Motos que eu gosto: Honda 500 Four

SÃO PAULO (tá dando coceira) – Já que é cheio de motoqueiro por aqui, pergunto aos entendidos: é ou não é uma coisa de doido, a 500 Four?

Prefiro-as, às 750 cc, muito pesadas para mim.

Depois, tem o ronco. Inigualável.

Um dia, quem sabe…

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Cavaquinho patos pb
Cavaquinho patos pb
5 anos atrás

Bom dia!

Aqui é cavaquinho tenho Gti 550 1976 completa e original,tenho tambem a Cb 500 for 1973 completa e original entre outras raridades mais de 32 modelos raricimos,entrem em contato.

Contato (83) 996644601

sidnei andrade
sidnei andrade
9 anos atrás

Bom Dia!

Consegui uma 550 Four (SEM MOTOR), e estou começando a busca (QUASE IMPOSSIVEL) por um, para restaurar, se souberem de alguma coisa por favor. Obgdo!

Alexandre
Alexandre
Reply to  sidnei andrade
8 anos atrás

Olá eu tenho um motor de cb500 four 1973, caso interesse mandar e-mail [email protected]

Rafael
Rafael
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Ainda tem o motor?

eron freire pessoa
eron freire pessoa
10 anos atrás

so ela tem e perfeito o ronco da malvada

eron freire pessoa
eron freire pessoa
10 anos atrás

o passado se faz presente linda maravilhosa meu sonho 500four

Helvio
Helvio
11 anos atrás

Boa tarde….linda a moto da primeira foto, nesta época ainda estava comigo aqui em Curitiba, agora está com a pessoa para quem vendeu ainda mais bela pois foi restaurada…grande abraço – Helvio – Curitiba – PR

Marcos Braga
Marcos Braga
14 anos atrás

Comprei uma Harley 883 e fui reprovado ontem na inspeção veicular, alguem conhece uma oficina especializada nesta regulagem que possa me indicar ?
Abraços

Mauricio Lamosa
Mauricio Lamosa
14 anos atrás

Olá Flavio e amantes das clássicas…
Estou vendendo minha CB500 Four ano 1973 dourada.
A moto está impecável e a utilizo todos os dias para um trajeto curto casa/escritório/casa. Recentemente restaurei o motor na Recar, oficina especializada em clássicas aqui de São Paulo. A documentação está paga e em dia. As fotos da motoca estão no site webmotors/motos usadas/Honda CB500 Four. Abraço a todos…

luiz carlos copetti veras
luiz carlos copetti veras
Reply to  Mauricio Lamosa
7 anos atrás

Bom dia
Quanto vc quer nessa moto?
Pode enviar fotos?
48 9.9982 3616 Whats
Obrigado

Fernando Antono de Lima Reis
14 anos atrás

Adquiri recentemente uma 500 four 74 e levei-a numa oficina renomada (?) em Curitiba para uma revisão geral mas o resultado de carburação foi um desatre. Alguem pode me indicar um expert que tenha o domínio na regulagem e equalização em Curita ou outra cidade de preferencia no Pr ou em Sampa?
Ainda não consegui ouvir o principal atributo do meu novo brinquedo (o ronco afinado).

Marcos
Marcos
15 anos atrás

No momento tenho uma 500four mas essa inspeçao veicular que criaram em Sao paulo fui reprovado motivo fumaça visivel mas so ando de domingo pois nao mecherei no motor muito caro e tambem bloquearam meu documento alguen pode me ajudar

luiz carlos copetti veras
luiz carlos copetti veras
Reply to  Marcos
7 anos atrás

Bom dia
Quanto vc quer nessa moto?
Pode enviar fotos?
48 9.9982 3616 Whats
Obrigado

micaela
15 anos atrás

oiiiiiiiiii eu sou micaela eu tambem gosto de moto
é eu gosto de moto susuki 350!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Toni
Toni
15 anos atrás

Sempre gostei das tricilíndricas da Suzuki. Hoje possuo uma GT 380 restaurada e com placa preta.
abraços

Roberto Paim
Roberto Paim
15 anos atrás

Galera… minha iniciação no motociclismo se deu… imaginem só em uma 550 Four 4 x 1, na cidade de Itacoatiara (AM). Eu era o caçula da turma, pois as demais eram as 750 Four, algumas 900 da kawasaki, outras 650 da Suzuki e uma 1000 da Honda (Gold Wing). Posso assegurar que nos “pegas” que faziamos até Manaus, minha 550 não fazia feio não…chegava juntinho. O escapamento “dimensionado” tinha um “ronco” inigualável. Eita saudade grande…que as vezes amenizo vendo as fotos…

eduardo bley de carvalho
eduardo bley de carvalho
15 anos atrás

oi flavio estou a procura de uma cbx 1050 para comprar ja tive uma hoje tenho uma bandit mas e a cbx que quero se souber me avise . obrigado e um abraço.

Ric del Moro
Ric del Moro
17 anos atrás

Uma dica p/ quem achar uma 500 Four e quiser um motor em dia : os pistoes da CG 125 servem nela ,basta cortar a saia para caber certo.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Sou fã da 750F, mas esta vermelhinha da foto está de chorar de tão linda !!!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Pena que nenhuma das duas está com o escapamento original (duas saídas de cada lado), que dá um aspecto muito mais robusto.

Machinist
Machinist
17 anos atrás

Uma dessa também tem aqui na cidade onde moro. Um colecionador de carros tinha essa moto. Não sei se o dito cujo vendeu ou ele morreu. E faz umas semanas encontrei uma esperando pelo dono numa lanchonete bem movimentada por aqui. Fiquei uns bons 15 minutos adimirando a bichinha, visto que foi a primeira vez que vi uma parada de perto. Outras vezes tinha sido ou em foto ou em movimento. Era (ou é) dourada como a da primeira foto. Motaço, mas com o motor que tem, acho que deve ser um pouco instável. Alguém saberia dizer?

Azael Junior
Azael Junior
17 anos atrás

Caros amigos ronco inigualavel, mas INIGUALAVEL mesmo é o da CBX 1050 seis cilindros, fabricada pela Honda até 1982. Alias se algue souber de uma dessas a venda. Mande respota . Um grande abraço!!!

andree goncalves
andree goncalves
17 anos atrás

oi, moçada.
eu tenho um sonho de adolescente, que é ter uma CB 400. meu pai tinha uma, preta, mas eu era menino e deus me livre encostar a mao nela.
alguem faz ideia de quanto anda custando uma?

abracao!

jovino
jovino
17 anos atrás

Veloz,
Esqueci de colocar o Site que tem fotos e um filme dela funcionando. É coisa de doido mesmo. Queria ver se o doido que a construir tem coragem de acelerá-la.
http://www.bigbikeriders.com/48cyl.htm

Jovino

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sim Jovino, tenho a foto dessa “coisa”, copiei de um site na Internet.
A cara do construtor dela é pior que a da criatura.
Aliás, são várias criações desse tipo.
Existem Kawasiki 750 H2 com 5 e também com 6 cilindros, feitas a partir de 2 motores cortados e unidos pelo mesmo virabrequim.
RD-350 com 4 cilindros em linha, parecida com a TZ-750.
Logicamente a cilindrada cúbica aumenta proporcionalmente aos cilindros agregados.
A mais doida dessas motos que vi em fotos é uma “coisa” feita em volta de 2 motores Merlin de avião Spitfire, usados na II Guera Mundial unidos em configuração “V duplo” formando um “W” totalizando 24 cilindros com potência final de 3000 HP.
E tem gente que acha que eu é que sou doido…

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Obaaaaa, dessa parte eu entendo.
Também acho uma ótima máquina, a qual tive o prazer de ter uma.
Porém a 400 four são para mim, imbatíveis. Belas, esportivas e com as curvas de escape mais lindas que já vi.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Caro Eduardo Pereira:

Li abaixo sobre uma CB450 F que você disse que a Honda vai lançar por aqui, isso já é fato consumado ou apenas expeculação?
Digo isso pois, há anos que ouço essa conversa e até hoje nada, acabou chegando a Hornet que é 600 cilindradas e nada de Four com menos cilindradas, se realmente acontecer, será uma notícia muito bem vinda!

jovino
jovino
17 anos atrás

Veloz e amigos bloqueiros, vocês conhecem uma Yamaha de 48 cilindros, 2 tempos de um americano?

Jovino

Airton
Airton
17 anos atrás

Vou chover no molhado!
O Ronco é lindo!

Sam
Sam
17 anos atrás

Foguete era a Yamaha RD 500 – 4 cilindros e 2 tempos.

Era pancadão!

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

No Japão, até hoje se produzem motos 250 e 400 de quatro cilindros em linha que atingem até 19.000 rpm(!): http://www.youtube.com/watch?v=Lqw0q-LX14U .

Obviamente, nenhuma delas chega perto do som musical de uma 400 Four.
Quanto à 250 6 cilindros que citaram abaixo, podem apreciá-la neste site, juntamente com a histórica CBX 1000: http://www.motosclassicas70.com.br/teste_CBX_1050_2.htm

adonis
adonis
17 anos atrás

Bom gosto para motos hein?!
Eu prefiro o estralar dos escapes da minha Viuvinha 74.

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

Eu era tarado pela Suzuki GT 750, foi com ela que eu tive o ÚNICO tombo em 37 anos de motocicleta!!!!!

Se não me engano uma caracterítica deste motor da honda 500 é que ele era “superquadrado” (o diâmetro é igual ao curso do pistão), o que diziam que aumentava a durabilidade….

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
17 anos atrás

Tá bom, sei que o assunto é moto velha.
Mas a honda vai lançar no Brasil esse ano a CB 450 F, obviamente de 4 cilindros.
To achando que vai ser interessante

Eduardo Pereira

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Na garagem do meu prédio tem uma 750, tanque amarelo, novinha. Qualquer dia acerto a coluna do elevador de tanto olhar pro lado… : )

carretera
carretera
17 anos atrás

FG, pro seu psico-tipo o ideal é uma Suzuki GT 380. A família tricilindrica da Suzuki tem um apitado que lembra os DKW de Piracicaba que vinham correr aqui em Goiânia, principalmente o # 74 do Max Weiser

Geoff Duke
Geoff Duke
17 anos atrás

Pelo amor de Deus, 500 Four é muito frouxa, não anda, não tem torque. Prefiro as British Twins …

Piki
Piki
17 anos atrás

Adorava essas motos!!!!
Nos anos 80 meu pai trocou uma plantadeira de soja por uma 750.

Ficou muito tempo em casa, até meu irmão destruí-la num acidente.
saudade…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Sim, a honda fabricou a íncrivel cbx 1050 de seis cilindros, imagine-se reguar os seis carburadores e todas aquelas válvulas…em versão naked ou carenada, a moto era a melhor vitrine tecnológica da honda no final dos anos 70. (junto com a 900 bol’doro, 750..etc)

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Pois é galera, por isso eu sempre digo que o verdadeiro foguete de 2 rodas dos anos 70 foi a Kawasaki 750 H2.
Quando digo isso me refiro a motos originais, como saem da fábrica.
Num hipotético teste comparativo entre as 750 da época, o resultado em termos de desempenho como aceleração e velocidade seria esse :
1- Kawasaki H2 750
2- Suzuki GT-750
3- Honda CB-750
Na aceleração a Kawa H2 batia até a sua irmã maior, Z1 900.
Os números e dados desse hipotético racha comparativo eu não os tenho agora, mas como tive todas essas motos posso afirmar como seria o resultado.
Nas 500cc a Kawasaki também detonava a concorrência com a sua fabulosa H1 500, que atropelava até a CB-750 da arrancada até próximo da velocidade final.
O problema das Kawa não eram os motores e sim, o chassis e os freios, horríveis e não compatíveis com o conjunto motor-suspenção.
Nunca se esqueçam da Yamaha RD-350, sempre por perto e, se bobear, à frente.
Essa CB-400 F do Jovino e do Trivellato é realmente muito gostosa de pilotar, rápida, leve, com um torque delicioso do seu motor.
O problema dela na época era a RD-350, mais barata e muito mais veloz.
Quando digo “problema”, me refiro apenas ao fator desempenho e ao mundo das corridas e rachas que sempre vivi.
Todas elas são maravilhosas e o que existe é a moto certa para cada pessoa e como ela será utilizada e curtida.
Para mim, só “enrrolando” o cabo já vivo feliz da vida.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

Acho que em 73 a Honda fabricou um 1000 cc com 6 (seis) cilindros em linha !! nunca vi uma mas o ronco devia ser incrível…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Allan,
Nos referimos às primeiras Honda importadas que aqui chegaram no final dos anos 60. Quanto à produção nacional, vc está correto.
Se não me engano, pois não sou muito versado neste negócio de duas rodas, o mercadode importadas se dividia (no início dos anos 70) em pequenas (50, 70, 75, 80 , 125 cc); médias (180, 250, 350, 360, 380, 400 e 500 cc). Daí pra cima, eram consideradas motos grandes: 550, 650, 750, 900, etc.
grosso modo, acho que era isso aí.

Lap 1
Lap 1
17 anos atrás

Tenho um amigo que possuí a 500F marrom identica a da foto toda original desde 0 km. Está a venda
R$ 17mil-O ronco é demais!!!

Allan
Allan
17 anos atrás

A Honda fez, para competição, uma 125 6 cilindros… Dizem que urrava como louca, e que subia de giros inimaginavelmente… Isso nos anos 70!
Quanto menor a cilindrada com os mesmos cilindros, maior a chance de um motor agudo, explosivo!
No caso, muitos dizem que a 400 F tinha um som mais bonito que a 500 e a 750… Eu tenho vontade de ter uma!
E corrigindo a informação, a Honda lançou aqui, primeiramente, a CB 400, vindo depois a 400 II, a 450 e a CBR 450 SR, correto?

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Saudades da 500 Four.
E de uma época que ser motociclista era para poucos e os perigos tambem.
Tive uma 500 Four marrom e preta, ano 74, e concordo em parte com o Trivelato.
As Four em geral tinham cambios duros, de engates ruidosos e pesadonas, porem na época, a 500 era considerada o “Galaxie” das motos.
E essa viagem do Veloz HP pelo tempo, citando locais e personagens da época, é um delicioso delírio.
A Pça. Panamericana, a Formula G, seus funcionarios e frequentadores eram um caso à parte nos sabados.
Lembrando que o Milton Benite (o Pressão) algum tempo depois foi para a Comstar (do Bessa) e fez parte da vitoriosa equipe do Tucano correndo o Bol d”Or em Le Mans.
Bons tempos!

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Eu me lembro que nos idos do final dos anos 70, meu irmão mais velho tinha uma CB 125 japonesa, que era linda, mas passava mais tempo na oficina do que nas mãos dele. E a 750 four, q era o sonho de consumo de todo mundo, qdo passava na rua, não deixava duvidas em ninguem…

jovino
jovino
17 anos atrás

Tive uma clássica 400 fuor, não me lembro o ano, mas tinha o escapamento 4/1 e o ronco era muito bonito, curtinha, mas andava muito bem. A minha primeira moto foi uma BSA de pouca cilindrada, que comprei juntamente com um irmão e demos uma vitrola a pilha em troca da máquina, que quebrava demais a chaveta. Mas quando colocava gasolina azul (naquela época existia gasolina azul de verdade) a bichinha virava um foguete.

Jovino

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

Bom dia!

Deixei de lado por alguns instantes minha saudade da F1, afinal, apareceu algo interessante nesse blog.
Vamos lá. Com a onda de “revival” das motos anos setenta, qualquer coisa que ande passou a ser “moto clássica”. Com o passar dos anos, como se esperava, o surgimento de máquinas melhores, acabou evidenciando algumas deficiências das antigas.
A 750 Four, apesar do enorme sucesso alcançado, por trazer ao mercado soluções não usuais nas motos da época, não é o primor que muitos imaginam: câmbio duro, embreagem insuficiente, moto pesada, enfim, ganhou notoriedade mais pelo momento que pelas qualidades.
No período de decadência dessas máquinas, a mais “bicheira” delas era justamente a 500 Four. Ninguém mais queria essas motos, eram pesadas, de design antiquado, desempenho deficiente, verdadeiras “motos de velho”.
No final de 1.975, a Honda resolveu rejuvenecer alguns de seus modelos com a linha F, lançando a CB 750 F, CB 550 F e a CB 400 Four Super Sport.
A 750 F saiu com um quadro mais comprido que o modelo anterior e novo modelo de tanque e rabeta, as deficiências mecânicas não melhoraram muito, mas a moto ganhou em estabilidade.
Já a 550 melhorou bastante em relação a 500, apesar de lembrar visualmente ainda o modelo anterior. Todas elas traziam em comum, o escapamento 4 em 1 original de fábrica.
Segundo mecânicos e motociclistas da época, o melhor resultado veio com a CB 400 Four. Moto pequena, excelente ciclística, centro de gravidade baixo, boa estabilidade, enfim, fazia jus a nomenclatura de Super Sport.
Por aqui, muitos torcem o nariz por ela, afinal, é a de menor cilindrada dessa linha, porém, essa pequena máquina guarda surpresas que, quem nunca a pilotou, com certeza gostará.
Flávio, se você tem intenção de comprar uma Four, com certeza a “quatrocentinha” é a moto ideal para seu “biotipo” de motociclista, afinal, é do tamanho de uma 125cc., com o rendimento de uma 400 e a maciez de uma Four, quer coisa melhor?
Venha dar uma volta em Águas de São Pedro e experimente a minha, tenho certeza que gostará!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Joaquim CPU-VAX-IBM, como vai meu amigo acelerado ?
Você está certo, prá variar. A CB-450 foi a primeira bicilíndrica japonesa “grande” a aparecer por aqui lá pelos idos de 68.
A primeira versão que veio foi aquela com as laterais do tanque cromadas e um escosto de borracha para o joelho.
O Fifa Carmona logo preparou uma para desafiar o Latorre e suas amadas Ducati.
Essa moto foi uma preparação para chegada da CB-750 que, com seu potente motor 4 cil. em linha e transversal, freios a disco, baixo peso e visual matador, mudaria a história da motocicleta no mundo.
Ela inaugurou também o conceito família, indo da CB-125 até a CB-750, numa verdadeira escada de acesso para todos os gostos, usos, bolsos e idades.
Essa CB-500 que o Flávio adora era o penúltimo degrau antes da superbike 750. Isso até 1975 quando lançaram a versão CB-550 Esporte com alguns HP`s a mais e escape 4×1.
Havia um kit de preparação que elevava muito a potência dessa moto tornando-a muito interessante nas competições onde o traçado era mais de média ou baixa. As cilindradas podiam ir até até 680cc, limite extremo do bloco, e ela virava um animal de desempenho.
Claro, nas CB-750 haviam kit`s para levá-la até 950cc, e aí meu amigo, era o delírio em 2 rodas.
Quando mudei-me do bairro da Penha para o Pqe. Continental em 1973 onde moro até hoje, um dos divertimentos preferidos meus era ir quase todos os dias na Praça Panamericara, que fica bem perto de casa, com minha Suzuki GT-50 super envenenada e apreciar a montagem das motos da Equipe Fórmula G, na concessionária de mesmo nome que pertencia à família Diniz.
Lá eram montadas também essas CB-750 preparadas para 950cc que tinham também radiador de óleo, rodas de magnésio, banco rabeta, guidão “morceguinho” e um 4×1 “corneta”.
Puro delírio para um moleque de 15/16 anos que sonhava em ser o Emerson Fittipaldi ou o Adú Celso, talvez até os dois juntos, o sonho é livre.
Lá eu conversava horas e horas com o Benite “Pressão”, mecânico exepcional, e os pilotos Walter Barchi, o “Tucano”, e o Paulo Salvalaggio, o “Paulé maluco”.
Saia de lá e passava na Cetemo, poucos quarteirões acima, para visitar o Gualtiero Tognoqui e as motos do Adú.
Lá eu ficava junto com o filho dele, o Mario, sentados num canto sem fazer barulho ou encher o saco do mestre, vendo-o montar e desmontar com paixão aqueles foguetes que fazia.
O Mário também tornou-se um super mecânico, fundou a Martog e hoje uniu-a com a Cetemo após o falecimento do seu pai, mestre e professor.
Meu Deus, se for contar tudo não paro mais de escrever.
Um grande abraço a todos e continuem acelerando.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ato falho, ato falho…
No post anterior eu quis dizer Honda CB 450 bicilíndrica e não 500 CC. Desculpem,..

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Veloz, meu amigo, corrija-me se eu estiver errado.
Excetuando as enormes big single ou twin dos anos 50 (Matchless, BSA, Indian, HRD, Harley, Norton, etc) e as médias Ducati 250 e 350 cc, creio que a bicilindrica Honda CB 500 foi a primeira moto “grande” a aprecer por aqui, lá por 69. Sim, vieram também as médias 250 e 350 cc Honda, mas creio que a CB 500 foi a precursora. Corrijam-me, por favor…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

Uma das primeiras da minha lista de futuras aquisições (no caso de acertar na mega sena ou coisa que o valha).

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

É, tambem acho as 750 pesadas

De fato, ter baixa estatura tem muitas desvantagens, mesmo

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Tem um senhor conhecido meu e amigo da familia que estava vendendo uma 72, 500, coisa mais linda, e o ronco realmente é inigualavel