Quero só ver

SÃO PAULO (cobrem, cobrem!) – Recebo mensagem eletrônica do Ministério Público de SP informando que a Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital assinou no dia 16 de outubro um “Termo de Ajustamento de Conduta” para que Interlagos respeite o Estatuto do Torcedor.

Não conheço o Estatuto do Torcedor a fundo, por isso não sei se nele estão incluídos mimos como lanchonetes e banheiros. Mas sei que ele exige, por exemplo, assentos marcados e lugares numerados.

O promotor Ruymar de Lima Nucci diz que os assentos de Interlagos terão de ser numerados para “evitar filas ou a necessidade de se chegar com tanta antecedência ao evento”.

Evidente que quando ele fala em “evento” se refere à F-1, porque as demais corridas de Interlagos são secretas. Eram ainda mais até o advento dos já clássicos farnéis da Superclassic. Mas estes não são um problema. O pessoal chega cedo para beber e comer mais, e ficam todos de pé!

Stock e Truck também terão de se enquadrar. Mas o grande problema mesmo é a F-1. Segue o promotor: “O GP do Brasil de 2007 já está obrigado a cumprir esse termo de compromisso”. A Interpro, vale dizer, assina o termo. É a promotora do GP.

Muito bem. O que vai acontecer? Imagino que os organizadores passarão o ônus para a Prefeitura. Que, como boa cabritinha, temerosa de perder o GP, acatará de cabeça baixa e vai pagar tudo. Correto seria, claro, os promotores se virarem. Interlagos, com as arquibancadas que tem, se presta perfeitamente a qualquer evento que lá acontece. A F-1 é uma exceção, e enfiar 70 mil pessoas no autódromo deveria ser problema de quem organiza e promove a corrida, e não do dono do autódromo, que o aluga para evento de outrém.

Seja como for, espero não pagar a conta, e espero que quem for a Interlagos ano que vem tenha onde sentar, sem precisar madrugar na fila.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Meus caros,

Nesta história de fila eu sou profissional de carteirinha. Nos tempos do Ayrton Senna cheguei a ficar na fila desde às 23 horas do dia anterior à corrida. Sempre foi uma zona e tive muitas vezes que defender meu lugar na força bruta, devido aos espertinhos que chegavam tarde e tentavam furar.
Este ano, devido aos progressos naturais da profissão, fiquei em arquibancada privativa de empresa com tudo pago. Porém, saindo dos treinos de sábado, pude ver que na fila do setor A, já havia um grupo de esfaimados, pobres coitados que já estavam lá na fila e oferecendo o lugar para o dia seguinte. Ou seja, a fila tornou-se um negócio para os favelados da região, perfeito retrato de nosso país. Depois a gente vai comprar as revistas AutoSprint e AutoSport da vida e estão lá as fotos dos miseráveis que os gringos adoram mostrar.
Estava já mais do que na hora de acabar com essa fila estúpida, afinal já são 17 anos que o torcedor come grama, mesmo pagando uma fortuna pelo ingresso.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Mas a graça é madrugar na fila, oras!

Vitão
Vitão
17 anos atrás

de pé , e bebados ! (FAST-HP, não esquece da vitamina escocesa, se puder, claro).

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Caro Sérgio, é exatamente para evitar esses problemas que os ingressos serão numerados. Infelizmente, quem comprar por último, não vai conseguir os melhores lugares, mas saberá que seu lugar estará lá e onde será, como em qualquer evento bem organizado. Evitando horas de espera e filas intermináveis.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
17 anos atrás

Não gosto dessa história de lugares numerados em Interlagos. Pelo menos no setor A isso não vai dar certo. Imagine o cidadão que não pode comprar o ingresso para o GP do Brasil quando ele começa a ser vendido e só resolve ir à corrida poucos dias antes? Aí restam poucos ingressos e o infeliz terá que sentar ná no primeiro degrau, lá embaixo?!
No A, ou o cara senta (ou fica em pé) no último, ou então é melhor ficar em casa. Infelizmente é assim, então o melhor jeito é madrugar na fila mesmo. A menos que levantem a arquibancada, o que acho pouco provável.

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Irei acionar a Interpro (a responsável pela organização do evento). Quanto à agressividade do público, creio que não tem jeito (a questão é de educação), mas pelo menos as pessoas já saberão aonde irão ficar, evitando as agressões gratuitas pela procura do lugar. Caros Gomes e demais blogueiros, manterei vocês informados. O ajuizamento será na semana que vem. Abraços.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Rogério: vc. vai acionar quem mesmo ? A prefeitura, os organizadores ou o público (“que deve ser respeitado”) que te hostilizou quando voce foi procurar teu lugar ? Percebe que o tratamento de gado, por conta de uns maloqueiros, às vezes se faz por merecer ? Falo com conhecimento de causa pois já passei por este apuro tambem.
E não falo de grana não. O buraco é mais embaixo mesmo e se chama berço.
Só minha opinião de 2 centavos.
[ ]´s

DAMMMM!!!!
DAMMMM!!!!
17 anos atrás

Acordou tarde!
Tomou café!
Agora vai ficar de pé!

bebeto
bebeto
17 anos atrás

falam mal dos americanos, mas nunca me esqueço de um jogo de Basquete que assisti nos Playoffs em indianapolis Indiana X Orlando Magic, banheiros limpissimos e todo mundo respeitando a fila , bons lugares vazios que não foram vendidos perto da quadra e ninguem invadia . tranquilidade total no estacionamento com lugar calculado para todos . bom como defeito, eles também tem cambistas em volta do estádio. aqui no Brasil, vou ao maracanã de 3 em tres anos e olhe lá. desanima ao ver brigas, neguinho mijando no chão, etc etc…

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Banheiro no estádio é mimo ?
Bom , acho que quando alguem cobra 300 reais por um ingresso, o mínimo que deveria oferecer em troca são lugares numerados, banheiros limpos, arquibancada coberta e segurança. os admiistradores do autodromo é que devem providenciar estas exigências .

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Rogério, nos mantenha informados aqui sobre sua ação.

Rogério
Rogério
17 anos atrás

Finalizando: Está na hora do pessoal parar de chorar e ir à luta pelos seus direitos. Processo em cima dos organizadores do GP de Interlagos (Interpro). O processo é gratuito e não precisa de advogado (Juizado Especial), em caso de derrota em 1ª instância não há custos. Peçam de volta a grana dos ingressos e demais prejuízos com a viagem (os que não forem de São Paulo), basta juntar comprovantes e uma testemunha de que foram à corrida e não tinham lugar garantido. Vamos atacar aonde dói (no bolso). Esses organizadores têm de aprender que não somos gado, merecemos respeito e pagamos muito caro para sermos maltratados como fomos. Vamos deixar de ser ovelhinas choronas e meter bronca. Enquanto ficamos no sol (os organizadores ficaram no ar-condicionado do melhor camarote, rindo da gente e dizendo: gentalha, tem mais é que ficar no sol mesmo!!!). Repito: O processo é gratuito, o máximo que irão perder é um pouco do seu tempo para ir a um Juizado Especial (O que é isso perto do tempo que ficaram em pé, no sol, esperando para comprar uma cerveja ou ir ao banheiro). Sou advogado e lhes digo: As Leis são boas, os cidadãos é que não se utilizam delas para garantir seus direitos. Preferem por a culpa no judiciário ou governo e, hoje em dia, no PT. Flávio, dê uma força a esse movimento. Um grande abraço.

Rogerio
Rogerio
17 anos atrás

Caro Flávio. Saudações. Já faz muito tempo que freqüento seu blog e sou leitor assíduo de suas postagens. Sou também um torcedor de F1, e, como tal, gostaria de dar meu depoimento. Muito louvável a atitude do Ministério Público de São Paulo. Ao fazer valer o Estatuto do Torcedor, o MP nada mais fez que fiscalizar o cumprimento ao art. 22 da Lei Federal nº 10.671 (um dos seus papéis constitucionais). Fui a Interlagos pela primeira vez este ano, com mais dois amigos, e sinto dizer: nunca vi tamanha agressividade e falta de educação por parte de um público esportivo. Não esperava por tal comportamento, principalmente por se tratar em tese (vide o preço do ingresso) de pessoas de nível sócio-econômico privilegiado. Além disso, por não ter chegado muito cedo (por volta de 11 horas), não tive assento garantido, sendo hostilizado pelo simples fato de procurar local para me acomodar. Já está na hora do cidadão brasileiro (e assim me considero) lutar pelos seus direitos. É o que farei, pedindo indenização por ter assistido à corrida em pé e com uma visão encoberta da pista. É fácil e é rápido, podendo ser feito em qualquer Juizado Especial da cidade dos consumidores/torcedores, bastando a juntada do comprovante de pagamento do ingresso e testemunhas do evento lesivo. A verdade, é que a organização do evento ganha muito dinheiro às custas da prefeitura de São Paulo e pouco se importa com o conforto e segurança dos torcedores. Fui à Copa do Mundo deste ano e paguei 100 euros pelo ingresso do setor 2 (2º melhor), no jogo Brasil X França, o mesmo valor que é cobrado no setor G (o mais barato) de Interlagos. O empresário brasileiro é mesquinho e burro, pois maltrata aquele que lhe sustenta: o consumidor. A solução é tão simples, que fica difícil não atestar a imbecilidade dos promotores do evento: bastaria dividir a arquibancada em fileiras (a, b, c, etc.) e números (1, 2, 3, etc.) e vender os ingresso na internet com esses números (assim foi na copa, evento muito maior que a corrida de Interlagos). Quanto ao custo: a numeração dos lugares tem um custo baixíssimo e deve ser suportada pelos organizadores que ganham rios de dinheiro. Quem comprar com antecedência terá vantagem (pois estará garantindo o lucro do evento), quem comprar em cima da hora assistirá em pior lugar, mas não precisará chegar às 7 horas da manhã para garantir lugar. Quanto à garantia do lugar comprado, apesar da brutalidade do público, pude atestar que a arquibancada G é muito bem policiada nos dias do evento, o que garante a segurança de quem adquiriu os ingressos. Se por fim os organizadores não quiserem respeitar o público, que passem a organização para a Prefeitura de São Paulo (que já fica com o ônus), que adorará ficar com os lucros do evento (com esse empresariado ainda tem gente que defende as privatizações). Abraços.

aurelio
aurelio
17 anos atrás

interlagos comandado por uma panelinha? depois aqui no rio que somos folgados.

cpi
cpi
17 anos atrás

será verdade?

?/?
?/?
17 anos atrás

interessante esse comentário.
ja tinha ouvido coisas do calibre antes, mas duvidava um pouco.

cardeal 2
cardeal 2
17 anos atrás

tem muita gente que anda mamando na teta de interlagos, e fazem dele um lugar de passar o fim de semana brincando de corridinha de carros.
Lá é uma perfeita panela onde quem quer entrar não tem espaço e agora tem gente xorando? lagrimas de crocodilo , imprensa é isso ai gente , principalmente da cor de fundo do blig.

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Cadeira, ou é estofada e espaçosa, ou não serve pra nada. Melhor sem. Quem quiser, basta levar almofada com escudo da equipe de coração. Mas o Estado… ah, o Estado… ele sempre sabe o que é melhor pra gente.

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Ainda bem que tem o bom velhinho (natal) e o coelhinho ( pascoa) , antes do proximo GP , pois só vivendo na inocencia eu acredito que as coisas vão mudar ou que a prefeitura não vá pagar a conta. Não acredito que os organizadores vão colocar a mão no bolso…….

Romeu
Romeu
17 anos atrás

O estatuto do torcedor já existe há um bom tempo, e hoje ainda não funciona no futebol, que tem patrocinio, publico, grana da TV, etc.
Quero ver cumprirem esse estatuto no Autódromo, numerarem as arquibancadas removíveis, que só são montadas para a F1 e organizarem a entrada do publico.
E o estatuto do trocedor tambem se refere aos banheiros e lanchonetes, que tradicionalmente nunca funcionaram decentemente desde a sua inauguração em 1940 até a semana passada.
Preparem-se, isso tudo serve como mais um impecilho para a realização do GP Brasil, do ano que vem.
Junto com a pista ondulada, com os serviços que não ficaram prontos na data prevista, com os remendos de ultima hora, etc.
Ah! E tambem não esqueçam dos desfibriladores em numero suficiente à disposição do publico.

Almir
Almir
17 anos atrás

O estatuto do torcedor é lenda só onde os times não respeitam suas torcidas. Há vários estádios que melhoraram muito depois dele, ex. Arena da Baixada, Beira Rio, Orlando Scarpelli, aqui no sul, os de outras regiões não conheço.

Setor A já tava ruim, mas segundo os caras do hotel, setor G é o pior.

Francisco
Francisco
17 anos atrás

Concordo com o comentário do Ricardo, abaixo.

Fui com minha esposa no setor , mas nunca mais volto lá! Tudo bem que os caras são engraçados, mas há um exagero na falta de educação, humilhar as pessoas deixa de ser brincadeira.

Aquelas pizzas não dá pra chamar de almoço. No sábado chegou a faltar FICHAS no balcão, além de faltar cerveja e servirem nova schin quente!!!!

Sem falar no paisagismo do circuito… um horror! Exceto onde pegam as câmeras internacionais.

Quanto ao respeito aos lugares numerados, basta ter seguranças pra quem vc possa reclamar caso haja alguém na sua cadeira (como já acontece em alguns estádios).

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Quem vai a estádios de futebol sabe que esse estatuto do torcedor é lenda.
Não serve pra nada e na F1 não será diferente.
Vai falar pro pessoal do setor G que os lugares são numerados…
ISSO É IMPOSSÍVEL !

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Parabéns ao MP de São Paulo! No setor G, por exemplo, onde fiquei (reta oposta) a gente é tratado pior do que em estádio de terceira divisão. Ninguém merece sair de Santa Catarina, viajar 1000Km, chegar em SP 4 da manhã e ter de pular 6h pra pegar um lugar razoável, depois não ter almoço descente, banheiros descentes, além entrar e sair por acessos mal cuidados, além pegar filas intermináveis pra comer e beber, sem falar nos mal educados que passam dos limites nas brincadeiras e naqueles que se acham donos de certos locais, mesmo que haja espaço pra mais gente (uma minoria, é claro). As mudanças são urgentes!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Fiquei no setor A também, e os únicos problemas realmente incômodos foram a fila para a lanchonete, a fila para o banheiro e o preço das guloseimas em relação a sua qualidade.

No mais, ressalto que:

– Não madruguei na fila. Cheguei 7h ao autódromo e peguei um ótimo lugar;

– Não liguei para assentos numerados. A zoação da galera foi muito legal, e, pelo menos onde eu estava, o pessoal foi gente boa;

– Se forem colocados assentos numerados, é bom que o pessoal, principalmente do setor G (que dizem que é o pior em termos de comportamento), respeite a numeração!

Cleber
Cleber
17 anos atrás

Uma vergonha no setor A (que tem lugares numerados) eram os lanches de pernil “Jesus te Chama” (nem a pau eu ia comer aquilo), a cerveja quente (nova schin é sacanagem) a 4 pilas a lata e sorvete a oito reais o potinho.

dcoelho
dcoelho
17 anos atrás

Fala sério!!!!
Até parece que eles vão cumprir com o estatuto! Nos estádios de futebol (times da série A do brasileirão) o estatuto já não é totalmente cumprido, imagina na bagunça generalizada do automobilismo nacional.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

E daí como é que fica a “zona” na placa dos 100mts da arquibancada G?????
Podem falar o que quiser mais é diversão garantida (apesar de “alguns” exageros) que ajuda a passar o tempo……

Agora falando sério, já era hora do torcedor que paga (E CARO) para assistir a F1 fosse bem tratado. Como vc sabe estava há mais de 20 anos sem entrar em Interlagos e fui neste ano pois meu filho queria por que queria assistir ao vivo. Os torcedores são tratados pior do que “gado”.

Fui no treino de sábado e se não fosse a “bagunça” do pessoal (que me permitiu boas risadas apesar do sofrimento físico) acho que nem voltaria para a assistir a corrida no domingo.

Abs,

Foresti