Mais dos J Files

SÃO PAULO (será que fez a curva?) – Foi o lema da Copa, aquele negócio de fazer amigos. Talvez pudesse ser aqui, também. O impagável contador de histórias Joaquim Lopes, que no dia 15 estará de fraque e cartola na porta do autódromo, me mandou uma mensagem emocionada, contando sua alegria por poder conhecer, agora, ídolos de sua (mui distante) juventude.

Um deles é o Sidney Cardoso, que vez por outra aparece por aqui e colabora com suas histórias e idéias. Sidney é irmão de Sérgio Cardoso, que morreu tragicamente naquela corrida de Petrópolis em 1968. Sérgio, nas palavras do JL, “um mestre”. Revirando seu baú, nosso blogueiro achou a foto abaixo, de seu mestre entortando uma Alfa Giulia TI no S do antigo autódromo de Jacarepaguá.

Esses caras guiavam… Bem, só não digo que se inspiraram no meu estilo porque naquela época eu ainda não dirigia. Afinal, entorto o #96 em todas as curvas e o JL nunca me chamou de mestre de porcaria nenhuma!

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Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Camorra não…
Cosa Nostra
EH EH EH EH…

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Ao Lago,
Sem querer duvidar do amigo, o que voce viu se não foi ilusão de ótica, foi erro mesmo… o 96 definitivamente não entorta nas curvas, salvo quando o FG faz alguma, como passar reto no S… e eu tenho cópia das fotos para provar…

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Ao Petrus e ao Comendatore Ceregatti,

O FG vai baixar o tempo em 14 segundos e, para terminar a festa, teremos a presença de Papai Noel no show do Beatles 4Ever…
Acho melhor aumentar a quantidade de cerveja a ser levada… vai ser uma tarde longa…

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Claudio, amigo, corajoso voce em?!!
14 segundos, nosssssa mãe!!!

LAGO
LAGO
17 anos atrás

sou testemunha ocular. quando parei por pane seca no final da reta oposta na preliminar dos 500 kms ano passado (05), pela então categoria antigos, hoje superclassic, ví, e se me contasssem não acreditaria, que o 96 entra forte na curva do lago. a bagaça (sem sacrilégio, é elogio ao carro de corrida) vai que vai quase de lado. a apenas alguns metros da tangência, foi bem legal de ver torcida 96….digo eu hoje, pela admiração que passei a ter pela história destes carros e seus intrépidos pilotos do passado, que foi mesmo um privilégio…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

A verdade histórica sempre vem à tona, e a ela foi trazida pelo dileto Joaquim Lopes, cidadão reto e retilíneo, ao contrário desse discípulo da Camorra, vulgo CC, que distorce fatos e dados, e que será devidamente pulverizado com óleo de rícino no dia 15.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caro La Fontaine, mago dos contos infantis,
Si non é vero, é bene trovato..
Sds e perdão pelo meu italiano macarrônico.

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Caro Juca Bala, a Ferrari do Camilo não era uma GTO pura, mas uma similar Drago. non é vero?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Pessoal, quero fazer aqui um reparo histórico, devolver a quem de direito a história ignorou olimpicamente, não lhe concedendo os devidos louros. Rendo aqui, neste momento à presença de todos os blogueiros, a maior homenagem e o reconhecimento cabal ao maior e melhor piloto de todos os tempos. O Homem, cujas ultrapassagens históricas, derrapagens controladas inesquecíveis, voltas mágicas fulminantes; cuja precisão, arrojo e velocidade inigualáveis serviram de molde e modelo para Jim Clark, Jackie Stewart, Grahan Hill, Jochen Rindt. O homem cuja técnica perfeita causou inveja a Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Emerson Fittipaldi e fez Nelson Piquet e Ayrton Senna morderem balaclavas e capacetes de pura raiva. Senhoras e senhores, eis o Homem, o PILOTO MAIOR; Flávio Gomes e seu intrépido DKW 96!!!! Aplausos !!!
Bem, reconhecimento feito, aplausos concedidos, podemos voltar a dormir… Adieu..!!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caros mestres Romeu e Mefistófeles,
A Ferrari do Camilo era uma GTO 1958, legalmente importada, só que o Camilão mandou a dita cuja de volta para a Itália, regressando esta com umas mágicas como motorzão 12 cilindros da TestaRossa. Como estava homologada como GT, deu-se o imbroglio com o tio Chico Landi, que queria a Ferrari enquadrada como protótipo. Camilão contra-argumentou que as Abarth, que haviam vindo para o Brasil em comodato por um ano, estavam com as licenças vencidas, portanto não poderiam participar da prova. Foi um tremendo bate-boca que terminou com a retirada definitiva das Abarth do Brasil. Abaixo a classificação da prova:
1o – Camilo Christófaro, Ferrari GTO
2o.- Marinho Camargo, Malzoni
3o.- W. Fittipaldi, Alpine
4o.- Jaime Silva, Simca-Abarth
5o.- Eduardo Scurrachio, Malzoni
6o.- Bird Clemente, Interlagos
7o.- Ubaldo Lolli, Simca-Tempestade
Abs. a todos.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Pessoal:
Surpreendido, volto a este post…
Desliguei o micro ontem perto da meia-noite, durante a saudável polêmica de andar de lado ou não…
Tive que parar pois estava na hora de vestir meu pijaminha de flanela, antes do escalda-pés e do chazinho .
Retorno apenas agora, perto de 5 da tarde de Terça-Feira, e acabo de ler tudo aí pra baixo…

** Algumas considerações:

1- Estou convencido que o FG realmente precisa de ajuda… Já falamos aqui sobre essa estranha fixação em tranqueiras de 4 rodas, aliada a esta obcessão sobre carros (argh…) russos em geral…

2- O pré-contrato já assinado por seu manager Salomão (não o das minas) junto ao Jan Papa Omelete Balder para a próxima temporada certamente mexeu com os brios desse rapaz, coitado… Ele já começa a delirar…

3- O peso dos anos se faz presente… Nós, Matuzas entendemos perfeitamente bem que cada ano que passa é 1 segundo a menos e 1 parafuso tambem… Como o meio século de vida aproxima-se celeremente, os primeiros sinais da senilidade manifestam-se de forma cada vez mais clara…

Porque concluo isso? Simples…
O post sobre a análise efetuada na Audi, acerca de tempos de volta está nítidamente tendencioso…

Como voces sabem, tambem tenho alguns contatos no meio automobilístico, e acabo de efetuar a mesma análise de tempos de volta para o Circuito antigo de Interlagos… Como previa, a verdade é diversa daquela aqui apresentada, como relato abaixo:

a) Os tempos de volta referem-se a parametros de 40 anos atrás, não são portanto válidos como comparação…

b) O asfalto de Interlagos tinha muito menos grip antes da reforma de 67 a 70… Pra falar a verdade, era meio difícil achar grip no meio daquela buraqueira generalizada…Só aí, menos menos 4,5 segundos.

c) O traçado era levemente diferente do posterior à reforma: As curvas 1 e 2 tiveram sua tomada e saída alteradas, visando a diminuição de velocidade. Nesse ponto, mais 2 segundos

d) Os pneus de 40 anos atrás eram completamente diferentes dos radiais atuais. Nesse ponto, menos 3 segundos.

e) A visibilidade antes da reforma era completamente diferente. Não se via as tomadas da maioria das curvas, e o pessoal andava com umas certa folga, se andassem cravados poderiam se dar mal… Essa diferença gera outros 2 segundos por volta.

f) O conjunto pneu+amortecedores+mola de hoje são infinitamente mais eficientes. São 40 anos de tecnologia automotiva em cima. Este dado carrega mais 1 segundo por volta.

g) A relação peso-potencia… Este aspecto é de suma relevancia, visto que o FG tem peso extremamente baixo, embora sua foto no Site WarmUp não reflita sua atual condição física… Neste quesito é apenas 1 segundo.

h) A pressão da concorrencia na época era substancialmente maior… Todos sabemos que andavam juntos no limite, e um piloto sempre atrapalha o outro quando da acirrada disputa… Tal fato não ocorre hoje, visto que a Deka #96 anda sempre sozinha na pista, sem pressão de ninguem. Daí advém a relativa constancia nos tempos de volta, ao redor de 2min 36seg…
Este quesito representa pouco, apenas 1 segundo…

Desta forma, a conclusão dos Engenheiros de Pista que consultei resulta na soma simples dos tempos dos itens a até h acima, perfezendo um total de 14 segundos e meio…

Não estão incluídos nessa análise o extremo talento de uma geração inigualável, cujo pioneirismo, desempenho e resultados falam por si só.

Caso queiram, posso enviar os dados de PI colhidos via transmissão de dados de ondas de pensamento obtuso a todos os senhores….

IMPORTANTE: Tão dizendo por aí que nosso amado mestre e mentor completará mais um anos de vida no próprio dia 15… Não sei se é fato, mas caso seja preparem-se para voltas ao redor de 2min 37seg, sabe como é, o peso dos anos…

Abraço, FG.
Abraço, pessoal.
Dia 15 vou ter que ir disfarçado, com cinta elástica no barrigão pra não ser reconhecido… O homem quer me afogar em cerveja quente, que maldade com o velhinho…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

No GP IV Centenário do RJ, quem pilotou a Ferrari (que não era GTO, mas parecia) foi mesmo o Camilo.
Posteriormente o carro foi vendido ao Paulo Cesar.
No meio da confusão, o Landi disse uma frase que ficou para a história:
“Se esse carro é uma GTO, minha avó é um bicicleta”

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Amigos, creio que essa corrida no Rio, quem pilotava a modificada e não original Ferrari 250 GTO era o carioca Paulo César Newlands, para quem o Camilo vendeu ou alugou o carro. Abraços.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Para os muitos que vivem longe de Interlagos como eu: quanto vira um carro de rua na pista? tipo um modelo popular – dos bons – em relação ao 1000 do Gomes? só para termos uma idéia do desempenho do bonito carrinho dele.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Grande Joaquim!
Essa do Piquet ,não sabia que ele já correu em rua também.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Ney Prates,
Não sou do Rio nem Brasilia, fui criado perto do DF mas minha paixão por corridas me levou ao Rio, SP, Salvador, Fortaleza, Mineirão, onde tivesse corrida. Segundo, a prova que vc se referiu, o IV Centenário, foi a última corrida das Simca-Abarth no Brasil. A vitória do Camilo, de Ferrai GTO, causou o maior imbroglio entre ele e seu tio, nada menos que Chico Landi, que protestou o carro. Abs.

ney prates
ney prates
17 anos atrás

Joaquim, vce também é do Rio, ou de Brasília?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Quando eu penso que já vi de tudo nesse blog, ele me surpreende cada vez mais, parece que tá on-line…
Vamos lá pessoal: como já disse aqui antes, sou cria de corridas de rua e, naquela época, quem queria pilotar nas ruas ( e o circuito antigo de Jacarepaguá era quase um circuito de rua, uma fita de asfalto sobre um aterro, no meio de um pântano e um areal), “atravessar” era mandamento básico, passagem obrigatória, e não um erro de piltagem. Claro que havia excessos e erros, e esses quando cometidfos, em provas de rua, resultavam em corre-corre, deus-nos-acuda na assit~encia. Para ilustrar, Nelson Piquet em 71, correndo na minha cidade como estreante, mesmo liderando a prova deu uma saída de pista e atropelou quatro pessoas. Por aí, vocês tiram a naba como era. Mas era um verdadeiro espetáculo assistir esses caras pilotando. O Sérgio Cardoso era pra mim um mestre nesta arte. Tenho as fotos do Sidney também entortando de Kg ou Lorena-Porsche, não fica atrás do irmão. Abs a todos e lamento pelos que não tiveram a oportunidade de ver essas feras em ação.

ney prates
ney prates
17 anos atrás

Ao Sidney:
Como disse o amigo Virgo, não houve intenção de crítica ao Sérgio, que, como escrevi, andava muito.
O fato é que, nessa, ele quase foi no laguinho. A outra que voce citou, eu também estava ao lado, na corrida principal, quando ele quase chega na frente, também. A turma era meio contra seu irmão, talvez por inveja e despeito, pela grana que voces botavam na pista.
Das corridas na Barra, essa do Peixotinho não ví, devia estar em outra curva. Mas delas, o que nunca esqueci, foi um pega divino, entre o Marinho e o Tigrão, Malzoni x Alpine A110, no GP IV Centenário. O Marinho sempre na frente, com o Malzoni querendo decolar, o Wilsinho na cola, entrando e saindo do S com dois únicos movimentos de braços: na tomada da primeira perna, cruzava os braços, descruzando-os para corrigir, e já apontar para a segunda perna. Simplesmente mágico. E com tudo isso, o Marinho chegou na frente, só perdendo para o Camilão, de Ferrari GTO 250.
Deve ser mesmo nostalgia e velhice, mas que antigamente era muuuiito melhor, isso era. Abraço, Sidney, e se estiver com o Heitor “Urubú”, estenda-o a ele também.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Agora gostei!
Deve ter afinado a usina!Vamos ver,torcida não vai faltar né?

Pri
Pri
17 anos atrás

E eu que pensei que o Gomes estava brincando…
Vamos lá Flávio tô contigo!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Vou virar 2min34s sábado. Se não virar isso, pago a conta da cervejada.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Meu Deus!
Acho que tem gente aqui abusando das caipirinhas e/ou outros *aditivos*.
Até os cronômetros estão *envenenados*…

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Putz, acho q vou aparecer no dia 15… só pra rir!!! O Flávio, por ex, é mt + biruta do q eu imaginava… hehehe…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Sei não hein FG…acho que vc combinou umas caipiras com um cigarrinho do capeta né não?…como é que dizem mesmo? “eu tenho a foooorça!”….

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Brincadeiras a parte, esse foi um dos melhores posts dos ultimos tempos… O FG, organiza ae um pega no kart com os matuzas… eu e minhas idéias… agora só resta nos do rio e outras cidades longes de SP ficarem babando….

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Então ficou assim.. os vemag tomavam benga dos willys… é isso mesmo que eu entendi??? Bom, se for assim, nada mudou, né FG… hahahahahaha…

Vitão
Vitão
17 anos atrás

FG, como disse Dan Gurney, se o carro está sob controle, você não está indo suficientemente rápido. Portanto, “descontrole” total no noventa-seis !
E a minha cerveja bem geladinha, faz o favor, que tenho sido um bom blogueiro, num ti enchi mais o saco.

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Ao Sidney Cardoso,
Na boa na boa, acho que voce me entendeu mal: eu não disse que colocar a barata de lado é um erro, porque o proprio Bird nos disse aquele dia em Interlagos que isso faz parte da tecnica de pilotagem – que alguns cobras usam e abusam, e que outros se recusam a usar… nenhuma referencia ao FG.
O que eu disse foi que no caso da foto a atravessada era o retrato de um erro: a Alfa está atravessada mais de 45º, evidenciando que a traseira já foi. Há um comentário aí embaixo de uma testemunha do ocorrido, o cara quase saiu da pista.
Só para comparar, mais embaixo tem um post com uma foto do Bird todo torto com o carro dele, compare como o Bird tem o carro sob controle; O Comendatore Ceregatti estava comigo aquele dia quando o Bird se referiu ao angulo de atravessada como sendo mais ou menos 15º, e não 45…

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Comendatore Ceregatti,
Citando seu texto literalmente “Voce só me desafia porque sou vecchio, grandão, gordão e bobão. Eu só levaria vantagem em queda livre… ”
Na boa, na boa, Voce também nãolevaria vantagem em queda livre, porque não entende nada de física: Se voce e o FG despencassem em queda livre voce com seus 140 kg e o FG com 70 – 70? vamos deixar barato por 70 – voces cairiam exatamente na mesma velocidade, descontada a resistência do ar.
A aceleração da gravidade aqui na Terra – mais ou menos 10 m/s2 – não leva em consideração a massa. Ou seja dois corpos em queda livre aceleram na mesma velocidade, independentemente da massa.
E pedante é a Nona… :)
Um abraço do amigo…

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

O piloto do #96 é muito modesto…
depois do dia 15 agente vai saber essa história direito…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Heheheheh, parece convenção de pescadores: brincadeirinha, vou apenas observar e aprender!!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Meu Deus! ………será que surtou de vez?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Tio Gomes não está puro, não…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Estou ótimo, sedento de asfalto.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Flavio…. se tá bem?? tudo tranquilo?? Tudo mesmo??

Gomes
Gomes
17 anos atrás

CC e demais, revelarei algo que vinha guardando havia tempos. Há 4 anos a Audi instalou sensores no #96 para entender como eu faço tudo aquilo. Colocaram as características de minha pilotagem nos supercomputadores de Ingolstadt, simularam tempos de volta para o antigo circuito de Interlagos e concluíram que eu, na velha pista, seria: 2s mais rápido que Marinho e Bird; 2s2 mais rápido que Jan e Emerson; 3s mais rápido que Dal Pont e Lameirão; 4s mais rápido que Anísio. Ah: eles de Malzoni. Eu de Belcar. Na neblina (eu; eles no sol).

Prperalta
Prperalta
17 anos atrás

“enviado por: Gomes
Com toda minha modéstia, vos digo: nem o Bird colocaria 2 segundos em mim de DKW. Em 1962.”
É claro, em 1962 vc ainda não era nascido.
Hehehe!!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Pronto, agora vai voar sangue…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Gomes:
Voce só fala isso porque é pequenininho e levinho, o que é uma grande vantagem na relação peso-potencia…
Voce só me desafia porque sou vecchio, grandão, gordão e bobão. Eu só levaria vantagem em queda livre…
Quanto a essa história de Vemag x Willys, não vamos ressucitar antigas pendengas…
Vamos criar algumas novas…
Gostei desse negócio que o Caique falou, de tocar o carro madrinha…
O duro ia ser me tirar de lá, juro que entrava comportado pro box, como um bom velhinho…Ia andando, andando e no lugar de entrar pro box 21, ia me mandando pra pista de novo…
Acho que só parava se atravessassem um caminhão na pista… Não ia resistir à tentação…
Mas ia fazer história, imagina a manchete em letras garrafais:
CARRO-MADRINHA VENCE CORRIDA EM INTERLAGOS !!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Claudio,

O Flávio nervoso? Não ele sabe que o Piloto da possível 69 é Vemagueiro, mas Pilotaria com Botas de Escafandrista

Gomes
Gomes
17 anos atrás

CC, a Vemag NUNCA ANDOU ATRÁS DA WILLYS. Não seria agora… Pode vir com o que quiser. Te dou meia reta de vantagem. E só uso a terceira.

Caique
Caique
17 anos atrás

Claudio,

O dono da Berlineta tem vontade de andar com esta Deka 69. Ele lhe permitiria andar como Pace Driver.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Galera, acho que não haverá festa dia 15….

Caique
Caique
17 anos atrás

Flávio,

O Deka Carioca será o de numero 69, para fazer contra-ponto ao 96.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ao Caique:
Diga ao seu amigo restaurador da Berlineta que ele não precisa se constranger, pois é fiel à marca DKW.
Deixa que eu toco a Berlineta no lugar dele na boa, em ritmo de passeio dominical:
Virando em 2min 36seg do FG fácil, fácil… é uma baba…
Matamos 2 coelhos:
Alguem pra passear no ritmo da Deka, seu amigo não se sente traidor da marca e mostramos aquele carro lindo ao público…
Será que ele topa?
E se topar, será que o FG vai permitir?
Não sei, mas tenho a impressão que ele está meio brabo…Não sei porque….

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

hahahaha, minha nossa, queria que Joao Carlos estivesse aqui só pra sacanear o FG amanha no Limite( amanha não é?) coitado do Bird, acho que o FG tomou muita caipira hoje!!! quanto ele falou, 2 segundo no Bird, olha!!!

Caique
Caique
17 anos atrás

FG,

Aceitaria o JPM? Se não tudo bem, mas eo CHP? Nesse eu faço fé. Hahahahah!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Xíííí´, o Caique também, agora vai…

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Virgo
Me desculpa, mas vc disse que entortar é erro.
Partindo desta sua premissa então José Carlos Pace, Wilsinho Fittipaldi, Luiz fernando Terra Smith, Jim Clark , Ronie Petersom, Jocken Rindt, etc, etc, etc. não sabiam pilotar.
Vc pode me explicar, então que mágica foi essa que meu irmão Sérgio em sua primeira corrida de estreantes passou o tempo todo andando de lado com sua Simca, colocando 1minuto e 45 segundos de vantagem em cima de uma outra Simca que não entortava?