Terra arrasada

SÃO PAULO (acelera, Dojão!) – O blogueiro Ângelo Gomes viu o Dodge no asfalto, mandou o da terra. No Paraná, ele conta, os Dodges continuam roncando e levantando poeira. Eles e outras traquitanas, como pode-se ver no site dele, paranaense louco por velocidade, como são os paranaenses.

Há um vibrante automobilismo de terra no PR e em SC que merece ser visto, divulgado e aplaudido. Ângelo, conta mais aqui. A blogaiada vai querer saber. E o Salomão vai querer explicações para esses escapamentos!

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James meurer
James meurer
4 anos atrás

Alguém sabe sobre o Alceu, piloto de dodge nos anos 80. Tinha oficina atraz
Da Mopar em Curitiba? O assistente deke na epoca era o Adriano.

Bispo Neto
Bispo Neto
17 anos atrás

Fazemos a assessoria da Velocidade na Terra do Paraná, se você quiser receber as matérias, por favor nos avise.

Um abraço

Bispo Neto

VELOCIDADE NA TERRA:

QUINTA ETAPA LEVANTOU POEIRA EM SÃO JOSÉ

A poeira levantou durante a quinta etapa da Copa Paraná de Velocidade na Terra, realizada no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), no domingo (2/7). O evento que foi organizado pela AGV Promoções e Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), teve a vitória de Ivan Ribeiro da Silva na categoria Hot Dodge, Raul Andretta na Marcas, Gedson Gonçalves na Turismo, Tancredo Faria na Stock, Stive Tokarski na Novatos e Rogério Melani na Fusca Velocidade.
– Fusca Velocidade –
O piloto Rogério Melani (Natu Nobilis/Muf’s), da equipe Rancho Brasil Motorsport foi o destaque da categoria Fusca Velocidade neste domingo. Marcou a “pole-position” com o tempo de 1min00s467, seguido de Milton Batista, 1min00s804, e em terceiro Alexandre Obrzut, 1min01s019. Na primeira bateria, Rogério Melani cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, completando as 19 voltas de prova no tempo de 20min59s000, seguido de Juliano dos Santos, à 14s392 e Alexandre Obrzut, à 14s725. Rogério venceu também a segunda bateria, ao completar as 14 voltas de prova no tempo de 14min36s555, seguido de Juliano dos Santos, à 7s911, e Sérgio Chulik, à 15s871. Rogério Melani marcou também a volta mais rápida das provas, na 10.ª volta da segunda bateria, com o tempo de 59s713, à média de 92.241 km/h. Somados os pontos das baterias, a classificação final foi a seguinte: 1.º) Rogério Melani, 22 pontos; 2.º) Juliano dos Santos, 18; 3.º) Sérgio Chulik, 15; 4.º) Eduardo Pietrowski, 11; 5) Alexandre Obrzut, 8; e em 6.º) Júlio Carvalho, 8.
– Hot Dodge –
A “pole-position” da categoria Hot Dodge foi conquistada por Marco Aurélio Martins, o Pateta, com o tempo de 50s858, seguido de Ivan Ribeiro, 51s364, e Markinho Borba, 52s123. Depois de grandes “pegas”, a vitória na primeira bateria foi de Ivan Ribeiro da Silva (Euro Car/Galleno), que completou as 22 voltas de prova no tempo de 19min29s414, seguido de Marco Martins, à 2s419, e Luiz carlos Sequinel, à 15s553. Na segunda bateria, a vitória foi de Luiz Carlos Sequinel, completando as 14 voltas de prova no tempo de 15min30s277, seguido de Ivan Ribeiro da Silva, à 0s216, e Altamir Machado Jr, à 13s994. A melhor voltas das provas foi de Marco Aurélio Martins, na segunda passagem da primeira bateria, com o tempo de 51s742, à média de 107.843 km/h. Somados os pontos das baterias disputadas, o resultado final foi o seguinte: 1.º) Ivan Ribeiro da Silva, 20 pontos; 2.º) Luiz Carlos Sequinel, 19; 3.º) Altamir Machado Jr, 14; 4.º) Markinho Borba, 12; 5.º) Luiz carlos Ribeiro, 10; e em 6.º) Marco Aurélio martins, 9.
– Marcas –
Raul Andretta marcou a “pole-position” da Marcas, com o tempo de 58s110, seguido de Christiano Bornemann (Top Race/WD-40), 58s349, e Edson Magnetti, 59s427. Dada a largada para os 30 minutos de prova, os pegas pelas primeiras posições foram de agitar o público no Afonso Pena. José Bornemann (Wap/Aniseski/Bana Pneus/Nitaplast), que largou da última posição vinha numa boa corrida de recuperação, mas quebrou o motor de seu carro quando ocupava a quarta colocação. Ao fim de 30 voltas, a vitória foi de Raul Andreta, com o tempo de 30min00s001, seguido de Christiano Bornemann, à 2s593, e Wilson Kavilhuka, à 35s604. A volta mais rápida da prova foi de Raul Andretta, na 25.ª passagem, com o tempo de 58s833, à média de 93.621 km/h. A Velocidade na Terra prossegue no próximo dia 30 de junho, com a realização da quinta etapa do Paranaense, no Autódromo André de Geus, em Ponta Grossa.

Driver Press – Assessoria e Comunicação
(41) 9957-2908 – [email protected]

Francis Henrique
Francis Henrique
17 anos atrás

Pois é, Angelo, acho que nós estamos no memso patamar… Tb, quem resiste ao vício do pó??? E esse pó é saudável pacas….
MEU NEGÓCIO É PÓ!!!!! (das pistas)
Abração

Angelo Gomes
Angelo Gomes
17 anos atrás

Pedro, era lindo ver o Passat 87 fazendo a curva do final da reta, o pneu deitava, parecia que ia cair fora da roda. Sempre fui fã de Passat em corridas, pena que não são competitivos hj em dia.

Francis, vc tbem num fica mto atrás da taradisse por automobilismo né….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pois é, Angelo, o Passat é o 87 mesmo… O cara não está correndo pois sua fantástica fórmula arrebentou o motor, e com o orçamento mais baixo que eu vá vi alguém correr ele está sem motor.
Mas ele já fez milagres com o “Massinha”, não fez?

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Ja vi esse carro… O barulho é digno de caça…

Francis Henrique
Francis Henrique
17 anos atrás

O Angelo é um daqueles ‘tarados’ que faz oAutomobilismo ser melhor.
É um abnegado e merece o reconhecimento do não menos ‘tarado’ Flavio Gomes.
FG, vc não vai aparecer aqui em SC pra acelerar??? Estamos te esperando….
Abração a todos!

jcesar
jcesar
17 anos atrás

No Rio Grande do Sul tb tem provas em pistas de terra… desde corridas até mesmo arrancada …

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Circuito de terra!Talvez essa seria a grande bandeira em que a federação de automobilismo deveria se agarrar,dar estimulo,se enquadra na nossa realidade,a região sul do pais é de longe a mais criativa e apaixonada pelo automobilismo.
Quem conhece os Tubarões,talvez a unica equipe no brasil totalmente artezanal.Bem que o Gomes poderia fazer um post pra eles.

Angelo Gomes
Angelo Gomes
17 anos atrás

Thiago Azevedo, eu conheci esse dodge no Marroni somente por foto. Era uma obra de arte. Depois ele montou a versão 2 desse protótipo, e correu com ela nas Mil Milhas. Pena que o Arlei parou de correr.
Pedro, o teu amigo é o Passat 87??? tem mais fotos dele nas etapas do ano passado. Nas ultimas ele não correu, se não me engano.

Agora falando sobre a categoria Hot-Dodge, é umas das categorias que mais emociona o publico que vai ao autódromo. É incrivel ver qto dodjeiro vc encontra pelo estacionamento do autódromo, são todos apaixonados por V8.

Sobre o escapamento no teto, é uma mania que os pilotos tem desde os anos 80, de colocar o escapamento para cima. Num sei se tem algo a ver com a potencia, mas que fica um som lindo deles subindo a reta, isso fica. Alias, no site etm alguns videos da categoria.

Qquer pergunta, é só falar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Um amigo e vizinho meu participa dessas corridas, não sabia desse site. Fui olhar as fotos e só achei o carro dele na segunda etapa em SJP, nas outras ele nem aparece, e sem dúvida o carro dele é o mais podre. É um passatão (o pessoal lá não usa mais, é muito pesado) que é melhor de curvas que os golzinho, mas apanha em qualquer outra coisa por ter 100 kg a mais.
Nossa, aquele já capotou umas 20 vezes e é sempre consertado na base de esticar e tacar massa, o carro nem tem mais lata, tá um lixão!

Mas ele já chegou em segundo, ganhando dos Golzinhos patrocinados (ele não tem apoio de $$) que chegam lá com motor home tipo F1…
O cara anda muito.
O motorzinho dele é um simples AP 1.6 com taxa de compressão no máximo que dá (16:1).

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Ângelo, você lembra do Dojão do Arley Marroni? Ele corria no paranaense de velocidade no asfalto. Ele acabou transformando o Dojão no protótipo AM-1, para melhorar nas curvas. Mas não mudou muita coisa, continuou ruim.
Na travada pista de Londrina, ele suava para acompanhar os Aldee com motor ap 2.0. E olha que o motor dele tinha 520 hp. O grande problema é que ele participava de corridas mais longas, endurance, e por isso a usina vivia fervendo. Então ele colocou motor de opala.
Se não me engano (precisa confirmar), ele chegou a participar das mil milhas de Interlagos com este carro. Mas não sei em qual ano.

pastel
pastel
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

tudo bom Thiago, gostaria de me apresentar. fiu um dos idealizadores na construção do AM3 juntamente com o ja falecido BY GORDO o prototipo deu inicio na construção da estrutura em Cascavel e posteriormente veio para londrina depois de adquirido pelo piloto Arley. sua estrutura era inspirada nos Nascar americano com o interior tubular usava um motor de 8 cilindros da crysler mopar americano de 570 hp mod 360 denominado de Small Block com 5.9 litros. o Cambio era um Saez Argentino de aluminio com dente reto(igual aos das motos). sistema de freio Tilton americano com balança de transferencia independente para as rodas dianteiras ou traseiras e discos de frios do caminhão mb 709 com 14 pol de diametros pinças brembos 6 pistão.tanque de combustivel ATL americano com 120 lts, dif do omega. quanto ao dodge este bateu na descida da caixa dagua apos quebrar a barra da caixa de direção hidraulica ficando inutilizado por completo. o problema do AM2 e que tinha muito motor nas retas mas nao fazia curva devido ao peso entao foi mudado o motor para 6 cil do opala (mesmo usado na Stock na epoca) feito pelo mecanico Ruan Arias de SP passando entao para AM3 onde o carro tinha 360 hp ficando assim bem mais rapido de curva e ganhando 5 seg no cronometro.O carro foi campeao de uma 500 milhas 1 cascavel de ouro e nas mil milhas nos chegamos em 1 na categoria e 6 na geral. andando na frente do corvette do Dimas de Melo Pimenta (relogios ponto DIMEP). abraço qualquer duvida estarei neste e-mail para esclarecelas. abraço. ha tenho algumas fotos dele guardadas.

Pedro Veloso
Pedro Veloso
Reply to  pastel
6 anos atrás

Caracas.. que história.. esse carro está em uma oficina em Cambé, inclusive meu tio trabalhou com o gordo na época do AM3!!! Bons tempos..

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Só pra registrar, domingo tive o enorme prazer de ver Zanardi, Larini, Tarquini e Morbidelli correndo em Pinhais. Foi emocionante. Fora a corrida que Zanardi fez, que foi espetacular. Valeu acordar cedo no domingo da ressaca futebolística.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Eu já fui ver esses muscle cars em São José dos Pinhais, muito massa…

Realmente Flávio, adoramos automobilismo, olha, se tivesse corrida de moto cg 125 eu estava indo, hoje não mais por falta de tempo. INFELIZMENTE

Mas sempre quero estar por perto, é aqui no blog do MUG, é as vezes comprando coisas que represente o automobilismo, é assistindo as péssimas corridas de formula-1, vídeos daqui, vídeos acolá, fotos por fóruns, fotos aqui do MUG mostrando que tem realmente muito carinho pelas coisas boas.

Eu me dei muito bem quando o kart me viciou, eu era até que bom, eu me matava em raceland aqui em Pinhais, só que as coisas sempre foram muito caras, mas as dores nas costas acabaram comigo, esses dias fui andar… DEUS NOS LIVRE… PÉSSIMO PÉSSIMO PÉSSIMO… auhahuhauhuahua