Coisa mais linda

SÃO PAULO (precisamos de um desses na Supeclassic…) – Faz tempo que não falo aqui de grandes carrinhos… Bem, vamos começar a pagar a dívida. Começando com este reclame do Polara GLS enviado pelo blogueiro Marcelo Ringel.

Grande lembrança. Vejam as cores, o painel caprichado, o relógio, o volante! Na boa, não tem carro nenhum sendo fabricado hoje no Brasil que sequer se compare a desse Dodginho.

Ah, site sobre Dodginho? Entre nesse aqui. É o maior barato, embora esteja sem atualizações faz bastante tempo. Fabiano Suassuna, da Paraíba, é seu criador. Corram a home e lá embaixo tem uma “Nota de indignação” divertidíssima.

Gosto desse Suassuna, embora não o conheça. O cara tem uma paixão pelos Dodginhos difícil de ser ver por aí. O site merece uma visita demorada.

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Adhemar Almeida
Adhemar Almeida
13 anos atrás

Olás.
Tenho um Polara GLS 80. Coisa linda. Preciso apenas encontrar o painel, pois o que está nele está ressecado pelo sol. Se souber onde encontrar, me mande informações.
Abraço;

Luciano Terto
Luciano Terto
13 anos atrás

mario moura de souza, qndo quiser vender pode anunciar aqui que compro na hora, falo sério!

Otavio
14 anos atrás

Com tanta gente comentando de DODGINHO, comprei um precisando de reparos na suspensão, e estou precisando de algumas peças novas, pivos, braços de direção, pelo menos um amortecedor do lado esquerdo e etc. alguem tem uma fonte. Aguardo, OTAVIO (SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP)

lucio bavaresco de borba
lucio bavaresco de borba
14 anos atrás

Temos um 1800 GL ano 74 e está conosco desde 76.
Na sua época era de acabamento bom e tinha torque alto em baixa rotação. Aqui em Porto Alegre tem peças, quem tem um sabe onde conseguir. Mas o que me dá mais orgulho é que quando saio com ele todo mundo fica acompanhando com aquele olhar. Paro na sinaleira (farol) e sempre tem um do lado me perguntado: que ano é? tá muito bonito, como faz pra mantê-lo?
PS: não precisa ser colecionador para manter um antigo, basta gostar e aquilo que precisa ser feito, fazer aos poucos, de preferência você mesmo fazendo.

marcos carioca
14 anos atrás

dodge polara 1800 e um carráo possui um 1976 azul placa lhd 7884 presente do meu pai aos 14 anos,e depois que vendi apos ter usado 12 anos que vi a burrice que cometi nunca mais achei um carro como aquele era bonito confortavel espa;oso seguro fazia 12km comum litro com o hsu e ate hoje sinto a sua falta vivo a sua procura tenho dificuldades de saber aonde esta pois desde 98 ainda esta em meu nome no rio de janeiro ende;o do leblon aonde eu morava se alguem tiver noticias dele me avise para eu tentar compra-lo novamenete em qualquer estado de conserva;áo. meu e-mail e [email protected] agrade;o a ajuda dos amigos.DODGE E DODGE O RESTO E CARRINHOOOOO.

mario moura de souza,
14 anos atrás

eu tenho um gls do mesmo da propaganda vermelho ano 80,
e um carro bom e bonito, as vezes tenho vontade de vendelo
mais tenho medo de fazer uma besteira.

Samuel Martins de oliveira junior
Samuel Martins de oliveira junior
15 anos atrás

Olá amigos tenho um Dodge Polara ano 80 foi totalmente reformado tenho as fotos de toda a restauração, passo-a-passo,fiz tudo o k tinha para ser feito pois o carro tinha “Bastante” coisas para fazer o motor foi feito tudo e está agora com 10.000 km e foi feita a revisão ,bancos alto em couro, som, vidro eletr., alarme,rodas Binno aro 14″ com pneus novos ,lanternas novas personalizadas, cor Bege Nakar PEROLIZADO tenho interesse em vender pois estou mudando de Residência e não tenho garagem para guarda-lo tenho a garantia de todas as peças todos os amortecedores e muito mais. A quem se interessar entrar em contato pelo Fone(15) 9707-3908.

leonel filietaz
15 anos atrás

flavio, saudações

quero vender essa reliquia.

fone: 8251-4593. 11- 4403-8712.

Henrique Eugenio
Henrique Eugenio
15 anos atrás

O Dodge Polara foi um dos melhores carros que a indústria automobilística já fez. A própria Quatro Rodas, no teste com o Dodge Polara 78, finalizou-o assim “Se a Chrysler solucionasse alguns defeitos que ainda persistem – como, por exemplo, a deficiência da ventilação interna – o Polara seria ótimo”.

Meus pais tiveram um GL. Carro confortável, silencioso, câmbio macio… Só gastava gasolina.

Mas que desempenho. E o Passat, que todo mundo elogia, deixava infiltrar água e pó, coisa que o Polara nunca deixou. Sem contar que o desempenho do Polara contra o Passat LS era parelho!

Abraços!

Lau Marin
Lau Marin
15 anos atrás

Existe uma empresa capaz de balancear e fabricar qquer tipo de eixo cardan para veículos antigos,novos e importados é a CARDANS INEC fica em São Paulo mas possui filiais em Betim MG e São João de Meriti RJ.FONE São Paulo (11)2294 1555.
Espero ter ajudado quem precise.abraços

Lucas Augusto Nogueira
Lucas Augusto Nogueira
15 anos atrás

Tenho polara 1976, sou muito fan do carro que e aminha vida, na minha cidade só tem ele, alguns amigos que se entereça por esse tipo de carro fica doidos pra compra mas o meu dodginho não tem preço.
Se alguem tiver alguma dica de mecânica de dodge polara me manda q sera bem vinda.
Ah o carro serve como escola para mim.
valeu!!!!!!!!

Douglas Alves Ferreira
Douglas Alves Ferreira
15 anos atrás

Tive um 1978 marrom que por infelisidade tive que vender antes de restaura-lo como queria mas se algum dia eu o encomtra-lo farei o maior esforço em copra-lo divolta

Henrique EUgenio
Henrique EUgenio
17 anos atrás

GRANDE POLARA! TIVE UM GL 1978! ANDAVA MUITO, CONSUMIA BEM!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pois é, o Gol da minha tia fez 426 mil km sem retífica, o carro acabou-se e o motor ainda estava funcionando.
Só teve que retificar depois disso por que não trocaram correia dentada, arrebentou e atropelou válvula.
Se não fosse isso, tinha passado dos meio milhão de km.

João Márcio
João Márcio
17 anos atrás

Cara, aqui em Curitiba tem um Dogde Polara 79 inteirinho. Único Dono e o proprietário que trabalhou na Crysler em Brasilia, cuida do carro como se cuida-se de um filho.

Roger
Roger
17 anos atrás

Veloz, tem fotos de doginhos de corrida para nos presentear no blog?

iverson
iverson
17 anos atrás

Virgo,
Obrigado pela idéia, vamos pensar. Mecânico eu tenho, é o meu irmão, inclusive ele se ofereceu para ajudar a preparar o motor do DKW do Flávio, pois se o problema é limar e esmerilhar ferro fundido, nisso ele tem experiência, pois já trabalhou com um cara que mexia com Jet-sky e motos de competição. Quanto a correr em SP, deixa eu ficar mais doido um pouco, pois, no meu estado atual, se eu propor isso, minha esposa me enforca no pé de goiaba do quintal… (é que eu não costumo viajar muito não, sou meio sedentário…)
Um abraço.
Iverson

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

Quem saberia dizer que peça era aquela próxima ao carburador do Dodge Polara, que tinha uma espécie de pistão imerso em óleo. Era como um reservatório com esse pistão dentro. Estou enganado ? Tive um desses em 1981. Esse carrinho tinha um problema meio crônico com os pistões de freio. Viviam engripados. Abraços a todos.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Receita inalterada do dia que foi retirado da agencia Chrysler em Belo Horizonte, até hoje: Óleo Shell 20W50 e Bardahl B12.

Existem dois fatos: 1- O motor é MUITO bom.

2-A Construção do carro é que não foi das melhores. Muitos pontos de acúmulo de agua, e consequente corrosão, entre outras coisas.

Saber reconhecer os defeitos de algo que a gente gosta é que é dificil, mas não impossível.

E ele dá canseira em carro com motor 1.6 sim, porque sua 4a marcha é de relação de 1:1 e na subida mantém legal, porém, essa mesma 4a marcha penaliza o desempenho em cruzeiro, pois ” amarra” o carro, enquanto que carros com 5a abaixo de 1:1 vão embora.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e vice-versa.

Novo Aeon
Novo Aeon
17 anos atrás

Thiago

Seu motor é um fenômeno, pois com mais de 400 mil km e ainda andando mais do que motores modernos 1.6 não é tarefa das mais fáceis. Mande uma carta para a Crysler, talvez eles tenhma interesse para saber a causa do milagre.

WD 45
WD 45
17 anos atrás

Thiago

O carro não é ruim de mecânica, é péssimo. Talvez você tenha dado sorte ou seja um motorista muito cuidadoso com a mecânica, pois poucos carros chegam a esta quilometragem sem precisar abrir o motor. Muitas peças abrem o bico antes como por exemplo o carburador e ate mesmo o câmbio. Já vi Fusca chegar a 400 mil sem fumar e já vi Gol 16 v estourar com 100 mil, mas issso não quer dizer que um Fusca é melhor do que um Gol ok.

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
17 anos atrás

Dodginho Polara. Aqui no Rio tinha boa fama. Pena que quase não se via.

Dodge naquela época eu era vidrado no Charger R/T, até hj uma das frentes mais sinistras.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Pra quem diz que o Dodginho é ruim de mecânica, o meu apresenta exatos 439.599 Km rodados sem sequer fazer retífica de motor , etc e tal.
A única coisa que meu pai fez até hoje em termos de mecânica pesada, foi regular válvulas.

EVIDENTEMENTE já trocamos setor de direção, amortecedores, pivôs, etc. A única dor de cabeça que o carrinho deu até hoje foi balancear o cardan. Custamos mas conseguimos.

Ando com ele pra baixo e pra cima, e a elasticidade do motor em subidas, deixa muito motorzinho 1.6 pokemón suando em bicas. Colocando um Weber de corpo duplo, o bicho vira um capeta. Bebe mais que pinguço, mas anda pra caramba também.

Quase 440.000 km sem fazer motor, e mecânica que presta é a Vw?

Façam-me-rir…….

Verbatim
Verbatim
17 anos atrás

Porque algumas pessoas teimam em serem diferentes. Todo mundo que teve um doginho dizia que o carro era problematico, só não falavam issso enquanto tinham o carro porque se não ninguém iria querer comprar, quando ele resolvesse se livrar do mico. O carro perdia para TS sim, basta ver os testes das revistas especializadas da época. Ainda pensam que basta preparar o motor para andar mais rápido do que carros 30 anos mais modernos. Como comparar a suspensão de uma carroça dos anos 70 com um esportivo puro sangue do século 21 ?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Amigos malucos, boa noite.
Eu tenho um livro que montei com todos os testes de carros envenenados publicados nas revistas especializadas e no caso do Polara foi usada uma dupla carburação Weber, comando bravo argentino (não lembro agora da configuração), trabalho no cabeçote e coletor de escape dimensionado.
O desempenho ficou espetacular, andava muito próximo de um Opala 6 cc (não o 250 S) e os Passat TS, coitados.
Se esse carro fosse um pouco mais leve….

leohora
leohora
17 anos atrás

Que diacho ele quer dizer com VELOCIDADE INICIAL maior que a de qualquer outro carro médio??????????

LUQUE
LUQUE
17 anos atrás

E AI CEREGATTI, TUDO BEM?
SABADO TENHO UM CASAMENTÃO PRA IR E NÃO SEI QUAL SERA O MEU ESTADO ETILICO POS CASORIO.VOU TENTAR IR NO DOMINGO PRA ITU.ABRAÇOS
LUQUE

fred
fred
17 anos atrás

Uma vez peguei carona com um amigo, de Dodge 1800, e tinha transmissão automática no chão.
Vs lembram disso?

coelho
coelho
17 anos atrás

Obrigado Virgo pela compreensão do assunto. Fico louco com o pessoal que andava de carona e acha que sabe tudo.Acesso 3 ou 4 vezes por dia mas só dou o ar da graça quando realmente sei do que estou falando. Não que as pessoas não possam e não devam se expressar.Pelo contrario! Realmente a suspensao do bixinho tinha que endurecer senao era sair reto na primeira mais fechada que aparecesse. Mas não era nenhum absurdo tbm. Melhor que o GLS fuçado só a Marajó com um motor 151-s mexidinho e turbinado. Mas isso é outra estorinha.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Bianchini, a história dos 5 cms do entre eixos do Dodginho, non è vero, próprio.
Faz parte do riquíssimo folclore do automobilismo brasileiro.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Coelho,
Não posso deixar de comentar teu post: meu Polara usava (porque na época, aliás como hoje, eu andava numa dureza enternecedora) uns amortecedores recondicionados de um tal de Rogério aqui de São Paulo (depois descobri que na época o Comendatore também usava…) que era um amortecedor duro que só (porque a pressão que ele usava era muito maior que a pressão dos de linha); pois o Doginho grudava no chão que era uma grandeza. Costumava descer a serra da Anchieta com amigos que tinham Gol (na época, o motor AP ainda era novidade e era um bicho!). Na reta depois do pedágio, eu via o Golzinho de binóculo. Em compensação, na descida, quem tomava uma luneta de mais de quilometro eram eles. Saía de frente, mas nada de muito complicado. Vai ver que era o efeito dos dois duros: o amortecedor e meu braço.
Abraço

coelho
coelho
17 anos atrás

Tem 3 ou 4 criaturas que deveriam andar num carro desses inteiro antes de botar defeito no do primo, vizinho… Tive todas as versoes do 1800 e a gls era disparado um canhaozinho. Se alguem quiser eu tenho um painel de instrumentos zerado em casa e um cabo de embreagem. O unico problema do carrinho era que saia de frente uma barbaridade ( pra quem gosta nao e problema. Eu detesto) Mas tem muito Santana me procurando ate hoje. Vou dar uma receita pros guris dos carrinhos mil e injetadinhos!! Pega-se um dodginho desses abre o bloco pra caber o pistao de Brasilia( passa pra 2300cc).Bura trabalhado, flange e uma caixa cinco marchas. Acerta diferencial, amortecedores,pneus,rodas, bota disco na traseira e pode chamar BMW serie 3 que nao tem nem assunto!!! Mas o negocio de vcs é andar de carro mil com roda 22!!! Fazer o que!!!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

É, acho que na Super Classic não vão deixar aumentar o entre-eixos em 5 cm… mas que a história foi boa, foi! Para os que não se lembram (e já que os Matuzas estão meio quietos), vai o causo com alguns lapsos devido à minha memória de XT com vírus: na antiga Divisão 1, os Polara tomavam um ralo homérico dos TS. Até que um chefe de equipe (não lembro o nome, socorro Joaquim!) resolveu que o problema era o entreeixos do carrinho. amarrou duas correntes no eixo traseiro, e foi dando trancos até o entreeixos “esticar”. O carro começou a andar junto e até na frente dos TS, aí depois de umas 4 ou 5 corridas o pessoal começou a desconfiar. Foram medir, e aí descobriram a mutreta. Se non è vero, è bene trovato.
Abraços!

ERIC
ERIC
17 anos atrás

Meu avô teve um. Um carro bom confor-
tável, por sorte nunca deu problemas.
Mas por infelicidade do destino, foi vendido e justamente na 1ª viagem do
novo proprietário ele bateu em um caminhão e quase morreu. E não
tivemos mais notícias do Dodginho.
Deve estar tendo um triste fim, apodrecendo em algum ferro-velho nesse mundão grande.

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Um adendo: Se não me falha a memória, quem resolveu o problema do estepe no gol 1.6 a ar(devido aos 2 carburadores) foi um mecânico de uma concessionária (que pensou como o pessoal da Fiat).Pois os ditos “engenheiros” cavaram um buraco no porta malas para poder guardá-lo de pé roubando um espaço considerável.

Clezio Soares da Fon
Clezio Soares da Fon
17 anos atrás

Ao sr Oswaldo, na minha pobre opinião, eu acho que os responsáveis pelo depto de marketing e alguns engenheiros lá
da Volks, deveriam se já não o fizeram, abrir um atelier na rua São Caetano e confeccionar vestidos de noivas cheios de plumas e paetês com alguns frisos de borracha na barra da saia e um providencial Canister que ajudaria a noiva a expelir suas necessidades. Me desculpe por tudo isso, é um desabafo de raiva que tenho desses
indivíduos que não entendem nada de automóveis. Se achar que estou exagerando, tente por si próprio fazer a manutenção dessas tranqueiras modernas da VW (incluindo as kombis, leia-se trocar velas e cabo de embreagem). GLS,
como diria o ex-BBB Tan-tan: faz parte!

Renato
Renato
17 anos atrás

Marcelo Ringel, o blogueiro, por acaso também é o saxofonista da Central Scrutinizer Band?

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Pois eu tive dois Dodginhos, um 1800 74 (se não me engano) e um Polara 78 (como o da foto). Tenho saudade dos dois.
o problema do Dodginho é que o 1800 foi lançado com muitos problemas, a maioria sanados no Polara, mas aí o carro já estava queimado. Independende disso, não era mais gastão que os concorrentres (dependendo como voce andava, claro, o motor era 1800), tinha torque de sobra, era macio, nunca me deu problema sério nenhum (até o carburador que o pessoal tanto malhava era bom, porque eu andava aqui em Sampa e no litoral e ele nem engasgava), e tinha um câmbio que era uma manteiga. Nquela época, fazia São Paulo-Rio pela Dutra velha em 4 horas e meia, sem forçar muito. Saudades

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Iverson,

por isso não! Se voce quiser participar da Superclassic, é só preparar o carro. Tenho certeza que o FG pode indicar um ou dois mecas bons para acertá-lo para as provas (a preparação desses carros da classic é pouca coisa, quase nada). Voce deixa o carro em qualquer garagem de São Paulo (Mensalidade ao redor de 100 paus) e vem só para a corrida. Garanto que voce vai se divertir!

Ingo
Ingo
17 anos atrás

A verdade é essa, daqui há 30 anos veremos marmanjos de 40 anos malhando tudo que é carro fabricado e dizendo que bom mesmo era o Toyota Corolla que o papai tinha há 30 anos atrás.. não adianta o que passamos na vida até os 20 anos é o que forma nossos conceitos do que é bom ou ruim, bonito ou feio .
É por isso que tanta gente gosta de carro antigo, porque era sonho de infância. por isso esta nostalgia toda
O Flavio Gomes é um eexemplo clássico que poderia servir de objeto de estudo hehe

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Essas coisas com letras que eles inventam pra definir modelos de carros ou qualquer outra coisa acabam gerando uns trens meio esquisitos, não? Polara GLS. GLS…

iverson
iverson
17 anos atrás

Comprei do meu irmão um Dodginho, transformado em picape pela agencia Dodge de Barbacena. Comprei para ajudar, pois ele precisava da grana para ampliar a oficina dele. Gente È O MELHOR CARRO QUE JÀ TIVE! Superou a minha saudosa Variant (hoje com o meu pai) e o meu valente fusquinha (o opala eu não tenho o direito de não gostar, e o DKW eu ainda não experimentei regularmente). O carro gasta menos que o Opla, é silencioso, macio, agil e anda bem, tem um jogo ótimo, chama a atenção (criança adora, é diferente), enfim, um ótimo carro. Com mutio pesar vou devolver ele para emu irmão daqui ha um ano, segundo nosso combinado, mas se tivesse Super classic em Minas, ao invés de fazer um fusca ou um hot DKW (minhas ideias anteriores) faria um Dodginho para correr!
O Dodginho é irmão do DKW. Foram abandonados pela mesma fábrica, tiveram o mesmo volume de produção e tem as mesmas dificuldades de peças. Alías, no Dodginho são até maiores. Achei a bomba de gasolina da Vemag mas nõa achei do Dodginho, coloquei uma elétrica de Monza. O grupo do Dodginho no Yahoo é pífio, o do DKW é um clube virtual com reuinões diárias de pelo menos 4 membros simultaemente. o Doginho merece mais entusiasmo de seus donos…

jcesar
jcesar
17 anos atrás

André Buriti,

muito bem lembrado. Essa história de esticar a carroceria para aumentar a distancia entre eixos do dodginho é muito boa …nem dá para acreditar na diferença que fazem 5 cm…. ehehehe

Lg
Lg
17 anos atrás

Quando se coloca um carro destes aqui no blig sempre aparece gente para elogiar. Provavelmente ainda eram crianças ou muito jovens para entender o que acontecia. Este Polara por exemplo foi um dos piores carros já lançados aqui no Brasil, pergunte a quem já teve um naquela época e como sofreu. Era tão ruim que dos quase 100 mil fabricados sobraram muito poucos, somente na mão de colecionadores com muito dinheiro. Ele conseguiu enterrar de vez a Crysler aqui no Brasil.

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

Meu primo tinha uma joça dessas. Era idêntico ao do anúncio, inclusive na cor.O antigo dono ficou tão feliz e contente por ter vendido a jabiraca que no dia seguinte colocou um anúncio no jornal falando que tinha conseguido se livrar do carro.
Os problemas que ele tinha, entre outros :

– Consumo altíssimo de gasolina, inclusive ele desligou o ar-condicionado na esperança de diminuir o consumo;
– Podres generalizados por todo o carro, era um carro com três anos de uso…
– Peças difíceis de achar e muito caras;
– O carro parecia que ia desmontar conforme andava;
– Nos finais de semana, ele saía com o tanque cheio e ainda carregava um galão com gasolina (lembram-se dos postos fechados no final de semana ?);

A única coisa que salvava no carro era o paineil, que era muito bonito (quando funcionava, é claro…).

Doug
Doug
17 anos atrás

Este carro era um abacaxi sobre rodas, tinha muitos problemas desde o seu lançamento. O consumo era alto, os amortecedores trazeiros moles demais e por ai vai. Com o tempo forão corrigidos pela fabrica, mas a má fama já tinha pegado, isto enterra qualquer carro. Quanto ao TS que levou uma surra do Polara deve ser culpa do motorista roda presa pois apesar da maior cilindrada este carro nunca andou grande coisa, pois faixas pretas pintadas no capo não siguinificam muito para aumentar a velocidade e aceleração.

Sussuassuna
Sussuassuna
17 anos atrás

Eu diria que estes Doginhos dão de 1000 a zero nos Ladas

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Meu pai teve um Dodginho 1800 vermelho como esse da foto, só que com farois redondos que na minha opinião são bem mais bonitos que o Polara de farol retangular, Esse carro marcou minha infância como nenhum outro. depois ele teve um Polara verde calcinha mais completo e luxuoso, mas foi por pouco tempo. Infelizmente ele quis trocar por uma Belina que estava sendo lançada. O polara dava de 10 a 0 na Belina, mas fazer o que.

Erick
Erick
17 anos atrás

Que figura deve ser esse Suassuna, hein!
Um barato o site dele, dei boas risadas. Isso é que é gostar de alguma coisa.

Douglas
Douglas
17 anos atrás

GLS ???
O carro era moderninho mesmo…