Plantão do blog (dúvidas)

SÃO PAULO – Posso estar falando a maior besteira do mundo, mas é possível que o piloto do Legacy tenha batido no Boeing e não saiba o que atingiu. “Bati em alguma coisa” é sua primeira frase que vem a público. O Legacy voa a mais ou menos 800 km/h. O Boeing, em velocidade de cruzeiro, estaria a 900 km/h, mais ou menos.

A velocidade de cruzamento dessas duas aeronaves seria de 1.700 km/h, portanto, se meus rudimentos de física ainda valerem algo. Uma velocidade que permite dizer, sim, que o evento foi tão rápido que o piloto pode não ter visto nada. O Legacy estava, parece, poucos metros abaixo do Boeing. Ou centímetros. A ponta de uma de suas asas, o flap, teria atingido a barriga do 737-800. Pode não ter havido contato visual. Repito: a velocidade do evento, somando a do Legacy à do Boeing, em direções opostas, era de 1.700 km/h.

Uma coisa é ver um avião rasgando o céu a partir do solo. Ele parece até voar devagar. Outra é observar aviões no ar, estando num deles. Quem já viajou numa cabine sabe a velocidade assombrosa que outra aeronave assume quando em direção contrária.

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Silva
Silva
13 anos atrás

Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, que visa explicar o que ocorre com os aviões ao entrarem nessa zona, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil (relaciona-se ao vôo 1907 e com o Tráfico Aéreo). Entre outras obras.
Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a

Um abraço.

Ale Rocha
Ale Rocha
17 anos atrás

Mas e os tais instrumentos que alertariam a colisão? É muito azar os dois aviões e os dois pilotos terem dormido no ponto. Tem alguma coisa que não se encaixa.

Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Manteve a tradição, Davi derrotou Golias. O pequeno avião derrubou o Boeing. Há algo de podre no AR, vamos torçer para que a verdade prevaleça ao final, pois tem algo que não se encaixa. A probabilidade de acontecer um acidente deste tipo é muito remota.

Marco.
Marco.
17 anos atrás

Do site G1, agora pouco:
“O piloto do Legacy não tinha autorização do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 1 – responsável pelo monitoramento do vôo do Legacy, que saiu de São José dos Campos e ia em direção ao norte do País – para alterar seu nível de vôo. Ao perceberem que a aeronave estava em rota de colisão com o Boeing 737-800 da Gol, os controladores ainda tentaram, sem sucesso, alertar o comandante do jato para que ele voltasse ao plano de vôo original.

“Os registros dos radares mostram que essa situação se prolongou até o momento da colisão”, revela uma fonte da Aeronáutica. Na avaliação dela, o comandante do Legacy deve ter mudado de altitude devido a uma forte turbulência. “Ele até poderia ter feito isso, mas precisaria antes ter comunicado o controle de tráfego aéreo. Se ele pediu autorização, é certo que não houve retorno dos controladores”, afirma.”

Luiz
Luiz
17 anos atrás

Gomes, seu raciocío está fisicamente correto. Por isso é que estou achando tudo isso muito estranho… por mais de raspão que fosse esse toque entre as aeronaves, a uma velocidade relativa de 1.700 km/h seria impossível que restasse algo aproveitável do Legacy. Acredito que haveria explosão e desintegração imediata. Como pode ter havido apenas uma avaria na asa dso jatinho, que mesmo assim ainda possibilitou o pouso??? Isso tudo a uma altitude de 11 mil metros, e na imensidão do espaço aéreo da Amazônia??? Será que ninguém percebe algo muito esquisito nisso tudo???

Alicio
Alicio
17 anos atrás

Gomes,
Se me permite uma correção no seu texto, o que você quis dizer com “ponta da asa” seria o winglet, não o flap. Winglet é aquela “dobrinha” pra cima na ponta da asa, que ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico. O flap fica na parte de trás da asa, é retrátil, e serve pra aumentar a sustentação da aeronave em baixas velocidades (é mais usado em pousos e decolagens).

Abraços!

Edevar
Edevar
17 anos atrás

O tal aparelho que avisa sobre trafego à frente que todos avioes modernos tem no minimo estava desligado no legacy pois o transponder para o DAC informaria altitude e velocidade eo tal do controle aereo que deveria avisar as aeronaves não se pronunciou até o momento

João
João
17 anos atrás

Que tal deixar esse assunto sério para os especialistas. Somente laudos técnicos podem dizer alguma coisa. Opinões embassadas em juizo de valor, desprovidas de rigor científico, não deveriam ser emitidas quando se está falando de tantas vidas perdidas, sejam porque tenham morrido de fato, seja pela tragédia emocial que isso implicará para os que ficaram.

Herik
Herik
17 anos atrás

Mais uma coisa. Especulando um pouco – e contradizendo o que escrevi a pouco – duvido que tenha ocorrido quanlquer falha mecânica. Os dois aviões eram novíssimos, sendo o Boing o mais velho com aproximadamente 200 horas de vôo. Nem um mês de uso! São aviões que dispõem do máximo em tecnologia em suas categorias. POrtanto, acho que foi é uma cag… mesmo de um dos pilotos. Mais provável que tenha sido o do Legacy. É apenas um palpite, mas que é muito estranho esse piloto não ter aparecido, isso é.

Herik
Herik
17 anos atrás

Acho que o melhor que podemos fazer são preces para os que se foram e que haja sobreviventes.
Fora isso, somente as investigações poderão dizer algo. Ainda mais com a ânsia normal que a imprensa tem de apresentar noticias primeiro, às vezes se esquecem do conteúdo da informação e ficam no campo das especulações.
Mas que dá um aperto no coração quando vemos tantas pessoas morrerem de forma tão brutal, isso dá.
Para morrer basta estar vivo. Que Deus Nos proteja.

Rodrigo Tosetti
Rodrigo Tosetti
17 anos atrás

Essa conversa do piloto do Legacy é balela . Em que mais ele poderia bater em pleno vôo? Um pássaro? ok , mas não danificaria a asa do avião como danificou . Outra coisa , vc bater num boeing em sentido contrário não é umas das coisas mais suits que existem nesse mundo . Imagine a energia cinética que foi transformada em energia potencial e dissipada com o impacto no momento da colisão( em forma de calor e ruído) . Na buena , ele sabe no que bateu