Pelas ruas de Brasília

SÃO PAULO (e o monte de Vemaguet atrás?) – Direto do fundo do baú do blogueiro Sergio Hingel: “Um protótipo Alfa, feito em Petrópolis pelo Renato Peixoto. Foi pilotado nos 1000 Km de Brasília em 1966 pelo Mário Olivetti e pelo Carlos Bravo. Detalhe: motor Alfa 6 cilindros em linha com duplo comando de 2.600 cc”.

O Joaquim deve ter sentido o cheiro da gasolina dessa barata…

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mario hofstetter
mario hofstetter
12 anos atrás

Realmente o protótipo Espingarda tinha este nome para ” caçar a Onça” recem criada por Malzoni, que nunca competiu. Evitavam abrir o motor para não denunciar o motor 6 cy.
O chassi foi encurtado, e ao colocarem a carroceria descobriram que o entre eixos oficial do FNM 2000 não batia com o real, o que tiveram que retrabalhar.
O Renato P.Castro era um genio no martelo como Tony Bianco o é. Dele (Renato) eu comprei os motores de F-2 Brian Hart (ex Pace-Frank Willians) que o Renato usou no Repe na segunda Copa Brasil obtendo sétimo lugar contras os Porsches 917, usando-o na rua no primeiro Hofi.
O Olivetti era o unico piloto oficial da FNM, provávelmente o primeiro profissional, antes mesmo do grande Bird Clemente. Corria com o numero 65 a pedido do Juscelino que mirava nas eleições de 1965. Dele era o primeiro patrocinio do Brasil com SKF e depois Holywood.
Eu por anos corri com o numero dele na velha classic, seja de Alfa ou Lotus. O Olivetti esta hoje com 80 anos e ainda tem vontade de correr.
Saudações, mario hofstetter

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

seguinte: o mario olivetti recortou um jk com o renato peixoto, aplicaram o motor 2.600 AR – na verdade o 4 com mais dois cilindros – e apareceram nos 1.ooo km de brasília, edição 66.
para a 67, o carlos bravo acertou a mecânica e o renato peixoto a carroceria. fizeram este carro que, como dito, a ironia chamou de espingarda pois se destinava a matar o onça, recém lançado e, com o sobrenome malzoni e motor 2.000 deveria ser o cão chupando manga na pista – não foi. aliás o onça nunca competiu.
amanhecendo, deu valente porrada no kg porsche do liam duarte.
sobre o do gerbassi. outra corrida, treinou com motor de 4 cilindros construído por ele e pelo newtinho – que tem um vemag enjoado. não rendeu o que deveria. herr lettry nem podia ouvir uma coisa destas e o depto de competições da vemag estava no fim, não apareceu nesta corrida.
quem salvou gerbassi/newtinho foi o jorge papas, dono de oficina de vemag em brasilia, e fazedor de motores resistentes. emprestou um 1.000 de 3 cilindros. do 1.300 e 4, ninguém sabe.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Tenho algumas fotos deste carro. Sou amigo do Carlos Bravo e ele me contou que o carro só funcionou com o motor do JTK, o de 4 cilindros. Eles tinham um motor 2.6 de 6 cilindros, de uma Alfa 2600 lá de Petrópolis, mas aquele motor era uma encrenca, então eles usaram o velho conhecido 2000 de 4 cil, e esta mecanica depois foi parar no Alfazoni, mas isto já é outra historia…

Renato
Renato
17 anos atrás

Nasci em Brasília e saí de lá aos 12 anos de idade, em 1985. Desde então voltei pra lá apenas 2 vezes, sempre pra ficar não mais de um ou dois dias.

Mas só de olhar pra foto, de cara, já deu pra sacar: isso aí é Brasília e… nossa, é o curvão da Rodoviária!!!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Caro Claudio Ceregati, o carro vinha forte mesmo pois está na entrada da curva da Rodoviária, descendo da Torre no sentido da Esplanada; quase 1Km ladeira abaixo e a curva de 180º tem ums 70m de raio …

Engate
Engate
17 anos atrás

Ele era “Espingarda” porque matava “Onça”. Entendeu a jogada?

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Mais uma obra de arte do “Martelinho de Ouro”, que fez também o Repe 227, belíssimo protótipo usando como base um chassi de F-Ford e o motor 1,6 litro do Cortina.
O nosso automobilismo era mesmo muito criativo.
Eu disse “era”.

Luciano
Luciano
17 anos atrás

Romeu, outra dúvida na prova foi o Malzoni de numero 92, pilotado por Newton Alves/Celso Gerbassi, que salve a lenda, tenha vindo do Rio com mecânica 4 cilindros, mas deu boca e trocaram pela original…foi fácil a troca, o chefe de equipe da turma era Jorge Letry, que teria fornecido equipamento de fábrica para o Malzoni…
Luciano

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Eu tenho duvidas que o protótipo Espingarda tenha motor 6 cilindros.
Acho que era 4 cilindros mesmo.
O carro não existe mais, acabou-se em uma panca.
Inclusive a mecanica foi colocada em um Malzoni, que se tornou o Alfazoni.
Esse sim, está restaurado e tem aparecido em alguns eventos.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Só queria saber porque este protótipo chamava Espingarda. Será que ainda existe? Aliás, tem um JK conversível à venda num desses portais, muito parecido com ele, só que com frente de Timb e mecânica de Alfa 2.300…

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

mr bravo me detalhou sobre este bolido .foi feito a partir de um jk sem as 2 portas de tra e usando um motor 6 cil
por sinal o renato peixoto foi o projetista e idealizador do santa matilde
tive o prazer de conhece lo em petropolis escrafunchando um prototipo que era do ollivetti
grandes tempos

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Tava bem dobradinho nessa curva, não?
Reparem a roda traseira esquerda virada pra dentro, e a inclinação da carroceria.
Ou vinha forte mesmo ou essa suspensão era bemmmm macia…

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

É o Prototipo Espingarda, mas o Joaquim é que sabe de todos os detalhes.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

vejam o histórico e mapas do “traçado” nas ruas de Brasília no site : http://www.racecontrol.com.br/1000km/page2.html

Augusto Freire
Augusto Freire
17 anos atrás

Laerte, é que dono de DKW tem “olho clínico” para detectar esses carros. Aquele carro escuro bem à esquerda da foto tem toda a pinta de ser um Belcar com a porta (suicida) aberta. E três DKWs, até por serem maioria na foto, já podem ser considerado “um monte”…
Saudações em 2tempos.

RUBENS FERNANDES JUN
RUBENS FERNANDES JUN
17 anos atrás

Interessante é o poste no meio da curva. Uma escapada de leve viraria adesivo no poste.

laerte aguiar
laerte aguiar
17 anos atrás

Flavio, um monte de Vemaguet atras? Estou vendo um gordini, um fusca, uma rural, duas kombis e duas vemaguet, isto é um monte?
Grande abraço.