Maravilhosa, a cidade
SÃO PAULO (estou meio carioca, hoje) – Foto sem data (os Matuzas saberão) enviada, de novo, pelo Marçal Oliveira, o blogueiro silencioso. Vê-se, se bem me lembro dos tempos em que morei no Rio, o fim do Leblon e a subida da Niemeyer. E umas baratinhas de canela fina lá embaixo…
Estou no Rio a trabalho e ontem passei por esta curva… perguntei ao taxista se era parte do antigo circuito do Rio de Janeiro e ele me informou que era… Fiquei pensando se algum piloto perdesse os freios seria morte na certa, porém uma morte em uma bela paisagem!!!
essa foto está também no livro do Reginaldo Leme “a história do automobilismo no brasil”, feito em parceria com a texaco. aliás, esse livro tem fotos maravilhosas (corridas no centro do rio, com um publico espetacular; corridas em Petrópolis; no hipódromo de SP)
Vicente M,
Tive um contato com Alessandro Sliva, um dos maiores colaboradores do site The Golden Era.Ele tinha algumas fotos do Studebaker do Abrunhosa , mas em um assalto na frança ele perdeu as fotos.Mas o proprio Alessandro me passou outro contato, vamos ver.
Os dois carrinhos da foto parecem Ford’s V8 devidamente depenados, deviam andar bem essas baratinhas, já existia kit Edelbrock pra eles nessa época?
Pena que o Auto Union do Stuck não ficou por aqui, ia ser lindo descobrirem uma relíquia dessas esquecida em algum galpão perdido por aí, como fizeram com o último KG Porsche que estava guardado em uma oficina nos últimos vinte anos.
Jonny´O,
O motor Studebaker President 8 do carro do Abrunhosa e mais uns penduricalhos estão guardados na casa do Aurelio, Presidente da FBVA, em Teresopolis. Antes estiveram guardados no “espaço” Amauri Mesquita. E pensar que aquele belo motor straight 8 falou alto na Niemeyer, Visconde de Albuquerque e adjacências.
Gomes. Passo nesse caminho todos os dias da Barra pro Centro. E nunca imaginei que ele já tinha sido palco de uma corrida. Sempre sonhei em ver algo assim no Rio.
Tenho uma novidade pra vc. O Marçal (Oliveira) sou eu. Não sou tão silencioso assim. Faço algum barulho aqui de vez em quando. rsssss.
Abraço.
Os carrinhos devem ser os Ford-V8 ,de 1933 e 1934, era os modelos mais comuns da corrida ,além é claro dos Bugattis 35,Alfas P3, e outros americanos e criações nacionais como o Studebaker do Abrunhosa , o primeiro carro de corridas feito no Brasil , que tanto já falamos.Que o diga o Caique e Vicente M.
O velho circuito da gávea, você sabia que o recorde de velocidade era do auto union type C ou D, na visconde de albuquerque a quase 300!!
Do lado do canal do leblon! Com o Nuvolari ou o Stuck. Matuzas esclareçam! Pois só nasci em 1978….
Essa foto está no livro do Paulo Scali da história do Circúito da Gávea, o Trampolim do Diabo.