Meus baús

SÃO PAULO (A Chapa, 1967) – Schumacher é certamente o nome próprio que mais escrevi na vida. Sua aposentadoria, de certa forma, é um alívio porque a combinação das letras é ingrata, o nome é grande, 11 letras, apenas três vogais. Só não é pior do que Cosworth, nome que detesto escrever, erro sempre.

Melhor, bem melhor, lidar com nomes sonoros e simples como Kubica, ou Alonso, ou simplesmente Kimi.

Bem, é a semana da aposentadoria, e fui atrás de um documento histórico, ao menos para mim. A primeira vez que escrevi “Schumacher” na vida.

Aqui faz-se necessário um retrospecto. A Jordan anunciou que ele iria correr no lugar de Gachot numa terça-feira, 20 de agosto de 1991. Foi quando ele andou em Silverstone apenas para saber onde acelerava e onde freava. Nesse dia eu embarquei para a Bélgica. Trabalhava na “Folha”. No dia seguinte, não saiu uma linha no jornal sobre o assunto, até porque em tempos de Senna, que interesse haveria num substituto de Gachot na estreante Jordan?

O jornal só iria mencionar Schumacher na edição de sábado, 24 de agosto. Portanto, a primeira vez que escrevi seu nome foi na tarde de sexta, dia 23, na sala de imprensa de Spa. No primeiro andar, onde ficavam as máquinas de telex. Sim, eu ainda usava telex, porque na minha primeira corrida com um computador, um Toshiba T1000, no México, ele pifou. E fiquei traumatizado.

Aí está, senhoras e senhores, o fac-símile de minha primeira matéria sobre Michael Schumacher.

Não sei se dá para ler direito, mas eu abria dizendo que ele nunca tinha guiado um F-1 na vida e sua experiência em Spa se resumia a uma volta de bicicleta. Aí, a frase de efeito: “Michael surpreendeu o mundo da F-1”. Depois, chamo o cara de “revelação do ano” e digo que seu currículo o credenciava a ser o “melhor piloto germânico dos últimos tempos”. Aí, dizia no final que Michael era “a alegria de Bernie Ecclestone — louco para que a Alemanha produza um ‘top driver’ capaz de popularizar ainda mais a F-1 no país”.

No dia 25, domingo, a edição da “Folha” tinha Senna como grande destaque, claro. Afinal, fizera a pole superando o favorito Mansell, ainda não sabia o que iria fazer em 1992, o Mundial pegava fogo. Schumacher, a quem eu já amaldiçoava pelo tamanho do nome, mereceu um mísero parágrafo numa matéria sobre as manifestações pela libertação de Gachot, engaiolado na Inglaterra.

“Voltou a dar um show”, escrevi. “Nunca dei tantas entrevistas na minha vida”, ele falou. No dia seguinte, Senna ganhou, Mansell quebrou e o brasileiro praticamente assegurou o título. Schumacher mereceu deste que vos fala míseras cinco linhas no pé de uma matéria sobre o pobre De Cesaris, que estava em segundo fazendo um corridão até quebrar, a duas voltas do final.

Mas o cara explodiu, assumiu o lugar de Moreno em Monza e começou a incomodar Piquet. No Estoril, sua segunda corrida pela Benetton, Schumacher era já uma pedra no sapato do tricampeão. Cada vez que alguém confrontava seus tempos com o do alemão, Nelson espumava. Na edição do dia 22 de setembro, em pé de guerra com a Benetton, Piquet dizia: “Ele está usando um carro que foi acertado pelo Moreno e por mim. Quando tiver que fazer isso sozinho, vamos ver se ele é bom”.

Foi em Portugal que agendei com a assessoria da Benetton uma entrevista com Schumacher, o que a gente chamava de “ping-pong” no jornal, perguntas e respostas. Fi-la no dia 28 de setembro de 1991 em Barcelona, a primeira de tantas. Ruim, como de costume, porque sou péssimo entrevistador. No fim, pergunto: você tem algum ídolo? E ele, direto, sem pestanejar: “Sim, tenho. Desde 1980, quando eu tinha 11 anos e o vi pela primeira vez: Ayrton Senna”.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

Bem lembrado: quem aposentou o Piquet foi Indianapolis. Sem carro, sem pique, ele ainda fez muito ponto e ganhou corrida por aquela Benetton Fordinho.

Fernando S. Ferreira
Fernando S. Ferreira
17 anos atrás

Simpelsmente o melhor Post de todos.
Parabéns FG.

Sousa
Sousa
17 anos atrás

Só posso agradecer e cumprimentar o Gomes por este Post.

Trabalho bem feito na época e vislumbre de um futuro grande piloto, claro que ninguém poderia prever que fosse tanto.

Claro que não posso provar, mas por acompanhar a F1 por tantos anos vislumbrei no primeiro treino de Spa um piloto fenomenal que surgia, essa estória de Schumacher Goleiro da Alemanha era marcante, eu mesmo tive a curiosidade na época de saber se eram parentes, posto que na época o Goleiro Alemão é que era o Schumacher famoso.

Como torcedor do Piquet não posso concordar que foi o Alemão que o aposentou, tanto que normalmente Piquet chegava a frente dele mesmo sendo mais lento nos treinos. Piquet não tinha mais a mesma motivação na Benneton, na sua saída estava num ano sabático correndo em Indianápolis ( muito bem por sinal ) quando teve àquele infeliz acidente que o tirou da F1 para sempre já que deveria no ano seguinte. Estava tudo certo para que o Tricampeão voltasse as pistas. Assim como não vejo o Alonso aposentando Schummy, o Tedesco ainda é um dos melhores na pista, mas talvez a motivação já não seja a mesma, o que esperar mais afinal ? completar 100 vitórias ??.
Um piloto para ser top na F1 precisa estar 100% focado e 100% fisicamente, Schumacher não sente o peso da idade mas sim o peso da responsabilidade, pois um piloto como ele não pode simplesmente fazer a coisa por diversão como faz David Couthard hoje, a pressão sobre ele é enorme todo o tempo, só de permanecer no topo todos estes anos já é motivo de sobra para afirmar que dificilmente aparecerá outro como ele na categoria.

Só tenho a lamentar e a agradecer todos estes anos deste grande na F1. O multi campeão venceu corridas contra a velha e a jovem guarda, com câmbio manual e câmbio automático no volante, com motores 08 e 10 cilindros, com carros muito bons e nem tão bons, em todos os circuitos, com todos os formatos de treinos e regulamentos variados, com chuva e sol, com pneus Slic ou Biscoito, mole ou duro, para chuva ou não. Com tudo que mudou nestes quase 16 anos nunca deixou de ser vencedor.

carlos roberto
carlos roberto
17 anos atrás

Acredito que a causa da aposentadoria do PIQUET tenha sido a idade. O tri campeão tinha 39 anos e o alemão uns 22. Quem tem 39 anos hoje, na Fórmula 1?

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Flávio Gomes, o Nostradamus da F1. Acertou em cheio!

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

Thiago Pereira Rapos
Thiago Pereira Rapos
17 anos atrás

Flávio,
vc me fez ter orgasmos multiplos com esta reportagem do Schumacher, ou mais simplismente, Schummy…
Obrigado pelo momento

Jeferson
Jeferson
17 anos atrás

Parabéns Flávio por tirar lá do fundo do baú estes recortes de jornal, sinceramente achei fantástico, mostrando o início da carreira deste multicampeão qe desperta opiniões tão contraditórias na atualidade, mas nestes primeiros recortes sobre o início de sua carreira pode ser detectado a real face de um Schumacher que ainda não havia ganho nada na fórmula 1, uma entrevista dele no início pode ser a vista mais crítica, mais verdadeira do que uma entrevista atual…

Jorginho
Jorginho
17 anos atrás

Me desculpem mas querer comparar Damon Hill e Mika Hakkinen com Prost, Piquet e Mansell e forçar muito a barra. Alonso sim é um piloto que vai chegar nesse nível, ou melhor já está. Pena que o alemão está velho demais pois esta rivalidade seria a volta da época de ouro. assim como está sendo uma boa disputa entre os dois este ano. Alonso e Schumacher são dois craques que infelizmente não vão poder mais rivalizar. O

Verbatim
Verbatim
17 anos atrás

Como não viamos 2º piloto trabalhando para o títular ? O Berger fazia o que na Mc Laren ? Disputava alguma coisa ? Era um simples escudeira tipo o Massa faz e o Rubinho já fez.

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

Jorginho

A F 1 existe a mais de 50 anos, quem te disse que a era de ouro foi no final dos anos 80 e início dos anos 90 ? Nunca ouviu falar do Clark ? Stewart ? Lauda ? Schumacher tinha adversários sim e Hill não era um piloto tão ruim, ele não tinha carisma o que é diferente. E o Mika, ganhou 2 títulos por pura sorte ? Deixe a paixão de lado mané, a F 1 não acabou naquele muro de Imola, ela é muito maior do que qualquer piloto. Schumacher vai se aposentar por que já esta na categoria a 15 anos e não por causa do Alonso. No ano que vem o espanhol vem de Mc Laren e não vai ser pareo para a Ferrari.

Jorginho
Jorginho
17 anos atrás

Depois da era de ouro da formula 1 o caminho ficou aberto para Schumacher, não apareceu ninguém com talento extraordinário para combatê-lo. Até Damon Hill conseguiu ser campeão na era Schumacher. Mas a Ferrari trabalhou duro e gastou muito dinheiro pra conseguir fazer um carro melhor , e conseguiu, pegou um segundo piloto pra trabalhar para o alemão, coisa que não víamos na época de ouro e proporcionou ao alemão um momento que ele não desperdiçou um segundo para faturar títulos numa formula 1 xoxa e sem adversários. Até que um dia chegou Alonso .. e aí a história mudou e a era acabou. e o alemão viu que era hora de parar e entregar o bastão

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Meu sobrenome tem 7 letras e apenas duas vogais: ambas são “U”.
Schumacher é fichinha.

Leo
Leo
17 anos atrás

Rogerio, pelo visto o automobilismo pra voce se resume a F-1 né…

O kart mostrou de maneira bem clara o que o brasileiro e o alemão seriam no futuro.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Rogério….o Senna era uma estrela do kart em 1980, e por acaso, ele correu um final de semana na Alemanha…..ocasião em que o menino Schumacher o viu. Automobilismo e fama não são construídos apenas quando se chega a fórmula 1!!

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Para registro e aviso geral: evitem levar chamadas do Gomes. Certos termos não são bem recebidos por ele. Sejam objetivos, opinativos, criativos. A repetição de fórmulas e apelidinhos de TV cansa a mente e provoca ilusões agudas. Cuidado.

TALITA
TALITA
17 anos atrás

Beto
só rindo da sua piada !!! essa foi boa !!!

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Agora… essa do Schumacher ter dito que era fã do Senna desde 1980, quando tinha 11 anos… tá na cara que é patriotada do Gomes. Em 80 Senna não era nada para o automobilismo, impossível um alemão ter como ídolo um brasileiro que ninguém conhecia na época. Outra… o Piquet tinha razão, o alemão tinha futuro mesmo. Essa do acerto do carro era apenas uma das táticas mais utilizadas pelo Piquet para tentar desequilibrar os adversários. Nesse caso, como estava lidando com um gênio da F1, não deu certo e Piquet acabou aposentado por desgosto de não conseguir competir com seu jovem companheiro de equipe. Na vida é sempre assim, tudo passa, a roda gira e a vida continua (menos para as viúvas é claro, para as quais o tempo parou em 1994).

Rogerio
Rogerio
17 anos atrás

Fala viúvada… As viúvas são mesmo engraçadas. O Schumacher só presta quando diz que é fã do falecido, no resto é um piloto sem caráter e sem adversários (olha o que o cara fez com os números conseguidos pelo falecido). Só rindo mesmo. Agora a viúvada tá ouriçada porque o Piquet Jr. tá na F1, falam que é por causa do pai que o garoto chegou lá. As histéricas deveriam ver mais corridas antes de falar bobagem, o menino é sim um bom piloto, não há dúvida, com um carro inferior fez frente a maior promessa dos últimos tempos para a F1, o tal Hamilton, é rápido e mais importante de tudo, agressivo, vai para cima (diferente de certos pilotos brasileiros que estão na F1 para abrir caminho para os adversários e reclamar de suas equipes). As viúvas são tão doentes que não conseguem enxergar um palmo na frente do nariz. Recalcadas porque o Ídolo maior não gostava de mulheres e não pôde sequer deixar um descendente para o automobilismo. Vão ter de se contentar com o fraco filho da Viviane (este sim anda tomando pau na F3 inglesa, fraca categoria que o Piquet Jr. ganhou com os braços amarrados). Vão dormir viuvada, ou então arranjar novo marido que é o que vocês precisam para dar paz ao fãs do automoblismo!!! E para terminar digo: Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos que a F1 já viu, não merece essa viúvada no pé dele, o falecido teria vergonha de vocês.

Beto
Beto
17 anos atrás

Schumacher considerava Senna muito superior ao Piquet. Até porque o Piquet andava sempre atrás dele com o mesmo carro. Já Senna era e ainda é o seu ídolo. Senna é o melhor de todos os tempos e Schumacher em segundo, o que pensa Schumacher, e eu concordo com ele.

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

Leo

Ele disse que se contentaria apenas em guiar um carro de F 1 quando ele não tinha nenhuma vitória ainda. Lógico que depois ele cresceu e na lutou como uma fera pelos seus títulos, ate mesmo de forma desleal como fez o Senna.

Leo
Leo
17 anos atrás

Realmente uma grande ironia do destino…o cara que conquistou 89 vitorias na F-1 se contentaria apenas em pilotar um carro da categoria.

E quem diria, Shumacher também é viuva!!

BurattiJr.
BurattiJr.
17 anos atrás

O que é a vida… A Mercedes colocou o Shumi na F1 e foi vítima dele. Se ele voltar, eu acho que volta para pelo menos para reparar esse erro da Mercedes. Foi da categoria de base à F1. Na hora da verdade a montadora chupou o dedo…

Roger
Roger
17 anos atrás

F1 eh um saco pq eu nao posso ter um carro daqueles. Gosto de turismo pq na maioria dos casos eh feita por carros que eu posso ter. Por isso gosto da Super Classic. Ja que nao temos uma TC2000……

BURRO DEMAIS
BURRO DEMAIS
17 anos atrás

Gente…Se não me engano, eu li SEGO, realmente, SEGO COM “S”, em um posto abaixo….Tem alguns termos de internet que tudo bem, dá para usar,mas aceitar um post com um comentário de Sego com “S”, difícil. Só para esclarecer para esse sujeito, que é CEGO, COM “C”, nada pessoal, mas por favor, eu leio todos os dias e nao costumo comentar, só que hoje foi difícil não ficar chateado. Enfim.

Outra, sou um “Sennista” c clássico, mas o alemão tem todos os méritos, e realmente é uma lenda vivva. Parabéns para ele. A propósito. Ainda tem tem uma vaga para o grande estagiário?
hehehehe

abs

cruz
cruz
17 anos atrás

esse papo de que piloto tal aposentou piloto tal é um resquíscio da infância perdida quando se acreditava em bandido e mocinho. então assim o alonso aposentou o alemão. e o copersucar aposentou o emerson… que ridículo. o que aposenta um piloto é a perda do reflexo instantâneo que acontece com a idade, a falta de motivação etc.

Bonilha
Bonilha
17 anos atrás

Comendattore, sábias palavras.
Agora é com a história.
Abs

Peacemaker
Peacemaker
17 anos atrás

jcesar, o alemão realmente não sabe acertar carro, ele só tirou a mais tradicional equipe de F1 do ostracismo de vitórias, junto com Ross Brown e Jean Todt. O chatorello é que sabe acertar carro, por isso que o Honda desse ano é essa maravilha de carro de corrida, está andando muito! quando ele passou pela Jordan, também virou uma super equipe, a stwart então show ! Vamos parar de patriotada. quem não sabe acertar carro não é constante na F-1 e quem não é constante, não quebra todos os recordes.

jcesar, o pior sego é o que não quer enxergar !

Abs.

Verbatim
Verbatim
17 anos atrás

Piquet não parou por causa do Schumacher, pelo menos diretamente. Ele já estava desgostoso com a equipe e com a F 1 pois era um tri-campeão e não tinha um carro de ponta para lutar pelo tetra que era o objetivo dele para se aposentar. Não queria continuar sendo apenas um figurante. A pá de cal foi a demissão do Moreno que era um grande amigo do Piquet. Se a Benneton tivesse carro para disputar o título no ano seguinte ele teria continuado correndo pelo menos mais um ano. O que aposentou Piquet mesmo foi o muro de Indianapolis, pois ele não teve mais condições físicas de disputar um campeonato inteiro e sim algumas corridas esporadicas como ele continuou fazendo. Um piloto de F 1 tem que ser atleta.

Rodrigo Kamoto
Rodrigo Kamoto
17 anos atrás

Come sempre Flávio, dukaralho este post. “No comments”

Alessandro Candido
Alessandro Candido
17 anos atrás

ahahahaha esse Piquet é o rei das desculpas… enquanto o Ayrton é o das pistas… =P
depois fala do barrichello que é reclamão… o Piquet é oq???

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Apesar de ser um costumeiro “visitante” deste blog esta é a primeira vez que registro um comentário. Me sinto na OBRIGAÇÃO de parabenizar, como muitos já o fizeram, o jornalista Gomes por expôr este documento histórico. E, digo histórico num sentido forte, pois torcendo contra ou a favor de Schumacher É FATO que ele faz agora parte da História (com H maiúsculo mesmo!) Humana. Afinal, quem duvida que dentre os esportes atuais a F1 está entre aqueles poucos esportes que ainda existirão no ano 2985 (quando estaremos comemorando os Mil anos da primeira vitória do Senna) ?? E isto pq F1 realiza a soma perfeita de duas características DEMASIADAMENTE HUMANAS: a ADRENALINA (natureza humana) e a TECNOLOGIA (cultura humana)!

João
João
17 anos atrás

Não tenho uma relação bloguística (existe isso?) com o Sr. Gomes. Porém, desta vez me rendo. Sensacional esse relato; apreciei cada linha e até mesmo a baixa qualidade das fotos das matérias, que certamente apimentam o clima de nostalgia.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Gomes, tão legal quanto rever a trajetória do Schumy através das tuas matérias é rever tambem a tua trajetória como jornalista.

Parabéns.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Gomes, legal que tenha acertado nas “previsões”. Pena que você chegou um pouquinho depois do empresário dele, hehe. Poderia estar muito rico.
Sempre acontece com os grandes: Resultados rápidos.
Não torço pelo alemão (embora tenha torcido em 2003, pois o Kimi quebraria o recorde do Emo – não adiantou nada, pois o Alonso quebrou no ano seguinte), mas confesso que sentirei falta dele.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Incrível. Simplesmente incrível.

Não falo somente das matérias, mas de tudo isso. É fantástico mesmo.

Vitor
Vitor
17 anos atrás

Gomes, pelo visto você gastou todo o seu dom de previsões nessa, né? Mas também, depois de uma profecia dessa…

Ros
Ros
17 anos atrás

Eu lembro dessas matérias. Aliás, eu lembrava do texto de algumas.

Acho que foi a maior bola dentro do Gomes… E concordo com quem falou que foi o melhor post do blog.

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

Esse foi o melhor post que já vi aki no blog. O Gomes acertou direitinho o que o Schumacher ia fazer.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

A FIA anuncia que agora não punirá mais pilotos que repitam a situação ALONSO x MASSA …. pegou mal pra caramba …. acho que ALONSO está com a razão mesmo … pegou muito mal mesmo …

JR
JR
17 anos atrás

Legal relembrar o passado, mesmo em recortes. Ótimo, parabéns e espero que não pare por aí.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Flavio, vendo sua iniciais FG me lembrei que tinha varios jornais de 1994 até sexta feira 6 de Maio, inclusive a primeira pagina com sua reportagem e FG no final, constatação boba da minha parte pois antes do Blig e do Limite eu apenas sabia que voce comentava F1 para a Band, vou guardar com mais cuidado ainda a Folha de 2 Agosto, e muito boa essas do Schumi!

jcesar
jcesar
17 anos atrás

1.° – concordo com o Piquet, o schumacher nunca foi um bom acertador de carros. Cansei de ver na TV entrevistas do alemão dizendo que tinha conseguindo um bom tempo porque usou a configuração do Rubinho. Vai ver que é por isso que só agora, na reta final do campeonato, a Ferrari achou o caminho das pedras…

2.° Se o Schumacher aposentou o Piquet… Será que agora não é o Alonso que tá aposentando o alemão ???

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Tudo bem, emocionante pacas, etc.
Mas evidente que mostra sinais inequívocos da idolatria que o FG alimenta pelo alemão. Até aí, também tudo bem.
Mas em vez de Ladas, agora é uma overdose de Schumi. Danou.

Bruno Marinho
Bruno Marinho
17 anos atrás

Flávio Gomes, iniciativa genial essa que você teve.
Esses textos possuem carga histórica, são importantes para qualquer um que goste de Fórmula 1. Resgatar o começo de carreira de um mito como o Schumacher chega a ser emocionante.
Parabéns por ter seu trabalho atrelado de alguma forma à história do esporte.
Abraço.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

É bom que o FG tenha trazido a tona esses scans, princpalmente este do Schum falando que o idolo dele é Ayrton, já que muitos acusaram-no de falar isso apenas para agradar os outros

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Tá legal, eu aceito o argumento…
Um piloto muito bom!
O cara certo, no lugar certo (principalmente quando o Senna morreu).
Depois, quando o Hakinen parou e a McLaren decaiu, correu sem adversários à sua altura. O resto sabemos.
E o Flávio com esse seu gosto por novidades e possíveis zebras nesse caso acertou na mosca.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Será que o Schumacher é uma viúva de Senna ? Será que alguns jornalistas deste país teriam coragem de dizer isso para ele ?

San
San
17 anos atrás

Fantástica a resposta à última pergunta.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

FG, parabéns, você mais uma vez mostrou que é um grande profissional. Esses recortes são fantástico quando vistos com o respaldo do tempo, aliás, “A verdade é filha do tempo… “

Fabio
Fabio
17 anos atrás

Muito bom.
Realmente Gomes, você é um péssimos entrevistador.