Palavrinha sobre a Stock

SÃO PAULO (no inverno mais dourado dos últimos séculos) – Parei meia hora para ver a Stock ontem na TV. Depois de umas 10 voltas minha mulher olhou aquilo e disse: nossa, que coisa mais chata.

Não há categoria no mundo em que todas as corridas são boas, nem em que todas são aborrecidas. Mas há aquelas em que o mau espetáculo se repete com mais frequência do que se deseja, como a F-1, o que enseja discussões e mudanças.

A Stock tem corridas interessantes de vez em quando, mas dependendo da pista, não dá. Como essa de Londrina, onde mal cabem dois karts lado a lado — o que dizer de duas jamantas como essas gaiolas carenadas empurradas por V8.

Está tudo correndo bem com a Stock, a grana jorra generosamente, mas nem tudo são flores, como se nota depois de uma prova tão ruim. Os carros, por exemplo: de que adianta haver três marcas na brincadeira, se elas não são relevantes para a competição?

O Bora não é Bora, o Lancer não é Lancer e o Astra não é Astra, donde a presença de VW, Mitsubishi e GM só se manifesta em placas nos autódromos e nas empadinhas dos HCs. Mesmo no visual, não existe como saber para qual carro você torce, nem mesmo para quais pilotos, que ficam ocultos atrás de colunas e pequenas escotilhas numa posição de dirigir que os esconde do público.

A Stock, graças à TV Globo, transformou-se num grande negócio, que hoje monopoliza as verbas publicitárias do automobilismo e vem matando, aos poucos, outras categorias. Um bom negócio, bem gerido, bem-sucedido, bom de marketing de relacionamento, bom de público nas arquibancadas, que vai bem em um monte de coisa. Mas que precisa ser também bom de pista e de corrida. Afinal, é disso que se trata: automobilismo.

Mau automobilismo, mais dia, menos dia, acaba deixando de ser um bom negócio.

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MARCOS ANDRÉ
MARCOS ANDRÉ
17 anos atrás

Bem amigos do blig do Gomes……!!!

após uma ausencia forçada, venho por aqui dar meus pitacos também…

FALANDO DA STOCK:

– Realmente, multimarcas com gaiolas e bolhas, pra quem entende e gosta de corridas, deixa a impressão de ” estou sendo enganado”.

_ Não dá pra fazer milagres, com pistas onde mal cabem dois kart´s lado a lado, nem a melhor categoria do mundo consegue.
– Gosto muito da stock, já ví muitas corridas emocionantes… carros lado a lado no final da reta, esfrega, esfrega nas curvas e etc…, mas já ví corridinhas tbm…sonolentas…

Bom mesmo era na época de ouro do campeonato brasileiro de marcas e pilotos, qdo eu ia pro autódromo torcer pelo carro q eu andava na rua, íamos uma turma de amigos cada um torcendo pelo seu carro, passat, uno, voyage, chevette…. concordo q era mais legal …. aquele grid cheio….os carros embolados por duas ou tres voltas… os passat levando vantagem na reta…. os scorts e chevetinhos entrando rasgando nas curvas…. vc não sabia até a bandeirada quem venceria a corrida ….. a primeira vitória da dupla desconhecida SEIKEL / MATHEIS com um golzinho branco….até então desconhecidos …. derrotando as feras como ingo , paulão e etc… Ê tempo bom de jacarepagua…….

sombra
sombra
17 anos atrás

No estudo preliminar apresentado ao secretário de esportes de São Paulo (se não me engano) preve a destruição da curva 2 e do retão de Interlagos o que acabaria com qualquer chance de uso do traçado antigo. Pelo que me consta, o tal secretário gostou da idéia que quer avançar mais no projeto. Temos que gritar agora ou chorar quando não tiver mais jeito.

1GT
1GT
17 anos atrás

Grande texto do Veloz-HP! Quanto a sobra de recursos de todas as formas…parecemos aquele gato dorminhoco que fica encima do saco de grãos do boteco…enquanto o rato leva tudo por baixo…
Esse país é enlatado…e vendo profundamente o automobilismo veremos os reflexos de outros setores de nossa sociedade decadente…

sergio guedes
sergio guedes
17 anos atrás

o que o planeta(globo)soa meio estranho tem alguma verdade,mas a maioria sempre discorda do FG,principalmente sobre o pt,sobre futebol,agora sobre automobilismo amaioria das coisas não se discute,o que acontece e que a uma concordancia e um aprimoramento ao que ele diz feito por alguns que manjan demais;sobre isso algumas conversas entre os mesmos parecem babas de ovo ,sem ofender, e que eles sabem tanto e podiam dividir esse saber,sem historinhas paralelas e isso e sem ofensa

Caique
Caique
17 anos atrás

Pedro,
Obrigado.

Sombra,

Se o Cesar Mais for candidato a Prefeito em SP…adeus Interlagos.

sombra
sombra
17 anos atrás

Se voces querem preservar o traçado antigo de Interlagos (eu também quero), é bom que o côro cresça e rápido, pois tem projeto sendo apresentado à prefeitura de São Paulo que inviabilizaria a idéia.
A fomosa especulação ronda Interlagos.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Caíque, cheou a minha vez de concordar com você. TC2000, além de uma bela categoria, devia servir de exemplo para nós.
Mas um ligeira correção: A corrida aqui se dará no autódromo de Pinhais, não de São José dos Pinhas, que não tem autódromo de asfalto.
Abraços!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
17 anos atrás

A Stock tá meio chata mesmo, ainda mais pra quem não entra no ufanismo da Globo e não vê nada demais no Cacá Bueno, que é um mala marrento, na minha humilde opinião. Mas já faz algum tempo que os carros não conseguem ultrapassar, porque são grandes demais para as pistas em que correm. Também acho que eles desenvolveram demais os freios nos últimos anos, diminuindo as distâncias de frenagem. Qualquer categoria em que o cabra freia lá dentro corre o risco de virar um trenzinho. Até a DTM que era pra mim o melhor modelo de corrida hoje anda meio paradona.

borges
borges
17 anos atrás

Marketing meus amigos é o que move o mundo hoje, e a stock não é nada mais do que mais uma grande jogada de de MKT que deu certo. As corridas não são ruins (esta última até foi chata) mas tem uma espécie de emoção de plástico, meio fabricada na marra pela amarração do regulamento e pelo fato de ser tudo igual exceto as bolhas. Competitividade para quem gosta de automobilismo não é só por 28 pilotos no mesmo segundo e sim o conjunto de soluções técnicas e construtivas aliadas ao piloto que só uma categoria multimarcas permite.
Na stock temos uma ditadura e não uma democaracia, todos podem participar do show desde que sejam rigorosamente iguais, com o tempo, isto vai matar a categoria com certeza pois é mais um circo que uma competição. Divertido de ver, colorido, ruidoso mas o Leão é de plástico, o elefante de fibra e os trapezistas estão ali pelo dinheiro e só.
Fazer um copeonato nos moldes do TC 2000 ou do WTCC seria a melhor solução, na realidade acredito ser o que todos os que estão do lado de cá (público) querem mas, com certeza, não é aquilo que os que estão do lado de lá (organizadores, fábricas, promotores) querem pois os resultados não seriam administráveis e alguém sairia perdendo. Do jeito que está hoje, todos eles saem ganhando menos nós o público que gostariamos de ver competição real entre marcas, equipes, pilotos etc.
Se analisada como show a Stock é até divertida de ver mas falta a ela um coração, a real emoção da competição que tanto a TC como o WTCC parecem ter.
Todos os esportes transformaram-se em shows hoje até mesmo o golf ( que é emocionante de dar sono) e movimentam milhões, isto aconteceu com o futebol, com o tenis, com o automobilismo, com o atletismo e tantos outros, não vale mais a emoção de competir e sim o quanto pode-se ganhar com isto oferecendo um espetáculo de qualidade razoável que mantenha as pessoas entretidas por algum tempo. A fórmula 1 não é diferente, a stock não é diferente, talvez a TC seja ( vou ver a corrida aqui) a WTCC já foi melhor que a stock.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caique,
Acho que é sua a coluna da Retrovisor pois não existem dois Caiques nesse blogg, hehe, meu amigo, que experiencia legal, eu tenho 29 anos, lembrei de quando( inicio dos anos 80) meu pai tinha seu fusca e eu andava no buraco tambem, linda historia, imagino quantas noites sonhou com aquele momento quando menino, muito, mas muito legal mesmo, valores que a juventude hoje parece que perdeu nos Tunnings da vida, parabens meu amigo.
Flavio desculpe escrever fora do assunto.
Abraço

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Concordo Veloz,
Mas mudando de assunto,você já viu falar da Jawa 350cc de 1969?
Foi restaurada pelo piloto J F Baldé( kawazeiro).

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Jonny`O, o pior é quando comparamos a economia brasileira com a economia argentina, chega a ser patético.
O Brasil comparado a qualquer país da América do Sul no que se refere a recursos humanos, materiais e naturais dá de goleada, e põe goleada nisso.
É incompreensivel para mim essa posição ridícula que o país ocupa no mundo.
A Argentina e os argentinos são muito mais respeitados e queridos no primeiro mundo do que nós. Digo isso por experiência própria, quando viajo uso minha cidadania italiana e não a brasileira, há uma diferença brutal em se apresentar com uma ou com outra.
Isso é fato, infelizmente.
Já com os argentinos não acontece isso, apesar de a maioria deles sêr descendentes de italianos.
Como já disse um monte de vezes, tá na hora do Brasil e os brasileiros acordarem e pararem de querer ser o que não são, parar de copiar macaquices cafonas dos norte americanos e deixar de ser um “xicano” mental.
Abraços.

Caique
Caique
17 anos atrás

VELOZ,

Eu não participava do Blog nesta época, porque desde 2003 acho a TC 2000 o fino. O pior é que seria muito fácil fazer um Sulamericano desta Categoria, e a um custo menor que o da Stock, além de se tornar internacional, mas tem o Carlos Col, aí fica difícil, pois o Bernie Brasileiro adora $$$$$.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Valeu Virgo. Grande abraço.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá Petrus, grande abraço.
Pois é, não tenho preconceito com a procedência de mulher nenhuma, desde que seja inteligente e agradavelmente bonita aos meus olhos e baixos instintos, venha de onde vier, estamos “cumpridores, si señor”.
Na verdade tudo é a soma do destino com a oportunidade.
Essa argentina eu conheci em Parati quando morei em uma ilha na Baia de Angra e ela estava fazendo um estágio de oceanografia na Ilha Anchieta. Como ela estava meio perdida e encantada com as belezas do lugar, convidei-me para ser seu guia pelas ilhas da região e então, guiamo-nos tão bem que fomos parar lá na Ricoletta, bairro de Buenos Aires onde ela morava e que quase finquei âncora por lá.
As canadenses já são uma união do útil ao prazer pois trabalho numa empresa de engenharia e consultoria canadense, e também pretendo experimentar âncorar em Toronto, quem sabe…

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Veloz,
Beleza de texto! Também acho que somos tão bons de mecânica quanto eles; é só a gente ficar mordido por qualquer motivo (e a rivalidade sempre é um bom motivo).

Ô Patrão, porque foi alinhar o #96? tava tão bom com ele tortinho… Lá se vão os tempos, o 5o. lugar…

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Perfeito Veloz!
Não me conformo como já disse varias vezes ,de não termos nenhum monoposto” made in brasil”,idéia daqui mesmo,nada chupado lá de fora ,como foram os JQ de F-Ford ,e é logico ,dentro de uma realidade brasileira (custo) ,é de se admirar a criatividade e competência dos argentinos nessa area.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caro Veloz

Lendo seu comentário abaixo, muito bem escrito, diga-se de passagem, porem não pude deixar de notar uma peculiaridade de vossa Senhoria, e creio que nossos amigos concordam que alem de bom gosto para carros o Senhor é chegado em uma senhorita Importada, em alguns posts atrás o senhor comentava sobre seu amor pelas Canadenses e agora por uma distinta Argentina, Veloz, és um homem extremamente exigente no quesito, “female” em meu amigo, não tá fraco não em?Grande Abraço

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Boa noite galera.
É, pelo que lí abaixo muitos de vocês já estão falando bem da TC-2000 argentina.
Quando falei a meses atráz que o automobilismo argentino era o melhor da América do Sul muita gente caiu de pau, mas, por puro preconceito idiota misturado com ignorância, no bom sentido do termo.
A TC-2000 é sensacional. Multimarca, como deve ser qualquer categoria e permanentemente atualizada no regulamento para evitar que um tipo de carro “suma” na frente de todos.
Existe também a Turismo Carretera, essa mais para os matuzas pois correm com carros dos anos 60/70 hiper preparados e estupidamente lindos. É a Stock Car deles e a categoria de maior sucesso por lá, tendo até torcidas organizadas e cobertura na TV. A beleza dessa categoria é, de novo, a multimarca pois correm Ford, Chevrolet, Dodge e Torino com a mecânica de sua marca, sendo apenas limitado o tipo de motor ( 6 cil. em limha ) e a cilindrada ( 4000 ).
Lá também existem corridas de Dirt Track com carreteiras, protótipos tipo Divisão 4 de várias cilindradas, Top Race, enfim, uma variedade imensa de categorias que fariam a maioria dos brasileiros corar de vergonha quando comparar o automobilismo deles com o nosso.
E digo tudo isso por conhecimento de causa, já fui um monte de vezes lá, namorei e quase casei com uma argentina, e sei que os melhores carros de competição que o Brasil já teve foram todos feitos lá, a começar dos primeiros Opalas preparados pelo Orestes Berta, o Maverick Berta, o Divisão 4 da Hollywood, o Mufatão F2 e até o atual Stock Cars é um projeto argentino.
Portanto galera, o Brasil, por algum mistério esotérico obscuro e incompreensivel, produz pilotos absolutamente incríveis, com um automobilismo absolutamente decadente e infame, se comparado ao argentino e no entanto, mistério dos mistérios, por lá não aparece nenhum grande piloto a muitos anos, só grandes engenheiros e preparadores.
Está na hora de sermos mais “japoneses” e copiarmos o que de melhor há no mundo e fazermos tudo por aqui mesmo com nossa mão de obra e assim desenvolvermos nossos próprios talentos.
Chega de querer ser norte americano de 5º mundo, vamos copiar o que existe de bom aqui do lado mesmo, e fazer melhor, muito melhor no processo.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Calma, meninos. Passei o dia na rua hoje e de noite, após minhas horinhas diárias num dos meus 14 empregos, volto ao escritório para postar algumas preciosidades e para dar início ao movimento “1000 nos 500”, que visa colocar 1.000 doidos daqui oriundos nos 500 km de Interlagos, domingo. Vi que estão falando em 150, 200… Que pobreza é essa? Milão, moçada, é um superevento dominical, mexam-se! Hoje vi o #96 já alinhadinho, com pneus novos (e farol também), com as marcas da guerra, mas absolutamente de pé. Hoje mesmo abrirei um post exclusivo pra turma se preparar para os 500 km, com horários, etc. Vamos agitar!

Caique
Caique
17 anos atrás

Jonny*O,

Sem fotos o Joaquim some, já reparou.
FG, istoé sacanagem, coloca uma foto para o Mestre Yoda aparecer.

Caique
Caique
17 anos atrás

Rodrigo, Ruim é aturar o GB, pois o Cacá, junto com o Losacco, dos melhores pilotos que temos e apesar de ter o GB, desde o início escolheu o Turismo e vem mostrando competência. O cara é bom e não faria feio em nenhuma categoria mundial de Turismo.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Arghh..!
Tô …passando mal!

É falta de …..fotos.. antigas!
Já foram ……milhões de post ..
sem elas …..meu Deus!

Caio / Curitiba
Caio / Curitiba
17 anos atrás

Caíque,
tambem prefiro os carros da TC 2000. São iguais aos que temos nas ruas e varias montadoras. Um campeonato sul americano seria bem interessante. Dia 13 estarei no autodromo vendo as corridas. O pessoal do bolg poderia aparecer aqui tambem. Abs

Caique
Caique
17 anos atrás

O Sul Americano de F3, morreu, aí não custa nada pensar em se fazer o Sul Americano de Turismo, exatamente com o regulamento do TC 2000, pois os carros são os que são vendidos nos dois Países e seria sensacional ver equipes argentinas contra equipes brasileiras com carros que conhecemos e os pilotos pilotam sentados na Frante e não atrás.

rodrigo bezerra
rodrigo bezerra
17 anos atrás

O ruim mesmo pra mim eh aturar o filho do GB dando as cartas.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Sergio

Creio que você não captou bem a mensagem, a maioria que escreve aqui é gente apaixonada por carros que não quer ver o Stock minguar, ninguém, pelo que pude ler, malhou a categoria, pelo contrario foram observações construtivas feitas por todos inclusive o Flavio para o que o pessoal cuide da Stock e não deixe a categoria cair na chatice que está a F1 hoje, agora, os comentários contrários sobre a Stock foram feitas na comparação da categoria com outras como WTCC, que eu gosto muito mais que a Stock, a TC 2000 Argentina, que nosso amigo Caíque conhece muito bem e diz que é melhor que a WTCC, essa agora quero ver, mas ninguém detonou a Stock não, acho que você se enganou, pois ela sempre vai ser a principal categoria nacional, somente pode ser superada pela SuperClassic, ai sim, ela que se cuide hehehe. abraço

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Ao Thiago Azevedo,
O Campeonato Sulamericano de Super-turismo ,se equadrava no mesmo regulamento do europeu, talvez por isso mesmo o negocio foi pro brejo,alto custo.
Mas realmente dá muita saudade ,a gente já tava acostumado com os nomes de pilotos e equipes ,foi uma pena.
É um grande problema seguir os padrões europeus,veja a propria F3 , é muito cara ,não adianta ,os Dallara são como mini F1, o desenvolvimento e manutenção do treco é muito caro.
Se não tivessemos deixado morrer marcas de chassis nacionais e uma preparação de motores bem mais limitada talvez teriamos um grid de brasileiros e argentinos com pré-classificação e tudo.E uma seleção maior ,aumenta a possibilidade de sair alguém com talento internaconal.

Caique
Caique
17 anos atrás

Ano passado batendo um papo com o FG, perguntei à ele por que a ESPN Brasil não passava o TC 2000, pois seria um desbunde com a Venus Platinada e seu canal fechado – Sportv.
FG, dará o maior samba, fala com o Trajano…

Caique
Caique
17 anos atrás

Caio,

A TC 2000 corre dia 13 de agosto em Curitiba.
O tempo da TC ser superior em apenas 3 segundos em relação oa caminhão da Stock é nada.

Petrus (acho que foi o Petrus, se não, me desculpe),
Os monoblocos são os fabricados atualmente no Mercosul, menos o Neon, que é importado.
O automobilismo argentino é sensacional e as fábricas entram porque existe uma lei, e ela é cumprida, onde a cada carro vendido o fabricante destina um percentual ao automobilismo de copmpetição. Lá um Carlos Col para existir teria que fazer um torneio realmente multi marcas.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

Não sou advogada de ninguém, mas acho que o Cacá é bom sim senhor, ganha nas pistas e não só na TV Globo.

Agora, ninguém tem culpa de ter o pai que tem, então nada a ver malhar o cara porque odeia o pai dele, que é um bostão mesmo.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Fui ao autódromo e verdade seja dita, a corrida não foi boa. A pista é travada realmente, mas já assisti excelentes provas de Stock aqui. Os pilotos estavam mais burocráticos do que de costume.
Pessoal, havia uma categoria que eu adorava, que era o Campeonato Sulamericano de Super-turismo. As corridas eram excelentes. Por acaso, teria esta se transformado no TC 2000? Pô, eu lembro do Ingo de BMW, O Cacá de Peugeot (verdade seja dita, este cara guia muito bem), Adalberto Jardim de Nissan, e por aí vai. Não esqueço do som do Ford Mondeo. Lindo!

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Tudo bem, malharam como bem entenderam a Stock Car. Respeito a opinião de todos, mas será que a categoria é tão ruim assim só porque correu ontem em Londrina? Que culpa a categoria tem se não temos pistas melhores? Cadê Cascavel? É preciso que o Aurelio Batista Felix (ele mesmo, o Bernie Ecclestone da F-Truck, que merece todo respeito por transformar uma categoria de caminhões num verdadeiro show) reforme a pista para poder voltar a ser usada. Cadê o autódromo de Goiania? Pelo que eu sei, está jogado às traças. Quase chorei de dó quando lá estive pela última vez. Como colocar a Stock para correr no nordeste naquelas pistas sem segurança? Cadê a segurança de Guaporé? E olhem que nem citei Jacarepaguá, prefiro até não tocar no assunto para não me desgastar.
Tudo bem que há falhas na Stock como em qualquer outra categoria. Acho até que a Globo faz pouco caso dela, deveriam transmitir todas as provas ao vivo. São só 50 minutos de duração, melhor que mostrar volei e futebol de praia, nada contra essas modalidades, mas acredito que uma corrida de Stock seria muito mais interessante para o público de casa que esses esportes de praia. Eles são bons para quem está praticando, mas não vejo graça em assistí-los.
E se a Stock fosse tão ruim assim, ela não estaria entre as melhores categorias de carros de turismo do mundo. Há muitos fatores a serem pensados, como por exemplo esse negógio de playoff, não sei se dará certo num campeonato de 12 provas. Este é outro detalhe que poderia ser repensado, poderiamos ter 14 ou 15 corridas ante as 12. Mas nem por isso acho que a Stock seja tudo isso de negativo que estão falando. Existe por trás uma história de 27 anos, que consagrou pilotos que são Monstros Sagrados do nosso automobilismo, como Ingo, que lamentávemente não está tendo um carro competitivo este ano, um pecado. Da Stock Paulo Gomes fez história, assim como Chico Serra, Fabio Soto Mayor que ninguém até hoje lembrou de fazer uma homenagem a este grande piloto, sem falar nos Giaffones, e por aí vai. Agora que a Stock está crescendo e que ainda tem muito a evoluir, todos começam a malhar. É por isso que as coisas não vão para frente, não há apoio, assim como não houve apio para a Copersucar e ela se afundou.
Criticas são validas no sentido de ajudar, mas estou vendo que a maioria aqui está malhando como uma espécie de rancor.
Acho que temos sim, uma grande categoria em evolução, não se coloca 30 carros no mesmo segundo do pole em qualquer categoria por aí. Só acho que a Stock precisa de uma identidade própria, e não ficar querendo imitar a Nascar em seu regulamento, senão, terá que passar a correr em oval também. Mas fora isso, ela é muito boa sim.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

-A TC e a TC2000 são categorias maravilhosas, com o detalhe que a TC é quase uma Superclassic, digamos, divisão 4 (ou alguém acha que é fácil achar peças para Falcon, Torino, uns GM (que saiu da Argentina em 78) e Dodge feitos pela finada IKA?), com carenagens estilo as da Stock de 1990. Só não tenho certeza que a TC2000 seja melhor que o WTCC. Outra categoria muito boa, mas absolutamente regional, é a Supercars V8 australiana, com Holden Commodore (Omega australiano) e Ford Falcon com V8 acima de 5 litros. A Stock quer copiar as fórmulas da NASCAR mas esquece que lá a coisa é interessante pois tem 38 etapas no campeonato, então dá tempo de você se recuperar de um resultado adverso.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Carlos,

A VW está presente no WTCC sim através da Seat que é uma das marcas que a VW possui além da Audi, Lamborghini, Bugatti, Bentley.

1GT
1GT
17 anos atrás

A stock tem o Ingo, não só pela tocada, mas também pela grande figura humana que é e pelo que fez e faz pelo automobilismo, escutei outro dia uma entrevista dele sobre a Stock, RG, e afins,,,falando de alternativas aos caríssimos amortecedores importados, sobre um novo chassi…sobre o esquema porco da RG, que engessou a stock e não dá o espaço que merece…
Quanto a TC,,,achei outro dia em um fórum em espanhol…a história toda da categoria…desde 1900 e tralalá…e suas derivações…a esporte protótipo dos anos 70 e a TC2000…fora umas curiosidades que na Argentina existiu uma categoria F1 nacional…
Só sei que enquanto formos Mono alguma coisa….estamos ferrados…que a superclassic seja o embrião de uma nova visão…

jovino
jovino
17 anos atrás

Existem duas categorias aqui no Brasil que eu não perco o meu tempo indo a autódromos, a formula Truck e a Stock Carl. É um absurdo a quantidade de propagandas, outdors, caminhões, tendas e tudo e que se pode imaginar para encobrir a visibilidade de quem quer assistir corridas em autódromos. Prefiro assitir pela televisão.

Jovino

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

É, mas tem o Ingo!
A tocada do véio vale a monotonia,
sabe tudo!

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Até gosto da stock mas esse papo de multimarcas, acho que não engana nem mais ao leigo…
Quer multimarcas assista ao WTCC, onde não tem VW (que gasta tudo com a Audi protótipo), nem Mitsubishi (que é carro de rali!!) mas tem Chevrolet (Daewoo na verdade…), BMW, lindas Alfas, lindos Accord, belíssimos Seat…
Carros que tb tem coração dos fabricantes, e SÃO carros, não protótipos disfarçados de carros.
O Brasil tinha de aprender a fazer automobilismo de turismo com o pessoal da TC2000 de nossos hermanos, mas alí entra até incentivos do governo local, aí a gente sabe que podemos desistir…

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Na última sexta-feira à noite, diante de uma bela picanha, eu estava com amigos da “Industria Farmacéutica”, e os comentários foram que há uma guerra dos genéricos que pode afundar a todos, quem sabe como é que se faz para colocar o remédio nas prateleiras das farmácias já tem uma boa idéia da p… que rola, deste modo, se o cenário vier a se confirmar pode sobrar para os nosso amigos da Stock.

Ingo
Ingo
17 anos atrás

O Automobilismo é um esporte chato de se assistir pela TV. Seja Stock , Formula 1, Formula INdy. convenhamos salvos alguns raros momentos, as corridas sempre são chatas. pela TV.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Comendatore, com todo o respeito, mas o Maestro rege a Banda, na frente e segurando aquela bengala ridícula…
Abraço

Breno
Breno
17 anos atrás

Eu só assisto Stock por causa das porradas. O resto ou é bafo ou lavagem de dinheiro (tem tanto doente assim que gosta de Stock? Só vejo propaganda de laboratório e remédio lá).

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Grande Nuvolari!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Pessoal, pessoal…
Para minha felicidade completa, escrevo diretamente de uma sala gentilmente cedida pela nova Administração do Autódromo aqui no Portão 7.
Nunca pensei que trabalharia em solo sagrado, mas é fato.
Como meu business e dia a dia são virtuais, posso conectar em qualquer lugar do planeta e trabalhar (mas não muito, porque cansa… Não nasci para isso…)
O Marcello Borg e o Cupertino cometeram este convite, de tanto que fiquei no pé deles…
Agora ficam sofrendo, pois falo tanto que derreto a cêra do ouvido de qualquer interlocutor, coitados…
Estão nos apoiando em tudo, sem restrições ou dificuldades. Não poderia ser mais grato.
E estamos todos nós, Autódromo e Blogueiros, atrás de trazer o máximo de público para Interlagos.
Como?
Simples: O Autódromo cede o espaço e nos apóia em tudo. Nós nos escarregamos de botar fogo na bagaça…
Mas… vamos ao post do FG:

FG:
Assisti a corrida de Stock em Interlagos, e foi muito mais emocionante…
Defeitos, claro, todas as categorias tem, e na Stock a corrida é muito mais de egos inflados do que carro correndo… Voce já falou sobre isso, e concordo.
É que ontem foi de lascar, mesmo. Acho até que dois karts lado a lado iam ter problemas naquela pista travadaça, com só um ponto óbvio de ultrapassagem.
Mas é o que nos levou a morte do Opala de do Omega… Aí veio a Família Giaffone, ousadíssimos em tudo e bancaram o chassis e os motores.
É ultra competitiva, não se esqueçam que enfiaram 28 carros em 1 segundo em Interlagos…
Mas, como tudo no Brasil absorveu toda a mídia e grana disponível. Tambem não gosto de categoria monobolha, prefiro aquela maravilha da Superclassic, ou os fuscas se pegando em tudo que é curva…É o que temos, e podemos fazer muito mais, tenham certeza.

Virgo:
PELAMORDEDEUS Ceregattone à frente, não…
Prefiro por detrás, só no sapatinho….
Para a felicidade geral da nação é um movimento de baixo para cima, absoluta e completamente fora de controle, anárquico-jornalístico-socialista-desbundante-ladístico. Ninguem sequer prevê aonde vamos parar…
E por ser um movimento que congrega aficcionados alucinados e pilotos comportados, penso que não vai parar nunca…
Freio pra que?
Carro foi feito pra andar, não pra parar… Perguntem ao Bird, que ele conta…Ou ao Pablo, foi testemunha…
O dono do espaço é o FG, a gente só se encarrega de acender o pavio…

TC 2000:
Categoria DUCA.
Competitiva, acirrada, competente, séria e espetacular. E isso num mercado de automóveis que é muitíssimo menor que o tupiniquim…
Muita hora nessa calma… Um passo de cada vez…
Primeiro a Superclassic, para a gente aprender a por fogo e trazer público.
Depois a gente vê.
O bom é que nem precisa inventar nada… Nossos hermanos dão de dez no quesito automobilismo, já não é de hoje…
Porque será…?

Categoria Escola:
Voces sabiam que o nosso parceiro e amigo Chico Lameirão tem uma categoria-escola em gestação, feita por profissionais e que contempla todos os nossos melhores sonhos?
Pois venham nos 500 Km que ele mesmo conta a maravilha da bagaça… É pra formar pilotos de verdade, de forma barata e direta. Vindo de quem vem, é melhor acreditar… Sabe tudo com PHD em história vivida, luta e competencia…

Circuito Antigo:
Pra quem não leu, está no Post:
É o Take 4 do post * Ecos de Interlagos * do dia 11/06/2006 16:02Hs. Reproduz uma conversa de sonho com o Chico lameirão e outros, no primeiro farnel, quando o conheci depois de 30 anos de admiração…

Sobre Paixão:
O texto que o Bird leu e por isso pediu meu telefone… Que depois de chorar na frente dele e de seu filho, dei:
Pra quem não leu, está no mesmo Post:
É o Take 10 do post * Ecos de Interlagos * do dia 11/06/2006 16:02Hs.

As travessuras… Continuam.
Inconfessáveis, todas.

Guilherme
Guilherme
17 anos atrás

Agora que o Rubinho anunciou a aposentadoria em 2007 teremos mais assuntos da Stock….Será que ele consegue uma equipe pra correr?

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Mestre Brandão,
compartilho de seus pensamentos!

Cyro Ferraz De Cicco
Cyro Ferraz De Cicco
17 anos atrás

Acho que a Stock anda bem em termos de espetáculo. Tem mais corridas legais que chatas. Mas concordo que deveria ser algo como as categorias de marcas disputadas em outros países, a Argentina por exemplo, onde os carros são “genuínos” e as montadoras participam ativamente. Acho que esse é o detalhe a melhorar! Mas reconheço que a Stock tem sido bem-sucedida.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao André Buriti,
Concordo com seus comentários, André, mas com referencia aos campeonatos regionais e outras categorias acho que faltam mesmo são boas idéias para trazer o público para o autódromo. Lembra a idéia de uma coluna do Brandão contando de uma época em que havia abertura para corridas de carro sem preparação (a imagem do cara passando no retão tentando sintonizar uma estação no rádio do fusca é hilária)?
Por que, talvez, não fazer uma disputa entre bairros, com direito a divulgação por internet e por out doors ou faixas nos bairros da cidade? Afinal, não temos uma Secretaria de Turismo que deveria cuidar disso? Que tal abrir Interlagos e incentivar as famílias a aparecerem para talvez um piquenique em um cenário diferente? Por que não trazer escolas para um passeio no autódromo em dia de Superclassic?
Por que não continuamos espetando o patrão? É uma usina de idéias, segundo ele mesmo, e poderíamos alavancar algumas boas idéias afim de encher Interlagos de novo fora de Stock e F1?

Julio
Julio
17 anos atrás

Flávio, se achar pertinente publique o link abaixo, é sobre a Hollyood dos bons tempos.
http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Hollywood%202.htm