De chorar

SÃO PAULO (e esmurrar o chão) – Na boa, quem é capaz de não gostar disso? Quem mandou as fotos foi o blogueiro Irapuã Pereira, de Palmas, que esteve no Sul-Brasileiro deste ano em Caxias do Sul. Registrou o GT, e como eu pedi esta semana fotos legais de GT…

Esse não entra nos “Carros que eu gosto”. Porque esse aí eu adoro!

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celso
celso
7 anos atrás

nesta época, la pelos ides de 1981/82 começaram sair versoes esportivas do corcel II, lembro que estava inclinadissimo pra comprar um pretao que tinha por modelo serie os campeoes, tinha uns detalhes em dourado, coisa mais linda do mundo…..passou nao comprei, depois a ford me tentou novamente com a serie 5 estrelas….lindo tambem mas acabei comprando um passat sport preto q tambem era show de bola, pena q ainda nao tinha saido caixa de 5 marchas como no gts.

Adhemar1308
Adhemar1308
14 anos atrás

O Corcel foi lançado com motor 1.3, em 1968/69 (68 hps) em 73/74 veio o 1.4( motor XP do GT de 71/72, mas com carb. simples 74hps.) o GT tinha 80 hp’s(carb.corpo duplo e admissão especial) . Em 79 já como Corcel II veio o motor 1.6 e o câmbio de 5 marchas com overdrive.

Pedrp Jungbluth
Pedrp Jungbluth
17 anos atrás

OK, essa corrente não conhecia. Agora conheço.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Na boa, eu não gosto…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

É que o comando fica no bloco, aí tem uma corrente pequena ligando o virabrequim ao eixo comando, que aí sim aciona as válvulas no cabeçote via varetas. A corrente existe sim, é só consultar em livros de mecânica mais antigos.

Mantovanelli
Mantovanelli
17 anos atrás

Lindo. Pena ter um motor tão fraquinho.
A Ford poderia ter colocado um motor de Maverick nele. Aí sim ia ser um GT “puro sangue”.

Lott
Lott
17 anos atrás

Meu Deus!!!! Eu quero!!!

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

FG, tem um anúncio no site do primeira mão, de um Corcel GT 1979 à venda por R,$1.950,00.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Exato, Bianchini, o CHT é o E-Max modernizado para o lançamento do Escort americano, daí aproveitaram a tecnologia aqui.
Muitos donos de Corcel 1 transformam seus 1.4 em CHTs.
Mas ele não aciona o comando por corrente, que eu saiba. Se não, não precisaria de varetas para acionar.

Burgão
Burgão
17 anos atrás

Gosto do carro que está ao lado deste lindo corcel.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Na aba do FG, pendurei mais história sobre esse GT.
Na Confraria, sempre…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O CHT nada mais é que um E-Max com câmara de combustão e dutos de admissão e escape modernizados, o resto do motor é igual: comando de válvulas no bloco acionado por corrente, 1.555cm³ de deslocamento (o limite brasileiro para esse motor, os franceses chagaram a 1.565cm³ – vide os primeiros Clio vindos da Argentina e os Renault 19), tudo igual.

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Boa Bianchini, valeu!! Não tinha atentado ao fato de a Lotus usar os DFV´S na época, agora faz todo sentido!!!
Mas Pedro, os CHT´s derivam desse motor “E-Max”? Acho que por isso que muitos confundem e acabam generalizando (inclusive eu…. (risos))…

João LK
João LK
17 anos atrás

Valeu Pedro!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O nome do motor 1.4 e 1.6 do Corcel, anterior ao CHT chama-se E-Max.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

CHT significa Compound in High Turbulence, que significa mistura com alta turbulência, isso na câmara de combustão. Por isso o motor responde tão bem em baixa aceleração, e por isso que economiza.
OHC não tem nada a ver, é o lugar do comando de válvulas. Pode ser no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft, que significa Comando no Cabeçote) ou no bloco (OHV – Overhead Valve, que significa Válvula no Cabeçote)

João LK
João LK
17 anos atrás

Se não me falha a memória os motores CHT (de Combustion on High Turbulence) só foram feitos a partir de 1983 (ou 84) quando saíram os primeiros Escort. Os Corcel acho que eram OHC (que eu não lembro o que significa).

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Fernando Marinho, esse Corcel II todo preto com filetes dourados era da série especial “Os Campeões”, se não me engano homenagem às Lotus JPS, que na época usavam motor Ford Cosworth.
Esse GT da foto é uma raridade total, é do primeiro modelo do Corcel II, lançado em 77 como ano modelo 78, a versão 79 já era mais “tradicional”, apenas com uma faixa preta abaixo do vinco inferior da porta. O conservador público brasileiro achou muito ousado esse negócio de capô e teto pretos.

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Alguém se lembra de uma série que foi lançada, um preto com filetes dourados embaixo da janela (ia de um extremo ao outro do carro). No fim do filete, na parte traseira, havia uma inscrição, se não me engano, “campeões”? Já me disseram que ela se chamava “JPS”, outros me disseram que era “campeões” mesmo. salvo engano o ano dele era 81 ou 82…

Conde
Conde
17 anos atrás

Muito bonito mesmo . Top de linha . E pensar que hoje , quase 30 anos depois os designers pintam os carros assim e acreditam que estão fazendo alguma novidade .

SINISTRO
SINISTRO
17 anos atrás

O Corcel II GT realmente era bem legal.

Mas eu prefiro o LDO. Corcel II LDO! Putz! Esse era “O” carro em 1978/79!!!!

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Realmente, apesar do barulho bonito que ele tem o propósito do CHT não era muito a esportividade… Desse “mal” os carros da ford sofreram por um bom tempo!!!

Junior
Junior
17 anos atrás

ESSE, EU TAMBÉM ADORO. A FORD PODERIA TER MELHORADO O MOTOR. QUEM COMPRA ESPORTIVO, NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM CONSUMO, EMBORA ESSE MOTOR SEJA ECONÔMICO, NÃO GASTE NEM ÓLEO, O DESEMPENHO É FRACO.

ANDRÉ AMARAL
ANDRÉ AMARAL
17 anos atrás

O carro está uma joia, parabéns ao resposável pela conservação. Eu não gosto desse motor CHT é muito froxo e não é digno de ser usado em um modelo esportivo.

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Ah… sem contar os litros de “paraflu” (será que ainda existe?) que ele colocava no reservatório do radiador… que era digamos, “blindado”. Agora bonito mesmo era o som do motor…

Sam
Sam
17 anos atrás

Ombudsman,
por gentileza, não confunda pouca paciência com grosserias e falta de educação.

Creio que vc. deva moderar comentários e não agredir os visitantes.

Se quiser ser respeitado, haja com mais educação.

Obrigado

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Bom, eu sou humilde Sr. Ombudsman, fica como sugestão mesmo!! abraço!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Está perfeito! Lindo, lindo.

Rafael "ZakSpeed"
Rafael "ZakSpeed"
17 anos atrás

Simplesmente animal!

E dá gosto de ver um carro desses em tão bom estado. Pena que não é uma algo comum encontrar um desses na rua.

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Já que minha paciência está curta, pergundo: além de mera sugestão, o que poderia ser, Marinho? Uma ordem? Intimato? Decisão do Supremo?
Ora, bolas…

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Lógico, é só uma sugestão!!

Fernando Marinho
Fernando Marinho
17 anos atrás

Puxa belo carro… lembro da minha infância, aqui em casa foram 3 Corcel II, um verde escuro 1.6, outro branco 1.4 e outro bege 1.6… todos na versão L e a álcool… sem contar uma Belina II que tivemos também, L 1.6 álcool… na mesma época tínhamos um vizinho com um Del Rey série ouro… babava aquele painel dele… com o Corcel verde viajamos de Brasília a João Pessoa e 2 dias… no meio do caminho o radiador furou… meu pai fazia remendos a sei lá… cada 200 Km rsrsrs. Ae Flávio, você podia fazer uma seção dessas com o Gol GT, um carro que gosto muito também!! Um abraço!!

João LK
João LK
17 anos atrás

Belíssimo exemplar! Respondendo ao colega André, o Corcel II saiu com lanternas lisas em 77 e 78. Em 79 ela ganhou uns “gomos” horizontais bem estreitos e de 80 até uma das últimas séries ela tinha um filetezinho preto entre os “gomos” (eram as mais bonitas). Se não me engano a última série (acho que em 84) saiu com luzes separadas para freio (vermelhas) e setas (amarelas). Para completar, os GT tinham 4 HP a mais que os outros modelos Corcel (que eram Luxo, LDO e GT). O Corcel foi vendido inicialmente com motorização 1.4 e 1.6, mas depois de 1979 apenas com motor 1.6. Em relação aos três parafusos para fixar as rodas, isso era herança da Renault, de onde vinha o projeto original do primeiro Corcel. Quando comprou a Willys, nos anos 60, a Ford incorporou também o projeto do Corcel, que era fruto da parceria que aquela tinha com a Renault.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Não importa se gostamos ou não de um determinado carro.

Eu pelo menos sou Passatófilo juramentado e não sou muito chegado aos Corcéis, mas é obrigação de qualquer um reconhecer um trabalho bem feito, com profissionalismo, amor e carinho e este carro está simplesmente MARAVILHOSO !!!!

Parabéns ao proprietário e a quem teve o prazer de ver este automóvel.

Rouge
Rouge
17 anos atrás

Prefiro mil vezes o chevette ao lado… Apesar da cor…

Ombudsman
Ombudsman
17 anos atrás

Aviso aos neófitos:
aqui neste blog não se utilizam asneiras como “naum”, “baum” e outras demonstrações de acefalia crônica. Evitem, pois, serem notificados.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Esse prata está mais bonito. Aquele vermelho era cafonérrimo.

E repararam que tem um Chevette GP ao lado!…

Sam
Sam
17 anos atrás

Concordo com vc. Feijão.
Já que vc. mencionou Opala……outra coisa legal do Corcel era o bocal do tanque de combustível escondido atrás da placa traseira.
Esteticamente perfeito. Que inclusive gerou muitas histórias na época, pois muitos frentistas naum sabiam por onde colocar a gasolina……………tinha que avisar que era atrás da placa.

Jose Feijao
Jose Feijao
17 anos atrás

Sam, Tres parafusos seguram sim as rodas. Mas nao sao suficientes pra tranferir com seguranca o torque potencia de motores de verdade. O corcel com um motor de 1500cc nao precisava de mais de tres. Ja os opalas tinham 5.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Geralmente eu e o Gomes combinamos em gosto de carro, mas esse é muito feio!
Já disse aqui que não curto muito as linhas do Corcel II, mas essa frente aí é legal.
O capô preto… agressivo, legal, mas a linha vermelhinha e essas rodas de desenho estranho acabam com o carro!

Sam
Sam
17 anos atrás

Gosto da porta grande e do balanço do bichão.

Se 3 parafusos seguram bem as rodas, pq. ter 4?

Já que falamos de porta grande, odeio carro de 4 portas.
Ô portinhas minúsculas!!!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Corcel é um belo carro, mas esse em especial consegue a proeza de ser mais bonito ainda!

E ainda é dos que usam lanternas lisas. Em que ano essas lanternas foram usadas? 78? 79?

Panda
Panda
17 anos atrás

Lindo!

Reparou nos filetes em degradê fazendo a transição do preto para o prata da carroceria? Na maioria das cores, como no carro da foto, os filetes eram vermelho, laranja e amarelo. Mas o GT de 1978 também era vendido na cor verde escuro. Nesses, os filetes eram em tons de verde.

Herik
Herik
17 anos atrás

Parece que saiu da linha de montagem agora! Está tinindo!

bugrino
bugrino
17 anos atrás

como já falei anteriormente, o carro é baum, muito melhor do que esses que a Ford faz hoje… mas o design “quadradão” desse carro e bem feinho…

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Nossa está trincando de novo ! Da gosto ver um carro assim…