Ladaland (segunda)
SÃO PAULO (a pedidos) – Fiquei comovido com correspondência apócrifa que recebi sexta-feira. Digo apócrifa porque não conheço o remetente, e desconfio que o nome que ele usou no evelope, “Speed-CV”, é apenas um apelido. Embora o estilo seja, digamos, conhecido.
Reproduzo: “Kamarada Gomes, o que está havendo? Há meses que não vemos neste blog nenhum Lada, a expressão maior da capacidade da saudosa e inigualável indústria soviética. Sei que o automóvel encontra alguma resistência de seus leitores, mas eles são conhecidos reacionários que não devem ser levados a sério. Não sucumba à mediocridade neoliberal! Poderia lhe mandar pelo correio algumas fotos deste magnífico carro, mas teria de vilipendiar minha coleção de revistas, que se encontra na sala de minha casa num condomínio em Osa… ops, quase revelei quem sou, e onde vivo. Bem, se precisar, eu mando, mas tenho certeza que sua rede de blogueiros possui alguns kamaradas que não se venderam ao sistema. Por isso, imploro: peça a eles mais imagens de Lada, veículo que venero e cuja história não pode ser tragada pelo tempo assim, sem mais nem menos. Saudações, Speed-CV.”
Num primeiro momento, preocupei-me com esse CV, que poderia ser Comando Vermelho. Sigla que pode ter conotação política também, claro, mas suspeito que este CV é outra coisa, tradução de conhecida expressão em inglês relativa a potência de motores.
Bom, sei lá. Por via das dúvidas, tocado pelo apelo, resolvi atender ao missivista e criar a seção “Ladaland”, que quando me der na telha pingará aqui retratos desta máquina sublime.
Começando com esta, enviada pelo blogueiro K2.
Só vou acreditar mesmo nesse carrinho, no dia que enfiar ele na pista (de Interlagos) e deixar o resto para trás, ai sim vai levar meu voto.
Como Ombudsman, inclusive poético, rendo homenagem ao autor da pérola, o Trostski do Bixiga. Repito na íntegra.
Sorry but …
Até onde eu sei, CV é sigla de Cheval Vapeur, palavras da língua francesa. Em inglês seria Horse Power cuja abreviação é HP.
Calma, Honorável Veloz-HP, ou qualquer outra tradução que o Gomes queira usar (já usou outras vezes).
Afinal, ele tem a liberdade de fazê-lo, né? Mas voltando ao âmago da questão, é que o nosso amigo jornalista competente e piloto escorregou feio ao atribuir-lhe tal heresia. Sou prova do asco que provoca no Honorável a mania gomística por aquelas máquinas russas(?). Mas, vá lá. O que ele quer é carinho, colinho, a Blogaiada se matando aqui pelas mais desvairadas e corretas provocações emanadas pelo cara. É ou não é?
Se é, assim vai ser.
Kamaradas. Assim que for para o interior faço uma foto do lada sedan vermelhinho lindo que meu tio transformou em pickup. Pickup não, inperialista yanque, PICAPE.- RSS
Parece que nem a pista aceita essa “Koisa” soviética.
Coitada da árvore que amorteceu a queda.
RC*
Uma coisa é bom que se diga, caro Portuga: Os caras pilotando o treco aí ao lado são machos… Aliás, se olhar bem, dá pra notar o semblante de desespero do piloto, bem como a cara de “ih, ferrou, morri” do navegador, rárárárá…
Fala-se QUILOGRAMA-FORÇA-METRO, não quilograma-força-por-metro.
O problema é: como o BOLÍDO chegou até tal velocidade que o permitiu saltar? Salta? Na verdade, essa foto está com sua inclinação errada. Era uma descida de morro, e o Lada, sem freio, pegou um morrinho artilheiro e depois…
Lê-se “quilograma-força por metro”.
Não sou bom o suficiente na física para explicar o que é torque, posso resumir dizendo que é a capacidade de fazer um trabalho, enquanto potência também calcula a velocidade com que se faz o trabalho.
Abraços!
FG, por um acaso, já que o sinhô é simpatizantes das traquitanas leste-européicas-soviéticanas, por um acaaaso o sinhô não teria uma Holga pra me vender não? Pago bem.
Certo. Então a maneira de se ler m.kgf é, metro x kilograma força?
m é de metro.
Significa quanta força por distância o carro produz.
A propósito, alguem pode me dizer oque é o “m” , quando se fala que o torque é de tantos m.kgf???
Abçs.
HP = Horse Power
CV = Cavalo Vapor
1HP = 0,745 KW
1CV = 0,735 KW KW = Kilo Watt
Unidades para medida de potencia.
Muito bom, heheheh
Aqui do lado de casa tem um vermelho à venda. O cara quer 5 mil e quinhentos.
Como pode valer tanto e o pessoal aqui ficar criticando?
Tenha dó, FG.
Tava melhorando e… recaída!
Veloz, dear Veloz : ninguém escapa de uma derrapada.
Parafraseando Mestre Joaquim : Quem nunca se envergonhou de algo em sua biografia, não viveu.
Essa é mancha na biografia automobilística de FG e Veloz HP.
Que se envergonhem logo e vamos para a frente!
Episcopo, que piadinha infeliz…
Complementando a mensagem do Vitão.
Outro dia ouvi que a única diferença de um Lada e a Aids é que pelo menos a Aids vc consegue passar para frente…(rs)
Ah, ah, ah, mas nem fuden… que fui eu.
Jamais.
Rick Lucas, você está autorizado por mim a incendiar, explodir ou dinamitar a minha casa comigo dentro se, ao passar em frente a ela, você ver alguma coisa parecida a essa monstruosidade oriental estacionada na garagem.
Caso me veja dentro de uma chame a polícia, pois é sequestro.
E o primeiro suspeito desse crime voces já sabem quem deverá ser…
Ah, ah, ah, essa foi boa.
Sabe qual o melhor momento de um Lada ? quando você vende a bagaça.
O melhor de ter uma Lada, se é que existe, é o valor do IPVA 2007: o mais barato…
Se esse Speed não se manifestar, é porque foi ele mesmo! Será que nosso veloz blogueiro é um ladista enrustido?
Vcs pediram…
Pediram, sim!!!
Concordo com o Rodrigo Tosetti, após a aterrisagem… sucata… tá lá um corpo estendido no chão. Me parece que o Lada Laika e um modelo Fiat de mil novecentos e antigamente que os italians venderam para os cinza-vermelhos (sic, isso mesmo, eles compraram, tadinhos). Mas convenhamos, se fosse postada a foto do original (Fiat sei-lá-qual-número) achariam bonitinho para a época. Ô dedo estrupiado, concordo com você também, parem de falar mal do Collor, aquele bos.ta não merece uma sílaba sequer. Merece o ostracismo, cadeia ou fogueira. E tudo na extinta União Soviética era retrô, até os ideais. Ainda bem que acabaram. Será que a pobre Cuba terá que esperar a morte do Fidel para se livrar do “uniâosovietismo”?
Prefiro Porsche.
Nada mais democrático que um espaço socialista no blog. Mas que é feio, isso é…
turma, tá na cara que a mensagem é fake. Foi só desculpa pro FG colocar a foto desse lixo . E pela altura do “bólido”deve ter quebrado o cardã ou travou o diferencial. Eu acrescentaria ao comentário do Acarloz : e a dois segundos da fratura exposta. TEnho um vizinho que tem um Lada,. Laika e um Niva. De tanto chegar atrasado no emprego foi demitido e montou uma oficina de conserto de…LADA. OS dele tem baixíssima quilometragem; nunca passaram do portão da garagem.
É a expressão máxima do design, tenho comigo que ainda será criado um LADA “RETRÔ”, igual ao Mini….sou fâ dele, tb da peru Volvo 850 turbo, carros maravilhosos, e parem de falar mal do Collor, pois se olharem para trás vcs ainda estariam andando com o saudoso Lada.
Flávio, o Schnellaster eu adoro e sou fã, mas este Lada é um acidente estético dos mais horríveis que já vi, e a perua então.. Me lembro quando foi lançado como carro importado, que estava começando a moda no governo do Collor e muitas madames para não ficarem para traz o adquiriram.
Veloz HP, será que os seus sais estão corroendo o seu cérebro a ponto de começar a idolatrar o carrinho russo?
Jovino
A foto é montagem… onde já se viu lada correndo… nem com muitos sais…
E numa madrugada dessas, ao passar em frente a residência do Sr. Veloz, tive a impressão de ver, na garagem, coberto com uma capa novinha, um veículo com um formato muito parecido com o desse voador aí da foto.
Muitos sais…
Mais não digo.
uau, sensacional!
o último boletim médico informa q o estado de piloto e co-piloto é estável, respirando por aparelhos.
o q restou do automóvel foi queimado por populares indignados.
Nããããããããããããããããããããããããão…
E o Rick matou a charada: o excesso de sais (cada nome que eu já ouvi para isso!) deixou o Veloz com dupla personalidade: uma odeia Ladas… a outra adora…
que Nada! Aquilo lá atrás não é poeira, é a fumaça saindo do motor segundos antes do motor travar e propiciar essa decolagem que foi imobilizada na foto…
Sorry but …
Até onde eu sei, CV é sigla de Cheval Vapeur, palavras da língua francesa. Em inglês seria Horse Power cuja abreviação é HP.
Demorou mas valeu a pena. Fantástico.
Ô Tio Gomes! Falta a foto do seu Lada branco aí. Aquela sexta-feira ele estava vestido de gala pra pizzaria, ou o normal dele é aquele mesmo? Deixou o Classe A do Caio no chinelinho. Parece que saiu da fábrica ontem…
1 segundo antes da capotagem…
Não tens coração Gomes? Como tem a coragem de postar uma foto de um ser quase “humano” como esse Lada, foto que precede sua morte , que por certo ocorreu quando do retorno do ” bólido ” ao chão . Como diria o grande Januário de Oliveira : ” Está lá um corpo estendido no chão”
Sais em demasia deixaram o Ve… ou melhor, o Speed-CV meio biruta…
Mais do que já era… hehehe…