Carros que eu gosto: Citroën DS

SÃO PAULO (se pudesse voltar no tempo…) – Os franceses fazem carros esquisitos. Disso não há dúvida. E bons, também. O eleito de hoje para a premiadíssima seção “Carros que eu gosto” (e que poderia ter um subtítulo, “e ninguém mais gosta”) é o mítico Citroën DS.

Costumo dizer que carro que vira livro, ganha site, miniatura e fã-clube (e torcida organizada, e comunidade no Orkut, e um cara para tirar pó, e uma plataforma exclusiva) é que pode ser incluído na seleta lista de clássicos sobre rodas.

O DS sempre me fascinou. Meu pai chamava o bicho de carro-sapo. Nos anos 70 não eram tão incomuns pelas ruas de SP. Deixei de comprar um, anos atrás, por dez mil reais. E era wagon. Sou uma besta, mesmo.

A Citroën lançou o DS como sucessor do Avant, depois de 18 anos de pesquisas. Foi apresentado em 5 de outubro de 1955 no Salão de Paris. Nos primeiros 15 minutos de salão, a montadora já tinha tirado 743 pedidos. Ao final do dia, 12 mil.

A suspensão hidropneumática acionada por dentro do carro foi uma de suas marcas. Mas tinha muito mais, como o design exótico, aerodinâmico, direção hidráulica, freios a disco (acho que foi o primeiro com freios a disco na frente de fábrica).

Entre 1955 e 1975, a Citroën produziu mais de 1,5 milhões de DS e seus derivados. O carro mudou certos padrões da indústria no que diz respeito a dirigibilidade, distribuição de peso, tecnologia embarcada para melhorar a eficiência do automóvel como um todo.

Em 1999 alguém fez uma lista de “carros do século” e o DS ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para (não, por incrível que pareça não tivemos DKW em primeiro e Lada em segundo) o Ford T e o Mini. No ano passado, a “Automobile Magazine” fez uma lista dos 100 carros “mais legais” do mundo e o DS ficou em quinto.

O Sapão entra na lista do Gomes em lugar de honra.

A maioria das informações deste post veio da gloriosa Wikipedia, que traz mais fotos e links interessantíssimos sobre o DS.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
1GT
1GT
17 anos atrás

O Ds é clássico..quanto aos motores seis cilindros cogitados no projeto, aconteceu que os dois protótipos de motores, um refrigerado a água e outro a ar tiveram potências abaixo do esperado…daí apelaram pro velho e bom 4 cilindros.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Flávio, até que enfim um carro de verdade nessa sessão! Como disse no post sobre o 2CV, sou daqueles que acham que na França existem duas marcas de carro, a Citroën e o resto. Esse carro é um compêndio de engenharia, a mais maravilhosa criação da indústria automobilística francesa – tanto que depois dele a própria Citroën apenas vem revitalizando os conceitos mecânicos apresentados nesse carro. Nada tão revolucionário voltou a aparecer no mundo automobilístico. E pensar que era para ele ter saído com um motor de 6 cilindros ao invés do 4 cilindros do 11CV, idéia que não deu certo pois os custos do desenvolvimento do projeto já estavam muito altos…
O único grande problema do carro era se desse problema na suspensão fora de território francês. Aí, obrigatoriamente, o dono teria de recorrer à mão de obra da autorizada Citroën, pois não teria nenhum ex funcionário da marca com seu negócio próprio para fazer o conserto, o que aumenta sobremaneira o valor a ser ga$$$to.
Fora isso, é maravilhoso!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Esse DS me remeteu a várias recordações: tive uma professora de Literatura Portuguesa no ginásio que era dona de um. às vezes pegava carona com o filho da própria e além da suavidade do carro em movimento, lembro-me do exótico painel, o volante de um só raio e um lembrete no painel, em francês naturalmente, recordando ao usuário cuidado para não dormir ao volante!! Lembro-me ainda que a tal professora tinha o hábito de baixar toda a suspensão até o chão, em dias de entrega das notas pois a turma, mal humorada, tinha o péssimo hábito de colocar objetos estranhos atrás dos pneus do DS.
Um maravilhoso carro!!

Renato F.
Renato F.
17 anos atrás

Em francês, o substantivo carro é feminino (la voiture). DS virou um jogo de palavras com “déesse” (deusa), “The Goddess”, nas traduções para o inglês (aliás, língua em que carro também é s.f.).

Emerson
Emerson
17 anos atrás

Reza a lenda que se alguém conseguisse capotar um sapo desses a Citroen dava outro.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
17 anos atrás

FG
Esse não é só vc que gosta. A legião de admiradores do DS, na qual me incluo, é muito grande.
Luiz Eduardo

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Esse carro é mesmo a sua cara, FG: Revolucionário.
Soluções totalmente diferentes do lugar-comum das montadoras. que sempre seguem aquela receitinha básica e imutável.
Assim como já disseram aí embaixo, de tão feio tornou-se bonito.

Rouge
Rouge
17 anos atrás

Isso aí… Demorou mas apareceu… Achei que nao ia colocar um dos carros mais inovadores de todos os tempos… Em todos os sentidos…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

É evidente a inspiração do C4 nesse modelo.

Abç.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Eu também gosto. Alias já tive 3 xantias o neto dele que têm um design muito bonito e teria também um c5 o bisneto. Carrão!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

É, o bicho é realmente estranho, assim como outros carros da Citroen. Nos tempos de Itália, andei em um deles que, o velocímetro e outros relógios do painel, funcionavam ao contrário, com os ponteiros fixos e com os mostradores, em forma de cilindro, que giravam.
Interessante como ficam esses carros quando parados, com a traseira praticamente “jogada” no chão.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Se eu acho carro rebaixado feio por que ele é pouco prático, uma afronta ao uso do veículo, esse DS, no mesmo raciocínio, era lindo.
Das muitas qualidades, uma que acho que esqueceram de citar era que apesar de ter fantástica distância entreeixos, e rodas bem nas pontas, tinha ótima capacidade de curva, o que o fazia muito fácil de manobrar.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

è como na falam na frança há carros e os citroen ! hehehe
O DS 19 é um ícone, uns amigos meus de petrópolis tiveram um lindo, só que acabaram com ele num barranco, conseguiram partir o carro em dois !!!!!! jesus cristo dava até uma dor no peito ver o carro.

me lembro tb de um filme australiano/japonês que era sobre o DS “The goddess”, não me lembro bem o nome, mas era legal, alguem aí viu e sabe o nome correto ?

André Amaral
André Amaral
17 anos atrás

Gomes, pensas que só você gosta.
Até agora o Twingo (que meu pai teve um e acho fantástico o projeto), o 2CV (que de tão feio é lindo) e o DS (que, apesar de adorar eu nã oseira macho de ter um antes de me tornar deveras abastado), são carros que acho um barato, entre outras “trapizongas” como os Fiats 600 e 147, as próprias “Dekas”, Isettas, Messerschmitts e tantas outras insanidades sobre rodas, isso sem falar dos clássicos esportivos e motocicletas.
Continue com a sessão, é muito legal e sempre dá pra “pegar gosto” por coisas vilhas “novas”, como o Saabinho que eu não conhecia.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

eu sempre achei que o mr porsche se inspirou bastante neste frontal para criar o frontal da 911 carrera
what do you think?????

Cláudio
Cláudio
17 anos atrás

O mauis legal do DS foi o desfile que fizeram pro DeGaulle com os carros com 3 rodas! Tiraram uma roda e os carrinhos andaram assim mesmo!

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Desse eu gosto também.

Antonio Vieira
Antonio Vieira
17 anos atrás

DS é espetacular. Sou fã do carro há muito tempo, mas aqui por SC não lembro de já ter visto algum… Adoro o painel deste carro, e o volante com um único raio! Flávio, como é que deixa de comprar uma preciosidade destas por 10 milhas? Imperdoável…

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Podem me incluir na lista de fãs do DS!

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

AGORA SIM FLÁVIO!!!!

Eu acho esse carro um charme!!!

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

Sempre adorei esse “sapão”…nos filmes franceses a negada deita e rola aprontando com ele, e parece que naum capota nem quebra nunca!

MN
MN
17 anos atrás

esquisito mesmo! mas concordo, tem seu charme!

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Gosto desse carro. Era o carro do Pablo Neruda .

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Concordo contigo, este carro é impressionante ! Se compararmos com os demais carros existentes na época, ele representou um salto tecnológico sem igual…

The Peruvian
The Peruvian
17 anos atrás

é esse sim!! essa era uma das capacidades da suspensão hidro-pnemautica. Tambem era conhecido como o Tubarão

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

Por acaso esse era o carro que andava em três rodas no seriado ” CHIP’s” ? E nossos entrepidos policiais não sabiam o que fazer, se multava ou apreendia o carro?