Caíque’s Cars

SÃO PAULO (deu até sede) – Fazia tempo que eu não tirava poeira do baú do Caíque, que me encheu de fotos meses atrás. De protótipos, que é a praia dele.

Seguem dois retratos de carros da Equipe Brahma, uma das mais profissionais e vencedoras dos anos 70.

Claro que caberá aos Matuzas desde Brasil varonil dizer quem são os cabras. Um deles é número 96. Alguém tem dúvida de quem seja?

É claro que chutes sobre quando e onde também são bem-vindos.

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Victor Paulino
Victor Paulino
17 anos atrás

Flávio Gomes sou novo por aqui, mas a Brahma não teve uma equipe na antiga Fórmula Mundial também???
Sempre tive curiosidade entrar no seu blog mas sempre esquecia ou não tinha tempo!!!!
abraços

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
17 anos atrás

O Casari A1 está com o Paulo Trevisan na belíssima coleção dele. O REPE, segundo o próprio Norman quando estave em Interlagos há uns dois ou três anos atrás quando alguns “botas” das antigas como PV de Lamare e o próprio Norman passaram por lá, o Petrópolis disse que depois que o Renatinho morreu a viuva se desfez do carro. Depois de uma das temporadas de F2 aqui no Brasil o motor do carro foi trocado por um com injeção.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Ô pena! Acho que foi um dos mais bem acabados carros de corrida da época. Me lembro a primeira vez que vi o Fitti-Porsche ao vivo. Minha primeira decepção com carros de corrida. A fibra tinha o acabamento mais tôsco do mundo. Mas as linhas eram bonitas. O Repe conseguia reunir linhas bonitas e bom acabamento….

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Cesar e Joaquim,

O REPE, pelo que me foi informado a uns dois anos atrás virou cinzas…pegou fogo, o que é lamentável, pois era um Protótipo simpático.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

César Costa, não tenho a menor idéia que fim levou o Repe mas quem sabe o Caíque ou o Rodrigo Mattar não dão uma dica? Abs.

walter
walter
17 anos atrás

Não tinha reparado no patrocínio simultâneo do Globo com Ed. Abril.
Taí outra coisa impensável nos dias atuais.
Pilotos que prestem, carros interessantes, corridas bem disputadas e parcerias na mídia são coisa do passado.

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Com essa cor aí lembra Fanta Laranja.

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Pra quem achou estranho o A1 não ter o adesivo da 4R e do O Globo em outras fotos, vale lembrar que eles apenas patrocinaram o recorde de velocidade.

Joaquim:
Sabe que fim levou o Repe?

Genison (GEcKo) Kobe
Genison (GEcKo) Kobe
17 anos atrás

[Ao Edison Guerra]
Nota-se que o pessoal por aqui entende do assunto, heheh…
vlw

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ano passado eu tava falando com o Jan Balder sobre o A1.
Consultei agora o livro dele e tem lá uma foto desse carro com o numero 98 e sem o adesivo 4R.
O motor era do galaxie, mas sem preparo. Tinha carburação Weber corpo duplo o que faz muita diferença mas não chegava nos 400 hp.
Conta tambem que no dia em que o Norman foi quebrar o record em reta o Jan foi convidado a assistir dentro de um helicoptero da PM, e por incrivel que pareça o helicoptero não acompanhou o Casari, sei lá por que razão.

faria
faria
17 anos atrás

Espetaculares. Tinha que tampar os ouvidos quando esses brahmas passavam, pois o ruido era infernal. Notei tambem, que eram os únicos que batiam no chão ali na altura da entrada dos boxes, em Interlagos.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Que coisa linda!
Onde será que andam estes carros?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao César Costa,
Ao que eu saiba sim, o Repe diferenciava-se pelo excelente trabalho de sua carroceria feito pelo Renato Peixoto. Observe as entradas de ar tipo Naca, oriundas da aviação. Abs.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Joaquim:
O Repe não tinha carroceria de alumínio?

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Blogueiros, estamos iniciando uma vaquinha para a compra de um novo teclado para o Dinho. Partcipem.
Interessante é ver o patrocínio de sois veículos de comunicação nos carros: 4 rodas e o globo.. Garantia de mídia e de retorno.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Pô! Quase acertei… Mas tinha um Mini Spider na garagem do Peixoto em Petrópolis!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Fácil…
O #96 era o Casari A1 com motor V-8 302 polegadas do Ford Galaxie 500.

E o #97 era o Repe 227, projeto de Renato “Martelinho de Ouro” Peixoto sobre um chassi de Fórmula Ford. O carro tinha motor Ford Cortina de 1,6 litro.

E com o Casari A1, o Norman chegou a 235 km/h na Rio-Santos, quebrando o recorde do Bird Clemente com um Opalão na Castelo Branco.

walter
walter
17 anos atrás

Casari A4 (?A1?), não lembro bem.
Fora o Normam Casari não lembro de outro piloto haver piltoado esse carro.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

A primeira foto é a do já manjado Casari A-1, provavelmente quando da tentativa extra-oficial do recorde do Carcará no mesmo local. Já a segunda, é o Repe do Renato Peixoto, de Petrópolis. Este carro (retificando a informação do Veloz Hp aí embaixo a Brahma/Casari nunca teve um Heve) foi construido a partir de um chassi de F-Ford Royale alargado e usava motorização Ford. Foi alocado à equipe e rebatizado como Casari A-2, mas sempre conhecido como Repe 227.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Noventa e Seis… 96
vou jogar no bicho, truco 12

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Ao Genison Kobe,
Este carro não é o do filme.Aquele era um Avallone-Chrysler da Equipe Janda,construído pelo Antonio Carlos Avallone.
Abraços…

Helcio Branda
Helcio Branda
17 anos atrás

Eu adorava um Lemão Brahma, tomava um doix litru e comia doix pastel de R$ 0,50, na feirinha do rolo todo domingo.
E não me fazia mal.

Genison [GEcKo) Kobe
Genison [GEcKo) Kobe
17 anos atrás

Esse aí não tá parecendo o carro do “Rodolfo Lara”? =)
Pra quem não sabe, esse foi um personagem interpretado por Raul Cortez em um dos filmes de Roberto Carlos (A 300 km por hora – 1971).
A propósito, quem é fã de automobilismo recomendo assistir. Com cenas incríveis de interlagos na época e altos pegas…
[]s

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem Amigos da Rede Gomes, boa noite.
Aí está o esquadrão completo da Equipe Brahma chefiada pelo garande Casari.
Eles corriam na Divisão 4 nas 2 classes, até 2 litros com o Heve e na 5 litros com o Casari A1.
O principal era a 5 litros onde ele usou o chassis do Carcará para fazer o seu protótipo. Tinha o motor 292 do Galaxie com potência estimada em 400 hp, como foi dito nessa matéria-teste da Quatro Rodas.
Eu duvido desse número de hp`s mas, não havia dinamômetro naqueles dias, tudo era no “achismo”, porém com uma certa lógica nos cálculos estimativos.
O Heve andava com motor do Corcel e depois com o VW, e não fizeram muito pela crônica falta de verba suficiente para desenvolver até o limite as carangas.
Aliás, sobre o tema verba suficiente, quero dar a minha dica cultural de hoje.
Acabei de chegar da livraria onde comprei a revista francesa Retro Viseur deste mês onde quem gosta de protótipos como o Caique vai ter um enfarte.
Da página 78 até a 85 está documentado o primeiro teste do Matra 640 desenvolvido para Le Mans de 1969 e que foi integralmente reconstruido pela Matra sob a supervisão do Henri Pescarolo, que executou esse teste, e contaram com o patrocínio da Elf.
Vários antigos técnicos da fábrica e da escuderia participaram da empreitada que contou até com a ajuda do Robert Choulet que era da Porsche na época e desenvolveu o 917.
Esse foi o primeiro teste no Aeródromo de Lorsquil, que me pareceu uma base militar, e já descobriram o primeiro problema na caixa de câmbio com a quebra de uma engrenagem.
Natural, pois foi tudo feito de novo “à mão”.
Quanto ao V12 de 3000cc e 400 hp, sem o menor problema.
A revista tráz também o Osca de 1955 de 1500cc e 120 hp que pesava 550 kg e chegava a 210 km/h, fazendo um enorme sucesso nas pistas nessa época.
Tem também o teste de 3 Triumph TR4 preparados para rallye nos anos 60 que estão magníficos no seu estado e desempenho. Vai da pág.50 até a 69 com muita história da marca também.
Isso porque na pág.70 até a 77 é mostrado um magnífico Ford Capri RS 2600 V6 1971 de competição, restaurado à perfeição nos mínimos detalhes. Um desbunde.
Como se não fosse o bastante tudo isso, da pág. 86 até a 90 toda a história do Porsche 356, com desenhos em raio X, especificações mecânicas, motores, etc. Puro êxtase para Porschemaníacos como eu e vocês.
Tem muito mais porém, creio que para quem tem gasolina nas veias como nós, essas são as melhores matérias.
A revista fecha a última página com uma propaganda antiga da Romi Isetta BMW, trazendo o ator Cary Grant em New York – 1957, posando dentro de uma delas com a porta aberta.
R$ 39,90 nas melhores livrarias do ramo. Está de graça por tudo o que contém.
Abraços e boa leitura a todos.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Dinho, favor mandar seu endereço para que possamos enviar um teclado novo pra você, antes que você acabe se habituando a escrever sem espaços! Tá pior que o Puma preto!

3=6
3=6
17 anos atrás

SAO OTIMAS, .MAS , O DONO DO BAÚ NAO MANDA AS ¨LEGENDAS ¨ COMO A JOALHERIA ?

DinhoAmaral
DinhoAmaral
17 anos atrás

CCaique.vc.recebeu.meu.e.mail…sobre.o.Carcara…

abs..teclado.de.casa.quebrado.ainda…

Dinho

Conde
Conde
17 anos atrás

Baú do Caique , Joalheria do Veloz …É tudo uma beleza só .
Abraços a Todos

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Velocet,

Também sei e com certeza, além de diferente, foi de bom gosto. A colocação do Sig do Jaguar foi sensacional. Tens que ficar orgulhoso. rsrsrs!!!

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Dei risada quando li, se fosse no Globo.com tava escrito que a equipe BC de protótipos estava nas fotos! Belo Trabalho F.G.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

O #97 acho que era do Peixoto de Petrópolis (se não me engano o protótipo foi feito em cima da plataforma de um Mini). O 96 era pilotado pelo Jan Balder. Já a pintura, eu sei quem fez, hehehe.