Não perca, de jeito nenhum!

SÃO PAULO (tudo em cores!) – Mais uma descoberta de Petrius Porticus, que vasculha o YouTube por nós.

Começamos com um vídeo sobre o GP do Brasil de 1973. Colorido! E tem imagens ótimas dos bombeiros mandando água na torcida. Veja se você estava lá, ó velho Matuza!

Neste outro vídeo, imagens raras do GP do Brasil de 1980. Também em Interlagos. Nosso velho templo, que nesta semana, a partir de quinta, vai reviver alguns de seus belos momentos.

As imagens descobertas pelo Porticus são raríssimas. Não percam!

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

Sabe quem deveria ver isso? Bernie Eclestone?
Será que é difícil perceber que os pilotos que correm bem (diferentes dos que PAGAM bem), dão mais dinheiro porque atraem ao público?
Será que é difícil perceber que equipes pequenas, criativas, competitivas, dão mais dinheiro, porque atraem ao público?
Será difícil perceber que pistas rápidas, longas ou curtas, mas com pontos de ultrapassagem e a melhor visibilidade possível, dão mais dinheiro, porque atraem ao público?
Sem dúvida, Eclestone é milionário, mas quase quebrou, tempos atrás, e teve de se vender aos bancos. A abertura do capital da F1 micou.
E a gente fica nessa nostalgia…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Estava acampado no retão.
No morro da Bardahl, o atual barranco do kartodromo.
O banho de mangueira não chegou lá. Mas nós tomávamos banho na bica – ou a saída d’água do lago externo logo depois da curva 3, pelo lado de fora.
Água não faltava lá, nunca.
E de noite, quando todos os gatos são pardos e os guardas dorminhocos… Nadávamos no lago, que era separado em dois pela antiga e original curva da Subida do Lago, atual descida de mesmo nome…
Hoje, até uma das metades do lago os caras secaram… Sabem como é, segurança paranóica e outras desculpas pra gastar dinheiro público.
Daqui a pouco a F1 vai secar o Mar Mediterrâneo, só pra nenhum carro não cair lá de Mônaco…

galvao
galvao
17 anos atrás

sei nao Virgo, talvez no final do retao fosse um ponto de ultrapassagem (tipo a curva 1 do misto de indy), mas o sargento e o S tenho certeza que nao.
apenas um comentario sobre algo que alguem disse a pouco: a curva 1 na f1 de hoje dificilmente seria feita com pé em baixo (nao só porque a maioria dos pilotos de hoje são mediocres), mas porque o acerto de carro em um circuito como old-interlagos certamente seria com baixo downforce, e com isso, chegariam na curva 1 próximo aos 320 km/h, e nessa velocidade, nem o Newton ou o Einstein contorna aquela curva com um f1!!! talvez com um f1 atual seria posivel contornar a 1 por volta dos 290km/h sem tirar o pé, mas dai ja nao tenho certeza..

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

E antes que algum Matuza venha me dizer que o Peterson ou o Beltoise não freavam na entrada da 1, respondo que eles pode ser que não. Esses boyzinhos de hoje, com certeza iriam aliviar, ou então muro…

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Este vídeo tinha que ficar no memorial de Interlagos. Que que é isso? Emerson, Cevert, Jackie Stewart, Ickx, Peterson, Revson, Lauda…Cada um deles já foi mencionado aqui com direito ao culto dedicado às lendas… Não é sempre que se pode ver essas lendas no vídeo, ainda mais sabendo que esse vídeo foi gravado aqui mesmo em Interlagos. Não consigo parar de babar….
Só um obs para um copmentario que li aí embaixo: Hoje em dia teria vários pontos de ultrapassagem, mesmo nessa baba de F1 atual: na freada da 1, no final do retão, no Sargento, na entrada do S, etc….

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Por favor, voltem o relógio, inventem uma máquina do tempo, parem porque eu quero descer!!!!

Meu Deus, que imagens!!!

Que grid é aquele?? Aqueles sim, GRANDES PILOTOS…..não esses mequetrefes de hoje em dia…

será que daqui a 30, 40 anos, irão cultuar o Alonso, raikonnen, kubica, como nós cultuamos Villeneuve, Emerson, Peterson, Lauda, Piquet…..( a lista é enorme)?

Grandes pilotos são esses aí. Bólido com quase nada de eletrônica, tocada pura, sensibilidade do pedal da direita, coordenação pé-e-mão nas marchas, punta-tacco, sobreesterço, pêndulo…..

hoje em dia é controle de tração, cambio automatico, tudo automatico.

Pois é….reflexões..

Viva os automobilismo dos anos 70 e 80…

Francisco J.Pellegri
Francisco J.Pellegri
17 anos atrás

Eu não sei se é bom dizer “eu estava lá”, alguns que estavam comigo já não estão entre nós…mas fica meu registro tomei banho sim, se não teria morrido de insolação…Grandes imagens, bons tempos, tinha Mil Milhas em Janeiro, coisas boas..agora de bom só a Superclassic, o resto é RESTO mesmo.

galvao
galvao
17 anos atrás

o taçado antigo era mesmo bárbaro, mas não consigo enxergar nele um ponto de ultrapassagem compatível com a fórmula 1 atual…. (mas que era bonito era!)

falando nisso, e aquele projeto de construir um circuito em guarulhos e aposentar interlagos para a f1 após o término desse contrato ??? porque será que ninguem falou mais nada ???

Cláudio R.
Cláudio R.
17 anos atrás

Que beleza, balanças Toledo ! …….

Henrique Azevedo
Henrique Azevedo
17 anos atrás

Raríssimas nada. São as famossíssimas e manjadíssimas imagens da AFAVA, que preenchem quase todos os documentários de F1 com imagens entre 1950 e 1980, já que as transmissões de TV originais da época são uma bagunça só em termos de direitos de imagens, já que cada host broadcaster local tinha direitos sobre seu GP e é bem mais difícil garimpar essas imagens, inclusive por que muita coisa se perdeu, principalmente dos anos 50 e 60. Só a partir de 1981, quando a então FOCA, hoje FOA, passou a ter domínio total sobre todos os direitos de imagens feitas em autódromos durante os eventos, é que se passou a ter uma política consistente de preservação de imagens de TV, enquanto a AFAVA e outras produtoras independentes, que colocavam 2 ou 3 cameras ao redor da pista para fazer imagens “artísticas” foram banidas dos autódromos…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Assim como o Foresti, vi e revi umas três vezes para ver se me achava. Mas estava próximo do Foresti, e da Caixa d´ àgua, certamente o melhor ponto para se ver.
A filmagem do jatos de água começou após ter passado por nós.
Foi uma corrida inesquecível!
Vocês viram o Stewart drifting no Laranja? Que coisa linda!
Me surpreendi ao ver que o jovem estreante Noki Lauda já estivera por aqui.
E as Ferraris 312 B, que coisas mais maravilhosas!!!´

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
17 anos atrás

Olhei umas 3 vezes o vídeo pra ver se me “achava”, sem sucesso. Porém tem uma tomada, muito rápida, que parece que estas imagems foram feitas na entrada do box, meu “ponto” em Interlagos era na caixa d’água….
abs, e boa tarde a todos
Marcelo Foresti

Allan
Allan
17 anos atrás

Como faz falta os anos 80… Quem viu o vídeo, observou quanta personalidade revelavam equipes e… pilotos! Não só as cores e grafismos eram diferentes, o desenho também! Vejam o do Mass e do Watson! Quero um preto misturando os dois! Divisão no meio que nem para-brisa de FNM e bico guerra nas estrelas!
E os carros, então? Bela a Ligier, McLaren, Williams, Lotus, Arrows… E perigosos! Olhem a imagem do Cheever, como os chassis ficavam muito baixos, considerando a lateral de plástico…

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Ah! Ia esquecendo!
Existe coisa mais sublime do que essa “garrafa” plastica azul de água, nas mãos da Maria Helena Fittipaldi?

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Com certeza me revi (sem identificar), no Templo Sagrado refrescado pelas aguas do caminhão pipa.
Após passar uma dificil noite tentando dormir nas arquibancadas, enquanto boa parte dos arruaceiros teimava em jogar latas e garrafas na pista, fomos agraciados pela manhã, com um sol escaldante e que próximo do meio dia podia-se fritar ovo no asfalto.
Aos gritos de agua, agua, agua a torcida foi premiada como providencial banho.
Lindas imagens do velho Templo, dos velhos pilotos, (alguns que foram pro Autódromo lá de cima), dos velhos carros e de uma Formula 1 ingenua, simples e pura como uma adolescente semi virgem.
Quem viu, viu.
Ô Matuzas, vão me dizer que vocês tambem não estão com os olhos marejados?

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Comecei bem o dia de hoje,revendo e me sentindo no Templo Sagrado,onde em 1973 fui refrescado por aquela santa água jogada pelos caminhões-pipa FNM da Prefeitura de SP,visto que fazia um acalor infernal.O ponto negativo,não mostrado nas imagens,foi como sempre,a irresponsabilidade de muitos que atiravam latas e garrafas na pista,o que atrasou a largada.Emerson Fittipaldi,que era a estrela-maior da prova, se dirigiu à pista,para ajudar a limpar a mesma,no que foi muito aplaudido e ali se cessou este ato irresponsável.