Uma Stock de verdade

SÃO PAULO (outra história) – Já deu para perceber que além de atazanar a Globo, gosto de atazanar a Stock. Pois o Wagner Carpi Diem, blogueiro da turma dos silenciosos, resolveu se manifestar. E mandou um e-mail berrando: “Olha o que é Stock de verdade!”.

Fui ver. É uma volta em Surfers Paradise a bordo de um Ford Falcon com motor V8 de 5 litros, 640 hp, giros limitados a 7.500 rpm e 1.300 kg de peso. Mas é carro de verdade, não gaiola com bolha. Disputa a V8 Supercars da Austrália, categoria onde Max Wilson andou acelerando por alguns anos (aliás, por onde anda Max?).

O piloto é Russell Ingall. Na primeira volta ele pega leve, só explicando as curvas, as marchas, as velocidades. Na segunda, enfia o pé na jaca. Vi muitas corridas dessas em Melbourne. É um belo campeonato, sem dúvida.

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Paulo H. Sernajoto
Paulo H. Sernajoto
17 anos atrás

ao Caio, o de Santos:

acho q o bate bate nas corridas turismo é normal, faz parte dessas categorias…

agora, o problema da stock é que estão ou violentos em demasia ou os carros são muito fracos…

acho q o problema é da fragilidade da bolha… pq todo toque, todo empurra-empurra está danificando ou o carro empurrado, ou o carro empurrador (empurrador foi boa)… acho q por isso está gerando todo esse bafafa, toda essa polêmica de punições…

abraços

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Quem bisbilhotou nesse vídeo
e nos demais
achou o Mansell barbarizando.

Uma coisa é certa,
os toques que achamos que não devem ser dados,
são usados pacas.

Quem não viu, pendurei na Confraria.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Boa Bianchini!! Tô contigo!!

Edu Pereira
Edu Pereira
17 anos atrás

T……. de vídeo. Pra um V8 haja braço.

Abs..

Edu.

Cesarrb
Cesarrb
17 anos atrás

Posso até concordar com gaiola com bolha, mas o DTM é um excelente campeonato, com excelentes carros, e os carros lá não tem nada a ver com os de rua, só a bolha. Ou seja, bolha não é exclusividade nossa. Eu gostaria de um carro mais refinado, e assisti no Linha de Chegada o Zeca Giaffone dizendo que em 2007 teremos novos carros, mais próximos do conceito de um carro moderno de turismo, inclusive com maior proteção lateral, que é o maior problema de segurança destes carros. Vamos esperar para ver, e torcer para que as mudanças sejam para melhor. Quanto ao bate-bate, acho inevitável, mas na stock está meio exagerado e acho que poderia melhorar.

Paulo Sernajoto
Paulo Sernajoto
17 anos atrás

ao neandertal…

fui na stock em curitiba fazer a cobertura e fui muito, mas muito bem recebido pela assessoria de imprensa… não tenho do que me queixar…

sobre o último comentario, acho q carros normais com “gaiolas” não são seguros o suficiente pra aguentar a potência dos carros.

no caso do gualtinho, fosse carro normal com gaiola, creio que teria ocorrido problemas físicos ao piloto.

sobre quem falou sobre 3 ou 4 categorias tradicionais, balela… tenho certeza que vc é um dos primeiros a chegarem no autodromo pra assistir a stock e um dos ultimos a sair, além de duvidar que vá assistir outras categorias como a pick-up racing…

ser analizarmos, no brasil, falta somente uma categoria fórmula melhor… pq temos uma ótima truck, uma ótima e competitiva pick-up e uma belícima stock car… tah faltando formula mas, se analisarmos, isso é reflexo do tempo de jejum do brasil na F1… até mesmo a F1 está perdendo seu brilho no Brasil… isso é reflexo do jejum e das produções da Rede BabacaGlobo, que são um lixo…

abraços a todos

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Já falei, escrevi e li bastante sobre Stock Car nesses dias, e posso dizer que: Gosto de qualquer corrida, gosto de carros, gosto de alguns pilotos, portanto, é mais uma corrida que assito ou vou ver pessoalmente, e se fosse melhor disputada seria melhor, não me importo dos totós, se alguem andar de kart indoor na minha frente, vai ver do que estou falando. O que não suporto são as celebridades e seus mais toscos comentários sobre os toques de corrida, que provavelmente o tiraram da corrida, ou arrebentou suas bolhas que são, vendo de fora, extremamente frágeis. Coloca ali folha de metal (veja o filme Dias de Trovão com Tom Cruise) e pode dar tótó ou pancão que continua andando, só qiue amassado, e não sem pedaço.
Se fossem carros de verdade com gaiolas, e super motores, aguentariam mais.

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

Alguém sabe por que a BMW não participa da DTM e sim do WTCC?

Fernando
Fernando
17 anos atrás

É a v8, max wilson está nessa categoria, o único problema dessa categoria são as pistas que são uma %!$&# tem até pista de menos de 2km, bathurst (uma magnífica pista que não merece comparação) que parece uma tremenda várzea, os cangurus passam á vontade nessa pista e as corridas são esquisitas, correm três vezes em um só dia ás vezes uma corrida tem grid invertido, outras não, aliás correm até no bahrein num circuito sem graça. O campeão desse ano é o Rick Kelly que derrotou Craig Lowdes que é o Bam-Bam da categoria.
Max Wilson chegou apenas na 15º colocação, mais de mil pontos atrás do campeão.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
17 anos atrás

Só um esclarecimento. Conheco, de certa forma, de modo profundo o automobilismo argentino (que deveria ser um exemplo para o nosso), e garanto que essa história de que as montadoras são obrigadas a investir em corridas é puro “mito urbano”. Isso nunca ocorreu!

O que existe é uma lei de incentivo ao esporte, onde qualquer esporte pode receber investimento, inclusive automobilismo. E como o automobilismo é extremamente popular na Argentina, as montadoras investem nas corridas, pois gera receita extra na venda dos carros. Mas não existe e nunca existiu qualquer obrigatoriedade de investimentos, por parte das montadoras, nas corridas……

Matthew Herbert
Matthew Herbert
17 anos atrás

ao Bianchini,faço minhas as palavras do Ceregatti:
Clap,Clap,Clap,Clap,
Clap,Clap,Clap,Clap,
Clap,Clap,Clap,Clap!

Mateus
Mateus
17 anos atrás

É uma insanidade esses carros da V8 supercars. Andam muito e sao pesadoes. Eu tinha uma sequência de uma capotagem de um Falcon em meados de 99 a 2000, nao lembro agora, que era linda, eram umas 4 fotos do carro girando no ar. Morreram bastantes pilotos nessa categoria. Ah, e nesse ano, o título está sub júdice assim como ouve reclamações na nossa “estoque”.

borges
borges
17 anos atrás

Só uma curiosidade…dos nossos 42 largantes na stock quantos deles aguentam tocar um rojão destes numa pista como esta?… http://www.youtube.com/watch?v=SawhpwFnLFc

neandertal
neandertal
17 anos atrás

o max wilson acho q continua competindo lá, vi o nome dele no grid e resultado da bathurst 1000 deste ano, a mais tradicional prova de carros turismo australiana.
vi o max fazer uma excepcional corrida em interlagos, 500kms 2003 (acho); vi de muito perto, estava fotografando, não lembro de jamais ter visto lá alguém voar de porsche gt3, nessa pista, como ele fez naquele dia. nem o ricardo mauricio, q andou no mesmo carro, mesma prova no ano seguinte, acelerou como ele.

já q há tantos achismos nos comentários, vou mandar o meu:

– pra ser sincero, prefiro 3 ou 4 categorias fracas mas tradicionais, do q só uma forte, tecnicamente inspirada em ovais, disputada em pistas de traçado misto, óbviamente com resultado “híbrido”.
e, me desculpe, mas, bem organizada uma vírgula.
só se for considerado apenas o serviço de atendimento a convidados. vão perguntar aos fotógrafos (também, q importancia tem o trabalho desses profissionais, não é mesmo?)

– as corridas são boas sempre, isso não nego, mas sempre ouço dizer q o chassi não consegue transmitir toda a potencia q o misterioso motor possui. então, não vejo necessidade de tanta cavalaria (a não ser pelo som), é só ver como andam os TC2000 com metade da capacidade cúbica.

– acho q as corridas são boas por causa dos pilotos, sim. se hoover orsi (um baita dum piloto) pudesse, teria continuado em monopostos – aliás, durante o ano circulou a notícia q ele tomou um balão salarial, não da equipe, mas da montadora q vestiu seu carro, não é por nada q o cara vai competir também nos EUA ano q vem.

– acho uma pena q categorias sob regulamento FIA estejam abandonadas aqui no bananão; ainda assim , com grids esquálidos, a F3 ainda deu show na disputa do título este ano (graças a pilotos e equipes participantes). mas também, q público gosta da F3 por aqui?

– a stockcar não me parece ter problema de marketing; domingo estava lá o sr. nizan guanaes recebendo pessoalmente os convidados do camarote embaixo da torre, sobre o início dos pits. pareceu-me um excelente anfitrião.

Flavio M.
Flavio M.
17 anos atrás

Grande Bianchini !!! Rascar faz parte da corrida de Turismo

jjrsouza@globo.com
17 anos atrás

Bianchini, suas palavras deveriam virar POST aqui no blog.

Fantástico!!!

Sempre achei engraçado do Gomes pegar no pé da stock pelo fato das briguinhas entre pilotos por causa das disputas nas pistas, mas não pelo carros stock propriamente dito!!!

Bianchini, seu texto merece ser lido por todos que fazem a stock, sim sim, senão estão satisfeitos, que saiam do automobilismo e vão cuidar de suas empresas…

PERFEITO BIANCHINI!!!!!!!

Ottoni
Ottoni
17 anos atrás

Vocês perceberam que o câmbio não é seqüencial? É o popular “H”.

Abs,

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Ao Bianchini:
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O verdadeiro problema da Stock não é o fato da carroceria ser uma bolha, ter o apoio pasteurizado da Globo, nem a implicância do Gomes com a categoria: o problema são os pilotos.
Vejamos: ela se pretende uma categoria TOP de carros de turismo, assim como a NASCAR e o DTM. De todos os que criticam o bate-bate na Stock, alguém já assistiu corridas da NASCAR? Alguém já assistiu corridas de DTM? Alguém já assistiu corridas de WTCC? Alguém sabe que em Turismo faz parte do jogo o contato físico? Gente, da mesma maneira que o brasileiro inventou o futebol-arte, tem alguns ingênuos que só conhecem fórmulas que acreditam no automobilismo-arte! Automobilismo-arte funciona naqueles brinquedinhos super frágeis chamados fórmulas, no mundo real (Turismo) tocar no adversário é permitido! Aí vem essas mocinhas histéricas como David Muffato, Hoover Orsi & quetais e reclamam: “Fulano encostou em mim!”, “Sicrano é um energúmeno mentecapto, um safardana do maior calibre pois arranhou a pintura do meu carro!”. Acho que esses pilotos deveriam fazer umas 2 corridas de WTCC e umas 6 de NASCAR para: a) aprender a parar de chorar; b) mudar pra os fórmulas; ou c) largar tudo e ir cuidar de suas empresas. Ausência de contato físico em corridas de turismo só existe em categorias de gentleman drivers, não em automobilismo sério, com pilotos profissionais. E tenho dito! Sei que serei execrado por muitos, mas se os pilotos brasileiros querem se tornar profissionais na pilotagem de carros de turismo, tem-se de aprender que fórmula é uma coisa, turismo é outra.

Fernando Honda
Fernando Honda
17 anos atrás

Ando muito de FORD FALCON nessa pista!!! Adoro pilotar nela!!

Claro que com o meu TOCA RACE 3.

Ô galera implicante com a Stock hein… No dia que acabar, quero ver o povo reclamando mais ainda: O que será do automobilismo brasileiro??

Já falei aqui, que reclamar é muito fácil, fazer melhor que é o mais difícil.

Allan
Allan
17 anos atrás

Se a Stock sumir, vai vir outra coisa no lugar… Não ficamos sem corridas. Brasileiro (sul-sudeste) não fica. Vai vir um marcas, ou fica a Truck, ou patinete, ou cortador de grama(???).
Mas porque não podemos ter outra categoria de turismo? Acho que duas poderiam sobreviver bem… A outra com investimento real das fábricas. Só no Brasil elas não investem. Pô, até na Argentina a TC tem montadoras envolvidas diretamente!!! Com quem devemos cobrar?
Torcer por piloto é legal, mas quem gosta de carros também elege uma marca do coração. Quero ver quem escreve aqui que não tem. Mas, vem cá, forista, qual sua equipe de coração na Stock? Melhor perguntar bolha? Fala sério…
Na Austrália, eles PODEM ter turismo V8 porque a Ford, a GM e a Toyota tem esses carros-motores em linha. Consulte sites especializados para verem a influência…
O que eu peço, ao menos, é que os motores sejam oferecidos pela fábricas. Seria o início para criar torcidas pelas fábricas, depois para os times, patrocinadores… E assim caminha a humanidade.

Paulo H. Sernajoto
Paulo H. Sernajoto
17 anos atrás

Bem lembrado a questão da independência…

Pense que og se alguma das 4 sairem, a Stock consegue caminhar ainda… ao contrário das categorias estremamente ligadas a uma montadora somente…

acho a stock sensacional e espero cada vez mais seu crescimento… é uma pena que no brasil não haja praças (autódromos) em melhores condições para receber etapas da stock…

espero e torço que a vicar na pessoal do coll continue fazendo o belícimo trabalho feito ateh o momento…

considero o gomes o melhor jornalista de automobilismo do brasil, melhor inclusive que reginal leme “bueno” (soh pode pq puxa o saco do cacá as parras nas transmissões) mas, falar mal da Stock é um exagero.. engraçado que ele tah falando mal do andre e da mulhe lah da renault e da stock tb… nossa… nao entendo mais nada dele… conseguiu me confundi…

mas eh isso!!! abraços!!!

att

Flavio M.
Flavio M.
17 anos atrás

Nao sei pq o Peugeot Cup no Brasil assim como o Compeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, unico campeonato nacional de marcas com os carros que vemos nas ruas como Palio, Gol e Peugeot 206 nao tem mais destaque. FIAT e Peugeot dao apoio de fabrica a seus times desenvolvendo os carros, nao tem mais destaque.
Falando em apoio de fabrica Peugeot Cup Brasil (campeonato de rally) e um exemplo de suporte aos pilotos e equipe. Os benefícios que a Peugeot concedeu durante as edições anteriores da copa irão continuar em 2007, como por exemplo, o transporte gratuito dos carros para os locais das provas, um caminhão com pessoal especializado em montagens e desmontagens de pneus, um hospitallity center para receber pilotos e convidados, venda de peças no local das provas a preços subsidiados, premiação em dinheiro após cada etapa (para os cinco primeiros colocados), além de um DVD com as imagens da prova ( fotos e filmagens) para cada competidor.

Dos 15 carros que a montadora colocou à venda completos, prontos para competir (com bancos concha, Cintos quatro pontos, suspensão, extintores de incêndio, macacões, etc), só restam três unidades.

Gustavo
Gustavo
17 anos atrás

Só um detalhe, a V8 Supercars tem uma categoria de acesso que usa os mesmos carros da Stock Jr com bolhas em escala reduzida dos carros da categoria principal.

A Stock poderia utilizar o mesmo

Zé Sérgio
Zé Sérgio
17 anos atrás

p/ LEO-MS

A GM que sempre bancou a Stock na Globo.Sendo assim,permitiu que “concorrentes” disputassem a categoria.Como você disse,carros que nem encontramos nas concessionárias,em outra faixa de preço(que não a do Astra).

Leandro
Leandro
17 anos atrás

A V8 Supercars é um campeonato muito legal mesmo!!!! E super tradicional lá na Autralia, existe há muitos anos. E o Max Wilson, grande piloto, continua correndo lá.

Léo MS
Léo MS
17 anos atrás

Acho que o principal desafio da Stock é o marketing. Vejam só os veículos “bolhas” representados na categoria. Fora o Astra, qual é a participação dos outros modelos no mercado nacional? Não há como o torcedor se identificar. Como a Volks patrocina o bora se tem o jetta novinho em folha? Quantos lancer rodam no Brasil, se você nem o encontra nas concessionáris? Ano que vem entra a Peugeot!!? Cadê Honda, Toyota, Vectra, líderes que alavancam vendas? Podem falar que o que interessa é corrida, mas e a hora que acabar todo esse patrocínio pela falta de retorno, alguem vai querer ver isso ai correndo se não ganhar o ingresso?
Outra… corrida é de tarde, largada as 2:00hs. A Globo empurra até isso, enfiando a stock naquele programa porcaria (que seria melhor apresentado pela Ana Maria Braga) logo após os jogos mundiais de verão que so acontecem no Brasil e só participam brasileiros. Talvez fosse melhor a stock não se popularizar tanto assim.

Flavio M.
Flavio M.
17 anos atrás

Concordo com voces! Se prestar atencao as melhores categorias de turismo no mundo usam esse mesmo formato de “bolha”. Na propria DTM os carros nao tem quase nada a ver com os carros de serie, apenas carroceria e se nao me engano, o bloco do motor. Na Argentina o TC200 usa carros de serie mas tb sofrem drasticas mudancas no chassis assim como era na antiga Stock-Omega. Onde eles passavam acido no chassis para ficar bem fino e enfiar o chassis tubular por dentro. Alem disso na Argentina existe uma lei que obriga as montadoras investir em esportes a motor. A stock, unica opcao no Brasil onde pilotos podem ter uma carreira profissional, so sobreviveu pq decidiu ter um pacote mecanico independente de qualquer fabrica. A chevrolet mesmo abandonou a categoria duas vezes. O brasileiro de marcas se acabou quando as fabricas sairam. Os fabricantes so ficam no esporte quando interessa e ai fica toda uma categoria a merce deles. Lembra quando a FIAT e agora a Renault deixou todos os pilotos e equipes na mao. Viva a indepencia! A Stock agora usa as montadoras a seu favor e nao ao contrario.
A culpa do bate-bate nao e soh dos pilotos, as pista sao apertadas, antigas e inseguras, para os rapidos carros da Stock.

Paulo H. Sernajoto
Paulo H. Sernajoto
17 anos atrás

tb acho isso.

essa história de ficar minando a Stock tá passando dos limites. Não entendo porque essa birra com a vicar. Tudo bem que a CBA tá mole, que deixa a desejar mas, a Stock de nada tem culpa nisso.

Temos que aproveitar o sucesso da Stock e popularizar o esporte. Acho sim que a Stock só não tá melhor por falta de produção nas transmissões da Rede Globo (que faz tudo mal produzido mesmo… inclusive futebol). Falta uma pitada de Americanização na Globo para transmissão de eventos esportivos.

Mas uma coisa é certa. Acho que tem que para de minar a Stock. Estão com medo que com a Stock acabem os outros campeonatos. Olha, pra ser sincero, acho melhor uma categoria forte, bem organizada e produzida do que 4 ou 5 com pouco público, mal organizada e mal produzida.

Temos que dar todo o apoio a STOCK.

Abraços,

Paulo H. Sernajoto

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Convenhamos, de carro de rua só a forma. Os caras pegam um monobloco, refazem todas as soldas, colocam uma gaiola dentro ainda acham que é um carro de rua.

Isso nada mais é do que um Stock dentro de um Ford Falcon. Poderiam trocar o monobloco do Falcom por uma bolha – o resultado seria o mesmo.

Larga de implicar com a Stock. Qdo eram os Omegas não aparecia nem em jornal de bairro.

Aproveitem o sucesso da Stock para povoar outras categorias. Usem a Stock como catalizadora do automobilismos.

Isso serve para pilotos, organizadores, confederações e JORNALISTAS.

A Stock, um dia vai sumir. Tantas categorias cheias de investimentos apareceram e sumiram – e cada vez que uma some, as outras diminuem. Mas o inverso também é verdadeiro. Vamos incentivar o sucesso, melhora-lo e copiá-lo. E não simplesmente ficar “baixando o pau”.