Jacarepaguá: com a palavra, Sidney Cardoso

SÃO PAULO (quem sabe faz a hora) – Nem preciso dizer que é uma honra ter entre os leitores deste modesto bloguinho Sidney Cardoso, que dispensa maiores apresentações (se forem necessárias, os Matuzas fazem as honras da casa).

Sidney me mandou um relato com as fotos que seguem, que merece ser publicado na íntegra. Diz respeito ao que acontece hoje com Jacarepaguá.

Caro Flavio Gomes, tenho freqüentado bastante seu Blig do Gomes e de tanto gostar, acho que fiquei viciado. Na época que corria, dois picaretas planejavam fechar o Autódromo do Rio e fazer um loteamento ali. Resumindo, o Autódromo iria fechar de vez.

Eu e uns outros pilotos nos mobilizamos convocamos a imprensa que, por sinal, nos deu a maior força. Marcamos uma data de comum acordo com a imprensa especializada e fizemos uma passeata pelas ruas do Rio com os carros de corrida em protesto, levando prospectos que explicavam a situação e distribuondo para a população.

Esta passeata motorizada teve bastante repercussão. Vários programas de TV, como Grand Prix, da TV Tupi, Carro É Notícia, da TV Rio, etc., ficaram por meses falando do assunto e protestando contra o fechamento do Autódromo do Rio.

Os jornais, em suas colunas especializadas em automobilismo, fizeram o mesmo e conseguimos reverter a situação que parecia perdida.

Hoje, estou vendo a situação em relação ao Autódromo do Rio se repetir e, o que é pior, os pilotos atuais – assim como os jogadores da seleção brasileira de futebol – estão num marasmo de fazer inveja aos monges contemplativos.

Por isso, estou enviando as fotos de nossa carreata que deu certo, para ver se você as publica no intuito deles se motivarem a fazer o mesmo.

Só espero que não venham com desculpas esfarrapadas falar que os carros de antigamente poderiam andar na rua e os de hoje não. Porque isto não é verdade, pois eu mesmo tirei o motor Porsche do meu Karman-Ghia, coloquei um de fusca 1.200 cc e levantei a suspensão para poder participar.

Em suma, como diz um velho ditado, “Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa”.

Assim como a conhecida história do beija-flor, estou fazendo a minha parte, espero que eles façam a deles.

Para fechar, justiça seja feita a pelo menos um batalhador da causa Jacarepaguá, o André Buriti, que tem se virado como dá para tentar monitorar a situação e mobilizar a pequena comunidade automobilística do Rio.

Fica, de qualquer forma, o registro do exemplo de décadas atrás.

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Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Grande FG, dou a maior força para QUALQUER tipo de protesto contra a demolição – isso mesmo, demolição – do Autódromo do Rio. Teremos apenas o maior kartódromo do mundo, palavras do saudoso amigo Norman. Se eu puder fazer algo, o Sidney pode contar comigo! O Alcaide aliou-se à Garotinha, conseguiram passar o terreno do Autódromo, que era e sempre foi do Estado do Rio, para os domínios do Alcaide. E a impressão que dá (deixe-me ficar calado…) é que os terrenos circundantes são aquele filet para as construtoras… E o automobilismo que se f………

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Para Claudio Ceregatti
Rapaz, vim te agradecer por ter me dado o tel. do Ferreirinha.
Como o tempo passa… Conversamos hoje e aí nos demos conta que não nos víamos há uns 34anos…
Olha, foi muito bom pra ele e pra mim.
Relembramos momentos inesquecíveis que passamos juntos em corridas. Noites sem dormir preparando motor para o dia seguinte, etc,etc.
Perguntei pra ele se sabia o que o andava fazendo o Ântonio, mecânico, ex-Dacon que trabalhou conosco e ele me disse que perdeu contato com ele.
Chegou a estar com ele aí em SP, mas depois perdeu contato.
Ele me disse que o Ântonio pegou o apelido aí de Ântonio Capacete.
Por acaso vc sabe dele?
Abs!

Paulinho Leblon
Paulinho Leblon
17 anos atrás

Veloz HP
Se uma bala perdida acertasse no meio dos olhos do féladaputa do prefeito, viraria a BALA DO ANO, uma celebridade ex-perdida.

MARCOS ANDRÉ
MARCOS ANDRÉ
17 anos atrás

ME FALTA TEMPO PARA ESCREVER NESSE EXCELENTE BLOG:

Mais uma vez venho agradecer ao FG, por esta revolução na internet… esse blog é demais… muitas histórias, muitas fotos, e melhor…muita informação!!!

Mas vamos ao que interessa:

– JP ANTIPÁTICO MONTOYA, já foi tarde……
– Em conversa informal com o HERÓI ANDRÉ BURITI, eu já havia dado essa idéia, que serveria até pra estimular a galera a ir ao autódromo. O RJ tem 08 equipes na STOCK, se cada uma cedesse um carro, se cada piloto colaborasse seria ótimo. MAs o que acontece é que a maioria dos pilotos, são empresários e os caras não vão largar seus afazeres, para lutar por JACAREPAGUÁ. No tempo dessas fotos era puro romantismo, vc ve claramente que foram muitos carros de corrida na rua.
E hj o que vemos ….. os caras de dão nome ao circuito contribuirem para o seu sepultamento, vcs lembram da PPE, empresa que assumiu o autódromo e não fez P…..a nenhuma.
Ainda não lí nada em lugar algum onde mencionava o nome deles na luta de salvação. E a FAERJ que tbm não lí nada sobre ela, e o acordo furado que a CBA fez, sinceramente, acreditar em políticos nesse país chega a ser insano.
Achei que a CBA fosse manter pé firme na sua decisão, mas qdo lí que eles iriam sentar pra um acordo, pensei: AGORA JÁ ERA…. e foi dito e feito.
Esses dias conversando com um piloto aqui do Rio o mesmo me disse que existe um plano de salvação para o circuito usando partes do circuito oval, mas vem o mais importante, a salvação depende de CÉSAR MAIA, vcs acham que esse cara vai reativar o autódromo? Eu acho muito…. mas muito difícil… ele deve estar comprometido com as construtoras até o saco…..e com certeza ele vai ceder o que restou para as construtoras…
Para nós cariocas só nos resta, rezar para aparecer empresários como estes de SP… que vão fazer um mega circuito….

BURITI, CAPARELLI E Cia….agora só nos resta rezar…..

Toty
Toty
17 anos atrás

Sem comentários…
Jacarepaguá para sempre!!!
É nacional, internacional e necessário.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Só para terminar pq eu ando sem tempo, eu não sou da prefeitura, tão pouco concordo com A, B ou C.

Mas existem várias maneiras de ver as coisas. Eu tento ve-las de todos os ângulos possíveis.

E se fui ingênuo foi ao apresentar esses ângulos diferentes aqui, especialmente aos intolerantes que jamais me inibirão de expor as minhas observações para os amigos aqui do blog.

O resto fica por conta de cada um, pq eu já expliquei a mesma coisa 3 ou 4 vezes. Cansa.

Abraços

Sidney  Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Oi, Claudio Ceregatti
Obrigado, anotei o telefone.
Interessante que quem me falou se enganou, pois tinha dito que o Ferreirinha é que havia falecido.
Quando li seu comentário, há dias atrás, pensei que vc estivesse falando Ferreirinha, mas estivesse se referindo ao Herculano.
Neste filme que vamos dispor no site do obvio este Ferreirinha que está vivo aparece umas três vezes, pois ele foi meu mecânico tb.
Grato.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sidney:
Voce tem razão, o Herculano já não está mais entre nós…
É o irmão dele, o Antonio Ferreirinha que estava na Stock Car ao meu lado.
Me foi apresentado pelo meu antigo sócio (à 26 anos atrás) no nosso Opala 84 E&N, Luis Garcia Perez da Koni by LG – inclusive foi ele quem me deu o telefone da oficina do Ferreirinha.
Pois procurei o telefone agora e não encontrei o tal papelzinho…
Mas fica frio, ligue para o Luis amanhã no 0xx11 5181-9619, telefone da Koni by LG e pode usar “meu santo nome em vão” que ele te dá (o telefone, claro) na hora…
Se voce disser então que é o Sidney “GT40” Cardoso, o Luis tem um treco…É bem capaz de não acreditar…
PS: O Antonio Ferreirinha está em fase final de restauro do Manta… Tá ficando lindo… Fala lá com ele e depois conta pra gente, garoto.
Abraço

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Claudio Ceregatti
Eu tb fico impressionado com a internet.
Vou querer o telefone dele sim.
Agora, me diga uma coisa. O Ferreirinha que vc está falando é o Herculano ou seu irmão?
Pq nós chamávamos o Herculano de Herculano e seu irmão, o mais alto, de Ferreirinha.
Poxa, há pouco tempo, me disseram que o Ferreirinha, este mais velho, havia falecido.
Se puder me responder agora, agradeço.
Abs.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sid:
Não se se voce leu num post sobre Stock Car aí pra baixo, mas assisti a última prova em S Paulo ao lado do Antonio Ferreirinha…
Embora usemos computadores e Internet todos os dias, ainda me surpreendo com o poder absurdo disso aqui….
Fatos, pessoas, acontecimentos, diálogos como se estivéssemos um ao lado do outro, velhos amigos que ainda não se viram, ao vivo e em cores…
Se soubesse que aquele senhor tinha estado lá contigo, vendo barras estabilizadoras de GT40, juro que tinha sequestrado o cara, só pra me contar essas histórias saborosas…
Se voce perdeu contato com ele, te mando o telefone…
Obrigado, Sidnei.
Novamente.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Caro Fred Coutinho
Para mim, pilotar o Lorena foi uma das coisas mais prazerosa, muito mais que o Ford GT 40.
Antes que me chame de maluco, Calma! Já explico o porquê.
Pilotei a Alfa Giuli TI que tb me deu muito prazer, aliás a resistência dela era fantástica. A temperatura dela nunca saía dos 78 graus.Pilotei outros carros, como o Karman-Ghia Porsche, Alfazoni, Fórmula Vê, Ford GT 40, mas vamos ficar nestes dois Lorena e Karman-Ghia, se não irá alongar muito.
Vamos as coisas positivas do Lorena:
– Aerodinâmica muito boa. Ele usava exatamente a mesma mecânica do Karman-Ghia Porsche e com o Karman-Ghia o melhor tempo que consegui foi 1m 39 segundos no Autódromo do Rio.
Com o Lorena o melhor tempo que consegui foi 1m 37s, na mesma pista.
– Uma característica boa, mas aí não era dele e sim do motor Porsche é que vc tinha excelente torque com apenas 2000 giros.
Já com a Alfa, o torque só vinha a partir de 4500 giros.
Bem pq o GT 40 não me deu tanto prazer em pilotá-lo?
Eu sempre gostei de pilotar carro que saísse de traseira, gostava de entortar e o carro sem barra estabilizadora fica bem mais maleável.
O GT 40 veio com uma barra estabilizadora que, até hoje me arrependo de não tê-la tirado.
Depois que percebi que o problema deveria estar alí, (já te conto com descobri) pedi muito para que fizessem isso, mas meu pai e os mecânicos ficaram com receio de tirá-la.
Diziam que se ele veio assim é pq assim deveria ser melhor.
O que acontecia com o GT 40?
Quando vc entrava numa curva, no S por exemplo, quando ele tombava para um lado, antes que vc pudesse consertá-lo, quando vc estava com os braços cruzados o volante dava um coice em suas mãos e girava para o lado oposto. Não é exagero não. Era uma coisa de louco, todos que o pilotaram , Heitor Peixoto de Castro, José Maria Ferreira, Giu, sabem disso.
A gente tinha que tirar a mão de dento do volante e pegá-los nas pontas dos dedos por fora. Muitos de nós, nas primeiras vezes que tocamos ele, ficamos com os dedos machucadas por não saber desta característica,
Outra coisa, o GT 40 era muito pesado para um carro de corrida, pesava 1097 kilos, pq foi construído para correr em Le Mans, onde possuía uma reta de 7 Kms.
Penso que, apesar de seu peso, se tivéssemos tirado a barra estabilizadora ele ficaria bem mais maleável.
Como descobri isso?
Uma vez, Nelson Bastos havia comprado os Fórmulas Vês Aranae, montou uma escuderia chamada BRV. A mesma que depois Herculano comprou e virou HEVE.
Ele contratou a mim e o Peixoto de Castro para correr com dois de seu fórmulas, visto que ele e um outro piloto haviam corrido e se deram muito mal.
Bem, no primeiro dia que fomos treinar, uma quarta-feira, Heitor estava com o de número 16 e eu com o número 1.
Lá pela oitava volta, batemos o recorde da pista para Fórmula Vê.
Aquilo foi uma surpresa agradabilíssima para nós, visto que nunca havíamos corrido em fórmula e já havia um ano que os Fórmulas Vês estavam correndo.
O Nelson Bastos, nós e toda equipe ficamos radiantes, sorrisos de orelha a orelha.
No sábado, vépera da corrida, dia de tirar tempo de classificação, fomos para a BRV e aí surpresa…
Nelson falou : – Não, vcs não vão tirar tempo. Quero fazer uma surpresa com meus carros. Vcs vão largar em último e vão ganhar a corrida, será a consagração de minha equipe.
Ponderamos com ele que os carros andavam parecidos, todos tinham o mesmo motor VW, que aquilo era uma maluquice, mas ele ficou irredutível.
No dia da corrida, outra surpresa…
Ele decidiu que eu iria correr com o de número 16 e Heitor com o 1…
Falamos : – Mas treinamos exatamente com os carros inversos. Ele falou : – O dono da equipe sou eu e decidi assim.
Bem, largamos em último.
Fomos ultrapassando e, na primeira volta, quando jogo o carro para sair de lado na curva norte, ele se comportou de uma maneira estranha, dei uma rodada e fui parar no capim na parte interna desta curva.
Todos que havia passado estavam, agora, recuperando suas posições.Quando tentava voltar a pista, a parte debaixo do chassi prendeu naquela altura do capim para o asfalto. Tive que dar marcha ré e procurar um lugar com menos desnível.
Quando voltei à pista, alí na curva norte os últimosjá estavam entrando na curva sul, ou seja, uma reta de distância.
Resumindo, nem eu nem Heitor andamos o que podíamos. Heitor chegou em segundo e eu em quarto, não conseguíamos fazer os mesmos bons tempos.
Qaundo tudo acabou fui perguntar ao Herculano, que era o mecânico, junto com seu irmão Ferreirinha, o porquê daquele comportamento diferente dos dos dois carros.
Expliquei o que tinha acontecido.
Aí, ele me falou : – Já sei, o 16 tem barra estabilizadora, o 1 não. Tem pilotos que gostam, outros não.
Entendeu? Depois lembrei-me da similaridade do comportamento do GT 40 e tive o insight.
Pedi ao Ântonio, mecânico, para ver se o GT 40 tinha barra estabilizadora.Ele examinou e viu que tinha, foi aí que pedi para tirar,era numa véspera de corrida e todos foram contra.
Caro Fred, já que vc, assim como eu, gosta do Lorena, não sei se já visitou uma matéria que escrevi, a pedido, sobre ele.
Se não, vou deixar o link aqui.

http://www.obvio.ind.br/O%20Lorena-Porsche%20GT%20-%201968.htm

Abraços!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Grande Joaquim
Caro Joaquim
Desculpe-me, so hoje vi que vc havia postado o seguinte : Grande Sidney GT-40 Cardoso,
Se a memória não me falha, esse Ôvo de Codorna não era aquele patrocinado pela Ducauto,pilotado pelo Antonio Rodrigues? Abs
Pois bem, Joaquim, fui pesquisar mais e achei em meus guardados a cronometragem oficial de uma corrida em que ele estava e eu também.
Infelizmente, vc se enganou. O piloto era Antonio A. Lima, mesmo.
Vc fez confusão com o piloto do Fusca 1.600cc tb muito bem preparado, de número 63.
Este sim, é o Antonio Rodrigues.
Para que vc não fique na dúvida, te enviei por e-mail, em anexo, a cronometragem da prova com os números dos carros, nomes dos pilotos e seus tempos.
Abs.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Além do Ôvo de Codorna (que fim terá levado?), aquele Gordini da categoria estreantes e novatos, atrás do Karman-Ghia do Sidney lembra os bons tempos do automobilismo carioca. Era só tirar os para-choques, colocar um Santo Antônio mambembe, Pirelli cinturato, abrir o escapamento, cambagem negativa e se divertir… O Ôvo de Codorna era um capeta. Me lembro dele fazendo o relevê da Curva Norte com o piloto dando guinadas no volante

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Impressionante como o asfalto do Rio se acabou. Hoje é impossível qualquer tipo de corrida de rua por aqui em razão da quantidade de buracos.
Nas fotos dá pra notar que antigamente o calçamento era infinitamente melhor.
Bons tempos.

fred coutinho
fred coutinho
17 anos atrás

Sidney, você poderia comentar como era pilotar o Lorena Porsche?
O carro era um dos sonhos da minha adolescência, um GT 40 tupiniquim.
Depois eu soube que era uma réplica do Shark, americano, que por sua vez era réplica do GT 40. Quer dizer, o Lorena era a réplica da réplica, mas era um lindo carro, pelos menos para quem nunca vira carros do tipo no Brasil. Hoje ainda conserva toda a graça de uma época em que os carros, mesmo as
réplicas, tinham lá a sua personalidade. Abraços, e foi um prazer saber que você anda frequentando o blog.
fred.

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

[… o motor Porsche do meu Karman-Ghia…]

Eu quero um tb!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

O problema é que atualmente os políticos não têm sido eleitos pelas pessoas que leem jornal, mas por aquelas que limpam a b… com ele!

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Lawrence,
Nao acreito que depois de voce ver/ler tudo que tem acontecido no autodromo e na cidade do Rio em geral – Flamengo, RioCentro, Vila do Pan – voce ainda tem como defender qualquer coisa que a administracao municipal venha a fazer. De uma olhada no site averdadedopan2007.blogspot.com – e voce vera que o autodromo eh um dos muitos desmandos do prefeito e dos organizadores do Pan.
Dizer que eh so apresentar provas e tudo se esclarece eh no minimo ingenuo. O numero de mentiras contadas aos deputados, o inicio das obras sem licenca ambiental, liberacao de verbas sem licitacao e sem seguir os tramites legais, os acordos feitos e nao cumpridos perante a justica… o problema aqui eh que ele pisoteia as leis e o judiciario assiste de bracos cruzados – so porque essas coisas sao feitas, segundo eles, em nome do Pan. Se a justica nao faz cumprir as leis de que adiantam as tais provas?!? Se a justica aceita tudo que ele faz sem questionar nada que alternativa nos resta?!? Esperar ele ter um infarto?!? Eh tudo em menor escala mas antigamente isso tinha outro nome: DITADURA!
Revoltante que no ano de 2006 ao inves de estarmos progredindo, eliminando a corrupcao e dando transparencia as atividades publicas ainda tenhamos que assistir essa vergonha desenfreada se proliferando. E ter que dizer amem.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Lawrence, mais provado que já está que a prefeitura não cumpriu nenhuma das prerrogativas judiciais já está mais que provado, só que o sistema é vendido, as autoridades compradas, vc acha que essa grita toda é pq, pq o cara é safado , está provado que é safado mas a justiça não tem cumprido seu papel, isso é que precisa mudar, o cara ser prefeito eleito não é cheque em branco !!!!!

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Lawrence só por ele ter sido eleito democraticamente não dá direito dele fazer o bem entender, esse tipo de pensamento “Ah ele já está lá !eleito democraticamente de nada adianta reclamar ! ” isso é perigoso e é exatamente o que eles querem. pois este conformismo é que faz com que esse ciclo maldito se repita sempre ! eles fazendo o que bem entendem e nós suspirando e juntando nossos farrapos, o caso não é simplesmento só o autódromo, mas do meu, do seu, do nosso dinheiro, que tá lá no meio , pq hj é o autódromo amanhã sabe-lá oque ele vai inventar.
Essa corja política tem de aprender justamente que ao sentar na cadeirinha de prefeito, deputado, senador etc eles não podem fazer o que lhes dê na telha, eles não está lá para servirmos a eles e sim o contrário.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

By the way….

1- A iniciativa do Sidney é louvável. Deveria ser seguida

2-Quem dá nome ao autódromo, se mexeu pra tentar não deixar o alcaide lograr êxito?

3-já que detonaram, ponham a lápide, e construam outro.

Essa pendenga de autodromo é igualzinha a de aeroportos, que, no inicio das cidades, são construidos em areas afastadas, e aí, o povo se muda pra perto, e depois o errado é o aeroporto…..

Enfim, semelhanças entre carros e avioes, mais uma vez.

Entretanto: Que seria bacana uma passeata com Stocks, Etc, seria

Reinaldo  Rodrigues
Reinaldo Rodrigues
17 anos atrás

Caro André Buriti
Li agora na comunidade SOS Autódromo de Jacarepaguá, um tópico novo onde alguém copiou e colou o que o Sidney Cardoso escreveu neste blog. Esta pessoa deu o endereço do blog e vim ver.
Li todos depoimentos.
Penso que vc está perdendo seu tempo em discutir com Lawrence Jorge RS, pois pra mim está bem claro que ele só veio a esse fórum para defender o prefeito.
Parece que ele não sabe que a prefeitura está falida e que se mantém através de obras superfaturadas de pracinhas, etc.
Vou dar um exemplo, estava indo de táxi pegar meu carro na revisão.
Passando em frente a uma pracinha diminuta que existe no Largo do Pechincha, que não havia problema nenhum com ela, mas o prefeito resolveu reformá-la , estava nesta reforma há uns 5 meses.
O motorista, revoltado, virou-se pra mim e disse : – Olha a roubalheira! Veja bem naquela placa o valor desta obra !
Olhei e fiquei estarrecido, o valor era de 1milhão, 998 mil reais.
Falei pra ele : – Poxa, com este preço uma pracinha deste tamanho? Bem, pode ser que irá colocar granito de piso. Talvez vc esteja prejulgando. Vamos esperar pra ver.
A obra demorou meses, com aquele estardalhaço todo de cerca, etc, embora não tivesse nenhum funcionário ali. Era só onda.
Finalmente a obra ficou pronta.
Sabe qual foi a única diferença?
Retirou um canteiro de plantas que já existia e colocou outro com uns 50 cms acima do nível do chão.
O piso ? Aquele simples de tijolinhos.
Por isso, depois de ler todos depoimentos, volto a afirmar que vc está perdendo tempo.
Alguém deve ter lido aquilo lá, falou para o prefeito e ele escalou esta única voz destoante do fórum para ficar aqui defendendo ele.
Não perca tempo. Morou?

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Fica claro que o interesse dos governantes fazendo todo esse estardalhaço por conta desses joguinhos, é o de desviar a atenção do povo do Rio do que seriam os verdadeiros objetivos da administração pública, Saúde Educação e Segurança, tres instituições falidas no RJ.
Quem fará a segurança das delegações no Pan? os traficantes??

Acarloz

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

Quero também registrar meu protesto contra a destruição do autódromo. Não é só a comunidade carioca que perde, mas todo o auto e motociclismo brasileiro. Destruir uma pista apta a sediar corridas internacionais e que custou uma baba de dólares públicos é, no mínimo, irresponsabilidade. É uma falta de respeito com todos os amantes do automobilismo, além de virar as costas para um monte de gente que vive disto. Além do mais essa importância que se atrubui ao Pan me cheira parecido com toda a papagaiada em torno da seleção: interesses, interesses, interesses… Sempre em cima de uma mentira que de tanto ser repetida, acaba sendo aceita como verdade. Pessoalmente, se pudesse escolher, ficaria com o autódromo e despacharia o Pan.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas tenho uma opinião completamente diferente.

E como eu já disse, concordo com vc… Mas eu concordar ou não com vc não faz diferença.

O que faz diferença nesse caso é a lei e os aspectos políticos envolvidos, incluindo os seus desdobramentos na cidade, no estado e no país.

Se o prefeito está tão errado assim, que se prove, caso contrário não tem jeito.

Eu prefiro pensar de maneira prática visando resultados concretos mas cada um pensa e faz o que achar melhor.

Eu só posso desejar boa sorte para vc, pq como eu já disse pelo menos esse round está praticamente perdido.

Abraços.

André Buriti
17 anos atrás

Caro Lawrence.
Creio que você não entende, a questão do autódromo é muito mais séria do que parece.
O prefeito está fazendo uma perseguição pessoal na questão do autódromo, ele sabe e nós sabemos que essas obras são inúteis e impróprias.
Não me interessa as prerrogativas legais e democráticas que o colocaram na cadeira de prefeito, o que ele está fazendo com a cidade é errado.
Ele sabe disso, sabe que o evento será um fracasso, sabe que a cidade ficará endividada por uma década pelo menos e sabe que não terá legado para deixar.
Não estimularei nem darei a qualquer iniciativa privada ou pública pela abertura de um novo autódromo, quem quiser fazer que o faça, a Cidade do Rio de Janeiro tem um Autódromo Oficial Internacional que se chama Autódromo Nélson Piquet.
E para seu governo, as obras não ocupam sequer 20% da área total do autódromo, o resto encontra-se intacto e pronto para o uso, basta ver o link “fotos do autódromo” lá no blog SOS Autódromo RJ,isso mostra a intransigência do prefeito e de seus asseclas, eles temem que com o autódromo reaberto a uniào dos pilotos faça que finalmente o automobilismo carioca saia de sua inércia e ocupe definitivamente o espaço que lhe é de direito.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Caro André Buriti,

Apesar de você ter toda a minha solidariedade, infelizmente vc está desperdiçando as suas energias. A pergunta é: vale a pena?

Eu vou confessar que nunca fui ao autódromo de jacarepaguá por vários motivos que não vêem ao caso, as vezes pessoas como eu que não tem envolvimento direto com o caso como eu que nem carro tenho e olham toda a situação sob outra perspectiva podem fazer um juízo diferente.

Eu até acredito que o autódromo de jacarepaguá vai ser reaberto, bem menor mas sabe-se lá com que qualidade de asfalto, que infra-estrutura, quando…

Como o nosso amigo vizinho à pista já disse aqui no blog, a pista já era e as obras já tomaram conta de tudo.

Eu tenho certeza que é muito mais produtivo tentar viabilizar outra pista a brigar por essa luta perdida.

Como já disse aqui os políticos fazem as leis para se aproveitarem, se bem que em um país tão complicado como o nosso se eu fosse prefeito também não daria prioridade ao automobilismo uma vez q as mazelas se avolumam por todos os lados. Ou é mentira?

Se o prefeito foi desonesto, que se prove. Se não houver provas concretas já era. Não tem jeito. Em um país em que uma empresa telefônica praticamente doa 2,5 milhões de dólares para o filho do presidente tudo se torna público, notório e nada acontece, imagina nesse caso.

Eu não tenho um carro de corridas única e exclusivamente porque não posso, apesar de até admirar quem pode participar desse esporte, convenhamos que é uma brincadeira dispendiosa e que em um país com o nosso não deve ser prioridade! Quantas comunidades carentes existem em volta do autódromo atualmente?

Justamente para isso existe a iniciativa privada, para atuar em nichos de mercado aonde nem deveria haver atuação estatal. Fica muito mais fácil pois os empresários são muito mais competentes para gerir qualquer coisa, não têm as amarras governamentais, etc, etc, etc.

Mas para isso, é necessário além de muita grana, espírito empreendedor, audácia e competência!

Como eu já disse, acho que pelo menos consigo apresentar essa idéia para um mega empresário que está sempre por aqui no Rio, acho que consigo pelo menos falar 5min com um dos netos dele que suponho eu vai ter pelo menos a gentileza de me escutar por esses breves momentos.

De resto pelo menos não vejo outra atitude produtiva a tomar, tenho certeza que brigar com o prefeito por Jacarepaguá vai ser infrutífero e decepcionante.

Apesar do nosso sistema de governo não ser um sistema perfeito, não vi nenhum melhor e pelo menos vamos poder dizer o que achamos do governo dele nas próximas eleições, mas lembrem-se que manda a maioria.

Temos que ter a humildade para aceitar isso… Aliás, sem humildade não se consegue nada.

Abraços

André Buriti
17 anos atrás

Lawrence, nào se trata apenas de dinheiro, trata-se principelmente de cidadania, leia mais lá no SOS Autódromo que você vai entender.
Se realemnte existem empresários de visão neste país era para termos mais autódromo particulares, independete de termos a melhor praça do país sendo invadida por grileiros de colarinho branco.
Não reconheço esse prefeito como reflexo da maioria popular eleito em sufrágio universal, vejo sim um marqueteiro mentiroso que conta com a ajuda do monopólio de uma rede de comunicações e que traz a cidade como refém de suas vontades.

Como diz a piada se eu perder pra ele vou ganhar de quem?

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Amigos,

a situação é mais urgente que começar a costruir um autodromo…

O pessoal da Turismo está se organizando para correr em SP !!! Os pilotos, porque a posição da FAERJ E CBA É DE QUE QUALQUER CORRIDA VAI ENFRAQUECER A LUTA NA JUSTIÇA !!!

A Arrancada, que partico (primo pobre do automobilismo), tem uma pista pronta em Nova Iguaçu, bem na Dutra. Mas a FAERJ E CBA NÃO SE COÇAM – PORQUE ACHAM QUE VAI ENFRAQUECER O DIREITO NA AÇÃO QUE CORRE NA JSTIÇA !!!

Quem tem fome tem pressa.

O que precisamos, ALÉM DA BRIGA CONTRA O PREFEITO, é que a CBA E FAERJ organizem provas alternativas, ORGANIZEM E BUSQUEM AJUDAR SOLUÇÕES PARA OS CAMPEONATOS. FAÇAM AS COISAS ACONTECEREM!!!

E continuemos buscando reaver NOSSO AUTODROMO, construir outro na Iniciativa privada. Continuemos com o automobilismo no Rio…

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Para fazer alguma coisa, qualquer que seja ela, precisamos de 3 ítens:

– Ponto inicial ou estado inicial
– Trajeto ou tudo q for necessário.
– Ponto final ou objetivo

Mesmo planejando muito bem isso a tendência é não dar certo, imagina se vc errar um ou mais ítens…

Eu sei que a intenção de todos aqui é o melhor para o esporte a motor, mas gostemos ou não, Jacarepaguá como conhecíamos já era, é história. Ponto pacífico?

Tendo isso em mente surgem as alternativas:

1 – brigar com o prefeito que foi eleito pela maioria da população em sufrágio universal, independente dos méritos dele, a bola está com ele e ele faz praticamente o que bem entender; mais uma vez, gostemos, concordemos ou não.

2 – Mandar o prefeito e sua troupe ir catar coquinho, arregaçar as mangas, costurar os apoios necessários e contruir um verdadeiro complexo automotivo no Rio de Janeiro. Pista mista com vários traçaods, oval ou anel externo, reta de concreto para arrancada, pista de kart, derrepente uma pista de terra, arquibancadas, hotel, local para sede de equipes e por aí vai.

Algo que o circuito de Jacarepaguá jamais terá, pq mesmo que possível, já sabemos que a pista vai encurtar muito se voltar a ter condições de uso.

Por uma razão muito simples, automobilismo é um esporte elitista, pouquíssimas pessoas podem pratica-lo e o prefeito tem outros interesses.

Mas um empresário com visão de futuro e capital para investir a longo prazo pode mudar essa história.

Eu conheço o nome de um deles, derrepente posso tentar contacta-lo mesmo tendo pouquíssimas chances.

Com certeza mais pessoas aqui conhecem pessoas empreendedoras assim. Temos que junta-las por uma razão muito simples, automobilismo dá lucro. Quem não quer ganhar dinheiro?

Abraços

Mário Buzian
17 anos atrás

Caros amigos,

Realmente faço coro com oas palavras do meu grande amigo Sidney Cardoso,pouca gente tem maior autoridade para discorrer sobre esse assunto,e apesar de ser paulista e atualmente morar no Rio Grande do Sul,fico indignado comk certas atitudes que são tomadas em terras cariocas,especialmente no que tange ao automobilismo…Como podemos perceber,essa história não é nova,apenas reforça a idéia(totalmente equivocada,diga-se de passagem)de que o Rio não merece ter mais um autódromo,que esse é um caro esporte,somente para elitistas,etc.Temos várias argumentações contra,mas o que realmente me espanta é como pode nesse momento de que temos tantos meios de comunicação atuantes simplesmente tentarem abafar o clamor de vozes que imploram pela conservação de Jacarepaguá…
Será que existe algo tão forte,tão mesquinho e tão pequeno para dar prosseguimento a essa idéia de acabar com o autódromo ???
Compartilho a dor e a revolta dos amigos,e imagino que todos fariam o mesmo se tentassem fechar Interlagos,Tarumã,ou qualquer outro espaço que consideramos sagrado para a prática do nosso querido esporte,e a realização de milhares de sonhos que poderão ser ceifados daqui em diante,em prol de uma campanha ” maior ” do esporte pan-americano…
Vamos botar a boca no trombone e espernear,meus amigos !!!!!

Mário Buzian-MUSCLE CAR FOREVER !!!!!

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Lawrence, acho que temos que reclamar mesmo que a vaca já tenha ido para o brejo para tentar quebrar este ciclo maldito, pq se toda vez que essa corja inventar algo como isso que estão fazendo com o autódromo, nós desistirmos e formos embora, o problema nunca será resolvido seja o do autódromo, seja qualquer um, pois a corja só vai sossegar o facho quando ela perceber que ela não se “cria” mais, que ela não pode mais botar as “manguinhas de fora” pois as pessoas estão mais conscientes e alertas, mesmo fazendo um autódromo particular a prefeitura e os nossos poderes darão um jeito de se aproveitar de alguma maneira, seja com impostos, taxas ou sei lá mais oque, até que se torne inviável, por isso acho que deixar para lá para a o regozijo da corja, achando que eles irão se contentar com o que conseguiram não resolve nada, pois eles vão querer sempre mais. Sei que falando isso hj no momento de torpor atual isso parece bobagem, mas alguem tem de se mexer, e a mudança começa em alguem momento com alguem.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Mefistófeles,
Por coincidência, esta semana quando estávamos nós, os Matuzas de SP (CLáudio, Brandão e eu), na reunião em Interlagos sobre o farnel do dia 15, relatei este caso do Mário Olivetti para o Marcelo Borg, da administração do autódromo. Só que o nome do piloto não me vinha à memória de jeito nenhum. Graças à você, relembrei agora. Abs.

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Lawrence Jorge,

é isso aí. Que brigaram (brigamos) brigaram. CBA trabalhou bastante na luta contra este absurdo.

Acho, como você, que temos que buscar alternativas. Tenho um apartamento a extamente uma quadra do autódromo. A VACA JÁ FOI PRO BREJO. A obra está sendo feita, a pista já era, e é obra grande.

Minha maior reclamação contra CBA E FAERJ é que TINHAM QUE TER PREVISTO PERDER !!!! Amigos, é o PAN !!! Gostem ou não, a Globo banca. Desculpem se sou rude, mas DON QUIXOTE TERIA MAIS CHANCES CONTRA O MOINHO.

Hoje não temos pista, E NÃO TEMOS NENHUMA INICIATIVA DOS ÓRGÃOS DIRETIVOS PARA BUSCAR ALTERNATIVAS.

De juntar os pilotos prá correr em outras pistas enquanto não se resolve uma pista no Rio, a buscar pistas alternativas no próprio Estado.

O QUE NÃO PODE É FICAR PARADO!!! Os pilotos, equipes, mecanicos, PRECISAM CORRER. Se esse impasse durar 5 anos, SERÃO 5 ANOS SEM AUTOMOBILISMO NO RIO ?

E o argumento da CBA e FAERJ, nem digo aqui, prefiro que leiam nos coments do SOS AUTODROMO. Triste.

Adriana Greco
Adriana Greco
17 anos atrás

Ai que nojo das autoridades. Tô cansada de pagar um monte de IPTU e IPVA e ter nada de volta…pagar muito e ter pouco. Se não bastasse a falta de segurança, sistema de saúde, trabalho social e vergonha na cara estão querendo acabar com o esporte no país!!!Estamos precisando de mais autodromos e ao invés disso não preservam os que já temos. Como pode ?É um descaramento sem fim!!! Apoio totalmente qualquer coisa pra deixar o autodromo Nelson Piquet a onde está!!!Não é possivel que se destruam um lugar como aquele que já foi palco de varias corridas internacionais!!!Tenho vergonha de ser Brasileira!!Vou fazer igual a primeira dama deste país de….. e contar com a minha cidadania italiana, pois aqui o que impera são os interesses pessoais dos politicos e das autoridades…e pra nós nada…só as contas!!!!

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

André Buriti,

Concordo em gênero, número e grau com vc…

Mas como vc mesmo disse, o poder público tem inúmeros instrumentos de pressão, sem contar as empresas privadas associadas que também não são pouca merreca.

Mas eu mais uma vez conclamo que unam forças para construir um autodramo particular!

Eu sei que é caro, leva tempo, mas acaba essa manipulação política.

Eu não sou religioso mas gosto de frases bem ditas e Jesus disse uma muito boa: ” A César o que é de César”

Resumindo, o prefeito quer acabar com o autôdramo, que se construa outro! Deixa o prefeito brincar de construir com os coleguinhas dele…

Acho uma iniciativa muito mais produtiva do que ficar brigando com o prefeito e seus associados nesse evento.

Nós conhecemos a ética do meio político brasileiro, eles mesmo fazem as leis para depois se aproveitarem.

Se não fosse o prefeito atual, seria outro, faria igualzinho; porque só se candidata quem está na “panela”. Ou não é?

Eu gostaria de saber o q vc achar de tentar construir outro autodramo.

Abraços

Luciano Barcelos Oli
Luciano Barcelos Oli
17 anos atrás

É! Tá ficando complicado, aos poucos estamos perdendo nosso autódromo,. A Mídia aqui no Rio faz pressão pelo Pan e não se importa com nosso autódromo!

Luciano Barcelos:

http://www.lemans.blogger.com.br

André Buriti
17 anos atrás

Caros amigos do blog do Gomes.

Como a maioria aqui sabe, essa luta começou há muito mais tempo do que se imagina, desde os tempos do Sidney Cardoso até hoje, todas as construtoras tinham o autódromo como alvo de especulação imobiliária, o grande problema é que eles não são imediatistas, tentaram nos anos 60, e voltaram agora.
O que mudou nessas quatro décadas?
A falta de engajamento dos pilotos tem várias razões, muitos são empresários, profissionais liberais, e não foram poucos que logo após primeira carreata receberam “visitas” de fiscais da Prefeitura, numa clara mostra de pressão por parte do executivo carioca.
Muitos amedrontados não participaram das manifestações, quando fizemos a primeira carreata que culminou com a Stock-Car em Jacarepaguá, TODOS os Stocks V8 largaram com faixas de luto em protesto contra a obras, a Globo cortou um dobrado para que as faixas não aparecessem em evidência na transmissão da TV, inclusive na carenagem do carro do Cacá Bueno, que todo mundo sabe quem é, e que foi o primeiro a levantar a voz contra essa estupidez contra o autódromo.
Em suma os pilotos até fizeram a sua parte enquanto o poder econômico não os fez calar, inclusive aquele que dá nome ao Autódromo, que ameaçou entrar na justiça contra a obra e depois recuou.Curiosamente, após esse recuo, a Globo começou a dar destaque às performances do Nelson Angelo na Europa.
Estou dando nome aos bois, porque acho que estão fazendo o que estão fazendo com Jacarepaguá, porque muitos ou temem o poder do dinheiro ou o poder da Globo, que ela tem de destruir e construir personalidades.
Quanto ao Pan, dizer que ele é um “grande evento”, ele não vale o quanto querem que paguem nele.
Aproveitem agora que a Copa do Mundo está acabando e acompanhem a ressaca da Alemanha com suas dívidas constraídas para fazer o torneio, ou leiam sobre os grandes elefantes brancos da Grécia, pós-Olimpiádas 2004 e vejam principalmente a pressõa que já começou para que o Brasil “banque” a Copa de 2014 “querendo o país ou não” segundo as palavras do “Capo” Havelange.
Não vou me alongar aqui, deixo estes links abaixo para que vocês tomem conhecimento do que está realemnte acontecendo em relação ao Pan e ao autódromo.
E, Sidney, não desistirei da luta, os tempos são outros, mas sei que podemos quebrar essa corrente histérica e hipócrita que cerca todos os problemas relacionados ao Pan ao autódromo.
Um grande abraço a todos
André Buriti
http://sosautodromorj.blogspot.com
http://averdadedopan2007.blogspot.com (blog de clipping sobre assuntos do Pan e realcionados)
Orkut Comunidade SOS Autódromo RJ http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1048675

PS. Desculpe pelo texto grande, Flávio.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Eu sou do Rio de Janeiro mesmo, capital.

Eu entendi sim, e a minha opinião permanece.

Agora, as manifestações não mudarão o destino do autodramo, como aliás já foi feito e bem lembrado em posts anteriores de pilotos em atividade.

O prefeito, independente do mérito da questão foi eleito, incluindo na campanha o jogos panamericanos.

Eu não concordo com o prefeito, poderíasse tranqüilamente se realizarem as obras em outros locais.

Mas a lei previlegia o poder público de várias maneiras, um desses privilégios é colocar o destino de uma cidade, um estado e um país acima de uma categoria esportiva.

Por isso a CBA não conseguiu reverter as obras e o assassinato de jacarepaguá continua a todo vapor.

Se a CBA que representa TODOS os pilotos brasileiros não conseguiu na justiça embargar as obras, imagina se uma manifestação de pilotos conseguiria…

Apenas uma manifestação realmente pública em larga escala poderia ter alguma chance de reverter esse quadro.

E quando criticaram os cariocas dizendo que ele prefere ir a praia a se manifestar, isso vale para todo brasileiro que prefere se divertir, de uma maneira ou de outra, a lutar por seus direitos.

Espero ter deixado bem claro a minha opinião. As vezes, quase sempre para ser mais exato, temos que deixar de lado as nossa paixões e pensar de um modo macro, tentando avaliar todas as variáveis envolvidas na questão para poder fazer um juízo mais equilibrado da situação.

Abraços

Paulo Krauzer
Paulo Krauzer
17 anos atrás

Para Lawrence Jorge RS
Acho que vc naum entendeu o que o Siney quis dizer.
Pra mi ele resumui dizendo que naum seria apenas um ato. Naum seria só carreata.
No resumo dele entendi que deveriam unir pilotos de renome atuais, politicos e imprensa. Acho que ele tá certo já pensou imprensa, politicos e pilotos famosos, seria mais dificil o prefeito peitar.
Notei uma coisa engraçada vc diz que é do sul mas por ato falho fala assim .
Eu acredito que o pessoal que está na ativa aqui do Rio fez o que pode e o que não pode!
Aqui do Rio. Viu! vc é do Sul mesmo?

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

A turma do Rio de Janeiro quando vinha correr em Interlagos, sempre andava com o pé no porão, me lembro de uma 12 Horas nos anos 60, em que Mário Olivetti com interlgos berlineta privada chegou em segundo, atrás de equipe de fábrica. Um detalhe a prova teve neblina da largada até às 10h00 da manhã. O parceiro de Mário largou a meia noite e com meia hora de prova parou no box dizendo que não correria mais por causa da neblina. Mário assumiu o carro e pilotou por 11 horas e 30 minutos seguidos, parando só para reabastecer e quem sabe, tomar apenas um café!!!

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Pessoal,

Eu acho muito injusto comparar a situação de décadas atras com essa agora…

Não que eu concorde com o Prefeito, muito pelo contrário, estou muito decepcionado com a destruição sem justa causa desse templo do automobilismo carioca.

Mas comparar uma aventuda de dois picaretas com um pan-americano é uma atitude no mínimo infeliz…

Sem contar que se manifestar agora já com a vaca no brejo não adianta nada…

Eu acredito que o pessoal que está na ativa aqui do Rio fez o que pode e o que não pode!

Se a federação fluminense que é a entidade máxima que representa o automobilismo estava contra a obra, usou de todos os recursos judídicos e não conseguiu embargar a obra, não seria uma carreata que conseguiria!

Se bem q se não me falha a memória, houve mais de uma manifestação pública com direito a carreata e tudo…

Claro que as ações do Sidney Cardoso foram louváveis, mas hj em dia não surtiriam o mesmo efeito por ser tratar de uma situação completamente diferente!

Uma única coisa salvaria o autodramo: DINHEIRO para se realocar os equipamentos esportivos em outro lugar, ou um planejamento mais bem feito, ANTERIORMENTE…

Agora meus caros, já era…

É mais fácil a galera se mobilizar e construir outro melhor e PARTICULAR. Em um empreendimento privado, não rola esse tipo de politicagem, mas aí… O buraco é mais embaixo né???

Abraços!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Oi, amigos
Desculpe-me, mas só cheguei agora, pq fiquei respondendo e-mails até tarde. Aliás, penso que é bom. Sinal de que as pessoas estão sensíveis a causa do automobilismo de competição.
Li todos comentários, concordo com muitos.
Penso que se os pilotos não se mobilizarem mais, será um caminho sem volta para o Autódromo do Rio, visto que ouvi na semana passada, na rádio CBN, que o prefeito liberou para 10 andares o gabarito para construção no Recreio dos Bandeirantes e em Vargem Grande, bairros bem perto do Autódromo.
Não me lembro o nome de quem escreveu abaixo que a carreata teria que ter nome de peso dos pilotos, concordo, mas penso que os pilotos atuais deveriam solicitar a estes que colaborassem.
Não gosto de política, mas pela minha experiência anterior, o caso só foi resolvido através dela.
Vou contar a vcs como foi :
Dois picaretas que, prefiro não declinar o nome, criaram uma firma chamada Nova Caledônia, que estava se apropriando do Autódromo, através de escrituras falsas.
Pretendiam loteá-lo, criar infra-estrutura de saneamento e vendê-los.
Naquela época, havia um candidato a deputado, Heitor Furtado, que havia estudado em nosso Colégio e era aficionado por corridas.
Ele me procurou e me fez a seguinte proposta : – Se vc, com seu prestígio no automobilismo, me apoiar eu prometo que vou reabrir o Autódromo.
Já levantei a ficha destes dois e são picaretas, a documentação é toda falsa.
Continuando, ele me pediu se podia marcar uma reunião com os dirigentes do automobilismo, junto com a imprensa especializada.
Nunca me meti em política, mas diante da circunstãncia, concordei.
Bem, falei pessoalmente com Amadeu Girão, que era o presidente da Federação de Automobilismo da Guanabara.
Ele achou sensacional. Conversou com Heitor e nos ajudou a marcar uma reunião no Automóvel Clube da Guanabara.
Na reunião, marcada com bastante antecedência, para que todos ligados a esse esporte estivessem presentes, Heitor ,que era candidato a deputado estadual, levou um candidato a deputado federal, Lopo Coelho e o candidato a senador, Gama Filho.
Toda imprensa automobilística da época estava presente, tais como : Fernendo Calmon, da TV Tupi, programa Grand Prix, Denis Miranda e André Queiroz, da TV Rio, programa Carro é Notícia, Luiz Carlos Bonfim, jornal Correio da Manhã, Alvaro Costa Filho, jornal O Jornal, Milton S. Paio, jornal Gazeta de Notícias, etc,etc.
Na reunião, após Heitor Furtado ter feito sua promessa, os jornalistas falaram que iriam apoiá-lo, mas iriam cobrá-lo.
Bem, já no dia seguinte e daí em diante, toda imprensa protestava sobre a possivel morte do Autódromo.
Heitor foi várias vezes no programa de TV Grand Prix.
Resultado, lembro-me como se fosse hoje, quando começaram a sair os boletins das eleições, ele me procurou e falou : – Rapaz, não sabia que o automobilismo era tão querido, estou recebendo uma chuva de votos que nem eu imaginei, sou um dos deputados mais votados.
A promessa está de pé.
E, batalhou e conseguiu reabrir o Autódromo.
Heitor já está velho, afastado da política.
A duas últimas vezes que estive com ele foi quando concedeu o título de Cidadão Honorário do Rio a Nelson Piquet,( tenho fotos de nós três na solenidade). E depois, pra mim foi inesquecível, vcs já saberão porquê, quando ele, junto com Antonio Carlos, apresentador de programa de rádio – naquela época na Tupi, hoje na rádio Globo – me convidou para ir com ele assistir na arquibancada uma corrida de FI, nos anos 80.
De início não queria muito ir, pois preferia ficar nos boxes, mas ele insistiu e aceitei.
Por que inesquecível? Porque estávamos sentados na arquibancada e de repente, imaginem quem senta-se ao nosso lado. Nada mais que Juan Manuel Fângio.
Bem, gente, o que quero dizer com isto é o seguinte, pode ser que um remédio de décadas atrás não dê certo agora, mas naquela época funcionou.
Acho que os pilotos de hoje devem procurar comunicadores de peso e políticos e mostrarem a eles o quanto este esporte é querido.
Vejam, o Heitor não sabia. Ele abraçou a causa porque era um aficionado, mas depois ficou perplexo em ver que este é um esporte que tem muito apreciadores.
Adianto que não tenho conhecidos em política, mas penso que quem tem deve procurá-los e fazer uma proposta parecida a que o Heitor fez a mim,
Abs

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Sidney, te interessa uma foto colorida (em slide) do GT40 em Jacarepaguá?

Marcato
Marcato
17 anos atrás

Concordo com o Fitti, a justiça não está cumprindo com seu dever, o Alcaíde descumpriu todos os acordos até agora estabelecidos e a justiça oque fez nada !!!!!! até o presidente do supremo tribunal de justiça do Rio lançou a pérola que apesar das irregularidades o A não realização do PAN iria manchar o nome do Rio de Janeiro, isso é uma declaração que considero estarrecedora ainda mais de onde veio, de uma pessoa que supostamente deveria zelar pela lei e o seu cumprimento, mas ao invés disso pelo “bom nome do Rio” varre-se para debaixo do tapete as maiores falcatruas, com o meu, o seu o nosso dinheiro, isso ilustra bem o nível dos nosso governantes e o seu comprometimento em esquemas escusos.

pedro pessoa
pedro pessoa
17 anos atrás

Na carreata que tiveram duas, com carros de corrida, tuning e tudo mais, mas o carioca quer ir pra praia, e não apoia nenhum tipo de manifestação. Uma pena, e nosso prefeito…. esse então vende até a mãe, mas não deve entregar.
Ps: que fusca lindo…..

Fitti
Fitti
17 anos atrás

Sidney,

Estamos mobilizados sim, ja fizemos carreatas, protestos, o amigo Buritti é incansavel e os pilotos estão sempre se movendo, só que a JUSTIÇA não está cumprindo sua parte, pois o cara que comanda o RIO perdeu e não cumpre a lei,(novidade), alguns pilotos ja correram em Curitiba no dia do WTCC e agora devemos ir a outra praça, mas não estamos parados.

Você é um dos pilotos que sempre gostei, e agradeço por manter vivo o automobilismo.

Fitti,equipe speedrj.com.br, corsa 63

LSalomão
LSalomão
17 anos atrás

Sidney essa do copinho foi uma solução MASTER para época. A configuração do meu 1200 Okrasa tem esse copinho que hoje é o defletor de carter que colocamos para não faltar óleo nas curvas e não aqueça o motor.
abs
LS

Luiz Affonso
Luiz Affonso
17 anos atrás

Sidney Cardoso,

o que quiz dizer foi que carreatas já não chamam a atenção no Rio. Já foram feitas duas, e a população nem tchum.

Tem-se feito de tudo. Mas claro, carreata prá funcionar teria que ter o Emerson, o Nelsom Piquet, O Cacá Bueno, prá realmente chamar a atenção. As duas que tiveram não puderam contar com nomes de peso, e acabou sendo tiro nágua.

Assinar o SOS Autodromo é um ponto, mas não vai adiantar de nada. Estamos de frente a uma arbitrariedade muito maior. O prefeito foi contra decisão judicial. Fez acordo e não cumpriu. O buraco é bem mais embaixo.

GOSTARIA QUE LESSEM OS COMENTÁRIOS E COLOCASSEM OS SEUS. É DALI QU PODE SURGIR ALGUMA SOLUÇÃO.

Por favor, debatam conosco. O automobilismo carioca VAI ACABAR, e creiam, não é por apatia dos pilotos não: É POR APATIA DOS ÓRGÃOS DIRETIVOS !!!!

Leiam meus comentários e opinem.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Grande Sidney GT-40 Cardoso,
Se a memória não me falha, esse Ôvo de Codorna não era aquele patrocinado pela Ducauto,pilotado pelo Antonio Rodrigues? Abs.