Foto do dia

SÃO PAULO (para fechar o barraco) – Fazia tempo que não aparecia um Opala por aqui… Devo confessar que minha escolha aleatória das fotos da Joalheria Veloz HP não é tão aleatória assim. Procuro pelo menos variar os carros para ouvir histórias igualmente variadas. Legendas originais, as always.

Buenas noches, hasta la vitoria!


Interlagos, 1974: maravilhos espécime da raça dos Opalas. Este era preparado por
Chico Landi para o seu filho, Luiz Landi. Faltava piloto, sobrava carro.

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Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

meu tio eo Luiz Landi e ele pilotava bem sim

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

bem Pablo, essa também é a opinião do Coruja. ele anda na frente dos Omegas com o opala branco 44, pois o opala apesar da suspensão de eixo de carroça atrás, pesa uns 200 kg a menos e piloado por quem sabe é um terrível adversário.
no entanto, acho que para iniciantes o Omega é mais adequado, pois tem potência e é mais fácil de pilotar dando mais prazer por vir tempo mais rápido.
Num Opala o iniciante teria que treinar muito, pois o carro prega peças e deixa o piloto tenso e cansado rapidamente, perdendo o dia portanto.
A idéia é se divertir um dia na pista gastando de 3 a 5 mil reais e realizando um sonho de andar rápido num seis canecos.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Rotatórias são boas também…..chegar lançado sentindo os pneus da frente perderem atrito e de-lhe potência para corrigir, moldando o comportamento do carro ao longo de toda a curva com uma leve correção aqui, outra acolá….o problema é que ninguém esteja vendo para denunciar placa e outras coisas mais. Eu também gostava de pegar uma A-20 de um tio – 250 sure – pena que o peso do conjunto tirava um pouco do entusiasmo! Saudações

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Roberto, não sei se muitos concordam comigo, tomara que não… Aquela parte de não freiar, não contornar e a direção ‘queixo duro’ também fazem parte do espetáculo… Junto com o motorzão, são as maiores geladeiras de espinha que eu conheço!

Henri, brincar de camionete em avenida molhada é o que há!!! E as rotatórias então?? Saudades da minha velha A-10… 250, lógico…

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

algumas coisas parecem inatingíveis, mas no final nem são tanto.
a maioria das equipes que correm de Omega no paulista alugam carros para testes.

ajudo a equipe do Coruja e no ano passado algumas empresas alugaram vários carros, mas desta vez com pilotos, para festas de seus funcionários. o gráu de entusiasmo não pode ser descrito. humildes office boys que tem dificuldade até para andar de onibus andando do lado direito de um omega a toda por cinco a seis voltas. alguns choravam ao agradecer o diretor que inventou a festa.
calculo que o custo de se colocar um Omega na pista para se dar umas voltas pilotando durante a semana seja entre 3 a 5 mil reais por dia. é dinheiro, mas as vezes realiza um sonho de uma vida.
além disso, o Omega é bem superior ao Opala em dirigibilidade, principalmente para iniciantes. é um carro que acelera, breca, contorna e tem direção hidráulica, ou seja, permite muita diversão mesmo para iniciantes.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Puxa Pablo….arrisco a dizer que tem experiência em espécimes que ninguém desse blog pode dirigir. Ferrari 355 – nossa Senhora – acho que VOCÊ deveria criar um blog só para contar o que é pilotar bólidos dessa estirpe….o melhor carro que pude conduzir passaria vergonha ao lado de qualquer um desses que mencionaste. Mas o legal é que diferentes níveis de experiência podem ser muito bem nivelados quando entra a paixão por carros em jogo: um Deka, conduzir inspirado uma Ranger naquele pavimento molhado, pêndulo com reles tração dianteira , soltar a embreagem de uma 355 à 7.500 rpm….tudo é válido – com certa responsabilidade claro – em se tratando de carros….Sou meio que tarado pelos grandes sedans esportivos de luxo, por isso, uma salva especial também para o M5….agora, me surpreende de verdade o relato sobre o bom 250 face a modelos muito mais sofisticados…..acho que brutalidade de motor é sempre mais provocante do que um motor mais civilizado, ainda que mais poderoso., ele provoca limpezas coronárias a cada acelerada com certeza. A um nível muito atenuado em relação a brutalidade do 250, pude experimentar um turbo-diesel (não ria ainda….) quase sem lenta, com a pressão nas alturas, que em uma longa avenida de calçamento molhado (vazia), pude jogar a terceira para quarta e a pickup percorrer todo o caminho com a traseira inclinada cerca de 15 graus em relação aos pneus dianteiros alinhados….o turbo pressurizando cheio com fúria e eu com o sorriso nas orelhas….ao jogar a quinta no câmbio eaton racing, a traseira saiu de vez no final do percuros e tive que aliviar…isso é BRUTALIDADE em grau bem atenuado do que já deve ter experimentado….imagino que um 250 apimentado faça o mesmo nas pistas!! Saudações

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Henri, já tive nas mãos grandes e rápidos espécimes… Porsches 928 e vários 911, Ferraris 348 e 355, Audi RS2, Corvette, BMWs M3 e M5 e por aí vai…
Todos esses com motores impecáveis, de fino trato, na grande maioria muito mais rápidos que qualquer Opala. Só que NENHUM deles tem a PATADA de um 250 bravo… Aquela inconstância até os quase 2000rpm, com o motor engasgando e vibrando como se estivesse com dois cilindros falhando, e o murro no peito que vem quando o minino limpa a garaganta e entorta o ponteiro das rpm… Quem gosta e sabe andar à cavalo gosta de cavalo bravo. Eu gosto de motor bravo, sem educação. Eu gosto de motor com TORQUE.

Quem já pisou no da direita de um 250 temperado sabe do que eu estou falando.

Ceregatti, estou no aguardo de instruções…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Imagino que seja Cláudio…pude dirigir modelos top no auge de suas respectivas épocas douradas – nacionais com turbo, importados de motores seis cilindros, turbocomprimidos, câmbios no volante, alguns espécimes de rally …etc – mas nunca tive a HONRA de dar uma simples volta em um quarteirão com um mero (mero?) Diplomata seis cilindros, e isso vindo de uma família que sempre teve opala nos anos 80 – caravam, comodoro, diplomata, roubava um comodoro 88 zero Km para aprender a dirigir…mas todos modelos com o valente bloco 151-s, alcool ou gasolina…. Por isso, do bom motor 4.1 pude apenas sentir o Omega CD (meio amorfo o desempenho nas arrancadas) e uma A-20 alcoolizada. Mas, ao ligar um diplomata zerado 88, pude sentir a carroceria inclinando a cada acelerada, a facilidade da subida de giros – o volante do motor parece que despreza a gravidade – e uma saúde vinda de um bloco que respira por canundinho (pobre carburação), por isso, imagino o que seja andar em tal petardo alterado.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Henri:
Então voce andou com carros rápidos, mas nunca montado num canhão. Acredite: É uma monstruosidade o que andam esses 6 cilindros.

Pablo: Aquela visita está de pé, sim. É que esta semana estou lotado de trabalho no Sindipeças, e ainda não deu pra agendar. Não se preocupe que vai acontecer, com certeza absoluta.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Pensar que já experimentei mais de 300 carros em minha ainda curta experiência automobilistica e não tive o prazer e honra de conduzir um opala seis canecos…..snif….

Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

Vi aí embaixo que o pessoal está pedindo mais fotos. Talvez o Veloz HP as tenha mandado e só falta o Gomes postar. Mas quem quiser dar uma olhada em excelentes fotos daquela época veja no Livro Interlagos 1940-1980 do Paulo Scali. Eu, apesar de gaúcho e ter os livros de carreteiras e etc, não resisti quando ví na livraria esse belo livro.
Tem muitas fotos de 74-75 do Opala do Yoshikuma (branco nº99), do Opala do Campello (verde da Itacolomi), o De Lamare (tem o 4 portas, o 2 portas, etc) e muito mais. Vale a pena.

theaigor
theaigor
17 anos atrás

Fantástica essa garimpagem da história do nosso automobilismo!Emocionante,parece saudosismo,mas repito:isso é História.Querem imagens mais bonitas que as Alfinhas(GTA e GTAm )curvando forte e levantando uma das rodas dianteiras do chão?Coisda mais linda…Tem alguma por aí?Por falar nisso,que foi feito de Graziela Fernandes,digníssima representante do “belo sexo” nos tempos heroicos de nossas pistas?E as Rosito?Eta tempo bom…..

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Valeu Pablo, não sou ninja em mecânica, olha, agora sobre o Gol, será que ele funciona mesmo? Tem que ficar segurando o farol alto não tem?
Abraço

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Ah! Só para constar…
Usando bielas de alumínio (praticamente descartáveis, mas levíssimas), pistões forjados, comando irado, 18 bicos injetores e dois turbos paquidérmicos, tem dois motores 250 aqui no Brasil fazendo em torno de 1400cvs… Tiro curto, só arrancada, mas um bloco dura uma temporada inteira. Carro de luxo, carro de serviço, caminhonete, caminhão, taxi, carro de passeio, limusine, carro de corrida, carro de arrancada, gerador… 250 é a solução!!!

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Vamos por partes:

Petrus: Espaço dentro do cofre tem de sobra… Quando vou brincar com os Opalas da vida, abro o capô, sento no paralama e ponho os pés prá dentro, apoiando no coxim com cuidado pra não chutar a tampa do distribuidor. Espaço, portanto, tem… Só não adianta muito colocar um radiador lá dentro, pois chega a fazer 90ºC no cofre, em carro de rua!! Com 300 pocotós, creio que a temperatura seja ainda maior…

Ceregatti e Veloz: dia dois eu tô lá de novo!! Ficar salivando no seizão é comigo mesmo!!! Se o Veloz curtir do mesmo tanto que eu, vamos precisar de adesivos de “Cuidado – Chão escorregadio”…

Comendador, não esqueci não, hein… Tá de pé aquela visita? O que eu preciso fazer??

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Veloz ou Ceregatti como ninguem respondeu minha pergunta pergunto a voces, porque um carro desses precisava de radiador de oleo desse tamanho, pois a frente do Opala tem espaço de monte para colocar um belo de um radiador por dentro não tem?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Veloz, Veloz…
Hoje é o dia das maldades…
E depois de velhos – desculpe, maduros é mais adequado a senhores responsáveis e centrados como nós…
Nos queixamos das barbaridades que a molecada faz pelas ruas…
Minha única queixa é que fazem nas ruas, de forma alucinada e irresponsável, e não descendo a Estrada Velha de Santos e subindo pela Anchieta, sempre de madrugada…
Com tanto acelerador e maldades, como é que chegamos até aqui?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Comendatore, come vá ?
Só para te alegrar vou contar uma molecagem que eu fazia em casa com meus Opalas.
Eu estacionava a caranga com a traseira virada para os vários vasos de samambáia que minha mãe mandava pendurar pelas paredes e acelerava o bicho sem dó.
Cara, era só vaso caindo, folha voando, cachorro latindo e ela berrando como louca em meio à aquela ventania furiosa.
E depois eu ainda saia da garagem arrastando as rodas com a traseira de lado, deixando uns 30 metros de borracha riscada no chão.
Essa traquinagem eu também fazia com os Mavericks e Chargers.
Se fosse fazer isso com os carrinhos de hoje, com qual deles seria possivel ?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ehhhhh aaaaaíííííííííí……
Pablo e Veloz HP…
Num tem acerto: Esse motorzão seis canecos ainda é uma obra maravilhosa…
Quando veio para o Brasil equipar os Opala no início dos anos 70 já era antigo… Mas mesmo hoje continua empurrando valentemente os Omegas do Campeonato Paulista e urrando loucamente a cada troca de marcha…
Alguns até alinharam nos 500 Km de Interlagos e deram trabalho pra muito marmanjo, pra variar.
É motor para trilhão de kilometros e zilhão de prazer, coisa de louco.
Uma curiosidade, Pablo e Veloz:
Voces dois já ficaram juntos nos boxes quando liga uma dessas usinas?
Só vi o Pablo – quase enlouquece, e vou junto.
Vamos ver se na próxima a gente se encontra, sequestra o FG e enfia a cabeça dele perto de um desses. Acho que desta vez ele acorda dessa mania de motorzinho… Se não acordar, pira de vez.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Olá amigos, boa noite.
Calma galera, esses carros todos que vocês pediram e muitos outros mais estão lá na fila para serem postados.
Quanto à potência dos Opalas nessa época é dificil afirmar, pois não haviam dinamômetros, porém, não era tão menor do que hoje não, acredito que em alguns casos fosse até maior porque a gasolina usada era a verde e os equipamentos quase os mesmos de hoje.
O que mudou foi a resistência dos materiais pois hoje temos bielas forjadas em titânio ou alumínio, pistôes idem, comandos e balanceiros roletados, enfim, alguma coisa a mais em potência certamente tem hoje, mas não tão maior do que antes.
Acredito que o que mudou significativamente com o emprego desses novos materiais foi o balanceamento do conjunto que, junto com a maior eletrônica e o trabalho em banco de fluxo nos cabeçotes, aumentou em muito a faixa de torque sendo que hoje os motores “limpam” muito mais rápido e em rotações bem menores que antes.
E é óbvio que tenha sido assim, pois estamos falando de 33 anos de evolução de materiais e preparação.
Mas fiquem certos de uma coisa, esses carros não fariam feio hoje não.
Abraços.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

180 cv pra cada roda traseira…
Tá tá tá… 360 cvs o seizão não dava naquela época, mas 300 rolava… Hoje em dia, aspirado com injeção chega nuns quatrocentinho, com comando e cabeçotes beeeeem bravos… Lenta à 1600, limpando a garganta lá pelas 2400… Lindo demais!!

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

O filho do Landi era tão ruim assim?….não conhecia essa história.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

FG, faço meus os pedidos do Walter e do Ceregatti, uns Fuscas D3, Opalas de ponta (preferivelmente o 4 portas do De Lamare), se der o Maverick do Paulão.
Pedí muito?

Nonato
Nonato
17 anos atrás

Eram engraçadas essas corridas, nas retas o Opalão disparava, já no miolo de Interlagos os Fuscas colavam de novo na traseira.

Herik
Herik
17 anos atrás

Desta vez farei um pedido: Na joalheria do Veloz HP não tem uns Passat de competição? Quem sabe aqueles pilotados por Toninho Da Matta… Deu para notar que meu fetiche é Passat!? Cada um com suas manias.

VW...
VW...
17 anos atrás

os fuscas aterrorizavam todo mundo…aqui e no sul. Tem brigas brabas entre o Pedro Victor e Rosito em Tarumã. Rosito na cola do Pedro o tempo todo, dando uma canseira danada no opalão, na época o mais bem preparado do país!!! Completando na fila de trás o VW do Jan e Dabur, talvez no mesmo tempo com uma diferença muito pequena…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

ACarloz…
Bota 180 nisso, e bota bastante…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Qual a comparação em HPs entre os opalas e os fuscas?
Fuscas aprox. 150 e opalas 180?

Doug
Doug
17 anos atrás

Obrigado Romeu.
Pelo jeito, o “muleke” era tosco mesmo.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Askjao, eu acho que as entradas de ar para os freios são as que estão localizadas abaixo dos faróis.
essa do meio é o radiador de óleo mesmo.

roberto zullino
roberto zullino
17 anos atrás

os opalas usavam radiadores de óleo no início do desenvolvimento. hoje em dia, seus herdeiros, os omegas, não usam mais, ou melhor, alguns usam outros não.
só é realmente obrigatório para motores muito fortes ou em dias muito quentes. as corridas curtas como as de hoje não exigem o radiador.
na foto dá para ver as mangueiras do radiador de óleo.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

A melhor coisa que o Luiz fez, foi ter largado as corridas.
Antes que o nome Landi, talvez o mais importante nome do automobilismo brasileiro (ao lado dos Fitipaldi), fosse jogado na lama…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Aí Gomes, aproveitando a deixa da legenda da foto, diz sua opinião : Chico Landi foi o melhor piloto brasileiro ???? Essa pergunta nunca quer calar !

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Será que era um radiador adicional ou apenas uma entrada de ar voltada para os freios?

Doug
Doug
17 anos atrás

Este Opala chegou a ter algum resultado expressivo?

3=6
3=6
17 anos atrás

NAO É FACIL TER PAI FAMOSO .
COM SEMPRE , ÓTIMAS FOTOS E ÒTIMAS LEGENDAS

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Aos entendidos, que entrada de ar é essa na frente do Opala, sei que motores a ar usam radiador de oleo, porem o radiador do Opala é enorme, precisa desse de pequeno tambem? Que raios é isso??

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Por acaso alguém tem alguma foto do divisão 4 do Edson Yoshikuma ou do seu opala? Aquele fuscão da equipe Luxford realmente era lindo, dá postar também?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Walter:
Acrescentando os fuscas dos “Amadeus”: O Campos e o Rodrigues, mais o Passat do Yoshikuma…
É que a Joalheria do Veloz HP é imensa, temos que aguardar…

walter
walter
17 anos atrás

Revi os outros posts de Div. 3 e calculo que eles perdem de goleada dos posts de Lada.
O nível caiu: da traseira do Maverick do Grecco, chegamos ao Opala do Luis Landi…
REIVINDICO fotos dos Opalas de Edgard de Mello Filho, Reginaldo Campello, Pedro Victor Delamare. A Brasília do Ingo. Os Maverick do de Sordi (equipe Frum), da Equipe Hollywood, da Equipe Grecco. Os fuscas do próprio Ingo, da Equipe Luxforde, do Leonel Friedrich.
Pode ser, flavio Gomes?

walter
walter
17 anos atrás

Nem era o melhor Opala, nem o melhor piloto.
Mas tava largando entre Fuscas, o que prova que os ‘pinicos’ andavam mesmo bem.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

A pensar que um dia fui dar uma volta em interlagos..lá por 65/66…acho até que mandei legal…e fui todo pampeiro conversar com o seu chico e ele me sai com essa LITERALMENTE ” OLHA FILHO, AQUI VC APRENDEU A GUIAR UM CARRO…AGORA VAI TOCAR VIOLÃO OU CHUTAR UMA BOLA, QUE O TEU NEGÓCIO NÃO É PILOTAR….. putz…valeu a lição…me considero um bom motorista mas, como ele dizia…faltava “gana”…olhando esse opalao aí então….deixa pra lá…reminiscencias apenas….