses o link ficou repousando na minha caixa postal.

Pois hoje tive tempo de ver, pouco mais de uma hora e meia de duração. Portanto, se você está disposto a fazer o mesmo, prepare a xícara de café.

Chama-se Brazil: beyond Citizen Kane e só está disponível na internet, porque a Globo conseguiu impedir, na Justiça, sua exibição pública no país. Conseguiu, não: consegue até hoje. Foi produzido para o Channel Four da Inglaterra no início dos anos 90 pelo documentarista britânico Simon Hartog, que morreria pouco depois de concluí-lo.

Há alguns bons motivos para assistir a este documentário. Escolha o que quiser. Por exemplo, é a chance de ver imagens raras da história não tão recente do Brasil, da década de 50 até 1990. Os mais velhos vão se lembrar da TV Tupi, da Excelsior, do nascimento de Brasília, do golpe de 64, dos festivais da Record.

Mas esta é apenas uma razão superficial. Há outras, bem mais relevantes. Os mais novos vão entender como se deu a construção do imenso poder político, econômico, estético e comportamental da Globo no país, por que a emissora sempre se comportou como uma vendedora de otimismos vários ao longo de sua programação, um ranço que perdura até hoje, embora desnecessário num país democratizado numa era de comunicação veloz e mais livre (imagino, espero).

Há críticas pesadas ao jornalismo da Globo que, justiça se faça, é hoje infinitamente mais independente e próximo da realidade do que já foi, graças, suponho, a alguns profissionais que lá labutam. Nada, no entanto, que compense os prejuízos que ela causou por décadas ao determinar os rumos para o Brasil que agradavam ao seu proprietário. Essa fatura, desconfio, vai demorar muito tempo para ser paga. Poder demais na mão de um homem só, um equívoco com o qual o Brasil conviveu por 40 anos.

O documentário traz depoimentos contundentes de gente como Chico Buarque, Lula, Gabriel Prioli, Armando Nogueira, Washington Olivetto e outros. Mostra Armando Falcão dizendo que “ele nunca me criou a menor dificuldade”, sendo “ele” Roberto Marinho, o Cidadão Kane que o Brasil talvez ainda não tenha identificado como tal.

Por uma hora e meia desfilam na tela, no caso não a da TV, porque, repito, o documentário está censurado pela Justiça brasileira, nomes, termos e fatos que, ao menos para minha geração, compõem o mosaico do que tem sido nossa existência: comício da Central do Brasil, JK, Jango, 1968, Jovem Guarda, Marcha da Família com Deus pela Liberdade, luta armada, Chacrinha, Fantástico, Direito de Nascer, Médici, Brasil — ame-o ou deixe-o, Pelé, Copa de 70, Brasilsat, Transamazônica, Riocentro, Selva de Pedra, Gabriela, Dancing Days, Walter Clark, Sônia Braga, Vlado, Manchete, Pantanal, Tancredo, ACM, Sarney, Diretas-Já, Xuxa, greves do ABC, Lula, Brizola, Proconsult, Collor e Jornal Nacional — este, o verdadeiro Grande Irmão a quem se referia George Orwell em 1984, leitura obrigatória.

Ao contrário do que alguns pensam, não tenho nada pessoal contra a Globo, e não menciono a emissora com alguma frequência para fazer tipo, ou por algum vago despeito por jamais ter trabalhado para ela. Da mesma forma não tenho nada pessoal contra seus funcionários, nem os desprezo por trabalharem para uma empresa que, às vezes, trato como uma espécie de Grande Sat㠗 fosse assim, jamais colocaria os pés em suas instalações, e não só já coloquei, como participei de seus programas, e participaria de novo, sem o menor remorso. Ao contrário. Tenho colegas nas Organizações Globo e grandes, enormes mesmo, amigos no circuito Jardim Botânico/Berrini/rua das Palmeiras. Amigos que posso até citar nominalmente, correndo sempre o risco de esquecer alguém: Galvão, Reginaldo, Bassan, Cléber, César Augusto, Luiz Roberto, Uchôa, Tadeu, João Pedro, todos aqueles que por anos foram companheiros nas coberturas de F-1, todos os que trabalham atrás das câmeras (Dentinho, Graminho, Kaká, Jayme, Baiano, sim, estou esquecendo um monte de gente, perdoem a memória senil), profissionais de altíssimo nível e pessoas inatacáveis.

Galvão?, há de perguntar alguém, mas você vive espinafrando o Galvão! Não, não vivo espinafrando Carlos Eduardo Galvão Bueno, vivo espinafrando o que a entidade Galvão, entendendo como “entidade” a voz oficial da emissora, que poderia ser qualquer outro, perpetra no ar, em nome de um ufanismo bobo e nocivo a um país que às vezes me dá a impressão de ser quase demente, tamanha sua apatia e vocação para ser gado, povo marcado, povo feliz.

É preciso compreender o que uma emissora de TV como a Globo significa e como ela atua na consciência coletiva do nosso pobre rebanho, é só isso. O documentário ajuda. Não encerra o tema, mas ajuda.

Falei demais, está tarde e não jantei. Hoje tem sopa em casa. Bye.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neno Zona Leste
Neno Zona Leste
17 anos atrás

Baygon, o nosso ex-árbitro Arnaldo é humano. Precisa ver o lance para opinar.

o pai-de-santo já sabia, claro.

Eduardo Macedo
Eduardo Macedo
17 anos atrás

Flávio, realmente esse documentário é proibido mas assisti na faculdade, fiz GV em SP, o professor de Formação do Brasil Contemporâneo passou o documentário, idos de 1999. Só com esse documentário dava para entender a Formação do Brasil Contemporâneo…

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Viva a tecnologia… DERRRRRR

eu comendo barriga aki….

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Estou louco para ver o documentário, estou baixando por torrent.

Vila a tecnologia… hehehehe

[ ]´S a todos..

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Leandro

O maior comunista do Brasil é um famoso arquiteto. Com certeza ele tem um patrimônio maior que 99 % do restante da população. Nada contra pois sei que tudo que ele ganhou foi as custas do seu trabalho, respeitado em todo mundo. Ele com certeza tem vários carros, mas não é a esse comunista a que eu me referia e sim a outros como alguns jornalistas, politicos, médicos, etc … Muita gente que pensa que o comunismo era uma maravilha mas apenas para os outros …

Não aguento no GB e aquela eterna briga dele com o Arnaldo Cesar. O cara foi talvez o melhor juiz de futebol deste pais, apitou ate final de copa e muitas vezes o GB não concorda com o que ele diz e os 2 quase brigam ao vivo.

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
17 anos atrás

Acabei de assistir…é o que a gente sabia, só que vendo de uma vez só dá muito mais raiva.
Obrigado pelo link!

LAGO
LAGO
17 anos atrás

jornalista, este é seu ofício. inspirado ein, nenén!!!

o contra
o contra
17 anos atrás

só pra complementar meu comentário, o Cléber Machado é da mesma emissora e é muuuuuito melhor q o Galvão. Melhor, nesse caso, significa ser mais umilde, simples e honesto…, na narração, na interpretação dos fatos e principalmente, no trato com as pessoas.

Alcindo BH
Alcindo BH
17 anos atrás

Verdade, deu no Terra:

http://exclusivo.terra.com.br/interna/
0,,OI803487-EI1118,00.html

As transmissões de partidas de futebol da Rede Globo escondem uma rusga entre o narrador Galvão Bueno e o comentarista Walter Casagrande Júnior. Em entrevista à rádio Kiss FM, de São Paulo, nesta segunda, o ex-craque criticou o colega. “Galvão Bueno é uma estrela e se comporta como tal”, disse.
O comentarista criticou ainda o comportamento de Galvão Bueno com outros membros da equipe. Casagrande disse que Bueno desrespeita e grita com técnicos de som e outros profissionais.

“Já pensei em pedir demissão umas cinco vezes, por causa do Galvão. Ele é uma estrela e se comporta como tal. Se eu fosse uma estrela, acho que não seria assim”, afirmou o ex-jogador.

J.M. Siracusa
J.M. Siracusa
17 anos atrás

o gagá é um escroto, como narrador e COMO PESSOA sim senhor, até o Casagrande já andou comentando o jeito que grita com seus colegas da RG…
Uma vez em Interlagos (eu vi, estava bem na minha frente) o filhodaputta teve um xilique de viadão com a equipe dele, tratou todos como lixo, fez seu showzinho grotesco… uma hora depois ria e abraçava a todos, o Chico Serra tinha sido campeão, com vitória e tudo.
Mau caráter, além de tudo.

Acho que este post vai ser censurado pelo amigo do mala.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Gozado, dos comunistas que conheço nenhum possui “vários carros”, às vezes nem sequer um…realmente o Collor deixou sua herança…

Leandro
Leandro
17 anos atrás

EXCELENTE o documentário….
A muito tempo atrás, eu li na internet um artigo de um professor universitário sobre “Além do Cidadão Kane”…fiquei muito a fim de ver, mas nunca tinha tido a oportunidade de assistir….
O final do filme, nos dá uma esperança, pois apesar de todo o domínio, aquela família humilde percebeu a artimanha no Jornal Nacional pra empurrar o Collor goela abaixo do povo…na verdade o povo não é tão “burro” como alguns querem crer…

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Collor ganhou de Lula com boa margem, e não foi a edição do debate feita pela Globo que decidiu isso. Nem o sequestro do Abilio Diniz. O debate não foi transmitido ao vivo ? Será que todo mundo que votou assistiu aquela edição ? Na época os brasileiros tinham uma imagem muito ruim do PT e de Lula também. A fama de baderneiros e agitadores ligados ao comunismo internacional que era um bicho papão que comia crianças. Ele só chegou ao poder porque a imagem dele foi polida por Duda e sua equipe, vendendo a idéia que ele era uma mudança em relação ao que estava ai. O fim do comunismo (sobraram apenas os comunistas de luxo destes que tem vários carros e ganham bem) também contribuiu para esta melhoria de imagem. Ate mesmo a aparência foi melhorada, com a barba bem feita e ternos mais bem cortados. Pena que as mudanças foram apenas na imagem e na prática tudo continuou como antes…

Vamos ser sinceros, o governo Collor não foi uma maravilha mas teve um lado bom pois ele liberou as importações abrindo nossa economia e iniciou as privatizações. Isso forçou nossa industria a se melhorar para poder sobreviver. Se hoje aposentamos o Opala se deve a ele ter chamado nossos carros de carroças. O grande erro dele foi querer roubar sozinho, sem dividir com o resto da turma e por isso foi tirado do poder, nada a ver com “caras pintadas” ou RG. Já FHC fez como Lula dividiu com os amigos.

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz
17 anos atrás

Aliás, só lembrando, não tenho nada haver com a Globo, só acho que se a Globo não é uma emissora exemplar, pelo ao menos não quero emissora iguais essa que mencionei, assim como sou a favor do Galvão Bueno nas transmissões da Fórmula 1, por que mesmos com os erros, aguentar o Luís Roberto é fogo…

Marcelo Cruz Ferreira

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz
17 anos atrás

Agora uma pergunta ao Flavio, tudo bem, cada um tem sua opinião, mas gostaria de saber se ele gostaria que as emissoras brasileiras fossem igual a Rede TV ou Gazeta, ou qualquer outra emissora chinfrim que passa esses programas sensacionalistas, com muita bunda como produto, apologia à prostituição e falsas reportagens com atores se fingindo de ladrões?

Abraços,

Marcelo Cruz Ferreira

Lucas Costa
Lucas Costa
17 anos atrás

Flavio, há alguns anos assisti esse documentário e como não poodia deixar passar em branco, tentei mostrá-la para o maior número de pessoas. Inclusive à época, fazia trabalho voluntário com adolescentes e tentei (até com algum sucesso) incutir-lhes um pouco de senso crítico. Fico feliz que agora possa novamente mostrar esse filme às pessoas. Valeu!

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo,

O livro do Samuel Wainer é sensacional, muito bem lembrado.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ok, é verdade… Mas você não sabe o quanto toda a minha vida mudou depois que falaram a manha do F11.
Tudo parece mais bonito, mais positivo…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Mas eu quebrei…

Enviado por: Pedro Jungbluth
Quem quiser o link para baixor o arquivo em formato .avi que achei!
http://www.midiaindependente.org/med ia/
muito_alem_do_cidadao_kane.avi Não vou quebrar o link para não dar confusão, quem quiser ler os comentários em paz que aperte F11.

Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
17 anos atrás

Já assisti a esse documentário algumas vezes, até na faculdade. Por lá, é um dos mais debatidos. A parte da edição do debate eleitoral de 1989 entre Lula e Collor é mais bem explicada no livro Notícias do Planalto, de Mário Sérgio Conti. Recomendo ambos: o Além do Cidadão Kane e o livro.

Juncker
Juncker
17 anos atrás

Ja conhecia… esse video é fantastico…. Pena que menos de 1 porcento do BRasil conheça…

O que me deixa triste é se 80 % do brasil visse nao mudaria nada…
O Brasileiro é acomodado….
E so foi para RUA uma VEZ, isso pq a GLOBO que mandou…

o contra
o contra
17 anos atrás

o Galvão demonstra total arrogância e trata seus companheiros com desrespeito. E enxerga mal pra cacete. Isso não é a Globo, isso é ele!
Ele também trata os telespectadores como imbecis de mente lavada. Aí sim, pode até ser a Globo.

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Como complemento, sugiro dois livros sobre como funciona o jornalismo na Brasil, e por extensão a mídia, para entender melhor a relação poder X meios de comunicação:
Embora meio difícil de ler “Cabeça de Papel” doPaulo Francis e “Minha Razão de Viver – Memórias” do Samuel Wainer, sendo que este último é leitura obrigatória para quem gosta do assunto relação Poder X Imprensa. Imperdíveis para quem ssonha em trilhar a profissão.

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

É isso aí VELOZ, como tantas outras vezes tô contigo e não abro… Tu e o FG são pessoas as quais para para ouvir, sem UFANISMO, pois isto eu deixo para GLOBO & SEUS COMPARSAS, tomara que tenham enterrado o dono desta Bagaça de ponta-cabeça pra se ele acordar sais lá do outro lado NO JAPÃO….E não me digam que tem peninha desses CRÄPULAS MANIPULADORES….Se não puder mais olhar TV PAGA NÃO OLHO MAIS NADA, pois ler, eu leio todos os dias, graças a DEUS…..

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Veloz HP,
Brilhante comentário e eu assinaria embaixo!
Só gostaria de complementar é que a Globo náo faz mais que oferecer ao público o que o público espera, caso contrário as pessoas fariam como voce faz: trocariam de canal ou desligariam. Isso nao acontece, porque nosso povo não tem formação para entender o quanto é manipulado. E isso não vai mudar em futuro próximo…
Abraço

LUIZ CARLOS CARDOSO
LUIZ CARLOS CARDOSO
17 anos atrás

O dificil é saber quem, podendo fazer a “manobra do gado”, não o faria.
O Stalin não tirou Trotski das fotos com os famosos retocadores?
o Chatô não era o Rei do Brasil?
e o Ted Turner?
e o Berlusconi?

Pra manobrar o gado voce tem que escolher um lado.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Tudo isso é muito complicado , o ponto de vista do brasileiro é diverso demais ,talvez isso que nos deixa tão distantes em relação a temas como esse.Por exemplo, o proprio governo do Lula, decepção?Foi bom?Foi ruim?Foi morno?Corrupto?Melhorou?
As outras emissoras de TV são boas?
Um homem pode mandar no Pais? Claro que não!
O Fidel pode?Claro que pode!
Acho por exmplo que ,e hoje,mais claro ainda ,que o amor pelo distintivo do PT é maior que a razão , como em um time de futebol.
Ah! Mais os outros roubaram também!
Mas ninguém pode roubar!
Tem que pagar!
Não fomos exemplo pra niguém no passado ,e não seremos agora.
Não temos atitude , e pelo jeito ,nem sempre.
Claro , não assisto a Globo, e nem tenho tv por assinatura,

valmir chicarolli
valmir chicarolli
17 anos atrás

documentário recomendadíssimo!!!

imperdível!!

Ao Galvão.. acho que paga o preço pelo estilo que ele tem de narrar…

mas como pessoa é inquestionável!!

1GT
1GT
17 anos atrás

O tempo passa e a RG não muda…aliás..até muda…messa coisa politicamente correta de explicar sem dar nomes aos bois…como na transmissão do GP dos EUA…onde omitiu o caso dos pneus michelin…e usar as sopa de letrinhas…acho que da Tv dita aberta..ainda se salva a tv cultura…
Daqui uns tempos dona Maria graças a tv digital vai poder comprar no moemtno em quer a calçinha que a protagonista da novela está usando…aí sim veremos o quão comercial serão nossos canais abertos…e outra…a tv paga no Brasil não é essas maravilhas que dizem não…repete um monte a programação..por meses a fio…não tem tanta opção fora do círculo pré entre e pós futebol…e uma coisa…a maior empresa de tv a cabo do país pertence a quem mesmo…ahhh Globo…

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Exemplo da boa programação da Globo:

Domingão do Faustão, o Fausto Silva entrevista, ou chamem do que quiser, a Maria Paula que participa do Casseta e Planeta, portanto, já estava falando de um programa da emissora, a Maria Paula imita personagens das novelas e começou a falar sobre as novelas, portanto, outro programa da emissora, neste momento a Débora Secco também entra no contexto falando sobre as imitações do Casseta e Planeta e o ciclo sesta fechado, o assunto, os programas e personagens da emissora. Isso tem cabimento? Fora o que eles fazem com a F1, futebol, grade de programação engessada e pasteurizada….

O Sr. Carlos Eduardo Galvão Bueno faz um papel de animador de transmissão e propagandista da emissora, portanto, não é um narrador de esportes, dentro desta ótica não esquento mais a cuca com este personagem.

[ ] s

Marisa
Marisa
17 anos atrás

Detalhe, não é esse GOVERNO que a mantem,a Rede Globo escolhe cada Governo do nosso Pais!!! Isso ficou provado em 1989.

Marisa
Marisa
17 anos atrás

VELOZ, concordo com voce.Mas olha só, se pessoas como Faustão, Gloria Maria eoutros mais se deixam manipular, o que será da maioria de nossa gente? Simples e que naum tem outra coisa pra ver a não ser a P&&&a da Globo?

Jorge
Jorge
17 anos atrás

ENTIDADE
essa foi boa, macumba-umbanda-candomblé, abracadabra:
fala mandrake adivinhão
mãe diná vai achar q isso é elogio então fuckYou galvao

nadave
nadave
17 anos atrás

esquerdista é ingles e japones de fusca e caravan e belina que dirige mal e devagar e na esquerda certo manu

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O que é a Rede Globo ?
Uma empresa como outra qualquer, que existe para gerar lucros aos proprietários.
A diferença é que essa empresa e outras do ramo funciona mediante concessão do governo que estiver vigindo no período e isso faz toda a diferença do mundo.
Ela jamais será independente, mesmo que queira, porque vive sob essa tutela governamental e sob suas “obrigações”, sendo até dependente de constantes socorros financeiros desse governo que a mantem, dessa forma, sob um hipotético cabresto.
As outras, menos dependentes como a Record, sofrem igualmente essa pressão de formas várias como no caso do Boris Casoi ou a Rede TV, no caso da Coca Cola.
Essa mídia televisiva aberta é um mundo cão e nojento e seus males e efeitos na sociedade estão escancarados em cada esquina desse país quando você pede a uma pessoa sua opinião a respeito de algum assunto relevante e importante.
Você escutará na maioria das vezes um festival de lugares comuns e frases feitas que só refletem a única fonte de informação da maioria e pior, como se isso fosse a única verdade possivel, como uma bíblia.
E assim se manipula o rebanho, ao querer do tribuno do momento.
Galvão Bueno, Glória Maria, Luciano Hulk, Faustão, são todos marionetes nesse circo de horrores.
TV aberta, tô fora, graças a Deus, enquanto puder.
O dia que não puder mais pagar, desligo o aparelho e vou lêr um livro, ou melhor, vou conversar com as pessoas como antigamente se fazia e se era mais feliz.

Marisa Sc
Marisa Sc
17 anos atrás

Vi o documentario faz algum tempo.O que me incomoda muito é que alguns de nós temos esperanças de mudar esse Pais LINDO, ENCANTADOR e cheio de PROMESSAS, em um Pais muito melhor,culto e principalmente inteligente, mas, enquanto a Rede Globo tomar para si a “obrigação” de “emburrecer” as pessoas como tem feito ao longo de sua existencia teremos muitas dificuldades.
Não percamos a esperança.
A paixão pelo Brasil nos faz seguir em frente.Isso faz a diferença com certeza.

Renato
Renato
17 anos atrás

Bem, Flávio, eu não diria que nós temos *vocaçao* pra ser gado, massa de manobra… Acho que isso se parece mais com uma praga muito difícil de se livrar.

Outro dia descobri que aqui no Brasil era *proibido* fundar cursos de ensino superior até mil e oitocentos e alguma coisa. Proibido.

Enquanto isso, a Universidade de Oxford já tinha mais que 450 anos de idade quando o Brasil foi descoberto. Mais de 4 séculos.

Os caras têm uma dianteira de, por baixo, uns 800 anos no departamento do pensamento independente.

É duro tirar o atraso mas uma hora a gente chega lá.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Cuidado pois pode ser mais um capítulo de propaganda esquerdista. O autor era esquerdista notório. A fita foi trazida da Inglaterra, em 93, por Luiz Gushiken, aquele.
Basta ver os autores dos depoimentos, só as “vítimas”.
Mas que a Globo não é santa não é.

walter
walter
17 anos atrás

Belo comentário, Flavio: não é contra ninguém e é a favor de muita coisa séria.

Sam
Sam
17 anos atrás

Já assisti……..há uns 6 anos atrás!!!
Meu professor exibiu em sala de aula……..na universidade……hehehe………tem uma fita bem escondidinha lá………deve ter DVD já!!!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Flávio,

Eu já vi uma parte deste documentário. Seria bom que todos dessem uma olhada, parassem , refletissem e sentisem o tamanho da Panca que estamos levando desde 1965. Um outro episódio que me vem à cabeça foi a concessão dada ao Grupo Jornal do Brasil (+/-em 1982) e que foi devidamente sepultado pelo Nosso Companheiro o Jornalista Roberto Marinho. É para se chorar… e tem neguinho que gosta.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Aliás, não foi só a ti que enviei este link, enviei a mais gente, principalmente amigos meus da mesma idade (21 anos) que acham que a Globo é a ultima palavra em midia

Muitos ficaram estarrecidos com o que viram neste programa

Survivor
Survivor
17 anos atrás

A televisão me deixou burro
muito burro demais
agora todas as coisas que eu penso
me parecem iguais
o sorvete me deixou gripado
pelo resto da vida
e agora toda noite quando eu deito
é “boa noite, querida”
ô Cride, fala pra mãe
que eu nunca li num livro
que o espirro fosse um vírus sem cura
e vê se me entende pelo menos uma vez, criatura
ô Cride, fala pra mãe
a mãe diz pra eu fazer alguma coisa
mas eu não faço nada
a luz do sol me incomoda
então deixa a cortina fechada
é que a televisão me deixou burro
muito burro demais
e agora eu vivo dentro dessa jaula
junto dos animais
ô Cride, fala pra mãe
que tudo que a antena captar
meu coração captura
e vê se me entende pelo menos
uma vez, criatura

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Que bom que voce viu, Gomes, mandei este link a tantos meses que achei que tinha passado despercebido

De qualquer forma, ainda que algumas coisas estejam fora de contexto, pela época do programa, muitas são de fato esclaerecedoras