A maior das vitórias

SÃO PAULO (lembrar sempre é bom) – Acho curiosas algumas teses que alguns de meus leitores, internautas, telespectadores e ouvintes costumam formular sobre um eventual mau relacionamento entre este pobre escriba e Rubens Barrichello.

A história da tartaruga reforçou a convicção dessa gente, que não me conhece, nem conhece Rubens.

Bem, a quem interessar possa, nunca tive nenhum problema com Rubens, com quem convivo há mais de 15 anos, desde seus tempos de F-Opel. Quando digo que convivo, me refiro aos encontros nos autódromos, nesses anos todos.

Pode ser que Barrichello não tenha gostado de uma coisa ou outra que escrevi ou falei, mas se isso de fato aconteceu, nunca me disse.

Ao contrário, sempre que nos encontramos, por alguma razão, fora de uma pista, tivemos boas e amistosas conversas, na boa, sem crise alguma.

Ah, e por que cazzo vem você hoje dizer isso? Porque ontem um estudante de jornalismo me perguntou qual a vitória mais emocionante que já vi na pista, e como sempre respondi que foi a primeira de Rubens na carreira, Hockenheim/2000, uma atuação brilhante, corajosa, numa prova inesquecível.

Gosto de ver a última volta dessa corrida, foi bem legal.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Altino
Altino
17 anos atrás

Concordo com vc Flávio e lembro de alguns trechos da narração do Galvão, pois tenho aquela corrida gravada: “Passa Barrichello e abre a última volta, são 6 mil e 800 metros separando Rubens Barrichello de sua primeira vitória que ele tanto sonha e a tanto tempo espera. Aos poucos, de forma ainda tímida vão se posicionando os membros da equipe, toda equipe Ferrari. É um momento bonito na Fórmula 1, tantas e tantas vezes, Barrichello namorou a vitória e ela teria que ser assim depois de tanto tempo, com troca de pneus, com chuva, ele com pneus de pista seca na chuva. Rubens Barrichello entra no estádio, o torcedor alemão toca buzina, agita as bandeiras, capricha Rubinho que é o seu dia, capricha que é o seu momento, o Brasil inteiro vibrando com vc. E nós vamos ouvir de novo o tema da vitória, que há sete anos não tocávamos…Rubens, Rubens, Rubens Barrichello do Brasiiiiiiiiilllllll…Rubens Barrichello vence de forma brilhante o grande premio da Alemanha. Chegou o dia, foram sete anos de espera na F1 brasileira. Vibre mesmo Rubinho, solta o sinto, bate no sinto, levanta do carro, faz o que vc quiser, a bandeira brasileira, valeu Rubinho, isso Rubinho, solta o sinto e levanta do carro, erga o seu punho, viva o seu momento, que passe a rolar suas lágrimas, que elas são de alegria, mas são também de uma carreira muito sofrida, de muita gente que não acredita, de gente que tem o mau hábito de não respeitar o talento dos outros… A vitória é sua rubinho, é do automibilismo brasileiro, Rubens Barrichello do Brasiiiiiiilllllllll…e o Shumacher vai lá no parque fechado receber o Rubinho, Hakkinen, Colthard, todos vão lá abraçar o Rubinho, porque seguramente todos sabem o talento que esse rapaz tem e essa vitória que teimava em não chegar nunca. Barrichello não tira o capacete e aí sai o Jean Tod pra abraçar o Rubinho, é um momento de muita emoção realmente…tem gente de tudo quanto é equipe abraçando o Rubinho, é uma pessoa querida na F1, ou vc, talvez saiba quem é, quem fala coisa sem pensar e não respeita o talento, a luta e o sofrimento dos outros, pensa duas vezes tá…Eu nunca vi tanta emoção num pódium ou pelo menos há muitos anos…do fundo do coração Rubinho, que essa seja a primeira de muitas vitórias que vc merece e tenho certeza que dará ao torcedor brasileiro…Rubens Barrichello do brasiiiiiillllll”. Confesso-lhes que todas as vezes que assisto as últimas voltas não me contenho e acabo chorando outra vez.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Zé Dirceu, que dia, hein?

Zé Dirceu
Zé Dirceu
17 anos atrás

tando atrasado, hoje são 02/11/2006, mas nesse dia não fui a missa para ssistir a corrida , por causa das chicanes e das grandes retas, pois sabia que sreria emocionante e veria muitas ultrapassagens, gritei como um louco nesse dia , depois da corrida fui almoçar na casa de u, tio que morreu em acidente de moto menos de três meses depois desse dia (morreu dia 26/10/2000), o cachorro me mordeu, fui pro hospital tomei vacinas e mais tarde fui ao Estádio Serra Dourada (moro em Goiâna) e vi meu Timão perder de 3×0 para o Goiás de Hélio dos Anjos

brunoF1
brunoF1
17 anos atrás

acordei tarde demais nesse dia. pelo menos ainda consegui assistir a última volta…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
17 anos atrás

Realmente, Rubens teve um lampejo de coragem naquela corrida. Foi brilhante realmente, uma corrida inesquecível mesmo. Ele foi para o tudo ou nada. Por um momento, teve sangue de campeão.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Se tivesse que lembrar de somente uma corrida, seria Donington 1993. Naquela corrida, que se dava após o GP do Brasil, tive a firme convicção que estava diante de um gênio do esporte mundial, o melhor piloto que tinha visto na vida.

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

A primeira e única vez em que chorei vendo corridas de F1 foi na vitória do Senna em Interlagos 91. Andou a parte final da corrida só com a 6ª marcha e não desistiu. A partir de então ele se tornou um herói pra mim.

Stefan Bellof
Stefan Bellof
17 anos atrás

Uma das melhores corridas do Emmerson foi em Surfer`s Paradise em 92.faltando umas 5 voltas,sob chuva,ele passou 4 oponentes e ganhou a prova…

bebeto
bebeto
17 anos atrás

aquela ultima volta do Emerson foi coisa de louco, com o toque no Al Unser Jr, o cara foi parar no muro e ele saiu ileso. Inesquecível.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

bem lembrado a vitoria do Emerson em Indianapolis foi memorável, assim como a de Senna em Suzuka de 88 , Brasil 91 e Donington Park ,93 estão entre minhas prediletas. essa de 93 teve a primeira volta mais fantástica da F1

HC
HC
17 anos atrás

me engana q eu gosto.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
17 anos atrás

FG, bom saber que não tem nada de implicância na tua relação com o Rubens.
Essa vitória dele foi algo pra não esquecer, Silverstone 2003 tb foi ótima e Japão 2004 foi uma corrida em que ele não tomou conhecimento de ninguém e pilotou solto, só curtindo a pilotagem em Suzuka. Tá certo que o Schummi chegou em 8º naquela corrida e assim garantiu o título, mas, mesmo que não chegasse, a vitória do Rubens já lhe garantiria a conquista.
Mas, mudando de assunto, o que li de mais legal no Rubens nesses últimos dias foi que ele finalmente parece ter superado aquela história da tartaruga Rubens, autografou a tal tartaruga pro pessoal do Pânico, que deverá ir à leilão, com renda revertida pra instituição Barrichello/Kanaan.
É isso aí, essa sim é uma amostra do que ele tem de melhor. Muito mais engrandecedora essa atitude do que o “não vi e não gostei”.
Parabéns ao Rubens pela atitude tb.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Gomes, se não há problemas entre você e o Barrichello, qual é a razão da implacável perseguição, que de tão evidente já foi percebida por grande parte dos blogueiros? Acho que sei a resposta: grana. A grana gerada pelas visitas ao blog e ao site. Você sabe que qualquer comentário sobre o rapaz é capaz de causar uma enorme polêmica (um dia este fonômeno deveria ser estudado – mesmo com a vitória de Massa no Brasil, gostamos mesmo é de falar sobre o Rubens). Você sabe como aumentar o movimento do seu site. É um grande marqueteiro, um cara que sabe ganhar dinheiro (não o culpo por isso, pelo contrário, congratulo-o). Você sabe que elogios vendem menos do que críticas. Escolheu um cara para ajudá-lo a vender mais. A escolha era óbvia. Você metralha o cara e, como tudo o que se fala sobre ele gera um barulho imenso, fatura. Você sabe que as mais acaloradas discussões deste blog envolvem o Rubens. A temperatura sobe mesmo, e você adora. Você, em relação ao automobilismo, faz exatamente o papel do crítico musical. E todos sabemos que críticos só faturam “descendo o pau”. Elogios rendem menos. Basta ouvir a música “the critic”, de um cara chamado Toby Keith (dê uma procurada no Google pela letra), e perceberá o que quero dizer. A música narra exatamente o que você faz com Rubens. O negócio é escolher um alvo fácil, e mais do que fácil, um alvo que vai encontrar detratores e defensores apaixonados. Por isso acho que você realmente não tem nada contra o cara. Só pega no pé dele para faturar. Não é uma coisa lá muito bonita de se fazer, mas é o teu negócio. Só pergunto uma coisa: como vai ser depois da aposentadoria dele?

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Acabei de ler que o Rubinho disse que a Honda faz pouco por ele. A Ferrari tbem fazia…sempre fazem pouco por ele….e ele, faz muito?

Mauro
Mauro
17 anos atrás

pô Flávio, mas que tu pega no pé do cara, pega…
mas no que se refere a vitória, concordo contigo, umas das mais brilhantes vitórias da f-1… a de silverstone 2003 tbém foi boa… e qto ao massa, eu acho que se ele não for bem ano que vem, td que ele fez até hj será rápidamente esquecido… resta aguardar… torcida não vai faltar…

Silverstone
Silverstone
17 anos atrás

Inglaterra 2003 foi muito boa também. Emocionante. Mas falar do Rubinho é chover no molhado. Não falta muito tempo pra ele se aposentar, acho que a Honda será sua última equipe, portanto, sem previsão de vitórias e muito menos de título.

A vitória do Massa no Brasil foi um tapa na cara do Rubens. Ele tentou 6 vezes pela Ferrari e nada…. O Massinha chutou de primeira e fez gol no ângulo. Hoje aposto muito mais no Massa.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi novamnete,
Aparentemente a notícia acabou de ser editada.
[ ]´s

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Flávio, eu particularmente nunca achei que tivesse nada de mais entre vc. e o Rubens. Agora, vê se vc. concorda comigo: acabei de ler no warmup a respeito da Honda não dar ouvidos ao que o Rubens fala, o problema dos freios, etc. O “grand-finale”, porem, é a descrição de Rubens como “ex-piloto da Jordan”. Claro que a informação é correta, mas… é ou não é prá pensar outra coisa ? Os 6 anos na scuderia não contam não ?
[ ]´s

antonio augusto
antonio augusto
17 anos atrás

Grande corrida do Rubens. Agora grande mesmo foi a felicidade do compositor do Tema da Vitória . Pra quem já está emocionado com a corrida em si , com gloria alcançada por quem tanto lutou etc , emocionado também com a narração do Galvão – ele tem inumeors problemas , mas sabe , e bem , ir aumentando a intensidade do momento , quando entra a musiquinha é pra fazer desaar qualquer um . é como trilha sonora de filme . é um golpe de misericordia . eu choro , assim como também choro ao ouvir o hino nacional nestes momentos de gloria esportiva . é prakbá com qualquer um …

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

Sr Flavio , muito legal de sua parte e muito admirável sua postura ,parabéns, o Rubinho pode não ser um grande campão mas tem lá seus méritos , senão não estaria na f1 de hoje , com seus momentos ruins e sua vitórias que aliás foram muito marcantes . Abraços a todos.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Gosto é gosto, não se discute.
Eu prefiro dar como exemplo de uma super vitória nas pistas a primeira do Emerson Fittipaldi nas 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e o próprio campeonato ao fim do ano.
Simbolizou muito mais do que apenas vitórias nas pistas.
Foi vitória na vida, resurgido das cinzas da Fittipaldi F1, desacreditado como piloto, ridicularizado pela mídia ignorante e medíocre, mostrou nesse dia quem era ele.
Mostrou que ele era, e é, o piloto brasileiro mais importante da história no Brasil.
Foi a única vez na vida que chorei após a vitória de um piloto.
Grande Emerson Fittipaldi, meu ídolo eterno.

Roberto Valle
Roberto Valle
17 anos atrás

O problema do Barrichello é a boca, fala demais e quando não deve.

Se ele ficasse quietinho, teria muito mais admiradores no Brasil.

Mas, quem somos nós para sabermos a pressão que ele enfrenta na F1 ?

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Grande corrida do Barrichelo, que emocionou a fez muitos chorarem.

Aliás, essa questão do chôro é bastante compreensível, pois como paulista e descendente de Italianos, muitas vezes também tenho dificuldades em conter as lágrimas, somos muito emocionais, não devemos ter vergonha disso.

Um abraço.

Rodrigo Ranieri Arau
Rodrigo Ranieri Arau
17 anos atrás

Morava em São Paulo na época, tinha pouco tempo que estava lá. Minha mãe estava visitando o apartamento que eu dividia com minha irmã.

Me lembro que chamei todo mundo, igual criança, para ver. “O rubinho ganhar uma corrida”. Me emocionei e tudo mais tambem. Talvez tenha sido uma das vitórias que eu mais tenha comemorado na F-1.

Cresci com o Piquet ganhando corridas e depois do Senna, e depois ficou aquele vácuo.

Sem dúvida ali foi minha primeira comemoração de uma vitória na F-1.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Não sei sobre o seu relacionamento com o Barrichello; não conheço nenhum dos dois e por isso não me arrisco a dar palpites sobre o assunto. Mas que essa revelação da corrida mais emocionante que você assistiu me surpreendeu. Até porque, na ocasião da vitória do Massa você ressaltou a postura do Felipe, “sem choro”. Além de outras diversas outras alfinetadas…
Mas enfim, é legal saber que existe respeito entre ambos.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Gomes, diferentemente de seus outros leitores, nunca imaginei que vc tivesse algum problema com o Barricha. Na verdade, acho, sim, que ele pode um dia vir a ter contigo algum dia. Ele não me parece um cara muito tranquilo pra receber críticas, ou até mesmo – por que não? – gozação. Como já disse aqui em algum comentário, a profissão dele o “credencia” para receber elogios, críticas e gozações. Resta a ele saber lidar com cada situação.

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Nessa corrida Rubens teve um lapso de gênio. Acertou na estratégia dos pneus e andou como nunca na sua vida.
Grande vitória.

Luis Enrique
Luis Enrique
17 anos atrás

Muito boa mesmo essa corrida…

Campes
Campes
17 anos atrás

FG,

Nada a ver com o post, mas cabe o comentário.
O LB deve ter jogado praga em você.
Ontem no “Limite” você e o Mauro usaram e abusaram do “ou seja”.
Até você notou…só faltou o porém.
Abraço,

RC*