Seu nome é Elena

SÃO PAULO (nossos tempos) – Elena, ucraniana, deve ter pouco mais de 30 anos. Seu pai é físico nuclear. Ela vive em Kiev. No dia 26 de abril de 1986, era uma garotinha soviética se perparando para os desfiles de 1º de maio. Que aconteceram, como se nada tivesse acontecido.

Vinte anos depois, Elena é uma moça que tem uma Kawasaki Ninja. E costuma ir a Chernobyl. Suas viagens estão neste site. Relatadas com incrível dramaticidade e fotos absolutamente chocantes daquilo que ela chama de “Pompéia de nossos tempos”: a área em torno de Chernobyl, “dead zone”, que foi evacuada depois do acidente nuclear de 1986 e que virou não uma, mas muitas cidades-fantasma. Região hoje habitada por lobos, javalis e, dizem, animais domésticos que se reproduziram e viraram selvagens. Zoólogo nenhum se animou a descobrir o que mais tem por lá.

As fotos das cidades abandonadas exatamente como estavam há 20 anos, com a população sendo tirada às pressas pelas autoridades soviéticas, são surreais. Elena diz que a radiação na região só desaparecerá em 48 mil anos. Mas em 600 anos, será possível viver lá de novo. “Eu acho que em 300 anos vai dar, mas meus amigos dizem que sou muito otimista”, escreve Elena, com fina ironia.

A dica do site, a quem agradeço muito, foi enviada pelo blogueiro Leonardo Mauro Jr. Ele também recomenda achar Chernobyl no Google Earth. Lá estarão barcos e navios abandonados há duas décadas, como se o tempo, naquele ponto do mundo, tivesse simplesmente parado.

A foto abaixo é uma das mais significativas desta incrível trip de Elena. Não deixem de ver e de ler tudo.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Nossa, nuna li tanta bobagem junta quanto o que vi nesse tópico. Baygon, seus raciocínios sobre as probabilidades do site ser fake são um pouco errados. Considerando a quantidade de montagens que você supõe no site, já daria mais trabalho do que se realmente passear pela região.
E em nenhum momento a moça diz que todas as fotos são delas, inclusive isso parece pouco importar para o contexto.
E sobre ser mulher e ter moto, não me pareceu ser o principal atrativo não, mas sim as fotos do acidente. Sobre motos, e quantas vezes a moça cita no texto, fica claro que ela é uma entusiasta.

Pode ser fake, tudo é possível, mas é muito improvável.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

Só para esclarecer alguma coisa: naqueles sites sobre o “Fake” está claro que a suposta “Elena” esteve lá sim, mas inegrando um grupo turístico. Inclusive, existem “visitas organizadas” para turistas, que partem de Kiev para lá, desde que paguem alguma coisa em torno de 190 Euros…

Leonardo Jr
Leonardo Jr
17 anos atrás

Baygon,

Nós temos interesses diferentes. Pelo que vi você tem um bom conhecimento sobre internet, divulgação de sites e outras coisas. Meu interesse é outro. Talvez por isso tivemos visões diferentes ao observar o site.

O que me chamou atenção não foi o fato do site ser feito pela tal da Elena. Mas sim os resultados daquele acidente em si mostrados lá em detalhes. Do fato da cidade ter parado no tempo desde 1986, e que assim permanecerá por cerca de 600 anos por um erro humano estúpido.
É isso que impressiona, e que me fez inclusive buscar a cidade no google earth. Quem fez as fotos ou escreveu o relato pouco me importa…como a própria Elena diz, há excurssões de turistas ao local periodicamente. Qualquer um desses turistas pode ser o autor do site. Isso não muda a visão chocante que temos.
Foi essa história incrível que me fez repassar o site ao Flávio. E tenho certeza que o site serviu para grande parte dos blogueiros pelo seu rico conteúdo referente a cidade de Chernobyl, e não à autora.

Não conheci o site através de emails que me repassaram. Mas sim atraves de pesquisa que fiz na internet, pelo fato de estudar princípios de física nuclear há 2 anos atrás.
Sei bem as diferenças entre spam e sites ‘fake’. Não fui eu que os comparei…
A forma como ele foi divulgado, e se alguem ficou famoso por causa disso realmente não me importa. Pra mim o que vale é o conteúdo.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Eremildo:

Não sou do contra, apenas me acho no direito de opinar. Você acha o Lada um bom carro ? Tenho certeza que a grande maioria aqui acha que aquilo nem é carro. Sou alguém que pensa e portanto tenho minha opinião formada ao contrario dos bajuladores de plantão. Esta na hora de você começar a ter opinião própria sobre os assuntos aqui apresentados e parar de gozar com o … dos outros mané.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Leonardo: se eu ou você fizermos um site falando sobre o drama de Chernobyl teriamos quantas visitas ? Provavelmente muito poucas e para tornar o site famoso teriamos que fazer um trabalho muito grande de divulgação e isto custa caro. O que poderiamos fazer então ? Que tal colocarmos uma mulher na jogada ? Com isso conquistariamos muitos internautas de ambos os sexos, pois a mulheres por razões obvias se sentem no papel da heroina e os homens tem interesse natural no sexo oposto. Mas vamos apimentar mais, que tal colocarmos um dos maiores feitiches dos homens ? Uma moto. Bem bolado e se for uma Ninja ? Caramba que sacada genial, vai chamar muita atenção. Você observou que logo de cara ela fala da sua moto e cita a potência da mesma ? Como esta informação é relevante para o tema Chernobyl. Depois de tudo pronto e o site estar ficando conhecido e divulgado entramos com o golpe de mestre, vamos apenas sugerir que tal site é “fake”. Espalhamos isso na net de forma lenta e gradual, para parecer o mais natural possível. Isto vai ser explosivo pois vai criar defensores e acusadores por toda a net… Deve ter ate criado comunidades no Orkut.

Não preciso dizer mais nada, vocês tirem suas conclusões, mas tanto isso é verdade que estamos nos, do outro lado do mundo, sem termos nenhuma ligação direta com o fato discutindo sobre o tal site. O que lhe chamou a atenção de imediato para este site, foi a tragedia de Chernobyl em si ou o fato de ser um site feito por uma mulher que usando sua potente moto passeou por lá ? Como os caras são inteligentes …

Você não deve se culpar por ter indicado o site ao Flávio, pois apesar da brincadeira dos autores o objetivo final que é divulgar a tragedia foi alcançado. O site em si não é ruim, muito pelo contrário. Acho que todos aqui gostaram de conhecer e ate indicaram para outras pessoas.

Não confunda spam com sites “fake”, um normalmente tem objetivo comercial e o outro é uma fantasia e nem sempre é ruim. Os spam correm o mundo através de e-mails, já os sites “fakes” tem uma divulgação mais lenta e também mais eficiente. Quem divulga estes sites nem sempre o faz com má intenção, mutas vezes pensa que realmente o site é verdadeiro e por mais que existam argumentos comprovando que não é a 1ª impressão é a que ficou e nada vai conseguir mudar.

Chernobyl mostrou ao mundo uma grande sucessão de erros por parte da ex-URSS, e que o comunismo era apenas um sonho e que tudo ali estava podre inclusive o programa nuclear. O FG só divulgou aqui no blig exatamente por que era uma mulher sobre uma moto. Você observou que muita coisa mostrada nas fotos esta em ruinas há mais de 20 anos ? Não mudaram nada por causa do acidente ou na retirada alguém iria carregar telhas ou forro do teto ? Tem um carrinho sem rodas e provavelmente já estava assim antes do acidente, ou o menino que era seu dono levou apenas as rodas de recordação …

Chernobyl foi uma tragedia e sem dúvida serviu de lição a todos.

walter
walter
17 anos atrás

Pelo Google Earth não dá para ver a tal da Elena.
Nem precisa, porque ela não é o tema do ‘post’, mas sim Chernobyl.
Mas dá para ver que a usina é numa região repleta de rios, na fronteira com a Georgia, o que amplia a gravidade do acidente.
E tem ‘links’ para notícias e artigos sobre o caso.

Eremildo
Eremildo
17 anos atrás

Leo Jr, tenho certeza que o Baygon vai ser “contra” o teu comentário também…

Leonardo Jr
Leonardo Jr
17 anos atrás

E outra: pelo visto a aula de radiação não serviu para alguns aqui.

A radiação, para ser letal, depende do tipo de emissão (beta, gama, etc), sua intensidade, a forma como é absorvida pelo organismo (a pele humana consegue filtrar alguns tipos, desde que não se respire o ar contaminado) e o tempo de exposição na área contaminada.
É o tempo de exposição que torna possivel a visitação a algumas áreas próximas a cidade de chernobyl, mas nao torna possivel se morar no local.

Tem gente achando que é só entrar la que a pessoa cai dura no chão. Pera lá né. Vamos nos informar…

Leonardo Jr
Leonardo Jr
17 anos atrás

Baygon, como fui eu que indiquei o site para o Flavio, vou responde-lo.

Não sou esse tipo de pessoa que repassa emails para propagar mitos e fantasias pela internet.
Aliás, eu acho de uma ignorância sem tamanho comparar com spams um site que, por mais que a tal motociclista nao exista, conta com toda a histórial real do acidente, mostra aos leigos o estado real da cidade e dos vilarejos após o acidente, além de dar uma boa aulinha sobre radiação.

Indiquei o site ao FG por saber de sua admiração pela ex-URSS, e atentando muito mais para a realidade da cidade mostrada no site, do que quem seria o autor dele.

Ficar discutindo se existe ou não a tal motociclista, após analisar todas as informações chocantes desse acidente, é pura futilidade.

Se o autor é uma moticiclista, um fisico, ou um funcionario do governo que inspeciona periodicamente o estado do reator, não faz a menor diferença. Não muda a realidade das paisagens bizarras que esse acidente causou.

Espero que esse ‘spam’ continue fazendo sucesso em todo mundo mesmo. Se for para alertar os leigos sobre perigo que representa a energia nuclear na mão de governos negligentes, ótimo.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Pessoal, leiam os comentários com atenção. Ninguém esta dizendo que não foi uma tragédia e todas as suas conhecidas consequências. O que se falou é que este site que mostra uma jovem solitaria em sua moto passeando pelo local e tirando fotos, isto sim não é real. É apenas uma brincadeira e a tal Elena não existe. A moça da foto deve existir, mas ela nunca foi a Chernobyl. Alguém disse que mandou um e-mail e ela respondeu, e dai ? Qualquer pessoa que saiba digitar um texto pode responder um e-mail. Outro disse que as regras podem ser descumpridas e deu como exemplo estacionar carros em fila dupla e andar com som alto, só que isto não contamina ninguém com radiação e dificilmente mataria alguém. Talvez passar em um sinal vermelho possa matar. A sequencia dos relatos coincidem com o local, isto é o mínimo que deveria ser feito para dar credibilidade ao site.

Foi uma brincadeira que fez sucesso é continuara fazendo pois na net esta cheio de pessoas que tem o hábito de repassar tudo que recebe como se fosse interessante para todos. Ate hoje recebo e-mails sobre o risco de transmissão de doenças por latas de cerveja contaminadas.

As fotos existem e foram feitas realmente em Chernobyl mas no decorrer dos 20 anos do acidente e não agora e por esta tal Elena. Todos que vão aquele lugar tiram fotos, já pensou quantas não foram feitas ? Se fizeram 10 por dia já seriam mais de 70 mil … A boneca ao lado de Lenin e das mascaras com certeza foi arranjada, só esta já seria suficiente para desmerecer a credibilidade ds demais.

Sobre a teoria de que aqui no blig todo mundo é contra, com toda sinceridade eu sou “contra”. Este é uma espaço para se discutir e portanto se discordar. Se for para apenas concordar com tudo eu não frequentaria este espaço e sim uma igreja evangelica destas picaretas onde o pastor fala e todo mundo diz aleluia …

Herik
Herik
17 anos atrás

É engraçada a quantidade de pessoas aqui que só se preocupam com a veracidade ou não do site e blá, blá, blá. Piores ainda são os argumentos afirmando ser proibido entrar na área. Ora, também é proibido estacionar carro em fila dupla, som alto depois da 22 horas, avançar sinal de trânsito e etc. Aposto que muitos aqui praticam alguns desses atos proibidos.
O que quero dizer com isso que o fato de ser proibido ou não impede que as pessoas descumpram normas, o que pode ser o caso da tal Elena.
Acho que se deveriam ocupar as pessoas em refletir sobre o tamanho da catástrofe e a pequenês humana. Verdade ou não o conteúdo do site, o importante é o quão incrível é o fato de cidades simplesmente desaparecerem do mapa depois de uma tragédia.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

para quem prefere achar que os relatos dela sao ficcao, entao procure no Google “Elena” e “fake” juntos, que vem um monte de discussoes que “provam” que ela nao é motoqueira nem andou sozinha por lá. Mas os relatos sobre o acontecido sao reais, como muitos confirmam nesses sites “anti-fake”.
Por sinal, no site da ucraniana essa tem um monte de vídeos sobre o acidente, para quem se interessar.

Leonardo Jr
Leonardo Jr
17 anos atrás

Pessoal, antes de duvidar da credibilidade do site, sugiro que leiam o relato por completo e observem todas as fotos.
Creio ser obvio que nem todas as fotos são de autoria dela. A mesma utiliza outras fontes para ilustrar melhor o relato e contar a historia do acidente.

Quanto ao fato de ser proibido viajar de moto pela área, acho a explicação da mesma bem plausível. A entrada é apenas controlada a pessoas com permissão (tais como físicos, cientistas e pessoas responsáveis pela manutenção do sarcófago do reator 4). A autora alega ser filha de um físico nuclear ucraniano…
E mesmo que nao seja verdade, como é possivel restringir a entrada de pessoas numa área que abrange nao só uma cidade inteira, como dezenas de vilarejos vizinhos?
Notem no google earth que o relato obedece a ordem geografica do locais descritos.

Ainda que a mesma seja uma expert no Photoshop, creio ser absurda e fantasiosa a ideia de alguem se incluir em diversas fotos de chernobyl, segurando um medidor fazendo a leitura da radiaçao local…

E, ainda que essa Elena não exista, o que importa é o conteudo do relato. Seja lá quem for o autor do site, o mesmo possui grande conhecimento sobre o estado atual do local, sobre a historia do acidente, e sobre principios básicos de fisica nuclear. Além de possuir vasto material fotográfico da cidade.
Eu acho que é isso o que realmente importa no site. A figura da ucraniana motociclista é apenas um mero detalhe…

Steve McQueen
Steve McQueen
17 anos atrás

Pessoal, não nego que as fotos são chocantes, todo o relato é chocante, afinal foi uma tragédia horrível. A Elena deve existir mesmo, mas o que ela diz no site, sobre andar sozinha de moto nas ruínas de Chernobyl, é Bullshit. É proibido. E essa foto da boneca, desculpem-me, mas uma boneca, ao lado de um retrato de lenin, e duas mascaras de oxigênio… Obviamente foi montada, quer coisa mais clichê?

A tragédia que ocorreu foi horrível, mas não menos pior é a atitude dessa mulher, querer ganhar notoriedade dessa maneira é simplesmente baixo.

Eremildo
Eremildo
17 anos atrás

oi gente, já notaram como predomina o “contra” aqui nesse blog? nossa, o pessoal é contra tudo: contra o Rubinho, contra o Piquet, o Senna, o Pizzonia, o Schumacher… contra o Lada, o Trabbant e a Ferrari… contra a Stock, Arrancada, A1…. contra o Gomes, o Galvao, o Burti… Contra o Lula, o Serra, o FHC… e agora contra essa russa aí. Parece que a ordem aqui é detonar os outros. E eu ainda perco tempo lendo isso. Socorro !

Eleno
Eleno
17 anos atrás

Lg, a Elena existe sim. Me respondeu um email hoje.
Tenta, para ver: [email protected] (achei num dos sites dela).

Lg
Lg
17 anos atrás

Pessoal, este site é frio. Estas fotos não foram tiradas agora e sim por uma equipe de reportagem de Tv da Suecia pouco tempo depois da evacuação da área, portanto são reais mas não foram feitas atualmente. Observem que depois de 20 anos já deveria ter muito acumulo de poeira e tanto a boneca quanto as fotos estão com ótima conservação neste aspecto. Provavelmente se alguém for lá vai encontrar esta boneca na mesma posição.

Hoje ninguém passeia por lá de moto, quanto mais uma mulher sozinha, só mesmo com autorização algumas equipes de pesquisadores e com equipamento de proteção. Esta tal Elena talvez nem exista de verdade, seja apenas uma foto. Como é fácil iludir as pessoas.

edu
edu
17 anos atrás

interessantissimo esse site, gomes… por mais q tds aki gostem de automobilismo, eh sempre mt legal qd o assunto sai um pouco desta esfera..
boa descoberta!
um abraco!

adrianovisk
adrianovisk
17 anos atrás

pois é, essa é a urss que o sr. flavio gomes tanto admira. queria ver o que ele pensaria se fosse um dos enviados pra conter o incêndio (e morrer por causa dos efeitos da radiação).

Rouge
Rouge
17 anos atrás

Verdade ou mentira, fiquei chocado assim mesmo… Afinal aconteceu de verdade… Mesmo se as fotos forem de mentira ou montadas ou sei lá o que, expressam uma relidade, muito bruta…

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
17 anos atrás

O Brasil vai ficar no escuro e não vai demorar muito.

O Ibama e o Ministerio Publico vão deixar o país no escuro e depois não vão culpar o molusco.

Alguém aí embaixo escreveu sobre custo de vida, pois é, 500 reais no Brasil compra mais coisas no supermercado, do que 500 euros na Italia.

Sam
Sam
17 anos atrás

Não precisamos ir tão longe.
Césio 137 – Goiânia.

Assistam o filme – é muito bom.
Muitas pessoas morreram na época…………e 10 anos depois do acidente ainda haviam pessoas morrendo.

O governo brasileiro não possui estimativas corretas. Mas já deve ter passado de 1.000 pessoas.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Não parece hoaxe não. Afinal, são cenas de cidades abandonadas, pertences pessoais largados, etc… Que Chernobyl foi um desastre terrível, a gente sabe… E como dizem, si non è vero, è benne trovatto…
Longa vida a Elena e sua moto. É de gente louca assim que o mundo precisa.

Fernanda
Fernanda
17 anos atrás

que horror!!!

Alian
Alian
17 anos atrás

Alguém teve a curiosidade de ver Chernobyl no Google Earth.

É deprimente. É triste. Não tem como descrever. Só olhando para sentir algo estranho.

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Essa boneca condena. Se está com a cara suja, é porque alguém sentou nela. Ah! Isso sentou. Com certeza. As provas das denúncias partem das fotos de ditadores e sem contar o peso de musculação.
Não têm como negar, sentaram na boneca.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

É o velho ditado, “Se non è vero, è bene trovato”. Real ou irreal, gostei do taxto e as fotos são legais.

Le Roy
Le Roy
17 anos atrás

Pessoal, internet é igual ao Jornal Nacional. Nem tudo que aparece por lá é verdade. Este site é tão verdadeiro quanto aquela fantastica história da brasileira que teve o filho sequestrado esta semana lá nos EUA. Acho que aquela entrevista que o Piquet deu a muito tempo para uma jornalista em tom de gozação e a moça levou a sério e publicou também é mais verdadeira.

Este site é apenas uma brincadeira que alguém com tempo livre e senso de humor resolveu fazer e pelo visto muita gente acreditou …

Vocês se lembram daquela propaganda da Bentley com um senhor muito bem vestido mostrando o dedo? Pois é quase a mesma coisa.

Acho incrível como um jornalista experiente que já viajou tanto e conheçe todo o mundo csai num conto destes.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

E ainda com tudo isso, inclsuive nações da UE cancelando futuras usinas nucleares, há um projeto de 2002, traçando o mapa do setor energetico para os próximos 15 anos, que inclui Angra 3 e mais 2 outra usinas, um absurdo

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Quem quiser ir direto na página onde, como dizem os jornalistas, “suposta” Elena contesta as afirmações de que ela não existe, acesse:
http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/afterword.html

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Bom, Steve, se é um HOAX, eu não sei, mas vocês podem conferir a página original no link: http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/

Se for fake, alguém teve muito trabalho…

Steve McQueen
Steve McQueen
17 anos atrás

Esse site da Elena, até onde sei, é fake, foi tudo meio que montado. Inclusive, Tem um website dedicado somente a desmistificar isso aí que foi dito pela Elena. Só pra começar: é proibido andar de moto sozinho nas instalações de chernobyl. Na internet tem bastante coisa sobre esse assunto. Desculpem por estourar a bolha :(

Marcal, o blogueiro
Marcal, o blogueiro
17 anos atrás

Perfeito, Herik…

Herik
Herik
17 anos atrás

A energia atômica tem prós e contra como qualquer outra. Se bem administrada, é a melhor que há.
O problema não está na energia em si, mas no homem que a opera. Ou será que, por exemplo, o avião é algo ruim para a humanidade? No entanto é usado como uma das principais armas de guerra. E assim é com a energia advinda da fissão nuclear. Enquando deveria produzir apenas energia é usada para bombas nucleares.
Não precisamos nem ir tão longe assim. Há milhares de aparelhos de radiografia perto de nós. Se há alguns espíritos de porcos que são capazes de jogar cápsulas de Césio em lixo comum é sinal que o problema está é nos homens.
Aliás, tênue é a linha que separa a genialidade humana de sua mais profunda estupidez.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Engraçado como os argumentos sobre incompetência funcionam: as pessoas trabalham mal, ou são incompetentes, porquê ganham mal.
Então tá. Alguem aí já tentou inverter a equação ?
E não me venham falar que nos States ou na Europa o profissional é bom porquê ganha zilhões por ano.
Parece que não relevam os valores relativos sobre custo de vida, etc.
Nestes tempos de apagão aéreo, que temeridade…
[ ]´s

verdinho
verdinho
17 anos atrás

COISAS PREOCUPANTES….o inverno no hemisfério norte se aproxima e as pessoas ainda estão vestindo camisetas…..realmente é para a gente pensar, temos problemas demais neste nosso mundo.

verdinho
verdinho
17 anos atrás

Prezado Marçal, o blogueiro
Me expressei muito mal quanto a Hiroshima e Nagasaki, realmente são fatos MUITO CRUÉIS, quem tomou a decisão deve ter seus motivos..agora as coisas estão feitas e não temos como remediá-las…é profundamente lamentável.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Marçal, o blogueiro

Cara, acho que você está falando do meu post. Eu me expressei errado. Além de não ser lá um grande escritor, tenho uma tendência muito grande de sair do tema. Eu estava dizendo que ainda acho a produção de energia elétrica por usinas nucleares menos danosas do que as de hidrelétricas. Chernobil foi uma cagada que deve servir de lição, mostra que o negócio é sério e merece cuidados extremos, mas que apesar disso nós só devemos abondonar esta fonte de energia a partir do momento que um outro meio (eólica, solar) for suficiente para atender a demanda. Quando falava em crueldade, dizia do estrago decorrente da construção das usinas hidrelétricas, além de tudo que nós fizemos desde a América foi colonizada. Cara, restam 7, 5% da Mata Atlântica. Isto é muito pior do que as bombas que cairam no Japão na 2ª guerra mundial (que também são absurdas). Talvez seja pior até do que a propria 2ª guerra mundial. Tudo depende do ponto de vista. Viu como eu fugi do tema? hehe

Abraço

Hélio Carreira
Hélio Carreira
17 anos atrás

Boa tarde amigo Tohmé,

Escondeu mesmo, concordo com vc. Mas será que só a ANTIGA U.R.S.S, escondeu fatalidades do mundo ?

Abraços

Hélio

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

Conheço o site de longa data. Chocante (no sentido antigo da palavra…).

Mas o problema de Chernobil era de segurança e falta de prevenção. Tudo sucateado, já viu… Funcionários mal pagos, equipamentos antiquados, desleixo, despreparo, descaso dos governantes…

Olhem para os céus do Brasil e NÃO vejam a semelhança…

PS: Angra é logo ali…

Cláudio
Cláudio
17 anos atrás

Flávio, valeu pela dica! é um momento à estupidez humana, e esperemos que sirva para alertar a todos para não persistirem no erro!

bebeto
bebeto
17 anos atrás

Pois é, saudosa USSR…

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
17 anos atrás

Encontrei as coordenadas da usina. Quem tiver o Earth Google: 51°23’22.85″ N 30°5’56.51″ E.

Hoje vinha conversando com a minha mulher sobre as invençoes do homem no último século. É um contraste a inteligência do homem para se criar e a burrice do mesmo pra usar mal a sua ciração.

Diferentemente do que pensa um amigo blogueiro, penso que a história de Hiroshima é tão (ou mais cruel) do que essa. Não sei falar em números. Qual delas foi mais catastrófica, mas em Hiroshima a destruição foi algo premeditado, deliberado. Assim fica muito mais estúpido…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

E a saúde dessa moça, frequentando esses locais contaminados??

Lenin
Lenin
17 anos atrás

Flávio,

Sugiro que você, que é um incondicional admirador de Chavez, Fidel, Lula e URSS e tudo mais que é vermelho, deveria dar um pulo naquela região, pois se bem me lembro , na época os dirigentes soviéticos fizeram de tudo para esconder a tragédia e impedir o recebimento de qualquer tipo de ajuda, bem ao estilo da “democracia socialista”.

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Sou obrigado a concordar, pelo menos em parte, com o Chernoboy.
As usinas nucleares são eficentes, porém o ser humano não é.
Por outro lado, leio o comentário do VELOZ HP e desmorono.
Imagens tristes mas, repararam nas plantas que voltar a erminar? Os animais vivendo no local? A adaptação da vida é fantástica. Resta saber a qualidade de vida deles e das plantas.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

A foto da Elena tá aqui: http://www.elenafilatova.com/

lá tem mais algumas cositas sobre a URSS tb, como vídeos sobre essa área de Chernobyl e os Gulags, por exemplo.

Eduardo de Porto Ale
Eduardo de Porto Ale
17 anos atrás

Já conhecia a página e é mesmo chocante. As fotos são fantásticas e o texto é de primeira. Mando o link para o novo site da garota: http://www.elenafilatova.com/

Verdinho
Verdinho
17 anos atrás

Caro Chernoboy, confira noticias de algum tempo atrás e veja os acontecimentos em centrais nucleares no Japão…..confira o assunto, dá uma pesquisada e veja o q sucedeu por lá.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Hélio Carreira: O que faltou foi “QI” ..sabe como é né? primeiro os amigos do “rei”. Um controlador de voo na europa ou states ganha uns 100.000 dolares por ano… os daqui…ah…deixa pra lá…é o que escrevi – Deus anda um tanto qto distraído por aqui…