Momentos Piquet

SÃO PAULO (o ar quente é coisa para siberiano) – Nelson Piquet, todos sabem, não é amigo de todo mundo. Mas de alguns, com os quais inimizades foram surgindo ao longo dos anos, já foi. Ou, pelo menos, desfrutou de alguma camaradagem.

Tenho Nelson na mais alta estima, especialmente depois de ver sua reação em Monza, no distante 1989, quando lhe disse que trazia um recado do Crispim. Por isso, não entro nos méritos de suas desavenças que gotejam aqui e ali.

Trago apenas duas imagens curiosas, a primeira descolada pelo Ceregatti no site da FASP, a segunda enviada há meses pelo Andrei Spinassé.

Na do alto, a legenda diz que se trata de Silverstone, 1983. Piquet, Senna e Boesel são os que identifiquei, numa olhada rápida. Na de baixo, Nelson se divertindo com Barrichello. Hoje eles não podem nem se ver, que sai faísca. Tem a ver com a Arisco, mas nessas brigas não me meto. Entre outras coisas, porque não gosto de catchup. E mostarda, só alemã.

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Ferreira
Ferreira
17 anos atrás

Flávio na foto, que estão o Nelsinho o Senna e o Boesel , agachado,junto ao barbudo é o Sala. abraços

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeiro
17 anos atrás

Olá,Flávio!
O que aconteceu entre o Nélson e o Rubens Barrichello?
Me lembro de os dois serem camaradas,tinha até aquele comercial da Arisco que os dois protagonizavam e passava no intervalo das corridas no começo da carreira do Rubens.
Me recordo do ambiente amigável e de elogios mútuos.
Afinal de contas,o que houve?

walter
walter
17 anos atrás

Esse ‘site’ indicado pelo Delboux tem coisas maravilhosas, dentre as quais essa bela foto do Emerson (http://www.suttonimages.com/fotoweb/previewposters.fwx?position=20&folderid=5009&columns=1&rows=1&search=73gp02r&fileId=), com o macacão sujo de graxa, depois de vencer no Brasil, em 1973. Graxa, vocês lembram?
O Emerson, tanto quando o Piquet ou o Senna, não era um fofinho.
O Piquet socou o Salazar.
O Senna foi campeão soltando (merecidamente) a carro em cima do Prost, em 1990.
E assim, competidores, trouxeram tantos títulos para o Brasil.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Betto, interessante a foto, ela é bem recente, foi no aniversário de 300 GPs da Honda, agora na etapa alemã.
Isso mostra que as partes de briga que a gente vê na TV são menos de 1% da história.
Recapitulando as últimas farpas:
Piquet,que tem fontes na Honda, disse que o “burrinho” (expressão dele) ia para a BAR.
Desse modo que ele falou o Rubens ficou muito irritado, até porque ele tinha planejado informar a imprensa no GP Brasil, numa festa. Daí ele declarou que o Piquet que não se intrometesse, que fossecuidar da carreira do filho que andava precisando (isso foi ano passado, quando o Piquet Jr teve N problemas na GP2.
Fica estranho ver uma foto dessas atual, não?
Algum chegou para o outro e disse “foi mal”, pelo menos.

Betto D'Elboux
Betto D'Elboux
17 anos atrás
marco
marco
17 anos atrás

entre o nelson e o senna, rene arnoux.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

É muito curioso como o nome Ayrton Senna ainda desperta tantas discussões, principalmente sabendo que ele morreu há 12 anos !
O cara se transformou em um mito da F1 (mantendo como fã a maioria dos aficcionados, e a quase totalidade dos leigos), e isso quer dizer uma grandeza muto superior às qualidades de um piloto comum.
Até o velho Bernie Eclestone (que já viu de tudo na F1) lembra do Senna, quando afirma que a F1 sobreviverá tranquilamente sem o Schumacher, já que conseguiu sobreviver sem Ayrton Senna, que – segundo ele – era muito mais popular que o alemão … meu Deus, e eu pensei que tudo fosse campanha da Rede Globo !

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Não consigo entender esses sennistas fanáticos. Meu, não sei se é patético ou engraçado pacas. Sabe aquele carinha da sua turma no ginásio, que é o típico malinha sem alça, que quando se iniciava o ano se achava o papai sabe tudo, que até podia saber melhor um ou outro assunto mas por simples egoísmo guardava esse seu ” tesouro intelectual ” a sete chaves, que procurava se enturmar com um bando de mané, todos com as mesmas características dele, e que por último era o alvo principal dos chamados ” pestes “, que acho para a infelicidade de uns profs e alegria de outros, esse quem vos fala fez parte? Pois é, não consigo dissociar a imagem do sennista fanático desse indivíduo acima. Há também um certo “estigma de Galvão Bueno ” nesses caras, uma galvãobuenisse irritante, que é sinal de total má influência da rede plim plim. Engraçado, Piquet tá longe de ser recordista de alguma coisa, tem ” parcas ” 23 vitórias na F1 mas chapa,
como eu curti e principalmente como me diverti naqueles anos 80. Era uma atmosfera até meio de fantasia naquela época, e como aprendi certas coisas sobre como viver e curtir naqueles tempos. Adorava tudo aquilo, as táticas da Brabham, a genialidade do Gordon Murray, todas aquelas pistas, também curtia as inovações tecnológicas devorando as Quatro Rodas e Auto Esporte que me chegavam as mãos. Também admirava os outros pilotos daquela época como Tambay, Arnoux, o imortal Gilles Villeneuve, o subestimado Didier Pironi, o hermano Carlos Reutemann; dentre outros. Em resumo, aprendi a amar o esporte, e curti o tricampeonato do Piquet tanto pela sua genialidade ( que atualmente é proclamada até pelo Galvão Bueno ),como pelas circunstâncias que ocorridas nessas conquistas. Piquet já foi colocado como ” monstro egocentrico e mal educado ” por diversos ” experts “, mas queria realmente confirmar na realidade da existência de todos esses atributos. Certa vez uma integrante da TAS ( Torcida Ayrton Senna ) categoricamente disse : ” O Piquet é insano e mal educado. Maltrata jornalista, é grosso. O Senna sim é um sujeito legal “. Meu, eu já vi o Senna dar cotovelada gratuita em um pobre noveleiro e fan do figura, durante uma entrevista para a TVE, após o GP Brasil de 85. Se bem que o carinha era o maior mala, e ficava cutucando o Ayrton toda hora. Queria achar essa no YouTube. Agora essa hipocrisia de comparar o Piquet ao Dart Vader…. P Q P. Vira e mexe também, lá vem o típico viúva exclamando: ” Só assistia a F1 por causa do Senna. Depois que ele morreu não assisto mais. ” Prá P Q P de novo. Cara eu gosto é do esporte, e confesso que senti um pouco daquela atmosfera antiga agora no GP da Hungria. Não sou fan do Nelson Piquet. Sou um admirador, e sabia que ele pararia um dia, como o Senna, se tivesse sobrevivido também teria de parar. Se encontrasse o Piquet um dia, sem demagogia, o trataria da mesma forma como se na mesma ocasião conhecesse o Flávio Gomes, o Cabral, o Veloz-HP, o Pedro, O Luciano S; dentre outros. Ou seja pessoas comuns, de carne e osso, com histórias de vida pra contar. Engraçado que o apagar das luzes do Piquet na F1 foi discreto lembram-se? Aquele GP da Austrália chuvoso de 91, corrida interrompida, nada de badalação. Creio que o próprio Piquet quiz assim. Agora pergunto: Uma possível despedida do Senna como seria? Será que o plim plim deixaria de lado tão grande acontecimento? Não teriamos uma espécie de super-mega-ultra show, com as presenças de Xuxa, Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Fausto Silva, Galvão Bueno, Pelé… Na verdadeira despedida de Senna, o que se viu foi até um zé mané, na
fila para passar em frente ao caixão, estratégicamente vestido de Papai Noel ( ?????? ).

Igor
Igor
17 anos atrás

Nelson era genial,foi o cara que mais conseguiu levar a BMW ao alto do pódio,levando dois títulos mundiais com os motores tedescos.

Já na Williams,ele enfrentou a equipe,que dava prioridade à Nigel Mansell e se sagrou campeão mundial em 1987,ele venceu menos que Mansell,porém foi mais regular e conseguiu o terceiro triunfo de sua carreira espetacular.

Sem dúvidas,ele é o cara.

Breno
Breno
17 anos atrás

O melhor piloto brasileiro foi Emmo.

walter
walter
17 anos atrás

Que delícia, afinal uma boa discussão: qual dos brasileiros foi o melhor de todos os tempos?
O melhor do mundo. De todos os tempos. Brasileiro.
As fotos são um grande barato e não me surpreendo que os caras tenham se tornado tão inimigos: a competição é assim mesmo.

3=6
3=6
17 anos atrás

NA PRIMEIRA FOTO O BARBA É O ZÉ ROMANO OS ¨OUTROS ¨EU NAO CONHEÇO .

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Povo
Se o Nelson entrar aqui ele vai protestar com uma muletada na cabeça de cada um.
Tavam falando da irreverencia dele aí embaixo.
Tem uma que eu ouvi outro dia que é the best.
Consta que o Nelson tava viajando com um amigo dele e pararam num posto de gasolina.
Aí um funcionario olhou e perguntou:
– Voce não é piloto de F1????
– É eu fui sim
– Me dá um autógrafo
O Nelson deu o autogrado:
´Ayrton Senna´
Só uma figura dessa pra dar autografo de morto. É o fim da picada né.
Por uma dessas é que voce conclui que ele nao é chegado a olofote. Faz bem o estilo dele.

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Zé Clemente,
Não fiz nenhuma corrida com eles porque fui instrutor da E$scola de Pilotagem Jawa Drsesdytr Estclhon Chaffsesrw, eu sei que é difícil entender palavras em Javanês, por isso vou traduzi-las: Escola de Pilotagem de Java, que tinha um Convênio com Bedrocck. O Barney era mais rápido que o Fred, além disso, nós Homens de Java, sempre julgávamos um Homem pela sua escolha, e a Betty era muito mais , como poderia eu continuar educado…hâãã…bem vai assim mesmo, muito mais gostosa que a Vilma,e como sempre tive segundas e terceiras intenções com ela, sempre que podia fazia umas gambiarras no carro do Fred para que o Barney detonasse o Amigão. Este período foi muito bom e deu frutos, pois o pobre Barney nunca ficou sabendo que aquele moleque de Cabelos Pretos e bem alto, que recebeu o nome de Ban-Ban era meu filho, já que a Betty não resistiu aos meus encantos… O Barney seria melhor que o Alex Yoong se pilotasse hoje, aliás acho que o Steve Wonder também seria….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Caique:
Concordo sim com voce, a respeito do Emerson.
E por um milhão de motivos, seu nome deve ser sempre lembrado em letras maiúsculas. Ele foi “o cara” em tudo, e ainda foi o primeiro a obter sucesso de fato fora do país.
Quanto ao seu Super 8… Estive lá, acampado no retão. Tenho um amigo que tem isso em Super 8 tambem, ele precisa trazer logo para DVD. É histórico.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Homem de Java Senior

Olha, numa boa heim, não vai ficar bravo com a pergunta que eu vou te fazer.
Já que vc declarou a tua idade (que saúde cara, minha nossa), eu queria saber se vc já fez alguma corrida como o Fred Flintstone e o Barney no autodromo (ou pedrodromo) de Bedrock City. rsssssss

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Zé Clemente,
É que com os meus 48.565 anos de vida bem vividos, as vezes faço alguma confusão, mas a Inezita e o Cauby tem cara de que adorariam os Matuzaléns, não eu que sou um Homo Erectus, mas com tudo em cima e subindo….

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Caique,

Esse filme do Môco em s8 é um autentico trofeu que vc tem. Parabéns.
Quando eu falei dele e fiz alusão a Senna não esqueci que há sim as diferenças marcantes. Mas se o Senna é tido como um cara muito arrojado (vide pole milagrosa em monaco), o arrojo ou talvez o estilo marcante do Môco é que ele guiava qualquer coisa. Se tivesse campeonato de trator de esteira ele daria um jeito de fazer curva.
E por ter sido um cara do turismo tambem, ele fazia curvas ´de lado´ o que era um tremendo exercico de aprendizado.

Os nossos esquecimentos acho que são coisas da vida mesmo. Quem hj em dia com menos de 40 anos lembraria do Luiz P. Bueno?
Tem uma estória dele e do Môco bem interessante.
O Luiz não teve condições de prosseguir na F1 e voltou pra casa. Nem por isso foi um piloto sem capacidade pro oficio.
Na Surtees um dia ele tava no treino e o carro nao fazia curva de jeito nenhum. Ele vai pro box fala com o John e esse diz que ele precisava se acostumar com F1, que ainda tinha pouca experiencia.
Voltou pra pista e continuou com as mesmas dificuldades. Aí ele fala como o Môco e este sai com o carro para uma voltinha. Nem completou a volta e veio pro box e sentenciou – O carro tá inguiavel!!!
Resumindo tinha um trinagulo da suspensão dianteira invertido, de cabeça pra baixo.

O rato teve carreira de turismo sim, mas campeão da Vee e teve seu proprio monoposto. Tudo isso deu contribuição pra ele chegar na europa com escola na materia. Tempo do mecanico de garagem.
O Nelson, tema central do post, teve uma carreira semelhante.

Homem de Java Senior
Essa época aí era final da bossa nova e inicio da tropicália, hahahahahaa

abraços

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Jonny,
Se o Rato correr *a la Rato*, vai largar em segundo e ficar colado no Mansell até ele fazer uma lambança pela pressão que ele sempre colocou nos adversários que ficavam à sua frente. Depois vai para a vitória. Seu melhor aluno recebeu o Título que deveria ser seu, mas ele não o recebeu porque foi para a Copersucar: Professor…deram para o Prost, aliás outra fera.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Jonny*O,

Boa Lista, mas eu acrescentaria mais alguns que você esqueceu, que fazem parte da minha lista:
J. Stewart, R. Peterson, Chris Amon e tarde, mas sempre presente……….HENRY PESCAROLO .

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Claro Caique Matreiro!
Aproveitei tb pra lembrar meus preferidos.
Por falar em Emerson ,ele tá desafiando o Mansell p/ proxima corrida dos velhinhos.
Vc concordou com minha lista?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Homem de Java,

Passa pro Flávio, se ele topar eu os receberei, falou?

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Caique,
Você é o gerente do Varandão da Saudade?
Posso trazer a Inezita Barroso e o Cauby Peixoto para que voce faça as honras da casa?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Zé Clemente,

Terça-Feira eu discutia, se não me engano com o Rikho, sobre os Pilotos de Turismo, dizendo à ele que os caras bons em Turismo são excelentes Pilotos e agora me vem a cabeça que o Emerson e o Pace vieram não dos Fórmulas, mas de uma carreira ótima nos carros de turismo. Isso é só um exemplo tupiniquim, porque o Reuteman (outro espetacular) também veio do Turismo Carretera.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Zé Clemente,

O Moco foi um piloto muito diferente se analisarmos sua conduta em relação ao mundo do automobilismo. Era um sujeito bem quisto por todos e um piloto que se não tivesse falecido, teria sido campeão pela Ferrari, pois todos dizem que já tinha um contrato acertado para 79.Correria no carro do Scheckter, que foi contratao por causa de sua morte.
Tenho em super 8, bem tremido, a vitória dele em Interlagos,75.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caique, 100% de acordo com você, embora ache o Senna brilhante em seu profissionalismo, sem duvida o Emerson deveria ter muito mais “estrelas nos ombros” que o Piquet e Senna. Abraço

Homem de Java Senior
Homem de Java Senior
17 anos atrás

Paulinho Leblon,
Guri, acho que tu és nascido no Rio, mas não no /de Janeiro/ e sim do /Grande do Sul/ e so usas o apelido Leblon para fazer parte do Nordeste, onde tem gurias tri-gostosas e que gostam do sexo oposto. Se o Brasil termina em Santa Catarina, é então o maís com maior numero de gauchos do planeta.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Caique
Tinha + um nome nessa lista do Emerson que foi contemporaneo dele e de quem ele falava aqui no Brasil antes de ir pra europa.
Chris Amon

Esquecendo as comparações, há um nome brasileiro que hj em dia eu vejo pouquissima gente mencionar, e acho tambem injusto que isso aconteça. O Môco. Na minha forma de pensar eu diria que diante das condições da época, tanto do ambiente quanto do piloto, o Môco foi um Senna que morreu muito cedo.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Jonny*O,

Sem comparações, apenas fiz a minha homenagem ao Emerson. Como defendo sempre, cada um tem suas preferencias e isto é direito legítimo de cada um. Acho que homenagens e elogios , são sempre bem vindos.
Abraços.
Adorei os Motores V6.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Não adianta , acabamos desviando o foco e comparando os pilotos.
Então lá vai!
Emerson,Piquet,Senna,Clark,Fangio,Nuvolari(as duas encarnações)Caracciola,Rosemeyer,Schumy e Xandinho Nagrão.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Caro Grão Minister Matuza Master Cerega,
Concorda comigo que é uma injustiça não se dar o valor ao piloto que o Emerson foi?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Certo está Aldo Piedade, da Alpie… Velho mestre de pilotos e piloto.
O nome de seu primeiro filho é Emerson.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Zé Clemente,

O Rato sempre falou do Fangio e do Clark.
Foi excepcional amigo do Peterson e muito amigo do Stewart (amigo mesmo).

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Angelo,
Se tivesse continuado na McLalem em 76 e em 1980 tivesse ido para a Ferrari – o Comendador o convidou, e pela primeira vez permitiu que a Ferrari pudesse ostentar um Patrocinador do Piloto no Aerofólio -com certeza as chances de ele ter mole mais 2 ou 3 títulos teria sido muito grande.

Ângelo
Ângelo
17 anos atrás

O único grande ídoli que eu tive. Um gênio das pistas euma figura única, bem distante desse nojento politicamente correto em que mundo se afundou. Talvez por isso não seja valorizado como merece.
Sobre o Emmerson, não acompanhei a trajetória dele na F-1, mas acredito que se ele não tivesse investido no sonho da equipe prórpria poderia ter aculmulado mais um ou dois títulos.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Caique,
Valeu mesmo, gostei da aula.
E acrescento. Se não fosse a aventura da Coopersucar ele teria sido tetra.
O que eu vejo de muito importante no Rato é que ele era um piloto completo. E na Indy ele provou por a+b que não era o cara sem arrojo que muita gente disse aqui na época.
Acho que a questão de ser esquecido pelos ´atuais´ se deve ao fato de que a exposição à midia hj em dia é muito maior do que era naquela época. E falo isso no mundo todo, não apenas no Brasil.
Uma coisa que eu vejo de muito negativa em comentários sobre ele, é que muita gente acha que ele foi aventureiro. Isso não é a realidade. Quando ele chegou na europa ele tinha conhecimento de construção e acerto de monoposto e de turismo tambem. E isso pesa muito. Olhando por esse angulo eu o vejo como um piloto ´profissional´ em todas as letras.
Sobre a discussão dos ídolos, o Émerson tambem tinha seus ídolos na F1. Quais eram??????

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Armando Viera,

Já somos dois, porque o Emerson teve as mais Brilhantes Vitórias de um Brasileiro na F1, principalmente a última, que ninguém fala muito e foi a mais genial que já vi. Uma corrida que ele terminou com uma volta de vantagem sobre o Pace, 2º colocado, porque simplesmente sua inteligência era MUITO superior à média. Uma corrida que só quem termonou entre os 6° andando foi ele. Inacreditável aquela corrida.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Voltando ao tema

O Omelete estava fazendo contas de relação de marchas de uma caixa Hewland e o Nelson que na época estava na Brabham viu e disse +/- assim:
– Jan, não precisa esse trabalho todo. Lá na Brabham eu faço as contas assim….cada dente na engrenagem são +/- 200rpms.

E pronto, num minuto as contas da relação que o Omelete queria estavam prontas

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Zé Clemente,

O Emerson é injustammente esquecido pela maioria dos fãs atuais da F1, principalmente os que começaram mais tarde (óbvio que por serem mais novos) e têm no Piquet e principalmente no Senna seus expoentes, mas gostaria – POR FAVOR À TODOS, SEM QUERER COMEÇAR NENHUMA BRIGA TOLA DE FANÀTICOS, PORQUE VOU APENAS DAR A MINHA OPINIÃO – de que todos se lembrassem que, NA MINHA OPINIÃO, o Emerson foi o Melhor piloto que já tivemos no Automobilismo Mundial, pois chegou na F Ford e correu cerca de 8 provas no Campeonato ingl~es e chegou sempre entre os 3 primeiros, aí o Collim Chapman resolveu chamá-lo para a Lotus no meio do Campeonato Inglês de F3, para que ele ganhasse experiencia e ele aceitou e foi pilotar uma Lotus semi-oficial (as oficiais eram pilotadas pelo Mo Numm e pelo David Walker, com o famoso Gold Leaf Team Lotus). Chegando na F3, faltavam 11 provas para terminar o Campeonato de 22 provas, ou seja, metade do campeonato já tinha ido e a concorrencia era formada por: Ronnie Peterson, François Cevert, Jassaud, Tim Schencken, David Walker, Clay Regazzoni, etc. Nessas 11 provas o Emerson, que ninguém conhecia ganhou 9 e chegou num segundo e num terceiro, sendo Campeão Inglês de F3.
Em 70 foi para a F2 e no meio do ano o Chapman o chamou para testar na F1 e ele deu show, porque antes de sentar no 49C o Ridnt, que era lider do campeonato e já estava utilizando o Lotus 72, trocou a mendo do Chapman toda a regulagem do F1. O Emerson sentou e começou a regular a barata e andou no mesmo tempo de Ridnt 15 voltas depois e foi imEDIATAMENTE CONTRATADO. nA PRIMEIRA pROVA, iNGLATERRA, LARGOU EM ULTIMO E CHEGOU EM 8º (SE FOSSE ABABA DE HOJE, TERIA MARCADO PONTO DE CARA), na 2ª em Hochenhein, largou do meio de grid e chegou em quarto.
Quebrou na Holanda e na estréia que faria na Lotus 72, o Ridnt faleceu, nos treinos de Monza.O Chapman se retirou da prova e aLotus não correu. No Canadá a Lotus, de Luto, não correu e ainda por cima o John Miles que era o segundo piloto, parou de correr pelo acidente do Ridnt. Nos Estados Unidos, esterando a 72, o Emerson que ainda não tinha andado na barata mais que nos treinos de Monza, deixou de ser o terceiro piloto e passou a Primeiro. Largou em terceiro e em sua 4ª prova, venceu.
O que essa moçada mais nova não sabe é que adoram sempre de falar sobre qual piloto venceu quais e essa discussão é sempre muito pobre, mas não no caso do Emerson, pois nesta corrida ele competiu contra (vejam que nesta lista que darei a seguir, todos venceram Grandes Premios e / ou foram campeôes mundiais):
Mario Andretti, Chris Amon, Jackie Stewart, Clay Regazzoni, Jack Ickx, J. Brabham, G. Hill, F. Cevert, J Siffert, Pedro Rodriguez, D. Hulme, P. Revson, J. Surtees, R. Peterson, Beltoise…é mole? Só nesse grid da primeira vitória tinham 7 campeôs de F1, além de que todos os citados venceram GP´s, aí eu pergunto, o Emerson foi ou não foi um Monstro? Não se esqueçam que depois de ser Bi-Vice e Bi Campeão, parou e depois de 4 anos voltou e em mais 5 anos, correndo por uma equipe com um carro anterior ao do ano, venceu Indianápolis e foi Campeão da CART.

Esse cara não tem nome em autódromo, não teve Comemorações pelos seus Títulos, as vezes nem é lembrado, e mais, desde a primeira vitória, sempre que podia também agitava uma Bandeira brasileira. Grande Emerson.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Errei tudo aí embaixo
Qdo o Rato entrou na Lotus F1 a equipe tinha 3 carros.
2 Lotus 72 e o 49C que foi do Jim Clark
Por isso ele corria no 49C
O cara que estava na equipe na época mas meio de malas prontas era o John Miles e não o Dave Walker

Paulinho Leblon
Paulinho Leblon
17 anos atrás

O Brasil termina em Santa Catarina sim. Dali prá cima começa o nordeste.

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Kirk ,
Mandou bem!
Concordo de A a Z!

Kirk
Kirk
17 anos atrás

Nao adianta ficar comparando ninguem, dizendo que A eh melhor que B, porque fez isso ou aquilo. No final eh tudo uma questao de opiniao pessoal e, claro, das circunstancias da epoca em que cada um pilotou, por quais equipes etc.
Acho que nos todos temos muita sorte de ter podido acompanhar talentos brasileiros pilotando pelo mundo afora como Emerson, Pace, Piquet, Senna, Rubinho, Boesel, Gugelmin, de Ferran, Moreno, da Matta e tantos outros – sempre torci por todos, seja na F1, Indy, F3, GP2… gostava de ver um brasileiro ganhar nao importava aonde fosse.
Eu sou fa do Piquet desde que tinha 8 anos, mais porque meu pai ja torcia por ele, entao foi natural. Nao me importava nem um pouco com as desavencas dele na imprensa nem com as fofocas – eu queria era chegar no Domingo de manha e ver ele correr na televisao, so isso. Foi demais poder ir ver ele ganhar no Rio em 83 ao vivo – nao vou esquecer jamais. Quando ele bateu em Imola e depois mais grave em Indianapolis foram momentos tristes, mas parte do automobilismo. A mesma tristeza tive quando o Ayrton morreu – afinal afetou a todos os fans de automobilismo. Continuo como fa do Nelsao e agora espero ver o Nelsinho progredir na carreira tambem, assim como o Bruno Senna. Quanto mais pilotos brasileiros melhor.

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Negativo, o Emerson estreou na Lotus em 1970, usando um modelo 49C, enquanto o Rindt já usava o 72. Em 69 o Emerson disputava a F-3, e em 70 a F-2.

O Walker não saiu da Lotus em 70, tanto que foi companheiro de equipe do Emerson em 72, sendo substituído pelo Peterson em 73.

Abraços

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Infelizmente, quando o post envolve Piquet e Senna sai é besteira… Piquet para mim foi um gênio da era romantica… e Senna, um obstinado. Mas numa hipotética corrida, sou mais Piquet.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

O Émerson não estreou em 69 na F1???
No ano em que ele entrou na Lotus ele era o terceiro piloto da equipe. Havia um ingles que não sei se era o Dave Walker que estava de saída por pressão da família.
Confirme quem sabe pls….

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

Piquet campeão na terceira temporada completa? Conta errada meu amigo. Vejamos: Estréia em 78. Primeira temporada completa em 79, segunda temporada completa em 80, e terceira temporada completa em 81, ano de seu primeiro título mundial.

O Emerson sim, foi campeão em sua segunda temporada completa. Estreou em 70. Primeira temporada completa em 71, segunda temporada completa em 72, ano de seu primeiro título. E até o ano passado detinha o título de piloto mais jovem a ser campeão mundial, até que um certo asturiano tomou esse título dele.

O Piquet, ao contrário do Emerson e do Senna, nunca foi campeão em uma disputa direta contra um campeão mundial.

O Emerson foi campeão contra o Stewart, que já era bi. O Senna contra o Prost, que também já era bi, e no segundo título do Senna o Prost já era tri. O Piquet foi campeão contra o Reutmann em 81, contra o Prost em 83 (que ainda não tinha nenhum título) e contra o Mansell em 87.

Antes que me joguem pedras, cabe esclarecer que não sou Sennista. Na minha opinião, o melhor piloto que o Brasil já teve na F1 foi o Emerson Fittipaldi.

Abraços

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Também não sei se ele tinha motivos para tanto (talvez não), mas que Piquet tinha inveja do Senna, não há nenhuma dúvida … acompanhei bem de perto essa briga, e a mágoa do Piquet era indiscutível …

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Grande Nelson Piquet!
Só que tem uma fofoca da epoca de corridas de rua, é arte do Joaquim , que contou pra gente lá em interlagos ,uma historia de um tal motor de fusca.
Mas só o Joaquim é que tem permissão pra contar.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

A pessoa que fala de inveja:

Porque Piquet teria inveja de Senna ? Ele tem o mesmo número de títulos mundiais. Pelo mesmo número de temporadas que Senna foi campeão pela 1ª vez, Piquet já era bi. Só não é tetra porque a equipe falhou em tentar dar o titulo de 86 par o Mansell que é inglês como a Willians e deram o título de graça para o Prost. Com um curricilo destes não dá pra ter inveja de ninguém, talvez do Schumacher …

Já pensou se em 88 ao invés de ter ido para a decadente Lotus Piquet tivesse ido para a McLaren ser companheiro de Prost ? Alguém duvida que ele não teria ganhado pelo menos mais 2 títulos ? Provavelmente 3 pois ele teria inteligencia suficiente para saber a hora certa de ultrapassar o Prost naquele GP do Japão ao invés de se precipitar como Senna que jogou o campeonato fora naquele ano. Coisas da vida.