Gira mondo, gira (terça)

SÃO PAULO (hoje tem “Limite”) – A “Veja” foi condenada a indenizar em 17,5 mil reais Leonardo Attuch, editor da “IstoÉ Dinheiro”, por danos morais no processo movido pelo jornalista em resposta à matéria “O mais vendido”, publicada em fevereiro do ano passado.

A história completa está aqui.

Destaco apenas trechos da sentença do juiz Régis Bonvicino: “O fato de Leonardo Attuch ser mencionado em processos (…) não autoriza a ré a qualificá-lo como negociante de notícias, pessoa fraudulenta, autor de um livro indecoroso e quadrilheiro porque a revista ‘Veja’, com todo o respeito, não é o Supremo Tribunal Federal do País e tampouco tem qualquer jurisdição”.

A sentença terá de ser publicada em “Veja”. Sobre isso, diz o juiz: “(…) Tem um caráter pedagógico: o de revelar aos leitores da revista seus defeitos e o de chamar a atenção de seus diretores para a prática de jornalismo menos adjetivo e mais substantivo”.

Nas férias, um dos livros que li foi “O Castelo de Âmbar”, do Mino Carta. Como pode uma revista criada por um cara como Mino ter virado esse lixo?

Seguindo.

– O buraco era mais que um buraco. Enterrou gente. Começam a vir à tona algumas razões. Uma delas: a linha 4, privatizada, está sendo construída com um método mais barato, criado por um austríaco. Pouco indicado para ser usado debaixo de um bairro populoso.

– Recebi carta da Varig, prometendo renovar meu cartão x-ultra-diamond-titanium se eu voar 12 vezes até o fim de março, apesar de não ter voado muito no ano passado. Ia voar como, se a Varig desapareceu? Ainda assim, continuo simpatizando com a Varig.

– Deu na “Folha”, domingo, em excelente matéria de Rubens Valente: o embaixador americano no Brasil em 1973/74 informou Nixon sobre os métodos da ditadura (tortura, assassinatos), mas recomendou que o Grande Irmão Que Zela Pelos Direitos Humanos na Terra e Adjacências não fizesse nada, nem pensar em denunciar o país, porque a estratégia americana deveria ser “influenciar a política brasileira”. Reproduzo o telegrama enviado pelo embaixador ao Departamento de Estado: “O programa norte-americano de assistência à segurança do Brasil é uma ferramenta essencial aos nossos esforços de influenciar a política brasileira. O programa vem sendo efetivo em começar a restabelecer os EUA como fonte primária de equipamento, treinamento e doutrina para as Forças Armadas do Brasil. Interessa-nos muito, porém, consolidar e expandir nossos ganhos recentes na provisão de equipamento militar ao Brasil”, afirma.

Sem mais, subscrevo-me por hoje.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo
Diogo
17 anos atrás

Gozado. Por acaso é a iniciativa privada quem comanda o tráfego aéreo “nestepaiz”? Morreram quantos mesmo no acidente da Gol?

Luiz Z
Luiz Z
17 anos atrás

Sou contra torturas, deviam ter matado todos os comunas, Lulas, Genoínos, Dirceus e assemelhados.
Quanto ao Mino, tudo que o falido toca fica ruim, alem do que se ele não for polêmico vai aparecer de que jeito? Pela qualidade e isenção é que não será. Mas é um bom funcionário do PT.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Não voto no PT (nem gosto de sua política, por questões ideológicas mesmo), mas a revista VEJA bem que mereceu, se não por esse episódio (que não conheço bem), pelo recente “conjunto da obra”.

Pedro
Pedro
17 anos atrás

Gomes,

Compreendo sua adoracao pela Veja mas, lendo seus comentários nao automobilísticos, acredito que a parcialidade apenas muda de lado. A Veja torce para o azul, voce e o Mino Carta torcem para o vermelho.

eduardo
eduardo
17 anos atrás

Agora só falta Cuba confessar que ofereceu treinamento de guerrilha para terroristas no Brasil e demais países da américa latina.

Quem os EEUU treinou não está mais em atividade… Em compensação quem foi treinado em Cuba continua por aí.

eduardo
eduardo
17 anos atrás

Depois de 4 anos de perseguição a revista Veja, conseguem tirar 17,5 mil em indenização e ainda querem provar algo?

Isso só prova a perseguição a revista Veja.

bruno
bruno
17 anos atrás

Por que o Flávio Gomes faz tanta questão de malhar a Veja? Deve haver uma explicação psicanalítica, sei lá. Ou melhor, já q ele trabalhou certa feita nessa revistinha, fez uma porcaria de reportagem q, claro, foi publicada, sugiro q ele assuma, ao lado do companheiro Mino Carta, o cargo de editor de Carta Capital, o diário oficial do lulo-petismo abastecido regiamente com o leite de cabra das estatais, esse é o modelo isento e independente de jornalismo do FG.

Sergio
Sergio
17 anos atrás

Jeferson, vc resumiu tudo…
Gomes, nao se sente mal defendendo a ISTOE e Mino Carta…capachos do PT, como vc?
Com que moral criticam a Veja e a Globo…tudo e todos farinha do mesmo saco…apenas o poder muda de lado…

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

OOOOHHHHH!!!
Os americanos malvados compactuaram com a ditadura malvada??? OOOOOOHHHHH!!!!
A pergunta é qual é a novidade. Todo mundo sabe que os primeiros torturadores brasileiros foram treinados nos EUA e que no final da ditadura estavam exportando know-how.
Pelo menos nisso podemos bater no peito e dizer que fomos líderes, pioneiros e visionários. Muitas das técnicas usadas em Guatánamo hoje foram desenvolvidas pelos brasileiros.

No mais, não muda nada esta notícia.
Quanto à veja, tanto quanto à isto é e toda a grande mídia brasileira são umas bombas.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Caro Flavio, quem banca a Veja são pessoas como as empreiteiras do consorcio do Metrô, sempre ganhando unzinho em algum trambique quando certos políticos estão no poder. Com o Lula no poder, eles não podem dar golpezinhos no BNDES, no Banco do Brasil nem calotes no INSS que nunca pagam nem sonegar impostos. Esse Lula é horrível, bota a Polícia Federal para perseguir pobres empresarios, impedindo-os de fazer sua “honesta” sonegaçãozinha, um horror!

Helio
Helio
17 anos atrás

incrivel tambem como a carta capital foi se vender para o Governo.
É a revista chapa branca do momento.
Não tem virgem neste bordel

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bem amigos da Rede Gomes, bomdia.
Quanto ao acidente nessa obra do metrô a tragédia aumenta, mais um corpo foi encontrado, agora de uma advogada que viajava no micro-ônibus. E mais virâo à tona, podem esperar.
Outra coisa triste, essa tendo mais a vêr com todos nós neste blog de apaixonados por máquinas, é o fato de sempre aparecer nas imagens dos helicópteros e fotos nos jornais o antigo prédio dos escritórios da Bardhal. Ele é aquele prédio branco de 2 andares bem em frente ao buraco com placas de vende-se e aluga-se na fachada, no início da subida da rua Capri rumo à Teodoro Sampáio.
Lá ficou por muitos anos o trofeu Bardhal das 1000 Milhas guardado numa sala junto a farto material histórico referente às competições. Acredito que seja o mesmo material que veremos a partir do dia 25 em Interlagos no Clássicos de Competição.
Fui muitas e muitas vezes nesse prédio conversar com engenheiros a respeito de óleos e aditivos principalmente para uso motociclístico, coisa que a Bardhal não se interessava muito na época e, acredito, minha “encheção de saco” constante por lá contribuiu para a empresa mudar de conceito e apoiar bastante agora o motociclismo.
Numa dessas minhas visitas fui com o grande Gualtiero Tognochi à tiracolo e ele deu uma aula, para não dizer uma palestra, sobre motores e câmbios de motos.
Sua oficina, a Cetemo, ficava logo acima numa rua paralela e lá eram preparadas as melhores motos de corrida de São Paulo, inclusive as do Adu Celso.
Ao lado também ficava a oficina do Carlão da Red Zone, a Rodas 1000, a KTM do Júlio Cesar, e a oficina do Jaime Silva que preparava vários Stock Car.
É um lindo lugar para tão medonha tragédia.

Jefferson
Jefferson
17 anos atrás

17,5 mil reais custa 5 linhas falando mal do PSDB na IstoÉ. Se o cliente for o PT, eles fazem ateh um descontinho, desde que garanta uma propagandinha da Petrobras, do Correios. Tem ateh uma tabela: uns R$ 50 mil pra materia de 1 pagina e R$ 100 mil pra matéria de capa. A IStoÉ eh uma revista fálida e ainda se sustenta pq eh a revista oficial do PT. Mas pior que a IstoÉ, soh a Carta Capital: veículo oficial de propaganda socialista que sonha um Brasil chavista.

3=6
3=6
17 anos atrás

esta revista è triste.
e ainda tem gente que fica folhando a do vizinho quando ele viaja.

R/T
R/T
17 anos atrás

Só pra finalizar

Duvido muitissimo que, fosse um governo (não falarei nem petisa) não-tucano pfele aqui no estado, teria sido destruido e desconstruido pela imprensa local, e não teria feito sucessores com este fez. Infelizmente contam muito com a anuencia da midia local pra abafarem os casos, muitas vezes mais graves que os ocorridos na escala federal por parte deste governo

Por muito menos sofreram bombardeios, oras, roubo é roubo não é ? Então porque esconde se de uns e espalha se de outros ? Creio que um governo estadual como este ultimo, que teve quase 1000 contratos rejeitados por mau uso de verbas publicas (saiu no O Globo isso, nos jornais de SP, nada)não é nem um pouco bom

Leandro
Leandro
17 anos atrás

“a revista ‘Veja’, com todo o respeito, não é o Supremo Tribunal Federal do País e tampouco tem qualquer jurisdição”.SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

R/T
R/T
17 anos atrás

Quanto ao tunel em si

Na Folha tem uma matéria bem interssante sobre isso, ajuda a jogar uma luz sobre esse assunto e vai contra os que são a favor de entregar tudo e todos a iniciativa privada, quando não é bem assim, algumas coisas ficam melhores, tipo telefonia, outras deveriam ser mantidas no estado, mesmo

R/T
R/T
17 anos atrás

mané é voce bessa, aliás, mané a beça, porque não ofendi nem citei ninguem nominalmente aqui,´ponto

Em momento algum defendi petitsa ou congeneres aqui, o problema é que dói em voces (sejam tucanos roxos ou anti petsitas) saber o rombo que os tucanos fazem e fizeram.

Voces (não pessoalmente voce, digo os que manifestam opiniões tipo a sua) quando confrontados fogem, não se dizem tucanos ou pior, saem pela tangente

São os mesmos que ficaram quietos durante longos anos, assitindo a Nação afundar (sim, uma divida se multiplicar por 8x em 8 anos é absurdo, mais ainda se contarem as vendas de firmas sob a tutela da União) e nada falaram, tava tudo bem, “não sabiamos, não tomamos conhecimento”

Isso sim é ridiculo, é conveniencia

Gustavo Reis
Gustavo Reis
17 anos atrás
Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Prezado Flavio, o método não é mais barato, muito pélo contrário, é bem caro, se chama NATM (New austrian tunnel method) e foi criado na década de 50. É um método construtivo como outro qualquer, não se considera custo mas sim o tipo de terreno a ser perfurado. Para as caracteristicas da baixada do Pinheiros, toda em Argila abaixo dos 10 metros de profundidade (os túneis estão a mais de 30 metros) é um bom método SIM !. Os túneis per si não desabaram, a ocorrência foi na área da estação !. []’s

Bessa
Bessa
17 anos atrás

Este mané do R/T só entra neste blog para falar mal dos outros partidos que não sejam o PT. Para com isso amigo, todos os frequentadores deste espaço são suficientemente inteligentes e bem informados para saber que no PT não tem apenas santos como você quer fazer crer. Politicos desonestos tem por todo o Brasil e em todos os partidos, por isso não saimos deste buraco que é muito maior que a cratera de SP.

Você não pode simplesmente sair divulgando apenas os números ruins e se esquecendo que tem coisas boas em todos os governos, sejam eles do PT ou não. Fale um pouquinho dos números da Marta ou mesmo do crescimento fabuloso do Brasil nos últimos 4 anos …

R/T
R/T
17 anos atrás

O buraco revela o modus operandi desses que aí estão no governo paulista a quase uma década e meia, e nada fizeram, a não ser aumentar impostos (a carga tributaria paulista, de responsabilidade do estado, foi de 3,8 em 95 pra 6,9 em 2005) desemprego (de 12,5 em 95 para 16,5 em 2006) e queda na particpação paulista no PIB (de 37,5 em 95 para 30,5 em 2006) ah sim, e arrombaram a divida do estado, mesmo tendo levantado uma grana nas privatarias estaduais, as expensas dos cofres publicos

E ainda há os que votam neles e se posam de paladinos e indignados

Ridiculo, simplesmente ridiculo

jbchaves
jbchaves
17 anos atrás

assumindo o post abaixo.
FG, essa lista promete: rede grobo, revista zóia, buraco do PSDB, cônsul ianque…se amarrar tudo, acho que a origem é uma só…ainda bem que, desde que o Zuquim parou de fazer assinatura da zóia com meu CPF ( é, ele mesmo…) nunca mais li akilo…e ´la se vão uns 20 anos…UFA!

FG, essa lista prome
FG, essa lista prome
17 anos atrás

FG, essa lista promete: rede grobo, revista zóia, buraco do PSDB, cônsul ianque…se amarrar tudo, acho que a origem é uma só…ainda bem que, desde que o Zuquim parou de fazer assinatura da zóia com meu CPF ( é, ele mesmo…) nunca mais li akilo…e ´la se vão uns 20 anos…UFA!

valter adriano zardo
valter adriano zardo
17 anos atrás

concordo com o final do texto sobre a revista veja, lixo.
seguindo, devemos ter calma para analisar a quantidade de informaçôes sobre a linha 4, realmente o buraco é mais em baixo.
valeu e até mais
Valter

roberto nasser
roberto nasser
17 anos atrás

fg, responda à minha questão no item perua fissore. apreço de sempre nasser

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Tempos de Guerra Fria. Os americanos dizendo que queriam segurar a maré enchente vermelha dos russos a qualquer preço. Mas desconfio que, como sempre, haviam uns espertalhões que aproveitavam para faturar algum, com auxílio dos funcionários americanos.
Enquanto isso, as banana republic como a nossa, sempre indo atrás da política da hora do grande Irmão do Norte. E continuamos assim hoje em dia. Nossa política econômica é norteada pela moda da hora na Corte do Norte.
Assim não dá para ser feliz….
Obs: E Com licença, que vou dar um amassão na minha filha de 5 anos que está aqui ao meu lado soletrando esta mensagem… Ela é uma gracinha…

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
17 anos atrás

Flávio Gomes, faço uma pequena correção: o nome certo do seu cartão é x-ultra-diamond-titanium-TABAJARA.